• Nenhum resultado encontrado

Sabedoria se mede, não pela quantidade de experiências vividas,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sabedoria se mede, não pela quantidade de experiências vividas,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Congregação em Santana de Parnaíba

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

SEM SABEDORIA, A VIDA É UM DESASTRE

Sabedoria se mede, não pela quantidade de experiências vivi- das, mas pelo que se fez com elas. Porque muita gente passa por muitas coisas na vida, e não aprendeu nada, não viu nada, não se apercebeu de nada, nem sequer que Deus estava querendo lhe ensi- nar através daqueles acontecimentos. Do cristão espera-se que cada fa- to vivido, que cada manhã em que se levanta, que a cada luta enfrenta- da, a cada doença sofrida, seja para ele uma oportunidade para desen- volver seu ser. Isso é saudável à mente, ao corpo e à alma.

Como diz o psiquiatra Augusto Cury: “há jovens que são velhos pois são engessados e rígidos intelectualmente. Há velhos que são jovens, pois são livres e estão sempre dispostos a aprender”. Sim, há jovens que passam pela vida cansados e exaustos, fechados em si mesmos, sempre com as forças exauridas, sempre

enfastiados não se sabe exata- mente com o que, e muito pouco abertos a aprender. E há velhos que mantêm a jovialidade, um lampejo no rosto e a mente aber- ta para o novo.

Creio que essa diferença de postura está no desejo de aprender, na aber- tura para as coisas novas, na ma- leabilidade da alma, no permitir- se errar (ah, como a obsessão por acertar sempre impede as ações).

Só quem se coloca na posição de um eterno aprendiz pode aprender com o Mestre. Sábio não é alguém que chegou a algum lugar, mas que sabe ser um caminhante.

7•9•2008

(2)

Infelizmente vivemos uma geração de cristãos que pouco refletem, que não examinam detidamente as coisas, que buscam respostas prontas, e vivem atrás de facilidades para suas vidas. Não é difícil ouvir alguém orando: “Senhor, me facilita isso, Senhor, me facilita aquilo”. Chega a ser engraçado: a pessoa age sem pensar, age sem refletir, não busca conse- lhos, se mete em confusão, e depois espera que Deus quebre as leis na- turais, pare a rotação da Terra, e mude o coração de todos os inimigos que criou, só para tirá-lo daquela confusão. Deus se torna então, o nosso grande quebrador-de-galhos.

Quando permanecemos numa vida cristã dominada por conceitos errô- neos, caímos no mesmo erro de Felipe, ao provocar Jesus: “Senhor, mos- tra-nos o Pai, e isso nos basta”. Felipe tinha seu conceito de Deus, de vi- da religiosa, de espiritualidade. Ele não entendeu nada do que Jesus mos- trou em todo o seu ministério: não entendeu a importância da simplici- dade, da misericórdia, da tranqüilidade dos pássaros, não entendeu na- da sobre o perdão, sobre a graça que vem sobre maus e bons, nada, nada.

Ele buscava um Deus que se encaixasse com o seu conceito.

Parece-me que a maioria das pessoas não busca sabedoria, e sim solu- ções fáceis para seus dilemas. Não se pode separar a vida espiritual da vida existencial. Muitas vezes imaginamos que a espiritualidade se resu- me em orações, cânticos, meditações... e deixamos a vida existencial de lado. Temos, então, um cristão que tem um coração bom, mas quando ele age na vida, é um desastre!

Sabedoria não é quantidade de diplomas, não são cursos realizados, não é conhecimento acumulado. A sabedoria tem sua base no temor e no co- nhecimento que vem de Deus. É aquele entendimento que aguça a sensi- bilidade. Ter sabedoria é ser sensível. Ter sabedoria é ter a alma e todos os sentidos abertos, é ter percepção do que acontece dentro de si e à sua vol- ta. É sensibilidade do mundo interior e apreensão e assimilação das rea- lidades eternas. Quem tem sabedoria jamais será um alienado do mundo e das coisas do seu tempo.

Sabedoria é uma qualidade divina, da qual o homem po- de participar mediante a iluminação que o Espírito Santo traz. Sabedoria é discernimento que vem do Alto, é aber- tura dos olhos, da mente, da intuição, é a capacidade de viver bem, de resolver problemas, de entender o outro, de compreender a Palavra.

Senhor, dá-nos dessa Sabedoria.

Pr. Daniel

(3)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

SIMPLES IMPLICAÇÕES DA FÉ EM JESUS

O que as pessoas precisam saber é que se elas crêem em Jesus, então, na- da pode continuar a ser como tem sido; pois, se as coisas são conforme Jesus disse que elas são, implica que Deus é amor; é Pai; é Filho; é irmão dos homens; é Consolador; é a força que acompanha afirmando e empre- nhando de esperança aquele que crê.

O que as pessoas precisam saber é que se elas crêem em Jesus, então, elas também crêem que no fim a recompensa é de quem foi feliz porque era humilde e ensinável, porque chorou os bons choros, porque dominou o coração contra os impulsos do ódio ou do descontrole, porque andou com o olhar limpo, com a vontade feita de paz, com a perseverança fun- dada na justiça, e com a alegria advinda dos céus — de onde terá vindo a redenção de quem creu, até o fim de tudo.

O que as pessoas precisam saber é que se elas crêem em Jesus, então, de- vem assumir que o mundo vai acabar; a natureza vai gemer até parir algo novo; as nações irão se odiar; os povos se ajuntarão apenas para a guerra;

e a grande maioria amará muito mais a mentira que a verdade.

O que as pessoas precisam saber é que se elas crêem em Jesus, então, elas crêem também que as coisas são como Jesus nos disse que elas são, foram e serão.

Se assim é, por que, então, conseguimos não ser nada do que dizemos crer? Ou será que de fato não cremos em nada do que confessamos com os lábios?

Pr. Caio Fábio

O SIGNIFICADO DO PEIXINHO NO CARRO O desenho de um peixe tornou-se símbolo dos

primeiros cristãos que, em tempos de persegui- ção, o usavam como sinal secreto da fé, onde, pa- ra um cristão identificar se uma outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a ou- tra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrá- rio, formando assim, o desenho de um peixe. Com o passar dos anos a figura do peixe associou-se en- tão ao Cristianismo, e hoje é muito comum os car- ros de evangélicos serem identificados pelo de- senho de um peixe. A palavra grega para peixe é ICHTHUS e as suas cinco letras formam o acrós- tico: Jesus Cristo filho de Deus Salvador. Veja:

I esous = Jesus C hristos= Cristo Th eos = de Deus U ious = Filho S oter = Salvador.

(4)

JESUS VOLTOU E EU NÃO SABIA

Até parece que já estamos no fim do mundo e que Cristo já voltou e nós não ficamos sabendo. Até parece que Cristo está ausente deste planeta chamado Terra, pois ele não é mais referencia para os ministérios pasto- rais, não é modelo para a vida diária. Pastores prometendo curas e não cumprindo. Pastores prometendo todos os tipos de restaurações e nada acontecendo. Pastores iludindo o povo na área financeira. Crentes entre- gando seus bens para as igrejas. E assim caminha a mediocridade evan- gélica neste Brasil cansado de tantas promessas e tantas fábulas por par- te dos políticos e agora acrescida da desilusão religiosa.

Quando podíamos ser sal, somos salmoura. Quando podíamos ser luz, somos uma pequena chama. Quando podíamos ser fermento, somos um pó que estraga a massa. Quando podíamos ser embaixadores de Cristo somos portadores de estórias caducas que não fazem nenhum sentido.

Quando podíamos ser o perfume de Cristo somos impregnados do chei- ro da morte.

Sugiro que você não se envolva com nenhum “ministério” miraculoso e fanfarrão que promete a você o impossível. Não ajude e não oferte pa- ra estas causas. Envolva-se com aquilo que promove o reino de Deus e o avanço do evangelho. Isto sim deve ocupar o seu coração.

Será que Cristo voltou e eu não fiquei sabendo? Fique tranqüilo que cer- tamente ele ainda não voltou, mas pode ter a certeza de que ele está vol- tando mais rápido do você pensa. Ele tem que voltar antes que os “profe- tas” liquidem com o Seu nome.

Antonio Carlos Barro

TODO MUNDO NA ESCOLA

No Dia da Escola Dominical queremos ver todo mundo na mais impor- tante escola que existe! E não tem desculpa: eis que o inverno já passou, portanto não será por causa do frio. O problema é o sono? Durma mais cedo no sábado! Sente preguiça pela manhã? Tome uma ducha fria, que ela vai embora...

Quando? Dia 21 de Setembro às 9:00h CANTINA DAS CRIANÇAS

A cantina dos dias 14 e 21 de setembro será de responsabilidade do Mi- nistério das Crianças. Objetivo: arrecadar fundos para a festa em come- moração do Dia das Crianças. Então você já sabe: após o culto dos próxi- mos domingos desça e participe.

(5)

ORÇAMENTO DO 2º SEMESTRE

O ministério de Administração de nossa igreja solicita URGENTEMEN- TE que todos os ministérios (e nossa congregação em Santana de Parna- íba) entreguem um Orçamento com previsão de gastos para o 2º semes- tre. Pode ser numa folha simples indicando o valor e o mês em que se es- pera efetuar o evento ou ter a despesa. Isto é muito importante para con- tinuarmos nossos projetos.

NÃO ESQUEÇA: DIA DO QUILO

Hoje é o Dia do Quilo! Ao sair de casa, pegue tudo o que puder trazer de alimentos e venha carregado para a igreja (convenhamos: 1 kg é muito pouco). Parabéns aos irmãos que todos os meses atendem ao apelo e en- chem a nossa Cesta de alimentos no momento das ofertas. Que tal fazer da doação de alimentos um hábito saudável? Então, não esqueça...

CONVITE DE CASAMENTO

Os noivos DAYANE e ERICK convidam a igreja para o casamento deles. Será no dia 27 de setem- bro às 19:00h na Casa Ilha da Madeira (R. Casa Ilha da Madeira, 148 – Imirim, trav. da Av. Para- da Pinto).

Os noivos pedem que os irmãos confirmem a presença o quanto antes!

RIR NÃO FAZ MAL

ODRES VELHOS E ODRES NOVOS

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Fone: 3977-0571 Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522 Res: 4899-3020 e-mail: dadaro@uol. com. br

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

VISITE NOSSO SITE:

www. metodistaitaberaba. com. br

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

07/09 – hoje – Sandra Gonçalves Fonseca (fone 3931-0326) 12/09 – 6ª feira – Vitor de Moura Arrais (fone 3921-3909)

PARA REFLETIR

“Amizade é o encontro de duas solidões. Quando duas solidões se encontram, acontece a comunhão”.

(Rubem Alves)

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERcESSãO SALETE / EDWARD

LOuVOR GERAÇãO ELEITA NOVA ALIANÇA

ATENDIMENTO PASTORAL

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

Descanso

Pastoral Gabinete:

14h às 18h Gabinete:

14h às 18h Gabinete:

14h às 18h Gabinete / Visitação OBS.: ESTES HORáRIOS SãO FLEXíVEIS E PODEM SER ALTERADOS DE AcORDO cOM AS NEcESSIDADES. SE DESEJAR FALAR cOM O PASTOR, BASTA AGENDAR PELO FONE: 9745-0815

Você pode ouvir em nosso site as pregações que o Pr. Daniel Rocha ministra em nossa igreja. Nesta semana estão disponíveis três novas mensagens:

Nas mãos do Oleiro

Pergunte à sua alma

Enquanto há tempo

Acesse, divulgue: www.metodistaitaberaba.com.br

Baixe as pregações da Semana!

Referências

Documentos relacionados

Ao refletir sobre suas experiências, muitas mulheres perceberam que há uma enorme desvalorização do seu traba- lho por parte dos maridos e também da própria comunidade, que

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas

«conceptualizar e a formular» as suas regras e princípios, vão ser capazes de construir as suas próprias teorias que orientam a prática docente como rampa de lançamento para

O Estado burguês não quer e não pode eliminar a miséria habitacional pois “o Estado nada mais é que a totalidade do poder organizado das classes possuidoras, dos proprietários

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

TEXTOS COMPLEMENTARES 9º ANO– ARTES VISUAIS – SUSSUMO MATSUI. Os teóricos do cinema fazem e verificam proposições sobre cinema ou algum aspecto do cinema. Eles o fazem por motivos