• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: MARKETING DIGITAL NAS REDES SOCIAIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. SUBÁREA: Administração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TÍTULO: MARKETING DIGITAL NAS REDES SOCIAIS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. SUBÁREA: Administração"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: MARKETING DIGITAL NAS REDES SOCIAIS CATEGORIA: CONCLUÍDO

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: Administração

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JALES - UNIJALES AUTOR(ES): JOSAFA CARDOSO RODRIGUES

ORIENTADOR(ES): LUCIANA APARECIDA ROCHA

(2)

1. RESUMO

O presente artigo nos traz uma breve reflexão sobre a importância da utilização do marketing digital como estratégia de mercado, pois dentro dos processos de globalização, os meios de comunicação digital vêm se tornando cada vez mais interessantes e eficazes para o mundo dos negócios. O artigo tem por objetivo analisar o uso marketing digital nas redes sociais, como um elemento propagador na relação entre clientes e organizações por meio de seus perfis de usuários. Para o seu desenvolvimento, a metodologia utilizada foi com base em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, cuja amostragem foi de 100 habitantes do município de Paranapuã/SP, buscando enfatizar a importância do marketing digital direcionado para otimizar vendas, sua metodologia de aplicação e suas possíveis estratégias de utilização. Contudo, ao final do mesmo, observou - se que a utilização do marketing digital vem se tornando uma prática bastante eficaz no processo de fidelização e ampliação do relacionamento entre a empresa e o cliente.

2. INTRODUÇÃO

Com a introdução da tecnologia na sociedade, e o surgimento dos computadores/smartphones e internet, o marketing tem evoluído e adaptando-se rapidamente aos novos meios e canais de comunicação que surgiram. “Marketing Digital” é um termo cada vez mais popular na atualidade. O acesso à internet criou uma nova categoria de marketing, que consiste basicamente no desenvolvimento de estratégias de marketing tradicionais com vista a promoção de produtos e serviços através de canais digitais e de aparelhos eletrônicos.

Com a declaração da pandemia do Covid-19 em março de 2020, que fechou

várias empresas de forma definitiva e outras que tiveram que aprender a trabalhar de

forma Delivery; apenas entrega do produto sem permanência no local, ou de forma

Drive-thru; sistema de retirada do pedido no local, e com o aumento da

competitividade do mercado, as empresas precisaram encontrar ferramentas de

relacionamentos com seus clientes com o objetivo de torna-los fiéis. Atualmente a

internet está integrada à nossa vida de tal forma que é quase impossível fazer qual

coisa sem ela. As redes sociais permitem e possibilitam essa interação e integração

entre empresas e clientes de forma rápida e segura visando as necessidades,

desejos, oportunidades e expectativas de ambas as partes.

(3)

A internet se tornou ferramenta imprescindível para a vida das pessoas, dentro da sociedade e no ambiente organizacional. Como um todo, o marketing digital alavancou um conjunto de oportunidades funcionando como instrumento de sucesso dentro das organizações, em suas estratégias operacionais, no meio de comunicação organizacional e entre fornecedores, bem como um instrumento na captação de novos clientes, na fidelização dos mesmos e garantindo dessa forma a realização do seu consumidor final (VAZ, 2010).

Até recentemente, pouca gente imaginava que as redes sociais teriam um impacto tão grande quanto possuem hoje, mas com a possiblidade de se conectar a qualquer hora com outras pessoas de qualquer lugar do mundo tem feito com que pessoas e organizações estejam cada vez mais presentes nas redes socias.

Segundo Torres (2009) “inúmeras organizações vêm utilizando o marketing digital como forma de estimular a realização de negócios online, oferecendo serviços e informações aos consumidores e identificando seu público- alvo através da internet”.

As estratégias de marketing digital têm se mostrado bastante eficazes em diversos negócios, tanto para os que se utilizam de plataformas de atendimento virtual quanto para os que se baseiam apenas em negócios on-line.

Quando falamos em redes sociais, o que vem em à mente são inúmeros sites e aplicativos como: Facebook, Instagram, WhatsApp, Youtube, Twitter, Tiktok, LinkedIn, Pinterest, Google+ entre outros.

A interação participativa nas mídias sociais por parte das empresas, segundo Vaz (2010) e Torres (2009) pode criar um forte elo de relacionamento com seus clientes, sendo um importante canal de comunicação, divulgação de campanhas, ações promocionais e feedback para monitoramento posterior.

3. OBJETIVOS

O estudo tem por finalidade investigar a importância do uso do marketing digital

por meios das redes socias, com o intuito de “verificar a influência do marketing digital

sobre a escolha de compra dos moradores do município de Paranapuã/SP, na

qualidade como consumidores” , revelar os pontos fortes e pontos fracos com este tipo

de ação. Os objetivos específicos são: Identificar as principais redes sociais utilizadas

para divulgação do marketing digital; identificar qual o tipo de marketing digital que

mais sensibiliza os consumidores; apontar a influência da mídia digital perante o

consumidor. Analisar o marketing digital como um diferencial da relação entre clientes

(4)

e consumidores. Definir os conceitos do marketing digital, descrever os perfis dos usuários das redes e seu comportamento de consumo. Demonstrar as formas de marketing digital para promover vendas através das redes socias.

4. METODOLOGIA

A pesquisa de caráter exploratório é de fundamental importância para o pesquisador se aprimorar com problema a ser investigado. Logo, a pesquisa tem perfil quali-quantitativa descritiva ao levantar dados primários sobre a opinião de 100 habitantes dos 4112 moradores do município de Paranapuã/SP. Como instrumento para a coleta de dados foi aplicado um questionário de amostragem não probabilística de forma aleatória por meio da plataforma Google Forms. Os estudos descritivos definem o comportamento de compra dos consumidores através do marketing digital.

O questionário contem 13 perguntas de escolha única e múltipla escolha, realizada no período de 01 a 03 de setembro de 2021. Richardson (2014, p.188) leciona que a

“informação obtida por meio do questionário permite observar as características de um indivíduo ou grupo”.

5. DESENVOLVIMENTO

O marketing digital surgiu como um meio de ações para viabilizar de forma mais segmentada os métodos de comunicação realizada pelas empresas, onde se consegue, através da internet, novos caminhos para a divulgação de produtos e serviços, abrindo oportunidades para a conquista de mais clientes, bem como aumentar sua rede de relacionamentos (SEGURA, 2009).

Com o surgimento de novas tecnologias é necessário novos métodos e modelos de negócios que trazem consigo novas oportunidades e possíveis riscos, por isso, deve-se considerar o poder que o marketing tem de influenciar os negócios, considerando a necessidade de uma elaboração concisa do seu planejamento, verificando as vantagens e tendências que o marketing tem a oferecer, aplicando estratégias e ferramentas observando desta forma todo o seu feito. (KLOTER, 2009).

O marketing digital se torna importante para as percepções dos processos

decisórios do consumidor, pois é dele que será gerado todas as sensações, desejos

e até o reconhecimento do problema que impulsionará o indivíduo a realizar a compra

ou não, incluindo também o seu comportamento de pós-compra, onde esta etapa se

torna relevante e poderá tornar o consumidor fiel à marca. A realização de um

(5)

marketing digital eficiente é fundamental para delimitar e impulsionar seguidores e consumidores (CARO, 2010).

Com a declaração da pandemia do Covid-19 o uso da internet e redes socias estão cada vez mais presentes em nossa vida e em nossas atividades do dia-a-dia. É cada vez mais comum ver empresas de todos os tipos de segmentos e tamanhos que utilizam seus @ “arroba”; perfis de usuários, usando suas “#” hashtags; temas para um assunto especifico, para divulgação do marketing digital como ferramentas de vendas em suas redes sociais na busca de seus clientes.

5.1. Conceitos de Marketing

Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos por meio dos processos de troca (Kotler, 2007).

O marketing digital possui diversas ferramentas de auxílio a sua divulgação.

Torres (2009, p. 72-79) destaca que o marketing digital pode ser constituído por sete ações estratégicas:

Quadro 1

– Estratégias do marketing digital

Saberes Conceituações

Marketing de conteúdo Publicado em site, objetivando torná-lo visível e atraente ao consumidor.

Marketing nas mídias sociais As mídias sociais são sites na internet construídos para permitir a interação social e o compartilhamento de informações em diferentes formas;

Marketing viral Envio de uma mensagem na internet ou em algum aplicativo visando à transmissão de uma mensagem de marketing;

E-mail marketing É uma ferramenta de marketing direto visando garantir que a mensagem de fato atinja o consumidor;

Publicidade on-line Ferramenta promovida a partir de banners publicados em sites englobando animação, interação, áudio, vídeo dentre outros recursos;

Pesquisa on-line A pesquisa é o alicerce das atividades de marketing, sendo que a pesquisa on-line pode ser apoiada por programas de computador ou celulares;

Monitoramento É a ação estratégica que integra todos os resultados de todas as outras ações, tanto táticas quanto operacionais.

Fonte: Torres (2009)

5.2. Conceitos de redes sociais

Las Casas (2013 , p. 42) define redes sociais como “um grupo de pessoas, de

organização ou de outros relacionamentos conectados por um conjunto de relações

sociais, como amizades, trabalho em conjunto ou uma simples troca de informações”.

(6)

As redes sociais são utilizadas para os usuários como uma forma de expressar suas opiniões, estabelecer seus valores e relacionamentos com outros usuários.

Conforme Las Casas (2013 , p.41) “mídia social é aquela utilizada pelas pessoas por meio de tecnologias e políticas na web com fins de compartilhamento de opiniões, ideias, experiências e perspectivas”.

Mídias sociais são sites na internet constituídos para permitir a interação social e o compartilhamento de informações pessoais e comerciais em diversos formatos, por pessoas, grupos de interesse comum, empresas e etc. Para Vaz (2008) pelas mídias sociais a empresa pode criar uma linha de relacionamento com seu mercado e clientes, e quanto mais longa for essa linha, mais a empresa tem a ganhar.

De acordo com Las Casas (2014), as principais plataformas colaborativas das mídias sociais, citando Facebook, Twitter e Instagram, WhatsApp, Youtube entre outras, por meio delas as empresas divulgam seus produtos ou serviços utilizando a técnicas de marketing que buscando atingir seu público-alvo, mantendo relacionamento próximo com seus clientes. O mesmo ainda ressalta que a influência maior acontece através de amigos em comuns que utilizam as mesmas para postar ou comunicar sua satisfação após uma compra, passando assim uma imagem e lembrança positiva da empresa ou marca.

Era março de 2020 quando tudo mudou, aqui no Brasil e no mundo inteiro.

Ninguém estava preparado para o que viria acontecer nos próximos meses: o início

da pandemia de forma avassaladora. Agora, um ano e meio depois, não é que já

saibamos exatamente como lidar com essas dificuldades; que ainda são muitas, mas

já temos uma ideia mais clara de qual caminho devemos seguir. E se tem algo que é

quase unânime no que se refere ao mundo dos negócios é a importância da presença

no mundo digital. Para quem quer se manter no mercado e seguir vendendo produtos

ou serviços, tornou-se praticamente obrigatório que a marca esteja presente no

ambiente on-line, oferecendo diferentes tipos de produtos e serviços, onde as

empresas através de seus “@” perfis de usuários podem criar uma “#” hashtag como

diferencial de seus negócios, buscando manter relacionamentos próximos com seus

clientes, por meio das atividades que o marketing fornece. Através de seus perfis nas

redes sociais as empresas buscam utilizar e explorar essas ferramentas do Marketing

Digital com o intuito de interagir com os clientes, afim criar vínculo, buscando manter

um relacionamento duradouro, mantendo o contato com seu público-alvo, onde a

mesma busca o poder de influenciar na decisão de compra de um produto ou serviço.

(7)

Desde então, entendemos que o marketing digital é, hoje, peça fundamental para qualquer negócio em funcionamento, de qual seguimento sendo ele grande ou pequeno. E vamos além: percebemos que temos muito mais a ganhar do que apenas

“sobreviver” a um momento conturbado como o que vivemos.

É preciso saber aproveitar as novas oportunidade e demandas dos consumidores, compreender e acompanhar os sentimentos dos clientes, olhando atentamente para os seus objetivos. E nas redes é possível entender melhor o seu público, alcançar mais pessoas e encontrar aquelas mais certeiras para o seu negócio, além de conquistar clientes fiéis, receber feedbacks, melhorar o relacionamento com a audiência, aumentar o conhecimento de marca e gerar oportunidades de vendas. E, com a necessidade de atingir o público pelo meio digital o marketing digital surge como uma salvação para as vendas de produtos e serviços!

6. RESULTADOS

A pesquisa tem o objetivo de buscar informações que esclarecera se as estratégias do marketing digital utilizada nas mídias sociais, tem o poder de influenciar na escolha dos usuários ou não em relação a maneira que os indivíduos adquirem os produtos. Foram obtidas informações a respeitos do perfil dos entrevistados, sendo que dos 100 entrevistados, 38% estão na faixa idade de 18 a 28 anos, 33% de 29 a 40 anos, 12% são menores de 18 anos e 17% estão com mais de 40 anos de idade.

Temos também que 71% dos entrevistados são do sexo masculino e 23% do sexo feminino. Quando perguntado sobre ao acesso às redes sociais, 93% dos entrevistados responderam que possuem perfis de usuários. Também temos que quanto ao dispositivo mais utilizado para o acesso da internet, 74% responderam que utilizam através do aparelho celular, 8% o tablet, 8% o notebook, 6% computador e 4% acessam através de SmarTV. Em relação a frequência que os entrevistados acessam a internet, a grande maioria informou que utiliza diariamente (93%), 5%

semanalmente e 2% raramente. Os entrevistados foram questionados sobre quais as suas redes sociais mais utilizadas no dia-a-dia, sendo que a grande maioria com 99%

dos entrevistados respondeu WhatsApp, 80% Instagram, 64% TikTok, 40% Facebook

e Youtube e 17% Twitter, conforme gráfico abaixo:

(8)

Fonte: Pesquisa de campo (2021)

Quando questionados se já realizaram alguma compra através das propagandas divulgadas nas redes sociais, 89% dos entrevistados declararam já ter comprado algo pelo interesse ao ver a propaganda, enquanto apenas 11%

responderam que não. Temos que os entrevistados foram questionados quanto ao propósito que acessam as redes sociais das lojas, sendo que 80% responderam que é para acompanhar as promoções de produtos e serviços e uma forma de diversão e passatempo, 67% buscam de informações para se manter atualizados com notícias.

Conforme gráfico abaixo:

Fonte: Pesquisa de campo (2021).

Quando questionados se a divulgação nas redes sociais os incentivava a

comprar um produto, 79% dos entrevistados responderam que já efetuaram compras

(9)

simplesmente por ter visto o anuncio nas redes socias, 21% responderam que não influencia. Entre os entrevistados 84% respondeu que já compraram alimentação e 60% produtos eletrônicos. Conforme gráficos:

Fonte: Pesquisa de campo (2021).

Fonte: Pesquisa de campo (2021).

A forma mais utilizada para pagamento com 57% foi através de cartão de credito, 24% através de Pix, 9% em dinheiro (pago no ato do recebimento de mercadoria), 8% no boleto bancário e 2% no cartão de débito. Quando questionado sobre se avaliam suas compras realizadas através das redes socias 81% disse que costuma avaliar e compartilhas suas compras e 19% não avaliam.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

(10)

A pandemia do Covid-19 trouxe, sem dúvida, uma nova forma de viver. Assim que o distanciamento social se fez necessário, entrou em cena, de forma bastante concreta, o universo virtual. Nosso convívio social, as dinâmicas de trabalho e a forma de consumo agora são muito mais online do que eram antes. E se as pessoas estão na rede mundial, então, é lá também que as empresas irão encontrar os seus consumidores.

Portanto, as empresas que querem vender alguma coisa para alguém, precisam: saber encontrar essas pessoas ou criar um ambiente para que elas as encontrem; saber quando ela está propícia para se relacionar; saber envolvê-la com o negócio; manter um canal de comunicação aberto para falar com ela e também para ouvi-la; e dar a ela algo de valor que faça com que ela se conecte com a marca. Mas como fazer tudo isso no ambiente digital? Usando as mídias e redes sociais, e-mails, sites etc. Isso é fazer marketing digital!

A internet permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos.

Fazer essa relação de forma estratégica, encontrando o momento certo para a comunicação entre empresa e cliente, fortalecer a marca e, pode trazer mais vendas.

As redes sociais: são espaços de relacionamento, lucrativas, permitem a coleta de dados e relatórios relevantes, métricos. Possibilitam a presença em mais um canal de comunicação, além de ampliar o alcance, a popularidade e, dependendo da estratégia, pode melhorar ou piorar a reputação de uma empresa.

Não há dúvidas de que estes sites e aplicativos mudaram a nossa vida. Hoje em dia, é comum sair na rua e ver pessoas conectadas as suas redes sociais pelo celular: seja para ler notícias, atualizar seus status ou se divertir. A cada dia também surgem novas tecnologias , “filtros” nas redes sociais, novos sites de relacionamentos, e não se sabe se isso é bom ou ruim. O mercado pode crescer ainda mais como também pode ficar saturado e começar a entrar em declínio. Uma coisa é certa: não há dúvida de que as primeiras duas décadas dos anos 2000, na Internet, ficarão conhecidas para sempre como “a era das redes sociais”.

8. FONTES CONSULTADAS

CARO, Abrão. Comportamento do Consumidor e a Compra Online: uma análise multicultural. Tese (Pós-Graduação) - Universidade de São Paulo, 2010.

IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/paranapua.html

Pesquisa realizada em 31/08/2021.

(11)

KOTLER, Philip. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. 2. ed. São Paulo: Prenticel Hall, 2007.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3ed. São Paulo:

Atlas, 2014.

SEGURA, M. C. O estudo do Marketing Digital versus Marketing Tradicional e a percepção das suas campanhas por parte dos consumidores no mercado virtual a tradicional. 2009. f. 51. Dissertação (Mestrado em estatística e Gestão da Informação) - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa,2009.

TORRES, Claudio. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha quem perguntar. 1ª Ed. São Paulo:

Novatec, 2009.

VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo de Marketing Digital. 2ª edição São Paulo: Novatec, 2008.

VAZ, Conrado Adolpho. Google marketing:o guia definitivo de marketing digital.3. ed.

São Paulo, SP: Novatec Editora, 2010.

Referências

Documentos relacionados

História da Guerra do Peloponeso, I, 70); E Péricles pronuncia que “a felicidade é ter alcançado, como esses (os guerreiros mortos], a morte mais honrosa, ou a mais honrosa dor

In this paper we describe new material (isolated osteoderms and caudal tube fragments) assigned to Panochthus from the state of Rio Grande do Sul (southern Brazil) and discuss

Ao consideramos o jornal analisado como um artefato cultural que coloca em circulação determinadas representações, que constituem, reforçam e produzem as

a) Todos saíram bem alimentados e nutridos do restaurante, pois não é importante avaliar as necessidades calóricas individuais. Todos os seres humanos precisam das mesmas quantidades

Durante o tratamento com Ziledon, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.. Este medicamento não deve

É um relatório fornecido pela operadora contendo senha de autorização, dados do beneficiário, dados do credenciado e descrição dos procedimentos autorizados que serão utilizados

DGB Confederation of German Trade Unions, Executive Board, Department Education, Qualification, Research 4.. „ A formação profissional deve possibilitar num curso de formação

Assim como cada medida metodológica no ensino deve surgir de um real conhecimento do homem, de um fundamental conheci- mento abrangendo o corpo, a alma e o espírito, assim também a