• Nenhum resultado encontrado

Cantinho da Oração em família

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cantinho da Oração em família"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cantinho da Oração em família

1

º ANO

| Catequese 2

(2)

A família reúne-se no seu «Cantinho da Oração». Sugere-se a colocação de uma cruz, uma vela acesa e uma imagem de Nossa Senhora. Podem usar-se estatuetas ou estampas. Se a família tiver alguma devoção especial a um santo ou santa em particular, pode também colocar-se a sua imagem. De qualquer modo, a cruz deve ser sempre central. Convém que haja perto cadeiras para todos se sentarem. É importante explicar à criança o porquê de estarmos a fazer estas coisas e o que são esses objectos: a cruz, as imagens, a vela.

Antes de começar a oração, é preciso combinar tarefas: uma pessoa preside e são necessários 2 leitores. Uma vez que a criança ainda não sabe ler, os pais ou a pessoa que preside terão de explicar com muita calma à criança o que tem de fazer: os gestos, as palavras, as posições do corpo. Como é óbvio, procure-se envolver a criança o mais possível, de modo a que ela sinta a oração como sua.

Caso no momento de oração participem apenas duas pessoas – a criança e outra pessoa –, então essa pessoa preside e faz as leituras.

Após alguns momentos de silêncio, todos rezam como se segue. O V. marca as intervenções de quem preside e o R. a resposta de todos – será sempre necessário dizer à criança o que deve responder.

Todos se benzem – com a mão esquerda pousada sobre o peito, a mão direita vai da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito:

V. Em nome do Pai, (†) do Filho e do Espírito Santo.

R. Ámen.

A seguinte jaculatória repete-se três vezes (a pessoa que preside vai recitando por partes para a criança repetir):

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam. [3 vezes]

Então, quem preside explica o sentido da celebração:

Desde a semana passada, temos vindo a conhecer um novo amigo, um amigo extraordinário, que se chama Jesus. Na semana passada ficámos a saber que Jesus gosta muito de estar com as crianças. Hoje, vamos saber um

(3)

pouco mais sobre Ele. Vamos saber quem é o Seu Pai. O Pai de Jesus é Deus. Deus é Quem fez todas as coisas, o mundo, a natureza e a nós também. É graças a Deus que nós existimos. Jesus é o Seu Filho. Porque é Filho de Deus, Jesus gosta muito de falar com o Seu Pai. O diálogo entre Jesus e o Seu Pai chama-se «oração». A «oração» é rezar. É também o que estamos aqui a fazer. Significa, portanto, que todos nós podemos falar com Deus através da oração, tal como Jesus faz, pois a oração é como uma conversa de um filho com o seu pai. E Deus Pai gosta muito que nós falemos com Ele. É bom falarmos com quem gosta de nós!

Deus, o Pai de Jesus, ama-nos muito, muito: mesmo muito! Nós não O vemos, mas podemos falar com Ele sempre que quisermos, em qualquer lugar e a qualquer hora. Ele está sempre a ouvir-nos e nós conseguimos ouvi-l’O no nosso coração. Só temos de fazer silêncio e ouvir o que Deus nos diz, baixinho, dentro de nós. Vamos deixar que Jesus nos apresente o Seu Pai!

Todos se sentam. Então, entoa-se o seguinte cântico (repete-se várias vezes):

Bendiz o Senhor, louva o Seu Santo Nome! Bendiz o Senhor que à vida nos conduz.

Então, o leitor 1 proclama a seguinte leitura (Lc 10, 21-22).

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele momento Jesus encheu-Se de alegria pela força do Espírito Santo e disse: «Eu Te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do Teu agrado. Tudo me foi entregue pelo Meu Pai.

(4)

Ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai; ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar».

Palavra da salvação.

R. Glória a Vós, Senhor.

Segue-se o Salmo Responsorial.

Um leitor recita o refrão, que todos repetem. Depois, o leitor vai lendo as estrofes. Entre cada estrofe, todos respondem com o refrão.

O Senhor é meu pastor: nada me faltará.

1| O Senhor é meu pastor: nada me falta. Leva-me a descansar em verdes prados, conduz-me às águas refrescantes

e reconforta a minha alma.

2| Ele me guia por sendas direitas, por amor do seu nome.

Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos

não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo.

3| Para mim preparais a mesa à vista dos meus adversários; com óleo me perfumais a cabeça e o meu cálice transborda.

(5)

O leitor 2 faz a seguinte leitura:

Todos temos um pai e uma mãe. Muitos de nós vivem com o seu pai: é alguém com quem falamos da nossa vida, com quem brincamos, que nos ajuda com os trabalhos de casa, que se preocupa com cada um de nós, que fica feliz quando nós estamos felizes. Outros de nós, por muitas razões, não vivem com o seu pai. Mas temos a oportunidade de conhecer um Pai que nos ama muito, que gosta imenso de nós e que quer o nosso bem: o Pai de Jesus.

Jesus fala a Deus sobre o que O preocupa, sobre os problemas e alegrias das pessoas. E Jesus fica muito feliz por falar com o Seu Pai. É o que nos diz o Evangelho que ouvimos: Jesus enche-Se de alegria e louva o Pai – ou seja, diz bem d’Ele –, porque o Seu Pai criou todas as coisas e deu a conhecer coisas maravilhosas aos mais pequeninos. O Pai de Jesus quer revelar-nos coisas maravilhosas! E qual é a coisa mais maravilhosa que o Pai de Jesus nos quer revelar? É que somos Seus filhos também! Sim, nós também somos filhos de Deus. Então, se Jesus é Filho de Deus e nós também somos filhos de Deus, então somos irmãos de Jesus! Jesus não é só o nosso melhor amigo: é também nosso irmão. Que maravilha! Vamos ser como Jesus e falar com Deus Pai. Vamos agradecer ao Pai de Jesus por nos revelar algo tão maravilhoso: que somos Seus filhos e irmãos de Jesus!

Então agora, em silêncio, na nossa mente e no nosso coração, vamos dizer várias vezes: «Obrigado, ó Deus, por seres meu Pai». [Todos repetem três vezes, para a criança fixar:] «Obrigado, ó Deus, por seres meu Pai».

Faz-se cerca de 1 minuto de silêncio, durante o qual todos dizem interiormente «Obrigado, ó Deus, por seres meu Pai». Pode ser sentados ou de joelhos. O exemplo dos pais e das outras pessoas é essencial: a criança faz o que vê fazer!

(6)

Observe-se a reacção da criança: quando se perceber que ela já terminou a sua oração, guardem-se mais uns instantes de silêncio e, depois, todos se levantam.

Ao fim do tempo assinalado, todos se levantam e cantam:

Guiado pela mão, com Jesus, eu vou: Sigo como ovelha que encontrou pastor. Guiado pela mão, com Jesus, eu vou aonde Ele vai!

1| Se Jesus me diz, «amigo, deixa tudo e vem comigo», como posso resistir ao Seu amor? Se Jesus me diz, «amigo, deixa tudo e vem comigo», minha mão porei na Sua e irei com Ele!

2| Se Jesus me diz, «amigo, deixa tudo e vem comigo», como posso ser feliz sem ir com Ele? Se Jesus me diz, «amigo, deixa tudo e vem comigo», seguirei o Seu caminho e irei com Ele!

Pode encontrar-se esta música no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=JQtivQ56fQU

A pessoa que preside inicia as preces:

Porque percebemos que falar com Jesus e com o Seu Pai é rezar, vamos implorar a Jesus que nos ajude a rezar com muito amor e confiança dizendo:

Jesus, eu confio em Ti.

Os leitores 1 e 2, alternadamente, propõem as preces e todos respondem com a frase a negrito.

1| Que todos nós saibamos agradecer-Te, Jesus, pelo dia que estamos a viver.

(7)

3| Ensina-nos a falar contigo e com o Teu Pai através da oração.

4| Abençoa os nossos pais, a nossa família e os nossos amigos.

5| Dá a todas as pessoas o Teu amor e a Tua luz.

A pessoa que preside inicia o Pai-nosso, que todos rezam. Se a criança ainda não souber rezar o Pai nosso, quem preside vai dizendo por partes, para a criança repetir:

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

No final, a pessoa que preside conclui com a seguinte oração:

V. Senhor Deus, Pai de Jesus, queremos agradecer-Vos por todo o amor. Fazei que, escutemos atentamente a Vossa voz e guardemos as Vossas palavras no nosso coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

R. Ámen.

O momento de oração conclui-se do seguinte modo:

V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

R. Ámen.

E, voltados para a imagem de Nossa Senhora, todos rezam em conjunto (se necessário, quem preside vai dizendo por partes, para todos repetirem):

(8)

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Então, em silêncio, todos se benzem (com a mão esquerda pousada sobre o peito, a mão direita vai da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito).

Desafio…

Para estares mais com o Pai do Céu podes colorir o desenho, recortar e montar e colar o puzzle (Jesus vai gostar do teu presente!)

Referências

Documentos relacionados

(Isaías 61) Então Jesus também era Deus pelo fato de Ele estar cumprindo a Palavra, que é Deus mesmo; então Jesus Se tornou a Palavra escrita – que é Deus

S em qualquer sombra de dúvida, quando nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina na oração do Pai Nosso a dizer que o nome de Deus deve ser santificado na Terra, do mesmo

- Não haverá reunião no próximo sábado (30/03/13), devido ao feriado da Semana Santa..

Se eles soubessem na época que você era uma medida feita de Minhas próprias mãos para Meus propósitos, Eu não acredito que eles tivessem exposto o mal que estava escondido em

Termostufa disponibile nelle versioni acciaio (Plus) e maiolica (Prestige), viene prodotta sia idro che idroventilata Thermo-stove available in steel (Plus) and majolica

O mais importante, porém, é que os leitores crescerão em segurança, sabendo o que perguntar, porque o livro trata de perguntas — perguntas que os cristãos podem fazer para

Jesus Cristo era a natureza de Deus o Pai em carne. Se você quer saber como é o Pai então olhe para Jesus. Se você quer ver como Deus pensa sobre uma situação, então estude a vida

Nesta edição, os colegas poderão conferir as primeiras notícias dos preparativos para o próximo Congresso da SBHCI, que será rea- lizado em São Paulo (SP), em parceria com a