• Nenhum resultado encontrado

MATEMÁTICA. Unidade 13 QUE HORAS SÃO? MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MATEMÁTICA. Unidade 13 QUE HORAS SÃO? MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MATEMÁTICA

MANUAL DE APOIO AO PROFESSOR

Unidade 13

QUE HORAS SÃO?

(2)

1. JUSTIFICATIVA DA UNIDADE ... 3

2. OBJETIVOS ... 3

3. CONTEÚDOS ... 3

4. COMPETÊNCIAS QUE PRETENDE DESENVOLVER ... 3

5. CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS ... 4

6. SEQUÊNCIA DE APRENDIZAGEM ... 4

Introdução ... 4

Recurso 1: Números ordinais ... 4

Recurso 2: Aprender a ver as horas ... 5

Recurso 3: Avaliação ... 5

7. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA ... 6

(3)

3 1. JUSTIFICATIVA DA UNIDADE

Os números naturais são usados em diferentes situações para determinar a quantidade de elementos de uma coleção (aspecto cardinal) ou para saber a posição de um objeto em uma lista ordenada (aspecto ordinal). As atividades desta unidade oferecem oportunidades para as crianças pensarem no aspecto ordinal dos números por meio de problemas que envol- vem a leitura e a ordem de números até 10.

Outras atividades da unidade envolvem problemas relacionados às unidades de medidas de tempo, particularmente dias, horas e minutos.

2. OBJETIVOS

Com as atividades desta unidade, espera-se que os alunos possam:

Identificar a ordem dos elementos de uma série, utilizando números ordinais do primeiro (1º) ao décimo (10º).

Avançar na leitura das horas em relógios digitais e analógicos.

3. CONTEÚDOS

Conteúdos desenvolvidos nesta unidade:

Números ordinais.

Leitura de horas em relógios analógicos e digitais.

Professor, você pode utilizar uma, várias ou todas as atividades, assim como incluir o próprio conteúdo para criar suas sequências de aprendizagem.

4. COMPETÊNCIAS QUE PRETENDE DESENVOLVER Competências DeSeCo1

Categoria 1: uso de ferramentas de forma interativa

• Capacidade de usar a linguagem, símbolos e texto de forma interativa.

• Capacidade de usar o conhecimento e informações de forma interativa.

1 A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é uma organização internacional, formada por 35 países democráticos, que procura acompanhar políticas públicas e solucionar problemas comuns. O Projeto de Definição e Seleção de Competências (DeSeCo) foi criado no final dos anos 90 com o objetivo de estabelecer competências pessoais consideradas imprescindíveis para o século XXI. DeSeCo define as competências básicas como um conjunto completo de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, emoções e motivações que cada indivíduo ou grupo põe em ação para fazer frente às demandas peculiares de cada situação.

(4)

Competências do século XXI, ACTS21

• Formas de pensar

• Resolução de problemas

• Ferramentas para gestão da informação

5. CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS

Os conteúdos incluídos nesta unidade correspondem a conhecimentos matemáticos iniciais. Vale realizar atividades exploratórias em sala para identificar os conhecimentos que cada aluno possui em relação aos conteúdos abordados.

6. SEQUÊNCIA DE APRENDIZAGEM

Introdução

A introdução apresenta os conteúdos de forma a convidar o aluno a aprender sobre os números ordinais e especialmente, sobre ler as horas, assunto que deve gerar bastante interesse.

Para começar a incorporar o uso do relógio, é interessante ter um em sala. Sua presença faz com que as crianças comecem a se interessar pela leitura das horas.

Recurso 1: Números ordinais

As atividades deste recurso têm como objetivo discutir a função ordinal dos núme- ros, ou seja, situações em que os números são usados como memória de posição.

Observe esta fila de pessoas para ser atendidas na padaria

Para que as crianças explorem a atividade, você pode fazer perguntas, como: “Quantas crian- ças estão na fila? Qual é a primeira da fila? E a segunda? E a última? Que lugar ocupa a última criança da fila?”.

É possível também aproveitar a atividade para perguntar ao grupo por que as crianças que aparecem na atividade estão em fila. Assim, poderão refletir sobre a função das filas, a im- portância respeitar a ordem de atendimento e a vez de cada um.

(5)

5 Propostas para o trabalho em sala de aula

Em sala, você pode explorar diferentes situações que exigem a determinação de uma posição em uma sequência ordenada de números, como, por exemplo, a ordem de chegada em uma corrida ou em uma fila para ser atendido em determinado local.

Recurso 2: Aprender a ver as horas

Esta sequência propõe atividades para que os alunos se aproximem da leitura de horas em relógios digitais e analógicos e possam explorar as relações entre horas, minutos e a posição dos ponteiros dos relógios.

Professor, inicie as atividades propondo uma discussão a respeito do tempo: dos horários das atividades rotineiras, da hora da saída, hora da festa, etc. Explore o conhecimento dos alunos sobre relógios, os tipos que conhecem, como fazem para saber as horas em cada um deles.

Algumas situações propõem que os alunos calculem intervalos de tempo, com problemas que envolvem cálculos mais simples.

A ideia deste recurso é que os alunos explorem estratégias de cálculos para chegar aos resul- tados, considerando horas e minutos, ainda que de forma bastante inicial.

Propostas para o trabalho em sala de aula

A leitura em relógios analógicos envolve maior complexidade do que a leitura em relógios digitais. Assim, você pode propor que as crianças resolvam os problemas que envolvem a posição dos ponteiros coletivamente, promovendo diversas discussões sobre o tema.

Em sala, organize um momento de conversa entre todos. Se for possível, leve um relógio de ponteiros para a sala; se não for, você pode desenhar um relógio no quadro. Pergunte aos alunos se conhecem a diferença entre os ponteiros e o que cada um indica. Explore também outras informações do relógio: “Vocês sabem o que os números representam? E esses pon- tinhos menores?”. O objetivo é fazer com que eles compartilhem seus conhecimentos e am- pliem suas ideias sobre o assunto.

Você pode propor outros problemas que envolvam unidades de tempo, como: “Quanto tempo falta para o próximo ônibus sair, se o último saiu às 14h e os ônibus saem a cada 2 horas? Um ônibus passa todos os dias às 14h. Hoje ele atrasou 2 horas. A que horas ele pas- sou?”.

Recurso 3: Avaliação

Proponha aos alunos que resolvam as atividades de avaliação individualmente, utilizando os recursos que possuem, buscando estratégias que julgam adequadas e to- mando decisões para chegar às respostas.

Em todas as unidades há três perguntas de avaliação que servem para dar uma ideia geral dos conteúdos aprendidos pelo estudante. Cada uma delas vale 33% dos acertos (100%).

(6)

7. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

COLL, C. e TEBEROSKY, A. Aprendendo a matemática. São Paulo: Ática, 2000.

[Concebida a partir das mais recentes pesquisas na área educacional, essa coleção foi desen- volvida pelos conceituados educadores, César Coll e Ana Teberosky, dois especialistas em di- dática e psicologia da aprendizagem e do ensino, com a colaboração de uma numerosa equipe de educadores brasileiros e estrangeiros.]

Documento eletrônico: Relógios para todos os tempos, revista Ciência Hoje para crianças, 2005. http://chc.cienciahoje.uol.com.br/relogios-para-todos-os-tempos/ (acesso em:

26/08/2017)

[Essa matéria da revista Ciência Hoje para crianças trata da história dos relógios e indica um museu totalmente dedicado às engenhocas que marcam as horas.]

Referências

Documentos relacionados

Dentre as diversas atribuições do farmacêutico que atuam em drogarias no Brasil, destacam-se: avaliar a prescrição médica; prestar assistência farmacêutica através

O tempo médio de espera até que a sua ligação seja atendida por uma central de atendimento é uma variável Exponencial com média 3 minutos. Duas pessoas esperam, de

Comolia ovalifolia (DC.) Triana, Trans. Na região de estudo foi encontrada em áreas de tabuleiro com solo úmido e bastante arenoso, sendo este seu primeiro registro

paradigma se alicerçava na valorização do leitor, por ele designado “terceiro estado” (Jauss, 1975), reforçando a tese básica de 1967. Segundo Jauss, o novo paradigma deveria

• Indicado para filtrar o ar e regular a pressão em redes de ar comprimido • Possui corpo em alumínio fundido, copo. em policarbonato com proteção metálica e

Expressão relativa e desvio padrão do gene MRP1 em células de sarcoma uterino resistentes, tratadas com diferentes concentrações de LDL plasmáticas...

No entanto, são necessários estudos que procurem identificar o uso que os operadores do Direito estão fazendo das mais diversas formas de avaliação psicológica (clínica,

Com base nos dados destas diferentes associações (APAV, 2019), sabe-se que a violência é também um fenómeno de visibilidade, ou seja, sempre houve ocorrências deste fenómeno,