• Nenhum resultado encontrado

Sabedoria se mede, não pela quantidade de situações vividas,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sabedoria se mede, não pela quantidade de situações vividas,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ANOS

57

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

EM BUSCA DA

SABEDORIA PERDIDA

S

abedoria se mede, não pela quantidade de situações vividas, mas o que se fez com essas experiências no decorrer da vida.

Muita gente passa literalmente pela vida, e não aprendeu nada, não viu nada, não se apercebeu de nada.

Como diz o psiquiatra Augusto Cury: “Há jovens que são velhos, pois são engessados e rígidos intelectualmente. Há velhos que são jovens, pois são livres e estão sempre dispostos a aprender”. Sim, há jovens que passam pela vida como velhos cansados e sempre enfastiados, fecha- dos em si mesmos, infelizes não se sabe exatamente com o que, e mui- to pouco abertos a aprender. E há velhos que mantêm a jovialidade, o lampejo no rosto e a mente aberta para receber o novo a cada manhã.

Creio que essa diferença de postura está no desejo de aprender, na maleabilidade da alma, no permitir-se errar. Só quem se coloca na posição de um eterno discípulo pode crescer. Sábio não é alguém que chegou a algum lugar, mas que reconhece ser um caminhante.

Infelizmente vivemos uma geração de cristãos que pouco refletem, que não examinam detidamente as coisas, que buscam respostas pa- dronizadas, e vivem atrás de facilidades para suas vidas. Não é difícil ouvir alguém oran-

do: “Senhor, me faci- lita isso, Senhor, me facilita aquilo”. Che- ga a ser engraçado:

agimos sem refletir, não buscamos con- selhos, nos metemos em confusão, e de- pois esperamos que Deus quebre as leis naturais, pare a rota- ção da Terra e segu- re o sol, só para tirar-

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 332 • 15 DE AGOSTO DE 2010

(2)

nos da confusão em que nos metemos. Deus se torna, então, o nosso grande “quebrador-de-galhos”, que é buscado somente “a posteriori”

para resolver o problema.

Frequentemente sou abordado com perguntas e questionamentos. Se eu percebo que o interlocutor deseja apenas uma “resposta fácil” e não um entendimento maior, despeço-o com algum versículo bíblico.

Se eu fosse padre talvez dissesse: “reza um pai-nosso e três ave-ma- ria”. Não adiantaria me aprofundar, pois não é isso que ele está bus- cando. Mas se percebo uma pessoa sedenta, querendo encontrar algo mais do que uma resposta, então eu posso dizer: “sente-se aqui, meu irmão, vamos conversar”. Parece-me que a maioria das pessoas não busca sabedoria, mas somente soluções indolores para seus dilemas.

Não querem saber da causa da “dor de cabeça”, só estão interessadas na aspirina que alivia a dor momentaneamente.

Não se pode separar vida espiritual da vida existencial. Muitas vezes imagina-se que espiritualidade se resume em ir à igreja, orar, e can- tar... e deixa-se a “existência” de lado. Temos, então, um cristão que pode ter um coraçãozinho bom, mas quando ele age na vida, é um desastrado! Vida cristã não é só ter o conceito certo, mas buscar a existência correta.

Sabedoria não é quantidade de diplomas, não são cursos realizados.

A sabedoria tem sua base naquilo que recebemos de Deus. É aque- le entendimento que aguça a sensibilidade. Ter sabedoria é ser sensí- vel: sensibilidade do mundo interior e abertura exterior. Ter sabedo- ria é abrir a alma e todos os sentidos, é ter percepção do que aconte- ce dentro de si e à sua volta. Quem tem sabedoria jamais será um alie- nado de si mesmo, do mundo e das coisas do seu tempo.

Sabedoria é uma qualidade divina, da qual o homem pode participar mediante a iluminação que o Espírito Santo traz. Sabedoria é discer- nimento que vem do Alto, é abertura dos olhos, da mente e da intui- ção; é a capacidade de viver bem, de resolver problemas, de enten- der o outro.

O livro de Provérbios, falando acerca da Sabedoria, afirma: “o que me acha, acha a vida e alcança o favor do Senhor”, mas logo em segui- da faz uma advertência: “Mas o que peca contra mim, violenta a pró- pria alma. Todos os que me aborrecem amam a mor- te” (Pv 8.35-36).

Portanto, “Se alguém necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e ser-lhe-á con- cedida “ (Tg 1.5). Sim, Senhor, nós queremos. Dá-nos dessa Sabedoria!

Pr. Daniel Rocha

(3)

NÃO QUERO ME LEMBRAR DE TUDO

De hoje em diante, com a ajuda de Deus, vou deixar de me lembrar de muitas coisas:

Não me lembrarei de alguns traumas da infância. Daquele professor que zombou de mim. Das discussões sem fim entre meu pai e minha mãe. Da falta de aplicação aos estudos que me obrigou a repetir a sé- rie duas vezes.

Não me lembrarei dos pecados anteriormente cometidos. Não há pro- veito algum, pois já chorei por eles e eles já foram confessados, per- doados e removidos.

Não me lembrarei daquela provocação, daquela injustiça. Vou me es- quecer do lugar, da data e das circunstâncias. Considerarei definiti- vamente perdoada a pessoa que o cometeu. Porei no fogo documen- tos históricos que lembrem esse incidente e qualquer outro do mes- mo porte. Ficarei completamente livre de recordações incômodas.

Não me será fácil agir dessa maneira cristã, pois, como descenden- te de Adão, eu me lembro de tudo, menos dos outros. Porém, de hoje em diante será diferente!

(Ultimato)

Como saber que o Espírito Santo está agindo numa igreja?

1º) Há um forte senso de pecado e dependência da graça de Deus para ser salvo.

2º) Um grande amor por Cristo e gratidão pelo seu sacrifício na cruz.

3º) Um profundo interesse pela verdade revelada nas Escrituras.

4º) Um real amor pelos irmãos na fé e por aqueles que ainda não tem Deus.

5º) Uma real percepção das grandes verdades da vida, como por exemplo: que a nossa vida é curta, dura e incerta; que todos tere- mos um dia que comparecer diante do tribunal de Deus; que nos- sas afeições não podem ser postas nesse mundo. Que as Escritu- ras nos ajudam a saber se nossas experiências espirituais se deram nos termos estabelecidos pelo Espírito que se revela na Palavra.

(Rev. Antonio Carlos Costa)

(4)

SEÇÃO TIRA-DÚVIDAS

PERGUNTA: É correto o cristão fazer um novo batismo, ou seja, ser re-batizado quan- do ele muda para uma localidade que não tem igreja de sua denominação?

RESPOSTA: Absolutamente não. O Batismo é o ato público que o cristão faz ao abraçar a fé, sinal visível de uma realidade interior, e dali em

diante se compromete a viver em novidade de vida. Embora compos- ta de inúmeras denominações, a Igreja é uma só, por isso a bíblia diz que “há somente um Corpo, uma só fé, um só Senhor, um só batismo”

(Ef 4.4-5). Mas, qual é a prática da maioria das igrejas evangélicas? Ao receber um membro que foi batizado “em nome do Pai, Filho e Espí- rito Santo”, e pertencia a uma igreja-irmã, onde ali serviu ao Senhor, é solicitado (obrigado) a ser re-batizado, pois o pastor e a atual igre- ja “não aceitam” aquilo que foi feito na igreja anterior. Ora, se há um só Corpo e um só Espírito, porque rebatizar? Pura empáfia e orgulho espiritual: eles consideram suas igrejas únicas e verdadeiras, ao passo que todas as outras “não”. Imagine um cristão sincero que por razão profissional precisa mudar constantemente de cidade: ao final de sua vida terá sido batizado 10, 12 vezes. Dá pra imaginar Paulo ordenando aos irmãos de Éfeso que se mudaram para Corinto, se re-batizar para tomarem a Ceia do Senhor ali? Isso é uma vergonha!

NOTA 0 E NOTA 10

Nota ZERO para a IURD que nesta semana inventou a “Grande Noi- te da Unção dos Milionários”, onde os pastores ungiram as milhares pessoas presentes no Templo Maior com um azeite consagrado por “7 milionários”. Pura feitiçaria. Acredite se quiser!

Nota DEZ para a revista Época que nesta semana traçou um excelen- te quadro das loucuras neopentecostais que vivemos, mas ao mesmo tempo mostrou que ainda restam muitos cristãos que silenciosamente e sem alardes estão vivendo o verdadeiro Evangelho de Cristo. Glória a Deus pelos que não se dobram a Baal.

Nota ZERO para os shows gospéis que pretendem promover canto- res que se comportam como verdadeiros astros da música pop, sem o menor comprometimento com Deus.

Nota Dez para a cantora Nívea Soares que afirmou chorando: “Nós fomos gerados num contexto bem diferente do que está hoje. Na mi- nha época não existia a palavra show e eu me lembro dos cultos que a gente tinha e não existiam celebridades nestes cultos. Não tinha in- teresse em tirar fotos porque a presença de Deus era tão palpável que as pessoas mergulhavam na presença”.

(5)

NOTÍCIAS CURTAS...

• vamos visitar a Bienal do Livro? Vai até o dia 22 no Anhembi. Faça um esforço e vá... vale a pena. E lembre-se: quem lê sabe mais, e faz bem à alma.

• Se você tem um testemunho para dar, e gostaria de vê-lo publica- do, escreva e entregue ao pastor. Teremos o maior prazer de colo- car em nosso Boin.

CAMPANHA DE CONSTRUÇÃO

Começamos a distribuir domingo, para cada membro, um carnê contendo 30 vales-saco- de-cimento no valor de R$ 20 cada saco. Você irá pedir doações ao seu círculo de amizade, familiares, colegas de trabalho, e à medida

que for arrecadando vá entregando para algum componente da Ad- ministração. Temos certeza que ao “abrir a sua boca”, você desper- tará o desejo em ajudar, de muitas pessoas. Importante: essa campa- nha não visa arrecadar “internamente” com os irmãos da igreja, mas sim com os de fora.

E lembre-se: mantenha-se fiel nos seu dízimo e oferta. Assim como a oração, a freqüência, e o serviço em prol do Reino, eles também têm sua importância na vida de uma igreja saudável.

PARA PENSAR

“Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça cho- ver milagres todos os dias.” (Martinho Lutero)

ORAI SEM CESSAR

• Apresentemos a Deus os nomes de irmãos/as que passam por enfer- midades e problemas diversos:

• Internados no hospital: Lídia (mãe da M.José), Antonio Cassu e Walter, Israel (tio Márcia Paviani)

• Em tratamento: Da. Cida (mãe do Roberto), Marta Camargo, Adria- no, Bruno Estrozi, Célia,

• Em casa, enfermos: Marília (mãe da Raquel) Lídia (mãe da Maria José), Judith, Geneton, Gercina, Jardivina, Pr. Eli (pai do Silas), To- ninho Sanguin (consequencias da diabetes)

• Submeterão a procedimentos médicos: Herodias, Matheus:

• Dores de parto: Eizel (e pelo Pedrinho)

• Oremos também pelos desesperançados... pelos frios na fé... pelos que caem pelo caminho... Oremos sempre, sem cessar.

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Fone: 3977-0571 Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522 Res: 4899-3020 e-mail: dadaro@uol.com.br

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª FEiRA 4ª FEiRA 6ª FEiRA DOmiNGO

Tarde de Oração 14h30

Mentoria Espiritual 20h

Culto de Libertação 20h

Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h ATEnDIMEnTO pASTORAl

2ª FEiRA 3ª FEiRA 4ª FEiRA 5ª FEiRA 6ª FEiRA Descanso Pastoral Gabinete: 14h

às 18h Gabinete: 14h

às 18h Gabinete: 14h

às 18h Gabinete / Visitação OBS.: ESTES HORáRIOS SãO FLExíVEIS E PODEM SER ALTERADOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES. SE DESEJAR FALAR COM O PASTOR, BASTA AGENDAR PELO FONE: 9745-0815

Nova Pregação na internet!

Você pode ouvir em nosso site as pregações que o Pr. Daniel Rocha ministra em nossa igreja. Nesta semana está disponível mais uma nova mensagem:

• Veja com outros olhos

Acesse, divulgue: www.metodistaitaberaba.com.br

Abra o seu coração, Abra as portas de sua casa, Seja um divulgador da Palavra Seja um cooperador de Deus na Obra

CADA METODISTA UM MISSIONÁRIO, CADA LAR UMA IGREJA

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

15/08 hoje Nelina Gomes Barreto 15/08 hoje Sara Ferreira Rossignoli 17/08 3ª feira Adriana Paes Dias 18/08 4ª feira Doroti Domingues Fenner 20/08 6ª feira Camila Barbosa de Castro

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓx. DOMINGO

INTERCESSãO MARILENE / ROBERTO GINA / PAULO

LOUVOR ITABERABA GERAÇãO ELEITA NOVA ALIANÇA

CULTO INFANTIL DANIELA / EDNA ROSA / MARIANA

OPERADOR SOM TIAGO ZERO

OPERADOR DATASHOW BEATRIZ IZABEL

LOUVOR EM SANT. PARNAíBA

Referências

Documentos relacionados

Eu vim tentando mostrar que há algo porque há seres que são necessários, a saber, o espaço, o tempo e as leis naturais básicas; e, assim, não poderia haver nada. E que as

Após a introdução, no primeiro capítulo tratamos a estrutura dramatúrgica de Bertolt Brecht, discutindo questões a respeito do teatro épico, do gestus, do

Até parece que Cristo está ausente deste planeta chamado Terra, pois ele não é mais referencia para os ministérios pasto- rais, não é modelo para a vida diária.. Pastores

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)

O processo de transformação bacteriana utilizada na Biologia Molecular ocorre in vitro, e pode ser afetado pelo tamanho e conformação da molécula de DNA a ser introduzida na

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

A pergunta é: como igreja (clubes), o que estamos fazendo ou como estamos fazendo para que as pessoas sintam-se membros da Igreja, do corpo de Cristo. Como Igreja

Portanto, todos os negócios devem ser informados de suas falhas, pois são manchas para a religião, pois não devemos ser assim neste ou naquele