• Nenhum resultado encontrado

XVI Fórum Nacional de Auditoria Nova lei de Licitações

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XVI Fórum Nacional de Auditoria Nova lei de Licitações"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

XVI Fórum Nacional de Auditoria – Nova lei de Licitações

PROGRAMAÇÃO

Dia 09/08 – Abertura e Palestra Magna com Jacoby Fernandes.

14h Boas Vindas

14h05 Composição da Mesa: TCERS – IRB – ATRICON – CNPTC – ANTC – FENASTC – AMPCON – CNPGC – AUDICON – ABRACOM

15h - Jacoby Fernandes - Palestra Magna: "A essência da nova Lei de Licitações"

Dia 10/08 – Obras – Nova Lei de Licitações e o Controle Externo das Obras Públicas

10h00 – Marcus Nobrega (best value – Banco Mundial e INTOSAI)

10h30 – Adriana Portugal – TCDF – IBRAOP

11h00 – João José Vallim – Perito Criminal Federal

(2)

Dia 11/08 – Responsabilidade dos Agentes Públicos – Nova Lei de Licitações e NBASP 50

10h00 – Conselheiro Fabrício Motta – TCM/GO

10h30 – Antônio França – TCU (NBASP50)

11h00 – Dr. Rodrigo Kanayama – UFPR (NBASP50)

Mediador – Cons. Sebastião Helvécio

Dia 12/08 – Nova Lei de Licitações e Desafios do Controle Externo - Auditoria Operacional

10h00 – Conselheiro Felipe Puccioni – TCM/RJ

10h30 – Crislayne Cavalcante IRB – TCE/PR

11h00 – Ana Carla Bliancheriene – USP

(3)

Dia 13/08 – Tecnologia e Fiscalização das licitações - ted talk

10h – Clauber Bridi – Boas Práticas 1 – LicitaCon –– TCE/RS

10h30 – Edans Sandes – Boas Práticas 2 – TCU

11h – Gihad Menezes – Boas Práticas 3 – ANTC – TCE/PR

Mediador: Conselheira Substituta Heloísa Helena Monteiro – TCE/GO

Sobre os palestrantes:

Jacoby Fernandes

Referência em Direito Público, Jacoby Fernandes é advogado, mestre em Direito Público, professor de Direito Administrativo, escritor, consultor, conferencista e palestrante.

Marcos Nobrega

Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas de Pernambuco; Professor Adjunto IV da Faculdade de Direito do Recife – UFPE; Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito pela UFPE – Faculdade de Direito do Recife. Graduação em Economia pela UFPE. Graduação em Administração pela UNICAP. Pós Doutorado pela Harvard Law School e Kennedy School of Government – Harvard University. Pós Doutorado pela Universidade de Direito de Lisboa – FDUL; Visiting Professor Singapore Management University – SMU – Singapore; Visiting Scholar Massachusetts Institute of Technology – MIT – USA; Conferencista Visitante nas Universidades de Nankai e de JiLin, ambas na China; Visiting Professor no LLM de Energia da Queen Mary University em Londres; Coordenador do Mestrado e Doutorado do PPGD – Programa de Pós Graduação Direito UFPE. Ex-Presidente da ABDE – Associação Brasileira de Direito e Economia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Política Fiscal do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças publicas, lei de responsabilidade fiscal, administração publica, direito administrativo e controle da administração publica. Adriana Cuoco Portugal

Engenheira Civil formada pela Universidade de Brasília - UnB, Mestre em Economia do Setor Público e Doutora em Economia também pela UnB, sendo pesquisadora associada do grupo de pesquisas “Economics and Politics Research Group” do CNPq em parceria com a UnB e participante do Grupo de Estudos de Direito e Economia - GEDE também da UnB em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

(4)

Auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal desde 1995. Diretora do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas - IBRAOP desde 2010.

João José Vallim

Perito Criminal Federal desde 2006, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Paraná. Participou da Operação Lava Jato como gestor da Força Tarefa Pericial. É palestrante em diversos congressos, autor de manuais e artigos científicos de Engenharia Forense e autor do livro Engenharia Forense: Metodologias Aplicadas na Operação Lava Jato.

Thiago Guterres

Procurador do Ministério Público de Contas (TCE/RN). Mestre em Inovação, Tecnologia e Direito (Universidade de Edimburgo).

Fabrício Motta

Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas (Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás). Doutor em Direito do Estado (USP) e Mestre em Direito Administrativo (UFMG). Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (2017-2019).

Antonio França da Costa

Professor de Direito Administrativo e de Direito Empresarial. Mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação (Enap). Especialista em Direito Público pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Administração Pública pela Escola de Governo de Minas Gerais - Fundação João Pinheiro. Ocupou o cargo de Administrador Público no Governo do Estado de Minas Gerais. Atualmente é Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Diretor da Diretoria de Fiscalização, Padrões e Qualidade. Leciona regularmente na Faculdade de Direito Ruy Barbosa e na Pós-Graduação da Fundacem. Professor convidado na Pós-Graduação da Faculdade Baiana de Direito, na Pós-Graduação do Centro de Estudos José Aras, na Escola Superior do Tribunal de Contas da União (Instituto Serzedelo Corrêa - ISC) e na Escola de Administração Fazendária (Esaf / Enap).

Rodrigo Luís Kanayama

Professor Associado da Faculdade de Direito da UFPR. Doutor em Direito do Estado. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, mestrado e doutorado.

Ministra as disciplinas de Direito Financeiro, Direito Municipal, Direito Administrativo.

Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná. Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais.

Sebastião Helvecio Ramos de Castro

Doutor em Saúde Coletiva, doutorado em área de concentração em Política, Administração e Planejamento, Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Especialista em Análise de dados aplicados ao controle externo, pela Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo – Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Especialista em Controle Externo e Avaliação da Gestão Pública, pela Pontifícia Universidade Católica do Estado de Minas Gerais.

Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Médico, graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

(5)

Felipe Galvão Puccioni

Conselheiro do TCMRJ. 1° colocado no concurso de Conselheiro-Substituto. Formado em Matemática Pura (UFRJ) e Direito (FGV). Especializado em Políticas Públicas (UFRJ) e Mestre em Administração Pública (FGV). Cursa o PhD em Estudos do Desenvolvimento na Universidade de Cambridge.

Crislayne Cavalcante

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2005). Pós graduada em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (2014), MBA em Administração Publica e Gestão de cidades (2016) e em Licitações e Contratos Públicos (2017). Formação Complementar em Auditoria do Setor Público, Direito Administrativo, Licitações e Contratos Administrativos, Constitucional, Orçamentário, Financeiro e Direito Tributário. É Coordenadora do Instituto Rui Barbosa – IRB Contas, analista de Controle Externo da área jurídica do TCE/PR, professora do curso de Pós Graduação em Licitações e Contratos da PUCPR e professora da Escola de Gestão Pública do TCE/PR. É membro do Comitê de Normas de Auditoria do Setor Público e da Rede das Escolas de Contas do IRB Contas. Foi Auditora Fiscal de Tributos Municipais de Curitiba/PR (2012-2013), Secretária da Comissão de Direito Eletrônico da OAB/PR (gestão 2010/2012), Secretária das Comissões Direito Eletrônico da OAB/PR (2010-2011); de Informatização do Poder Judiciário (2007-2009) e de Tecnologia da Informação da OAB/PR (2007-2009). Foi Coordenadora do Grupo de Estudos de Direito Eletrônico e Processo Eletrônico da OAB/PR (2009 – 2010). Também atuou como advogada (2005-2012).

Ana Carla Bliancheriene

Advogada. Professora de Direito da USP, no curso de Gestão de Políticas Públicas. Livre-docente em Direito Financeiro USP. Mestre e doutora em Direito pela PUC-SP. Atua nas áreas de inovação, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), novas tecnologias aplicadas à gestão pública e Smart Cities (cidades inteligentes), finanças públicas e orçamento, gestão de políticas públicas, controle, eficiência e transparência do Estado e da administração pública. Coordenadora do Grupo de Pesquisas SmartCitiesBr (USP) e da Especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (USP/TCE-CE). Promove treinamentos e capacitações destinados ao setor público.

Edilberto Carlos Pontes Lima

Conselheiro do TCE/CE. Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos (Coimbra), doutor em economia (UnB), bacharel e mestre em economia (UFC), bacharel em direito (Unifor). Especialista em Políticas Públicas (George Washington University). Vice-presidente do IRB e da SBDF. Autor, entre outros, de Curso de Finanças Públicas (Editora Atlas).

Clauber Bridi

Engenheiro Civil (UFRGS) Auditor Público Externo TCE/RS Gerente do Sistema LicitaCon Edans Sandes

Edans Sandes é Auditor Federal de Controle Externo do TCU desde 2008 e Doutor em Informática desde 2015 pela UnB. Seus tópicos de interesse incluem Análise de Dados e Computação de Alto Desempenho

Gihad Menezes

Lotado na Coordenadoria de Gestão Municipal - CGM, do TCE/PR. Possui graduação em Direito e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Santos. Especialização em Gestão Pública pela

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Especialização em Direito Público pela UNB; Especialização em Ética, Valores e Cidadania pela USP; Atualmente aluno do LL.M. - Master of Laws - em Direito Tributário, pelo INSPER/SP. Professor da FESP/PR.

(6)

Heloísa Helena Monteiro

Conselheira Substituta do Tribunal de Contas do estado de Goiás; Mestre em Administração Pública – Políticas Públicas e Gestão Governamental (IDP/UNB); Bacharel em Direito pela UFG – Universidade Federal de Goiás; Professora de Direito Financeiro, Tributário e Administrativo da escola da Magistratura de Goiás; Instrutora de Escolas de Contas dos Tribunais de Contas; tesoureira do IDAG – Instituto de Direito Administrativo de Goiás; Vice-Presidente de Relações Jurídico-Institucionais da ATRICON – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil; Diretora Financeira da AUDICON – Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas; Autora de Artigos e Palestrante.

Realização: TCERS e IRB

Referências

Documentos relacionados

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Essa revista é organizada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) e por isso foram selecionados trabalhos que tinham como objetivo tratar a

Modes of entry and equity ownership are key variables in international business research (e.g., Li and Guisinger, 1991; Nitsch et al.,.. 1996) and the impact of corporate governance

Na entrevista a seguir, Capovilla revisita a própria trajetória intelectual, debate a sua passagem pelo Centro Popular de Cultura de São Paulo e as críticas que escreveu para

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice