• Nenhum resultado encontrado

Neste módulo estudadesmos as principais propriedades físicas dos compostos orgânicos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Neste módulo estudadesmos as principais propriedades físicas dos compostos orgânicos."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Propriedades Físicas dos compostos Orgânicos

Resumo

Neste módulo estudadesmos as principais propriedades físicas dos compostos orgânicos.

Ponto de fusão e ebulição dos compostos orgânicos Interações Intermoleculares

As forças intermoleculares são as forças que ocorrem entre uma molécula e a molécula vizinha. Durante uma mudança de estado físico ocorre o afastamento ou a aproximação entre essas moléculas, rompendo ou formando ligações intermoleculares. As forças intermoleculares podem ser do tipo: Dipolo induzido, Dipolo- dipolo ou ligação de hidrogênio. Quanto mais fortes forem as forças intermoleculares entre as moléculas, mais será o ponto de fusão e ebulição da substância, pois mais difícil será de afastar uma molécula da sua molécula vizinha.

Ex.:

Atenção!

Os hidrocarbonetos ramificados possuem menor extensão para ação das forças intermoleculares, portanto para hidrocarbonetos de mesma fórmula molecular, os menos ramificados possuem maior ponto de ebulição.

Ex.: C5H12

(2)

Veja que o hidrocarboneto ramificado possui menor ponto de ebulição que o hidrocarboneto não ramificado de mesma fórmula molecular.

Massa molar

Quanto maior for a massa molar do composto, maior será o seu ponto de ebulição.

Ex.: Comparando o ponto de ebulição dos alcanos não ramificados com 1 e 3 carbonos, com base na tabela acima, indique quem possui o maior ponto de ebulição.

Com base na tabela e nas respectivas massas molares, o C3H8 possui o ponto de ebulição maior que o CH4.

Atenção!

Quando comparamos os pontos de ebulição de hidrocarbonetos, por todos serem apolares e fazerem ligações de dipolo induzido, a massa molar será o fator decisivo para determinar quem possui maior ponto de ebulição.

(3)

Solubilidade dos compostos orgânicos

A solubilidade dos compostos orgânicos deve ser analisada a partir da polaridade e/ou apolaridade exercida pela sua estrutura molecular.

Sendo assim, é possível visualizar que com o aumento da parte apolar do hidrocarboneto há o aumento da solubilidade em hexano, que é um composto apolar. E a diminuição da solubilidade em água, que é um composto polar.

Vale lembrar, que o aumento da quantidade de hidroxilas (-OH), elevaria a polaridade da molécula, aumentando a solubilidade em água e diminuindo a solubilidade em hexano.

Atenção!

Existem compostos orgânicos conhecidos como anfifílicos, são compostos que possuem tanto caráter polar quanto caráter apolar, ou seja, elas se solubilizam em compostos polares e apolares. Um ótimo exemplo dessas moléculas são os sabões. Os sabões são composto anfifílicos que conseguem se misturar tanto a água, quanto em gordura, sendo assim um ótimo agente de limpeza.

Veja a molécula dos sabões e as suas interações anfifílicas:

Estrutura do sabão:

(4)
(5)

Exercícios

1.

Os hidrocarbonetos são moléculas orgânicas com uma série de aplicações industriais. Por exemplo, eles estão presentes em grande quantidade nas diversas frações do petróleo e normalmente são separados por destilação fracionada, com base em suas temperaturas de ebulição.

O quadro apresenta as principais frações obtidas na destilação do petróleo em diferentes faixas de temperaturas.

Fração Faixa de

temperatura ( C) Exemplos de produtos

Número de átomos de carbono (hidrocarboneto de fórmula geral C Hn 2n 2+ ) 1 Até 20 Gás natural e gás de

cozinha (GLP) C1 a C4

2 30 a 180 Gasolina C6 a C12

3 170 a 290 Querosene C11 a C16

4 260 a 350 Óleo diesel C14 a C18

SANTA MARIA, L. C. et al. Petróleo: um tema para o ensino de química. Química Nova na Escola, n.15, maio 2002 (adaptado).

Na fração 1, a separação dos compostos ocorre em temperaturas mais baixas porque a) suas densidades são maiores em relação às outras frações.

b) o número de ramificações é maior em relação às outras frações.

c) suas cadeias carbônicas apresentam carbonos com hibridização sp .3

d) as forças intermoleculares do tipo ligações de hidrogênio são menos intensas.

e) as forças intermoleculares do tipo van der waals são menos intensas.

2.

A característica que os átomos de carbono possuem de ligar-se entre si leva a uma formação de grande variedade de moléculas orgânicas com diferentes cadeias carbônicas, o que influencia diretamente suas propriedades físicas.

Dentre os isômeros da molécula do heptano, aquele que apresentará a menor temperatura de ebulição é o

a) 2 metilhexano− b) 2,2 dimetilpen tano− c) 2,3−dimetilpen tano d) 2,2,3 trimetilbutano−

(6)

3.

Um dos grandes problemas de poluição mundial é o descarte de detergentes não biodegradáveis nos rios, lagos e mananciais. Os detergentes não biodegradáveis formam densas espumas que impedem a entrada de gás oxigênio na água e com isso afeta a vida das espécies aeróbicas aquáticas. Para resolver ou amenizar este problema surgiu o detergente biodegradável, a qual sua estrutura pode ser observada abaixo:

Com relação aos detergentes biodegradáveis, pode-se afirmar que a) sua cadeia carbônica saturada apresenta somente uma ramificação.

b) sua estrutura apresenta uma porção polar e uma apolar.

c) o anel aromático é monossubstituído.

d) a parte apolar apresenta uma cadeia insaturada.

e) a porção sulfônica apresenta ligação metálica.

4.

Durante atividades físicas, o aumento da temperatura do corpo e a consequente transpiração promovem a oxidação de gorduras acumuladas sobre a pele. As equações químicas de oxidação do ácido oleico, gordura presente na pele, são mostradas a seguir.

Dado: Temperatura de fusão do ácido oleico = 14 °C

Com base no enunciado e nas equações químicas, assinale a alternativa correta.

a) Os carbonos da dupla ligação do ácido oleico tornam-se carbonos terciários nos produtos das oxidações 1 e 2.

b) A cadeia longa do hidrocarboneto que constitui o ácido oleico o torna solúvel em água.

c) Os produtos da oxidação 1 possuem os grupos funcionais álcool e éster.

d) O ácido oleico é um sólido à temperatura ambiente (25°C).

(7)

5.

Tensoativos são compostos orgânicos que possuem comportamento anfifílico, isto é, possuem duas regiões, uma hidrofóbica e outra hidrofílica. O principal tensoativo aniônico sintético surgiu na década de 1940 e teve grande aceitação no mercado de detergentes em razão do melhor desempenho comparado ao do sabão. No entanto, o uso desse produto provocou grandes problemas ambientais, dentre eles a resistência à degradação biológica, por causa dos diversos carbonos terciários na cadeia que compõe a porção hidrofóbica desse tensoativo aniônico. As ramificações na cadeia dificultam sua degradação, levando à persistência no meio ambiente por longos períodos. Isso levou a sua substituição na maioria dos países por tensoativos biodegradáveis, ou seja, com cadeias alquílicas lineares.

PENTEADO, J. C. P.; EL SEOUD, O. A.; CARVALHO, L. R. F. [ ... ]:uma abordagem ambiental e analítica. Química Nova, n. 5, 2006 (adaptado).

Qual a fórmula estrutural do tensoativo do grupo sulfonato que pode causar menos danos ao meio ambiente?

a)

b)

c)

d)

e)

(8)

6.

O gás de cozinha contém GLP (gases liquefeitos de petróleo) uma mistura constituída, principalmente, por 50% em volume de butano, C H4 10 e 50% em volume de propano, C H .3 8 Obtém-se o GLP em uma das etapas iniciais do refino do petróleo, a destilação e uma forma de armazená-lo é em botijões que devem ser comercializados, manuseados e utilizados respeitando-se algumas normas de segurança.

A destilação permite a separação de várias frações de hidrocarbonetos constituintes do petróleo.

Dessa forma, ao se levar em conta as propriedades dos compostos e das misturas, bem como o processo de separação das frações do petróleo, pode-se afirmar que

a) a destilação do petróleo, à pressão atmosférica, permite separar os hidrocarbonetos através de um processo químico.

b) as forças intermoleculares predominantes nos hidrocarbonetos saturados do petróleo são do tipo dispersão de London.

c) devido à alta concentração de eletrólitos na água do mar, esta solubiliza o petróleo em maior proporção que a água pura.

d) as frações de destilado que contêm o butano e o propano são obtidas com destilação à pressão reduzida do petróleo.

e) o propano e o 2-metilpropano são gases à temperatura ambiente sendo que o 2-metilpropano tem maior momento de dipolo devido à ramificação da cadeia carbônica.

7.

Em um laboratório, três frascos com líquidos incolores estão sem os devidos rótulos. Ao lado deles estão os três rótulos com as seguintes identificações: ácido etanoico, pentano e 1-butanol. Para poder rotular corretamente os frascos determinam-se para esses líquidos, o ponto de ebulição (P.E.) sob 1 atm e a solubilidade em água (S) a 25 C.

Líquido P.E. / C S / (g 100 mL)

X 36 0,035

Y 117 7,3

Z 118 infinita

Com base nessas propriedades, conclui-se que os líquidos X, Y e Z são, respectivamente, a) pentano, 1-butanol e ácido etanoico.

b) pentano, ácido etanoico e 1-butanol.

c) ácido etanoico, pentano e 1-butanol.

d) 1-butanol, ácido etanoico e pentano.

e) 1-butanol, pentano e ácido etanoico.

(9)

8.

Acidente entre caminhões bloqueia BR-290 em Arroio dos Ratos

Colisão aconteceu por volta das 6h e resultou no vazamento da carga de gasolina.

(Disponível em http://zh.clicrbs.com.br. Acesso em 04 out. 2015.)

A gasolina, combustível de grande parte dos automóveis que circulam no mundo, e outros produtos, como o gás natural, GLP, os produtos asfálticos, a nafta petroquímica, o querosene, os óleos combustíveis, os óleos lubrificantes, o óleo diesel e o combustível de aviação, são obtidos por meio da __________ do petróleo. Esta é uma operação que se baseia nas diferenças de __________ dos componentes da mistura de hidrocarbonetos. O petróleo é um líquido oleoso, escuro, __________ em água e __________ denso que a água, encontrado em jazidas do subsolo da crosta terrestre.

As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por a) destilação fracionada; ponto de fusão; insolúvel; menos.

b) destilação simples; ponto de ebulição; insolúvel; menos.

c) destilação fracionada; ponto de ebulição; solúvel; mais.

d) extração com solvente; ponto de ebulição; solúvel; mais.

e) destilação fracionada; ponto de ebulição; insolúvel; menos.

9.

O etino (C2H2), conhecido como acetileno, é bastante usado em solda de metais. Quando obtido na indústria, pode apresentar impurezas como o sulfeto de hidrogênio (H2S), molécula de geometria angular. Se o gás acetileno contiver essa impureza, pode ser purificado fazendo-o passar através de a) éter metílico (CH3OCH3), pois o H2S é dissolvido, e o etino, pelo fato de ser formado por moléculas

polares, não se dissolve nele.

b) tetracloreto de carbono líquido

(

CC 4 ,

)

pois o H2S é dissolvido, e o etino, pelo fato de ser formado por moléculas apolares, não se dissolve nele.

c) água líquida (H2O), pois o H2S é dissolvido, e o etino, pelo fato de ser formado por moléculas apolares, não se dissolve nela.

d) pentano (C5H12), pois o H2S é dissolvido, e o etino, pelo fato de ser formado por moléculas polares e apolares, não se dissolve nele.

10.

Foi recentemente divulgado (Revista "ISTOÉ", no1602 de 14/06/2000) que as lagartixas são capazes de andar pelo teto devido a forças de Van der Waals. Estas forças também são responsáveis pelas diferenças entre as temperaturas de ebulição dos compostos representados a seguir:

Apresentará MAIOR temperatura de ebulição o composto:

a) I b) II c) III d) IV e) V

(10)

Gabarito

1. E

Não existem interações do tipo ligação de hidrogênio nos hidrocarbonetos.

Na fração 1 tem-se menor número de carbonos em relação às outras frações, consequentemente, as interações do tipo van der waals ocorrem em menor intensidade.

2. D

O ponto de ebulição é menor para as cadeias mais ramificadas, assim, o composto 2,2,3-trimetilbutano é o que irá possuir a menor temperatura de ebulição.

3. B

a) Falsa. A cadeia carbônica saturada não apresenta ramificação, pois não possui carbono terciário.

b) Verdadeira. A estrutura do detergente mostra uma região apolar formada pela cadeia carbônica e outra polar formada pela ligação iônica do grupo sulfonato com o cátion sódio.

c) Falsa. O anel aromático está dissubstituido.

d) Falsa. A cadeia carbônica apolar é saturada.

e) Falsa. A porção sulfônica apresenta uma ligação iônica, o que confere a esta região um caráter polar.

4. E

Comentários sobre as afirmativas:

a) Falsa. A oxidação do ácido oleico transforma os carbonos insaturados em carbonilas, formando grupos aldeído.

b) Falsa. A cadeia longa do ácido oleico confere a esta substância caráter hidrofóbico devido sua baixa polaridade.

c) Falsa. Os produtos da oxidação 1 possuem grupos aldeído e ácido carboxílico.

d) Falsa. Seu ponto de fusão é 14°C, ou seja, a 25°C encontra-se em estado líquido.

e) Verdadeira.

5. C

O principal tensoativo aniônico sintético que surgiu na década de 1940 e teve grande aceitação no mercado de detergentes em razão do melhor desempenho comparado ao do sabão apresentava uma estrutura do tipo:

(11)

De acordo com o texto, as ramificações na cadeia dificultam sua degradação, levando à persistência no meio ambiente por longos períodos, então a fórmula que causa menos danos ao ambiente deve conter o grupo sulfonato

(

SO3

)

e ter menos carbonos terciários na cadeia carbônica, comparativamente.

Isto ocorre na seguinte fórmula:

6. B

a) Incorreta. A destilação, como todo processo de separação, trata-se de um processo físico.

b) Correta. Pelo fato dos hidrocarbonetos serem apolares, as forças predominantes são as do tipo dispersão de London.

c) Incorreta. Tanto a água do mar quanto a água pura não se misturam ao petróleo devido à diferença de polaridade entre esses compostos.

d) Incorreta. Tanto o propano quanto o butano, são obtidos principalmente, pelo processo do craqueamento catalítico do petróleo.

e) Incorreta. Ambas são moléculas apolares, portanto, possuem momento dipolar igual à zero.

7. A

X equivale à molécula de pentano

(

C H5 12

)

, pois este hidrocarboneto é apolar e apresenta a menor solubilidade em água (polar), comparativamente, a Y e Z.

Y é o 1-butanol, pois apresenta um grupo OH e é pouco solúvel em água.

Z é o ácido etanoico, que apresenta o grupo carboxila

(

COOH ,

)

que interage fortemente com a água, e comparativamente, também possui o menor número de carbonos (dois) em relação ao 1-butanol (quatro).

8. E

Os derivados do petróleo são separados pela técnica da destilação fracionada, cujo princípio é baseado na separação dos componentes de uma mistura, por diferença no ponto de ebulição de cada composto.

Por serem compostos apolares, são imiscíveis em água que é polar (semelhante dissolve semelhante).

São menos densos que a água, fato que pode ser observado quando ocorre derramamento de petróleo no mar, pela formação de imensas manchas escuras sobre a água.

9. C

A molécula de H2S apresenta, além de sua geometria angular, caráter polar, fazendo com que esse gás seja solúvel em água. O etino, assim como todos os hidrocarbonetos, é apolar, não sendo solúvel em água.

10. D

O composto IV por ter cadeia normal e maior massa molar possui maior ponto de ebulição.

Referências

Documentos relacionados

013/2011., cujo objeto era a aquisição de equipamentos e materiais para atender a Diretoria de Identificação “Enéas Martins” - DIDEM, da Polícia Civil do Estado

10.1- Fórmulas estruturais e reconhecimento das principais classes de compostos orgânicos: hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, álcoois, éteres, ésteres,

Os sistemas de artroplastia total do joelho MicroPort estão indicados para utilização em artroplastia do joelho em doentes com esqueleto maduro que apresentem as

A partir das respostas dadas pelos alunos RP-CS6, RP-CS7, RP-CS8, RP-CS10, RP- CS11, RP-CS12, RP-CS13, RP-CS15 e RP-CS16 ao terceiro passo compreende-se que para estes nove

São hidrocarbonetos insaturados que possuem ligações triplas em sua fórmula estrutural. Conhecido como acetileno, amplamente utilizado na

Os alcinos ou hidrocarbonetos acetilê- nicos possuem pelo menos uma ligação tripla entre átomos de carbono e, os alquinos terminais (aqueles onde a ligação tripla encontra-se na

a) Incorreta, pois o ponto de fusão do ácido láurico é menor que o ponto de fusão do ácido esteárico pelo fato dele possuir menor massa molar que o ácido láurico, o que pode

As formas clínicas da lepra, tão ricas pelos quadros multifários que a exteriorisam, são disciplinadas pelas condições da defesa orgânica; assim a moléstia define-se em função