• Nenhum resultado encontrado

O CUMPRIMENTO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBC T SP) SOB A PERSPECTIVA DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "O CUMPRIMENTO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBC T SP) SOB A PERSPECTIVA DA SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FRANCISCO DJACI VASCONCELOS FILHO

O CUMPRIMENTO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBC T SP) SOB A PERSPECTIVA DA

SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ

(2)

FRANCISCO DJACI VASCONCELOS FILHO

O CUMPRIMENTO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBC T SP) SOB A PERSPECTIVA DA

SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Profa. Ma. Nirleide Saraiva Coelho e Cavalcante.

(3)

FRANCISCO DJACI VASCONCELOS FILHO

O CUMPRIMENTO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBC T SP) SOB A PERSPECTIVA DA

SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Aprovada em: ___/___/______.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________ Prof. Ma. Nirleide Saraiva Coelho e Cavalcante (Orientadora)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

_________________________________________ Prof. Ma.Ariane Firmeza Mota

Universidade Federal do Ceará (UFC)

_________________________________________ Prof. Ma. Cintia de Almeida

(4)

O CUMPRIMENTO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (NBC T SP) SOB A PERSPECTIVA DA

SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DO CEARÁ

Francisco Djaci Vasconcelos Filho1. Nirleide Saraiva Coelho e Cavalcante2.

RESUMO

A integração econômica mundial fez surgir a necessidade de padronização das informações contábeis que foi possibilitada em decorrência do processo de convergência às Normas Internacionais de Contabilidade. Em razão desse cenário de adequação as normatizações atuais, esse estudo teve como objetivo geral verificar o cumprimento das NBC T SP no Estado de Ceará sob a visão da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ). Trata-se de um estudo de caso com abordagem descritiva e exploratória acerca da implantação das NBC T SP durante o exercício de 2015. Para a coleta dos dados realizou-se uma entrevista na qual foi aplicado um questionário com dez perguntas a um Auditor Contábil da SEFAZ, no município de Fortaleza. Concluiu-se com essa pesquisa que a introdução das NBC T SP no Ceará vem provocando uma mudança gradativa com relação à importância que se dava à execução do orçamento. No entanto, ainda é necessária a implementação de muitos procedimentos e atividades para adesão integral as novas normatizações.

PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade. Contabilidade Pública. Patrimônio Público. Estudo de Caso.

ABSTRACT

Global economic integration has given rise to the need for standardization of accounting information, which was made possible due to the convergence with International Financial Reporting Standards. Due to this adjustment scenario to current norms, this study aimed to verify compliance with the NBC T SP in the State of Ceará in the view of the State Department of Finance (SEFAZ). This is a case study with a descriptive and exploratory approach on the implementation of NBC T SP during the year 2015. For data collection, an interview was held, which was a questionnaire with ten questions applied to an Accounting Auditor SEFAZ in the city of Fortaleza. It was concluded with this research that the introduction of NBC T SP in Ceará has caused a gradual change in the importance of budget execution. However, it is still necessary to implement many procedures and activities for full compliance with new regulations.

KEY WORDS: Accounting. Public Accounting. Public Patrimony. Case study.

1 INTRODUÇÃO

A globalização pode ser compreendida como um processo que busca transformar o mundo em um grande mercado, utilizando, como política econômica fundamental, o neoliberalismo (CARVALHO, 2016). Atrelado a esse processo, a internacionalização dos mercados, fez emergir a necessidade de padronização das informações contábeis com o

1 Graduando concluinte do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC).

(5)

objetivo de possibilitar comparações e de facilitar a compreensão dos dados (SILVA et al., 2012).

A tendência de uniformização das normas é, além de uma exigência imposta pela integração dos mercados, uma exigência de investidores e também de credores (DAROS; PEREIRA, 2010). Pode-se acrescentar também a exigência de se obter e utilizar informações contábeis relevantes, confiáveis e padronizadas (NASCIMENTO et al., 2015).

A Contabilidade Pública no Brasil, de acordo com a parte geral do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) de 2014, foi estruturada com foco primordial no registro dos atos e fatos referentes ao controle da execução orçamentária e financeira, presente fundamentalmente na Lei 4.320, de 17 de março de 1964, que é responsável pela elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

Para acompanhar as mudanças no cenário econômico e estimular a convergência do Setor Público a um padrão internacional, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (NBC T SP), por meio da Resolução CFC n.º 1.328/11, em que se utilizou como fundamento as orientações das Normas editadas pelo International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB), que foi fundamentado a partir das normas do International Accounting Standards Board (IASB) (SANTOS E ALMEIDA, 2012).

Esse processo ganhou destaque no ano de 2008, momento em que o CFC iniciou debates com a participação de profissionais especializados no setor público, para analisar procedimentos viáveis para a padronização das normas de contabilidade aplicadas ao setor público, até então regido pela Lei 4.320/64 (PICCOLI E KLANN, 2015).

Também no mesmo ano, a Portaria do Ministério da Fazenda nº 184, de 25 de agosto de 2008 determina em seu Artigo 1º que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), deve realizar o desenvolvimento de algumas ações para promover a convergência às Normas Internacionais de Contabilidade publicadas pela International Federation of Accountants (IFAC) e às NBC T SP editadas pelo CFC.

Com a aprovação das NBC T SP a Contabilidade Governamental Brasileira passou a tratar o patrimônio como objeto de estudo, deixando o orçamento em segundo plano. Vale destacar que a convergência às novas normatizações impactou, especialmente, na parte referente aos Procedimentos Contábeis Patrimoniais; Plano de Contas Aplicado ao Setor Público; e Demonstrações Contábeis aplicadas ao Setor Público (BRASIL, 2014).

Tendo em vista que o processo de convergência às normas internacionais pela Contabilidade Pública vivenciado pelos órgãos públicos é marcado por mudanças e adequações, a presente pesquisa teve como questionamento: Como ocorreu a adesão das NBC T SP na visão da SEFAZ no Estado do Ceará?O objetivo geral é verificar o cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público no Estado de Ceará sob a visão da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ) e, os objetivos específicos buscam analisar a adesão às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, bem como identificar as dificuldades encontradas na aplicação das mesmas.

Esse estudo justifica-se pela necessidade de verificar se todas as exigências, obrigatórias desde 2014 foram atendidas e se estão de acordo com a legislação, além de criar uma discussão acadêmica e conceitual voltada para a elaboração de soluções, visando uma melhor adequação dessas entidades.

(6)

Também apresenta abordagem exploratória, pois possibilita identificar múltiplas informações sobre o assunto, bem como, direciona o estabelecimento dos objetivos e a elaboração de hipóteses (PRODANOV E FREITAS, 2013).

Este artigo encontra-se dividido da seguinte maneira após a introdução: a seção 2 apresenta a fundamentação teórica; a seção 3 apresenta a metodologia; a seção 4 dispõe sobre os resultados encontrados; e, finalmente, a seção 5 aborda as considerações finais, limitações e sugestões para futuras pesquisas.

2 CONTABILIDADE PÚBLICA 2.1 Conceito e Evolução Histórica

A Ciência Contábil tem seus primórdios em épocas passadas. Mas, vem mantendo o objetivo de ajudar os usuários da informação a tomarem decisões e facilitar o controle e divulgação dos dados. Essa notável ciência pode ser desenvolvida em variadas áreas, entre as quais se destacam a Contabilidade Pública, Gerencial, Financeira, Atuarial, Social, Ambiental, e outras. (OLIVEIRA, 2014).

Esse trabalho será voltado especificamente para a Contabilidade Pública, que vem ao longo dos anos sendo conceituada por vários estudiosos. Herrmann Júnior (1997), por exemplo, explica a Contabilidade como uma ciência que estuda o patrimônio à disposição das entidades para enunciar, por meio de fórmulas, os efeitos da administração sobre a formação e distribuição de rendimentos.

Para Andrade (2006), esta é a ciência responsável pelo registro, controle e estudo dos atos e fatos administrativos e econômicos operados no patrimônio público, possibilitando a geração de informações, variações e resultados auferidos pela administração e pelas pessoas que a utilizam.

O marco histórico notável da evolução, bem como do desenvolvimento da contabilidade pública foi a edição da Lei nº 4.320/1964, que, como explicado anteriormente, estabeleceu regras para propiciar o controle das finanças públicas, tendo como instrumento essencial o orçamento público (MCASP, 2014).

A nova contabilidade, em contrapartida, tem o foco voltado para o patrimônio, já que o objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio (GOMES, 2014). Pode-se comprovar esse fato analisando-se o Princípio da Entidade presente no Apêndice II da Resolução CFC nº. 750/93 em seu Artigo 4º, em que o patrimônio é reconhecido como objeto da Contabilidade. Afirma também que as variações e fatos que influenciem no valor do patrimônio público devem ser registrados para que se tenha uma contabilidade eficiente e que transmita a real situação do órgão.

Para alcançar essa eficiência, as NBC T SP precisam ser conhecidas pelos profissionais da área de modo que seja possível aplicá-las integralmente. O MCASP, assim coma as NBC T SP estabelecem normas que são obrigatórias para todos os órgãos e entidades da administração direta e da administração indireta dos entes da Federação.

2.2 Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público

Com a aprovação das NBC T SP através da Resolução CFC Nº. 1.128/08, a Contabilidade Governamental Brasileira passa a tratar o patrimônio como objeto de estudo. E, para identificar sua aplicação nos órgãos públicos faz-se necessário conhecer tais normas (TABELA 1). Portanto, a seguir foram destacados os principais aspectos relacionados a cada norma.

(7)

Normas editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade aplicada ao Setor Público Numeração CFC

Resolução Norma

NBC T 16.1 1.128/08 Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação. NBC T 16.2 1.129/08 Patrimônio e Sistemas Contábeis.

NBC T 16.3 1.130/08 Planejamento e seus Instrumentos sob o Enfoque Contábil. NBC T 16.4 1.132/08 Transações no Setor Público.

NBC T 16.5 1.132/08 Registro Contábil NBC T 16.6 1.133/08 Demonstrações Contábeis

NBC T 16.7 1.134/08 Consolidação das Demonstrações Contábeis. NBC T 16.8 1.135/08 Controle Interno.

NBC T 16.9 1.136/08 Depreciação, Amortização e Exaustão.

NBC T 16.10 1.137/08 Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Público. NBC T 16.11 1.366/11 Sistema de Informação de Custo do Setor Público.

Fonte: Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público. 2012. Edição Eletrônica.

a) NBC T 16.1 - Conceituação, objeto e campo de aplicação

A NBC T 16.1 é uma norma constituída essencialmente de alguns conceitos. Estabelece, por exemplo, a definição da Contabilidade Pública aplicada ao Setor Público; seus objetivos enquanto ciência; o patrimônio público como objeto; e a função social. Também explica que o campo de aplicação dessas normas abrange todas as entidades do setor público (CFC, 2008a).

É apresentado, ainda, o conceito de Unidade Contábil, em que este é caracterizado pela soma, agregação, ou divisão de patrimônio de uma ou mais entidades do setor público resultando em novas unidades contábeis (CFC, 2008a).

b) NBC T 16.2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis

A NBC T 16.2 (CFC, 2008b) conceitua o patrimônio público, como um

(...) conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.

Além dessa definição, há a divisão do patrimônio público em grupos de ativo, passivo e patrimônio líquido. Outra importante concepção refere-se à explicação do Sistema de informações, em que este é responsável pela organização, utilizando-se subsistemas, da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, de modo a proporcionar informações sobre o patrimônio público (CFC, 2008b).

c) NBC T 16.3 – Planejamento e seus instrumentos sob o enfoque contábil

A NBC T 16.3 determina os fundamentos que devem ser seguidos para a realização do controle contábil do planejamento desenvolvido pelo setor público, que é expresso por meio de planos hierarquicamente interligados. Estes, por sua vez são conceituados como um grupo de documentos que tem como objetivo materializar o planejamento utilizando-se programas e ações para possibilitar a avaliação e controle dos recursos públicos (CFC, 2008c).

(8)

De acordo com a NBC T 16.4, as transações no setor público são entendidas como atos e fatos que podem provocar alterações no patrimônio das entidades, sendo essas alterações objeto de registro contábil, observando os Princípios Fundamentais de Contabilidade e às NBC T SP. Ressalta-se que as transações podem ser do tipo econômico-financeira ou administrativa, a depender de suas características e dos reflexos ocasionados no patrimônio público (CFC, 2008d).

e) NBC T 16.5 – Registro contábil

A NBC T 16.5 explica que o registro contábil, tanto de atos quanto de fatos, que interferem ou podem vir a interferir no patrimônio das entidades do setor público precisa seguir alguns critérios. Também enfatiza várias características dos registros contábeis, entre as quais se destacam a comparabilidade; compreensibilidade; confiabilidade; imparcialidade; e uniformidade (CFC, 2008e).

Essa norma aborda sobre a segurança dos documentos contábeis, incentivando que as entidades do setor público precisam desenvolver procedimentos que garantam a segurança, preservação e disponibilidade dos documentos, bem como dos registros contábeis, que são armazenados em sistemas eletrônicos (CFC, 2008e).

f) NBC T 16.6 - Demonstrações contábeis

A NBC T 16.6 lista e conceitua as seguintes demonstrações contábeis relacionadas ao setor público que devem ser produzidas e divulgadas: Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração dos Fluxos de Caixa; e as Demonstrações do Resultado Econômico. Faz-se pertinente ressaltar que as demonstrações precisam ser acompanhadas por anexos, outros documentos e as devidas notas explicativas de acordo com a lei (CFC, 2008f).

g) NBC T 16.7 – Consolidação das demonstrações contábeis

Em conformidade com a NBC T 16.7, a consolidação das demonstrações contábeis pode ser compreendida como um processo que é realizado por meio da soma ou agregação dos saldos ou conjunto de contas, de modo a constituir uma unidade contábil consolidada (CFC, 2008g).

A consolidação tem como função primordial permitir:

• O conhecimento e a disponibilização de macro agregados do setor público; • A visão global dos resultados;

• A instrumentalização do controle social (CFC, 2008g).

h) NBC T 16.8 – Controle interno

O Controle interno, objeto tratado pela NBC T 16.8, é entendido como um conjunto de recursos, métodos e procedimentos realizados pelas entidades que compõem o setor público. Apresentado como alvo:

• Salvaguardar os ativos e garantir a veracidade dos componentes patrimoniais;

• Dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente;

• Proporcionar a obtenção de informação;

(9)

• E, finalmente, contribuir para a promoção da eficiência operacional da entidade, bem como ajudar na prevenção de práticas ineficientes e antieconômicas, erros, fraudes, malversação, abusos, desvios e outras inadequações (CFC, 2008h).

A norma também faz alusão às três categorias de controle interno, que são o operacional, o contábil e o normativo (CFC, 2008h).

i) NBC T 16.9 – Depreciação, amortização e exaustão

A NBC T 16.9 relata sobre os critérios e procedimentos para o registro contábil da depreciação, da amortização e da exaustão. Informa que devem ser respeitados os fatores enumerados abaixo:

• Obrigatoriedade do reconhecimento;

• Valor da parcela que deve ser reconhecida no resultado como decréscimo patrimonial, e, no balanço patrimonial, representada em conta redutora do respectivo ativo;

• Circunstâncias que podem influenciar o registro (CFC, 2008i).

j) NBC T 16.10 – Avaliação e mensuração de ativos e passivos em entidades no setor público

A NBC T 16.10 fornece os critérios e procedimentos para a avaliação e a mensuração de ativos e passivos integrantes do patrimônio do setor público. O s critérios são relacionados com as disponibilidades; créditos e dívidas; estoques; investimentos permanentes; imobilizado; intangível; e diferido (CFC, 2008j).

l) NBC T 16.11 – Sistema de custos em entidades no setor público

A NBC T 16.11 refere-se, especialmente, sobre o Sistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP). Também é constituída por conceitos, objetivos e regras para mensuração e evidenciação dos custos no setor público (CFC, 2011).

O SICSP registra, processa e evidencia os custos de bens e serviços e outros objetos de custos, produzidos e destinados à sociedade. Este sistema é obrigatório a todas as entidades do setor público e deve estar integrado com o processo de planejamento e orçamento (CFC, 2011).

3 METODOLOGIA 3.1 Tipo de estudo

Trata-se de um estudo de caso com abordagem exploratória e qualitativa acerca da implantação das novas regras da NBC T SP em Órgão da Administração Pública Direta do Estado do Ceará, durante o exercício de 2015. A pesquisa realizada foi um estudo de caso por ser um procedimento que se pode adquirir conhecimento do fenômeno estudado a partir da exploração intensa de um único caso (VENTURA, 2007).

(10)

3.2 Local de realização, período e coleta de dados

O estudo desenvolveu-se na Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ), órgão da Administração Direta Estadual, que tem como missão captar e gerir recursos financeiros de modo a auxiliar na formulação de algumas políticas do Estado, bem como outras atribuições (DECRETO 31.603/2014).

A pesquisa foi realizada no período de março a novembro de 2016. Foi constituído por três fases:

Primeira fase: Período inicial do estudo. Momento da realização de pesquisas literárias para embasamento científico e levantamento de hipóteses e objetivos. Nessa fase foi elaborado, pelo próprio autor dessa pesquisa, um questionário baseado no MCASP com dez perguntas acerca da implantação das NBC T SP para obtenção das ocorrências (APÊNDICE A). Esse instrumento foi utilizado para a coleta de dados durante a entrevista com um auditor contábil da SEFAZ, sendo composto por dez perguntas que estimulam a captação de mais informações relacionadas à temática da pesquisa.

Segunda fase: Período que corresponde à aplicação do questionário referente à aplicação das NBCTSP, no exercício de 2015. Realizou-se uma entrevista com um auditor responsável pelo setor contábil da SEFAZ, na qual foi aplicado um questionário visando à obtenção de informações referentes à aplicação de cada uma das NBC T SP. A entrevista teve a duração de, aproximadamente, 50 minutos. Tempo que permitiu algumas explanações sobre todas as normas, bem como, sobre dificuldades para sua implementação.

Terceira Fase: Avaliação da adesão as NBC T SP, apontando as algumas dificuldades encontradas.

3.3 Análise dos Dados

Para analisar os dados oriundos da entrevista utilizaram-se como referência os fatores apontados na Tabela 2. Ressalta-se que a análise de cada norma foi realizada separadamente. Tabela 2: Fatores utilizados para avaliar a aplicação de cada Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (NBC T SP)no exercício contábil de 2015.

Fatores utilizados para avaliação da adesão de cada uma das NBC T SP

Fator Definição

Adesão integral Se determinada norma de contabilidade foi aplicada respeitando todos os requisitos previamente estabelecidos.

Adesão parcial Se apenas alguns requisitos presentes estão sendo aplicados.

Não adesão Quando nenhum requisito está sendo aplicado.

Fonte: Dados da pesquisa.

(11)

Para facilitar a compreensão, os resultados serão apresentados por meio de tópicos referentes a cada uma das NBC T SP. Ressaltando-se que a NBC T 16.1 trata de algumas conceituações, portanto iniciar-se-á a discussão a partir da NBC T 16.2. Ao final da exposição, uma tabela abordará a síntese dos resultados encontrados.

4.1 NBC T 16.2

Através da entrevista e da literatura constatou-se que a contabilidade ainda é muito atrelada ao Sistema Orçamentário, embora tenham transcorrido seis anos da obrigatoriedade do uso de normas com padrões internacionais que transferem o foco para o patrimônio.

Ressalta-se que, mesmo com o cenário relatado anteriormente, verificou-se a existência de um Sistema Contábil, conforme previsto na norma, com destaque para o Sistema Contábil Patrimonial, em que foi realizado um levantamento pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG), que englobava os bens móveis e imóveis. Porém, o levantamento dos bens móveis precisa ser finalizado.

Esse sistema, no entanto, não se encontra integrado ao Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR) para disparar os lançamentos contábeis, constatando-se, então, que a NBC T SP 16.2 está sendo aplicada parcialmente. Os Órgãos precisam compatibilizar o sistema de inventário de bens permanentes do sistema administrativo com o da contabilidade. No Ceará, apenas o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), registrou a depreciação e reavaliação no ano passado (2015).

Para incentivar os demais Órgãos Públicos a executarem esse levantamento, estabeleceu-se o Decreto 31.340, que determina que os Órgãos:

- Devem constituir uma Comissão para fazer o levantamento dos bens, inclusive com seus valores;

- Depois, devem verificar se o que foi apurado pela Comissão é, realmente, o que consta na SEPLAG; realizando, então, a compatibilização;

- Finalmente, devem ir à SEFAZ para fazer a compatibilização com a contabilidade. A principal dificuldade relacionada a não aplicação integral da norma é o levantamento dos bens e a avaliação em valor de mercado. Esse trabalho envolve as seguintes etapas:

- Identificar os bens; - Avaliar;

- Reavaliar; - Inventariar.

Ambas as etapas demandam tempo e o uso de critérios para avaliação, o que dificultam sua finalização.

4.2 NBCT 16.3

(12)

Não obstante, apurou-se que não há contabilização nem acompanhamento contábil do PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e de metas. O que existe é um controle administrativo realizado por um sistema de acompanhamento de projeto, o SIAP (Sistema de Acompanhamento dos Projetos).

No que diz respeito à Lei Orçamentária Anual (LOA), ressalta-se que esta vem sendo acompanhada pelo setor contábil realizando os lançamentos das despesas e da receita. Vale salientar que esse controle é baseado na receita arrecadada e na despesa fixada. Não sendo realizada uma análise voltada para metas do programa, já que não estariam dentro do escopo da contabilidade.

Conclui-se que está norma também se encontra aplicada parcialmente, pois apenas a LOA vem sendo acompanhada pela contabilidade em detrimento dos outros instrumentos.

4.3 NBCT 16.4

As transações no setor econômico envolvem a ocorrência de atos e fatos que ocasionam alterações qualitativas, quantitativas, potenciais ou efetivas no patrimônio. Com relação à variação patrimonial aumentativa (VPA) e diminutiva (VPD), a contabilidade na SEFAZ não executa a norma integralmente, pois como já mencionado anteriormente, a parte contábil ainda é muito atrelada à execução do orçamento.

No que diz respeito ao reconhecimento da despesa pelo fato gerador, evidencia-se que tal atividade é realizada eventualmente, quando se tem uma demanda muito específica. O Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA), por exemplo, é um tributo que constitui um fato gerador quando há mudança para um novo exercício, obrigando que os donos de veículos realizem o pagamento do devido imposto.

Contudo, não há um acompanhamento para estabelecer se houve ou não a ocorrência de um fato gerador no caso do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo por homologação, isto é, quando o contribuinte fornece uma informação. Para que fosse realizado esse acompanhamento seria necessário saber exatamente quando ocorreu o fato gerador em determinada empresa para fazer o registro na SEFAZ, garantindo o direito a receber o pagamento de determinado cliente. Tal atividade precisaria de um sistema integrado, mas este ainda não foi criado.

Então, percebe-se que a norma também vem sendo aplicada parcialmente, já que apenas alguns requisitos da norma foram adotados.

4.4 NBCT 16.5

O registro contábil segue a orientação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) por meio de uma Instrução de Procedimentos Contábeis que trata do Plano de Transição para Implantação da Nova Contabilidade (IPC 00), de 2013, em que se busca uniformizar os registros, bem como a produção das demonstrações contábeis respeitando as novas práticas da contabilidade, evidenciando o que foi solicitado pela NBCT 16.5.

(13)

Há um modelo disponibilizado pela STN que pode ser utilizado por todos os entes onde é possível detalhar uniformemente o plano de contas com base no PCASP. Esse modelo foi baseado em pesquisas que buscavam atender as novas normatizações, e também ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), novo sistema de coleta de dados contábeis e fiscais dos entes que deverá ser implantado posteriormente.

A SEFAZ segue o que foi relatado anteriormente, uma vez que o Estado é obrigado a fornecer muitas informações em sistemas que foram criados utilizando-se como base o plano de contas da STN. Como exemplos desses sistemas destacam-se o SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação); e o SIOPS (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde).

Assim, pode-se inferir que ao padronizar as informações, a SEFAZ vem respeitando integralmente o que consta na NBC T 16.5.

4.5 NBC T 16.6

De acordo com a SEFAZ, as demonstrações contábeis estão sendo realizadas de modo a cumprir integralmente o que está estabelecido na norma. Vale ressaltar que a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) não é obrigatória para o setor público e sim para as empresas. Ou seja, as empresas são responsáveis por fazerem a DMPL e, posteriormente, encaminhar para a SEFAZ, que adiciona tal demonstração no balanço.

As demonstrações contábeis são divulgadas no site da SEFAZ podendo ser emitido a qualquer momento. Também consta no site um relatório resumido do balanço de contas. Ambas as informações têm caráter técnico em razão de serem avaliadas pelo TCE.

A dificuldade encontrada para a adequação das demonstrações à NBC T 16.6 está relacionado com a obtenção das informações para a construção das demonstrações. Outro obstáculo consiste na resistência de algumas pessoas em reconhecer uma obrigação em que tenha existido o concomitante empenho.

Há também impedimentos referentes às implicações legais. Ou seja, o Estado, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não pode assumir despesas que não estejam previstas no orçamento. E, ao surgir um passivo, por exemplo, que não é reconhecido deve-se formalizar um processo para que o mesmo seja reconhecido; empenhado; e, então, realizado o pagamento. Em resumo, há uma objeção forte para registrar obrigações sem execução orçamentária.

A SEFAZ reconhece essas obrigações no momento da liquidação. Mas, aquelas que ocorreram antes da liquidação ou até o empenho não são reconhecidas. No entanto, se for comprovada que realmente a obrigação existiu independente de empenho ou de liquidação deve ser registrado, de acordo com o Regime de Competência.

4.6 NBC T 16.7

(14)

Em se tratando da SEFAZ, a consolidação está sendo executada, mas algumas eliminações para a construção dessas demonstrações não se encontra efetivada, indicando, portanto, que a norma está sendo aplicada parcialmente no Estado.

4.7 NBC T 16.8

De acordo com a SEFAZ, o controle interno é praticado pelo Estado por meio de alguns sistemas. Cita-se como exemplo o Sistema de Acompanhamento de Contratos e Convênios (SACC). Contudo não cabe a SEFAZ a execução direta desse monitoramento. A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) é, especificamente, o órgão responsável pela efetivação do controle interno.

Para fins de avaliação dessa pesquisa optou-se por excluir esta norma, uma vez que é possível definir que a mesma está sendo aplicada, mas não é possível saber se a aplicação é integral ou parcial. Seria necessário contato com a CGE, o que não é um objetivo do estudo.

A norma anterior não foi excluída, pois o que interessa para o estudo são informações que abordem apenas o nível estadual.

4.8 NBC T 16.9

A depreciação, amortização e exaustão do ativo são seguidas pela SEFAZ. Porém, como já anteriormente exposto, apenas o TCE realizou efetivamente em decorrência da dificuldade relacionada ao levantamento do patrimônio das entidades. Faz-se relevante enfatizar que os órgãos foram solicitados a satisfazer as exigências da norma. Entende-se, então, que a norma está sendo aplicada parcialmente.

4.9 NBC T 16.10

Esta norma trata da avaliação e mensuração de ativos e passivos do patrimônio do setor público. E, já foi comentado que há um sistema patrimonial em vigor, mas que ainda é necessário acrescentar informações acerca, principalmente, dos bens imóveis para que a norma seja integralmente aplicada.

Os critérios abordados na norma, no que se refere à avaliação e mensuração, estão sendo seguidos na medida em que o ativo ou passivo é identificado pela entidade.

4.10 NBC T 16.11

Ao tratar-se do sistema de custos em entidades públicas, a SEFAZ informou que esse é um procedimento que está começando a ser aplicado. Vale destacar que para incentivar sua implantação, além da exigência da normatização vigente no país, outro fator tem influenciado positivamente a introdução dessa norma. Este se refere à exigência de um sistema de custo por alguns organismos internacionais para, por exemplo, conceder empréstimos. Para avaliação do estudo, a norma será considerada aplicada parcialmente.

(15)

Observando a tabela acima é possível identificar que três normas estão sendo aplicadas respeitando seus requisitos integralmente, enquanto seis estão sendo aplicadas parcialmente. Diante disso, pode-se mensurar, ao aplicar cálculo simples de porcentagem, que aproximadamente 66,7% das normas estão sendo realizadas parcialmente.

5 CONSIDERAÇÕES FINAS

A introdução das NBC T SP no país vem provocando uma mudança gradativa com relação à importância que se dava à execução do orçamento. No Ceará é possível perceber que muito vem sendo feito para tornar o patrimônio o principal objeto da contabilidade, mas há alguns desafios a serem vencidos.

Considerando o objetivo geral desse estudo que era verificar o cumprimento das NBC T SP sob a visão da SEFAZ, constatou-se que apenas a NBC T 16.5, NBC T 16.6 e a NBC T 16.10 estão sendo aplicadas de maneira integral. As demais apresentam alguns requisitos que devem ser implantados e precisam solucionar dificuldades.

Quanto ao objetivo específico que tratava das dificuldades para adesão as normas, foi possível elencar alguns problemas que constituem um obstáculo, como por exemplo, a dificuldade em realizar o levantamento dos bens públicos, bem como sua avaliação em valor de mercado; a não integração de alguns sistemas contábeis; o reconhecimento da despesa, da receita e da competência; e os custos inerentes a todo o processo de transição.

Como limitação ao desenvolvimento desse trabalho, pode-se apontar a possibilidade de variadas perspectivas que podem surgir a partir dos dados coletados quanto à avaliação das normas em razão do uso de uma abordagem qualitativa. Sendo assim, faz-se interessante a realização de uma nova pesquisa com abordagem mais objetiva e quantitativa para apontar especificamente quais os fatores precisam ser introduzidos para cumprimento das normas. Tabela 3: Síntese do cumprimento de cada um das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (NBC T SP)pelo Estado do Ceará sob a visão da Secretária da Fazenda (SEFAZ). 2016.

Síntese do cumprimento das NBC T SP

Normas com adesão integral Normas com adesão parcial Normas não aderidas

NBC T 16.5 NBC T 16.2

NBC T 16.6 NBC T 16.3

NBC T 16.10 NBC T 16.4

NBC T 16.7

NBC T 16.9

NBC T 16.11

(16)

Ressalta-se que o direcionamento do serviço público na busca pela implementação das normas tende a propiciar maior controle patrimonial e efetividade no uso do patrimônio pela própria Administração e, indiretamente, pela sociedade.

Por fim, foi possível observar o esforço em tentar atender a nova normatização, uma vez que o Ceará foi um Estado pioneiro em tentar implementá-las. Mesmo assim, ainda há muito a ser executado para atender ao processo de convergência. A temática desse estudo requer novas pesquisas e discussões para determinar, por exemplo, quais os requisitos dentro de cada norma não estão sendo aplicados; e no caso da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, para determinar o que de fato vem sendo realizado.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Nilton de Aquino. Contabilidade pública na gestão municipal. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BRASIL. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, Distrito Federal, de 23 de março de 1964.

______. Ministério da Fazenda. Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 6. ed. Brasília: STN, 2014. Disponível em: <www.tesouro.fazenda.gov.br/>. Acesso em 25 out 2016.

______. Ministério da Fazenda. Portaria MF nº 184, de 25 de agosto de 2008. Dispõe sobre as diretrizes a serem observadas no setor público (pelos entes públicos) quanto aos

procedimentos, práticas, elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, de forma a torná-los convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, Distrito Federal, de 25 de agosto de 1964.

CARVALHO, M. A. C. Globalização e Neoliberalismo na América Latina: Limites entre teoria e prática. REHUTEC, São Paulo, v. 5, n. 1, 2016. Disponível em: <

http://www.fatecbauru.edu.br/ojs/index.php/rehutec/issue/view/20> Acesso em: 21 nov 2016. CEARÁ. Secretaria da Fazenda do Estado. Decreto nº 31.603, de 08 de outubro de 2014. Altera a estrutura organizacional e aprova o regulamento da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Diário Oficial do Estado, Ceará, de 10 out 2014. Disponível em: <

http://www.sefaz.ce.gov.br/>. Acesso em: 20 nov 2016.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC 1.055, de 7 de outubro de 2005. Cria o Comitê de Pronunciamentos Contábeis - (CPC), e dá outras providências.

Disponível em: <http://www.cfc.org.br>. Acesso em: 20 jun 2016.

______. Resolução n.º 1.128, de 21 de novembro de 2008: aprova a NBC T 16.1 –

conceituação, objeto e campo de aplicação, 2008a. Disponível em: <http://www.cfc.org.br>. Acesso em: 20 jun 2016.

______. Resolução n.º 1.129, de 21 de novembro de 2008: aprova a NBC T 16.2 –

(17)

______. Resolução n.º 1.130, de 21 de novembro de 2008: aprova a NBC T 16.3 –

planejamento e seus instrumentos sob o enfoque contábil, 2008c. Disponível em: <http://www.cfc.org.br>. Acesso em: 20 jun 2016.

______. Resolução n.º 1.131, de 21 de novembro de 2008: aprova a NBC T 16.4 – transações no setor público, 2008d. Disponível em: <http://www.cfc.org.br>. Acesso em: 20 jun 2016. ______. Resolução n.º 1.132, de 21 de novembro de 2008: aprova a NBC T 16.5 – registro contábil, 2008e. Disponível em: <http://www.cfc.org.br >. Acesso em: 20 jun 2016.

______. Resolução n.º 1.133, de 21 de novembro de 2008: aprova a NBC T 16.6 –

demonstrações contábeis, 2008f. Disponível em: <http://www.cfc.org.br >. Acesso em: 21 jun 2016.

______. Resolução n.º 1.134, de 21 de novembro de 2008: aprova a NBC T 16.7 –

consolidação das demonstrações contábeis, 2008g. Disponível em: <http://www.cfc.org.br>. Acesso em 26/06/ 2010.

______. Resolução n.º 1.135, de 21 de novembro de 2008: aprova a NBC T 16.8 – controle interno, 2008h. Disponível em: < http://www.cfc.org.br>. Acesso em: 21 jun 2016.

______. Resolução n.º 1.136, de 21 de novembro de 2008: aprova a NBC T 16.9 –

depreciação, amortização e exaustão, 2008i. Disponível em: <http://www.cfc.org.br>. Acesso em: 21 jun 2016.

______. Resolução n.º 1.137, de 21 de novembro de 2008: aprova a NBC T 16.10 – avaliação e mensuração de ativos e passivos em entidades do setor público, 2008j. Disponível em: < http://www.cfc.org.br >. Acesso em: 21 jun 2016.

______. Resolução n.º 1.366, de 25 de novembro de 2011: aprova a NBC T 16.11 - sistema de informação de custos do setor público, 2011. Disponível em: < http://www.cfc.org.br>. Acesso em: 21 jun 2016.

DAROS, L. L.; PEREIRA, A. S. Análise das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP: mudanças e desafios para a contabilidade pública. In:

CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E FINANÇAS, 10, 2010, São Paulo, Anais eletrônicos. São Paulo/SP: 2010. Disponível em: <

www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos92009/467.pdf>. Acesso em: 21 nov 2016. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

GOMES, J. R. A Nova Contabilidade aplicada ao Setor Público: Um estudo sobre o reconhecimento da depreciação na contabilidade dos Estados Brasileiros. 12° Prêmio Excelência Acadêmica FUNCAPE, Pernambuco, 2014. Disponível em:

<www.fucape.br/premio_excelencia_academica/upld/trab/14/74.pdf>. Acesso em: 10 nov 2016.

HERRMANN JR., F. Contabilidade Superior. São Paulo: Atlas,1970.

MARTINS, Gilberto A.; THEÓPHILO, Carlos R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

(18)

NEVES, J. L. Pesquisa Qualitativa: Características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo: v.1, n.3, 1996.

OLIVEIRA, B. M. L. Adoção do Regime de Competência na Nova Contabilidade

Pública: implicações no Balanço Patrimonial e Plano de Contas da União. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília. Brasília, 2014.

PICCOLI, M. R.; KLANN, R. C. A percepção dos contadores públicos em relação às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP). Revista do Serviço Público, Brasília, v. 66, n. 3, p. 425-448, 2015.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico, 2ª Ed., Rio Grande do Sul: ASPEUR Universidade Feevale, 2013.

SANTOS, C. B.; ALMEIDA, K. K. N. Análise Introdutória das Mudanças Provocadas na Contabilidade Pública pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

REUNIR, PARAÍBA, v. 1, n. 1, p. 21-38, 2012.

SILVA, A. C.; MACEDO, M. A. S.; SAUERBRONN, F. F.; SZUSTER, N. Avaliação de ativos imobilizados no Setor Público: Estudo de caso em uma Organização Militar da Marinha do Brasil1. RIC, Pernambuco, v. 6, n. 3, p. 51-73, 2012. Disponível em:

<www.revista.ufpe.br/ricontabeis/index.php/contabeis/article/viewFile/470/305>. Acesso em: 21 nov 2016.

VENTURA, M. M. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Rev SOCERJ, Rio de Janeiro: v.20, n. 5, p. 383-386, 2007.

APÊNDICE

Apêndice A: Questionário para coleta de ocorrências relacionadas a não aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público (NBCASP)

Nome:... Setor:...Cargo:... Data:...Horário:...Duração do questionário:...

Questionamentos

01. A NBC T SP3 16.2, referente ao Patrimônio e aos Sistemas Contábeis, estabelece o conceito de patrimônio público; sua classificação de acordo com o enfoque contábil; o conceito e a estrutura do sistema de informação contábil. No entanto, não especifica os critérios para seu reconhecimento. Desse modo, para realizá-lo, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) adotou o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). - Portanto, de acordo com a NBC T SP 16.2 e com o MCASP, essas mudanças foram implantadas ou estão em fase de implementação?

- Como foi (como está sendo) o reconhecimento do Ativo (circulante e não circulante; financeiro e permanente); do Passivo (circulante e não circulante); do Patrimônio Público?

- Qual o Sistema Contábil utilizado nessa aplicação? - Quais as dificuldades encontradas para essa adequação?

3

(19)

02. De acordo com a NBC T SP 16.3, que trata do planejamento e de instrumentos sob o enfoque contábil, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve permitir a integração dos planos hierarquicamente interligados, contribuindo para a tomada de decisão e facilitar a instrumentalização do controle social, de modo a permitir que se conheçam o conteúdo, a execução e a avaliação do planejamento das entidades do setor público.

- A Norma citada foi implantada ou não? - Se positivo: Como se deu a implantação?

- Quais as dificuldades encontradas para a adequação?

03. A NBC T SP 16.4, referente às transações no Setor Público, definiu a natureza das transações no Setor Público como econômico-financeira e administrativa. Aborda-se também as Variações Patrimoniais (Quantitativas aumentativas e diminutivas; e Qualitativas) que tem seu reconhecimento contábil tratado no MCASP.

- A Norma foi implantada ou não? - Se positivo: Como se deu a implantação?

- Quais as dificuldades encontradas para a adequação?

04. A partir da NBCT SP 16.5, que trata do Registro Contábil, a entidade pública deve manter um sistema de escrituração uniforme aos atos e fatos de sua gestão. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como, o Ministério Público também devem manter um sistema integrado de Contabilidade Pública, enquadrados em um Plano de Contas, que deve compreender:

• Terminologia de todas as contas e a sua adequada codificação; • Enunciação das funções atribuídas a cada uma das contas;

• Funcionamento das contas com os seus movimentos de débitos e créditos;

• Utilização do método das partidas dobradas em todos os registros contábeis, de acordo com sua natureza orçamentária, financeira, patrimonial ou compensatória, nos respectivos subsistemas contábeis.

- A Norma foi implantada ou não? - Se positivo: Como se deu a implantação?

- Quais as dificuldades encontradas para a adequação? - Qual o(s) principal (is) Sistema(s) utilizado(s)?

05. As Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP) são compostas pelas demonstrações enumeradas pela Lei nº 4.320/19641, pelas demonstrações exigidas pela NBC T SP 16. 6 – Demonstrações Contábeis e pelas demonstrações exigidas pela Lei Complementar nº 101/2000, as quais são:

• Balanço Orçamentário; • Balanço Financeiro; • Balanço Patrimonial;

• Demonstração das Variações Patrimoniais; • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);

• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL).

As estruturas das demonstrações contábeis contidas nos anexos da Lei nº 4.320/1964 foram atualizadas pela Portaria STN nº 438/2012, em consonância com os novos padrões da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP).

- Essas mudanças foram implantadas? - Se positivo: Como se deu a Implantação?

- Quais as dificuldades encontradas para a adequação?

(20)

modo a disponibilizar os macros agregados do setor público, proporcionando uma visão global do resultado. No setor público brasileiro, a consolidação pode ser feita no âmbito intragovernamental (em cada ente da Federação) ou em âmbito intergovernamental (consolidação nacional).

- Como se deu a implantação da Consolidação das Demonstrações Contábeis? - Quais as dificuldades encontradas?

07. A NBC T SP 16.8 definiu o controle interno como sendo o conjunto de recursos, métodos e processos adotados pela entidade governamental objetivando garantir razoável grau de eficiência e eficácia do sistema de informação contábil.

- Quais os métodos adotados para garantir o Controle Interno? - Quais as dificuldades encontradas para adotar esses métodos?

08. A NBC T SP 16.9 estabelece critérios e procedimentos para o registro contábil da depreciação, amortização e exaustão. Para isso, devem ser observados os seguintes aspectos:

• Obrigatoriedade do seu reconhecimento;

• Valor da parcela deve ser reconhecido no resultado como decréscimo patrimonial, e, no balanço patrimonial,

representada em conta redutora do respectivo ativo;

• Circunstâncias que podem influenciar o registro.

Os métodos de depreciação, amortização e exaustão devem ser compatíveis com a vida útil econômica do ativo e aplicados de maneira uniforme. Ressalta-se que, sem prejuízo da utilização de outros métodos de cálculo dos encargos de depreciação, podem ser adotados os seguintes métodos:

- A Norma citada foi implantada ou não? - Se positivo: Como se deu a implantação?

- Quais as dificuldades encontradas para a adequação? - Qual o(s) principal (is) Método(s) utilizado(s)?

09. A NBC T SP 16.10 aborda critérios e procedimentos para a avaliação e a mensuração de ativos e passivos integrantes do patrimônio de entidades do setor público. A avaliação e a mensuração dos elementos patrimoniais nas entidades do setor público obedecem a vários critérios definidos.

- A Norma citada foi implantada ou não? - Se positivo: Como se deu a implantação?

- Quais as dificuldades encontradas para a adequação?

- Dos critérios estabelecidos, todos foram implantados? Há algum que ainda não foi implantado?

10. A NBCT SP 16.11 institui a conceituação, o objeto, os objetivos e as regras básicas para mensuração e evidenciação dos custos no setor público, apresentado como Sistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP), que registra, processa e evidencia os custos de bens e serviços e outros objetos de custos, produzidos e oferecidos à sociedade pela entidade pública. Sabendo que o SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público, questiona-se:

- A Norma citada, juntamente com todos os seus atributos estabelecidos na normatização, foi implantada ou não? - Se positivo: Como se deu a implantação?

- Se negativo: Quais os atributos que ainda não foram implantados? - Quais as dificuldades encontradas para a adequação?

Imagem

Tabela  3:  Síntese  do  cumprimento  de  cada  um  das  Normas  Brasileiras  de  Contabilidade  aplicadas  ao  Setor  Público (NBC T SP) pelo Estado do Ceará sob a visão da Secretária da Fazenda (SEFAZ)

Referências

Documentos relacionados

• Valorizar o exercício da função docente e não docente e a participação dos pais/encarregados de educação na escola, como elemento essencial para uma escola de

No âmbito do projeto “Fátima 2017: ações para consolidar uma marca”, co-financiado pelo Programa Centro 2020, Portugal 2020 e o FEDER, a ACISO participou na ExpoCatólica em

Parashat Noah (Porção “Noé”) 25 23 E, depois que gerou Nahôr, Serug viveu mais duzentos anos, e gerou filhos e filhas. 24 E Nahôr tinha vinte e nove anos quando gerou Térah.

Conclusões: Nossos achados sugerem que, em pacientes com IAMCSST submetidos à intervenção coronária percutânea, a carga aterosclerótica e a carga trombótica na artéria

Dada a identidade particular a nível nacional e internacional da Universidade, a candidatura justificou-se também, entre outros, pelo facto de esta ser uma das mais

O valor em uso é mensurado com base nos fluxos de caixa descontados (antes dos impostos) derivados pelo contínuo uso de um ativo até o fim de sua vida útil. Quando o valor residual

Altera a lei Nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para dispor sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual para circulação em espaços públicos e privados

Como no Corpo eucarístico, os vários grãos formam um só pão e os vários cachos de uva formam um só vinho, também a Comunidade que celebra o Santo Mistério, é unida no