• Nenhum resultado encontrado

(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(73) Titular(es): (72) Inventor(es): (74) Mandatário:"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

(11) Número de Publicação:

PT 105958

(51) Classificação Internacional:

H03F 1/08 (2006)

(12) FASCÍCULO DE PATENTE DE INVENÇÃO

(22) Data de pedido: 2011.10.17

(30) Prioridade(s):

(43) Data de publicação do pedido: 2013.04.17

(73) Titular(es):

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA RUA GENERAL NORTON DE MATOS, APARTADO 4133

2411-901 LEIRIA PT

INSTITUTO DE TELECOMUNICAÇÕES TORRE NORTE, AVENIDA ROVISCO PAIS

1049-001 LISBOA PT

(72) Inventor(es):

LUÍS MIGUEL MOREIRA MENDES PT

RICARDO FARIA RIBEIROV PT

JOÃO MANUEL TORRES CALDINHAS SIMÕES

VAZ PT

MARIA JOÃO RAMOS MARQUES COELHO

CARRILHO DO ROSÁRIO PT

JOÃO JOSÉ LOPES DA COSTA FREIRE PT

PEDRO NUNO MENDONÇA DOS SANTOS PT

(74) Mandatário:

(54) Epígrafe: AMPLIFICADOR DE SINAL COM ADAPTAÇÃO DE IMPEDÂNCIA DE ENTRADA E SAÍDA

EXCLUSIVAMENTE POR AUTOTRANSFORMADOR OU INDUTÂNCIA COM PONTO INTERMÉDIO

(57) Resumo: A PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UM NOVO AMPLIFICADOR DE SINAL (1) FORMADO POR DOIS CIRCUITOS DE ADAPTAÇÃO DE IMPEDÂNCIA, UM DE ENTRADA (8) OUTRO DE SAÍDA (9), SENDO CADA UM FORMADO EXCLUSIVAMENTE POR UM AUTOTRANSFORMADOR, UM ANDAR DE GANHO (4) E UM CIRCUITO DE POLARIZAÇÃO (7), PODENDO AINDA EXISTIR UM CONDENSADOR DE ENTRADA (10) E/OU UM DE SAÍDA (11). O TERMINAL A DO AUTOTRANSFORMADOR DE ENTRADA É LIGADO AO PORTO X DO CIRCUITO (7), O B AO TERMINAL DE ENTRADA (5) DO AMPLIFICADOR (1) E O C AO PORTO DE ENTRADA DO ANDAR DE GANHO (4). NO CASO DE SER NECESSÁRIO O DESACOPLAMENTO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS CONTÍNUAS (DC) NA ENTRADA, O TERMINAL B DO AUTOTRANSFORMADOR PASSA A ESTAR LIGADO AO CONDENSADOR (10), SENDO ESTE TAMBÉM LIGADO AO TERMINAL (5). O TERMINAL D DO AUTOTRANSFORMADOR DE SAÍDA É LIGADO AO PORTO Z DO CIRCUITO (7), O E AO TERMINAL DE SAÍDA (6) DO AMPLIFICADOR (1) E O F AO PORTO DE SAÍDA DO ANDAR DE GANHO (4). NO CASO DE SER NECESSÁRIO O DESACOPLAMENTO DC NA SAÍDA, O TERMINAL E DO AUTOTRANSFORMADOR PASSA A ESTAR LIGADO AO CONDENSADOR (11), SENDO ESTE TAMBÉM LIGADO AO TERMINAL (6). NOTE-SE QUE AS LIGAÇÕES X, Y E Z, DEPENDENDO DO ANDAR DE GANHO (4), PODEM NÃO SER TODAS NECESSÁRIAS. OS AUTOTRANSFORMADORES SÃO UTILIZADOS NA ADAPTAÇÃO DE IMPEDÂNCIA E NO FORNECIMENTO DA TENSÃO E/OU CORRENTE NECESSÁRIAS AO ANDAR DE GANHO (4). A TOPOLOGIA DESTE NOVO AMPLIFICADOR PERMITE OTIMIZAR O ESPAÇO OCUPADO PELO SEU CIRCUITO, MANTENDO O DESEMPENHO DESEJADO.

(2)

1

RESUMO

“Amplificador de sinal com adaptação de impedância de entrada e saída exclusivamente por autotransformador ou

indutância com ponto intermédio”

A presente invenção refere-se a um novo amplificador de sinal (1) formado por dois circuitos de adaptação de impedância, um de entrada (8) outro de saída (9), sendo cada um formado exclusivamente por um autotransformador, um andar de ganho (4) e um circuito de polarização (7), podendo ainda existir um condensador de entrada (10) e/ou um de saída (11). O terminal A do autotransformador de entrada é ligado ao porto X do circuito (7), o B ao terminal de entrada (5) do amplificador (1) e o C ao porto de entrada do andar de ganho (4). No caso de ser necessário o desacoplamento de grandezas elétricas contínuas (DC) na entrada, o terminal B do autotransformador passa a estar ligado ao condensador (10), sendo este também ligado ao terminal (5). O terminal D do autotransformador de saída é ligado ao porto Z do circuito (7), o E ao terminal de saída (6) do amplificador (1) e o F ao porto de saída do andar de ganho (4). No caso de ser necessário o desacoplamento DC na saída, o terminal E do autotransformador passa a estar ligado ao condensador (11), sendo este também ligado ao terminal (6). Note-se que as ligações X, Y e Z, dependendo do andar de ganho (4), podem não ser todas necessárias. Os

autotransformadores são utilizados na adaptação de

impedância e no fornecimento da tensão e/ou corrente necessárias ao andar de ganho (4). A topologia deste novo amplificador permite otimizar o espaço ocupado pelo seu circuito, mantendo o desempenho desejado.

(3)

1 / 13

DESCRIÇÃO

“Amplificador de sinal com adaptação de impedância de entrada e saída exclusivamente por autotransformador ou

indutância com ponto intermédio”

Domínio técnico da invenção

A presente invenção está relacionada com um circuito de adaptação de impedância e com uma nova estrutura de amplificadores de sinal, a qual utiliza o referido circuito de adaptação de impedância na entrada e na saída do amplificador. Esta invenção permite a implementação de amplificadores de sinal com uma efetiva diminuição da área e/ou volume ocupado pelo circuito.

A novidade da invenção reside no facto do amplificador utilizar exclusivamente um autotransformador, ou indutância com ponto intermédio, como circuito de adaptação de impedância, quer na entrada quer na saída do amplificador. Do ponto de vista físico, esta abordagem tem a grande vantagem de minimizar a área e/ou espaço de implantação do circuito amplificador de sinal. Além disso, a utilização desta arquitetura garante também bom desempenho elétrico e eletrónico, ou seja, bons resultados ao nível da adaptação de impedância de entrada e saída, do ganho, da largura de banda, do ruído, da linearidade, da estabilidade e do consumo.

Estado da técnica

Os amplificadores de sinal estão presentes em praticamente todos os dispositivos e equipamentos eletrónicos, cobrindo

(4)

2 / 13

um larguíssimo espectro de utilizações. Efetivamente, os

amplificadores têm uma extraordinária popularidade

aplicativa que provavelmente nenhum outro tipo de circuito eletrónico possui.

Este tipo de circuito eletrónico é universalmente utilizado devido sobretudo às suas funções principais, nomeadamente, manter o nível de ruído baixo e elevar o nível do sinal de entrada mantendo a integridade do sinal ou do conteúdo informativo.

A classificação dos amplificadores de sinal é extremamente complexa devido ao vasto leque de características que podem ser consideradas nessa classificação. A título de exemplo apresentam-se algumas:

1) os amplificadores de sinal podem ser discretos (uso

exclusivo de componentes discretos), híbridos

(incluem partes monolíticas e discretas) e

integrados;

2) os amplificadores de sinal podem ser de tensão, de

corrente, de transimpedância e de transadmitância;

3) os amplificadores de sinal podem ser classificados

quanto ao tipo de aplicação em que são utilizados, por exemplo, amplificadores de radiofrequência, amplificadores de instrumentação e amplificadores de áudio;

4) os amplificadores de sinal podem ser de banda

estreita ou de banda larga, com ou sem

realimentação;

5) os amplificadores de sinal podem ser de baixo ruído,

máximo ganho e/ou de potência;

6) os amplificadores de sinal podem ser classificados

quanto ao tipo de componentes ativos que utilizam, por exemplo, transístores de efeito de campo,

(5)

3 / 13

transístores de junção ou ambos, não se limitando a apenas estes tipos de componentes;

7) os amplificadores de sinal podem também ser

classificados quanto ao tipo de tecnologia utilizada na sua implementação, nomeadamente, tecnologias baseadas em silício (Si), silício-germânio (SiGe), carboneto de silício (SiC), silício-germânio mais carbono (SiGe:C), arsenieto de gálio (GaAs), fosforeto de índio (InP), arsenieto de índio e gálio (InGaAs) e arsenieto de alumínio e gálio (AlGaAs). A enumeração destas tecnologias não pretende ser exaustiva e, portanto, é meramente ilustrativa, e não limitativa, do tipo de processos de fabrico que

podem ser utilizados no desenvolvimento e

implementação de amplificadores de sinal.

Na caracterização de um amplificador têm de ser levados em linha de conta não só os aspetos de desempenho elétrico e eletrónico (por exemplo, impedâncias de entrada e saída, ganho, largura de banda, ruído, linearidade, estabilidade, eficiência e consumo), mas também características físicas como o volume, área e peso.

De facto os fabricantes de equipamentos eletrónicos estão orientados no sentido de criarem dispositivos eletrónicos cada vez com menores dimensões pois áreas e volumes elevados podem ter implicações diretas no custo final dos equipamentos e na sua portabilidade. Além disso, estas características físicas são, do ponto de vista industrial,

de extrema importância pois podem inviabilizar a

industrialização, o fabrico e comercialização de um produto, mesmo quando o protótipo apresente excelentes desempenhos elétricos e eletrónicos. Tais factos requerem que os circuitos eletrónicos que constituem esses

(6)

4 / 13

equipamentos eletrónicos tenham de ser igualmente de reduzidas dimensões, o que engloba, obviamente, os amplificadores de sinal.

Os amplificadores de sinal podem ser divididos em vários sub-circuitos ou blocos, tal como ilustrado no diagrama da

Figura 1. Note-se que a estrutura de um amplificador de

sinal não se esgota no diagrama de blocos ilustrado nesta figura. Este é apresentado de forma a proporcionar uma visão clara da estrutura genérica de um amplificador de sinal. Como ilustrado nesta figura, e na visão mais genérica, um amplificador de sinal (1) é constituído pelo circuito de entrada (2), pelo andar de ganho (4) e pelo circuito de saída (3).

O circuito de entrada (2) e o circuito de saída (3) podem ter diversas funções, entre as quais se podem salientar as seguintes: adaptação de impedância, polarização do andar de ganho, estabilização do amplificador, monitorização de sinal, controlo e ajuste do ganho do amplificador, acoplamento ou desacoplamento de grandezas elétricas contínuas (DC) do amplificador em relação aos circuitos ou equipamentos a jusante e a montante do amplificador de sinal. Esta enumeração não pretende ser exaustiva e, portanto, é meramente indicativa do tipo de funções que os circuitos de entrada e saída podem ter. Cada bloco constituinte do amplificador de sinal (1) tem funções específicas e relacionadas com o seu desempenho.

Os circuitos de entrada (2) e de saída (3) dos amplificadores de sinal (1) usam componentes passivos, nomeadamente, bobines, condensadores (fixos ou variáveis) e transformadores (por vezes utilizam resistências para melhorar certos aspetos do desempenho dos amplificadores).

(7)

5 / 13

A necessidade de utilizar vários componentes nos circuitos de adaptação de impedância de entrada e saída dos amplificadores leva a que a área ocupada pelo amplificador possa ser elevada.

Descrição geral da invenção

Os amplificadores de sinal podem ser divididos em vários sub-circuitos ou blocos, tal como referido anteriormente e ilustrado no diagrama de blocos da Figura 1.

Na Figura 2 apresenta-se uma versão mais pormenorizada do diagrama de blocos da Figura 1. Esta figura distingue claramente o circuito de polarização (7) dos circuitos de adaptação de impedância de entrada (8) e saída (9) do amplificador de sinal (1). Os condensadores de entrada (10) e saída (11) podem, ou não, existir dependendo do tipo de ligação DC aos circuitos a montante e a jusante do amplificador. Na Figura 2 verifica-se também a existência de três ligações (X, Y e Z) que podem ser utilizadas para efeitos de polarização e controlo. A Figura 2 é apresentada de forma a tornar mais simples a compreensão e descrição da invenção.

Os diagramas de blocos da Figura 1 e da Figura 2 são ambos apresentados pois existem amplificadores onde as várias funções são integradas num único circuito, sendo por isso difícil, se não mesmo impossível, identificar um circuito para cada função, e existem outros amplificadores onde a função de polarização tem um circuito distinto das restantes funções, que é o caso da presente invenção. De qualquer forma, as representações da Figura 1 e Figura 2 são equivalentes, diferindo apenas na ênfase dada às

(8)

6 / 13 funções efetuadas pelos circuitos.

Entende-se por circuito de adaptação de impedância, quer seja o de entrada (8) quer seja o de saída (9), qualquer circuito que efetue uma transformação de impedância, qualquer que seja o objetivo (por exemplo, maximizar ganho, minimizar o ruído e/ou maximizar a linearidade).

O circuito de polarização (7) tem como função gerar todas

as tensões e/ou correntes necessárias ao correto

funcionamento do amplificador. Além disso, é genérico, podendo ser composto apenas por componentes passivos, por componentes ativos, por componentes passivos e ativos ou então por subsistemas, como por exemplo reguladores de tensão (e.g. lineares ou comutados), ou por fontes de alimentação genéricas. As três ligações do circuito de polarização (7) (ligações X, Y e Z) podem num dado amplificador não ser todas necessárias. Por exemplo, existem configurações possíveis para o amplificador de sinal (1) nas quais o andar de ganho não necessita da ligação Y.

O andar de ganho (4) é responsável pela amplificação do sinal, podendo o seu circuito ser constituído por componentes ativos, por exemplo, transístores, podendo ainda integrar componentes passivos como por exemplo resistências, condensadores e bobines. Este circuito, sendo genérico, pode ter qualquer tipo de configuração, não estando limitada ao número e tipo de componentes utilizados e à tecnologia de fabrico empregue.

Os condensadores de entrada (10) e saída (11), efetuam o isolamento de grandezas elétricas contínuas e o acoplamento

(9)

7 / 13

amplificador e os circuitos ou equipamentos que se localizam a jusante e a montante deste. Estes componentes, são genéricos, não estando limitados a qualquer tipo, valor ou características deste tipo de dispositivos. A existência dos condensadores de entrada e/ou saída depende da necessidade de desacoplamento DC dos portos de entrada e/ou saída do amplificador. Caso a entrada e/ou saída do amplificador não necessite de desacoplamento DC, então o condensador de entrada e/ou de saída pode ser retirado do circuito sem prejuízo do correto funcionamento do amplificador.

A presente invenção propõe o uso exclusivo de

autotransformadores, também denominados de indutâncias com ponto intermédio, nos circuitos de adaptação de impedância de entrada (8) e de saída (9) do amplificador de sinal (1) representado na Figura 2. Assim, o amplificador de sinal da presente invenção pode ser descrito pela Figura 3, caso não exista necessidade de desacoplamento DC em ambos os portos de entrada e saída do amplificador de sinal, ou pela Figura

4, caso seja necessário desacoplamento DC dos circuitos a

jusante e a montando do amplificador.

Como se pode ver pela Figura 3 e Figura 4, os circuitos de adaptação de impedância de entrada (8) e saída (9) são compostos exclusivamente por autotransformadores. Desta forma, a invenção apresentada, ao utilizar apenas dois autotransformadores, um na entrada outro na saída do amplificador, leva a uma efetiva redução da área e/ou volume ocupado pelo amplificador de sinal (1).

Os autotransformadores ou indutâncias com ponto intermédio que compõem os circuitos de adaptação de entrada (8) e saída (9), tanto da Figura 3 como da Figura 4, podem ter

(10)

8 / 13

uma relação de transformação qualquer, ou seja, a ligação intermédia abrange qualquer ligação entre um dos extremos da indutância ao extremo oposto e são completamente genéricos, não estando limitados a quaisquer valores, a quaisquer tecnologias de fabrico e a quaisquer tipos de estruturas.

Note-se que apesar do uso de apenas um autotransformador como circuito de adaptação de impedância, a adaptação de impedância, polarização do andar de ganho, estabilização do amplificador de sinal, monitorização de sinal, controlo e ajuste do ganho do amplificador de sinal estão garantidos.

A nova topologia de amplificadores de sinal, apresentada na presente invenção, pode ser aplicada com bons resultados a amplificadores de sinal de baixo ruído, amplificadores de sinal de máximo ganho e amplificadores de sinal de potência, não estando, no entanto, limitado a apenas estes tipos de amplificadores.

Ao nível dos equipamentos a invenção proposta pode ser utilizada em sistemas que requeiram amplificação de sinal, tais como, recetores, transmissores e transcetores de radiofrequência, não estando a invenção limitada a apenas estes equipamentos eletrónicos.

A um nível mais geral, o dos sistemas, o amplificador proposto pode ser utilizado em equipamentos de sistemas de comunicação móveis (comunicações não guiadas ou sem fios) e/ou de sistemas de comunicação fixos (comunicações guiadas), não estando, contudo, limitado a apenas estes sistemas.

(11)

9 / 13

Descrição das figuras

Figura 1 – Ilustra o diagrama de blocos de um amplificador

de sinal genérico. O terminal de entrada (5) e o de saída (6) definem o porto de entrada e o porto de saída do amplificador de sinal (1), respetivamente. O amplificador de sinal (1) é constituído pelo circuito de entrada (2), pelo andar de ganho (4) e pelo circuito de saída (3).

Figura 2 – Representa o diagrama de blocos de um

amplificador de sinal que se adequa à descrição

pormenorizada da invenção. O terminal de entrada (5) e o de saída (6) definem o porto de entrada e o porto de saída do amplificador de sinal (1), respetivamente. O amplificador de sinal (1) é constituído por um circuito de adaptação de impedância de entrada (8), um circuito de adaptação de impedância de saída (9), um andar de ganho (4) e um circuito de polarização (7). Os condensadores de entrada (10) e saída (11) podem, ou não, existir dependendo do tipo de ligação DC aos circuitos a montante e a jusante do amplificador. Existem ainda três ligações (X, Y e Z) do circuito de polarização (7) aos circuitos de adaptação de impedância de entrada (8) e de saída (9) e ao andar de ganho (4).

Figura 3 - Apresenta o amplificador de sinal com os dois

circuitos de adaptação por autotransformador e com acoplamento DC nos portos de entrada e saída e é descrita do seguinte modo:

1) o terminal de entrada (5) define o porto de

entrada do amplificador de sinal (1);

2) o terminal de saída (6) especifica o porto de

(12)

10 / 13

3) os terminais (5) e (6) definem os pontos onde os

circuitos ou equipamentos a jusante e a montante do amplificador de sinal (1) são ligados;

4) o amplificador de sinal (1) inclui dois circuitos

de adaptação de impedância (8) e (9), um circuito de polarização (7) e um andar de ganho (4);

5) o circuito de adaptação de entrada (8) é

constituído por um autotransformador ou indutância com ponto intermédio;

6) o circuito de adaptação de impedância de entrada

liga o terminal de entrada (5) do amplificador (1) e o porto X do circuito de polarização (7) à entrada do andar de ganho (4). Isso é feito do seguinte modo: o terminal de entrada (5) liga ao terminal B do autotransformador do circuito (8), o porto X do circuito de polarização liga ao terminal A do autotransformador de entrada (8) e o terminal C do autotransformador do circuito (8) liga ao porto de entrada do andar de ganho (4);

7) o circuito de adaptação de impedância de saída (9)

é também constituído por um autotransformador ou indutância com ponto intermédio, tal como o circuito de adaptação da entrada (8);

8) o circuito de adaptação de impedância de saída (9)

liga a saída do andar de ganho (4) ao terminal de saída (6) do amplificador de sinal (1). Além disso, o autotransformador do circuito (9) faz a ligação do porto Z do circuito de polarização (7) à saída do andar de ganho (4) e ao terminal de saída (6) do amplificador (1). Isso é feito do seguinte modo: o porto de saída do andar de ganho (4) liga ao terminal F do autotransformador do circuito (9), o porto Z do circuito de polarização liga ao terminal D do autotransformador de saída

(13)

11 / 13

(9) e o terminal E do autotransformador do circuito (9) liga ao terminal de saída (6) do amplificador (1);

9) o circuito de polarização (7) pode ter ligações

para o circuito de entrada (8) do amplificador de sinal (1)(ligação X), para o andar de ganho (4) (ligação Y) e para o circuito de saída (9) (ligação Z). Dependendo do circuito do andar de ganho (4), podem não ser necessárias algumas destas três ligações (X, Y e Z).

Figura 4 – Mostra o amplificador de sinal com os dois

circuitos de adaptação por autotransformador e com desacoplamento DC nos portos de entrada e saída. Este amplificador é descrito da seguinte forma:

1) o terminal de entrada (5) define o porto de

entrada do amplificador de sinal (1);

2) o terminal de saída (6) especifica o porto de

saída do amplificador (1);

3) os terminais (5) e (6) definem os pontos onde os

circuitos ou equipamentos a jusante e a montante do amplificador de sinal (1) são ligados a este;

4) o amplificador de sinal (1) inclui um condensador

de entrada (10), um condensador de saída (11), dois circuitos de adaptação de impedância (8) e (9), um circuito de polarização (7) e um andar de ganho (4);

5) o condensador de entrada (10) é utilizado para

fazer o desacoplamento DC e acoplamento de sinal do amplificador com os circuitos ou equipamentos que estão ligados a montante do amplificador de sinal. Este condensador (10) liga o terminal entrada (5) do amplificador (1) à entrada do

(14)

12 / 13

circuito de adaptação de impedância de entrada (8);

6) o condensador de saída (11) é utilizado para

desacoplar as polarizações (grandezas DC) do amplificador das dos circuitos ou equipamentos que estão ligados a jusante do amplificador de sinal e para fazer o respetivo acoplamento de sinal. Este condensador (11) liga a saída do circuito de adaptação de impedância de saída (9) ao terrminal de saída (6) do amplificador (1);

7) o circuito de adaptação de entrada (8) é

constituído por um autotransformador ou indutância com ponto intermédio;

8) o circuito de adaptação de impedância de entrada

(8) liga o condensador (10) e o porto X do circuito de polarização (7) à entrada do andar de ganho (4). Isso é feito do seguinte modo: um dos terminais do condensador (10) liga ao terminal B do autotransformador do circuito (8), o porto X do circuito de polarização (7) liga ao terminal A do autotransformador de entrada (8) e o terminal C do autotransformador do circuito (8) liga ao porto de entrada do andar de ganho (4);

9) o circuito de adaptação de impedância de saída (9)

é também constituído por um autotransformador ou indutância com ponto intermédio, tal como o circuito de adaptação da entrada;

10) o circuito de adaptação de impedância de saída

liga a saída do andar de ganho (4) e o porto Z do circuito de polarização (7) ao condensador da saída (11). Isso é feito do seguinte modo: o porto de saída do andar de ganho (4) liga ao terminal F do autotransformador do circuito (9), o porto Z do circuito de polarização (7) liga ao terminal D do

(15)

13 / 13

autotransformador de saída (9) e o terminal E do autotransformador do circuito (9) liga a um dos terminais do condensador (11);

11) o circuito de polarização (7) pode ter ligações

para o circuito de entrada (8) do amplificador (1) (ligação X), para o andar de ganho (4) (ligação Y) e para o circuito de saída (9) (ligação Z). Dependendo do circuito do andar de ganho (4), podem não ser necessárias todas as três ligações (X, Y e Z).

(16)

1 / 2

REIVINDICAÇÕES

1. Amplificador de sinal (1) com adaptação de impedância

de entrada e saída exclusivamente por

autotransformador ou indutância com ponto intermédio

caracterizado por apresentar a seguinte constituição: dois circuitos de adaptação de impedância, um de

entrada (8) e outro de saída (9), cada um

constituído exclusivamente por um

autotransformador ou indutância com ponto

intermédio;

um circuito de polarização (7); e um andar de ganho (4);

e ligações:

o terminal de entrada (5) liga ao terminal B do

autotransformador do circuito (8), o porto X do circuito de polarização (7) liga ao terminal A do autotransformador de entrada do circuito (8) e o terminal C do autotransformador do circuito (8) liga ao porto de entrada do andar de ganho (4);

o porto de saída do andar de ganho (4) liga ao

terminal F do autotransformador do circuito (9), o porto Z do circuito de polarização (7) liga ao terminal D do autotransformador de saída do circuito (9) e o terminal E do autotransformador do circuito (9) liga ao terminal de saída (6).

2. Amplificador de sinal (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir:

a. um condensador de entrada (10) o qual liga a

entrada (5) do amplificador (1) à entrada do circuito de adaptação de impedância de entrada

(17)

2 / 2

(8), além disso a saída do condensador (10) liga ao terminal B do autotransformador do circuito (8), o porto X do circuito de polarização (7) liga ao terminal A do autotransformador de entrada do circuito (8) e o terminal C do autotransformador do circuito (8) liga ao porto de entrada do andar de ganho (4);

b. um condensador de saída (11) o qual liga a saída

do circuito de adaptação de impedância de saída (9) à saída (6) do amplificador (1), além disso o porto de saída do andar de ganho (4) liga ao terminal F do autotransformador do circuito (9), o porto Z do circuito de polarização (7) liga ao terminal D do autotransformador de saída do circuito (9) e o terminal E do autotransformador do circuito (9) liga à entrada do condensador (11).

(18)

1 / 2

Andar de Ganho Circuito de Saída Terminal de Saída Circuito de Entrada Terminal de Entrada 1 5 2 3 6 Amplificador de Sinal 4 Figura 1

Andar de Ganho Terminal de Saída Terminal de Entrada 4 5 8 9 6 7 Circuito de Polarização Amplificador de Sinal 1 Circuito de Adaptação de Impedância de Entrada CIN Circuito de Adaptação de Impedância de Saída COUT 10 11 X Y Z Figura 2

(19)

2 / 2

Andar de Ganho Terminal de Saída Terminal de Entrada 4 5 8 9 6 7 Circuito de Polarização Amplificador de Sinal 1 A C B D FE X Y Z Figura 3

Andar de Ganho Terminal de Saída Terminal de Entrada 4 5 8 9 6 7 Circuito de Polarização Amplificador de Sinal 1 A C B D FE CIN COUT X Z 10 11 Y Figura 4

(20)

M0589.01 1/2 Relatório de Pesquisa de Portugal

Ref. do pedido:

105958

CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA

H01R9/05

De acordo com a Classificação Internacional de Patentes

DOCUMENTAÇÃO E BASES DE DADOS ELETRÓNICAS PESQUISADAS

EPODOC

DOMÍNIOS TÉCNICOS PESQUISADOS

H03F1/08

De acordo com a Classificação Internacional de Patentes

DOCUMENTOS CONSIDERADOS RELEVANTES

Categoria* Citação do documento, com indicação, sempre que apropriado, das passagens relevantes

Relevante para a reivindicação X A A A

A 130 nm CMOS LNA for 30 GHz applications

Ribeiro R; Mendes L; Vaz J C; Rosario M J; Freire J C

IEEE EUROCON 2011 - International Conference on Computer as a Tool

27-29 Abril 2011, Lisboa, Portugal

CN 2431681 (A1), 2001-05-23

(WANG HENG [CN] ) Ver RESUMO

US 3128436 (A1), 1964-04-07

(BELL TELEPHONE LABOR INC [JP] )

Ver todo o documento

US 3066188 (A1), 1962-11-27

(BENDIX CORP [US] ) Ver todo o documento

1-2

1-2

1-2

1-2

* Categorias dos documentos citados: A X Y E L Estado da técnica;

Documento de particular relevância quando considerado isoladamente;

Documento de particular relevância quando combinado com um ou mais deste tipo de documentos;

Pedido de patente anterior publicado na mesma data ou em data posterior à do pedido;

Documento citado por qualquer outra razão;

T &

P

D O

Princípio ou teoria subjacente à invenção;

Documento membro da mesma família de documentos de patente;

Documento publicado antes da data de pedido mas depois da data de prioridade;

Documento citado no pedido;

Documento que se refere a uma divulgação oral, uso, exibição ou qualquer outro meio.

Data do termo da pesquisa

2012.07.05

Técnico examinador:

João Marcelino

Assinatura Telefone:

Data de elaboração do Relatório de Pesquisa

(21)

M0589.01 2/2 Anexo ao Relatório de Pesquisa de Portugal

Informação sobre os membros da família de documentos de patente

Ref. do pedido:

105958 Documento de patente citado no relatório Data de

publicação Membro(s) da família

Data de publicação CN 2431681 (A1) US 3128436 (A1) US 3066188 (A1) 2001-05-23 1964-04-07 1962-11-27 -GB962431 (A) -1964-07-01

Referências

Documentos relacionados

a) A leitura de Joachim Ritter coloca o problema clássico da relação do indivíduo e do Estado, ou seja, em que medida é possível conciliar o contratualismo e a prioridade do

investimento público. • Realizar tudo isso com menor investimento público e maior valor agregado para o munícipe e, se possível para o município. • Possibilitar uma

Em 2004, o governo federal lançou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB); e, em 2010, o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma (PSOP), ambos atraindo

7) Dê a função sintática dos pronomes oblíquos em destaque nas frases abaixo: A) Entregaram-me o recibo. d) Deixaram-nos apenas este bilhete. e) Procuraram-nos há muito tempo. f)

a) A avaliação do grau de risco do espectáculo desportivo, sem prejuízo do disposto no artigo 12.º do Regulamento da Prevenção da Violência no Voleibol. b)

resultados de um projeto de P&D será rateada entre os participantes que aportarem recursos na proporção de seus investimentos. Todo e qualquer direito

9.3 – Serão aceitos somente os projetos contendo apenas uma proponente nacional cujos membros da equipe possuam vínculo empregatício ou societário comprovado, ou bolsistas,

A Figura 4 mostra o comportamento da resistência de polarização em função da temperatura para a amostra polida (Figura 4a) e tratada (Figura 4b) da liga de Al-1,5%Fe.. Com