• Nenhum resultado encontrado

CONTRABAIXO BRASILEIRO: LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA RELACIONADA AO ENSINO DO CONTRABAIXO EM TERRITÓRIO NACIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRABAIXO BRASILEIRO: LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA RELACIONADA AO ENSINO DO CONTRABAIXO EM TERRITÓRIO NACIONAL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CONTRABAIXO BRASILEIRO: LEVANTAMENTO E CATALOGAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA RELACIONADA AO ENSINO DO CONTRABAIXO EM

TERRITÓRIO NACIONAL

VICENTE, Alexandre Luís1 MATOS, Celeste José de2

RESUMO: Buscando materiais que auxiliem e organizem o ensino e a

aprendizagem do instrumento contrabaixo elétrico no país, este trabalho de pesquisa trata de levantar e catalogar materiais didáticos direcionados ao instrumento em forma de mídia editada no Brasil nas últimas duas décadas. Ele expõe e informa sobre títulos com assuntos e conteúdos específicos do contrabaixo elétrico, ao mesmo tempo em que identifica caminhos para músicos em busca de conhecimentos no instrumento e suas formas de execução. Tem como principal objetivo auxiliar professores e estudantes de música na escolha de materiais didáticos adequados ao estilo e contexto em que estudam e atuam, categorizando conteúdos, estrutura e forma de publicação.

PALAVRAS-CHAVE: Contrabaixo elétrico. Material didático. Instrumento.

ABSTRACT: Seeking materials to assist and organize the teaching and learning the

electric bass instrument in the country, this research comes to expose and catalog educational materials focused on instrument and published in Brazil in the last two decades. It exposes and reports publications with issues and specific content about the electric bass, while identifying ways for musicians in search of knowledge on the instrument and their ways of execution. Its main objective is to help music teachers and students in the choice of teaching materials appropriate to the style and context in which they study and work, categorizing content, structure and form of publication.

KEYWORDS: Electric Bass. Educational Material. Instrument.

1

Professor do curso de Licenciatura e Bacharelado em Música da UNIVALI. Mestre em Musicologia/Etnomusicologia.

2

(2)

1 INTRODUÇÃO

O contrabaixo elétrico é um instrumento relativamente novo, data dos anos de 1950 sua ampla produção. Até cerca de duas décadas, havia grande lacuna de materiais didáticos editados no Brasil para o estudo do instrumento. Neste cenário, muitos estudantes do instrumento desenvolveram suas técnicas informalmente, ouvindo discos e CD’s, e ao reproduzir e tocar as linhas gravadas conseguiam adquirir conhecimentos musicais. Espelhando-se em grandes músicos através das gravações da época ao mesmo tempo em que desenvolviam conhecimentos harmônicos e rítmicos, percepção, sonoridades e musicalidade em geral, descobriam e aprimoravam novas técnicas, formas de expressão e linguagens musicais aliadas à prática de conjunto que o estudo proporcionava. Ainda hoje essa prática de estudo do instrumento é produtiva, mesmo por músicos de novas gerações que têm como aliadas ao conhecimento técnico as bibliografias, mídias e tecnologias que os dias atuais oferecem.

O avanço tecnológico, juntamente com a internet nas últimas duas décadas, fez surgir uma grande quantidade de material didático das mais variadas formas no mercado brasileiro: livros, CD’s, livros acompanhados de CD’s (playalongs), DVD’s, CD-ROM, vídeo-aulas, sites na internet, revistas especializadas, ampliando metodologias de ensino e estudo do contrabaixo elétrico. SYLLOS e MONTANHAUR (2003, p. 13) apontam em seu livro “A bateria e o contrabaixo na Música Popular Brasileira”, o pleno desenvolvimento do instrumento contrabaixo no país nas últimas décadas, que curiosamente não foi acompanhado de publicações à altura, compreendendo lacunas de um campo ainda aberto para a pesquisa:

Um fator importante, seja no contrabaixo acústico ou elétrico, é a evolução técnica, a diversidade de linguagens e as concepções que este instrumento adquiriu nos últimos 30 anos. (...) Seria muita pretensão minha passar todas as informações sobre o comportamento do contrabaixo na música brasileira em um único livro. (...) Ao longo de 16 anos, observei o crescente interesse dos alunos sobre a nossa música e a dificuldade de obter informações sobre ela. Infelizmente existem poucas publicações técnicas. Fato curioso, pois o músico brasileiro é extremamente festejado no mundo inteiro pela sua criatividade, habilidade e versatilidade.

(3)

alternativas tecnológicas de informação voltadas para o estudo de música influiu na aprendizagem e no ensino musical do país; em contrapartida essa mesma facilidade ao acesso a tais materiais trouxe consigo a dúvida sobre a qualidade das informações e como será utilizado este material por professores e estudantes.

Assim, este trabalho de pesquisa projeta iniciar a tarefa de levantar, catalogar e organizar as publicações existentes nos últimos 20 anos.

2 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

A pesquisa realizada em quatro etapas obedeceu à seguinte ordem: levantamento de materiais, organização bibliográfica, análise do material e elaboração de um manual prático para orientar a busca de materiais didáticos objetivando otimizar o trabalho de professores e estudantes de música com foco voltado para o contrabaixo no Brasil.

3 LEVANTAMENTO DE MATERIAIS

Essa etapa ocorreu no ano de 2014, no curso Bacharelado em Contrabaixo Elétrico na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI – Itajaí – SC), em projeto de pesquisa contando como bolsista com recursos financeiros oferecidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina através do programa de bolsas do Artigo 170. O trabalho tomou forma para facilitar a busca de informações em materiais sobre o contrabaixo elétrico editados no Brasil e em língua nacional. Partimos da biblioteca central da universidade, seguindo na procura de informações em bibliotecas locais e da região, e expandindo para sites musicais, de contrabaixistas e professores, de lojas de instrumentos musicais, livrarias e blogs pessoais disponíveis na internet que fizessem referência ao tema. A pesquisa também se beneficiou do contato com alguns autores, como Adriano Giffoni, durante o XVII Festival de música da cidade de Itajaí, em 2014, e via redes sociais com Sérgio Pereira, Jorge Pescara e Alexandre Magalhães, possibilitando assim o envio de materiais e informações contemplados nesta pesquisa.

(4)

4 ORGANIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Após a procura e coleta desses materiais, foi feita a listagem de cada item, citando: nome do autor, nome da obra, local, editora e ano de publicação. Para cada título encontrado também foi elaborado um pequeno resumo com a finalidade de identificar assuntos e classificá-los de acordo com o tema abordado em cada uma dessas mídias, seja esta em páginas físicas ou digitalizadas. Essa forma de organização rendeu uma separação de títulos e o descarte de alguns por conta dos conteúdos encontrados. Nessa etapa também foi criada uma lista que separou por assunto abordado cada uma dessas mídias, com intuito de facilitar a busca de materiais específicos para cada tema de estudo categorizando-os em:

Iniciante: conteúdo técnico direcionado aos primeiros contatos com o contrabaixo elétrico;

Harmonia: estudos de harmonia, escalas, arpejos e análise aos já iniciados;

Técnicas: contemplam a diversidade de técnicas na execução do instrumento;

Estilo: desenvolvem as linguagens de diversos gêneros musicais, como bossa-nova, rock, jazz;

Ritmos brasileiros: apresentam a aplicação da rítmica e particularidades na interpretação de gêneros brasileiros como samba, forró, maracatu, bossa-nova, frevo;

Improvisação: métodos direcionados à teorização e aplicação prática das relações acorde/escala utilizadas em improvisação;

Independente: categoria criada para incluir alguns títulos que merecem crédito na didática do instrumento e que não foram lançados pelo o selo de uma editora;

Periódico: revistas sobre o instrumento de circulação nacional, que tenham atingido um público significativo;

Site: endereços virtuais com objetivo especificamente didático no ensino ou estudo do instrumento.

(5)

Estilo: Livro Toque junto – Baixo. André Rodrigues.

RODRIGUES, André. Toque junto – Baixo. Rio de Janeiro: Ed. Lumiar, 2000.

Estilo: Desenvolve as linguagens de gêneros musicais: samba, funk, jazz e rock.

O livro contém partituras das melodias e grades com as células rítmicas e melódicas utilizadas pelo baixista, linha do bumbo, escalas e frases tocadas e adequadas pelo instrumentista em cada peça. Acompanha CD. O livro que também foi lançado para guitarra e bateria é um projeto da parceria entre os músicos: João Castilho (guitarra), Renato Massa (bateria) e André Rodrigues (contrabaixo), em três volumes.

5 ANÁLISE DOS MATERIAIS

Com o fichamento do material feito anteriormente, concluímos que houve um aumento significativo na quantidade – porém ainda pequeno comparado a outros instrumentos – de publicações direcionadas ao contrabaixo elétrico no Brasil a partir de 2000. Em contrapartida, demonstrou que a maior parte do material editado no país é concebido a partir do olhar, vivência e pesquisa dos autores sobre o instrumento de forma intuitiva, prática e informal, trazendo assim interpretações variadas de um mesmo tema ou assunto relacionado à música e ao contrabaixo elétrico no país.

Exemplo do fichamento do livro Contrabaixo brasileiro de Sizão Machado. MACHADO, Sizão. Contrabaixo brasileiro- São Paulo: Ed. Souza Lima, 2010.

Ritmos brasileiros: O material de 64 páginas foi produzido a partir da forma de

Sizão se relacionar com a música e traz um breve comentário sobre cada tema contido no material. Apresenta a aplicação da rítmica e particularidades de gêneros brasileiros, como samba e baião. Partituras assinadas pelo próprio Sizão, CD contendo nove faixas de áudio que, quando ouvidas em fones de ouvidos estéreos, percebe-se o som do contrabaixo de um lado e o restante da banda (harmonia e bateria) no outro. Esse formato facilita o estudo das linhas de contrabaixo por oferecer a opção de tocar com ou sem o instrumento gravado. Vale ainda observar que as linhas gravadas por Sizão para este material trazem a impressão de que foram executadas de forma livre e improvisadas.

(6)

Exercício do livro Slap – Método de contrabaixo.

PIXINGA, Celso. Slap – Método de contrabaixo. São Paulo: Ed. HMP,2008

Técnica: contempla a técnica e leitura em slap para mão direita e esquerda.

Figura 1: exemplo 7 pg. 08

Livro relançamento da coleção Toque de mestre (Ed. HMP), revisado, atualizado pelo autor e com áudio. Método prático sobre a técnica de slap com 96 exercícios indicados tanto para iniciantes quanto para estudantes de nível avançado. O livro traz a biografia do autor e vem acompanhado de CD com 12 músicas.

6 ELABORAÇÃO DO MANUAL GUIA

Esta fase da pesquisa levou à elaboração de um manual guia para professores e estudantes de contrabaixo, visando o auxílio na escolha de materiais didáticos mais apropriados para seus estudos conforme o contexto em que atuam. Este manual apresenta detalhes descritos referentes aos materiais de acordo com o formato de publicação e seus conteúdos destinados ao ensino e a aprendizagem do contrabaixo no Brasil. Está destacada no final desse guia uma lista de sites selecionados para consultas sobre o instrumento no país.

6.1 MATERIAIS DIDÁTICOS

(7)

Em alguns títulos são citados discos e músicos de variados meios como sugestão de repertório a fim de melhorar a compreensão do sotaque e das peculiaridades existentes em cada vertente musical que o músico esteja pesquisando. Uma dessas publicações que oferecem sugestões de repertório é o livro “Manual do Groove – O contrabaixo completo”, em que logo na introdução o autor anuncia:

Porém, sem um repertório básico, tudo isso simplesmente não existe. Temos de ter debaixo da manga não só músicas de estilos variados para competir no mercado voraz que é o do musico profissional, mas também estudar e aprender as nuanças de cada estilo. (PESCARA, 2008, p.5)

Outro aspecto interessante que se mostra em publicações mais recentes é a oferta de material voltado tanto para o baixo elétrico quanto para o baixo acústico, exemplo disso é o livro “40 frases para improvisação no contrabaixo” (GIFFONI, 2013) acompanhado de CD com faixas gravadas com violão e metrônomo. O livro traz também para cada exemplo um texto detalhado sobre a construção das frases e dicas de interpretação para o instrumento nas versões elétrico e acústico. Ainda dentre esses materiais notamos a preocupação com a saúde física do músico, exibindo dicas de como estudar e alertas sobre postura, alongamento e aquecimento antes do início de qualquer atividade musical, o que fica evidente no livro Harmonia & Baixo:

Dor não é termômetro para medir se os estudos musicais estão “indo bem”. Cuidado com dores físicas constantes, em especial nas mãos e nos braços (no início, um pequeno desconforto é normal). Muitas vezes essas dores estão sinalizando algo como postura e técnica erradas, excesso de horas de estudo mal geridas ou até doenças pré-existentes. Peça orientação sobre esse assunto, sempre. (PEREIRA, 2003, p.13)

(8)

no lado direito, isso assegura melhor execução, leitura e audição dos exercícios propostos nesses livros.

6.2 INTERNET

A internet se tornou uma das principais e mais importantes ferramentas para pesquisas voltadas para o contrabaixo e para música em geral. Um vasto material se propaga pela rede de forma democrática, oferecendo informações importantes para todos os estudantes, sejam autodidatas ou aqueles que complementam o ensino oferecido por professores particulares ou em escolas de música.

Não cabendo aqui a discussão sobre direitos autorais, é notável e muito expressiva a contribuição que este meio oferece para estudantes e pesquisadores em seu desenvolvimento. Dentre as páginas visitadas, destacaram-se os blogs Nukebass (http://nukebass.blogspot.com.br/) e o blog Seu Baixo Sua Vida, de Geovane Maia (http://seubaixosuavida.blogspot.com.br/), que possuem amplo acervo de materiais e informações sobre o instrumento, e os disponibilizam gratuitamente.

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

(9)

apresentações atraindo um número maior de admiradores, estudantes e instrumentistas de excelência.

A diversidade dessas publicações referentes ao instrumento acompanha a diversidade musical existente no país e se faz em aspectos como: o formato da publicação, conteúdos abordados e a apresentação gráfica. O formato da publicação, que no início se dava basicamente de forma escrita representada por livros, hoje se destaca por livros acompanhados por CD’s, DVD’s ou CD-ROM, proporcionando aos estudantes, sejam amadores ou profissionais, materiais didáticos mais completos, oferecendo melhores alternativas para a aprendizagem do instrumento. É importante constatar que a oferta de um número maior de publicações com algum tipo de mídia extra contendo áudio retoma a “antiga” ideia de tocar junto com discos e gravações da época favorecendo a prática de conjunto e desenvolvendo a musicalidade nos estudantes.

Também é uma tendência do mercado oferecer boa qualidade nas edições. De modo geral, os autores aparecem preocupados com a aparência de suas obras enriquecendo-as com fotos, desenhos, legendas esclarecedoras da grafia musical e textos explicativos sobre música com a finalidade de melhorar a compreensão do instrumentista. Informações sobre técnicas particulares do instrumento e uma grande quantidade de exercícios voltados para a música brasileira são disponibilizados tornando atraentes estes materiais e abrangendo uma gama maior de adeptos à música e a riqueza cultural do país.

Com relação às mídias eletrônicas e internet, vale salientar que são pontos positivos o grande número de informação disponível, as novas alternativas de ensino a distância e a facilidade de acesso que garante boa parte das pesquisas e estudos realizados atualmente no país. Porém, essa grande disponibilidade de informações encontrada na internet precisa ser filtrada pelo professor e pelo estudante para um melhor aproveitamento, pois apesar da rede ser uma excelente ferramenta de pesquisa e apoio, não se pode garantir que toda informação depositada tenha boa qualidade.

(10)

Finalizando, destacamos que a pretensão desta pesquisa não é esgotar desde já todas as publicações sobre contrabaixo existentes no Brasil. O intuito é trazer as principais fontes de pesquisa e informações relacionadas aos títulos editados no país, visando assim auxiliar na educação musical e pesquisa sobre a performance, difundindo e organizando cada vez mais o instrumento e seus materiais didáticos, além de projetar para breve a produção de material didático a ser utilizado em sala, identificadas as lacunas através desta pesquisa.

REFERÊNCIAS

GIFFONI, Adriano. Música Brasileira para Contrabaixo vol. 1. São Paulo. Ed. Irmãos Vitale,1997.

______. Música Brasileira para Contrabaixo vol. 2. Rio de Janeiro. Ed. Lumiar, 2002.

______. 40 Frases pra Improvisação no Contrabaixo. Rio de Janeiro. Independente, 2013.

MACHADO, Sizão. Contrabaixo Brasileiro. São Paulo. Ed. Souza Lima, 2010. PEREIRA, Sérgio. Harmonia & Baixo: estudos práticos. Ribeirão Preto.

Independente, 2003.

PESCARA, Jorge. Manual do Groove. São Paulo. Ed. Irmãos Vitale, 2008. PIXINGA, Celso. Slap – Método de contrabaixo. São Paulo. Ed. HMP, 2008. RODRIGUES, Andre. Toque Junto: Baixo. Rio de Janeiro. Ed. Lumiar, 2000. SYLLOS, Gilberto de; MONTANHAUR, Ramon. Bateria e Contrabaixo na Musica

Popular Brasileira. Rio de Janeiro. Ed. Lumiar 2003.

Internet

http://nukebass.blogspot.com.br/. Dezembro de 2011. Acesso em: 12 de novembro de 2014.

Referências

Documentos relacionados

Resultam desse trabalho me- didas importantes como a Deci- são-Conjunta do BC e da CVM que reduziu os prazos mínimos para aplicações em debêntures e permitiu que ativos

Estamos, então, diante do painel como diante de uma questão nova colocada ao historiador: se a fonte “ideal” – específica, eucrônica – não é capaz de dizer

Parágrafo Terceiro: A devolução do valor descontado do empregado, prevista no caput, se dará a qualquer tempo, durante a vigência da presente convenção coletiva, mediante a

Pode obter um alívio dos sintomas de refluxo ácido e azia logo após um dia de tratamento com PANTOZOL Control, mas este medicamento não se destina a proporcionar alívio imediato..

O grande avanço das tecnologias de informação e de comunicação ocorrido nas últimas décadas propiciou o aumento da oferta do ensino na modalidade de Educação

Com o mesmo objetivo, através da observação de um registro audiovisual da performance de um contrabaixista de nível avançado (com mais de 10 anos de prática), as ações

Manual do usuário de Notebook Conhecendo as Partes Lado Direito 1 2 3 4 5 6 1 Adaptador de saída do fone de ouvido O adaptador para fone de ouvido estéreo (1/8 polegadas) é

Marcus Vinicius Barbosa de Albuquerque Aparecida Fatima Oliveira de Freitas Rosimeire do Nascimento Silva Crisciany Cardoso de Souza Cristiane Montes Teixeira Sany de Cássia