• Nenhum resultado encontrado

FÓRUM JURÍDICO Mudança na legislação penaliza inadimplência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FÓRUM JURÍDICO Mudança na legislação penaliza inadimplência"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

FÓRUM JURÍDICO

A N O 1 6 - N ° 1 0 3 - AG O S TO 2 0 1 6

Mudança na legislação

penaliza inadimplência

INFORMATIVO DA ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PERNAMBUCO

(2)

EVENTO GANHA DATA NO

CALENDÁRIO DA ADEMI

EDITORIAL

O

Fórum Jurídico da Ademi-PE de 2016 trouxe importantes ícones do Direito Imobiliário para abordar as questões mais atuais do mercado e deixar empresários, operadores do Direito e clientes bem informados acerca do tema. O evento alcançou um alto nível de satisfação tanto para o público que assistiu às apresentações quanto para os debatedores e palestrantes, agregando mais conhecimento e embasamento para toda a sociedade desmistificar os paradigmas atuais e procurar uma harmonia mútua nas transações jurídicas diante das dificuldades do atual cenário econômico em que o país se encontra.

Conseguimos firmar uma data no calendário oficial da Ademi-PE e, partir de agora, iremos, com o apoio e a aprovação de todos os associados, promover debates e discussões de cunho jurídico e econômico na tentativa de fortalecer o mercado imobiliário de Pernambuco. Pa-ra tanto, vamos fazer um esforço no sentido de sempre trazer renomados profissionais da área que tragam sua experiência e possibilitem a troca de ideias e conheci-mentos com aqueles que contribuem para uma formata-ção de transações comerciais equilibradas no setor que beneficiem cidadãos e empresários.

O evento reuniu cerca de 200 participantes e foi cons-truído com a grande colaboração dos integrantes da as-sessoria jurídica da Ademi, Bruno Muzzi, Luiz Felipe Cunha e Guilherme Guerra, chefiados pelo renomado advogado em Direito Imobiliário Fernando Cunha, contando ainda com a contribuição do associado Marcello Gomes Cha-gas, que é integrante da Comissão da Indústria Imobili-ária – CII da Câmara Brasileira da Indústria da Constru-ção – CBIC.

Carlos Tinoco,

presidente da ADEMI-PE

“O Fórum trouxe debates e discussões de cunho jurídico e econômico

na tentativa de fortalecer o mercado imobiliário de Pernambuco”

(3)

Atendendo a um antigo anseio da Ademi e das empresas do mercado imobiliário de apresentar e compartilhar com clientes e associados a realidade do setor, foi criado o Fórum Jurídico.

Tivemos a preocupação de que o evento fosse voltado para os profissionais da área, Ademi, Sinduscon, clientes, além de formadores de opinião em geral.

Outra preocupação do Fórum foi com a seleção e identificação de temas importantes que pretendíamos abordar, sem qualquer viés acadêmico ou teórico, mas sobretudo com um enfoque mercadológico e pragmático. Procuramos destacar os principais desafios do setor na conjuntura econômica atual, sem deixar de apresentar propostas e soluções. Para discorrer sobre temas importantes convidamos importantes protagonistas para o evento.

O Fórum Jurídico da ADEMI-PE de 2016 teve por princípio apresentar ao público uma visão sobre o impacto da economia atual no mercado imobiliário, bem como os desafios e repercussões das decisões judiciais para toda a sociedade. Nesse evento, graças às participações dos renomados palestrantes e, também, aos ilustres debatedores, foi possível constatar as dificuldades que os empresários e consumidores enfrentam atualmente. Entre elas, é possível destacar a evolução do crédito imobiliário desde 2003 até os dias atuais e do mercado futuro de habitação, as possíveis alternativas para celebração de contratos mais seguros para os empresários e os consumidores, os impasses e as controvérsias sobre os distratos dos contratos de promessa de compra e venda de imóveis e, por fim, os efeitos e consequências das decisões judiciais proferidas nas ações cujo objeto é a declaração de rescisão dos referidos contratos, em face do incorporador e, principalmente, dos demais consumidores que adquiriram imóveis no mesmo empreendimento imobiliário.

O Fórum Jurídico foi realizado com muito sucesso e atendeu às expectativas do mercado e dos advogados que atuam na área imobiliária.

Os palestrantes trouxeram a larga visão empresarial e jurídica das questões existentes no mercado imobiliário nacional e as

perspectivas do setor. Importa destacar também a participação do professor Melhim Namem Chalhub, reconhecidamente um dos maiores juristas nacionais em Direito Imobiliário – autor, entre inúmeros outros trabalhos de extrema importância, dos anteprojetos que se transformaram na Lei da Alienação Fiduciária

Luiz Felipe Cunha

DEPOIMENTOS

O Fórum Jurídico nasceu da necessidade de se criar um ambiente propício à reflexão e à discussão sobre temas atuais e de relevante destaque, promovendo um diálogo e um proveitoso debate entre pessoas e entidades de importante atuação no mercado e na sociedade, sejam esses profissionais da iniciativa privada ou da pública. E o principal objetivo desse “encontro” e desse “diálogo” (memorizemos essas expressões) foi e continuará sendo a troca de ideias e de experiências entre expositores e participantes, com vistas a uma melhor compreensão do cenário e à adoção de melhores práticas no mercado imobiliário.

Tendo em mente essas duas premissas e analisando agora, após a realização do Fórum Jurídico que ocorreu no último dia 15 de julho de 2016, o formato do evento, os temas e a experiência dos profissionais que lá estavam, percebo que a ADEMI/PE conseguiu promover um importante encontro e um qualificado debate entre expositores e participantes, o que merece ser levado adiante e replicado outras vezes.

Bruno Muzzi

(4)

Nova legislação

favorece setor

Após notificação,

com 15 dias da mora

construtoras já podem

pedir dissolução do

contrato

A

dvogados, re-presentantes do Poder Judi-ciário, Minis-tério Público e empresários do mercado imo-biliário se reuniram, dia 15 de julho, no Recife, para debater os rumos do setor e as legislações atuais que in-cidem diretamente nos contratos de compra e venda de imóveis. Na aber-tura do Fórum Jurídico da ADEMI-PE, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, José Carlos Martins, teceu comentários so-bre a conjuntura econômica atual e de-fendeu a importância de eventos desta natureza, sobre as melhores práticas e soluções para o mercado, visando não só os desafios atuais como também a preparação do setor para a retomada da economia.

O presidente da Ademi-PE, Carlos Roriz Tinoco, destacou a preocupação da entidade em relação ao momen-to econômico e o desejo de promover mais diálogos entre os profissionais do setor imobiliário para melhor com-preensão do mercado e para melhor

CAPA

O presidente da Ademi-PE, Carlos Tinoco (esq.), debateu a importância da construção civil para a economia com José Carlos Martins

subsidiar o sonho da casa própria para a população.

Especialista em Direito Imobiliário, o advogado Melhim Namem Chalhub tratou, em palestra durante o encon-tro, o tema “Evoluções Normativas e Segurança Jurídica na Compra e Ven-da de Imóveis”. Entre os assuntos, ele abordou a Súmula 543 do STJ e teceu comentários sobre o conceito de in-corporação, classificando o memorial de incorporação como uma espécie de

contrato social e defendendo a tese de que cada obra é uma unidade de negó-cio distinta e autônoma, cujo fluxo de caixa merece proteção para garantir a sustentabilidade do negócio.

“O Código Civil já prevê contrato de coisa futura. O memorial de in-corporação baliza a responsabilidade do incorporador. É um documento de tal importância que, somente com o recibo de pagamento do sinal, é esti-pulado um contrato, averbando-se no

(5)

juízo para obter a rescisão do con-trato”, explica Fernando Cunha. Na prática, quando houver falta de paga-mento pelo comprador, as empresas imobiliárias podem ir diretamente ao cartório ou fazer uma interpela-ção judicial para que o pagamento da mora seja efetuado em 15 dias.

Não havendo o pagamento, o con-trato é extinto e o vendedor está libe-rado de suas obrigações. “Isso foi bom para que o mercado se conscientizas-se da importância de conscientizas-ser

adimplen-te”, completa o chefe da assessoria jurídica da Ademi, Fernando Cunha.

Participou ainda do evento o presi-dente do Conselho Jurídico da CBIC, José Carlos Gama, que fez reflexões sobre resoluções, distratos e juris-prudência nas transações comerciais imobiliárias, além de leilão da alie-nação fiduciária. Como debatedores, estiveram presentes também o titu-lar do 8º Ofício de Notas do Recife, o tabelião e advogado Ivanildo Figuei-redo e o advogado Eduardo Serur. registro do imóvel”, explica Chalhub.

Ele ainda destaca: “Desde 1937, o Código de Defesa do Consumidor já versa sobre a irretratabilidade do contrato de compra e venda, em que o incorporador não pode desistir de en-tregar o imóvel depois de estar pron-to. A desistência da compra, portan-to, deve ter penalidade.”

O chefe da assessoria jurídica da Ademi-PE, Fernando Cunha, e os assessores jurídicos integrantes da equipe, Bruno Muzzi, Luiz Felipe Cunha e Guilherme Guerra também participaram do evento como debate-dores. Eles destacaram as recentes decisões e propostas de ajustamen-to de conduta do seajustamen-tor, abordando o receio em relação a essas normatiza-ções que, sob uma ótica, amparam os compradores desistentes, mas, de ou-tra, desamparam os demais clientes adimplentes que pretendem ver as obras concluídas, prejudicando inclu-sive o cumprimento do cronograma da construção.

Os assessores da Ademi abor-daram a recente alteração da Lei 13.097/2015 que trata do inadimple-mento absoluto do comprador na pro-messa de compra e venda de imóveis em que, depois de notificado para pagamento, deixar de purgar a mora no prazo de 15 dias, operando-se de pleno direito a resolução do contrato.

A Lei 13.097/2015, além de ver-sar sobre inadimplemento do consu-midor, trata das prerrogativas das incorporadoras nos contratos imobi-liários; a especificação da diferença entre loteamento fechado e condomí-nio de lotes; comissão de corretagem e a responsabilidade de pagamento em caso de rescisão contratual.

“Ficou mais seguro, com esta lei, para quem vende imóveis, porque, ocorrendo uma inadimplência abso-luta, ele não precisa mais entrar em

Melhim Chalhub destacou as atualizações do Direito Imobiliário

“O Código de Defesa do Consumidor

já versa sobre a irretratabilidade do contrato

de compra e venda de imóveis. Para a parte

desistente, deve haver penalidade”

Melhim Chalhub,

(6)

GALERIA

Presidente do Creci-PE, Luiz Guedes, e o presidente da Ademi-PE, Carlos Tinoco Representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, advogados e empresários participaram do Fórum Jurídico da Ademi-PE Anacleto Nascimento, José Martins (CBIC),

Paulo Santos (Sindimóveis) e Betinha Nascimento O advogado Eduardo Serur no debate

Genildo Valença, Gildo Vilaça, José Antônio de Lucas Simon e Fred Carvalho

Cerca de 200 profissionais participaram do encontro Fernando Cunha,

Aires Pinto e Frederico Carvalho

(7)

Ex-presidente da Ademi, Marcos Roberto, e o atual, Carlos Tinoco

Guilherme Guerra, Marcello Gomes, André Callou, José Carlos Gama e Luiz Felipe Cunha

Bruno Muzzi, Marcello Gomes e o tabelião Ivanildo Figueiredo

Presidente do Sinduscon, Gustavo de Miranda, e vice-presidente da Ademi, Gildo Vilaça

O tabelião Ivanildo Figueiredo no Fórum José Gama, da

assessoria jurídica da CBIC, também participou do encontro Andre Callou, Gustavo

de Miranda (Sinduscon), Evandro Alencar (CREA) e Marcello Gomes

(8)

O BOLETIM INFORMATIVO ADEMI NOTÍCIAS É UMA PUBLICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DA ADEMI-PE (ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO DE PERNAMBUCO)

DIRETORIA CARLOS TINOCO PRESIDENTE, GILDO VILAÇA VICE-PRESIDENTE, AIRES PINTO DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS FINANCEIROS, BRUNO LUNA DIRETOR DE MEIO AMBIENTE E LEGISLAÇÃO, OLÍMPIO NETO DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, LUCIAN FRAGOSO DIRETOR DE TECNOLOGIA E CUSTOS, FÉLIX SÁ DIRETOR DE RELAÇÕES TRABALHISTAS E DE RECURSOS HUMANOS, CATARINA CABRAL DIRETORA DE COMUNICAÇÕES, LUYNDISON LINO DIRETOR DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA GENILDO VALENÇA DIRETOR DE POLÍTICA HABITACIONAL, ANDRÉ CALLOU PRESIDENTE DO CONSELHO CONSULTIVO.

ASSESSORIA BÁRBARA TRAVASSOS (DRT/PE 4654) APONTE COMUNICAÇÃO, TEXTOS BÁRBARA TRAVASSOS APONTE COMUNICAÇÃO, KÉSSIA DE SOUZA (DIAGRAMAÇÃO), KENNEDY MICHILES (JORNALISTA RESPONSÁVEL DRT/PE 1934), FERNANDO CUNHA (ASSESSOR JURÍDICO), ELKA PORCIÚNCULA (ASSESSORA TÉCNICA), SANDRO GUEDES (ASSESSOR TÉCNICO), FREDERICO CARVALHO (SECRETÁRIO EXECUTIVO), TATIANA PORTELA (REVISÃO)

TIRAGEM DE 1.500 EXEMPLARES

Referências

Documentos relacionados

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

b) eles gostavam era de carrinho, boneco de corda... Não tão fria quan- to o gelo nem tão mole quanto gema de ovo porque gema de ovo arrebenta quando a gente molha o pão e a água

Considerando que o ERI, pode ser um fator influenciador para a seleção e êxito de jogadores nas principais seleções nacionais do mundo e sucesso em uma copa do mundo,

A maior perda de água foi observada para as concentrações de soluto e temperaturas mais elevadas , não sendo afetada pelo tempo.. Palavras-chave: Castan e a s ativa

PEI - 4 Todas as áreas residenciais, pequenas áreas comerciais que não tenham portas externas (ex: Salas comerciais de Shopping e Galerias) / Todas las areas residenciales,

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Então, se Jesus é Filho de Deus e nós também somos filhos de Deus, então somos irmãos de Jesus.. Jesus não é só o nosso melhor amigo: é também