• Nenhum resultado encontrado

Notícias 1. Mensagem 2009 IBBY Egito. Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil DILI IBBY. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notícias 1. Mensagem 2009 IBBY Egito. Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil DILI IBBY. Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Nº. 1 Vol. 31 – Janeiro de 2009

Notícias

1

Fundação Nacional do

Livro Infantil e Juvenil

Seção Brasileira do International

Board on Books for Young People

Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil – DILI – IBBY

Mensagem 2009 – IBBY Egito

2 DE aBrIL

Eu sou o mundo e

o mundo sou eu

Pois com meu livro posso ser o

que quiser.

Palavras e imagens, versos e

prosas

Me levam para lugares

distantes e próximos.

Na terra dos Sultãos e do ouro

Milhares de histórias se

desenvolvem.

Tapetes voadores, lâmpadas

mágicas

Gênios, fantasmas e Sinbads

Contam seus segredos a

Sherazade.

Com cada palavra em cada

página

Viajo através do tempo e do

espaço.

E nas asas da fantasia

Atravesso terras e mares.

Quanto mais eu leio, mais

aprendo

Pois com meu livro

Estarei sempre

Com a melhor companhia.

A mensagem deste ano foi escrita por Nadia El Kholy e a

imagem do cartaz foi criada por Hani D. El-Masri.

(2)

Notícias - Janeiro 2009 2

A

nualmente, o International Board on Books for Young People – IBBY divulga uma mensagem no dia 02 de abril, data do nascimento do escritor Hans Christian Andersen, quando se comemora, em todo o mundo, o Dia Internacional do Livro Infantil – DILI. A cada ano, uma seção nacional do IBBY fica encarregada de selecionar o escritor e o ilustrador que vão criar a mensagem.

A FNLIJ já foi duas vezes responsável pela mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil. Em 1984, tendo como autora da mensagem a vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen de 1982, Lygia Bojunga e a ilustração de Angela Lago. Em 2003, A FNLIJ, seção brasileira do IBBY, promoveu o Concurso IBBY – DILI Latino-americano de Ilustrações para selecionar a ilustração que iria acompanhar a mensagem do DILI, escrita por Ana Maria Machado, vencedora do Prêmio Andersen em 2000. O vencedor do concurso foi o ilustrador Rafael Yockteng, artista peruano radicado na Colômbia.

Mais uma vez, a mensagem do DILI 2009 nos convida a refletir sobre a proposta do IBBY, desde sua criação, quando, na Alemanha, Jella Lepman, vendo o sofrimento e o abandono das crianças órfãs de seu país, após a 2ª Guerra Mundial, sonhou com um mundo melhor em que, por meio dos livros e da leitura, fossem superadas as discórdias e houvesse paz, esperança, justiça e respeito entre os povos. Ela realizou seu sonho criando uma grande rede de solidariedade, conseguindo doações de livros de literatura para crianças e montando uma biblioteca. Jella Lepman fundou a Biblioteca Internacional da Juventude de Munique – A Internationale Jugendbibliothek München – que conta hoje com um imenso acervo de livros de literatura infantil e juvenil provenientes de diversos países.

A mensagem deste ano vem da seção do IBBY do Egito e foi escrita por Nadia El Kholy e a imagem do cartaz foi criada por Hani D. El-Masri. Em forma de poesia, a escritora resgata as aventuras vividas nas terras dos sultãos e as histórias narradas por Sherazade.

Tanto a mensagem como a ilustração nos mostram o poder e o encantamento que a leitura possibilita. Pela leitura podemos ser o que quisermos, podemos nos locomover sem ter de sair do lugar, podemos viver grandes aventuras sem ter medo de nos machucar. Já na primeira frase da mensagem DILI – IBBY 2009 somos despertados para isso:

Eu sou o mundo e o mundo sou eu.

Nos dias 02 a 04 de dezembro, no auditório Clarice Lispector – Casa da Leitura, no Rio de Janeiro, acon-teceu o XIII Encontro Nacional do PROLER com o tema Leitura e novas tecnologias. O Encontro, teve como objetivo promover espaço de formação conti-nuada para profissionais ligados aos quase 50 Comitês das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, a partir de experiências vivenciadas durante o ano e por meio de leituras propostas para o evento, am-pliar possibilidades de ação política, reconhecendo que

no mundo da leitura, o centro fica em toda a parte.

Estiveram presentes no Encontro o Presidente da FBN, Muniz Sodré; a Coordenadora Nacional do PROLER, Eliane Pszczol; a Presidente do Conselho Consultivo do PROLER, Marisa Lajolo; a Vice-Presi-dente do Conselho Consultivo e representante da FNLIJ, Elizabeth D’Angelo Serra; membros do Con-selho Consultivo, Ira Maciel, Jane Paiva, Kátia de Car-valho e Nilma Lacerda; o escritor Ferreira Gullar; o Secretário Executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto; a professora e pesquisadora Regina Zilbermann e os representantes dos Comitês.

CONCUrSOS FNLIJ 2009

Você tem até o dia 30 de abril para se inscre-ver nos Concursos promovidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil:

- 14º Concurso FNLIJ/Petrobras Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crian-ças e Jovens de todo o Brasil

- 8º Concurso FNLIJ Leia Comigo

- 6º Concurso FNLIJ Curumim - Leitura de Obras de Escritores Indígenas

- 6º Concurso FNLIJ/INBRAPI Tamoios - Textos de Escritores Indígenas

acesse o site www.fnlij.org.br,

leia o regulamento e participe!

DILI 2009

continuação da página 1

(3)

A 6ª edição do Momento Literário de Barra Mansa, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, é a culminância do trabalho realizado nas Salas de Leitu-ra. O evento ocupou os espaços do SESI e aconteceu nos dias 05 a 07 de novembro de 2008.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Funda-ção Nacional do Livro Infantil e Juvenil foi convidada para coordenar os espaços destinados à leitura e de bate-papo com escritores e ilustradores. Como nos moldes do Salão FNLIJ do Livro, foram montadas a Biblioteca FNLIJ para Crianças e Jovens e o Espaço FNLIJ de Leitura. Desde a 4ª edição, a Fundação é responsável também por indicar os palestrantes da abertura que conversam com os professores.

A abertura do 6º Momento Literário de Barra Mansa aconteceu às 19h, do dia 05 de novembro, com a presença do Secretá-rio Municipal de Educação de Barra Man-sa, Luis Felipe Camelo Freitas; a coorde-nadora do evento e assessora das Salas de Leitura da SME, Elizabeth Gonçalves de Souza; a Secretária Geral da FNLIJ, Eli-zabeth D’Angelo Serra; e as palestrantes Graça Lima e Marisa Borba. Na ocasião, mais de 500 professores participaram da abertura.

O Secretário de Educação parabenizou o trabalho realizado por todos os professo-res coordenados pela assessora das Salas de Leitura, Elizabeth Gonçalves de Souza, e agradeceu a parceria da FNLIJ.

Já a coordenadora do evento Elizabe-th Gonçalves, em seu discurso, fez um retrospecto do evento que iniciou com o projeto “Autor do Mês”. Esse projeto bus-cava viabilizar ações que levassem tanto a criança como os adultos a experimentar

6º Momento Literário de Barra Mansa

a imaginação, a criatividade e as mais diversas emoções na construção de um indivíduo leitor. “Acreditamos também que convidando a família para fazer parte do Momento Literário estávamos propor-cionando aos pais a função também de agentes e mediadores entre a criança e o livro.”.

Em 2008, o projeto “Autor do Mês” re-cebeu Menção Honrosa no 13º Concurso FNLIJ/Petrobras Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil.

Elizabeth Gonçalves salientou a impor-tância de um trabalho sério e de conti-nuidade. Nesses sete anos em que esteve à frente desse projeto, a ampliação das Salas de Leitura foram significativas. Em 2002, o município contava com 19 espaços e no fim de 2008 já existiam 45 Salas de Leitu-ra. “Neste percurso de formação cultural,

fortalecemos a nossa preocupação com a educação do olhar. Olhar o mundo, as pessoas, a vida, através de todos os regis-tros. A leitura não só do texto, mas da imagem, do concreto e do cotidiano.”

Participante do Momento Literário desde a sua criação, a pedagoga e orienta-dora educacional municipal, há mais de 31 anos, Maria de Lourdes Torres, conhe-cida por todos como Lurdinha, relatou que “antes do Momento Literário, não existia um projeto de estímulo à leitura nessa envergadura e a criação de Salas de Leitura foi primordial para dar sustenta-ção a esse evento.” Lurdinha também fala da importância da participação da comu-nidade nos projetos das Salas de Leitura: “Antes era uma idéia e agora virou tra-balho sério. Um tratra-balho tão bom que você não pode deixar restrito à escola. A comunidade é entusiasmada a participar.

A partir da esquerda: Elizabeth Gonçalves de Souza, Assessora das Salas de Leitura da SME de Barra Mansa; Elizabeth Serra, Secretária Geral da FNLIJ e Luis Felipe Camelo Freitas, Secretário Municipal de Educação de Barra Mansa

(4)

Notícias - Janeiro 2008

Você tem que construir uma relação de afeto com a comunidade que atua.”

A pedagoga também ressaltou a mu-dança nos professores depois do Momen-to Literário: “Os professores perderam o medo. Foram estimulados, valorizados e, assim, convidados a mostrar que são ca-pazes. Que é possível fazer a diferença.” A Secretária Geral da FNLIJ, Elizabe-th D’Angelo Serra, agradeceu a parceria, que já dura três anos, com a instituição e ressaltou o importante trabalho realizado pelos professores e pela coordenadora do Momento Literário na busca da qualifi-cação e formação de leitores. A Funda-ção também entregou um kit contendo a Revista Pirlimpimpim nº 01, Revista Latino Americana de Literatura Infantil e Juvenil nº 02 e nº 03 e os exemplares número 5 e 8 do Notícias para as 65 es-colas participantes do evento.

O 6º Momento Literário de Barra Mansa, com o tema “Na Sala de Leitura Contamos Histórias, Formamos Leito-res”, contou com a presença dos escrito-res Graziela Hetzel, Luiz Raul Machado, Marcio Vassallo, Ricardo Benevides e Sonia Rosa, e com os ilustradores Elisa-beth Teixeira, Graça Lima, Maurício Ve-neza, Renato Alarcão, Sergio Magalhães e Victor Tavares.

A FNLIJ preparou, para a 6ª edição, uma exposição em 12 banners que mos-trava os escritores e ilustradores convida-dos, bem como algumas de suas obras. Essa exposição tem como finalidade

cir-cular nas escolas dando continuidade ao trabalho. Para o evento também foi afi-xado na Biblioteca FNLIJ as exposições “Prêmio FNLIJ Ofélia Fontes – O melhor para Crianças” e “Prêmio FNLIJ Oríge-nes Lessa – O melhor para o Jovem”.

Biblioteca FNLIJ

Durante o 6º Momento Literário crian-ças e jovens, acompanhadas de familia-res, puderam desfrutar de uma biblioteca com mais de 1.500 títulos de livros sele-cionados pela FNLIJ, num ambiente aco-lhedor, com móveis coloridos, fabricados especialmente para atender os pequenos leitores. Neste espaço, crianças compar-tilhavam histórias entre elas e com seus familiares. Na Biblioteca FNLIJ também aconteceram encontros com os escritores

convidados: Graziela Hetzel, Luiz Raul Machado, Marcio Vassallo, Ricardo Be-nevides e Sonia Rosa. Esses escritores conversaram com o público sobre a im-portância da leitura, sobre suas obras e seus personagens além de ler histórias. A participação das crianças nos momentos de bate-papo com os escritores mostrava a preparação de um público leitor, fruto do trabalho realizado pela SME.

Espaço FNLIJ de

Leitura

As crianças, jovens e adultos que che-gavam à Casa das Artes, antiga Casa dos Tropeiros, eram recebidos pelos ilustra-dores convidados pela FNLIJ para soltar a imaginação e participar das performan-ces. No Espaço FNLIJ de Leitura, o pú-blico interagia com os ilustradores ques-tionando, dando dicas e desenhando. Já os ilustradores mostravam as técnicas que utilizam para compor seus desenhos, liam histórias, falavam sobre suas leituras e da importância do livro. Neste ano notou-se a grande participação de pais e professo-res neste espaço que foram buscar infor-mações sobre a importância da ilustração para crianças e jovens. Estiveram em Bar-ra Mansa participando do evento os ilus-tradores: Elisabeth Teixeira, Graça Lima, Maurício Veneza, Renato Alarcão, Sergio Magalhães e Victor Tavares.

A equipe da FNLIJ que atuou nos espa-ços foi: Elizabeth D’Angelo Serra, Graan da Silva Barros, Jane Simone de Oliveira, Maria Beatriz Serra, Marisa Borba e Vol-nei Cunha Canônica.

(5)

Notícias - Janeiro 2009 Notícias – Qual é o seu

es-critor preferido?

Gabriel – O Ziraldo, porque tem muitas imagens e pa-lavras que podem inspirar as crianças a serem escrito-ras um dia.

Notícias – Porque você acha importante ler?

Gabriel - Todo o livro tem uma coisa especial. Fala de um tema diferente, de

experiências que a criança passa pela vida. Por isso, acho especial, muito es-pecial.

Notícias – Você gosta de vir ao Momen-to Literário de Barra Mansa?

Gabriel – Eu gosto. Tem essa biblioteca tão cheia de livros. Também não é todo dia que eu vejo um autor e posso con-versar com ele, fazer perguntas. Notícias – Você gostaria de ser escritor? Gabriel – Agora que eu vi um escritor eu

gostaria de ser. Ver que alguém leu sua

Nesta 6ª edição do evento, vários foram os momentos de surpresa e emoção. Constatou-se o grande interesse das crianças pela leitura e pelo encontro com os escritores e ilustradores. Um desses momentos foi a entrega da história Guilherme o

Bagunceiro escrita pelo aluno Vinicius Viana Oliveira Soares, da Escola Municipal

Maurício Amaral, ao escritor Ricardo Benevides. A história aborda temas como a relação entre um menino e sua mãe, o consumismo moderno e a morte.

Outro momento marcante aconteceu no primeiro dia em que os escritores Luiz Raul Machado, Sonia Rosa e Ricardo Benevides foram surpreendidos por pergun-tas de uma criança apaixonada pelo mundo das letras e das histórias. Gabriel dos Santos Pereira, 11 anos, estudante do quarto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Anchieta participa do Momento Literário há três anos. Gabriel que foi acompanhado pela mãe e pelo irmão mais novo passou o dia inteiro na Biblioteca FNLIJ, participou dos bate-papos com os escritores, questionou-os, leu suas obras e encantou a todos com seus conhecimentos e espontaneidade. O

Notí-cias conversou um pouco mais com Gabriel.

E

N

t

r

E

v

IS

ta

história e te encontra na rua e diz “gostei daquela parte do teu livro” é muito bom.

Notícias – Você já escre-veu alguma história? Gabriel – Sim.

Notícias – E como se cha-ma a história?

Gabriel – A Festa de Cha-peuzinho Vermelho e Ca-chinhos Dourados. Notícias – E como é a história?

Gabriel – Cachinhos Dourados e Cha-peuzinho Vermelho convidam todos do mundo encantado para uma gran-de festa, mas não convidam Simbá e os Marujos. Então, eles invadem a festa e bagunçam tudo. Mas graças aos ursos de Cachinhos Dourados que espantam eles, a festa pode continuar.

Notícias – Você gosta de ler?

Gabriel – Sim. É muito difícil você ler um livro e não gostar.

Graziela Hetzel, escritora

Ricardo Benevides, escritor

(6)

Notícias - Janeiro 2009

6

Dia 07 de novembro –

Marabá – Pa

A primeira parada da Caravana da Lei-tura foi no dia 07 de novembro na cidade de Marabá. Pela manhã, no auditório da Universidade Federal do Pará aconteceu a mesa-redonda com o escritor Roger Mello e o supervisor local Noé Von Atzingen e as especialistas Patrícia Romano e Socorro Acioli. Um público de aproximadamente 140 pessoas envolvendo alunos dos cursos

E

m novembro de 2008, oito cidades receberam a Caravana da Leitu-ra Monteiro Lobato. Um encontro emocionante para conhecer melhor a obra de um dos maiores escritores da literatura infantil brasileira.

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, idealizadora e realizadora da Cara-vana da Leitura Monteiro Lobato, buscou o apoio, do Programa de Democratização Cultural da Votorantin, por meio da Lei Fe-deral de Incentivo Fiscal Rouanet. Dentre os aproximadamente 1.500 projetos inscri-tos no Programa da Votorantin, a Caravana

da Leitura Monteiro Lobato ficou entre os 12 selecionados, o que garantiu a viabiliza-ção desse projeto.

A Caravana da Leitura, além de promover a leitura da obra de Monteiro Lobato junto aos educadores das regiões Norte, Nordes-te e Centro-OesNordes-te, valorizando os aspectos literário, informativo e crítico e ressaltando o seu pioneirismo quanto à formação de crianças e jovens leitores, tem como grande objetivo criar núcleos de estudo, nas cidades por onde passou, sobre a importância de Lo-bato para a educação brasileira.

A Caravana da Leitura abrigava palestra, leitura e debate sobre a obra de Monteiro Lobato com autores premiados e reno-mados, conhecedores da obra do escritor, exposição que retratava a vida e a obra de Lobato, doações de livros, aproximada-mente 200 exemplares, do escritor e de especialistas que abordaram temas de sua obra literária.

Para divulgar o projeto, foi criado um material de divulgação que compreendia cartaz, folder explicativo com informações sobre objetivos, cidades contempladas,

com um texto da especialista em Monteiro Lobato, Socorro Acioli.

Os autores palestrantes escolhidos pela FNLIJ para essa edição da Caravana da Leitura foram: Graziela Bozano Hetzel, Laura Sandroni, Luciana Sandroni, Luiz Antonio Aguiar, Nilma Lacerda e Roger Mello. Após a palestra, além desses escri-tores, especialistas em Literatura Infantil e Juvenil, das cidades contempladas, partici-pavam de uma mesa-redonda para debater a obra de Lobato com educadores, profes-sores, bibliotecários e estudantes.

Inicialmente o projeto previa contem-plar 20 cidades, mas como não foi possível captar os recursos suficientes, apenas oito cidades receberam a Caravana da Leitura. As cidades contempladas com o projeto foram: Goiânia, em Goiás; Dourados, em Mato Grosso do Sul; Marabá, no Pará; Macau e Baraúna, no Rio Grande do Nor-te; Rio Branco, no Acre; São Luis, no Ma-ranhão e João Pessoa, na Paraíba.

Acompanhe agora um pouco do que foi a passagem da Caravana da Leitura Mon-teiro Lobato pelas cidades contempladas.

Caravana da Leitura Monteiro Lobato passa pelas regiões

Norte, Nordeste e Centro-Oeste semeando núcleos Lobatianos

de Letras e Pedagogia, professores da UFPA e da rede municipal e es-tadual de ensino com-pareceram ao debate.

Já às 19h, no audi-tório Eduardo Bezerra, aconteceu a palestra com o escritor e ilus-trador Roger Mello que abordou a influ-ência que a leitura das obras de Lobato exerce no seu trabalho. Aproximadamente 100 pessoas participa-ram da palestra.

Dos 200 livros que foram doados para Marabá, uma parte integrará o acervo da Biblioteca da UFPA, colaborando assim, para que alunos do Curso de Letras e Pe-dagogia possam aprofundar seus estudos da obra de Monteiro Lobato e a outra parte irá para a Biblioteca Pública do Pro-fessor beneficiando os proPro-fessores da rede municipal e estadual de ensino.

A Casa de Cultura de Marabá, dando

continuidade ao projeto da Caravana da Leitura, tornou a exposição sobre Montei-ro Lobato, criada pela FNLIJ, itinerante e já agendou para que até 2010 ela percorra 32 instituições entre bibliotecas e espaços de cultura. A Casa de Cultura, também, já abriu inscrições para que as escolas re-cebam a exposição e desenvolvam projetos de leitura junto a seus alunos.

Dia 08 de novembro –

João Pessoa – PB

No dia 08 de novembro, às 10h, a Ca-ravana da Leitura Monteiro Lobato, levou para João Pessoa a escritora Laura Sandro-ni que palestrou no auditório do Zarinha Centro de Cultura. Logo após a palestra aconteceu a mesa-redonda com as espe-cialistas Janete Lins Rodrigues, Yolanda Limeira e a supervisora local Neide Me-deiros Santos. O público que compareceu às atividades eram professores da rede pú-blica de ensino e da Universidade Federal da Paraíba, escritores, membros da Acade-mia Paraibana de Letras e personalidades Macapá. A partir da esquerda: Prof. Patricia Romano, Roger

(7)

Notícias - Janeiro 2009 7 da área cultural de João Pessoa e Campina

Grande.

O acervo referente ao projeto Caravana da Leitura Monteiro Lobato será doado à Biblioteca Pública da Universidade Fede-ral da Paraíba.

Em João Pessoa, será realizada uma ex-posição itinerante a partir da exex-posição criada pela FNLIJ sobre a vida e a obra de Monteiro que percorrerá as instituições que se cadastrarem para recebê-la.

Dia 11 de novembro –

rio Branco – aC

Já no dia 11 de novembro, foi a vez da cidade de Rio Branco receber o projeto da Caravana da Leitura Monteiro Lobato. O palestrante convidado pela FNLIJ foi o es-critor e ilustrador Roger Mello que, no au-ditório da Secretara de Estado de Educa-ção, apresentou uma série de imagens para ilustrar sua fala. Após a palestra, ocorreu uma mesa-redonda sobre a obra de Loba-to com as participações do próprio Roger Mello, do especialista Henrique Silvestre e da supervisora local Maria do Socorro D’Avila. Mais de 200 professores da rede pública de ensino participaram do evento.

O acervo referente ao projeto Caravana da Leitura Monteiro Lobato será doado para a Biblioteca Pública do Estado. Tam-bém foram abertas inscrições para que ins-tituições e escolas recebam a exposição so-bre a vida e obra de Lobato e desenvolvam oficinas de leitura junto a seus alunos.

Dia 11 de novembro –

Macau – rN

Também no dia 11 de novembro, a Ca-ravana da Leitura foi recebida na cidade de Macau. Numa recepção festiva, a Orques-tra Sinfônica da cidade abriu oficialmente o evento. Em seguida, alguns alunos da

Escola Municipal Maria de Lourdes Be-zerra apresentaram-se vestidos de persona-gens do autor e outros relataram a vida e a obra de Lobato. Essa escola trabalhou o ano inteiro o escritor.

A palestra aconteceu no Espaço Cultu-ral Portodeama com a escritora Luciana Sandroni, seguida de mesa-redonda com a supervisora local Erileide Maria Oliveira Rocha e os especialistas Ricardo França da Silva Buihiu e Salizete Freire Soares. Mais de 250 pessoas participaram das ativida-des.

Os livros foram doados à Biblioteca Mu-nicipal Rui Barbosa, localizada no centro da cidade.

Macau também realizará uma exposição itinerante a partir da exposição criada pela FNLIJ sobre a vida e a obra de Montei-ro Lobato que percorrerá várias escolas da cidade e municípios vizinhos, a fim de divulgar a obra deste grande autor junto aos professores e alunos e estimulá-los à leitura.

Outra ação importante, nesta cidade, foi a criação do Núcleo de Estudos sobre a Obra de Lobato, coordenado pela pro-fessora Neusiene Marques da Silva, da 6ª Diretoria Regional de Ensino – DIRED.

Dia 13 de novembro –

Baraúna – rN

No dia 13 de novembro, foi a vez da ci-dade de Baraúna receber a Caravana. Na Câmara Municipal, a Orquestra Filarmô-nica da cidade fez a abertura do evento e em seguida aconteceu a palestra com a escritora Luciana Sandroni que foi ouvida por aproximadamente 350 pessoas. Após a palestra, os especialistas Ricardo França da Silva Buihiu, Salizete Freire Soares, a escri-tora Luciana Sandroni e a supervisora local Erileide Maria Oliveira Rocha,

participa-ram da mesa-redonda debatendo a vida e obra de Lobato.

O acervo que compõe o projeto foi do-ado à Biblioteca Municipal Professora En-grácia Costa de Oliveira.

A criação de uma exposição itinerante a partir da exposição que a FNLIJ montou sobre a vida e a obra de Monteiro percor-rerá várias escolas ligadas à 12ª Diretoria Regional de Ensino e mais sete municí-pios. Também foi criado um Núcleo de Estudos sobre a Obra de Lobato na cidade, coordenado pela professora Norma Lília de Almeida Araújo, da 12ª DIRED, que desenvolverá atividades como oficinas de estudo e leituras da obra do escritor.

Dia 19 de novembro –

Dourados – MS

A Caravana da Leitura foi muito bem recebida na cidade de Dourados no dia 19 de novembro. A palestra com a escritora Graziela Bozano Hetzel ocorreu no audi-tório da Universidade Federal da Grande Dourados, um amplo e confortável espaço cedido por esta instituição, com toda a in-fra-estrutura necessária à atividade. Após a palestra, a escritora e os especialistas Áurea Rita D’Avila Lima Ferreira e Célia Regi-na Delácio FerRegi-nandes, além do supervisor local Emmanuel Marinho participaram de uma mesa-redonda sobre Monteiro Lo-bato. Um público muito participativo de aproximadamente 100 pessoas compare-ceu às atividades desenvolvidas pela Cara-vana da Leitura.

Está prevista para o início desse ano, uma cerimônia de entrega do acervo e da exposição sobre a vida e obra do escritor para à Biblioteca Pública Municipal Vi-cente de Carvalho, onde será implantado o Ponto de Leitura Monteiro Lobato. Este local foi escolhido devido à proximidade João Pessoa. A partir da esquerda: Yolanda Limeira, Janete Lins

Rodriguez, Laura Sandroni e Neide Medeiros Santos

(8)

8 Notícias - Janeiro 2009

da Biblioteca ao terminal rodoviário da ci-dade, facilitando o acesso dos professores e demais pessoas interessadas.

Dia 27 de novembro –

Goiânia – GO

No dia 27 de novembro, a Caravana da Leitura fez sua parada na cidade de Goi-ânia com a palestrante Nilma Lacerda. A escritora conversou com um público aproximado de 80 pessoas no auditório da Universidade Federal de Goiás. Do público presente, 30 eram professores do município de Cocalzinho de Goiás. Após a palestra aconteceu uma mesa-redonda sobre a obra de Monteiro Lobato, com as participações de Nilma Lacerda e dos especialistas Vera Maria Tietzmann, Ro-gério Santana e a supervisora local Maria das Graças Castro.

O acervo será dividido em três partes, sendo que uma parte será doada à Biblio-teca Pública da cidade de Cocalzinho, no interior do estado, já que esta foi a cidade selecionada para receber a Caravana, mas por falta de estrutura, o evento foi reali-zado em Goiânia. A outra parte vai para a Biblioteca da UFG e para a Sala de Lei-tura da Faculdade de Letras, que é aberta à comunidade.

Uma exposição itinerante a partir da ex-posição criada pela FNLIJ sobre a vida e a obra de Lobato percorrerá as instituições que se cadastrarem. A Professora Vera Ma-ria Tietzmann já programou a primeira exposição para a Faculdade de Letras.

Outra ação será a edição de um livreto pela professora Maria das Graças Castro contendo os textos da palestra e da mesa-redonda para ser distribuído ao público que compareceu ao evento e aos interessa-dos sobre o tema.

Dia 28 de novembro –

São Luis – Ma

A última parada da Caravana da Leitu-ra aconteceu no dia 28 de novembro, na cidade de São Luis. A palestra com o es-critor Luiz Antonio Aguiar aconteceu na Casa do Maranhão, um espaço cultural no coração do Centro Histórico da cida-de. O local abrigou confortavelmente 200 pessoas que, após a palestra, participaram da mesa-redonda com os especialistas Edmilson Rodrigues, José Ewerton Neto e a supervisora local Rosa Maria Ferreira Lima.

O acervo será doado à Biblioteca Pú-blica Ferreira Gular, instalada no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, onde será criado o núcleo de estudos do con-junto da obra de Monteiro Lobato, com encontros mensais com professores e bi-bliotecários. A exposição ficará disponível para visitação nesta instituição, que é um centro cultural em plena atividade.

Outro desdobramento do projeto é que a Caravana se estenderá aos municípios vizinhos interessados. No dia da palestra, três deles já haviam se inscrito: Pinheiro, Grajaú e São José de Ribamar. Esses mu-nicípios receberão a exposição e parte do acervo para que cada biblioteca promova encontros com professores e bibliotecá-rios.

Podemos constatar, pelas cidades que a Caravana da Leitura Monteiro Lobato passou, o grande encantamento que o es-tudo de sua obra causa a seus antigos e novos leitores. O projeto, viabilizado pelo patrocínio de uma empresa sensível a ini-ciativas sociais como o Instituto Votoran-tim atingiu os seus objetivos e esVotoran-timulou novos projetos em torno desse autor.

O projeto Caravana da Leitura Montei-ro Lobato teve ampla divulgação na mí-dia e foi coordenado pela Secretária Ge-ral da FNLIJ, Elizabeth D’Angelo Serra, com a participação das representantes da FNLIJ durante a Caravana, Lucilia Soa-res e Mônica Balloussier, e contou com a organização dos supervisores locais: Ma-ria das Graças Castro (GO), Emmanuel Marinho (MS), Noé Von Atzingen (PA), Erileide Maria Oliveira Rocha (RN), ria do Socorro D’Avilla (AC), Rosa Ma-ria Ferreira Lima (MA) e Neide Medeiros Santos (PB). A FNLIJ agradece também a colaboração de todas as entidades e órgãos públicos que apoiaram o projeto.

A importância desse projeto continua repercutindo. Quem sabe, futuramente, com novos apoiadores e cidades interessa-das, a Caravana da Leitura Monteiro Lo-bato volte a circular por esse enorme país. Dourados. A partir da esquerda: Prof. Célia Regina Delácio

Fernandes, Prof. Áurea Rita D´Avila Lima Ferreira, Emmanuel

Marinho e Graziela Bozano Hetzel São Luís. Exposição sobre a vida e obra de Monteiro Lobato

(9)

9 Notícias - Janeiro 2009

P

elo terceiro ano consecutivo a Fundação Nacional do

Livro Infantil e Juvenil realizou em parceria com a Se-cretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, por meio do Departamento Geral de Educação, mais uma edição do curso Leitura, Literatura e Formação de Leitores. O curso aconteceu no período de maio a outubro de 2008 dividido em cinco turmas.

O curso tem por objetivos contribuir para a formação leitora dos professores, por meio do conhecimento e da lei-tura intensiva de livros de literalei-tura infantil e juvenil para que esses professores atuem com competência leitora e es-critora na cadeia de formação de novos leitores e usuários da cultura escrita e valorizar o espaço da biblioteca escolar e pública para o uso coletivo de livros e acesso democrático à leitura.

A novidade desta edição foi que a inscrição no curso (di-ferentemente dos anos anteriores) foi feita de livre escolha pelos professores, ou seja, a participação não foi obrigatória. Isso revelou um interesse e comprometimento grande por parte dos inscritos. Participaram do curso 150 professores do Ensino Fundamental, a maioria deles de Sala de Leitura.

A FNLIJ, por meio de sua Secretaria Geral, Elizabeth D’Angelo Serra, foi responsável pela coordenação do curso, escolha dos conteúdos, metodologia, bibliografia e dos espe-cialistas que ministraram as aulas.

O curso apresentava três temas gerais paras todas as tur-mas, com duas aulas para cada um dos temas: Tema 1 -

His-tória da literatura infantil e juvenil nacional e internacional,

ministrado por Laura Sandroni e Luiz Raul Machado; Tema

2 - A vida e a obra de Monteiro Lobato, ministrado por Sonia

Travassos; Tema 3 - Relações entre alfabetização, letramento,

leitura, ministrado por Nilma Lacerda.

Além dos temas gerais, o curso abordou os seguintes con-teúdos: A vida e obra de Ana Maria Machado, ministrado por Rogério Saturnino; A vida e a obra de Bartolomeu Campos de

Queirós, ministrado por Maria Lilia; A vida e a obra de Lygia Bojunga, ministrado por Ninfa Parreiras; A vida e a obra de Marina Colasanti, ministrado por Cynthia Rodrigues; A vida e a obra de Ziraldo, ministrado por Vânia Rezende; Uma lei-tura dos autores premiados pela FNLIJ, ministrado por Marisa

Borba; Ilustração e livro de imagem, ministrado por Christia-ne Mello; Literatura Indígena, ministrado por Cynthia Ro-drigues e Ninfa Parreiras; Traduções e adaptações, ministrado

por Ricardo Benevides; Livros informativos, ministrado por Margareth Mattos e A vida e a obra de Machado de Assis, ministrado por Luiz Antonio Aguiar.

As aulas aconteceram em quatro lugares escolhidos pela SME: Turma I - Casa de Vila Isabel, Turma II - Escola Municipal México, Turma III - CIEP Nelson Mandela,

Turma IV - Escola Municipal Mario Paulo de Brito, Tur-ma V - Casa de Vila Isabel.

Além dos locais estabelecidos pela SME, os participan-tes do curso tiveram aulas com os especialistas Laura San-droni, Margareth Mattos e Luiz Antonio Aguiar, nos meses de maio, agosto e setembro, no Palácio da Cultura Gustavo Capanema. A 3ª edição do curso contou com oitenta horas de aulas.

Os professores contemplados com o curso também par-ticiparam de uma visita monitorada por especialistas da Fundação ao 10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens que mostrou o funcionamento da feira, os estandes institucionais, as editoras e as exposições organizadas pela FNLIJ.

Para a FNLIJ, mais uma vez, o desenvolvimento do cur-so na forma como foi estruturado é fruto de um trabalho de pesquisas e de investimentos na formação leitora dos professores. Isso só foi possível porque a SME, por meio do Departamento Geral de Educação, escolheu a FNLIJ para organizar um curso com o objetivo de contribuir para a formação leitora dos seus professores atribuindo assim, a FNLIJ, uma enorme responsabilidade que trouxe a opor-tunidade de levar o curso para a maior rede municipal de educação do país. O curso prioriza o estudo, a pesquisa e a leitura da literatura, sem receitas nem modelos a serem se-guidos, mas, sim, a semeadura de experiências e de conhe-cimentos que podem mobilizar e envolver os professores cursistas num processo de autonomia profissional e pessoal, a partir da literatura.

A Secretaria promove inúmeras ações de leitura. No Sa-lão FNLIJ do Livro, a SME, destina verba para a compra de livros. Portanto, essa ação é resultado do trabalho de políti-cas de leitura cuja responsável é a SME. A FNLIJ agradece a confiança e a oportunidade e espera dar continuidade à parceria com a Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro que traz para essa instituição maior experi-ência e conhecimento.

SME e FNLIJ promovem o curso Leitura,

(10)

No dia 08 de dezembro, às 13h, a Fun-dação Nacional do Livro Infantil e Juvenil realizou no auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional uma reunião com o Conselho Curador. Já, às 15h, acon-teceu a Assembléia Geral.

Em seguida, foi apresentado o DVD Era

uma vez um Salão..., produzido pela Giros e

dirigido por Belisário Franca. O DVD, que já havia sido lançado na 20ª Bienal Inter-nacional do Livro de São Paulo, registra, de forma lúdica, imagens do 10º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, permeadas por textos de autores premiados da Litera-tura Infantil, como Ana Maria Machado, Lygia Bojunga, Rui de Oliveira e Bartolo-meu Campos de Queirós. Depoimento de artistas, escritores, ilustradores e profissio-nais que trabalham em prol do livro e da leitura também deixaram seus testemunhos sobre a importância do Salão FNLIJ e do trabalho realizado pela instituição nessas quatro décadas.

Mas o momento mais esperado deste dia foi o lançamento da obra Um imaginário

de livros e leituras: 40 anos da FNLIJ. O

li-vro resgata os principais pontos da história dessa instituição desde a sua fundação pelas visionárias Laura Sandroni, Ruth Vilela de Souza e Maria Luiza Barbosa de Oliveira.

O livro, que tem em sua capa a belíssima ilustração de Rui de Oliveira, inicia com uma entrevista realizada pela jornalista Ce-cília Costa Junqueira com Laura Sandroni e Elizabeth D‘Angelo Serra, que de forma descontraída busca resgatar, das entrevista-das, importantes marcos da FNLIJ, desde

a sua criação até os dias atuais. Logo após essa abertura o livro foi dividido em duas partes:

A primeira parte, intitulada Primeiros

Pas-sos (1968/1984) foi redigida por Laura

San-droni e Luiz Raul Machado. Nesse capítulo, os escritores abordam o surgimento dessa importante instituição, sua estrutura orga-nizacional inicial, um panorama da situação literária infantil no Brasil e no mundo, o sur-gimento do Prêmio FNLIJ, a realização do 14º Congresso da Organização Internacio-nal do Livro Infantil e Juvenil, a ligação da FNLIJ, desde a sua criação, ao International Board on Books for Young People – IBBY, a criação do Projeto Ciranda de Livros, entre muitos outros passos importantes dado pela FNLIJ nesse período.

Já a segunda parte do livro recebeu o tí-tulo de Realização ano a ano (1985/2008) e foi escrito por Elizabeth D’Angelo Serra. Esse período aborda a mudança dos estatu-tos da FNLIJ a fim de preparar a instituição para outra etapa de sua história. O crité-rio adotado na apresentação desta segunda parte, que apresenta as principais ativida-des da FNLIJ, ano a ano, dividido em duas partes, nacional e internacional, se difere da primeira com a intenção de variar o ritmo da leitura.

A obra traz também um apêndice que aborda as atividades da FNLIJ que se repe-tem todos os anos ou a cada dois anos, divi-dido em atividades nacionais e internacio-nais. Encontra-se nesse apêndice informa-ções sobre indicainforma-ções de candidatos a prê-mios internacionais, indicação de trabalhos de ilustradores para a Bienal de Bratislava, mensagens do DILI, nomeações para a lista de honra do IBBY, concursos, a lista com todas as categorias do Prêmio FNLIJ, por ordem cronológica de criação, informações sobre cada edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, entre outros.

Por último, um álbum de registro foto-gráfico, com 32 páginas, que ilustra vários momentos importantes e emocionantes de trabalho, conquistas e co-memorações dessa instituição

que completou 40 anos de existência. O livro é o registro importante para essa instituição, mas claro que em 418 páginas não caberia toda a vida da FNLIJ. Como diz Elizabeth D’Angelo Serra, “Seriam ne-cessários muitos meses ainda de pesquisa, talvez anos, para que a proposta de um li-vro que registrasse os 40 anos da Fundação ficasse completa. Mas o que nos deu ânimo para pôr um ponto final foi a certeza de que reunir em um livro algumas das principais informações sobre a FNLIJ abre a possibi-lidade de despertar o interesse dos leitores para buscar por meio de novas pesquisas, as histórias completas de cada trabalho.”

O livro Um imaginário de livros e leituras:

40 anos da FNLIJ traz vários depoimentos

e relatos de pessoas que com muito carinho e dedicação ajudou a construir essa insti-tuição que muito colabora para fortalecer o caminho para formar uma nação brasileira leitora e também escritora da sua própria história.

O livro já está disponível para leitura no site www.fnlij.org.br e os sócios da FNLIJ, que residem no Rio de Janeiro, e que gosta-riam de ter o seu exemplar, podem retirá-lo na sede da Fundação. Outra forma para os sócios que estiverem interessados em ter o livro é pelo correio, ficando, apenas, o cus-to das despesas de envio por sua conta.

A FNLIJ agradece a Editora Cortez, que desde o início apoiou a proposta do livro e, em particular, ao Amir Piedade, pelo seu empenho em viabilizar juntamente às editoras a impressão deste livro. Também, o agradecimento às editoras Agir, Ática, Autêntica, Brinque-Book, Cosac Naify, Edições Demócrito Rocha, DCL, Ediouro, Editora do Brasil, Elementar, FTD, Fun-dação Casa Lygia Bojunga, Global, Globo, IMEPH, IBEP, Lê, Martins Fontes, Ma-nati, Melhoramentos, Mercuryo Jovem, Moderna, Mundo Mirim, Nova Fronteira, Paulinas, PricewaterhouseCoopers, Projeto, Record, RHJ, Salesianas, Saraiva, Scipione e SM que contribuíram para concretização desse registro que contam os 40 anos de história da FNLIJ

FNLIJ encerra as comemorações de seus

40 anos reunindo seus colaboradores e

amigos no lançamento da obra

Um imaginário de livros e leituras:

40 anos da FNLIJ

Elizabeth Serra, Gisela Zincone e Ísis Valéria durante a Assembléia Geral

(11)

11 Notícias - Janeiro 2009

BErtraND BraSIL

O aprendiz. Joseph Delaney. Trad. Lia

Wy-ler. Il. David Wyatt.

Sobreviventes do holandês voador. Brian

Jacques. Trad. Beatriz Horta. Il. Ian Schoe-nherr.

CaLLIS

Bem me quer, mal me quer. Paulo José. Il.

Paulo José.

Como começa? Silvana Tavano. Il. Elma. A espera. Ana Luiza de Paula. Il. Ana Luiza

de Paula.

Garrincha. Paola Gentile. Il. João Lin. A história rocambolesca de madame Vales-ca. Jonas Ribeiro. Il. Tatiana Paiva.

João do Pulo. Paola Gentile. Il. João Lin. Leônidas da Silva. Paola Gentile. Il. João

Lin.

Rivelino. Paola Gentile. Il. João Lin. São Jorge e o dragão. Galeno Amorim. Il.

Angelo Bonito.

Vento contra. Paulo José. Il. Paulo José. Viva nosso herói! Paulo José. Il. Paulo José.

COSaC NaIFY

Mamãe zangada. Jutta Bauer. Trad. Irene

Fehrmann. Il. Jutta Bauer.

O nariz. Nikolai Gógol. Trad. Rubens

Fi-gueiredo. Il. Guenádi Spirin.

Papai! Philippe Corentin. Trad. Cássia

Sil-veira. Il. Philippe Corentin.

Trolls, os fura-dentes. Nina Blychert. Trad.

Flávia Varella. Il. Nina Blychert.

EDItOra DO BraSIL

O bolo de chocolate. Pilar Ramos. Trad.

Nadja Grecov. Il. Maria Rosa Aragó.

O navio. Pilar Ramos. Trad. Nadja Grecov.

Il. Horacio Elena.

As nuvens. Pilar Ramos. Trad. Nadja

Gre-cov. Il. Montserrat Tobella.

Pivete. Júlio Emílio Braz. Il. Pedro Arcene

& Sérgio Alves.

Pretinho, meu boneco querido. Maria

Cris-tina Furtado. Il. Ellen Pestili.

Quer ficar comigo? Regina Rennó & Célia

Rennó. Il. Regina Rennó.

Tá ligado? Regina Rennó & Célia Rennó.

Il. Regina Rennó.

Um longo dia. Pilar Ramos. Trad. Nadja

Grecov. Il. Horacio Elena.

Vida dura de borracha. Regina Rennó. Il.

Regina Rennó.

EDItOra GLOBO

Histórias para ler sem pressa. Trad.

Mame-de Mustafa Jarouche. Il. Andrés Sandoval.

Sobre o telhado das árvores. Ricardo Filho.

Il. Rosinha Campos.

Viagem noturna no trem da Via Láctea.

Miyazawa Kenji. Trad. Lica Hashimoto & Madalena Hashimoto Cordaro.

LarOUSSE

As meias dos flamingos. Horácio Quiroga.

Trad. e adapt. Andrea Ponte. Il. Fê.

LIDaDOr

Carioca sim senhor. Marion Villas Boas. Il.

José Carlos Braga.

MaNOLE EDItOra

Sir Ratapim boca de sino e os guardiões da floresta mágica. Indio Brasileiro Guerra

Neto & Indio Brasileiro Guerra Junior. Il. Guilherme Jotapê Rodrigues.

MaNUaD X

Ninguém é igual a você! Andrea Filipecki.

Il. Miguel Carvalho.

NOOvHa aMErICa

O descobrimento do Brasil. Juliana Dalla.

Il. Estúdio ZoO.

A imigração japonesa no Brasil: uma saga de 100 anos. João G. Machado & Oscar

D’Ambrosio. Versão para o japonês de Yuki Takeuchi.

Nossa América do Sul. Juliana Dalla. Il.

Lu-ciana V. Farias.

Picadas e picadinhas. Tatiana Belinky. Il.

Rosinha Campos.

O problema. João Bosco Souza. Il. Carla

Fatio.

A viagem do retângulo. Ducarmo Paes e

Nancy Ventura. Il. Josué Franco.

Vovó Úrsula e suas histórias. Maria

Apare-cida Telles Albuquerque. Il. Sandra Regina Scaffide.

OBJEtIva

Aventuras de Alice no país das maravilhas.

Lewis Caroll. Trad. Jorge Furtado & Liziane Kugland. Il. Mariana Newlands.

Mais comédias para ler na escola. Luis

Fernando Veríssimo. Apresentação e seleção Marisa Lajolo.

O mundo é bárbaro: e o que nós temos a ver com isso. Luis Fernando Veríssimo. O verão do Chibo. Vanessa Bárbara &

Emi-lio Fraia.

PEIrÓPOLIS

Nos caminhos da literatura. FNLIJ e

Ins-tituto C&A.

PINaKOtHEKE

Machado de Assis: o Rio de Janeiro de seus personagens. Org. Henrique Rodrigues.

SaLESIaNa

O livro dos narizes. Liana Leão. Il. Adilson

Farias.

Machado de Assis: contos e recontos. Vários

autores.

O mínimo e o escondido: crônicas de Ma-chado de Assis. Org. Luiz Antonio Aguiar. O roque da cigarra. Flávia Savary. Il. Ivan

Zigg.

Rumo à Alemanha. Regina Drummond. Il.

Mariana Coan.

Sete celebrações da vida: uma nova leitura dos sacramentos. Adapt. Marcia Kupstas. Il.

Nilton Bueno.

Sonho real. Luís Dill. Il. Tati Móes. Um presente que veio de longe. Cristina

Sato. Il. Lúcia Hiratsuka.

Nesta relação, publicamos os títulos recebidos pelo CEDOP/FNLIJ no período de

(12)

Rua da Imprensa, 16 - 12º andar cep: 20030-120 Rio de Janeiro - Brasil Tel.: (0XX)-21-2262-9130 Fax: (0XX)-21-2240-6649 E-mail: informacao@fnlij.org.br

ExpEdIENTEFotolito e Impressão: PricewaterhouseCoopers • Responsável: Elizabeth D’Angelo Serra • Redação: Volnei Cunha Canônica – CONRERP-RS 2291 • Revisão: Ninfa Parreiras • Diagramação: Zero Produções • Gestão FNLIJ 2008-2011 • Conselho Curador: Alexandre Martins Fontes, Carlos Augusto

Lacerda, Laura Sandroni, Luiz Alves Junior, Sonia Machado Jardim, Suzana Sanson. Conselho Diretor:

Gisela Pinto Zincone, (Presidente), Ísis Valéria Gomes e Alfredo Gonçalves. Conselho Fiscal: Henrique Luz,

Marcos da Veiga Pereira e Terezinha Saraiva. Suplentes: Jorge Carneiro, Mariana Zahar Ribeiro e Regina Bilac Pinto Conselho Consultivo: Alfredo Weiszflog, Ana Ligia Medeiros, Annete Baldi, Beatriz Hetzel,

Cristina Warth, Eduardo Portella, Eny Maia, Ferdinando Bastos de Souza, Jefferson Alves, José Alencar Mayrink, José Fernando Ximenes, Lilia Schwarcz, Lygia Bojunga, Maria Antonieta Antunes Cunha, Paulo Rocco, Propício Machado Alves, Regina Lemos, Rogério Andrade Barbosa, Silvia Gandelman e Wander Soares • Secretária Geral: Elizabeth D’Angelo Serra.

associe-se à FNLIJ e receba mensalmente Notícias.

Tel.: 21 2262-9130 e-mail: informacao@fnlij.org.br

www.fnlij.org.br

Abrelivros, Agência Literária BMSR, Agir, Alis, Artes e Ofícios, Ática, Autêntica, Ave Maria, Bertrand Brasil, Biruta, Brinque-Book, Callis, CBL, Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, Ciranda Cultural, Companhia das Letrinhas, Companhia Editora Nacional - IBEP, Cortez, Cosac Naify, DCL, Dimensão, Doble Informática, Duna Dueto, Edelbra, Ediouro, Editora 34, Editora do Brasil, Escala Educacional, Florescer, Forense, FTD, Fundação Casa Lygia Bojunga, Girafinha, Girassol Brasil, Global, Globo, Gryphus, Guanabara Koogan, Iluminuras, Jorge Zahar, José Olympio, Jovem, Larousse do Brasil, Lê, Leitura, L&PM, Maco, Manati, Marcos da Veiga Pereira, Martins Fontes, Melhoramentos, Mercuryo Jovem, Moderna, MR Bens, Nova Alexandria, Noovha América, Nova Fronteira, Objetiva, Pallas, Paulinas, Paulus, Peirópolis, Pinakotheke Artes, PricewaterhouseCoopers, Projeto, Record, RHJ, Rocco, Roda Viva, Salamandra, Salesianas, Saraiva, Scipione, Siciliano, SM, SNEL, Studio Nobel, Zit.

apoio:

O 11º Salão FNLIJ do Livro Infantil e Juvenil acontecerá no periodo de 10 a

21 de junho de 2009, no Centro Cultural Ação da Cidadania (Av. Barão de Tefé, 5, Bairro Saúde, no Rio de Janeiro).

Desde a 1º edição, o Salão FNLIJ acontecia nos Jardins do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Mas, com a grande procura das escolas, o espaço do MAM se tornou pequeno dificultando assim a circulação dos estudantes e visitantes, bem como as atividades que acontecem nos espaços de leitura. Essa mudança trará maior conforto para as crianças, jovens e adultos, pois possibi-litará o aumento dos corredores, dos estandes e principalmente dos espaços de atividades (Bibliotecas FNLIJ e Espaço FNLIJ de Leitura), garantindo a pro-posta do Salão FNLIJ que é dar acesso ao livro e a leitura de qualidade.

A FNLIJ conta com a sua participação no 11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens e agradece, mais uma vez, o seu importante apoio na promo-ção do livro e da leitura em nosso país.

Um dos principais movimentos sociais do país, o Ação da Cidadania, as-sim como a FNLIJ, trabalha na construção de cidadãos leitores. O Ação da Cidadania possui o projeto Espaços de Leitura que faz circular, pelas comuni-dades carentes, “bibliotecas” móveis, por meio de um “carrinho”, projetados pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), que pode transportar até 150 livros. As lideranças comunitárias da Ação da Cidadania participam de oficinas de capacitação na formação de Redes de Cultura para o incentivo à leitura e a identificação de analfabetos funcionais.

Para conhecer o novo local do Salão FNLIJ visitem o site: www.acaodacida-dania.com.br. Mais informações pelo telefone (21) 2262.9130, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, ou pelo e-mail: administracao@fnlij.org.br.

MaNtENEDOrES Da FNLIJ

Salão FNLIJ do Livro

Infantil e Juvenil em

novo local e nova data

de 10 a 21 de junho

Centro Cultural Ação

da Cidadania

Referências

Documentos relacionados

São exemplos dessa preocupação, o seminário "Combatendo a Impunidade – Crimes financeiros e lavagem de dinheiro", promovido pelo Unafisco Sindical, em conjunto com

Operando como indicado no parágrafo específico, coloque a máquina num chão plano e baixe o bocal de aspiração (10, Fig. D) no sentido contrário aos ponteiros do relógio, até ao

Você deve usar este medicamento apenas na presença de piolhos vivos ou lêndeas, não podendo ser usado para prevenção.. Mulheres grávidas ou amamentando, não devem usar

1.1 - Concurso será realizado sob a responsabilidade de Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC, obedecidas as normas deste Edital. 1.2 - As atribuições do

O empregador que descumprir as previsões desta convenção coletiva de trabalho especificamente em relação (a) salários normativos e reajustes normativos, (b) adicional de tempo

Esta exposição apresenta todos os livros que receberam o Prêmio FNLIJ ao longo de 40 anos e mostra a evolução do Prêmio e suas categorias desde sua criação em 1974 até a

Suzano, e realizado em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, desde 1999, recebeu o Prêmio LIF, concedido pela Câmara de Comércio

Mantenedores Abacate Editorial Ltda; Ação Social Claretiana; Artes e Ofícios Editora Ltda; Associação Brasileira de Editores de Livros; Autêntica Editora Ltda; Berlendis