• Nenhum resultado encontrado

Como cadastro cliente?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Como cadastro cliente?"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Como cadastro cliente?

Como cadastro cliente?

No cadastro de clientes além de registrar todos os dados inerentes a ele, é possível cadastrar mensagens ao operador de caixa, observações, registros de contato, preços especiais dentre outras opções.

Como fazer?

O cadastro é realizado através do menu Cadastros Clientes:

(2)

Para cadastrar um cliente, clique no botão Incluir.

(3)

Detalhes dos campos do cadastro do cliente:

Grupo: Identificação do cliente

Código: Código de identificação do cliente. Esse campo é preenchido de forma automática.

Nome: Nome do cliente.

Número do CPF/CNPJ do cliente. Para deixar esse campo em branco e/ou repetir a mesma informação de outro cliente, os parâmetros localizados na aba do perfil da

Cpf/Cnpj: Geral

empresa: “Permite CPF/CNPJ em branco no cadastro de cliente/funcionário/fornecedor/conveniado” e “Permite CPF/CNPJ repetido no cadastro de cliente/funcionário devem estar habilitados.

/fornecedor/conveniado”

RG/IE: Número do RG/Inscrição Estadual do cliente.

Contribuinte de ICMS: Informação necessária para cliente do tipo Pessoa Jurídica. Esse campo é marcado automaticamente quando o cliente for PJ.

(4)

Grupo: Tipo de Pessoa

Define que o cliente é pessoa física.

Física:

Jurídica: Define que o cliente é pessoa jurídica.

Se o tipo de pessoa for Física, ficarão disponíveis as abas Endereço residencial e Endereço comercial, mas se o tipo de pessoa for Jurídica, ficarão disponíveis as abas Endereço e . Todas as abas possuem os mesmos campos:

Comercial Endereço Cobrança Nome da avenida ou rua

Av/Rua: .

Nº: Número do endereço.

Compl.: Dados complementares do endereço, como: bloco, sala, etc.

Cidade: Cidade onde o cliente é localizado.

UF: Unidade Federativa.

Cx. Postal: Número da caixa postal.

Bairro: Bairro da cidade.

Cep: Código de endereçamento postal.

País: País onde o cliente é localizado.

Campos telefone:

:

Número Número do telefone. :

Tipo Classificação do telefone - residencial, comercial, celular e fax. Pressione F2 para exibir as opções.

Observação: Campo destinado ao lançamento de dados adicionais do telefone.

(5)

Abas do cadastro de cliente

Clique aqui para visualizar a aba: Dados Complementares

(6)

Esta aba é voltada para que o usuário adicione dados mais específicos do cliente.

Detalhes da aba:

Quando for selecionado Pessoa Física:

Sexo: Sexo do cliente: masculino ou feminino.

Data Nascimento: Data de nascimento do cliente.

Foto: Foto do cliente. Para carregar a foto clique no botão Adicionar Foto e selecione uma imagem. Para remover a foto clique no botão Remover Foto.

Quando for selecionado Pessoa Jurídica:

(7)

Nome Fantasia: Nome popular da empresa.

Insc. Municipal: Inscrição municipal da empresa.

Data Fundacao: Data em que a empresa foi criada/fundada.

Demais campos:

Mensagem ao operador: Mensagem ou recado a ser apresentado na tela do caixa. A mensagem cadastrada nesse campo será exibida para o usuário do caixa quando for realizado venda para este cliente.

Observações: Campo destinado a informações do cliente. Os dados informados aqui são utilizados apenas para consulta através do acesso ao registro do cliente.

Observações de Cobrança: Campo destinado a informações de cobrança do cliente. Os dados informados aqui são utilizados apenas para consulta através do acesso ao registro do cliente.

Tipo de prazo: Prazo para que o cliente realize o pagamento de seu consumo. É neste campo que é definido se o cliente será a prazo ou não.

Situação de Crédito: Indica a situação de crédito do cliente. A cor verde indica que o cliente está autorizado, ou não contém nenhuma restrição. A cor vermelha indica que o cliente contém algum tipo de restrição. A situação de crédito do cliente é definida na aba Parâmetro do cadastro do cliente.

Indica a data em que o cliente foi incluído/ativado no sistema. Esse campo é preenchido automaticamente, mas pode ser alterado. Essa data indica o dia de ativação Cliente desde:

do cliente.

Apresenta a data da última alteração realizada no registro do cliente.

Data Alteração:

Clique aqui para visualizar a aba: Parâmetro

(8)
(9)
(10)

Esta aba possui praticamente todos os parâmetros de configurações do cliente.

Detalhes da aba:

AUTORIZA VENDA A PRAZO DE PRODUTOS DA LOJA: Autoriza o cliente a comprar produtos da loja utilizando nota a prazo como forma de pagamento. Caso esse campo não esteja selecionado, o cliente só poderá consumir produtos que são do posto (lubrificantes, filtros, etc.). A configuração que determina os produtos que são do posto ou da loja é realizada através do menu Cadastros Tabelas Diversas Tipo de Produto - Nível 1 no campo Tipo de produto (opções: Posto / Loja).

SITUAÇÃO CRÉDITO: Indica a situação de crédito do cliente. A opção Autorizado significa que o cliente possui permissão para realizar abastecimento/consumo no posto; Suspenso indica que o abastecimento/consumo foi suspenso para o cliente, não sendo possível abastecer no estabelecimento; Protestado indica que por algum motivo o crédito do cliente foi bloqueado não sendo possível realizar abastecimento; Falência indica a condição jurídica do cliente, não sendo possível realizar abastecimento.

(11)

CARÊNCIA DE DIA PARA VENCIMENTO: Quantidade em dias de carência a ser concedida para o cliente após a data de vencimento do fechamento. Essa informação é utilizada também para a emissão de boleto, onde o sistema calculará a data de vencimento somando a quantidade de dias de carência.

SUSPENDER APÓS N DIAS ATRASO: Define após quantos dias de atraso o sistema deverá bloquear o cliente. Lembrando bem que para que ocorra o bloqueio o sistema faz o seguinte cálculo: prazo do cliente + carência + suspender após n dias = Bloqueio.

LIMITE DE CRÉDITO DE NOTAS A PRAZO: Define o valor máximo de crédito para compra. Esse limite será restabelecido após a quitação de notas a prazo.

LIMITE CRÉDITO CHEQUE PRÉ: Define o valor máximo de crédito em cheque para compra.

LIMITE DE CRÉDITO EM LITROS/M3: Define o valor máximo em litros que o cliente poderá abastecer.

DATA LIMITE DE CRÉDITO DE NOTAS A PRAZO: Define a data em que o cliente poderá utilizar o seu limite de crédito de nota a prazo.

DATA LIMITE DE CRÉDITO DE CHEQUE PRÉ: Define a data em que o cliente poderá utilizar o seu limite de crédito de cheque.

EMITIR NOTA FISCAL MODELO 01/55: Habilita a emissão de Nota Fiscal Modelo 1 (via formulário contínuo) ou modelo 55 (Nota Fiscal Eletrônica).

IMPRIMIR DANFE (SOMENTE NF-E): Habilita a impressão da DANFE após a emissão da Nota Fiscal.

EMITIR OS TERMOS DA SUB. TRIBUTÁRIA DO ICMS NAS NOTAS FISCAIS MODELO 1: Esse campo deve ser marcado para que na emissão de Nota Fiscal seja impresso a base de cálculo e o valor do ICMS.

P

TIPO DE OPERAÇÃO PARA CÁLCULO DA BASE DE ICMS ST: ossibilita realizar o cálculo da base nos lançamentos de “Compra” ou “Venda”. Esse campo ficará habilitado se o parâmetro “EMITIR OS TERMOS DA SUB. TRIBUTÁRIA DO ICMS NAS NOTAS FISCAIS MODELO 1” estiver marcado.

INCLUIR PRODUTOS NA BASE DE CÁLCULO IMPRESSA NOS TERMOS DE SUBSTITUIÇÃO: Inclui os produtos na base de cálculo que é impressa segundo os termos da substituição nos dados adicionais da nota. Esse parâmetro só poderá ser habilitado caso o campo "EMITIR OS TERMOS DA SUB. TRIBUTÁRIA DO ICMS NAS NOTAS FISCAIS

esteja marcado.

MODELO 1"

EMITIR BOLETO DE COBRANÇA: Habilita a emissão do boleto bancário (considerando que a configuração da conta corrente esteja devidamente configurada).

IMPRIMIR EXTRATO NO FECHAMENTO: Habilita a impressão do extrato de fechamento após realizar o fechamento do cliente.

PERMITE ADIANTAMENTO VALE A PRAZO: Permite emitir vale de adiantamento para o cliente no caixa.

FECHAMENTO VALE A PRAZO EM XX DIAS: Esse campo só será habilitado caso o parâmetro "PERMITE ADIANTAMENTO VALE A PRAZO" esteja marcado, possibilitando assim realizar um fechamento a parte para os vales lançados.

Permite que o cliente utilize a forma de pagamento Carta Frete.

PERMITE O USO DE CARTA FRETE:

CLIENTE CONVENIADOR: Torna o cliente um conveniador, permitindo vincular outras pessoas - conveniados ao seu cadastro. Um exemplo seria se o cliente possuísse uma frota, onde seus conveniados seriam vinculados ao seu cadastro, tornando-o responsável (crédito, fechamento, etc) pelos conveniados.

TIPO DE DESCONTO: Determina em que momento será considerado o desconto para o cliente, se será na venda (na emissão do cupom fiscal) ou no faturamento (no fechamento do cliente - extrato/NF-e).

CONCEDER DESCONTO NA NOTA FISCAL: Esse campo será habilitado quando o parâmetro "TIPO DE DESCONTO" estiver como FATURAMENTO. Quando habilitado esse parâmetro, será concedido desconto (cadastrado dos preços especiais do cliente) na Nota Fiscal Eletrônica e no boleto de cobrança. Independentemente do parâmetro estar habilitado ou não, caso o cliente possua desconto, o desconto sempre será concedido no extrato.

(12)

CANCELAR DESCONTO PARA NOTAS EM ATRASO: Remove o valor de desconto calculado para o cliente no momento do fechamento das notas a prazo que estejam ultrapassando a data de vencimento. Esse parâmetro é aplicado no extrato e na NF-e.

IGNORAR VARIAÇÃO DE PREÇOS: Ignora os preços alterados no período de fechamento.

USAR JUROS ESPECÍFICOS: Configura o sistema para que utilize uma taxa de juros definida no parâmetro "% JUROS ESPECÍFICO", a qual implicará sobre as notas em atraso.

OBRIGA A DIGITAÇÃO DO KM: Quando marcado esse campo, no ato da venda no PDV, o caixa obrigará a digitação da quilometragem do veículo. A digitação da quilometragem faz com que os valores armazenados durante a venda possam oferecer ao cliente a média de consumo do veículo através do "Relatório de Consumo Médio de Veículos" no menu Rela tórios Notas A Prazo.

% JUROS ESPECÍFICO: Define a porcentagem de juros para o cliente.

OBRIGA A DIGITAÇÃO APENAS DAS PLACAS DE VEÍCULOS CADASTRADOS: Caso o cliente possua veículos registrados em seu cadastro, o caixa irá obrigar que seja informado a placa do veículo no ato da venda.

PERMITIR A VENDA DE COMBUSTÍVEL DE GALAO E MAQUINAS AGRICOLAS EM ATÉ XX LITROS PARA ESTE CLIENTE: Possibilita vender combustível para galão e máquina agrícola mesmo que o parâmetro "OBRIGA A DIGITAÇÃO APENAS DAS PLACAS DE VEÍCULOS CADASTRADOS" esteja habilitado, pois nesses casos não existem placas para que sejam informadas.

OBRIGA O USO DE CARTÃO DE CÓDIGO DE BARRA OU MAGNÉTICO NO CAIXA FÁCIL: Exige o uso de cartão magnético ou código de barras para identificação do cliente no caixa.

INSERIR NA LISTA NEGRA LOCAL: Campo descontinuado.

% QUEBRA/TOLERÂNCIA MÁXIMA PERMITIDA DO FRETE: Define qual será o valor (percentual) máximo de quebra ou desconto no frete.

TIPO PESO FRETE (USADO PARA CALCULO SALDO QDO PESO CHEGADA FOR MAIOR QUE SAIDA): Define se o peso que será calculado o frete, será pelo peso de chegada ou de saída.

EMPRESA RESPONSÁVEL PELA COBRANÇA: Esse parâmetro é utilizado por rede de postos (considerando a base de dados como Multi-Empresa: todas as empresas em um único banco de dados), permitindo que o cliente abasteça em qualquer posto da rede, porém a cobrança será realizada por um posto específico. Caso não seja selecionado nenhum estabelecimento, a cobrança será feita pelo posto onde o abastecimento foi realizado.

SENHA DO CLIENTE NO CAIXA FÁCIL: Obriga a digitação de senha no PDV para que a venda seja autorizada, evitando assim que outras pessoas abasteçam em nome do cliente.

% VALE BRINDE: Campo descontinuado.

PERMITE EMISSÃO DO FESTIVAL DE PRÊMIOS NO CAIXA: Campo descontinuado.

PONTUAÇÃO ACUMULADA DO FESTIVAL DE PRÊMIOS: Campo descontinuado.

IMPRIMIR SALDO DO LIMITE DE NOTAS A PRAZO NO CUPOM FISCAL: Imprime no momento da emissão do cupom fiscal o valor do saldo do limite de nota a prazo do cliente.

IMPRIMIR TIPO DE PRAZO NO CUPOM: Imprime no momento da emissão do cupom fiscal o tipo de prazo do cliente. Para que esse parâmetro tenha efeito é necessário habilitar o parâmetro 1.2.3 - Imprimir nome da cidade e descrição do tipo de prazo do cliente no cupom fiscal localizado no grupo de parâmetros 1.2 - Nota a Prazo acesso através do ( menu Configuração de Perfil Opções aba Cobertura) do caixa.

RELATÓRIO DE CONSUMO MÉDIO DE VEÍCULOS: Possibilita gerar relatório para o cliente com o consumo médio de veículos. Esse campo é associado ao parâmetro "OBRIGA A DIGITAÇÃO DO KM".

Obs.:Para que a média do veículo seja indicada no cupom fiscal, é necessário que no caixa o parâmetro 1.1.30 - Imprimir média de consumo do veículo no cupom fiscal ou nota fiscal (localizado no menu externo do caixa em Opções Configuração de Perfis Aba Cobertura Grupo de parâmetros 1.1 Venda) esteja habilitado.

(13)

IMPRIMIR VALE LAVAGEM: Campo descontinuado.

AUTORIZADO A RECEBER CHEQUE EM MÃOS DE TERCEIROS: Permite receber do cliente, cheque de terceiro no ato do pagamento.

UTILIZAR SEMPRE O PREÇO A VISTA DE PRODUTO/SERVIÇO NAS VENDAS PDV DESTE CLIENTE: Define que o preço dos produtos e serviços sejam praticados com o preço à vista, mesmo que possuam configurado o preço a prazo.

DIFERENÇAS DE ARREDONDAMENTO (QTDE X PRC UNIT.) NA NOTA, RECALCULAR CAMPO: Define a forma de arredondamento a ser utilizado quando ocorrer diferença no cálculo da quantidade pelo preço unitário. As opções disponíveis de arredondamento são QTDE (arredonda o valor da quantidade) e VALOR ITEM (arredonda o valor to item). FORMA (S) DE PAGAMENTO PERMITIDA (S) PARA ESTE CLIENTE NO CAIXA FÁCIL WINDOWS: Restringe para o cliente determinadas formas de pagamentos.

CONSUMIDOR CONTA INTERMEDIARIA: Vincula o cliente a uma conta intermediária a fim de controlar depósitos não identificados de clientes e fazer um vínculo entre essa conta intermediária e a conta bancária. Esse campo geralmente é utilizado para um cliente que tem a funcionalidade de identificar os depósitos realizados sem identificação.

RETER ISS NA FONTE DA NFS-e: Define se na emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica deve reter o ISS na fonte.

PERMITIR INFORMAR O NÚMERO DO PEDIDO NA NF-E: Obriga no momento da emissão de notas que seja informado um número de pedido – para identificação da mercadoria para o cliente.

Clique aqui para visualizar a aba: Preço Especial

(14)

Nesta aba é permitido configurar valores diferenciados para o cliente.

Detalhes da aba:

Grupo de Preços: Define para o cliente preços especiais que estão cadastrados em um grupo. É utilizado quando é praticado os mesmos valores para determinados clientes.

Quando é indicado um grupo, não é necessário o preenchimento dos demais campos (combustível/grupo/produto, tipo de preço especial, valor, etc) dessa aba, pois os dados são aplicados automaticamente.

Botão Recalcular: Recalcula o preço pago pelo cliente em notas abertas com o valor do preço especial cadastrado no grupo de preços.

Código: Código do combustível/grupo/produto.

Combustível/Grupo/Produto: Descrição do combustível/grupo/produto para qual será aplicado o preço especial.

Prç venda: Valor praticado da venda do item informado.

Tipo: Tipo de preço especial. Existem três possibilidades de cálculo do preço especial:

Possibilita lançar o desconto ou acréscimo em porcentagem.

1 - % DESCONTO/ACRÉSCIMO:

Lança diretamente o preço que será praticado para o cliente.

2 - PREÇO CLIENTE:

Lança o valor do desconto ou acréscimo.

3 - VALOR DESCONTO/ACRÉSCIMO:

Valor: Valor correspondente ao tipo de preço utilizado.

Acr/Desc: Indica o valor em R$ (reais) do desconto ou acréscimo.

Para incluir um novo produto na lista de preços diferenciados, clique no botão Adicionar Produto. O produto pode ser indicado informando o código ou pressionando a tecla F2 para consultar os produtos já cadastrados. Para excluir um produto da lista, selecione o produto e clique no botão Remover item.

Clique aqui para visualizar a aba: Veículo

(15)

Nessa aba é permitido vincular veículos ao cliente.

Detalhes da aba:

Placa: Placa do veículo cadastrado.

Marca: Marca do veículo cadastrado.

Ano: Ano do veículo cadastrado.

Nº Frota: Indica o número da frota correspondente ao veículo. Ao digitar o número da frota no PDV, o veículo será identificado.

Para incluir um veículo, clique no botão Incluir Veículo, informe a placa e tecle Enter. A seguinte tela será aberta:

(16)

Detalhes da tela de cadastro do veículo:

Placa: Placa do veículo.

UF: Unidade Federativa do veículo.

Marca: Marca do veículo.

Ano: Ano de fabricação do veículo.

N

Número frota: úmero da frota do veículo. Ao digitar o número de frota no PDV, o veículo será identificado.

Último Km: Valor atual do KM do veículo. Esse campo é utilizado no cálculo do consumo médio do veículo.

Código de Barras: Código de barras para identificação do veículo. O código de barras deverá estar associado a um cartão fidelidade, para que ao ler o código de barras no PDV, o veículo seja identificado.

Combustível: Combustíveis utilizados pelo veículo. Pressione a tecla F2 para consultar os combustíveis disponíveis.

C

Capacidade: apacidade do tanque do veículo.

Principal: Define qual será o combustível principal utilizado pelo veículo.

Mensagem ao Operador: Possibilita cadastrar alguma mensagem ou recado para o cliente. A mensagem é apresentada no PDV no ato da venda - desde que seja indicado a placa do veículo.

Data da Inclusão: Indica a data de cadastro do veículo.

Data da Alteração: Indica a data da última alteração feita no cadastro do veículo.

(17)

Aba Parâmetro:

SITUAÇÃO DE CRÉDITO: Indica a situação de crédito (autorizado ou não a realizar abastecimento) do veículo.

LIMITE DE CRÉDITO DE NOTAS A PRAZO: Valor máximo que o veículo poderá abastecer. Esse limite é restabelecido após a quitação das notas a prazo.

DATA LIMITE DE CRÉDITO: Define até qual data o veículo poderá abastecer. Exemplo: um contrato de compra válido até 01/01/2015.

Imprime n

IMPRIMIR SALDO DO LIMITE DE NOTAS A PRAZO NO CUPOM FISCAL: o cupom fiscal o valor do saldo disponível do cliente.

Após informar os dados do veículo, clique no botão Gravar. Dessa forma o veículo será incluído no cadastro do cliente.

Clique aqui para visualizar a aba: C. Barras

Nessa aba é permitido cadastrar código de barras para que no momento da venda o cliente seja identificado por ele.

Detalhes da aba:

Código de barras: Código de barras para identificação do cliente no caixa no ato da venda.

(18)

Para cadastrar o código de barras clique no botão Incluir cód. barras. Caso seja necessário excluir algum código cadastrado, clique no botão Excluir cód. barras.

Clique aqui para visualizar a aba: Atividade

Através dessa aba é permitido informar qual é atividade que o cliente exerce.

Detalhes da aba:

Código: Código da atividade que o cliente exerce.

Nome da atividade: Descrição da atividade que o cliente exerce.

Para cadastrar uma atividade clique no botão Incluir atividade. Para adicionar a atividade ao cadastro, clique em Adicionar atividade. Para excluir uma atividade, selecione o registro e clique no botão Remover atividade.

Clique aqui para visualizar a aba: Cartão Magnético

(19)

Essa aba possibilita vincular um cartão magnético (RFID) ao cliente. Quando utilizado, a identificação do cliente é realizado no ato do abastecimento.

Detalhes da aba:

Número do Cartão Magnético: Número do cartão magnético que é utilizado para identificar o cliente no momento do abastecimento. Apenas os aparelhos de automação da empresa Companytec são compatíveis com esta funcionalidade.

% Desconto: Percentual de desconto a ser concedido na venda. Utilizado apenas para clientes que contenham a palavra "CONSUMIDOR" ou "PREFERENCIAL" no nome.

Para adicionar um cartão clique em Incluir cartão magnético. Para excluir um cartão, selecione o registro e clique no botão Excluir cartão magnético.

Clique aqui para visualizar a aba: EMail

É nessa aba onde são cadastrados os e-mails que receberão os documentos gerados pelo sistema.

Detalhes da aba:

EMail: Endereço do e-mail que receberá o documento gerado pelo sistema.

Observação: Descrição que pode ser acrescentada no e-mail.

NF-e: Habilita o envio de NF-e para o cliente.

(20)

Boleto: Habilita o envio de boleto para o cliente.

Cupom Fiscal: Campo descontinuado.

Fechamento: Habilita o envio de extratos gerados no fechamento do cliente.

Para adicionar mais de um e-mail, pressione a tecla direcional para baixo.

Clique aqui para visualizar a aba: Contato

Essa aba é destinada a inclusão de pessoas que o estabelecimento pode procurar em caso de contato com o cliente.

Detalhes da aba:

Contato: Nome do contato.

Após finalizar a inclusão dos dados do cliente e as demais configurações, clique em Gravar para cadastrar o cliente.

Referências

Documentos relacionados

A Deutsche Telekom reportou receitas e lucros que superaram as estimativas, ajudada pela adição de clientes na Alemanha e também pela apreciação do Euro que potenciou os

Obtém nas fichas de avaliação, fichas de trabalho e no trabalho prático a classificação de Fraco e/ou Não Satisfaz; Apresenta um comportamento irrequieto que afeta

El objetivo del artículo es analizar y describir las estrategias que la Asociación Evangélica de la Misión Israelita del Nuevo Pacto Universal, un movimiento mesiánico milenarista

A Coletânea “Alicerces das Saúde Pública no Brasil” é um e-book composto por 44 artigos científicos que abordam assuntos atuais, como atenção básica, saúde mental, saúde

Tem-se como objetivos específicos a caracterização do resíduo, fabricação de uma telha com resíduos de gesso e a introdução as fibras de sisal para que possa resistir

Do total de 143 pacientes avaliados, 79 (55,2%) foram identificados como HAS controlada (<130/80 mmHg) pelas medidas da MAPA de 24 horas, 64 (44,8%) não estavam controlados

O próprio Foucault observou, acerca das conexões entre obra e vida, que “a vida privada de um indivíduo, suas preferências sexuais e seu trabalho são inter-relacionados não porque

MELO, Nehemias Domingos de. Responsabilidade civil por erro médico: doutri- na e jurisprudência.. doutrina distingue duas hipóteses de responsabilização médi- ca: a