• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO DIOCESANO 30 de outubro a 12 de novembro de 2017 Ano 2017 n.º /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO DIOCESANO 30 de outubro a 12 de novembro de 2017 Ano 2017 n.º /"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

DIOCESE PREPARA-SE PARA O ENCONTRO CELEBRATIVO

No dia 11 de novembro, nas dependências do Salão Paroquial da Paróquia São Pedro - São José dos diocese, acontecerá o Encontro Celebrativo Diocesano, com o objetivo de celebrar a caminhada diocesana em vista do Plano da Ação Evangelizadora.

O encontro terá inicio as 13h30min e o encerramento as 17h.

Foram convocados à participar os Presbíteros, os diáconos, os seminaristas e dez representantes de cada paróquia. As coordenações diocesanas das Pastorais/Movimentos e o núcleo da CRB participam com um representante.

DIOCESE SE PREPARA PARA O ENCONTRO CELEBRATIVO 01

EVENTOS

FORMAÇÃO PASTORAL PRÉ-JUDICIÁRIA - SETORES 02

COMUNICADOS

FEDERAÇÃO DAS CONGREGAÇÕES MARIANAS - EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL 02

FESTIVAL TOTUS TUUS - FAZENDA RIO GRANDE 03

RESULTADO DA COLETA PARA O ÓBOLO DE SÃO PEDRO 04

ORIENTAÇÕES PARA O SACRAMENTO DO BATISMO 05

AGENDA

ATIVIDADES OUTUBRO 2017 A DEZEMBRO 2017 09

ACONTECEU

REUNIÃO EQUIPES DE CAMPANHAS - SETOR PASTORAL I 12

V ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELETIVA DA COMISSÃO DIOCESANA DE DIÁCONOS - CDD 13

REUNIÃO DO CLERO DO SETOR PASTORAL I 15

PASTORAL PRESBITERAL FOI O TEMA DA FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PRESBÍTEROS 16 COORDENADORES DE CATEQUESE CONCLUEM A ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA 19 ESCOLA BÍBLICO- CATEQUÉTICA PARA CATEQUISTAS DA CATEQUESE COM ADULTOS - ÚLTIMO MÓDULO 22

7.º ENCONTRO DA ESCOLA TEOLÓGICA DEI VERBUM NA LAPA 25

6.º ENCONTRO DA ESCOLA TEOLÓGICA DEI VERBUM EM ARAUCÁRIA 26 ENCONTRO NACIONAL DOS DIRETORES, COORDENADORES E ASSESSORES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO 27 PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS - SJP - FORMAÇÃO DIOCESANA PARA OS CATEQUISTAS 29 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES - TIJUCAS DO SUL - ENCONTRO PARA COROINHAS 30 PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO - CATANDUVAS DO SUL - ENCONTRO COM OS JOVENS 32

ENCONTROS PAROQUIAIS SOBRE A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ 33

(2)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

FORMAÇÃO PASTORAL PRÉ-JUDICIÁRIA SETORES

SETOR PASTORAL I

LOCAL: Par. Imaculada Conceição - Mariental DATAS: 4 novembro

HORÁRIO: 14h às 17h30min.

SETOR PASTORAL II

LOCAL: Par. Cristo Rei - Campo do Tenente HORÁRIO: 14h às 17h30min.

DATAS: 18 de novembro

SETOR PASTORAL III

LOCAL: Paróquia São Marcos - SJP HORÁRIO: 14h às 17h30min.

DATAS: 25 novembro

FEDERAÇÃO DAS CONGREGAÇÕES MARIANAS EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA GERAL

A Federação das Congregações Marianas da Diocese de São José dos Pinhais, através de seu Presidente o C.M. HIPOLITO CARARO, infra-assinado, convoca a todas as Congregações Marianas da Diocese de São José dos Pinhais , para com seus Congregados Marianos e representantes das Congregações Marianas , virem participar da ASSEMBLÉIA GERAL conforme determina o Art. 10 em seu item (1) do ESTATUTO DAS FEDERAÇÕES DAS CONGREGAÇÕES MARIANAS DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, no

dia 07 de dezembro de 2017 (1ª – 5ª feira do mês de dezembro) para apreciar o Relatório Anual da Diretoria Executiva, votar sua Prestação de Contas, discutir o Plano Anual de Trabalho, deliberar sobre assuntos constantes na agenda da reunião e para eleger o Presidente e o Vice-Presidente da Diretoria Executiva para o período de 03 (três) anos (2018 – 2019 – 2020). Da mesma forma, como determina o Art.22 parágrafo 1º , eleger os membros do Conselho Fiscal, sendo 03 (três) membros efetivos e 03 (três) membros suplentes pelo mesmo período de 03 (três) anos. A Assembléia será realizada na Sede das Associações Católicas , situada na Rua Izabel A Redentora, n úmero 1332, Centro, S.J. dos Pinhais – Paraná.

A referida Assembléia terá início às 20,00 horas na 1ª chamada ou 15 (quinze) minutos após com quaisquer número de participantes.

São José dos Pinhais , 07 de setembro de 2017.

C.M. HIPOLITO CARARO – Presidente.

(3)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

(4)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

RESULTADO DA COLETA PARA O ÓBOLO DE SÃO PEDRO

(5)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

ORIENTAÇÕES PARA O SACRAMENTO DO BATISMO

Foi enviado para todas as paróquias as orientações para o Sacramento do Batismo.

Estas orientações já haviam sido refletidas com o clero nas reuniões setoriais em março e abril.

Seguem agora para todas as lideranças para conhecimento.

ORIENTAÇÕES PARA O SACRAMENTO DO BATISMO FUNDAMENTOS

1. O Batismo é o fundamento da vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos.

Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo- nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e somos feitos participantes da sua missão.

2. Este sacramento recebe o nome de Batismo com base no rito pelo qual é realizado. O verbo

batizar, termo de origem grega,

significa mergulhar, imergir ou banhar. O gesto de ‘mergulhar’ a pessoa a ser batizada na água traz consigo o símbolo pelo qual esta pessoa será ‘sepultada’ na morte de Cristo, e com Cristo ‘ressuscita’

como uma nova criatura.

3. A celebração do sacramento do Batismo é realizada na história da Igreja desde o dia de Pentecostes, dia este em que o Espírito Santo foi enviado pelo Pai e pelo Filho sobre os Apóstolos e Maria Santíssima que estavam reunidos em oração no Cenáculo em Jerusalém. Desde aquele dia os Apóstolos e seus colaboradores

administram o Batismo a toda pessoa que crer em Jesus Cristo.

4. Precisamos distinguir as exigências para o Batismo das pessoas adultas às das crianças. Desde o tempo dos Apóstolos a pessoa adulta candidata ao Batismo percorre um itinerário de iniciação que passa por várias etapas. Há elementos essenciais que comportam o itinerário: o anúncio da Palavra, o acolhimento do Evangelho acarretando uma conversão, a profissão de fé, o Batismo, a efusão do Espírito Santo, o acesso à Comunhão Eucarística. Por séculos esta prática foi ignorada no agir pastoral da Igreja. O Concílio Vaticano II restaurou a prática do catecumenato de pessoas adultas para a Igreja latina, distribuindo a Iniciação à Vida Cristã nas suas várias etapas supracitadas.

5. Em nossos tempos o Batismo das crianças é

a forma habitual da celebração deste

sacramento, e assim exige-se uma

caminhada de instrução posterior ao

sacramento do Batismo de modo a

desabrochar na consciência do fiel os

efeitos da graça batismal. Este modelo é

chamado de catecumenato pós-batismal e

dele deriva a catequese das crianças e dos

adolescentes, um itinerário de Iniciação à

(6)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Vida Cristã que contribui para a maturidade da pessoa e para a conscientização da sua pertença e corresponsabilidade na vida da comunidade. Não podemos confundir a catequese apenas como instrução religiosa e seu objetivo não é somente a mera administração dos sacramentos.

6. Entre os efeitos do Batismo está o perdão de todos os pecados: do pecado original e de todos os pecados pessoais, bem como de todas as penalidades consequentes dos pecados cometidos. Porém não podemos esquecer as sequelas temporais do pecado original como, por exemplo, os sofrimentos, a doença, a morte, as fragilidades inerentes à vida, a propensão ao pecado, entre outras.

7. A dádiva do Batismo é tornar a pessoa uma criatura nova, isto é, um filho adotivo de Deus que o torna participante da natureza divina, membro do corpo de Cristo e coerdeiro com ele, templo do Espírito Santo incorporando-o à Igreja, superando nesta comunidade fraterna todos os limites naturais e humanos que possam excluir ou separar, sejam os limites das nações, das culturas, das raças e dos sexos. Assim podemos entender a razão pela qual o Batismo é administrado uma única vez na vida de cada pessoa.

8. O Batismo imprime caráter, uma marca espiritual indelével que configura com Cristo todo aquele que o recebe. É importante destacar que pecado algum apaga esta marca da configuração a Cristo.

O batizado que permanecer fiel às exigências de seu Batismo vive incorporado a Cristo na esperança da vida eterna.

Para aprofundar, Catecismo da Igreja Católica os parágrafos 1212, 1214, 1226, 1229, 1230, 1231, 1232, 1263, 1264, 1265, 1267, 1272 e 1274.

II - ORIENTAÇÕES PASTORAIS Admissão ao Batismo

9. Pode ser batizada toda pessoa ainda não batizada e somente ela (cf. cân. 864).

- Batismo de crianças

10. Para uma criança ser admitida ao Batismo é necessário contar com o consentimento dos pais ou pelo menos de um deles, ou daqueles que façam as suas vezes, e que haja esperança fundada de que a criança vai ser educada na fé católica. C 868 §1 11. Toda criança tem direito ao sacramento do

batismo, independentemente da situação civil dos pais ou de quem faz as suas vezes, mediante o compromisso dos pais e padrinhos de assumirem a formação cristã e a fé católica da criança.

12. Em vista desse direito cuide-se para que aqueles que procuram o batismo sejam bem acolhidos na secretaria, pela equipe de batismo ou pelo padre. Quando na conversa com os pais que pedem o batismo de seu filho/a ficar comprovado que os mesmos ainda não celebraram o sacramento do matrimônio, sejam conscientizados da importância e necessidade do mesmo e ofereça-lhes a oportunidade para que o celebrem. O zelo pastoral, porém, sugere que não se imponha o sacramento do matrimônio aos pais como condição para a realização do batismo do/a filho/a.

13. Filhos de pais que não têm a mesma religião, sendo um deles católico e o outro não, podem ser batizados mediante pedido do casal ou apenas da parte católica.

14. Por ocasião da inscrição, os pais ou quem

faz as suas vezes devem levar a Certidão

de Nascimento da criança para que o

registro de batismo seja feito.

(7)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

- Batismo de Adultos

15. Os adultos sejam admitidos ao Batismo e aos demais sacramentos da Iniciação à Vida Cristã após percorrer, “enquanto possível”

o itinerário catecumenal, segundo o Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (RICA). De preferência os candidatos adultos recebam os três sacramentos da Iniciação Cristã na Vigília Pascal. (cân. 851, 1º; 865 e 866).Toda a comunidade se empenhe e participe do processo de inspiração catecumenal da Iniciação Cristã de Adultos. Haja nas paróquias catequistas e agentes com preparação específica para propiciar este itinerário.

Padrinhos

16. Ao batizando, enquanto possível, seja dado um padrinho, a quem cabe acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança. Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes. Cân.

872.

17. Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha. Cân. 873.

18. Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:

1.º seja designado pelo próprio batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou, na falta deles, pelo próprio pároco ou ministro, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

2.º tenha completado dezesseis anos de idade, a não ser que outra idade tenha sido determinada pelo Bispo diocesano, ou pareça ao pároco ou ministro que se deve admitir uma exceção por justa causa;

3.º seja católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;

4.º não se encontre atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrogada ou declarada;

5.º não seja pai ou mãe do batizando.

Quem é batizado e pertence a uma comunidade eclesial não-católica só seja admitido junto com um padrinho católico, e apenas como testemunha do batismo.

(Cân. 874).

19. Pela estreita comunhão existente entre a Igreja católica e as Igrejas orientais ortodoxas é permitido muito justamente admitir um cristão oriental no papel de padrinho com um padrinho católico (ou uma madrinha católica) no batismo duma criança ou dum adulto católicos, desde que se tenha providenciado pela educação do batizado e seja reconhecida a idoneidade do padrinho” (Diretório para a aplicação dos princípios e Normas sobre o Ecumenismo, Editora Vozes, Petrópolis, 1994, n. 98, p. 67).

Preparação

20. Os pais e padrinhos, em vista da responsabilidade que assumem, participem dos encontros personalizados em preparação à celebração do sacramento do Batismo, acompanhados pela Pastoral do Batismo da comunidade, refletindo e celebrando o subsídio de preparação para o Batismo elaborado pela diocese.

21. A preparação para o Batismo, na diocese de São José dos Pinhais, será realizada de forma personalizada, seguindo o roteiro de inspiração catecumenal. O subsídio da Pastoral do Batismo, a ser usado nos encontros personalizados de pais e padrinhos, foi inspirado na dinâmica da Iniciação à Vida Cristã que busca proporcionar a experiência do mistério de Cristo Jesus e o encantamento com a comunidade de fé. Trata-se de uma preparação batismal de conteúdo catequético, bíblico e litúrgico.

Pedagogicamente realizado na forma de

encontro e diálogo e metodologicamente

(8)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

celebrativo, seguindo os passos da leitura orante (lectio divina), para desvendar o tesouro da Palavra de Deus e criar o encontro com Cristo, Palavra divina viva. O propósito é conhecer mais profundamente a Palavra de Deus e em comunhão com Jesus formar verdadeiros discípulos e servidores na missão da Igreja.

22. A preparação seja entendida como um conjunto de iniciativas que promovam pais, padrinhos e batizandos adultos, não só com doutrinação, mas também com a inserção na Vida Comunitária.

Celebração

23. Por ser o Batismo um sacramento que incorpora o batizando na Igreja, seja celebrado na comunidade cristã a que pertencem os genitores.

24. Quando motivações maiores justifiquem que um batizado seja realizado em outra paróquia de nossa diocese, apresente-se a ficha de acompanhamento dos encontros personalizados (anexo ... do subsídio de preparação). Em caso de solicitação de batizado de um fiel de outra diocese, exige-se o comprovante da preparação lá realizada.

25. O Batismo seja bem preparado e bem celebrado, inclua todos os participantes e contemple a totalidade dos elementos do Rito. Haja uma equipe de organização para a celebração do Batismo.

26. O sacramento do Batismo seja realizado pelo ministro ordinário na comunidade eclesial. Entretanto, em risco de vida, em qualquer lugar ou tempo, qualquer pessoa pode administrar este Sacramento (batismo de emergência). Os párocos sejam solícitos para que os fiéis aprendam o modo certo de batizar (cân. 861 parágrafo 2'). Caso a criança sobreviva, os pais devem apresentá-la a fim de que sejam complementados os ritos e o batizado seja registrado no livro da comunidade paroquial. Se a criança vier a falecer sem Batismo, deve-se confortar os pais, lembrando-lhes a bondade do Senhor,

"que quer que todos sejam salvos" (ITm 2,4).

27. No batismo de crianças adotadas por

pessoas em união homoafetiva, tome-se o

devido cuidado para que a celebração do

batismo não seja interpretada como uma

aprovação eclesial da união homoafetiva

ou instrumentalizada com este fim.

(9)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

OUTUBRO – 2017

31 20h Federação Mariana REUNIÃO com a Federação Mariana de Curitiba.

Sede da Federação de Curitiba.

31 20h Movimento de Irmãos 9.ª Reunião da Coordenação Diocesana

NOVEMBRO – 2017

2 Finados

3 Recesso na Cúria

4

13h30min

às 17h Movimento das Capelinhas Formação para as mensageiras

Par. Nossa Senhora Rainha da Paz - Borda do Campo 4 14h30min Pastoral Vocacional Reunião Setor I

Santuário São Benedito Lapa

4 14h30min Pastoral Vocacional Reunião Setor II

Convento das Irmãs Franciscanas Sagrada Família. Quitandinha 4

14h às

17h30min Pastoral Pré-Judiciária Formação Pastoral Pré-Judiciária Setor Pastoral I

Par. Imaculada Conceição - Mariental

4

CRB - NÚCLEO SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Encontro Diocesano da Vida Consagrada Mosteiro das Monjas Beneditinas - Mandirituba 5 15h Apostolado da Oração Missa Diocesana

Santuário Nossa Senhora dos Remédios - Araucária 5 9h às 17h Pastoral da Comunicação Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação Par. São Pedro - SJP

6 20 Federação Mariana TERÇO RADIOFÔNICO.

Rádio Evangelizar – Curitiba.

7 19h30min às 22h

COMISSÃO DIOCESANA DE CAMPANHAS

Reunião da Equipe Diocesana + as Coordenações das Pastorais Sociais

Centro Diocesano

7 Pastoral Presbiteral

Encontro com os padres de 0 a 6 anos de ordenação

Par. Imaculada Conceição - Mariental - Lapa

9 9h ás 16h Reunião do Grupo de Reflexão Pastoral Sede das Associações

Católicas - Catedral 9 14h30min Movimento das Capelinhas Reunião com coordenadoras diocesanas Centro Diocesano

9 20h Pastoral Vocacional Reunião Subsetor Paróquia Sr Bom Jesus dos

Passos Piraquara 10 a 12 Movimento de Cursilhos 13.º Encontro Regional para jovens Guarapuava

11 14 Federação Mariana HORA SANTA. Igreja da Ordem – Curitiba.

11 8h30min

às 16h Pastoral Vocacional Encontro Vocacional para menores Seminário São José - Órleans - Curitiba 11

13h30min.

às 17h Encontro Celebrativo Diocesano Par. São Pedro - SJP

11 e

12 8h Federação Mariana

43ª ASSEMBLÉIA NAC. das CC.MM. do BR –

ROMARIA ao SANTUÁRIO. APARECIDA – SÃO PAULO.

12 8h às 17h Animação Bíblico- Catequética

Encontro para Formadores de Catequistas Par. Nossa Senhora da Luz - Fazenda Rio Grande

12 8h Pastoral Familiar SOS FAMÍLIA (RETIRO ESPIRITUAL)

12

8h30min

às 16h Pastoral Vocacional Encontro Vocacional para maiores

Seminário Propedêutico São José

14 19h Movimento Serra Missa e Confraternização Catedral São José

15 Proclamação da República

15 9h às 13h

Confraternização presbíteros diocesanos e seus

pais Par. Santo Antônio - Lapa

17 a 19 Movimento Serra Romaria ao Santuário de Aparecida Aparecida = SP

(10)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

16 19h às

21h30min Animação Bíblico-

Catequética Reunião Setorial Catequese Setor III Sede das Associações Católicas - Catedral 18 13h30min

às 17h Movimento das Capelinhas Formação para as mensageiras Par. Sagrado Coração de Jesus - Murici

18 14h às

17h30min Pastoral Pré-Judiciária Formação Pastoral Pré-Judiciária Setor Pastoral

II Par. Cristo Rei - Campo do

Tenente 18 14h às

17h

Animação Bíblico- Catequética

Reunião Setorial Catequese Setor Pastoral II Par. Nossa Senhora da Conceição - Agudos do Sul 18 13h30min

as 17h30 Pastoral do Batismo

Encontro para formadores da Pastoral do Batismo do SETOR 1

Par. Santo Antonio - Lapa 18 13h30min

as 17h30 Pastoral do Batismo

Encontro para formadores da Pastoral do Batismo do SETOR 3

Par. Nossa Senhora de Fátima - SJP

18 8h30min às 11h30min

Animação Bíblico- Catequética

Reunião Setorial Catequese Setor Pastoral I Par. Santo Antonio - Lapa

18 8h30min.

às

11h30min Animação Bíblico- Catequética

Reunião Setorial Catequese Subsetor III Par. N. Sra. do Perpétuo Socorro - Piraquara

18 14h Apostolado da Coração Reunião com os coordenadores paroquiais

Sede das Associações Católicas

18 14h30min Pastoral Vocacional Reunião Setor III

Seminário Propedêutico São José

18 e

19 TLC Nacional Jubileu 50 anos Movimento TLC

Centro de Eventos Aparecida do Norte - SP

19 Movimento de Cursilhos 8.º Encontrão Lapa

21 Festa Padroeira Seminário

Seminário Maria Mãe da Igreja

14 a 26 Movimento de Irmãos 13.º Encontro de Casais Seminário Dom Orione

25 8h às 12h Animação Bíblico- Catequética

Reunião da Equipe Diocesana

Centro Diocesano 25 e

26 TLC Araucária Acantonamento A definir

25

13h30min

às 17h Pastoral Pré-Judiciária

Formação Pastoral Pré-Judiciária Setor Pastoral

III Par. São Marcos - SJP

25 14h às 18h

Pastoral do Batismo

Encontro para formadores da Pastoral do Batismo do SETOR II

Par. Senhor Bom Jesus da Cana Verde - Quitandinha 26 8h às 17h Ação Evangelizadora Escola Teológica Dei Verbum no Setor Pastoral I Par. Nossa Senhora das

Dores - Araucária

26 8h às 17h Ação Evangelizadora Escola Teológica Dei Verbum no Setor Pastoral I Par. Santo Antônio - Lapa 27 19h Federação Mariana Dia de NOSSA SENHORA das GRAÇAS – PADROEIRA

da Fed.Mariana de S.J.P. Igreja CATEDRAL de S.J.dos Pinhais.

27 Federação Mariana 6º ANIVERSÁRIO da Federação Mariana da

Diocese de S.J.dos Pinhais. A definir.

28 20h Federação Mariana REUNIÃO com a Federação Mariana de Curitiba. Sede da Federação de Curitiba.

28 20h Movimento de Irmãos 10.ª Reunião da Coordenação Diocesana 30 20h Federação Mariana

REUNIÃO GERAL DA FEDERAÇÃO MARIANA de S.J.PINHAIS.

Sede das Associações Católicas.

30

8h30min

às 16h Reunião Geral do Clero

Restaurante da ABAI - Mandirituba

DEZEMBRO – 2017

2 13h30mim

as 17h

COMISSÃO DIOCESANA DE CAMPANHAS

Formação CF 2018 a definir

2 Pastoral Juvenil Confraternização jovem Par. Nossa Senhora

(11)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Auxiliadora - Piraquara

5 Pastoral Presbiteral Encontro Presbíteros Diocesanos

Par. São Sebastião - Contenda da Roseira - São José dos Pinhais

5 Movimento de Cursilhos Reunião com todos os setores Pien - Salão paroquial

7 20h Movimento de Irmãos

Posse da coordenação diocesana e dos coordenadores paroquiais

Par. Nossa Senhora Rainha da Paz - Borda do Campo

8

Par. Nossa Senhora da

Conceição - Agudos do Sul Dedicação da Igreja Matriz

Par. Nossa Senhora da Conceição - Agudos do Sul

9 14h Federação Mariana HORA SANTA Igreja da Ordem – Curitiba.

9 Pastoral Juvenil Confraternização jovem

Par. Senhor Bom Jesus Passos - Piraquara

10 Federação Mariana CONFRATERNIZAÇÃO com a Fed. de Curitiba. A definir.

10 8h às 17h TLC Tolocão – Encontro diocesano de TeLeCistas

Par. Senhor Bom Jesus da Cana Verde - Quitandinha

10

Paróquia Imaculada Conceição -

Catanduvas Festa da Padroeira Imaculada Conceição

Paróquia Imaculada Conceição - Catanduvas

10 Movimento de Irmãos Reencontrão SJP

12 19h Movimento Serra Missa e Reunião Catedral São José

14 14h30min Movimento das Capelinhas Reunião com coordenadoras diocesanas Centro Diocesano

17 Aniversário Natalício - 81 anos Papa Francisco

21 Último dia de atendimento Cúria

25 Natal

28 20h Federação Mariana

REUNIÃO GERAL DA FEDERAÇÃO MARIANA de

S.J.Pinhais. Sede das Associações Católicas

(12)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

REUNIÃO EQUIPES DE CAMPANHAS SETOR PASTORAL I

No dia 20 de outubro aconteceu na Paróquia Imaculada Conceição de Catanduvas do Sul a reunião das Campanhas do setor 01.

O Padre João Batista Coordenador geral conduziu a reunião, fazendo um momento de grande reflexão e logo após repassando a importância de se comunicar e incentivar as coletas Missionárias e da Evangelização.

No final foi feita a confraternização entre os presentes.

(13)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

V ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA ELETIVA DA COMISSÃO DIOCESANA DE DIÁCONOS - CDD

No dia 21/12/2017, às 9h00, no Restaurante do Comitê Contra a fome, em Mandirituba, na Rua Pedro Barbosa, 35, cumprindo o § 2º do Art. 12º do Estatuto da Comissão Diocesana de Diáconos, foram convocados os diáconos da diocese de São José dos Pinhais, para a realização da V Assembleia Geral Ordinária Eletiva da Comissão Diocesana de Diáconos (CDD).

O Coordenador do CDD – Diác. Robson, abriu a assembleia agradecendo a presença de todos.

A espiritualidade e a oração inicial foi

conduzida pelo diac. Marcio Coutinho

(14)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Contamos com a presença do Reverendíssimo, Pe. Paulo Henrique Sgarabotto, Administrador diocesano e assessor Eclesiástico dos Diáconos da Diocese de são José dos Pinhas, foi ele quem ministrou a formação falando sobre a

“vida do diácono”, com base no documento 96 (diretrizes para o diaconato permanente da Igreja no Br.), enfatizando a fraternidade sacramental.

Tivemos a participação de 33 Diáconos permanentes, os quais elegeram através de votação a composição da nova coordenação do CDD como segue:

Coordenador: Silviani Joel Tulio - Par São Sebastião - Quatro Barras (Setor III) e Vice- coordenador/ Relações Pública: Haldhessir J da Sila - Par S B Jesus dos Passos - Piraquara (Setor III)

As funções de: Tesoureiro, vice - Tesoureiro, secretário, vice - secretario, Coordenador Setores: I, II e III, liturgia e fraternidade diaconal, serão preenchidas posteriormente.

O Coordenador da gestão 2014/ 2017, diac.

Robson, agradeceu aos Diáconos que fizeram parte da coordenação, que conduziram a comissão com responsabilidade e dedicação. Em seguida foi empossado a nova coordenação.

Louvado seja Deus por tudo isso!

CDD – Comissão Diocesana dos Diáconos Diocese de São José dos Pinhais.

Diocese de São José dos Pinhais - PR.

(15)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

REUNIÃO DO CLERO DO SETOR PASTORAL I

Os padres e diáconos do Setor Pastoral 1 reuniram-se na quinta-feira (18), na Comunidade São Miguel em Araucária, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Dores.

O Coordenador do Setor Pe. Celmo Suchek de Lima, acolheu todos os padres e diáconos e o Pároco Pe. Albino falou sobre a comunidade São Miguel, a casa dos padres idosos e o museu da liturgia, localizados ao lado da igreja de São Miguel. Pe. Simão Valenga apresentou a realização e execução do Plano Pastoral da Ação

Evangelizadora na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Araucária. Em seguida, houve a partilha dos coordenadores setoriais das pastorais e outros comunicados sobre formações e agenda.

Pe. Celmo Suchek despediu-se da coordenação do Setor juntamente com o secretário Diácono Antônio Correia. No lugar, assumiu o Pe. Marcio Adriano Krefer como coordenador do Setor Pastoral 1 e o diácono Valdecir Guimarães como secretario.

Pascom Setor Pastoral 1

(16)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

PASTORAL PRESBITERAL FOI O TEMA DA FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PRESBÍTEROS

O clero da Diocese de São José do Pinhais se reuniu entre os dias 26 e 28 de outubro para a Formação Permanente. O encontro aconteceu no Hotel Harbor em Quatro Barras, região Metropolitana de Curitiba.

Pe. Jésus Benedito dos Santos da Diocese de Pouso Alegre, Minas Gerais, foi o facilitador da formação do clero. O tema abordado foi sobre a Pastoral Presbiteral. Pe. Jésus desenvolveu o tema e aprofundou sobre a importância do cuidado no ministério sacerdotal; o cuidado e os relacionamentos; a fisionomia do presbitero; ser presbitero-pastor, discipulo missionário do Senhor;

ser cuidador e formador de discipulo do Senhor.

O padre tem o tríplice múnus: profeta, sacerdote e pastor. O padre é aquele que cuida do seu rebanho, tem proximidade com o povo de Deus. É a missão do pastor de acolher, discernir, integrar e acompanhar as ovelhas. O padre tem algo de divino, aquele que leva a esperança, que abençoa, cuida, protege, conduz o povo de Deus.

Entretanto, o padre é humano e precisa ser

cuidado. Cuidar dos relacionamentos, da vida espiritual, do corpo, da vida intelectual. O cuidado é proximidade. É "arranjar o coração", dar sentido, rumo e beleza para a vida.

Pe. Jésus disse que o "padre é um homem relacional". Por isso, é preciso ter um bom relacionamento com outros padres. “Um dos principais pilares para o sucesso do trabalho na diocese é o bom relacionamento com o clero”, destaca o palestrante. O padre se sente mais fortalecido e tem maior sucesso na evangelização.

Pe. Jésus falou do sacerdote como Pastor.

O padre é lapidado e aprende a ser pastor, a pastorear o seu rebanho. O nível de desenvolvimento do pastor vai depender de seu desenvolvimento pessoal e de seu amadurecimento.

A formação permanente é também uma oportunidade do clero para a partilha e a convivência fraterna.

Pe. Marcio Adriano Krefer / Pascom Diocesana

(17)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

(18)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

(19)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

COORDENADORES DE CATEQUESE CONCLUEM A ESCOLA BÍBLICO-CATEQUÉTICA

Nos dias 20 a 22 de outubro foi realizado o terceiro e último módulo da Escola Bíblico-Catequética São José para coordenadores de catequese. Os temas de estudo foram: Planejamento Catequético, Inspiração Catecumenal, Planejamento da Formação dos Catequistas e Como conduzir reuniões.

'

(20)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Momento orante - Coordenadores de catequese e catequistas de adultos.

Momento orante - Coordenadores de catequese e catequistas de adultos.

(21)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Coordenadores de catequese.

CELEBRAÇÃO DE ENVIO - Coordenadores de catequese e catequistas de adultos.

(22)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

ESCOLA BÍBLICO- CATEQUÉTICA PARA CATEQUISTAS DA CATEQUESE COM ADULTOS - ÚLTIMO MÓDULO

Nos dias 20 a 22 de outubro foi realizado o terceiro e último módulo da Escola Bíblico-Catequética

São José para catequistas da catequese com adultos. Os temas de estudo foram: Conteúdos da Catequese

com adultos e Ritual de Iniciação Crista de Adultos (Celebrações - Laboratório).

(23)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

CELEBRAÇÃO DE ENVIO - coordenadores de catequese e catequistas de adultos.

Entrega da Oração do Senhor - coordenadores de catequese e catequistas de adultos.

(24)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

Celebração Eucarística - coordenadores de catequese e catequistas de adultos.

Coordenadores de catequese e catequistas de adultos.

(25)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

7.º ENCONTRO DA ESCOLA TEOLÓGICA DEI VERBUM NA LAPA

29 de outubro. Tema: Introdução aos Evangelhos, assessoria do Prof. Denilson Rossi.

(26)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

6.º ENCONTRO DA ESCOLA TEOLÓGICA DEI VERBUM EM ARAUCÁRIA

29 de outubro. Tema: Cartas Paulinas, assessoria Pe. Simão Valenga.

(27)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

ENCONTRO NACIONAL DOS DIRETORES, COORDENADORES E ASSESSORES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Estamos no caminho da Recriação do AO e do MEJ e levar a experiência do Caminho do Coração a todos os cantos do Brasil é sempre um grande desafio. Como dizem os nossos países vizinhos “o Brasil é um continente” e temos buscado difundir essa proposta de diversas maneiras: pelas redes sociais, pelo site, pelas publicações e os eventos.

Estivemos reunidos com representantes de 61 dioceses do Brasil em Vila Kostka, Itaici, na cidade de Indaiatuba, no período de 3 a 5 de outubro de 2017, trabalhando uma melhor articulação do Apostolado da Oração com o Pe.

Eliomar Ribeiro, diretor nacional, e aprofundando o documento da Recriação com o Pe. Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de

Oração do Papa (AO-MEJ).

Foram momentos de muito aprendizado, de partilha e também de discussão para o entendimento do conceito de Recriação, das suas atividades e mudanças que, na verdade, muitos até já as colocam em prática em suas comunidades locais, resgatando a história, o fundamento e reavivando o espírito missionário do AO-MEJ.

Também tivemos a oportunidade de conversar sobre a importância dos meios de comunicação para a divulgação da Rede Mundial de Oração do Papa, do Click To Pray, de O Vídeo do Papa e da difusão das logomarcas nacional e internacional.

Esse Encontro foi uma bonita oportunidade para ampliarmos nossa visão, ouvirmos sugestões, superarmos as dificuldades e esclarecermos dúvidas. Certamente foi um marco para o crescimento e o fortalecimento do AO e do MEJ no Brasil juntos aos seus diretores, coordenadores e assessores.

Peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que nos conduza em todas as ações, para que sejamos cada vez mais eficazes na evangelização e que a nossa oração e a santa eucaristia nos sustentem nessa missão.

Angélica Cunha

Assessora de Marketing da Sede Nacional do

AO-MEJ

(28)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

CARTA ÀS PARÓQUIAS E AOS PADRES NA DIOCESE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Com a Recriação do Apostolado da Oração, e se tornando Rede Mundial de Oração do Papa, toda a Igreja deve aderir na sua gestão (condução). Ver Documento 1. Roma 3 de dezembro de 2014. “Um Caminho com Jesus em Disponibilidade Apostólica”.

Refiliando os membros atuais, e acolhendo novos. Isso suscita mais amor e afinidade ao Coração de Jesus. Levando a uma reanimação, para maior disponibilidade de: Amar, Rezar e Servir.

A devoção da primeira sexta permanece, bem como o oferecimento diário. Pelo App CLICK TO PRAY, as três orações são atualizadas diariamente. Nisso cada um vai aurindo energia porque reza em comunhão com o mundo.

Um trecho da Introdução do Doc. 1. Diz: “O AO recriado nos ajude a centrar a nossa vida em Jesus Cristo, para viver cada dia com Ele uma relação de amizade e intimidade na qual somos apóstolos convidados a colaborar com Ele, disponíveis para a sua missão de compaixão em favor de nossos irmãos e irmãs”.

Segundo o padre Fredéric Fornos, SJ. O Caminho do Coração, Nos inspira a perceber que devemos ser cada vez mais unidos a Jesus, e com Ele perceber as alegrias e os sofrimentos do povo pelo mundo a fora. Comprometer a nossa vida em sua missão. Fazer com a Igreja frente aos desafios do povo. Segundo as orientações do papa.

A isso consiste nos mobilizar na diocese em uma Igreja toda missionária. A Igreja do coração de Jesus. Como Igreja, exerçamos o pastoreio de conduzir com amor os fiéis nesse Caminho do Coração. O coração humano, também anda

inquieto e necessitado de amor e acolhida no coração da Igreja.

Sabedores de que Deus não vê o nosso pecado. Ele olha nosso amor, o desejo de voltar a Ele, como vemos na passagem do Filho Pródigo. A Eucaristia é sua comunhão conosco. Segundo o Pe. Robert Scholtus. Assim concluímos que amar é servir. Dar a vida por esse amor.

Itaici, 3,4,5 de outubro de 2017 Delegados: Pe. Pedrinho, Maria Luiza e Jacó.

(29)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS - SJP

FORMAÇÃO DIOCESANA PARA OS CATEQUISTAS

29 de outubro - Formação Diocesana para os catequistas da Paróquia Senhor Bom Jesus - São José dos

Pinhais.

(30)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES - TIJUCAS DO SUL - ENCONTRO PARA COROINHAS

A Paróquia Nossa Senhora das Dores realizou no ultimo sábado (28) o 4o Encontro Anual dos Coroinhas de Tijucas do Sul. O encontro, organizado anualmente por jovens de São José dos Pinhais, reuniu cerca de 150 coroinhas e tem por objetivo fomentar ainda mais o serviço do altar pelas crianças do município.

Neste ano foram realizados encontros preparatórios nos meses anteriores nas diversas comunidades, o que tornou possível o número expressivo de coroinhas, com participantes de quase todas as comunidades.

Para o pároco Pe. Fabio Junior Meira “é muito importante à realização anual deste encontro que motiva a participação de mais coroinhas e fortalece a importância deles no trabalho do altar. É um momento de Graça para

toda a paróquia”. As crianças participaram de diversas atividades e brincadeiras que reforçaram a importância do zelo pelos objetos litúrgicos, do trabalho em equipe e da ajuda mutua entre os membros do grupo.

O encerramento do encontro foi realizado com a Santa Missa na Igreja Matriz, com expressiva participação dos pais e demais membros das comunidades. “O amor deve levá-los a vestir esta túnica. Vocês devem amara ser coroinhas, amar servir o altar”, disse Dionatan Lemes, um dos organizadores do encontro.

Durante a celebração foram ainda elevados

agradecimentos ao trabalho dos coordenadores

das comunidades, grandes motivadores dos

coroinhas em cada capela.

(31)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

(32)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO

CATANDUVAS DO SUL - ENCONTRO COM OS JOVENS

A Paróquia Imaculada Conceição de Catanduvas do Sul realizou no dia 28 de outubro um Encontro com os jovens para a Comemoração do DIA NACIONAL DA JUVENTUDE.

Tivemos a presença também dos jovens da Paróquia São João Batista de Contenda,. Nosso pároco Pe. Vilso fez a abertura com o acolhimento a todos os jovens e a oração inicial foi uma tarde maravilhosa, com momentos de gincanas,

dinâmicas, animação, confraternização teatro e momentos de profunda oração.

Deixem que Cristo e a sua palavra entrem na vida de vocês, deixem entrar a semente da Palavra de Deus, deixem que germine, deixem que cresça.

Deus faz tudo, mas vocês deixem-no agir, deixem

que Ele trabalhe neste crescimento! “Papa

Francisco”

(33)

INFORMATIVO DIOCESANO

30 de outubro a 12 de novembro de 2017 – Ano 2017 – n.º 170 www.diocesesjp.org.br / aed@diocesesjp.org.br

ENCONTROS PAROQUIAIS

SOBRE A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

TOTAL DE PARTICIPANTES FORMAÇÕES IVC

Par. Sagrado Coração de Jesus - Colônia Muricy - São José dos Pinhais 65 participantes

Par. Nossa Senhora Auxiliadora - Piraquara 140 participantes

Par. Santo Antonio - Lapa 257 participantes

Par. São Cristovão - São José dos Pinhais 62 participantes

Par. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Piraquara 89 participantes

Par. São João Batista - Contenda 180 participantes

Par. Senhor Bom Jesus da Cana Verde - Quitandinha 289 participantes

Par. Cristo Rei - Campo do Tenente 123 participantes

Par. Nossa Senhora de Fátima -São José dos Pinhais 128 participantes

Par. Nossa Senhora das Graças - Piên 301 participantes

Par. Nossa Senhora dos Remédios - Araucária 211 participantes

Par. Senhor Bom Jesus - São José dos Pinhais 92 participantes

Par. Imaculada Conceição - Mariental 152 participantes

Par. Nossa Senhora das Graças - Fazenda Rio Grande

Par. Senhor Bom Jesus dos Passos - Piraquara 130 participantes

Par. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Araucária 293 participantes

Catedral São José - São José dos Pinhais 53 participantes

Par. Nossa Senhora da Conceição - Agudos do Sul 73 participantes

Par. Nossa Senhora das Dores - Araucária 192 participantes

Par. Nossa Senhora de Fátima- Fazenda Rio Grande 62 participantes

Par. São Pedro - São José dos Pinhais 80 participantes

Par. Santo Antonio - São José dos Pinhais 126 participantes

Par. São Sebastião - Contenda da Roseira - São José dos Pinhais 150 participantes

Par. Santos Reis - Lapa 160 participantes

Par. São Gabriel da Virgem Dolorosa - Fazenda Rio Grande 162 participantes Par. Nossa Senhora Aparecida - Rio Negro

Par. Imaculada Conceição - Catanduvas 107 participantes

Mandirituba - Par. Senhor Bom Jesus 189 participantes

Par. Nossa Senhora Aparecida - Xingú - São José dos Pinhais

Par. Senhor Bom Jesus -Araucária 241 participantes

Par. Nossa Senhora Rainha da Paz - Borda do Campo - São José dos Pinhais 111 participantes

Par. Nossa Senhora das Dores - Tijucas do Sul 260 participantes

Total 4.478 participantes

Referências

Documentos relacionados

a CELEBRAÇÃO DAS SEMENTES - PARÓQUIA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS 27 CATEDRAL SÃO JOSÉ - FORMAÇÃO DIOCESANA PARA OS CATEQUISTAS 29 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - FRG

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Fazenda Rio Grande 186 participantes Paróquia São Cristóvão – São José dos Pinhais 142 participantes Paróquia Imaculada Conceição

o e 2 de novembro a Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro através de seu pároco Padre Nikolaus, a Pastoral Familiar e Movimento de Irmãos acolheu em sua Igreja Matriz o 9º

22 ENCONTRO DE CATEQUISTAS DA CATEQUESE COM ADULTOS - SUBSETOR PASTORAL III 23 JUBILEU DA MISERICÓRDIA - PAROQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 24..

O movimento TLC da diocese de São José dos Pinhais reuniu suas lideranças no dia 22 de outubro na paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde em Quitandinha,

Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro - São José dos Pinhais 147 participantes Paróquia São Sebastião - Contenda de Roseira - São José dos Pinhais 239 participantes.

EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS FOI REALIZADO O PRIMEIRO MÓDULO DA ESCOLA VOCACIONAL 14 FORMAÇÃO PARA AS MENSAGEIRAS DA PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS DA COLUNA - RIO NEGRO 17 ENCONTRO

TOTAL DE PARTICIPANTES – FORMAÇÃO CMPP E CMPC Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Piraquara 155 participantes Paróquia Senhor Bom Jesus – Araucária 300 participantes