• Nenhum resultado encontrado

Atividades cuidados com o meio ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Atividades cuidados com o meio ambiente"

Copied!
59
0
0

Texto

(1)

As atividades cuidados com o meio ambiente são importantes e úteis para o dia a dia da criança em fase de aprendizagem, pois passará a entender melhor que com pequenas atitudes pode-se fazer muitas coisas.

Ensinar sobre o meio ambiente para

educação infantil

À primeira vista, pode parecer ser bem complexo explicar para as crianças a importância de proteger e cuidar do meio ambiente, porém fará com que elas se tornem adultos

responsáveis e conscientes no papel de conservação do planeta Terra. Esse processo requer ajuda dos pais também, é algo que deve ser trabalhado dentro da escola e fora dela.

Atividades cuidados com o meio ambiente

Com base nisso, a Equipe do Minhas Atividades preparou uma série de atividades lúdicas para serem utilizadas e feitas dentro de sala de aula.

(2)
(3)

A equipe do Minhas Atividades agradecem todos os professores de ciências, por ensinarem sobre a importância de cuidar do meio ambiente! Vocês são incríveis!

O homem interfere na natureza de formas negativas

O aluno deverá pintar os quadros que representem a destruição da natureza, seja através da poluição, desmatamento ou gastos excessivos da água.

(4)
(5)

O aluno precisa compreender que muitas atitudes para o meio ambiente são extremamente negativas e não possuem qualquer tipo de benefício para a saúde de todos os seres vivos.

Separe os resíduos para reciclagem

O aluno deverá separar corretamente os tipos de resíduos distintos para que possam ser reciclados do jeito certo. Ele deve ligar cada lixo na lixeira correta.

(6)
(7)

As lixeiras de reciclagem são importantes para que possa ocorrer a coleta seletiva, e isso significa que o lixo não será jogado em um lixão para se transformar em restos de entulhos.

Separe os resíduos

O aluno deverá relembrar da atividade sobre sustentabilidade já feito em sala de aula, e saber reconhecer os resíduos hospitalares, papelão e outros orgânicos que podem ser reciclados ou não.

(8)
(9)

Por exemplo, as bitucas de cigarro não podem ser recicladas, no entanto, restos de alimentos orgânicos podem servir para compostagem, ou seja, adubo. O professor deve explicar este assunto em sala de aula.

Labirinto arborização urbana

O aluno deverá ajudar o jardineiro a chegar até a árvore, para que possa continuar com seu trabalho. Ligue-o pelo labirinto até a árvore.

(10)
(11)

Os alunos também podem plantar uma mudinha de planta de qualquer espécie no jardim do colégio – caso tenha -, e aprender a cuidar dela todos os dias.

5 maneiras para salvar o planeta

O aluno deverá fazer desenhos que correspondem com cada frase abaixo dos quadrados, e por fim colorir da maneira que preferir.

(12)
(13)

Evitar de gastar água, jogar lixo nas praias, rios e lagos, participar de coletas seletivas, cuidar e proteger os animais, falar sobre o meio ambiente e espalhar todo tipo de informação garante que o planeta Terra possa respirar ao menos um pouco.

Pinte as cenas

O aluno deverá pintar as cenas que demonstram cuidados com o meio ambiente, e isso os farão compreender que com essas atitudes poderão salvar o mundo onde vivem.

(14)
(15)

As crianças podem e devem incentivar todos os adultos da família a serem mais cuidadosos com o meio ambiente e saber ser sustentável.

Qual seria sua reação?

Qual seria a reação do aluno caso visse um rio poluído e cheio de lixo, com os peixes mortos? A imagem pode parecer forte demais, porém serve como um incentivo.

(16)
(17)

Por fim, o aluno deverá fazer um desenho bem bonito onde mostra o planeta Terra saudável e muito feliz por todos cuidarem dele do jeito certo.

Brinque e aprenda

O aluno deverá recortar todas as figuras e colá-las onde preferir, de preferência no caderno para que fique mantido lá para que lembrem sempre de boas atitudes para o meio ambiente.

(18)
(19)

O professor pode ensinar aos alunos maneiras de cuidar de plantas, ajudar vizinhos a conservarem a rua na qual vivem, evitar de pisar na grama e jogar sempre o lixo no lixo!

Como podemos salvar o meio ambiente?

O aluno precisa ler as opções apresentadas e se certificar sempre de suas respostas, portanto, explique as principais necessidades de cuidar do ambiente.

(20)
(21)

Eles aprenderão desde cedo que não se deve jogar lixo em qualquer lugar, também não desperdiçarão água e cuidarão muito bem da natureza como um todo.

Meio ambiente

(22)
(23)

Para a segunda parte da atividade, o aluno precisa apenas ler o pequeno texto para compreender a ideia central da frase e completar com as quatro palavras que faltam.

Cuide do planeta

O aluno poderá escrever atitudes boas que os personagens realizam em cada quadrinho, e o objetivo desta atividade é relembrar que todos podem trabalhar em equipe para uma

(24)
(25)

Pequenas ações podem parecer não significar muita coisa, porém o professor pode e deve explicar que se todos aprenderem a importância de trabalhar em equipe, mais pessoas ficarão motivadas a fazerem o mesmo.

Não devemos poluir

Para cada atitude, o aluno deverá escrever Bom ou Ruim e sempre relacionados com a preservação do meio ambiente.

(26)
(27)

Com ajuda do professor, os alunos podem compreender, inclusive, os malefícios do cigarro e porque não faz bem à saúde e tampouco ao meio ambiente.

Não podemos poluir

Continuação da atividade anterior, o aluno deve apenas escrever Bom ou Ruim para cada atitude apresentada nos quadrinhos abaixo.

(28)
(29)

Por fim, deve responder três perguntas básicas sobre o que fazem com o lixo de casa, onde joga o lixo quando está na rua e em qual lugar joga o lixo na escola.

As plantas

As plantas são extremamente úteis para o meio ambiente, e se não fossem por elas não teria uma variedade de frutas para serem degustadas.

(30)
(31)

O aluno deverá discutir com os colegas sobre as imagens e escrever seus pensamentos, posteriormente discutir em sala de aula o tema proposto.

05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

É importante que todas as pessoas se conscientizem de que é necessário proteger o meio ambiente, deixar de cometer certos erros que acabam com a vida do planeta. O dia 05 de junho serve para lembrar todas as pessoas sobre os problemas ambientais e soluções que cada um poderá tomar.

(32)
(33)

O aluno deverá ler o enunciado e assinalar as atitudes boas e que salvam o planeta terra.

Marque com um X

O aluno deve marcar com um X os objetos que infelizmente poluem o rio, onde o garotinho gostaria de poder nadar para se divertir.

(34)
(35)

As crianças devem aprender a empatia e o professor precisará trabalhar com este tema nessas aulas, e explicar que poderiam ser eles ali e não poderiam nadar por conta da sujeira.

Recorte e cole

O aluno deverá recortar e colar os objetos em frente a caixa seletiva correta, porém não pode se esquecer de pintar todas as caixas nas cores corretas.

(36)
(37)

Desse modo, o aluno compreenderá que papelão deve ser jogado na lixeira de papeis e garrafas precisam ser jogadas na lixeira de plásticos.

Tipos de lixos

Para esta atividade, o aluno deverá relacionar a 2° coluna com a 1° e procurar ler o pequeno texto que fala sobre cuidados com o meio ambiente.

(38)
(39)

Vale lembrar que partes do lixo são biodegradáveis, ou seja, muitos podem ser utilizados para outros fins e se tornar algo completamente novo.

Análise as situações

O aluno deverá analisar as situações abaixo e pintar somente aquelas que fazem bem ao meio ambiente.

(40)
(41)

Apagar a luz, recolher o lixo e descartá-lo nos locais certos podem ser feitos todos os dias por todas as pessoas, dentro e fora da escola.

Caça-palavras

Os alunos deverão encontrar algumas palavras no diagrama abaixo, como Coleta, Bicicleta, Árvore, Economize e Aproveite.

(42)
(43)

Todos deverão fazer a leitura do pequeno texto para conseguirem realizar a tarefa de maneira bem sucedida em sala de aula.

Recorte as palavras

(44)
(45)

Posteriormente poderão ler em voz alta as perguntas e o professor deverá perguntar para todos os alunos como fazem para cuidar do meio ambiente.

Produção de texto

O aluno deverá fazer um texto que fale sobre o meio ambiente, sem ter a necessidade de ser muito longo, mas que aborde temas como coleta seletiva, lixo na rua e poluição e como podem se esforçar para combaterem esses problemas.

(46)
(47)

Caso o aluno sinta necessidade de realizar essa produção de texto no caderno por ter mais espaço, poderá fazê-lo.

Coisas da natureza

(48)
(49)

Será necessário que o aluno leia com calma e atenção para não se confundir com algumas palavras.

Caça-figuras

O aluno deverá colorir todos os animais marinhos que aparecem na figura abaixo, de modo que possa conhecê-los um pouco mais.

(50)
(51)

Existem diversos animais marinhos em mares, lagos e rios, porém muitos deles morrem por conta da poluição.

Caça-palavras de materiais recicláveis

(52)
(53)

O caça-palavras ajuda na atenção dos alunos, a serem bons observadores e não deixarem nada simples passar despercebido.

Boas maneiras para cuidar do meio ambiente

O aluno precisa apenas observar cada imagem com bastante atenção, para poder compreender que muitas coisas devem ser evitadas de serem feitas.

(54)
(55)

Os alunos podem conversar com os pais sobre esse tipo de conteúdo e estes se direcionarão aos colegas, de modo que consigam fazê-los cuidar do meio ambiente também.

Proteja a natureza

Nas imagens abaixo mostram sobre a importância de cuidar dos animais e evitar que sejam extintos, como já aconteceu com muitas outras espécies.

(56)
(57)

Outra maneira de evitar a poluição, é levar para a praia um saco de lixo para guardar restos de comida e demais lixos.

Encontre as sete garrafas

O professor deverá realizar a impressão dessa imagem, para que os alunos possam ajudar a Tina encontrar todas as garrafas.

(58)
(59)

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas atividades sobre como lidar com o tema insetos em sala de aula de diversas formas e quer encontrar ainda mais atividades e material de ensino, fique atento ao Minhas Atividades e encontre tudo para a sala de aula em um só lugar.

Referências

Documentos relacionados

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

Mário Jabur Filho, conforme dispõe a legislação vigente, comunica que estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos para preenchimento de vaga para Médico

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação