• Nenhum resultado encontrado

Informativo nº 243. De 18/10/2018 a 25/10/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo nº 243. De 18/10/2018 a 25/10/2018"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)Informativo nº 243 De 18/10/2018 a 25/10/2018. ● AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL MÉXICO RECUSA ENTRADA DE IMIGRANTES Autoridades mexicanas recusaram a entrada de uma caravana de imigrantes da América Central. Os mantendo na fronteira com a Guatemala, as autoridades decidiram, depois do ocorrido, por ceder asilo à pequenos grupos e deram vistos de visitantes para alguns entendo que esses iriam posteriormente para os Estados Unidos. Fontes: STEVEN, Mark and Perez, Sonia. Migrants processed in México. ​Sun-Sentinel, ​Deerfield Beach, P. 3 A, 21 out. 2018.. FRANÇA PRETENDE REPATRIAR CRIANÇAS SÍRIAS A França pretende repatriar 150 filhos de jihadistas presos na Síria. A maioria das crianças têm menos de 5 anos e voltariam desacompanhadas dos pais para o território francês. Para que as crianças percorram o longo caminho até a França, será preciso que as mães assinem o termo de repatriação e aceitem se separar de seus filhos. O processo promete ser complexo na medida em que a França cortou relações com o regime de Damasco, significando que o trânsito das crianças da área que se encontram estaria comprometido. Dentro do território do país europeu, os menores passarão por exames médicos e serão registrados na Ajuda Social da Infância para serem encaminhados a.

(2) famílias adotivas. A decisão da repatriação marca uma mudança na posição francesa sobre esse delicado assunto. Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/10/24/filhos-de-jihadistas-serao-separados-das-maes-para-sere m-repatriados-da-siria-para-a-franca.ghtml.. ● ÁSIA/LESTE EUROPEU MAIS 14 PESSOAS SÃO MORTAS EM CONFRONTO NA CAXEMIRA A violência na Caxemira deixou pelo menos 14 pessoas mortas, seis destes eram civis que foram atingidos por uma explosão detonada em meio a uma multidão que protestava contra o domínio indiano, disseram autoridades policiais e militares. Milhares de manifestantes, alguns atirando pedras, marcharam em uma vila na cidade de Kulgam, no sul do país, onde forças do governo indiano estavam combatendo um número desconhecido de combatentes armados. Três supostos rebeldes foram mortos na troca de tiros, mas uma explosão subsequente no local matou cinco manifestantes, disse o inspetor-geral da polícia Swayam Prakash Pani. ​A região da Caxemira é uma das mais militarizadas do mundo e tem sido disputada por Índia e Paquistão, desde sua independência do império britânico. Fonte: 14 killed as violence rages across Kashmir. ​Kuwait Times​, Srinagar​. ​p. 9, 22 out. 2018, https://www.efe.com/efe/english/world/3-militants-1-policeman-killed-in-clash-indian-administered-kash mir/50000262-3782963. e. https://www.efe.com/efe/english/world/protests-erupt-in-indian-kashmir-again-after-nowgam-encounter/5 0000262-3790775.. COREIA DO SUL RECEBE AJUDA DE EUROPEUS EM PROCESSOS DE PAZ COM O NORTE Os esforços do Presidente Moon Jae-in para persuadir a União Europeia e membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) a ajudar a Coreia do Norte a obter alívio das sanções impostas enfrentam desafios após o “pensamento.

(3) diferente” entre Moon e seus colegas europeus sobre o assunto. Moon fez uma viagem de nove dias às capitais europeias, incluindo Paris, Roma, Bruxelas, Copenhague e o Vaticano. Ele participou do Encontro Ásia-Europa (ASEM) realizado em Bruxelas e recebeu um sim condicional do Papa Francisco por sua possível visita à Coreia do Norte. Em cúpulas com o presidente francês, Emmanuel Macron, e com a primeira-ministra britânica, Theresa May, o líder sul-coreano tentou receber apoio por sua agenda de “flexibilização de sanções”. Fonte: YOO-CHUL, Kim. MOON gets support in peace process, but tasks ahead. ​The Korea Times, Bruxelas/Copenhague​. p​ . 1, 22 out. 2018.. TURQUIA IRÁ REVELAR DETALHES DE ASSASSINATO DE JORNALISTA EM ISTAMBUL Em um sinal de crescente pressão sobre a Arábia Saudita, a Turquia anunciou que vai divulgar detalhes de suas investigações sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi na terça-feira (22), enquanto líderes do Congresso dos EUA disseram que o reino do Golfo - em particular seu príncipe herdeiro - deve sofrer graves consequências pela morte de Kashoggi no consulado saudita em Istambul. O anúncio do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, de que ele vai entrar em detalhes sobre o caso Khashoggi em um discurso no parlamento, aumentou as esperanças de que haja um pouco de clareza em um caso que tem sido envolto em mistério. Questionando relatos e alegações chocantes, Khashoggi, um crítico do príncipe Mohammed bin Salman, desapareceu depois de entrar no consulado saudita em 2 de outubro. Fonte: TORCHIA, Christopher; BILGINSOY, Zeynep. TURKEY to reveal details of killing. ​The Bradenton Herald,​ Bradenton​.​ ​p. A10, 22 out. 2018.. RÚSSIA AVISA TRUMP SOBRE PLANO "PERIGOSO" Moscou alertou o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, que seu plano para abandonar um tratado de armas nucleares da Guerra Fria com a Rússia foi um passo perigoso. O Tratado de Forças Nucleares de alcance intermediário (INF) foi.

(4) assinado em 1987 pelo presidente norte-americano Ronald Reagan e pelo líder soviético Mikhail Gorbachev. O tratado resolveu uma crise que começou nos anos 80 com a ameaça de envio de mísseis balísticos de alcance intermediário, nuclear e SS-20 soviéticos, para as capitais ocidentais. O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, disse que os EUA deveriam considerar as consequências de se retirarem do tratado. Fonte:​​ RUSSIA warns Trump over ‘dangerous’ plan to quit nuclear treaty. ​Iran Daily,​ Teerã. p. 9 22 out. 2018.. PAQUISTÃO BUSCA 11 IRANIANOS SEQUESTRADOS O Ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Shah Mah Qureshi, disse, em Teerã, que suas forças de segurança estão tentando localizar 11 membros das forças de fronteira do Irã que foram sequestrados por militantes. De acordo com a declaração do Ministério das Relações Exteriores, os principais generais do exército do Paquistão e Irã também estavam em contato próximo para coordenar os esforços de busca, que incluem o reforço da vigilância aérea e o destacamento de tropas na área de fronteira onde ocorreu o incidente. O governo iraniano diz que os 11 membros da força de fronteira foram apreendidos perto da fronteira com Paquistão. Ninguém assumiu a responsabilidade, mas a mídia iraniana culpou o sequestro ao grupo Jaish alAdl, ligado à Al-Qaeda. Fonte:​​ PAKISTAN launches search for 11 abducted Iranians. ​Arab Times​, Al Shuwaikh, p. 1. 19 out. 2018.. GOVERNO TURCO DIZ QUE EI TENTOU CONSTRUIR AVIÕES NA SÍRIA O Ministro do Interior da Turquia disse que o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) construiu fábricas de produção de bombas além das fronteiras e estavam tentando construir aviões no norte da Síria, onde o exército turco realizou a operação Escudo do Eufrates. A Operação, que começou em agosto de 2016 e terminou em março de 2017, teve como objetivo eliminar a ameaça terrorista ao longo da fronteira nas regiões.

(5) norte-sírias de Jarabulus, Al-Rai, Al-Bab e Azaz com o uso de o Exército Livre da Síria, apoiado por artilharia turca e cobertura aérea. Fontes: https://www.dailysabah.com/war-on-terror/2018/10/23/turkish-army-seized-daeshs-bomb-making-factorie s-foiled-plans-to-build-planes-interior-minister-says. e. https://www.aa.com.tr/en/turkey/daesh-tried-to-build-planes-in-syria-turkish-minister/1290875.. CIVIS SÃO MORTOS EM EXPLOSÃO NO AFEGANISTÃO Ao menos onze pessoas foram mortas por uma explosão de bomba, na província de Nangarhar, no Afeganistão. O governador da província condenou o ataque e os atribuiu a grupos terroristas que atuam na região, como o Talibã e o Estado Islâmico, entretanto nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pela explosão. O atentado ocorreu no segundo dia de eleições parlamentares no país, à qual o Talibã havia se posicionado contra, alegando que as mesmas legitimariam a entrada de tropas estrangeiras no país. Fonte: https://www.efe.com/efe/english/world/roadside-bomb-kills-11-civilians-in-eastern-afghanistan/50000262 -3787291.. ● ORIENTE MÉDIO LÍDER DO HEZBOLLAH ACUSA POLÍTICAS NO ORIENTE MÉDIO O Secretário-Geral do movimento de resistência do Hezbollah, do Líbano, Sayyed Hassan Nasrallah, diz que as políticas dos Estados Unidos e da Arábia Saudita estimulam as tensões em todo o Oriente Médio. Apontando para o caso de desaparecimento do dissidente saudita Jamal Khashoggi, que aparentemente foi assassinado recentemente, Nasrallah disse que o desaparecimento do jornalista trouxe novas consequências internacionais e escrutínio sobre a guerra do regime saudita ao Iêmen. O caso Khashoggi gerou justamente a repercussão internacional contra o regime saudita, o tipo de reação que as mortes e a fome no Iêmen infelizmente não conseguiram reunir. Desde março de 2015, milhares de civis foram mortos nos ataques aéreos de.

(6) campanha liderados pelo regime da Casa de Saud no Iêmen e quase 23 milhões de pessoas, cerca de dois terços da população, dependem de ajuda humanitária para sobreviver. Fonte: ​U.S., Saudi regime policies stoking tensions in Middle East: Hezbollah leader. ​Tehran Times​, Tehran, p. 03, 21 out. 2018.. ISRAEL ADIA DEMOLIÇÃO NA CISJORDÂNIA PARA NEGOCIAÇÕES O Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou a decisão de adiar a demolição planejada de um assentamento na Cisjordânia para dar tempo a uma solução negociada com seus moradores, em um movimento que parecia ter o objetivo de evitar a feroz condenação internacional que tal demolição provavelmente implicaria. Israel sofreu fortes críticas, com os principais países europeus pedindo para evitar a demolição de Khan al-Ahmar. O Procurador-Geral do Tribunal Penal Internacional disse recentemente que tal medida poderia constituir um crime de guerra. Autoridades israelenses disseram que soluções alternativas nos últimos dias vieram de várias fontes e Netanyahu queria dar-lhes uma chance. Fonte: ​NETANYAHU delays demolition of West Bank hamlet to enable talks. ​The Star Early Edition, Gauteng, p. 09, 22 out. 2018.. EXÉRCITO EGÍPCIO AFIRMA QUE MATOU 450 COMBATENTES DO ESTADO ISLÂMICO Um porta-voz do Exército do Egito declarou que suas forças de segurança mataram 450 combatentes do Estado Islâmico nos oito meses de ofensivas realizadas na Península do Sinai. Ainda de acordo com o porta-voz, as operações resultaram no desarmamento de cerca de 1.200 explosivos e na destruição de cerca de 1.900 veículos e motocicletas inimigas. Segundo o Exército do Egito, 30 de seus soldados foram mortos durante as operações. As ofensivas militares na região foram iniciadas após um ataque terrorista feito pelo Estado Islâmico numa mesquita egípcia no final de 2017 que causou mais de 300 mortes. O Exército do Egito negou as críticas que afirmam que teriam havido baixas de civis durante as operações. Declarou ainda que os residentes da Península apoiam as operações, que eles têm recebido assistência humanitária e que os.

(7) bombardeios realizados pela Força Aérea do Egito são realizados somente fora das áreas residenciais. Fonte: https://www.aljazeera.com/news/2018/10/egypt-security-forces-killed-450-fighters-sinai-peninsula-18101 6170315029.html.. AUDIÊNCIA NACIONAL ABRE INVESTIGAÇÃO SOBRE 23 ANOS DE SUBORNO NA VENDA DE ARMAS PARA A ARÁBIA SAUDITA A Audiência Nacional, tribunal espanhol com sede em Madrid, investiga 23 anos de venda de armas à Arábia Saudita durante os quais, os gestores de uma empresa pública espanhola pagaram subornos para ganhar contratos milionários com o país árabe. A polícia segue o rastro de contratos irregulares da empresa no valor de mais de 70 milhões de euros. A investigação determinou que a empresa, conhecida como Defex, até agora, ganhou 11 contratos para a venda de armas para a Arábia Saudita entre 2005 e 2014 mediante o pagamento de propinas, Por ser uma empresa pública, a Defex obtinha as autorizações necessárias para exportar armas e munições. A investigação, realizada na Espanha pela Guarda Civil, também realiza cinco operações comerciais na Arábia Saudita semelhantes às anteriores, nas quais a Defex efetuou pagamentos no valor total de 60,7 milhões de euros em mais de uma década (entre 1992 e 2004) para uma empresa chamada Península Inc Ltd, domiciliada nas Ilhas Cayman. Fonte:​​ https://elpais.com/politica/2018/10/23/actualidad/1540317811_490814.html.. METADE DA POPULAÇÃO DO IÊMEN ENFRENTA FOME Metade da população do Iêmen, devastado pela guerra, está enfrentando "condições pré-fome", anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). O coordenador humanitário, Mark Lowcock, disse que o trabalho de pesquisa mostrou que o número de pessoas que dependiam inteiramente de ajuda para a sobrevivência era três milhões maior do que se pensava. Médicos dizem que o número de mortes ligadas a fatores relacionados a alimentos está aumentando. O Iêmen foi devastado por um conflito que.

(8) se intensificou em 2015, quando uma coalizão liderada pela Arábia Saudita interveio depois que o movimento rebelde Houthi assumiu o controle de grande parte do oeste do país e forçou o presidente, Abdrabbuh Mansour, Hadi a fugir para o exterior. Fonte:​​ https://www.bbc.com/news/world-middle-east-45964795. ● ÁFRICA VIOLÊNCIA IRROMPE NO NORTE DA NIGÉRIA E BOKO HARAM MATA CIVIS E FAZENDEIROS Violência irrompeu em Kaduna, região no norte da Nigéria, onde 55 pessoas foram mortas. Os confrontos ocorreram entre duas comunidades, uma cristã e outra muçulmana, na área de Kasuwan Magani, no sul de Kaduna, capital do estado de mesmo nome. O governo nigeriano enviou tropas para restaurar a ordem na capital, autorizadas “a fazer todo o possível para restaurar a calma”. 22 pessoas relacionadas ao caso foram detidas e um toque de recolher foi estabelecido. Enquanto isso, no Nordeste do país, no estado de Borno, o grupo jihadista Boko Haram matou 12 agricultores e desalojou cerca de 1.300 pessoas em diversos ataques realizados pelo estado. Os agricultores foram mortos enquanto trabalhavam em seus campos na vila de Kalle, a 17 km de Maiduguri, e as 1.300 pessoas ficaram desalojadas quando os insurgentes saquearam três comunidades na área de Jere. Segundo fontes, as vítimas foram amarradas em estacas, como animais, e foram mortas pelos militantes. Os cadáveres e as pessoas feridas foram levados ao Hospital da Universidade de Maiduguri. Paralelamente, um grupo terrorista filiado ao Boko Haram é suspeito de matar dois aldeões pertencentes à comunidade de Mifah, próxima a cidade de Chibok. Os aldeões foram mortos enquanto o grupo saqueava e queimava a aldeia. Fontes: https://www.reuters.com/article/us-nigeria-security/nigeria-deploys-special-security-force-after-55-killedin-kaduna-state-idUSKCN1MV09O; https://guardian.ng/news/boko-haram-insurgents-kill-12-farmers-displace-1300-in-borno-nema/; https://guardian.ng/news/boko-haram-kills-two-borno-villagers/; ​55 killed in Nigeria violence​. ​The.

(9) Citizen (Gauteng)​, Joanesburgo, p. 8, 22 out. 2018 e ABUBAKAR, Uthman; OMIRIN Olatunji. Boko Haram Kills 38, Injures 20 in Borno. ​Sunday Trust​, p. 4, 21 out. 2018.. MALI: CONFRONTOS VIOLENTOS OCORREM POR TODO O TERRITÓRIO E EXÉRCITO DO SRI LANKA RETIRA CHEFE DE OPERAÇÃO DE ​PEACEKEEPING​ NO PAÍS Um comboio do exército maliano foi emboscado próximo a cidade de Boulkessi, perto da fronteira com Burkina Faso. O ataque foi realizado por homens armados não identificados que, em motocicletas, dispararam contra os veículos do exército deixando dois soldados malianos mortos. Em outra situação, seis civis, incluindo um menor de idade, foram mortos quando homens armados invadiram uma comunidade próxima a Indelimane, no círculo de Ansongo, região de Gao, disparando contra os civis. A autoria do ataque é desconhecida, mas, devido ao ​modus operandi, ​suspeita-se que fora realizado pelo Estado Islâmico no Grande Saara (EIGS). Paralelamente, o Exército do Sri Lanka decidiu por atender ao pedido da Organização das Nações Unidas (ONU) para a retirada do Comandante Kalana Amunupure das operações de ​peacekeeping no Mali. O pedido foi realizado após uma revisão do histórico relacionado às infrações aos direitos humanos por parte Comandante. No entanto, se inocentado, o Exército recorrerá à retomada do posto por Amunupure. A ONU, em conjunto com a ONG Projeto Internacional da Verdade e Justiça (PIVJ) e com a Comissão de Direitos Humanos do Sri Lanka (CDHSL), está reavaliando os históricos das equipes de ​peacekeeping presentes no Sri Lanka. A PIVJ enviou um relatório com cerca de 56 cingaleses que deveriam ser impedidos de participar das operações de ​peacekeeping por suspeita de envolvimento direto com guerras. Fontes: ​FERNANDO, Asiri. Army withdraws peacekeeping team's chief from Mali. ​Sunday Times (Sri Lanka),​. Colombo,. p.. 1,. 21. out.. 2018;. http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/218161-frontiere-mali -burkina-deux-soldats-maliens-tues-suite-a-un-accr.html http://malijet.com/actualte_dans_les_regions_du_mali/rebellion_au_nord_du_mali/218126-cercle-d%E2 %80%99ansongo-6-civils-dont-1-mineur-tu%C3%A9s-suite-%C3%A0-une-attaque.html. e.

(10) REPRESSÃO À MÍDIA, ATAQUES E SEQUESTROS ASSOLAM A RDC Com as eleições que colocarão fim ao governo de Joseph Kabila após 17 anos, previstas para 23 de Dezembro, autoridades da República Democrática do Congo (RDC) fecharam duas rádios, a Rádio Liberte Lisala e a Rádio Mwana Mboka, da oposição, após a realização de uma entrevista com um político opositor que criticou duramente alguns serviços do governo. Além disso, segundo um editor do AfricaNews, 5 jornalistas do mesmo jornal foram presos pela polícia da RDC, após uma publicação feita pelo jornal acerca de um inquérito sobre apropriação indevida por parte da polícia. Concomitantemente, na região de Beni, epicentro do novo surto de ebola, rebeldes das Forças Democráticas Aliadas mataram cerca de 13 pessoas e sequestraram 12 crianças em troca do pagamento do resgate. Além disso, um grupo de rebeldes Mai Mai, mataram 2 profissionais da saúde que estavam ajudando na contenção do surto de ebola. Essa série de ataques levou a uma interrupção no tratamento da doença ocasionando no grande aumento no número de casos. Fontes: ​OMBOK, Eric. DRC shuts two radio stations for airing call for tax boycott. Business Day,​ Nairóbi, p. 7, 19 out. 2018; DRC rebels kill 13, abduct a dozen children in Ebola epicentre. ​The Guardian (Nigeria),​ Lagos, p. 67, 22 out. 2018 e JOURNALISTS abducted by police in DRC, says editor. ​Weekend Post (South Africa),​ Porto Elizabeth, p. 9, 20 out. 2018.. LÍBIA SE OPÕE A PLANO DE CONTROLE DE IMIGRAÇÃO PROPOSTO PELA UNIÃO EUROPEIA O Ministro das Relações Exteriores do governo líbio apoiado pelas Nações Unidas, Mohamed al-Taher Siala, declarou que a Líbia não apoia o plano da União Europeia (UE) de criação de centros de avaliação dos migrantes nas regiões de maior emigração. A ideia da UE, que surgiu após um pedido do governo italiano, é de criar “plataformas de desembarque regionais” com o objetivo de rastrear e avaliar os migrantes, sendo que aqueles que não fossem aprovados receberiam um auxílio para poder se reinstalar no país de origem. Siala afirmou que nenhum dos países do norte da África apoia essa iniciativa e que a Líbia está tentando criar acordos com países mais ao sul, a fim de melhorar a segurança em suas fronteiras para evitar a imigração ilegal. Além disso,.

(11) líderes da Liga Árabe, formada por Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos, e da UE pretendem discutir a questão das migrações ilegais no ano que vem. As estratégias da UE, segundo seus representantes, objetiva melhorar as condições da África Subsaariana e, assim, evitar as migrações. Fonte: ​MIGRANT Crisis: Libya Opposes EU Plan. ​THISDAY,​ p. 48, 22 out. 2018.. SOLDADOS DO GOVERNO SÃO ACUSADOS POR ATAQUES A CIVIS E MENINAS E MULHERES SÃO SEQUESTRADAS NO SUDÃO DO SUL Um novo relatório publicado por um grupo de direitos humanos acusou soldados do governo sul sudanês de atacarem civis e propriedades em operações de contra insurgência no sul e no oeste da cidade de Wau. Baseado em relatos de testemunhas, o relatório indicou que dezenas de milhares de pessoas foram forçadas a se deslocar por conta do abuso das forças governamentais que buscavam obter o controle sobre os territórios rebeldes. O acesso humanitário e de investigadores de direitos humanos teria sido negado pelos soldados, mas essas testemunhas teriam visto ao menos oito cadáveres de civis. Durante esse ano, centenas de meninas e mulheres foram sequestradas pelo governo do Sudão do Sul e também pelas forças rebeldes. Segundo a UNMISS (em inglês, ​United Nations Mission in South Sudan)​ , muitas delas foram estupradas e forçadas à escravidão sexual. Outros jovens também foram forçados a se tornarem crianças soldados, sendo que muitos dos raptados permanecem nas mãos de seus captores. O porta voz da oposição declarou que as acusações serão investigadas e que serão tomadas as medidas necessárias. O governo, por sua vez, negou as acusações. Fontes: ​https://radiotamazuj.org/en/news/article/government-soldiers-attacked-civilians-in-wau-reportV e https://af.reuters.com/article/southSudanNews/idAFL3N1X373W.

(12) ● ONU ONU ACUSA TROPAS ALIADAS AO GOVERNO DO SUDÃO DO SUL DE MORTE E ESTUPRO DE CRIANÇAS De acordo com a Organização das Nações Unidas, tropas ligadas ao atual governo do Sudão do Sul foram as responsáveis pela maior parte dos assassinatos e estupros de crianças ocorridos no país. Virginia Gamba, Representante Especial das Nações Unidas para Crianças e Conflitos Armados, afirmou que os dados são preocupantes principalmente no que se refere ao número descontrolado de crimes dessa natureza no país em meio ao conflito. Estima-se que cerca de 80% dos crimes relacionados às crianças foram cometidos por esses grupos relacionados ao governo – Exército de Libertação do Povo do Sudão – entre 2014 e 2018. Fonte: ​UN accuses South Sudan troops of child killings, rapes. ​Fiji Sun, p​ . 54,​ 1​ 9 out. 2018.. MIANMAR NEGA VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS Marzuki Darusman, presidente da Missão Internacional Independente de Inquérito em Mianmar, disse a jornalistas na sede da ONU, em Nova York, que “Mianmar está em uma encruzilhada”, devido à negação contínua dos fatos e evidências de violações graves dos direitos humanos por parte do governo do país e um desinteresse em estabelecer uma democracia funcional baseada em direitos e liberdades individuais. Em setembro, a Missão de Inquérito emitiu um relatório concluindo que a violência generalizada no país, principalmente contra a comunidade muçulmana Rohingya, equivalia aos crimes mais graves sob a lei internacional. Em seu relatório, a Missão de Inquérito também pediu ao Conselho de Segurança da ONU que encaminhe o Mianmar ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para investigações e processos pelos crimes. Darusman reiterou, "a menos que a impunidade seja abordada, a violência e seus crimes de atrocidade associados continuarão a ocorrer". Fonte: ​https://news.un.org/en/story/2018/10/1024062.

(13) SECRETÁRIO-GERAL DA ONU EXPRESSA SUA PREOCUPAÇÃO QUANTO AOS ASSASSINATOS NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou sua indignação com os contínuos assassinatos e sequestros de civis por grupos armados na República Democrática do Congo (RDC). Um ataque na cidade de Mayongose acarretou a morte de civis e diversos ficaram feridos ou foram sequestrados. Ainda, houve ataques a profissionais de saúde que atuam no combate à epidemia de ebola no país e duas agentes de saúde congolesas foram mortas por uma milícia armada em Butembo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu todas as suas atividades por dois dias após os assassinatos, dificultando, assim, a assistência humanitária na RDC. Fonte: https://nacoesunidas.org/em-meio-a-crise-de-ebola-onu-condena-assassinatos-de-civis-e-agentes-de-saude -na-rd-congo/. COREIAS E COMANDO DAS NAÇÕES UNIDAS CONCORDAM EM RETIRAR ARMAS DAS FRONTEIRAS De acordo com o Ministério da Defesa de Seul, as Coreias do Norte e do Sul e o Comando das Nações Unidas concordaram em retirar armas e postos de guarda do vilarejo de Panmunjom, situado na zona desmilitarizada. Os três lados realizaram uma segunda rodada de negociações em Panmunjom para debater maneiras de desmilitarizar a fronteira, postura alinhada a um pacto intercoreano recente firmado em uma cúpula do mês passado em Pyongyang. Os vizinhos pretendem retirar 11 postos de guarda em um raio de um quilômetro da Linha de Demarcação Militar até o final do ano. Eles também planejam retirar todas as armas de fogo da Área de Segurança Conjunta de Panmunjom e reduzir para 35 o número de efetivos baseados no local, além de compartilhar informações sobre equipamentos de vigilância. O acordo ainda inclui a suspensão de “todos os atos hostis” e uma zona de exclusão aérea ao redor da fronteira. Fonte:​​ https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKCN1MW1U4-OBRWD.

(14)

Referências

Documentos relacionados

OBRIGATÓRIO - Manter distanciamento de 2 metros entre as pessoas nas filas de acesso ao evento no auditório, bem como nos balcões de credenciamento.

ST0921 Portanto, esse tipo de compreensão compromete o próprio conceito de laicidade e o processo de implementação de um estado laico, visto que, a expressão da

187, parágrafo único, I a III, do mesmo Código; sendo o valor arrematado insuficiente para atender aos credores preferenciais, deverá a Fazenda Pública Municipal ser comunicada, de

A análise do desenvolvimento social e econômico, segundo a concepção da teoria do lugar central e da base econômica, é feita em relação à região central do estado, tendo Palmas

Atraso no desenvolvimento motor é qualquer alteração no corpo humano, resultado de um problema ortopédico, neurológico ou de má formação, levando o indivíduo

Tako on pod „umetnošću“ ga- đanja iz luka ne podrazumeva sportsko umeće, kojim se, manje- više, može ovladati uglavnom kroz telesne vežbe, već umešnost koja izvire upra vo

Apesar de insuficiente no Termo de Referência e na proposta vencedora da licitação, nenhum painel informativo foi implantado na cidade, e os totens, que não

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram