• Nenhum resultado encontrado

Semana Mundial da Amamentação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Semana Mundial da Amamentação"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Proteger a Amamentação:

Uma responsabilidade de todos!

Semana Mundial da

Amamentação

1 a 7 agosto

Dra. Graça Oliveira

Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria Médica do CHULN

Sub-Especialidade de Neonatologia

(2)

O QUE É A SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO (SMAM)?

É uma das iniciativas a nível mundial desenvolvida desde 1992, em homenagem à Declaração de Innocenti de 1990, celebrada todos os anos de 1 a 7 de agosto.

Abordando sempre o temas pertinentes, atualizados de acordo com os objetivos e necessidades para a promoção e sensibilização para o aleitamento materno, nomeadamente :

Sistemas de saúde;

Mulheres e trabalho;

Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno;

Apoio comunitário;

Ecologia;

Economia;

Ciência;

Educação;

Direitos humanos.

Desde 2016, a SMAM está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em 2018, uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde Considerou a SMAM como uma importante estratégia de promoção da amamentação.

(3)

O QUE É A SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO (SMAM)?

O tema da SMAM 2021 está alinhado com o objetivo 2 da ODS 2030 PROTEGER A AMAMENTAÇÃO: UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS

Uma abordagem de saúde pública para a amamentação é necessária para reconstruir sistemas de saúde global de qualidade em situações normais e de crise.

Objetivos da SMAM 2021

Informar pessoas sobre a importância de proteger a amamentação

Apoiar a amamentação como uma responsabilidade vital de saúde pública

Articular com instituições e organizações de saúde e da comunidade para maior impacto

Potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde global.

(4)

PROTEGER A AMAMENTAÇÃO: UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS

O aleitamento materno também é um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido.

A pandemia da COVID-19 apresenta enormes desafios para a saúde global.

Garantir sobrevivência, saúde e bem-estar para todos é mais importante do que nunca.

O aleitamento materno é a base da vida e contribui para a saúde, nutrição e segurança alimentar, a curto e a longo prazo, tanto em situações normais como de catástrofe.

Considerando todos os benefícios da amamentação e a ausência de evidência científica da transmissão do SARS-CoV2 através do leite materno, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desaconselha que esta prática seja interrompida durante a pandemia, como medida de saúde pública centrada na criança e família.

(5)

SABE O QUE É A INICIATIVA “HOSPITAL AMIGO DOS BEBÉS” da UNICEF/OMS?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a UNICEF (United Nations International Children's Emergency Fund) o aleitamento materno é oGOLD STANDARD da nutrição infantil.

A evidência comprova vantagens para a díade mãe-filho, família e comunidade e sustentabilidade do planeta.

Contribui para um crescimento e desenvolvimento saudáveis, reduzindo a morbilidade e mortalidade infantil.

A amamentação está ainda associada a parâmetros mais elevados de desenvolvimento cognitivo na criança, é eficaz na redução do risco de doenças entre lactentes inseridos em grandes aglomerados populacionais, conferindo proteção mesmo após terminar o período de amamentação.

Apresenta também, inúmeros benefícios para a mãe, quer a nível psicológico, quer na prevenção de doenças como cancro da mama e do ovário, prevenção da osteoporose na menopausa e na recuperação do pós-parto, nomeadamente no controle do peso e da silhueta anterior ao parto.

Na sociedade em geral, o aleitamento materno propicia diversos benefícios de ordem social e económica, através da melhoria de saúde para todos (obesidade e doenças cardiovasculares) incluindo a do nosso planeta terra.

(6)

SABE O QUE É A INICIATIVA “HOSPITAL AMIGO DOS BEBÉS” da UNICEF/OMS?

Em 1991 Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF lançaram um programa mundial de promoção do Aleitamento Maternointitulado Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (IHAB), internacionalmente conhecido como”Baby Friendly Hospital Initiative – BFHI.”

Foram implementadas um conjunto de medidas agrupado no conceito de “HOSPITAL AMIGO DOS BEBÉS” englobando um projeto com implementação dos "Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno" para que um hospital seja considerado amigo dos bebés pela OMS/UNICEF.

Uma Entidade Amiga dos Bebés cumpre o Código Internacional de Marketing de substitutos do Leite Materno. A amamentação é encorajada, apoiada e promovida e os bebés amamentados não recebem substitutos de leite materno (fórmula para lactentes) a menos que seja indicado clinicamente ou seja a escolha previamente informada dos pais.

(7)

SABE O QUE É A INICIATIVA “HOSPITAL AMIGO DOS BEBÉS” da UNICEF/OMS?

É um certificado de qualidade, dado aos hospitais de todo o mundo, permitindo aos pais escolherem o melhor sítio para o nascimento do seu filho.

Neste momento já existem programas denominados “Comunidade amiga dos bebés” dirigidos à comunidade e “Empresas amigas dos bebés”, são certificados pela OMS/UNICEF e prestam um serviço de qualidade aos bebés, aos pais e família.

Todas estas medidas visam melhorar a saúde de todos.

Considera-se, que a promoção e apoio ao aleitamento materno são fundamentais e devem ser prestados por todos os profissionais de saúde de uma forma inequívoca e permanente.

O CHULN é um dos Hospitais Portugueses com esta certificação, que é um indicador de qualidade em relação aos cuidados prestados aos recém-nascidos e suas mães que escolhem esta Unidade de Saúde para o seu nascimento. Foi certificado pela primeira vez em 2012 e tem conseguido manter a sua certificação tanto em 2016 como em 2019.

(8)

CHULN “HOSPITAL AMIGO DOS BEBÉS”

O CHULN-HSM tem tido desde sempre uma grande preocupação com o aleitamento materno, tendo uma política de proteção, promoção e apoio, afixada em todos os serviços de atendimento a grávidas, puérperas, recém-nascidos e crianças.

(9)

POLÍTICA GESTÃO DO HOSPITAL

Cumpre o Código internacional de marketing dos substitutos de leite materno e as resoluções relevantes da Assembleia mundial de Saúde da OMS;

Tem uma política de promoção do aleitamento materno, através de folhetos, cartazes e manuais informativos para os pais e profissionais;

Folhetos e cartazes informativos para a promoção do aleitamento materno em situações especiais, como por exemplo nos prematuros;

Monitoriza e avalia as medidas de apoio ao aleitamento materno, através de plataformas de registo nacionais;

Dá formação aos profissionais de saúde para adquirir competências em aleitamento materno;

Realiza anualmente cursos de aconselhamento em aleitamento materno certificados pela UNICEF/OMS, para profissionais de saúde internos e externos ao CHULN

(10)

CHULN “HOSPITAL AMIGO DOS BEBÉS”

Referências

Documentos relacionados

After six months of follow-up, the patient still showed an exclusively cutaneous involvement, but rapid and fatal progression of the disease occurred after 8 months of

Resolvi propor um diálogo entre as duas obras pois ambas tratam, a meu ver, além de muitos outros aspectos, de temas como os estereótipos construídos acerca

O objetivo específico é comparar as habilidades laparoscópicas basais e após treinamento em sutura intracorpórea laparoscópica por residentes de ginecologia e obstetrícia

A Diretoria acadêmica da Faculdade de Tecnologia Ibratec, torna público o presente Edital de convocação para seleção de estudantes dos cursos de graduação como

Dessa forma, dentro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática – Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do

2 — Nos casos previstos no número anterior e no n.º 6 do artigo anterior, os candidatos podem proceder à rede- finição do âmbito da candidatura, através de novo registo,

1 48 457 818DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDKÆÊ Ë ÌÍÎÏÐÑÒ