• Nenhum resultado encontrado

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA: PROLONGAMENTO DE HORÁRIO. Plano Anual de Atividades. Jardim de Infância de:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA: PROLONGAMENTO DE HORÁRIO. Plano Anual de Atividades. Jardim de Infância de:"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Agrupamento de Escolas de Cinfães

COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA: PROLONGAMENTO DE HORÁRIO

Plano Anual de Atividades

Jardim de Infância de:

(2013/2014)

(2)

ÍNDICE

INTRODUÇÃO --- 3

OS INTERVENIENTES --- 5

O GRUPO --- 7

O ESPAÇO --- 10

TEMA EM QUE TAMBÉM HAVERÁ ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCADORA E ANIMADORA É: PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE --- 11

AS ATIVIDADES EM GERAL ---13

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO PROLONGAMENTO DE HORÁRIO --- 15

(3)

INTRODUÇÃO

De acordo com a lei nº5/97, de 10 de Fevereiro, a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica, no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita coordenação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

A educação pré-escolar destina-se às crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos e é ministrada em estabelecimentos de educação pré-escolar. Face à realidade socioeconómica em que as nossas famílias se encontram atualmente, em que a mulher/mãe, se encontra a trabalhar fora de casa, surgem determinadas dificuldades relativamente ao apoio a dar aos filhos. Perante esta realidade, e de modo a facilitar a conciliação da vida familiar e profissional, foi criada, pela Câmara Municipal de Cinfães a Componente de Apoio à Família, esta por sua vez é constituída pelos serviços do Prolongamento de Horário e das refeições.

O prolongamento de horário surge sobretudo para ir ao encontro das necessidades dos Encarregados de Educação e é caracterizado por se realizar atividades de cariz socializante, ou seja, é mais importante o grau de envolvimento e satisfação das crianças do que a existência de um produto. É mais importante o prazer de estar e conviver do que a preocupação com o desenvolvimento e aprendizagem.

Neste horário não letivo, se for possível é desejável incentivar a vinda de pessoas da família e da comunidade que queiram partilhar este tempo de convívio, das mais variadas formas, como por exemplo, jogar às cartas, cantar, dançar, ouvir música, fazer roupas para bonecas, trocar jogos tradicionais, contar histórias para um grande ou pequeno grupo… Falamos em trocar jogos tradicionais e histórias porque a importância destes jogos na integração da regra, elaboração do desejo e fortalecimento do sentido de pertença nos parece indicá-los como um dos conteúdos privilegiados para estes tempos. A tradição é um património coletivo que pode criar redes de comunicação e partilha entre diferentes gerações. A sua vivência tem, para os mais novos, um valor iniciático propiciador de lastro para futuros voos, podendo constituir um conteúdo enriquecedor para estas atividades do Prolongamento de Horário.

(4)

Nestes períodos as atividades têm realmente de ser diferentes, não devem ser repetidas, cansativas, ou seja, não devem ser o “prolongamento” do tempo letivo. Dado que corresponder a “mais do mesmo” é uma situação a evitar na animação socioeducativa. Trata-se de um tempo com um ritmo mais solto em que as crianças têm possibilidade de brincar espontaneamente, de escolher livremente o que desejam fazer.

A animação socioeducativa surge como estratégia complementar do sistema e da ação educativa e procura intervir essencialmente no processo de socialização infantil.

Segundo Breda Simões “ a animação só poderá erguer-se de uma relação que pressuponha da parte de animadores e animados, disponibilidade, compreensão, afetividade e comunicabilidade situadas”. Por outro lado, a animação também nos ensina que a criatividade não se mede em relação ao produto, mas sim ao próprio individuo – o seu envolvimento, satisfação e bem-estar.

Estas atividades não se devem confundir com as atividades curriculares, pois não se pretende que se tornem mais do mesmo para quem não tem oportunidade de poder ir brincar para casa com os seus “tesouros” no seu “território” no seu espaço familiar por muito pequeno ou carente que este seja.

Nota: esta breve introdução foi baseada no livro: “Organização

Da Componente de Apoio à Família Ministério da Educação” Departamento da Educação Básica Núcleo de Educação Pré-Escolar

(5)

OS INTERVENIENTES

Educadora de Infância:

 É responsável pela intervenção pedagógica, planifica a ação educativa tendo em atenção o grupo de crianças e o seu meio familiar e social, à luz das Orientações Curriculares.

 Responde pela articulação entre componente educativa e componente de apoio à família.

 Integra e gere os recursos disponíveis da comunidade de forma a enriquecer as atividades do Jardim-de-infância.

 Organiza de modo atraente o espaço em que as crianças se movimentam, para criar no Jardim-de-infância um ambiente favorável à aprendizagem, atendendo à componente de apoio à família.

Animadora Pedagógica:

A Animadora Pedagógica deverá ser preparada para:

 Planificar a sua ação com a Educadora de Infância de modo a promover um ambiente de calma, segurança e bem-estar, o mais próximo possível do ambiente familiar;

 Favorecer um clima de ludicidade, criando e recriando situações diferentes das do currículo do Jardim-de-infância;  Ter em atenção os desejos dos ritmos individuais de cada criança num tempo específico que deverá ser de ócio e de lazer;  Saber gerir o tempo e organizar o espaço, atendendo ao grupo e sobretudo ao ritmo de cada criança, tendo presente que

algumas regras básicas são indispensáveis;

 Promover com as crianças, cuidados de manutenção dos materiais;

(6)

 Fomentar o trabalho de participação e cooperação, integrando a presença e os saberes dos irmãos mais velhos, dos pais, dos avós e outros elementos da comunidade.»

(7)

O GRUPO

(corresponde

a uma ficha de dados para cada criança que frequenta o Prolongamento de Horário)

Registo Individual do aluno para o Prolongamento de Horário

Nome__________________________________________________________________________________________

Data de nascimento______________________Idade____________________Naturalidade______________________

Pai________________________________________________________________________________________ Idade________________

Mãe______________________________________________________________________________________ Idade_________________

Profissão do pai ________________________________________Profissão da mãe____________________________________________

Hab.literárias do pai_________________________Hab.literárias da mãe_____________________________________________________

Morada_________________________________________________________________________________________________________

Telefone do pai_______________________________________________ Telefone da mãe______________________________________

Encarregado de Educação__________________________________________________________________Parentesco________________

Em caso de emergência contactar_____________________________________________________________________________________

_______________________________________ Telefone_________________________________________________________________

(8)

O seu educando vai frequentar o Prolongamento de Horário? (assinale com um X a sua resposta)

Sim ____ Não ____

Se respondeu SIM à pergunta anterior, indique a hora em que vem buscar o seu educando à escola.

_______________________________________________________________________________________________________________

Quem vem buscar o seu educando à escola?

_______________________________________________________________________________________________________________

Com quem vive

(9)

Alimentação

Cuidados a ter: ___________________________________________________________________________________________________

É alérgico a algum alimento? Qual? __________________________________________________________________________________

Saúde

Problemas de saúde________________________________________________________________________________________________

Alergias_________________________________________________________________________________________________________

(10)

O ESPAÇO

O espaço deverá ser amplo e não ser uma cópia da sala do Jardim-de-infância.

O espaço livre é fundamental para o desenvolvimento de atividades que permitam à criança o movimento e a organização de brincadeiras livremente.

As áreas “organizadas” deste espaço, terão especialmente uma intenção lúdica, que deverão permitir também à criança desenvolver e cultivar a sua criatividade.

(11)

TEMA EM QUE TAMBÉM HAVERÁ ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCADORA E ANIMADORA É: PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE

Este ano letivo, assim como anterior, o agrupamento de escolas de Cinfães tem como tema “ a Preservação do ambiente ”, dando especial atenção à Reciclagem. A componente de apoio a família, mais conhecido por prolongamento de horário também terá como base o tema do agrupamento. As animadoras devem ter como preocupação dar ao grupo de crianças, um vasto leque de experiências, que lhes possibilitam um crescimento saudável, harmonioso e equilibrado. Deste modo é nosso objetivo criar situações lúdicas e adequar estratégias que favoreçam o seu desenvolvimento e aprendizagem num ambiente de segurança e afetividade.

Preservação ambiental e a reciclagem não são termos muito antigos. Tornaram-se palavras bastante usadas no nosso dia-a-dia porque as pessoas perceberam a imensidão do mundo, e os recursos por nos utilizados não são infinitos. Isso quer dizer que precisamos apoiar todos os seres que vivem no planeta tendo em conta os recursos que temos e ter a consciência que eles podem faltar.

Alguns pequenos hábitos contribuem para ajudar na preservação do meio ambiente. A reciclagem, por exemplo, é uma forma de reaproveitar materiais e transformá-los em novos produtos para consumo. Com este processo, para além de se estar a preservar o meio ambiente, também se está a ajudar a diminuição da quantidade de lixo acumulado na natureza.

Para contribuir deve-se estimular as crianças, a família e a restante comunidade para separarem o lixo e objetos usados para seu destino correto. A reciclagem nos dias de hoje é vital para a conservação e melhoramento do meio ambiente. Assim, estas três palavras

«Reduzir, Reciclar, Reutilizar» devem ser incutidas às crianças para que estas cresçam conscientes do papel que têm na preservação do

ambiente. Reduzir a poluição, reciclar o lixo e reutilizar o maior número possível de objetos deve ser o objetivo de todos os seres humanos.

Objetivos Gerais sobre a temática da preservação do ambiente:

(12)

· Promover o sentido de entre ajuda e cooperação;

· Assegurar a formação das crianças como agentes ativos transformadores do meio;

· Sensibilizar as crianças para o embelezamento e conservação dos espaços interiores e exteriores;

· Estimular o desenvolvimento moral (saber ser e saber estar) da criança, através das situações reais de vida; · Promover o sucesso escolar através de uma maior ligação com a Natureza e Animais;

· Motivar as crianças para a recuperação e reciclagem de matérias-primas através de situações reais de vida; · Articular as áreas de conteúdo na exploração de cada atividade;

· Sensibilizar a comunidade para o interesse pedagógico deste projeto e solicitar a colaboração para a sua concretização. - Sensibilizar as crianças e toda a comunidade para a importância dos 3 R’s: Reduzir, reutilizar, reciclar

Por isso é preciso que em Educação Ambiental o educador e o animador trabalhem a integração entre ser humano e o ambiente e tomem consciência de que o ser humano é natureza e não apenas parte dela.

Na planificação anual de atividades do Prolongamento de Horário houve o cuidado de introduzirmos algumas atividades que serão realizadas durante o ano letivo e outras mais surgirão em ligação com as respetivas Educadoras Titulares.

(13)

AS ATIVIDADES EM GERAL

“JOGOS TRADICIONAIS”

Jogos tradicionais constituem uma atividade extraordinariamente rica, que contribuiu para o desenvolvimento da criança, pelo que devem ser considerados um meio educativo.

O dinamismo lúdico e a carga afetiva que encontramos nos jogos tradicionais contribuem para:  A integração em grupo

 A aquisição de uma certa disponibilidade corporal  O desenvolvimento do sentido rítmico

 O enriquecimento oral da linguagem  A formação da personalidade

No jogo o corpo não é só instrumento de ação que produz e consome energia, como também é instrumento de expressão e comunicação.

“FAZ-DE-CONTA…”

O Faz-de-Conta é a representação máxima da expressão dramática, sendo um marco fundamental no desenvolvimento, pois facilita um progresso equilibrado.

Ao animador compete, desenvolver, promover, aproveitar, provocar, proporcionar situações de faz-de-conta e ainda contar histórias para enriquecer todas as brincadeiras que estejam associadas ao faz-de-conta. Tudo isto vai ajudar a criança a observar e a interpretar vivências da sua relação com o meio envolvente e intervir no sentido de alargar as fronteiras do jogo.

(14)

O Jogo Dramático é importante visto que é nas dramatizações que as crianças aprendem a julgar a conduta dos outros. Existem vários meios para fazer com que a criança se descubra a si própria e aos outros, como por exemplo manipular fantoches livremente ou até mesmo criar diálogos simples.

O Jogo Simbólico constitui as primeiras formas de expressão dramática infantil.

“SONS E MOVIMENTO”

Juntar música e movimento permitirá à criança explorar os sons, o carácter lúdico das palavras (letras das canções) e a dança. Através desta exploração a criança exprime-se e comunica através do próprio corpo e dos materiais disponíveis.

Os próprios instrumentos musicais permitem à criança reconhecer e imitar sons.

“JOGOS DE MESA”

A utilização de vários jogos permite à criança resolver problemas lógicos e quantitativos. Estes jogos permitem à criança estabelecer semelhanças e diferenças, fazer corresponder quantidades ou algarismos, comparação e nomeação de tamanhos, formas, … Através dos jogos a criança adquire o conceito de espaço, de tempo e de género.

“JOGOS DE MOVIMENTO”

Através da expressão motora as crianças aprendem a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo. As diferentes formas de movimento permitem à criança tomar progressivamente conhecimento das diferentes partes do corpo e também a interiorização do

(15)

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES DO PROLONGAMENTO DE HORÁRIO

“JOGOS

TRADICIONAIS”

“FAZ-DE-CONTA/

DRAMATIZAÇÕES”

“SONS E

MOVIMENTO”

“JOGOS DE

MESA”

“JOGOS DE

MOVIMENTO”

*Jogos tradicionais

(como por exemplo:

corrida de sacos,

jogo das latas, jogo

da cadeira, jogo dos

5 sentidos, jogo do

gato e do rato, jogos

de roda …)

*Contar histórias às

crianças ou realizar

dramatizações;

* Transmitir

conhecimentos antigos da

região de Cinfães, tais

como: lengalengas,

adivinhas, provérbios,

trava-línguas, poesias,

valorizando assim os

ditados populares.

Neste tipo de atividade a

participação da família é

* Psicomotricidade

* Dança

* Expressão

Corporal

* Cantar canções de

acordo com os temas

realizados pelas

educadoras;

* Acompanhar as

canções com

instrumentos

musicais.

* Jogos tímbricos

* Puzzles;

* Dominós;

* Tabelas de dupla

entrada;

* Picos de plástico;

* Jogos sobre a

reciclagem;

* Jogo do galo;

* Jogo dos pares;

* Jogos sobre a

temática da

alimentação

saudável;

*Expressão Motora:

*Realização de

exercícios físicos.

* Criar

coreografias

diferentes;

*Introduzir jogos de

movimento utilizando

sempre que possível

o espaço exterior;

* Criação de

percursos;

*Invenção de

(16)

fundamental, para que

todos estes “saberes”

nunca se percam e se

passe de geração em

geração;

* Criar personagens

imaginárias, como por

exemplo, o cozinheiro ou

o cientista,

proporcionando assim a

exploração de várias

experiências;

*Realizar dramatizações

em que destaque o tema

do ambiente;

Exercícios de

atenção auditiva.

Distinção dos

sons.

Legos…

* Realização de

jogos para enaltecer

a formação da

criança no que se

refere à educação

financeira;

exercícios onde se

realce a importância

da preservação do

ambiente, como por

exemplo através da

reciclagem;

(17)

As Animadoras Pedagógicas:

Liliana Andreia Silveira Cardoso Susana Teresa Jesus Teixeira Marisa Isabel Jesus Correia Sílvia Maria Fernandes Cerveira Catarina Andreia Ribeiro Teixeira Liliana Sofia Gonçalves Oliveira Lento Ana Teresa Ambrósio Teixeira

Carla Susana de Castro Cerqueira Mara Sofia Mendes Silveira

Maria La Salete Bandarra Santos Cardoso Joana Filipa Pereira Cardoso

Referências

Documentos relacionados

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, os efeitos anti-helmínticos do extrato aquoso das folhas e do extrato metanólico dos frutos de algaroba sobre cultivos de larvas de

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Muita gente já tinha escrito (verbo escrever, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo) ao menino para lhe dizer que gostaria (verbo gostar, no Condicional) de

Estudo para comunicação entre protocolo CAN e microcontrolador Arduino – Campus Formiga Geoprocessamento como ferramenta de análise urbana: a evolução da mancha urbana do

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

As comunidades de Actinomycetales apresentaram variações entre as amostras de água de gotejamento e sedimento nas duas cavernas, sendo a água de gotejamento e a caverna

Trabalhos iniciais mostraram que os fungos que apresentaram maior crescimento em meio contendo tanino como única fonte de carbono são promissores na produção da