• Nenhum resultado encontrado

b) o número de pessoas que só consomem a marca A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "b) o número de pessoas que só consomem a marca A"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA - Parte B

1. Numa cidade existem dois clubes A e B, que têm 6000 sócios. O clube A tem 4000 sócios e os dois clubes têm 500 sócios comuns. Quantos sócios tem o clube B?

2. Em um determinado auditório, existem 56 pessoas que gostam de cerveja, 21 que gostam de cerveja e caipirinha, 106 que gostam apenas de uma das duas bebidas e 66 que não gostam de caipirinha.

Quantas pessoas estão no auditório?

3. Uma população consome três marcas de sabão em pó: A, B e C. Feita uma pesquisa de mercado, colheram-se os resultados tabelados abaixo:

marca A B C A e B B e C C e A A,B e C nenhuma

das três Número de

consumidores 109 203 162 25 41 28 5 115

Forneça:

a) o número de pessoas consultadas;

b) o número de pessoas que só consomem a marca A;

c) o número de pessoas que não consomem as marcas A ou C;

d) o número de pessoas que consomem ao menos duas marcas.

4. Um levantamento efetuado entre 600 filiados ao INPS mostrou que muitos deles mantinham convênio com duas empresas particulares de assistência médica, A e B, conforme o quadro abaixo:

Convênio com A Convênio com B Filiados somente ao INPS

430 160 60

Pergunta-se:

a) Quantos eram filiados às duas empresas A e B?

b) Quantos eram filiados somente à empresa A?

5. Uma empresa colocou no mercado um produto em duas embalagens diferentes, A e B. Depois de algum tempo, entrevistou 200 pessoas num supermercado sobre a preferência pelas embalagens.

Dos entrevistados, 120 declararam preferir o tipo A, 142 o tipo B e30 declararam desconhecer o produto. Quantas pessoas gostariam de encontrar o produto nas duas embalagens?

6. Uma empresa entrevistou 300 de seus funcionários a respeito de 3 embalagens A, B e C para o lançamento de um novo produto. O resultado foi o seguinte: 160 indicaram a embalagem A; 120 indicaram a embalagem B; 90 indicaram a embalagem C; 30 indicaram as embalagens A e B; 40 indicaram as embalagens A e C; 50 indicaram as embalagens B e C; 10 indicaram as 3 embalagens.

Pergunta-se: (a) Dos funcionários entrevistados, quantos não tinham preferência por nenhuma das três embalagens? (b) Quantos não indicaram a embalagem C? © Quantos não indicaram as marcas B ou C?

7. Uma pesquisa sobre a preferência dos consumidores por três categorias de veículos, A, B e C, de uma indústria automobilística revelou que, dos 500 entrevistados, 210 preferiam o veículo A; 230 preferiam o veículo B; 160 preferiam o veículo C; 90 preferiam os veículos A e B; 90 preferiam os veículos A e C; 70 preferiam os veículos B e C; 120 não tem preferência por nenhuma das três categorias. Pergunta-se: (a) Quantos consumidores declararam gostar das 3 categorias? (b) Quantos preferem somente uma das categorias? © Quantos declaram preferir pelo menos duas das categorias?

8. Em uma festa, foram servidos dois tipos de bebidas alcoólicas: vinho e cerveja. Sabe-se que na festa havia 55 pessoas, das quais 30 tomaram cerveja, 15 tomaram vinho e 20 tomaram apenas refrigerante. O numero de pessoas que não tomaram vinho é:

a) 10 b) 15 c) 20 d) 30 e) 40

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

[r]