• Nenhum resultado encontrado

TÉCNICO EM ENFERMAGEM - SAÚDE DO TRABALHADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TÉCNICO EM ENFERMAGEM - SAÚDE DO TRABALHADOR"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES MATÉRIA

Raciocínio Lógico e Matemático 11 a 15 Língua Portuguesa 01 a 10

Legislação Aplicada à EBSERH 16 a 20

Legislação Aplicada ao SUS 21 a 25

O Caderno de questões possui 50 (cinquenta) questões objetivas, numeradas sequencialmente, de acordo com o exposto no quadro a seguir:

ATENÇÃO

Cargo

TÉCNICO EM ENFERMAGEM - SAÚDE DO TRABALHADOR

INSTRUÇÕES

1. Na sua Folha de Respostas, confira seu nome, o número do seu documento e o número de sua inscrição. Além disso, não se esqueça de conferir seu Caderno de Questões quanto a falhas de impressão e de numeração, e se o cargo corresponde àquele para o qual você se inscreveu. Qualquer divergência comunique ao fiscal.

2. O único documento válido para avaliação da prova é a Folha de Respostas. Só é permitido o uso de caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta para o preenchimento da Folha de Respostas, que deve ser realizado da seguinte maneira:

3. O prazo de realização da prova é de 4 (quatro) horas, incluindo a marcação da Folha de Respostas. Após 60 (minutos) do início da prova, o candidato estará liberado para utilizar o sanitário ou deixar definitivamente o local de aplicação. A retirada da sala de prova dos 3 (três) últimos candidatos só ocorrerá conjuntamente.

4. Ao término de sua prova, comunique ao fiscal, devolvendo-lhe a Folha de Respostas devidamente preenchida e assinada. O candidato poderá levar consigo o Caderno de Questões, desde que aguarde em sala o término da aplicação.

5. As provas e os gabaritos preliminares estarão disponíveis no site do Instituto AOCP - www.institutoaocp.org.br - no dia posterior à aplicação da prova.

6. Implicará na eliminação do candidato, caso, durante a realização das provas, qualquer equipamento eletrônico venha emitir ruidos, mesmo que devidamente acondicionado no envelope de guarda de pertences. O NÃO cumprimento a qualquer uma das determinações constantes em Edital, no presente Caderno ou na Folha de Respostas, incorrerá na eliminação do candidato.

Concurso Público

REF. EDITAL N° 03/2014

NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO - MANHÃ

Conhecimentos Específicos 26 a 50

HULW-UFPB - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/PB CONCURSO PÚBLICO 08/2014-EBSERH/HULW-UFPB

EDITAL Nº 03 - EBSERH - ÁREA ASSISTENCIAL

TÉCNICO EM ENFERMAGEM -

SAÚDE DO TRABALHADOR

(2)

O gabarito oficial preliminar e o caderno de questões da prova objetiva estarão disponíveis no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br no dia seguinte à aplicação da prova.

---(destaque aqui)---

FOLHA PARA ANOTAÇÃO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO Questão

Resp.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

Questão Resp.

36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

(3)

de escolas e universidades”, explicou Roberto Citelli.

Além de promover uma vida mais saudável aos animais, com a prática dos exercícios de voos livres e de caça, são realizadas exibições com o intuito de explicar o trabalho realizado pela equipe, proporcionando para os visitantes noções de cuidados e respeito com o meio ambiente.

O foco inicial do Ceras é as aves de rapina. As aves de pequeno porte, como colerinha, sanhaçu e sabiá, que geralmente são presas em gaiolas, precisam ficar isoladas, afastadas da interação humana, sendo dado a elas o alimento que elas teriam na natureza, para condicioná-las e, após testes de avaliação, serem soltas em grupos.

Texto adaptado - Fonte: http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/06/

aves-canoras-sao-os-animais-mais-traficados-na-paraiba-diz-veterina- rio.html

No texto, o termo canora (A) remete a um tipo de ave de rapina.

(B) remete ao único tipo de ave que voa, nada, anda e tem pescoço comprido.

(C) remete a aves como os pinguins e as emas, que não voam.

(D) designa uma espécie de ave de cor puramente amarela.

(E) remete a aves que cantam harmoniosamente.

De acordo com o texto, é INCORRETO afirmar que as aves canoras

(A) são animais selvagens traficados devido ao seu canto e à sua beleza, além de serem usados em rinhas.

(B) são muito traficadas, assim como as raposas e os saguis também são.

(C) apesar do grande tráfico, não são prejudicadas no que diz respeito à preservação das espécies, e a tendência é que a população aumente.

(D) por serem animais de pequeno porte, o seu tráfico é facilitado.

(E) são um dos destaques na série de vídeos feitos para a Semana do Meio Ambiente.

Em “Também são muito traficados raposas e saguis, que são criados como animais de estimação.”, o “que”

em destaque

(A) exerce função de conjunção integrante, pois introduz uma oração substantiva.

(B) por remeter a raposas e saguis, exerce função de conjunção integrante.

(C) não exerce função sintática, é apenas preposição.

(D) exerce função de pronome relativo, pois retoma os termos antecedentes.

(E) é uma interjeição, pois exprime espanto, indignação do autor do texto.

L Í N G U A P O R T U G U E S A

QUESTÃO 01

QUESTÃO 02

QUESTÃO 03 Aves canoras são os animais mais traficados na Paraíba,

diz veterinário

Animais são procurados devido ao canto harmônico e à beleza.

Raposas e saguis são criados como animais de estimação.

As aves canoras, ou seja, as que possuem um canto harmonioso, são os animais que mais são alvo de tráfico na Paraíba, segundo informou o veterinário chefe do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), Roberto Citelli.

De acordo com ele, esses animais são mais procurados devido ao canto e à beleza deles ou para serem usados em rinhas, como é o caso dos canários. Também são muito traficados raposas e saguis, que são criados como animais de estimação.

As aves silvestres são um dos destaques na série de vídeos feitos pela Rede Paraíba para a Semana do Meio Ambiente, comemorada de 1º a 8 de junho, diante do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. As TVs Cabo Branco e Paraíba realizam atividades como feiras de adoção, exposições, distribuição de ecobags e coleta de lixo eletrônico.

Com o tráfico, a população desses animais tende a diminuir. Conforme o veterinário explicou, a maioria morre durante o transporte.

Roberto explicou que é difícil controlar esse tráfico porque aves são animais pequenos e de fácil transporte. Por isso, a colaboração da população é importante para recuperar esses animais. Quem souber onde existem animais silvestres sendo criados ou comercializados ilegalmente pode ligar para o 190 e a informação será encaminhada para a Polícia Ambiental.

Roberto deu algumas recomendações para preservar a natureza no meio urbano. “Pode existir harmonia entre homens e animais. Temos que evitar o contato o máximo possível, não sujar os rios, não jogar lixo em qualquer lugar, porque esse lixo acaba indo para os afluentes e cria um processo maléfico para os animais”, disse.

Ele ainda explicou que a Bica trabalha com conscientização.

“Existem muitos mitos em relação a animais e aves e a gente tenta quebrar esses mitos. A coruja, por exemplo, muitos acham que ela é um mau agouro e matam. Em uma criação de galinha, o gavião ataca os pintinhos. Mas esse é o papel dele. Existem formas de espantá-lo, como fazendo barulho ou colocando uma proteção. O animal está apenas tentando sobreviver, se adaptar ao meio urbano”, explicou Roberto.

Foi criado na Bica o Centro de Reabilitação de Aves Silvestres (Ceras). O local recebe os animais que são apreendidos pela Polícia Ambiental ou que passaram pelo Centro de Triagem de Animais Selvagens (Cetas) do Ibama.

As aves que apresentam quadro de debilitação ou mutilação passam por um tratamento, com exames clínicos, laboratoriais e testes de condicionamento físico. Em seguida, o animal passa por uma avaliação para verificar se existe a possibilidade de soltura, ou não, na natureza.

“As que não têm chance de soltura, porque vieram de cativeiro muito mansas ou com alguma deficiência que não permite a ave ser solta, elas são utilizadas para a realização de educação ambiental com alunos

(4)

4

Cargo: Técnico em Enfermagem - Saúde do Trabalhador (C) separar da oração principal a oração adverbial de lugar . (D) separar aposto.

(E) realçar o que se considera de maior importância na oração.

Em “Roberto deu algumas recomendações para preservar a natureza no meio urbano.”, o que está em destaque

(A) é complemento nominal de “recomendações”.

(B) é objeto indireto do verbo “deu”.

(C) expressa finalidade.

(D) é uma oração adverbial causal.

(E) expressa tempo.

Três barras de chocolate serão divididas em partes iguais para quatro crianças. Sendo assim, quanto cada criança deverá receber de chocolate?

(A) 0,25 (B) 0,50 (C) 0,75 (D) 0,80 (E) 1,20

Na sequência de números ímpares positivos, começando do 1, qual é a divisão do quinto termo pelo segundo termo?

(A) 1 (B) 3 (C) 4 (D) 5 (E) 6

Um professor fez uma pesquisa entre seus alunos para saber como eles iam à escola. O papel continha duas perguntas, a primeira era “Você vem para a escola de ônibus?” e a segunda era “Seus pais ou outro familiar te traz de carro para a escola?”. Sabe- se que 124 alunos responderam SIM para a primeira pergunta, 100 responderam NÃO para a segunda pergunta e 26 responderam SIM em ambas. Se 300 alunos responderam a pesquisa, quantos disseram que vão de carro à escola e não vão de ônibus?

(A) 174 (B) 156 (C) 100 (D) 98 (E) 96

Quando calculamos 0,30 de 2000, encontramos como resultado:

(A) 200 (B) 400 (C) 500

QUESTÃO 11

R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E M A T E M Á T I C O

QUESTÃO 09

QUESTÃO 10

QUESTÃO 12

QUESTÃO 13

QUESTÃO 14 QUESTÃO 08

QUESTÃO 06

QUESTÃO 07

Em “As aves silvestres são um dos destaques na série de vídeos feitos pela Rede Paraíba para a Semana do Meio Ambiente “, a palavra em destaque

(A) está no plural e concorda com “As aves silvestres”.

(B) está no plural para concordar com “destaques”.

(C) pode concordar com o predicativo do sujeito, e está no plural, portanto, para concordar com “vídeos feitos”.

(D) não é verbo, pois está ligando termos.

(E) é um verbo que indica ação, pois refere-se a seres animados, que praticam ações.

No período “Roberto explicou que é difícil controlar esse tráfico porque aves são animais pequenos e de fácil transporte”, as palavras em destaque são, respectivamente:

(A) substantivo, pronome.

(B) pronome, adjetivo.

(C) pronome, substantivo.

(D) substantivo, adjetivo.

(E) pronome, artigo.

Em “Foi criado na Bica o Centro de Reabilitação de Aves Silvestres (Ceras)”, a expressão em destaque exerce função sintática de

(A) objeto direto.

(B) complemento nominal.

(C) adjunto adnominal.

(D) predicativo do sujeito.

(E) sujeito.

Na expressão “As aves que apresentam quadro de debilitação ou mutilação passam por um tratamento, com exames clínicos, laboratoriais e testes de condicionamento físico”, o excerto em destaque tem a função de

(A) restringir o que o antecede, no caso, “As aves”.

(B) explicar ou amplificar dados sobre o antecedente.

(C) generalizar o termo antecedente.

(D) substituir o termo antecedente.

(E) subestimar as aves referidas anteriormente.

Em “As que não têm chance de soltura”, o verbo em destaque está acentuado

(A) por ser uma palavra monossílaba.

(B) porque concorda com o sujeito que está no plural.

(C) porque termina em “em”.

(D) por estar no singular.

(E) porque exige como complemento uma palavra composta.

Em “Em uma criação de galinha, o gavião ataca os pintinhos”, a vírgula foi empregada para

(A) separar duas palavras de mesmo nível sintático (galinha, gavião).

(B) separar adjunto adverbial.

QUESTÃO 04

QUESTÃO 05

(5)

(C) Apenas III.

(D) Apenas IV.

(E) Apenas I e IV.

Nos termos do Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011, o Conselho Consultivo é órgão permanente da EBSERH que tem as finalidades de consulta, controle social e apoio

(A) ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva.

(B) ao Conselho Fiscal e à Diretoria Executiva.

(C) ao Ministério da Educação e à Diretoria Executiva.

(D) ao Ministério da Saúde e ao Conselho de Administração.

(E) à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas de acordo com o Regimento Interno Revisado da EBSERH. Compete ao Conselho de Administração deliberar, mediante proposta da Diretoria Executiva, sobre

I. o regulamento de licitações.

II. o regulamento de pessoal, incluindo o regime disciplinar e as normas sobre apuração de responsabilidade.

III. o quadro de pessoal, com a indicação do total de vagas autorizadas.

IV. o Plano de Cargos, Carreira e Salários; o Plano de Benefícios; e o Plano de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas.

(A) Apenas II, III e IV.

(B) Apenas I, III e IV.

(C) Apenas II e III.

(D) Apenas I e IV.

(E) I, II, III e IV.

(D) 600 (E) 660

A negação de “Todos os meses são de inverno” é (A) “Nenhum mês é de inverno”.

(B) “Existem meses que são de inverno”.

(C) “Nenhum mês não é de inverno”.

(D) “Existe apenas um mês que é de inverno”.

(E) “Existem meses que não são de inverno”.

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

Nos termos da Lei Federal nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, a partir da assinatura do contrato entre a EBSERH e a instituição de ensino superior, a EBSERH disporá de prazo de até _____________

para reativação de leitos e serviço inativos por falta de pessoal.

(A) 1 (um) ano (B) 6 (seis) meses (C) 3 (três) meses (D) 2 (dois) anos (E) 3 (três) anos

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

Nos termos da Lei Federal nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, a EBSERH terá sede e foro em _______________, e poderá manter escritórios, representações, dependências e filiais em outras unidades da Federação.

(A) Rio de Janeiro/RJ (B) São Paulo/SP (C) Porto Alegre/RS (D) Brasília/DF (E) Belo Horizonte/MG

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s) . Nos termos do Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011, o prazo de duração da EBSERH é

I. certo e determinado.

II. indeterminado.

III. indeterminado, mas fixado provisoriamente em 5 (cinco) anos.

IV. certo e determinado em no máximo de 10 anos.

(A) Apenas I.

(B) Apenas II.

L E G I S L A Ç Ã O A P L I C A D A À E B S E R H QUESTÃO 15

QUESTÃO 16

QUESTÃO 17

QUESTÃO 18

QUESTÃO 19

QUESTÃO 20

(6)

6

Cargo: Técnico em Enfermagem - Saúde do Trabalhador Um trabalhador chega ao posto de enfermagem com uma prescrição de 600ml de soro glicofisiológico, o qual deve correr 10 gotas por minutos. Quantas horas serão necessárias para acabar o soro?

(A) 60 horas.

(B) 40 horas.

(C) 30 horas.

(D) 20 horas.

(E) 10 horas.

Uma criança internada na pediatria tem a prescrição de 125mg de amicacina. No setor, existem apenas ampolas de amicacina contendo 500mg/2ml, quantos ml deve ser administrado?

(A) 0,6ml.

(B) 0,5ml.

(C) 0,25ml.

(D) 1ml.

(E) 1,5ml.

(D) da Saúde

(E) da Previdência Social

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. O Decreto Presidencial n° 7.508, de 28 de junho de 2011 regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre I. a organização do Sistema Único de

Saúde – SUS.

II. o planejamento da saúde.

III. a assistência à saúde.

IV. a articulação interfederativa.

(A) Apenas I, II e IV.

(B) Apenas I, II e III.

(C) Apenas I, III e IV.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II, III e IV.

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

Nos termos da Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde, as vagas de conselheiros dos Conselhos de Saúde deverão ser distribuídas em _______ a entidades e movimentos representativos de usuários.

(A) 50%

(B) 10%

(C) 1%

(D) 3%

(E) 5%

C O N H E C I M E N T O S E S P E C Í F I C O S

QUESTÃO 24

QUESTÃO 25

QUESTÃO 26

QUESTÃO 23

QUESTÃO 27

L E G I S L A Ç Ã O A P L I C A D A A O S U S

QUESTÃO 22 QUESTÃO 21

De acordo com o disposto sobre a Seguridade Social na Constituição Federal, assinale a alternativa INCORRETA. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

(A) universalidade da cobertura e do atendimento.

(B) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

(C) redutibilidade do valor dos benefícios.

(D) equidade na forma de participação no custeio.

(E) diversidade da base de financiamento.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas de acordo com a Lei Orgânica da Saúde - Lei n° 8.080/1990.

I. São estabelecidos, no âmbito do Sistema Único de Saúde, o atendimento domiciliar e a internação domiciliar.

II. Na modalidade de assistência de atendimento e internação domiciliares, incluem-se, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.

III. O atendimento e a internação domiciliares serão realizados por equipes multidisciplinares que atuarão nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.

IV. O atendimento e a internação domiciliares só poderão ser realizados por indicação médica, mesmo sem a expressa concordância do paciente e de sua família.

(A) Apenas I, II e IV.

(B) Apenas I, II e III.

(C) Apenas I, III e IV.

(D) Apenas II e III.

(E) I, II, III e IV.

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

Nos termos da Lei n° 8.142/1990, os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados, dentre outros, como despesas de custeio e de capital do Ministério ____________, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.

(A) da Educação (B) da Cultura (C) do Esporte

(7)

A pressão arterial (PA) é a pressão exercida pelo sangue no interior das artérias. Depende da força desenvolvida pela sístole ventricular, do volume sanguíneo e da resistência oferecida pelas paredes das artérias. Com relação à sístole e diástole, é correto afirmar que

(A) na sístole a pressão está no seu valor máximo. Na diástole a pressão está no seu valor mínimo.

(B) a diástole é a contração do ventrículo esquerdo e a sístole é o relaxamento do ventrículo esquerdo.

(C) na sístole a pressão está no seu valor mínimo. Na diástole a pressão está no seu valor máximo.

(D) a diástole é a contração do átrio esquerdo e a sístole é o relaxamento do átrio esquerdo.

(E) a diástole é a contração do ventrículo esquerdo e a sístole é o relaxamento do átrio direito e esquerdo.

São meios de oxigenoterapia, EXCETO (A) máscara de Venturi 40%.

(B) bolsa-válvula-máscara.

(C) catéter de oxigênio.

(D) swab orofaríngeo.

(E) máscara não reinalante.

A maioria dos traumatismos é de origem extrínseca, violenta e de natureza acidental ou intencional, e o técnico de enfermagem deve conhecer adequadamente as feridas para realização de seus curativos. Quanto ao grau de contaminação das feridas, é INCORRETO afirmar que

(A) feridas limpas são aquelas em que a contaminação bacteriana ocorre em grau elevado.

(B) alguns acidentes domésticos, como pequenos cortes com facas ou outros instrumentos limpos, podem ocasionar a ferida limpa.

(C) feridas sujas ou poluídas são aquelas muito contaminadas, com grande possibilidade de se infectarem.

(D) as feridas sujas geralmente são produzidas por acidentes de trabalho e de trânsito.

(E) feridas infectadas: são aquelas em que houve a proliferação de microrganismos, levando a um processo infeccioso.

Com relação ao tétano acidental, é correto afirmar que

(A) é uma toxi-infecção grave, contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo bacilo tetânico.

(B) as toxinas provocam um estado de hipoexcitabilidade do sistema nervoso central.

(C) é necessário isolamento respiratório para pacientes com tétano.

(D) é uma doença de notificação compulsória.

(E) a transmissão ocorre pela introdução dos esporos, através de gotículas expiratórias.

O Senhor Raimundo dos Santos chegou ao pronto atendimento com sinais leves de desidratação, foi prescrito pelo médico 500ml de soro fisiológico a ser infundido em 4 horas. No entanto, no setor, tem-se apenas equipo microgotas. Quantas microgotas por minuto devem correr para se cumprir a prescrição?

(A) 40 gotas/minuto.

(B) 54 gotas/minuto.

(C) 76 gotas/minuto.

(D) 83 gotas/minuto.

(E) 125 gotas/minuto.

Dentre os meios de isolamentos e precauções, existe a precaução padrão. Este tipo de precaução é recomendada quando o técnico de enfermagem está realizando cuidados com qual tipo de paciente?

(A) Apenas pacientes que estão em quartos de isolamento.

(B) Em todos os pacientes a serem atendidos.

(C) Apenas em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência adquirida.

(D) Apenas em pacientes portadores de leptospirose.

(E) Apenas em pacientes com bactérias multirresistentes.

O Pulso é a onda provocada pela pressão do sangue contra a parede arterial que ocorre cada vez que o ventrículo esquerdo se contrai. Em locais onde as artérias de grosso calibre se encontram próximas à superfície cutânea, pode ser sentido à palpação.

São locais de verificação do pulso, EXCETO (A) carótida.

(B) radial.

(C) poplítea.

(D) femural.

(E) laríngea.

Respiração é o processo através do qual ocorre troca gasosa entre a atmosfera e as células do organismo. Quanto à respiração, é correto afirmar que

(A) a avaliação da respiração inclui a frequência respiratória (movimentos respiratórios por segundo).

(B) na avaliação da respiração, devemos apenas observar o seu ritmo se é regular ou irregular.

(C) deve ser avaliada sem que o paciente perceba, para evitar que o paciente tente conscientemente controlar a respiração.

(D) não é importante avaliar a frequência respiratória, tendo em vista os sinais e sintomas de comprometimento respiratório: cianose, inquietação, dispneia e sons respiratórios anormais.

(E) a frequência respiratória adequada se mantém padrão, independente da faixa etária do paciente.

QUESTÃO 28

QUESTÃO 29

QUESTÃO 30

QUESTÃO 35 QUESTÃO 34

QUESTÃO 31

QUESTÃO 32

QUESTÃO 33

(8)

8

Cargo: Técnico em Enfermagem - Saúde do Trabalhador O que é gerenciamento de resíduos?

(A) É o gerenciamento do lixo doméstico até a sua coleta urbana.

(B) É o conjunto técnico administrativo de ordenar e capacitar os geradores de resíduos.

(C) É o gerenciamento desestruturado de atividades e encaminhamentos do lixo urbano.

(D) É a multidisciplinariedade no tratamento dos aterros sanitários.

(E) É o conjunto de atividades técnicas e administrativas aplicáveis, desde o manuseio até a disposição final dos resíduos.

Em relação às anotações de enfermagem, é correto afirmar que

(A) elas devem ser registradas sempre ao final de cada plantão, momento no qual são colocados todos os cuidados realizados durante o período de trabalho.

(B) torna-se irrelevante e desnecessário registrar observações efetuada ou cuidados prestados já padronizados pelo serviço.

(C) devem ser legíveis, completas, claras, concisas, objetivas, pontuais e cronológicas.

(D) elas podem conter rasuras, desde que corrigidas entre vírgulas, sendo também importante deixar linhas em branco ou espaços.

(E) torna-se desnecessário conter ao final das anotações o registro do conselho de classe, mediante o fato do serviço que contrata o técnico já possuí-lo.

Sobre a exposição ocupacional relacionada ao material biológico, é INCORRETO afirmar que (A) a prevenção da exposição aos materiais biológicos é

a principal medida para que não ocorra contaminação por patógenos de transmissão sanguínea nos serviços de saúde.

(B) precauções básicas visam reduzir a exposição aos materiais biológicos, e devem ser utilizadas na manipulação de artigos médico-hospitalares e na assistência a todos os pacientes.

(C) após exposição ao material biológico, cuidados locais com a área exposta devem ser imediatamente iniciados.

(D) recomenda-se lavagem exaustiva com àlcool em caso de exposição percutânea, e no caso de exposição de mucosas, recomenda-se a lavagem exaustiva com clorexidine alcoólico.

(E) os recipientes específicos para descarte de material pérfuro-cortante devem ser preenchidos no máximo até o limite de 2/3 de sua capacidade total, evitando assim o risco de acidentes.

A dor relacionada ao trabalho é descrita já há muitos anos, e acarreta problemas importantes ao trabalhador e ao empregador. Sobre a dor relacionada ao trabalho, assinale a alternativa correta.

Sobre a hanseníase, é INCORRETO afirmar que (A) é uma doença crônica, proveniente de infecção

causada pelo Mycobacterium leprae.

(B) antigamente, a doença era conhecida como lepra.

(C) tem baixa letalidade e baixa mortalidade, podendo ocorrer em qualquer idade, raça ou gênero.

(D) os pacientes multibacilares (MB) podem transmitir a infecção enquanto o tratamento específico não for iniciado.

(E) não é uma doença de notificação compulsória.

A Tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil. O agravo atinge a todos os grupos etários, com maior predomínio nos indivíduos economicamente ativos e do sexo masculino.

Ao se internar um paciente com tuberculose não tratada, quais são as medidas a serem adotadas?

(A) Isolamento de aerossóis.

(B) Apenas isolamento de contato.

(C) Manter silêncio e luzes apagadas para evitar a hiper- reflexia.

(D) Realizar a imediata coleta de gasometria arterial e ressonância magnética.

(E) São desnecessários demais procedimentos, além das precauções padrão.

Como é chamado o resíduo resultante de atividades exercidas por estabelecimento gerador que, por suas características, necessitam de processos diferenciados no manejo, exigindo ou não-tratamento prévio para a disposição final?

(A) Resíduo de Serviço de Saúde.

(B) Resíduo Inerente Sanitário.

(C) Resquícios Sanitários.

(D) Resíduo de Resquícios Sanitários.

(E) Erros de Saúde.

Segundo a Lei n.°7.498/1986 – Regulamentada pelo Decreto 94.406/1987, o técnico de enfermagem exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem, EXCETO

(A) assistir ao enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de Enfermagem.

(B) assistir ao enfermeiro na prestação de cuidados diretos de Enfermagem a pacientes em estado grave, realizando prescrição de medicações.

(C) assistir ao enfermeiro na prevenção e controle das doenças transmissíveis, em geral em programas de vigilância epidemiológica.

(D) assistir ao enfermeiro na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar.

(E) assistir ao enfermeiro na prevenção e controle sistemático de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência de saúde.

QUESTÃO 43 QUESTÃO 42 QUESTÃO 38

QUESTÃO 39

QUESTÃO 40

QUESTÃO 41 QUESTÃO 37

QUESTÃO 36

(9)

(A) As lesões por esforços repetitivos (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), são danos decorrentes da pouca utilização imposta ao sistema musculoesquelético.

(B) Os objetivos dos profissionais de saúde na abordagem dos casos de LER/Dort não devem estar voltados a manter uma atitude ativa diante das possibilidades de prevenção que cada caso pode oferecer.

(C) LER/Dort caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, concomitantes ou não, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, tais como dor, parestesia, sensação de peso e fadiga.

(D) LER/Dort são caracterizadas como dores psicológicas, e não causam incapacidade laboral temporária ou permanente.

(E) LER/Dort não são fenômenos relacionados ao trabalho.

Com base no plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, é correto afirmar que

(A) os materiais perfurocortantes são aqueles utilizados na assistência à saúde, que não possuem ponta ou gume.

(B) o empregador deve constituir uma comissão gestora multidisciplinar, que tem como objetivo reduzir os riscos de acidentes com materiais perfurocortantes.

(C) o dispositivo de segurança é um item integrado a um conjunto do qual faça parte o elemento perfurocortante ou uma tecnologia capaz de aumentar o risco de acidente.

(D) o plano tem o objetivo de estabelecer diretrizes para a elaboração e implementação de um plano de estimulação aos riscos de acidentes com materiais biológicos.

(E) visa à perfuração, com segurança mínima aos trabalhadores dos serviços de saúde.

Esta Norma Regulamentadora - NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Estamos falando da

(A) NR 41.

(B) NR 52.

(C) NR 32.

(D) NR 02.

(E) NR 72.

A NR 24 (Norma Regulamentadora) dispõe sobre as Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, sendo INCORRETO afirmar que (A) as instalações sanitárias não deverão ser separadas

por sexo.

(B) será exigido, no conjunto de instalações sanitárias, um lavatório para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operações insalubres.

QUESTÃO 46 QUESTÃO 45

QUESTÃO 47

QUESTÃO 48 QUESTÃO 44

(C) não serão permitidos aparelhos sanitários que apresentem defeitos ou soluções de continuidade que possam acarretar infiltrações ou acidentes.

(D) em todos os estabelecimentos em que a atividade exija troca de roupas ou seja imposto o uso de uniforme ou guarda-pó, haverá local apropriado para vestiário dotado de armários individuais.

(E) nos estabelecimentos em que trabalhem mais de trezentos operários, é obrigatória a existência de refeitório.

Sobre a Norma Regulamentadora 23 que trata sobre a Proteção Contra Incêndios, é correto afirmar que

(A) apenas os empregadores de serviços de saúde devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.

(B) o empregador deve providenciar para apenas dois dos trabalhadores informações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio.

(C) o empregador deve providenciar para alguns trabalhadores informações sobre os procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança.

(D) os locais de trabalho deverão dispor de saídas em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná- los com rapidez e segurança, em caso de emergência.

(E) as saídas de emergência deverão ser fechadas à chave ou presa durante a jornada de trabalho.

A Norma Regulamentadora 15, em seu anexo nº14, trata das atividades e operações insalubres relacionadas aos riscos biológicos. A insalubridade de grau máximo está relacionada ao trabalho ou operações, em contato permanente com várias funções, EXCETO

(A) pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas, bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados.

(B) carnes, glândulas, vísceras, sangue, ossos, couros, pelos e dejeções de animais portadores de doenças infectocontagiosas.

(C) esgotos (galerias e tanques).

(D) lixo urbano (coleta e industrialização).

(E) ambulatórios e postos de vacinação destinados aos cuidados da saúde humana.

(10)

10

Cargo: Técnico em Enfermagem - Saúde do Trabalhador Ainda com relação à NR 15, em seu anexo nº 14,

a insalubridade de grau médio está relacionada, dentre outros,

(A) aos trabalhadores de carpintaria.

(B) aos trabalhos e operações em contato permanente com pacientes em hospitais (aplica-se unicamente ao pessoal que tenha contato com os pacientes, bem como aos que manuseiam objetos de uso desses pacientes, não previamente esterilizados).

(C) aos trabalhadores desprovidos do ensino médio e profissionalizante.

(D) aos trabalhadores incapazes de realizarem a segurança própria e pertinente ao trabalho individual que realizam.

(E) a todos os trabalhadores de atividades fora do grau máximo são caracterizados como grau mínimo, não existindo a classificação de grau médio.

Segundo a Norma Regulamentadora 32, quando se trata dos Quimioterápicos Antineoplásicos, os mesmos somente devem ser preparados em área exclusiva e com acesso restrito aos profissionais diretamente envolvidos. Esta área deve dispor no mínimo de, EXCETO

(A) vestiário de barreira com dupla câmara.

(B) sala de preparo dos quimioterápicos.

(C) área de descanso de duzentos metros quadrados.

(D) local destinado para as atividades administrativas.

(E) local de armazenamento exclusivo para estocagem.

QUESTÃO 49

QUESTÃO 50

(11)

Referências

Documentos relacionados

Existe também a possibilidade de utilizar o betão leve de enchimento pré-misturado Leca® Uno , sendo que neste caso não é necessário aplicar a camada de regularização pois

Porém, confesso que só mais tarde, talvez já no decorrer do Mestrado, me dei conta que a História da Arte – e, porventura, qualquer outro curso, mas sobre esses não me cabe

Use o lema do bombeamento para mostrar que, se uma linguagem L cont´em uma palavra de comprimento maior ou igual a n e ´e aceita por um autˆomato finito determin´ıstico com n

Fato importante sobre as questões de limpeza pública até agora citadas é que em nenhum momento encontraram-se informações sobre um local único onde os restos eram

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

Para tanto, procurarei entender como as crenças têm efeito no comportamento do professor em sala de aula, nas suas atitudes e decisões (influência das crenças de forma consciente

e) A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, tem personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, vinculada apenas ao Ministério da Saúde, com prazo

equiparação de direitos e não direitos especiais. E mesmo que defendessem direitos especiais, o nome “portadores de direitos especiais” não poderia ser exclusivo das pessoas