• Nenhum resultado encontrado

NOVA Medical School Faculdade de Ciências Médicas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "NOVA Medical School Faculdade de Ciências Médicas"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

 

 

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina | 6º ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

Miguel Nuno Sampaio Fernandes Silva Costa

Aluno nº 2009260

NOVA Medical School

(2)

Índice

1. Introdução 2

2. Atividades desenvolvidas 2

2.1 Estágio parcelar de Cirurgia 2

2.2 Estágio parcelar de Medicina 3

2.3 Preparação para a Prática Clínica 4

2.4 Estágio parcelar de Obstetrícia e Ginecologia 4

2.5 Estágio parcelar de Saúde Mental 5

2.6 Estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar 6

2.7 Estágio parcelar de Pediatria 6

2.8 Estágio Clínico Opcional 6

2.9 Outras atividades 6

3. Posicionamento crítico 7

(3)

1. Introdução

O presente relatório diz respeito às atividades desenvolvidas durante o Estágio Profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina. No relatório serão apresentadas as atividades realizadas nos estágios parcelares, bem como no Estágio Clínico Opcional, seguindo uma ordem cronológica.

Será também feita referência a algumas atividades realizadas durante o 6º ano, que considero terem contribuído para a aquisição de competências técnico-científicas e relacionais, constando os respetivos certificados na secção de anexos.

Por último surge uma secção de posicionamento crítico onde são identificados e discutidos os objetivos atingidos, é feita uma análise sobre o meu desempenho e consta uma reflexão pessoal sobre alguns aspetos do Estágio Profissionalizante.

2. Atividades desenvolvidas

2.1 Estágio parcelar de Cirurgia

O estágio teve lugar no Hospital da Luz e teve uma duração de 8 semanas. As 8 semanas de estágio foram distribuídas da seguinte forma: 1 semana de aulas teóricas no Hospital Beatriz Ângelo, 4 semanas no departamento de Cirurgia Geral, 1 semana no departamento de Atendimento Médico Permanente (AMP) e 2 semanas numa Opcional, no meu caso no departamento de Gastrenterologia. Complementando as atividades práticas que decorreram neste estágio, foram organizadas sessões teóricas e teorico-práticas, bem como sessões clínicas apresentadas por profissionais de saúde pertencentes aos diferentes departamentos do Hospital da Luz

(4)

acompanhei a equipa médica nos Gabinetes de Observação, sala de Pequena Cirurgia e Sala de Observação.

Na semana dedicada à Gastrenterologia, assisti à realização de endoscopias digestivas altas, colonoscopias, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, Enteroscopia de duplo balão e Ecoendoscopia digestiva.

Durante as 5 semanas de estágio de Cirurgia Geral, acompanhei as actividades realizadas pelo meu tutor, o Dr. Carlos Vaz. Ao longo deste período pude passar pelo Internamento, pela Consulta Externa e pelo Bloco operatório. No internamento assisti à avaliação clinica diária, optimização da terapêutica e elaboração de notas de Alta por parte do Dr. Carlos Vaz e tive a oportunidade de realizar anamnese, exame objectivo e avaliar a evolução diária dos doentes.

Semanalmente tive a oportunidade de acompanhar o meu tutor nas consultas de Cirurgia Geral que se dividiam em consultas de primeira vez e consultas de follow-up.

Assisti a inúmeras intervenções cirúrgicas eletivas e de urgência mas devido à diferenciação do Dr. Carlos Vaz na área da proctologia e da cirurgia bariátrica, grande parte das intervenções cirúrgicas que assisti foram de doentes com patologia deste âmbito. Ao longo do estágio executei e observei diversos procedimentos práticos com o auxílio da equipa de Enfermagem. Elaborei juntamente com as minhas colegas Carolina Carvalho, Margarida Albuquerque e Mariana Almeida a apresentação ‘Pneumatose Intestinal - a propósito de um caso clínico, destinada a ser apresentada no Mini-Congresso, no Hospital Beatriz Ângelo.

2.2 Estágio parcelar de Medicina

(5)

diagnóstico, reajustar terapêutica e elaborar diários clínicos e notas de alta. Realizei também procedimentos práticos, como eletrocardiograma, punções arteriais para gasimetria, punções venosas, prova da tuberculina, etc.

Frequentei também o Atendimento Permanente um dia por semana, sob orientação do Dr. Jorge Dantas, onde tive oportunidade de observar doentes de modo autónomo e familiarizar-me com os motivos mais frequentes de ida ao Serviço de Urgência.

Assisti também a consultas de Medicina Interna e de Diabetes.

2.3 Preparação para a Prática Clínica

No primeiro semestre deste ano de estágio decorreram, no auditório da faculdade, sete sessões teórico-práticas integradoras de conhecimentos, onde vários prelectores de diferentes especialidades abordaram, em cada sessão, uma temática abrangente e transversal da medicina. Pela enorme interactividade com os alunos, foi possível retirar destas sessões uma enorme noção de integração clínica global, que me deu instrumentos para raciocinar, em cada caso, de uma forma mais abrangente, holística, centrada na pessoa e não na doença.

2.4 Estágio parcelar de Obstetrícia e Ginecologia

(6)

Acompanhei a minha tutora no Serviço de Urgência durante 12 horas por semana, tendo assistido a partos eutócicos e distócicos e participado por uma vez como 2º ajudante numa cesariana.

Apresentei na Reunião de Serviço uma comunicação oral subordinada ao tema ‘Complicações da Gravidez associadas a Adenomiose’, em conjunto com os meus colegas David Tanganho e João Gonçalves.

2.5 Estágio parcelar de Saúde Mental

O estágio parcelar de Saúde Mental teve uma duração de 4 semanas e teve lugar no Hospital Egas Moniz, sendo distribuído em dois blocos temáticos com duração de duas semanas cada – Psiquiatria de Ligação, ao encargo do Dr. António Neves – e Hospital de Dia Psiquiátrico, ao encargo da Dr.ª Paula Duarte. Ao longo do estágio fui acompanhado pelo meu colega Rui Isidoro. No início do estágio, assisti a um seminário teórico-prático, apresentado pelo Prof. Doutor Miguel Xavier abordando a resolução de três cenários-problema frequentes no âmbito da Saúde Mental.

Durante o período que frequentei a Psiquiatria de Ligação foi-me possível acompanhar o Dr. António Neves nas visitas aos doentes internados nos serviços médicos e cirúrgicos do Hospital

Egas Moniz realizando consultoria especializada quando requerida pelos serviços.

Nas duas últimas semanas acompanhei a Dr. Paula Duarte nas suas funções enquanto coordenadora do Hospital de Dia, assim como os restantes profissionais da equipa, nas consultas, sessões de grupo psico-educativas, psicoterapêuticas e de psicomotricidade. Assim, tive a oportunidade de acompanhar todos os constituintes da equipa do Hospital de Dia e de assistir a todos os diferentes tipos de sessões de Grupo.

(7)

2.6 Estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar teve uma duração de 4 semanas e decorreu na UCSP de Alcântara, sob orientação da Dr.ª Paula Freitas. Durante o estágio, assisti às consultas de Saúde do Adulto, Planeamento Familiar, Saúde Materna, Saúde Infantil, Consulta de Diabetes, Consulta de Hipertensão e Consulta Aberta. Participei nas consultas, auxiliando na colheita de história clínica e exame objetivo, discutindo hipóteses de diagnóstico e terapêutica.

2.7 Estágio parcelar de Pediatria

O estágio parcelar de Pediatria teve uma duração de 4 semanas e decorreu no Hospital São Francisco Xavier, sob orientação do Dr. Edmundo Santos. Frequentei várias vertentes da especialidade, nomeadamente o internamento da Pediatria Geral, o Berçário, o Serviço de Urgência, as consultas de Imunoalergologia e a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais. Assisti às Reuniões de Serviço de Pediatria e apresentei uma comunicação oral subordinada ao tema ‘Meningite Aguda’.

2.8 Estágio Clínico Opcional

O Estágio Clínico Opcional escolhido foi Endocrinologia, no Hospital de Braga. Este estágio teve uma duração de 2 semanas e decorreu sob orientação da Dr.ª Olinda Marques. Durante o estágio, assisti a consultas de Endocrinologia Geral, Endocrinologia Pediátrica, de Nutrição, de Tumores da Hipófise e de Tumores da Tiroide.

2.9 Outras atividades

(8)

Anexo 2 – Certificado de participação no 1º Curso de Gastroenterologia Oncológica do IPOLFG, Lisboa.

Anexo 3 e 4 – Certificado de Participação na equipa de Futsal e Futebol Masculinos da AEFCML.

3. Posicionamento crítico

Sendo o 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina o último ano da formação pré-graduada, os objetivos gerais do Estágio Profissionalizante visam a consolidação de conhecimentos, aplicando-os à prática, o desenvolvimento de capacidades relacionais e a aquisição de competências clínicas essenciais à prática do jovem médico. O modo como o Estágio Profissionalizante está estruturado, favorece um ensino essencialmente prático e promove a relação de um para um entre estagiário e tutor, facilitando desta forma o ganho de autonomia através do aperfeiçoamento da capacidade de comunicação e empatia com o doente, do desenvolvimento do raciocínio clínico, do treino do exame objetivo, da sistematização de exames complementares de diagnóstico a solicitar e terapêutica a instituir em cada caso.

Uma vez terminado o Estágio Profissionalizante, ao refletir sobre o meu desempenho, constato que este foi melhorando significativamente ao longo do ano, sendo que reconheço que ao longo do ano fui adotando uma atitude mais pró-ativa e conseguindo adquirir mais autonomia.

(9)

também a possibilidade que me foi dada de participar em diversas cirurgias, de manobrar colonoscópios e endoscópios aquando da realização de endoscopias e colonoscopias.

O estágio de Medicina foi para mim, sem qualquer dúvida, o estágio mais profissionalizante deste ano. Tal é corroborado pelo facto de no internamento ter tido oportunidade de observar doentes sozinho todos os dias, elaborando diários clínicos e notas de alta, acompanhando a sua evolução e tendo um papel activo nas decisões do plano terapêutico de cada doente. Durante duas semanas, a equipa médica foi apenas constituída por mim e pela minha tutora. Esse período foi o mais desafiante desse estágio. Pois apesar de no início me encontrar um pouco assustado, penso que tive uma resposta capaz ao aumento da autonomia e carga de trabalho que me foi atribuída, o que me fez sentir mais útil e que o meu trabalho e dedicação estavam a ter um papel relevante nos doentes e na sua condição clinica.

No estágio de Obstetrícia e Ginecologia, tive oportunidade de consolidar conhecimentos na área da saúde da mulher, protocolos de vigilância da gravidez e diagnóstico e terapêutica das patologias ginecológicas mais frequentes na prática clínica. Foi muito gratificante ter participado em diversas cirurgias e ter assistido a um grande número de partos.

(10)

No estágio de Medicina Geral e Familiar, um dos principais objetivos pessoais era poder realizar consultas com autonomia, contudo, não me foi possível cumprir este objetivo, tendo

apenas colaborado com a minha tutora nas suas consultas.  No entanto tive a possibilidade de

participar em vários tipos de consulta, e deste modo de abordar vários tipos de patologias em diferentes grupos etários e também de contactar diariamente com as patologias mais frequentes. No fim deste estágio penso que a minha abordagem aos doentes passou uma abordagem mais centrada no doente e mais de acordo com o modelo biopsicossocial.

No estágio de Pediatria destaco a passagem pelo Berçário onde fui capaz de diariamente treinar o exame objetivo do recém-nascido e desta forma sedimentar alguns conhecimentos anteriormente adquiridos. Ao longo do estágio as sucessivas idas ao Serviço de Urgência revestiram-se de particular importância pois permitiram que treinasse o exame objetivo do recém-nascido e da criança, me familiarizasse com a clínica e terapêutica das urgências pediátricas

mais comuns e que tentasse estabelecer uma boa relação médico-pais-criança.

O balanço global do Estágio Profissionalizante é positivo, encontrando-me de uma forma geral satisfeito com todos os estágios parcelares. Considero ter cumprido a maioria dos objetivos ao longo diferentes estágios.

(11)
(12)

Certifica-se que

Dr. Miguel Nuno Costa

frequentou com

aproveitamento o

II Curso de Técnica Cirúrgica Básica,

organizado pelo Serviço de Cirurgia C, realizado no Hospital Prof. Doutor

Fernando Fonseca a 19 de Setembro de 2014.

Anexo 1

   

(13)
(14)

Anexo 3

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Se você permanecer em silêncio e não der nenhuma informação, o Serviço de Imigração talvez não tenha nenhuma prova que você esteja aqui ilegalmente, eles talvez não

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,