• Nenhum resultado encontrado

Balanço Anual. Notícias 3. Um painel de 2006 Nesta edição do Notícias, apresentamos o Balanço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Balanço Anual. Notícias 3. Um painel de 2006 Nesta edição do Notícias, apresentamos o Balanço"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Nº. 3 Vol. 29 – Março de 2007

Notícias 3

N

esta edição do Notícias, apresentamos o Balanço Anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, destacando os principais acontecimentos

de 2006, que foi muito especial para todos nós na Fundação. Para cumprir a missão institucional, como Seção Brasileira do International Board on Books for Young People-IBBY, a FNLIJ esteve à frente ou participou ativamente de diversas ações de promoção e incentivo à leitura literária. Mais uma vez, o Prêmio

FNLIJ revelou talentos e obras de destaque.

Destacamos momentos importantes como a participação da FNLIJ na Feira de Bolonha, em abril, e no 30º Congresso do IBBY, na China, em setembro. No jornal mensal Notícias,

divulgamos essas ações e os projetos desenvolvidos pelas votantes do Prêmio FNLIJ com os livros recebidos das editoras.

Publicamos também textos de diversos autores, entre eles, Marina Colasanti e Nelly Novaes Coelho.

Cabe ressaltar a parceria com a Secretaria Municipal de Edu-cação, que convidou a FNLIJ a promover um curso sobre Lite-ratura Infantil e Juvenil para cerca de 900 professores. Também participamos do IV Momento Literário, em Barra Mansa,

le-vando a nossa experiência para atividades de promoção e in-centivo à leitura. Essas novas demandas enchem de orgulho a equipe da FNLIJ e reafirmam a relevância de nosso trabalho na sociedade.

Outro capítulo à parte foi o sucesso do 8º Salão FNLIJ do

Livro para Crianças e Jovens, no Museu de Arte Moderna do

Rio de Janeiro. O evento ganhou reconhecimento da Petrobras, que concedeu conceito Excelente e nota 90 para o trabalho rea-lizado pela FNLIJ. Em 2006, o país homenageado foi a Alema-nha, representada no evento com a Exposição Ilustração Con-temporânea de Livros Infantis. Convidamos ainda a

ilustra-dora alemã Jutta Bauer a participar do 8º Seminário FNLIJ. Também nos honrou com a sua presença a especialista em literatura infantil e juvenil, a colombiana Silvia Castrillon, em busca de livros brasileiros para sua editora Babel.

Além dos apoios com que a FNLIJ conta todo ano para a realização do Salão, conquistamos ainda um novo parceiro, o Instituto C&A, que desenvolve o Programa Prazer em Ler e, em sintonia com a filosofia da Fundação, aposta na importân-cia da leitura para a formação de cidadãos plenos.

Ainda comungando da mesma idéia de valorizar a cultura escrita, a Fundação Biblioteca Nacional ratificou, no fim do ano, a sua parceria com a FNLIJ, permitindo, com a assina-tura de um termo de parceria, a troca e o aperfeiçoamento de experiências em torno do livro e da leitura, como o evento

Natal com Leituras na Biblioteca Nacional.

Outra conquista importante em 2006 foi a organização da área administrativa da FNLIJ sobre novas bases. Com a con-tratação do administrador Nivio Rodrigues Jr., o foco é tornar mais ágil o atendimento aos mantenedores. Ainda nesse setor, fechamos 2006 com 66 mantenedores, que garantem a conti-nuidade do trabalho da entidade, assim como a parceria com o Instituto Ecofuturo, que se solidifica.

E foi com grande alegria que a FNLIJ obteve da Caixa Eco-nômica Federal, dentro do Programa de Adoção de Entidades Culturais, verba para informatização de parte dos títulos do Centro de Documentação – CEDOP, o que permitirá a re-alização de um antigo sonho: o tratamento de informações a respeito de Literatura Infantil e Juvenil.

É, portanto, com esse espírito de conquistas e sonhos re-novados que apresentamos a retrospectiva das ações de nossa instituição em 2006.

Balanço Anual

Um painel de 2006

(2)

Comemorações do DILI e DNLI

Dia Internacional do Livro Infantil – 2 de

abril

Como Seção Brasileira do IBBY, a FNLIJ divulga a Mensagem DILI-IBBY anualmente no Notícias 1. Em 2006, foi publicada

a mensagem O brilho eterno dos livros, escrita por Jan Uliciansky, de Bratislava, na Eslováquia, que associa os livros às estrelas. A ilustração da mensagem de 2006 é de Peter Cisárik, da República Tcheca. A FNLIJ divulga oficialmente a mensagem no Brasil.

Merece registro, no Maranhão, o trabalho da grande divulga-dora da Mensagem DILI-IBBY, a votante Rosa Ferreira Lima,

a Rosinha. Há 15 anos, ela organiza um evento especial, imprimindo a mensagem em folhetos e lendo-a em praças durante os eventos do projeto

Livro na Praça, que coordena. A divulgação é

rea-lizada na Quinzena do Livro Infantil, de 2 a 18 de abril, em homenagem a Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato, respectivamente. O trabalho de Rosinha é um exemplo a ser seguido em todo o Brasil.

Dia Nacional do Livro Infantil – 18 de abril

Gisela Zincone e Ísis Valéria, do Conselho Diretor da FNLIJ, e Elizabeth Serra, Secretária-Geral da FNLIJ, visitaram, no dia 17 de abril, véspera do Dia Nacional do Livro Infantil, em ho-menagem a Monteiro Lobato, a Filial 1 da Casa de Francisco de Assis e a Creche Euripedes Barsanulfo, localizada na Rocinha. Durante o encontro foram entregues livros para as crianças, que compartilharam momentos agradáveis de leituras. Valentina de Vasconcellos Andrade, conhecida como Vó Lacy, a responsável pela creche, por mais de 20 anos recebeu as três representantes da FNLIJ. As creche atende 30 crianças, com idades de 2 a 5 anos.

No dia 18 de abril, a comemoração pelo Dia Nacional do Livro Infantil foi realizada na Unidade Municipal de Educação Infantil-UMEI Neusa Brizola, na Engenhoca, em Niterói. Gisela Zincone e Ísis Valéria, da Diretoria da FNLIJ, Cynthia Rodrigues, Gerente da FNLIJ, e Elizabeth Serra, Secretária-Geral da Fundação, visita-ram a creche. Elas fovisita-ram à UMEI acompanhadas de votantes de outros estados, como Rosa Lima, Cláudia Leite, Glória Valadares, Vânia Resende e Patrícia Martins, que, por ocasião de reunião com o Instituto Ecofuturo, vieram ao Rio de Janeiro.

A idéia da visita à creche-escola começou ao premiar Regina de Fátima de Siqueira Muniz, professora da turma de CA de 2005 da UMEI Neusa Brizola, no Concurso Nossa Leitura, do 7º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, em novembro de 2005.

A FNLIJ decidiu então comemorar um dia tão importante home-nageando a escola e seus alunos.

Regina de Fátima, que é professora e bibliotecária, recebeu uma coleção de 50 livros de literatura, por ter apresentado um belo e consistente relato do trabalho desenvolvido com seus alunos na visita ao 7º Salão FNLIJ, no Museu de Arte Moderna, no Rio. O texto de Regina foi publicado no Notícias 2, de 2006. Também

foi entregue à diretora da UMEI, professora Ivonne Silva Garrita-no, uma coleção de 100 livros, destinada ao acervo da escola.

Atividades de formação de leitores

Em quase quatro décadas de trabalho, a atividade fundamen-tal da FNLIJ é a formação de leitores, promovida por meio de cursos e seminários, e ainda por doações de livros, que criam o interesse pela leitura. Ao longo de 2006, destacamos as principais ações desempenhadas.

8º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e

Jovens

Reconhecimento – Como recompensa pelo seu trabalho

no 8º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, a FNLIJ recebeu da Petrobras, patrocinadora do evento desde a terceira edição, nota 90 e conceito EXCELENTE na avaliação do Salão em 2006.

A oitava edição do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e

Jovens, de 24 de agosto a 3 de setembro, nos jardins do Museu

de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, ofereceu 70 lança-mentos, além de mais de dez mil títulos exibidos nas prateleiras das 57 editoras participantes. Em seus 12 dias, 30 mil pessoas visitaram o Salão FNLIJ, que contou com o apoio da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro – por meio das Secretarias de Educação e das Culturas, SNEL, CBL, Abrelivros, Suzano, Ins-tituto Ecofuturo e InsIns-tituto C&A. Cada criança e jovem ganhou um livro de presente, tradicionalmente doado pela FNLIJ. Mais uma vez, a Petrobras patrocinou o evento, este ano montando até um estande no Salão.

No dia 23 de agosto, o Salão FNLIJ foi visitado exclusiva-mente por professores da rede pública que participaram do curso

Leitura, Literatura e Formação de Leitores, organizado e

mi-nistrado pela FNLIJ, de agosto a dezembro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Mais de 12 mil alunos participaram de visitas pré-agendadas. Os visitantes também desfrutaram da exposição Santos Dumont,

leitor de Julio Verne, e de um painel com os cartazes das edições

anteriores do Salão FNLIJ do Livro. Como o país homenageado em 2006 foi a Alemanha, a exposição Ilustração

Contemporâ-nea de Livros Infantis na Alemanha foi trazida ao Brasil pelo

Instituto Goethe e pelo Troisdorfer Bilderbuchmuseum (Museu de Livros Ilustrados de Troisdorf).

Autores de renome de Literatura Infantil e Juvenil, mais uma vez, marcaram presença. O evento ganhou espaço também na mídia, por meio de reportagens e notas em jornais, revistas, rádios e em emissoras de TV, contatadas pela Factual Comunicação, assessoria de imprensa que divulgou o Salão. Esta edição do Salão ganhou destaque, ainda, ao longo da programação da TV Globo, líder de audiência, que editou um filme de 15 segundos sobre o Salão, veiculado diariamente, anunciando o Salão e fazendo importante divulgação ao grande público. O evento, registrado on-line diariamente, com notícias atualizadas da programação, ainda pode receber visitas virtuais no site da FNLIJ (www.fnlij. org.br), onde estão disponíveis as demais edições do Salão.

Todos os detalhes do evento foram documentados no

Memo-rial, um documento com anexos, fotos e acompanhado de

relató-rio de clipping, organizado pela FNLIJ anualmente para registro do Salão e entregue ao patrocinador e aos apoiadores do evento.

Ações Nacionais

Notícias - Março 2007

(3)

Na oitava edição do Salão, foi possível oferecer, como forma de agradecimento, aos editores, autores, ilustradores, patroci-nadores e apoiadores do Salão FNLIJ, um CD com fotos re-gistrando o panorama do even-to ao longo de seus 12 dias e, em particular, da atuação de cada participante. O retorno foi imediato. Muitos partici-pantes que comparecem apenas um dia ficaram surpresos ao ver a grandiosidade do evento. As imagens ficaram a cargo de três fotógrafos contratados, Rodri-go Azevedo, Fred Bailoni e Elio Rizzo.

Além das editoras de Literatura Infantil e Juvenil, o 8º Salão

FNLIJ contou com estandes institucionais da Petrobras,

Secre-taria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEI-LIJ, Instituto C&A, Instituto Goethe, apresentando a exposição de ilustrações alemãs, e o INBRAPI - Instituto Indígena Brasi-leiro para Propriedade Intelectual. Confira as editoras presen-tes: Agir, Arx Jovem, Ática, Ave Maria, Bertrand Brasil, Biruta, Brinque-Book, Callis, Caramelo, Casa de Lygia Bojunga, Cia. das Letrinhas, Cortez, Cosac Naify, DCL, Dimensão, Edelbra, Edições SM, Ediouro, Editora 34, Editora do Brasil, Editora Jo-vem, Escala Educacional, FTD, Girafinha, Global, Globo, IBEP, José Olympio, L&PM, Larousse do Brasil, Lê, Manati, Martins Fontes, Melhoramentos, Mercuryo Jovem, Moderna, Nova Ale-xandria, Nova Fronteira, Pallas, Paulinas, Paulus, Peirópolis, Pi-nakotheke, Projeto, Record, RHJ, Rocco, Salamandra, Saraiva, Scipione, Vieira & Lent, Zahar, Zeus, ZIT.

8º Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e

Juvenil

Realizado de 28 a 30 de agosto, durante o 8º Salão FNLIJ do

Livro, na Cinemateca do MAM, reuniu especialistas em

literatu-ra infantil paliteratu-ra abordar temas como ilustliteratu-ração e a contribuição dos autores indígenas para a literatura infantil e juvenil no Bra-sil. Como convidadas especiais, a livreira alemã Renate Raecke e a ilustradora alemã Jutta Bauer, mostraram ao público seus tra-balhos e técnicas. A cada dia, o seminário recebeu cerca de 200 participantes. Em 2006, pela primeira vez, os inscritos receberam uma pasta com material de apoio. Como nos anos anteriores, as palestras foram gravadas para posterior publicação.

Secretaria Municipal de Educação - RJ

Curso Leitura, Literatura e Formação de Leitores

De agosto a dezembro, profissionais selecionados pela Fun-dação Nacional do Livro Infantil e Juvenil levaram a Literatura Infantil e Juvenil a professores do Ensino Infantil e Fundamental. A idéia do Curso Leitura, Literatura e Formação de Leitores surgiu a partir de uma necessidade da Secretaria Municipal de Educação (SME), que contatou a FNLIJ para elaborar um

pro-grama de estudos. Para contemplar escolas subordinadas a todas as dez Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs) do município do Rio, a FNLIJ criou um projeto para 30 turmas, em 20 aulas, ministradas por 19 professores especializados no assunto. O obje-tivo do curso foi contribuir para a formação leitora dos professo-res para que atuem com competência de leitura e escrita na cadeia de formação de novos leitores.

Natal com Leituras na Biblioteca Nacional

Novo evento organizado pela Fundação Nacional do Livro

Infantil e Juvenil (FNLIJ), em parceria com a Fundação Biblio-teca Nacional (FBN), apresentou, nos dias 18 e 19 de dezembro,

leituras sobre o Natal, no Espaço Eliseu Visconti, da Biblioteca Nacional (Rua México s/no., Centro), no Rio de Janeiro. Crian-ças, jovens, seus familiares e professores puderam participar do evento, das 9h às 17h, com o objetivo de incentivar a leitura e o contato com livros de qualidade. O Natal com Leituras contou com o apoio do Instituto C&A. Na saída, cada criança e jovem ganhou um livro de

presen-te. Foram doados 379 livros nos dois dias do evento. A Livraria Martins Fontes montou estande com venda de livros. O evento teve en-trada franca. Nos dois dias, foi realizado bate-papo, às 17h. No dia 18, com a es-critora Ana Maria Machado, e no dia 19, com Marina Colasanti. Ambos os eventos mediados pelo jornalista e escritor Marcio Vassalo.

Doações institucionais

Embora não seja função da FNLIJ distribuir livros, a Funda-ção destina parte dos títulos em duplicatas a vencedores de seus prêmios e a projetos que se destacam no incentivo à leitura. Em 2006, doamos cerca de três mil livros para diversas entidades como o Centro Cultural da Criança, na comunidade do Mor-ro dos Macacos em Vila Isabel, no Rio, a Biblioteca de Macaé, também no estado do Rio, a Escola Sol Nascente, vítima de um incêndio criminoso em São Paulo, e a Escola Tancredo Neves, em Nova Ubiratã, no Mato Grosso, entre outras. E, de forma indire-ta, também são doados livros a comunidades, por meio de ações desempenhadas por nossas votantes em todo o país.

A corrente do livro

Votantes doam títulos a projetos de incentivo à leitura

Os livros recebidos pelas votantes para o Prêmio FNLIJ vêm

cumprindo função social. Muitas votantes, especialistas em litera-tura infantil, doam parte dos títulos para projetos de incentivo à leitura, em comunidades com pouco acesso aos livros. Em 2006, Ísis Valéria e Gláucia Mollo, de São Paulo, Cynthia Rodrigues e Celina Rondon, do Rio de Janeiro, Glória Valadares, de Rondô-nia, e outras votantes, também demonstraram engajamento em projetos com os livros recebidos e analisados para a Seleção Anual. Praticamente em todo o país, essas ações são realizadas.

(4)

Notícias - Março 2007

Seleção Anual 2006 •

Produção 2005

A FNLIJ divulgou a lista dos vencedores do prêmio em seu site www.fnlij.org.br no dia 30 de junho de 2006. Antes dos agraciados com o Prêmio FNLIJ, são escolhidos os livros que

re-cebem a menção Altamente Recomendável, divulgada aos eleitos. As obras que conquistam o Prêmio FNLIJ visam a subsidiar a

compra anual de livros que compõem o acervo de bibliotecas e escolas brasileiras.

Livros catalogados

Em 2006, o Centro de Documentação (CEDOP) da FNLIJ recebeu de editoras mais de mil títulos da produção de 2006, somando 4.220 exemplares, que estão à disposição para consulta dos sócios e mantenedores da FNLIJ. A FNLIJ agradece às edi-toras o envio dos títulos. As listas de livros recebidos das ediedi-toras são publicadas mensalmente no Notícias, na coluna Biblioteca.

Arquivo Institucional

No ano de 2006, teve continuidade o processo de tratamento do acervo da FNLIJ. Os Arquivos chamados Especiais – aqueles formados por fotografi as, fi lmes etc. – têm merecido da Funda-ção cuidados especiais. O Fotográfi co, por exemplo, conta hoje com cerca de 300 fotos pessoais de escritores e ilustradores, além registros de Projetos, Salões e Congressos realizados pela FNLIJ. Essas fotos estão sendo guardadas separadamente em papel de pH neutro para evitar a deterioração pela umidade. Já os regis-tros em vídeo, cerca de 140 fi tas, também receberam merecida atenção, sendo digitalizados e transformados em DVD. Também os arquivos Financeiro e Administrativo estão sendo tratados de forma que possam ser rapidamente recuperados para atender às necessidades desses setores nos novos projetos e parcerias a serem desenvolvidos em 2007.

Atualmente, são 1.074 caixas e 28 arquivos, totalizando 224,28 metros lineares de documentos.

Prêmios e concursos

Prêmio FNLIJ

Criado em 1974, o Prêmio FNLIJ 2006 foi entregue aos 21 vencedores da edição de 2006, no dia 2 de agosto, às 17h, no Auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Com a casa praticamente lotada pelos ven-cedores e convidados, foram registradas também as presenças dos escritores Antonio Torres e Domício Proença, Adair Rocha, representante do Ministério da Educação e Cultura, e Vânia Bonelli, Subsecretária de Cultura do Estado do Rio. Também esteve presente a carnavalesca Rosa Magalhães, filha de Lucia Benedetti, cujo livro O casaco encantado, pela importância da reedição da obra, recebeu a Menção Destaque Seleção FNLIJ – Edição Renovada, especialmente concedida em 2006. Este ano, na Seleção Anual para o Prêmio FNLIJ foram avaliados 849 títulos da Produção de 2005 – 593 de autores brasileiros e 256 de estrangeiros. A entrega do Prêmio FNLIJ ganhou set de

gravação, ao vivo, na FBN, no Rio de Janeiro, feita pela Embra-tel. A gravação está disponível em nosso site www.fnlij.org.br.

11º Concurso FNLIJ Os Melhores Programas

de Incentivo à Leitura junto a Crianças e

Jovens de todo o Brasil 2006

No dia 1 de setembro, foram entregues os prêmios às ven-cedoras do 11º Concurso FNLIJ Os Melhores Programas

de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil 2006, com patrocínio da Petrobras. Os projetos

pre-miados foram:

Em primeiro lugar, o programa Bibliotecas Comunitárias - Elos com o Social, que atende às comunidades: Mangueira de

Botafogo, Santa Marta, Horto, Rocinha, Água Mineral e Ma-dureira; Rio de Janeiro. A responsável é Isabella Massa Campos. Em segundo lugar, ficou a Sociedade Amantes da Leitura, de La-goa da Conceição, em Florianópolis, Santa Catarina. A respon-sável pelo projeto é Tânia Maria Piacentini. E em terceiro lugar,

Clube do Livro 6 aos 16, de Junqueirópolis, São Paulo. Zuleika

de Almeida Prado é a responsável pelo Clube.

Autor Autor

Categorias Brasileiro Estrangeiro Total

Ficção Criança 249 94 343 Ficção Jovem 84 93 177 Informativo 75 25 100 Imagem 10 0 10 Brinquedo 0 20 20 Poesia 36 5 41 Reconto 44 1 45 Teatro 5 0 5 Teórico 10 1 11 Reedição 80 17 97 TOTAL 593 256 849

Prêmio FNLIJ 2006 - Produção 2005

Maria Amélia Mello, da José Olympio, e Rosa Magalhães (na foto, ao lado) durante a entrega do

Prêmio FNLIJ, em

(5)

Receberam menções honrosas, os seguintes programas:

Bi-blioteca Ler é Preciso (Turmalina, MG, tendo como responsável,

Maria Neick da Piedade Lopes); o Projeto Biblioteca Escolar e

Promoção da Leitura, Escola Dinâmica do Ensino Moderno -

EDEM (Rio de Janeiro, RJ, sendo a responsável, Sônia Tra-vassos).

5º Concurso FNLIJ Leia Comigo!

Em 2002, a FNLIJ criou o Concurso FNLIJ Leia Comigo! Em 2006, em sua quinta edição, o concurso premiou Giselle Venâncio e Cristiane Pereira Guimarães, respectivamente nas categorias Relato Ficcional e Relato Real. As vencedoras recebe-ram livros doados pela FNLIJ.

Nossa Leitura

A FNLIJ agradece a participação dos inscritos para o con-curso Nossa Leitura. Este ano, a FNLIJ decidiu presentear a todos os participantes do Nossa Leitura oferecendo a cada um 40 livros, como forma de estímulo.

Divulgação de prêmios nacionais

Prêmio Jabuti de Literatura Infantil e Juvenil

Os vencedores do 48º. Prêmio Jabuti, nas categorias infantil e juvenil, divulgados pela Câmara Brasileiro do Livro (CBL) ganharam registro no Notícias 9. Na categoria juvenil, Lis no peito: um livro que pede perdão, que levou o Prêmio FNLIJ de

Melhor Livro para o Jovem, de Jorge Miguel Marinho, lançado pela Biruta, ganhou em dobro, como Melhor Livro Juvenil e se-gundo lugar no Projeto Editorial. Um garoto chamado Rorbeto,

de Gabriel, o Pensador, editado pela Cosac Naify, que já tinha recebido a menção Altamente Recomendável da FNLIJ, levou o Jabuti de Melhor Livro Infantil. Cacoete, de Eva Furnari, da Ática, hors concours no Prêmio FNLIJ 2006, ficou em terceiro lugar na categoria Infantil do Jabuti. Os outros vencedores do

Jabuti foram Chapeuzinho adormecida no País das Maravilhas, de Flávio de Souza, da Editora FTD, em segundo na categoria infantil. Na área juvenil, os demais vencedores foram o

Heroís-mo de Quixote, de Paula Mastroberti, da Rocco, e O dia em que Felipe sumiu, de Milu Leite, da Cosac Naify.

Prêmio Barco a Vapor

A FNLIJ anunciou o vencedor do 1º Prêmio Barco a Vapor, Caio Riter. A premiação é iniciativa da Edições SM.

Projetos

Instituto Ecofuturo

Em 2006, também foi motivo de orgulho para a FNLIJ dar continuidade ao um bem-sucedido Projeto Bibliotecas Comu -nitárias Ler é Preciso, do Instituto Ecofuturo. A FNLIJ é

res-ponsável pela execução do projeto, que compreende várias eta-pas, com a proposta de oferecer à comunidade local as condições necessárias para gerenciar a sua biblioteca. Em 2006, a FNLIJ realizou 27 ações de diagnósticos, supervisão e cursos. De 13 cursos em quatro estados – Pernambuco, São Paulo, Bahia e Mi-nas Gerais – formamos 251 alunos.

Representantes da FNLIJ e do Instituto Ecofuturo realizaram ainda um primeiro encontro, nos dias 19 e 20 de abril de 2006, no Rio de Janeiro, para avaliar o trabalho realizado, visando a aprimorar as atividades. A reunião contou ainda com a colabora-ção de especialistas vindos de outros estados.

FBN

A Fundação Biblioteca Nacional e a FNLIJ assinaram um Ter-mo de Parceria que visa a estabelecer compensação pela utiliza-ção do espaço físico cedido pela FBN para o funcionamento da sede da FNLIJ, à Rua da Imprensa, 16, Salas 1212 a 1215. Fica acordada a prestação de serviços pela FNLIJ à FBN, como apoio técnico e operacional nos eventos da Biblioteca Nacional. Efetu-ar serviços de co-edição propostos pela FBN, em conformidade com suas atribuições estatutárias, e assessorar a FBN na seleção de livros infantis e juvenis para o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas são outras atividades previstas no termo. A FNLIJ tam-bém deverá incentivar e articular serviços de cooperação técnica na área do livro infantil e juvenil em parceria com o PROLER. O documento vigora a partir de 10 de janeiro de 2007 e durante cinco anos.

Novo projeto

CEDOP ganha apoio da CEF para tratar parte do acervo

O Programa de Adoção de Entidades Culturais da Caixa Eco-nômica Federal (CEF) selecionou 31 instituições em todo o país para investimentos totais de R$ 3,5 milhões, entre elas a Funda-ção Nacional do Livro Infantil e Juvenil. A FNLIJ receberá R$ 187.854,00 para o projeto de informatização de parte dos títulos de seu Centro de Documentação e Pesquisa (CEDOP). O CE-DOP da FNLIJ reúne 39 mil volumes brasileiros e 11 mil estran-geiros de literatura infantil e juvenil, capazes de subsidiar as mais diversas ações de promoção de leitura. O acervo possui ainda coleção de 15 mil periódicos nacionais e internacionais especia-lizados em Literatura Infantil e Juvenil, leitura, educação e áreas afins, além de monografias, catálogos, teses, relatórios, manuais, artigos de periódicos, vídeos, cartazes, fotos e material iconográ-fico. Parte do acervo será tratado com os recursos do programa. O auxílio financeiro proporcionado pelo Programa de Adoção da CEF representa o pontapé inicial para novas contribuições, que possam realizar o antigo sonho da FNLIJ de compartilhar com a sociedade um acervo precioso, o maior da América Latina em Literatura Infantil e Juvenil.

(6)

Notícias - Março 2007

Comunicação institucional

Assembléia Geral

No dia 22 de novembro, foi realizada a Assembléia Geral da FNLIJ, no auditório do Sindicato Nacional dos Editores de Livros-SNEL, no Centro do Rio, gentilmente cedido para o encontro. A mesa diretora da Assembléia foi composta pela Presidente da FNLIJ, Gisela Zincone, por Ísis Valéria e Lú-cia Riff (empossada em agosto, no lugar de Bia Hetzel), do Conselho Diretor, e pela Secretária-Geral, Elizabeth Serra. Na apresentação em powerpoint, foram destacadas as principais ações do período de julho de 2005 a outubro de 2006, com destaque para o 8º Salão FNLIJ do Livro e a participação no

Congresso do IBBY, na China.

A Diretoria da Fundação, dando ênfase à busca por novos mantenedores para continuar o trabalho institucional, que vem se ampliando, com demandas de cursos e projetos, apresentou o novo portfolio da FNLIJ. O material servirá de apoio para a divulgação da entidade no contato com potenciais colaborado-res. Também apresentou a idéia de lançar a pré-candidatura do Brasil para sediar o Congresso do IBBY, em 2014. Se vencedo-ra, a FNLIJ espera contar com o apoio de todos.

Ainda na reunião, os autores Joel Rufino e Rui de Oliveira receberam certificados do IBBY pela participação, por indica-ção da FNLIJ, no Prêmio Hans Christian Andersen de 2006, respectivamente, nas categorias escritor e ilustrador.

Portfolio, o perfil da FNLIJ

Para atender a uma antiga demanda dos mantenedores de divulgar as atividades institucionais da FNLIJ, a Fundação ela-borou, em 2006, o seu portfolio. O material foi impresso com a colaboração da Editora Global.

Nas 12 lâminas encartadas, o portfolio aborda desde a cria-ção da FNLIJ, em 1968, até as suas mais recentes conquistas, detalhando as principais atividades institucionais e ressaltando a contribuição da instituição para a cultura e a educação no Brasil. Quem quiser conhecer o portfolio pode solicitá-lo à FNLIJ.

Notícias, divulgando o que acontece na

FNLIJ

Em 2006, o jornal da FNLIJ, Notícias, foi editado mensal-mente, com o apoio da PricewaterhouseCoopers, responsável pela impressão do informativo, distribuído a sócios e mantene-dores da Fundação.

Agra-decemos por mais um ano de tão importante parce-ria! Na edição de abertura de 2006, como já se tor-nou tradição, foi publi-cada a Mensagem DILI IBBY 2006, O brilho

eter-no dos livros. O Balanço

Anual da Fundação foi apresentado no Notícias 3. Já a edição de número

5, comemorou com uma bela capa os 38 anos da FNLIJ, destacando ain-da a presença ain-da Funain-da- Funda-ção na Feira de Bolonha. No número 8, a tiragem foi aumentada para seis

mil exemplares, distribuídos também a visitantes do 8º Salão

FNLIJ, cuja cobertura completa foi publicada no Notícias 11.

Encerrando o ano, as novidades do Congresso do IBBY, reali-zado em Macau, na China. Os mantenedores da Fundação têm direito a crédito no Notícias e voto para eleição do Conselho Curador, previsto no estatuto da FNLIJ.

Com o objetivo de estimular a reflexão sobre temas ligados à literatura infantil e juvenil, o Notícias publicou ainda diver-sos artigos escritos por Nelly Novaes Coelho, Marina Colasanti, Antonio Torres, Luciana Sandroni, Márcia Assis, Emir Suaiden e Laura Sandroni.

Como livro de referência, vale destacar a divulgação da Enci-clopédia Internacional de Literatura Infantil, em inglês, editada pela Routledge, e cujo verbete sobre o Brasil foi escrito por Lau-ra Sandroni.

(7)

Notícias - Março 2007

Suplementos

Em 2006, publicamos quatro suplementos no Notícias, com textos de Vânia Resende,

de Minas Gerais; Regina Zilbermann, do Rio Grande do Sul; Luís Camargo, de São Paulo; e do americano Jeffrey Garret – tradução da apresentação do Prêmio Hans Christian Andersen durante o 30º Congresso do IBBY, na China.

A FNLIJ on-line

Pelo endereço eletrônico, www.fnlij.org. br, os leitores podem acessar as principais notícias da FNLIJ, publicadas na coluna Informes FNLIJ, atualizada periodicamente. Mais uma vez, o Salão FNLIJ do Livro ganhou um site especial, com toda a cobertura dos 12 dias do evento, com fotos e matérias atualizadas diariamente. Todas as edições do Salão FNLIJ do Livro podem ser visitadas on-line.

FNLIJ na mídia

O 8º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens chamou a atenção não só de seu público-alvo, mas também da imprensa em geral, com a assessoria de imprensa da Factual Co municação, contratada para divulgar o evento. Foram veiculadas reportagens na TV GLOBO, nos telejornais Bom Dia Rio e no RJ-TV, na Globonews

e na TVE, no programa Sem Censura. As TVs Bandeirantes, Record, TV Alerj e o Canal Futura tam bém divulgaram o evento, noticiado ainda nas rádios CBN, Na cional e Rio de Janeiro, entre outras. A TV GLOBO exibiu, no Fantástico de 27 de agosto, uma reportagem gravada com as atrizes Raquel de Queiroz e Carolina de Oliveira, de 11 anos, que passaram o dia 24 de agosto no Sa lão FNLIJ para apresentar o quadro “Repórter por um dia”. A revista Veja-Rio e o jornal O GLOBO também deram des taque ao 8º Salão FNLIJ, com matérias publicadas no Prosa & Verso, Revista, no GLOBO Zona Sul e reportagem no GLO BINHO, com crianças lendo e votando em seus livros prediletos no Salão FNLIJ. Foram publicadas ainda notas na Coluna do Ancel mo e na Coluna Gente Boa. O Jornal do Brasil, Jornal do Commercio, O Fluminense, Tribuna da Imprensa, Folha Dirigida, O Dia, Extra, Meia Hora e O Povo, também noticiaram o evento. Entre os sites que divulgaram o Salão FNLIJ, destacamos Abrelivros, Publishnews, Sidney Rezende, O Regional Online, Revista Museu e Armazém Literário.

A Revista Crescer e a Revista Entrelivros também publicaram matérias em que a FNLIJ participou.

A FNLIJ também foi convidada a escrever o artigo Quatro décadas

em defesa do direito à leitura literária para crianças, jovens e professores,

para a edição de novembro, da Revista do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional.

Membros e colaboradores da FNLIJ participaram ainda de entrevistas sobre ações institucionais ou dedicadas à literatura de uma forma geral. Em fevereiro e em agosto, a funcionária Ninfa Parreiras concedeu entrevistas ao programa Comentário Geral, da TVE.

Em 12 de setembro, a Secretária-Geral da FNLIJ, Elizabeth Serra, e a gerente da Fundação, Cynthia Rodrigues, participaram de entrevista para o programa Nós da Escola, durante visita realizada à Casa de Leitura no Rio, dentro da programação do curso em parceria com a SME. O Nós da Escola é exibido pela MultiRio.

(8)

• Notícias - Março 2007 8

Adair Rocha

No dia 20 de setembro, a Assembléia Legis-lativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), concedeu ao Representante Regional do Ministério da Cultura, Adair Rocha, o títu-lo de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa partiu do deputado Gilberto Palmares e a cerimônia foi na Representa-ção Regional do MinC, Centro do Rio.

Daniel Munduruku

O escritor Daniel Munduruku recebeu, em solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 8 de novembro de 2006, a Ordem do Mérito Cultural. A condeco-ração, em sua 12ª edição em 2006, é uma homenagem do Governo Federal às per-sonalidades e instituições que se destacam por suas contribuições à cultura do país, sendo ponto alto das comemorações do Dia Nacional da Cultura (5 de novembro).

Eduardo Portella

O professor, escritor e acadêmico Eduardo Portella recebeu, no dia 28 de novembro, no Rio, o Prêmio Golfinho de Ouro, concedido pelo Conselho Estadual de Cul-tura a 11 selecionados. Eduardo Portella recebeu o prêmio na categoria Educação e é membro do Conselho Consultivo da FNLIJ.

Henrique Luz

A FNLIJ, representada pelos membros do Conselho Ísis Valéria e Ferdinando Bastos e pela Secretária-Geral, Elizabeth Serra, participou da homenagem feita pelo vereador Luiz Antônio Guaraná a Henrique Luz, membro do Conselho Fiscal da FNLIJ e sócio da PricewaterhouseCoopers. A solenidade foi realizada no dia 23 de outubro, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, quando Henrique recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto. Há 18 anos, Henrique Luz atua como membro do Conselho Fiscal da FNLIJ, sempre comprometido com a filosofia de trabalho da entidade. Desde 1995, a PricewaterhouseCoopers, uma das mantenedoras da Fundação, oferece a publicação deste Notícias.

Laura Sandroni

Laura Sandroni, membro do Conse-lho Diretor da FNLIJ, recebeu a Me-dalha de Honra ao Mérito do Livro pela criação da FNLIJ e pelo trabalho desenvolvido nos últimos 30 anos em benefício da Literatura Infantil e Juvenil durante o XI Encontro do PROLER, realizado em maio.

Luís Alves Júnior

No dia 7 de junho, o editor Luiz Alves Júnior, da Editora Global e membro do Conselho Curador da FNLIJ, recebeu do presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Roberto Trípoli, o título de Cidadão Paulistano.

Rui de Oliveira

O ilustrador Rui de Oliveira, professor do curso de Desenho Industrial da Es-cola de Belas Artes da UFRJ, recebeu o Prêmio ABL de Literatura Infanto-Juve-nil em 2006.

Instituto Ecofuturo

Ler é Preciso conquista Prêmio LIF

O Programa Ler é Preciso, criado pelo Instituto Ecofuturo, da Cia. Suzano, e realizado em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, desde 1999, recebeu o Prêmio LIF, concedido pela Câmara de Comércio França

Brasil. O prêmio anualmente seleciona e avalia iniciativas de responsabilidade social em todo o país. O Ler é Preciso foi o vencedor na categoria Apoio à

Comunidade, na área de educação.

A FNLIJ, com orgulho e alegria, compartilhou com colaboradores, parceiros e conselheiros homenageados o reconhecimento ao trabalho por eles desempenha-do, publicando notas e matérias no Notícias. São eles:

(9)

9

Participação em eventos nacionais

19ª Bienal de SP

A FNLIJ participou de seminário realizado durante a 19ª. Bienal de São Paulo, de 9 a 19 de março de 2006.

PROLER

XI Encontro do PROLER

Foi realizado no Rio de Janeiro, nos dias 3 e 4 de maio, o XI Encontro do PROLER, com o tema O livro e a leitura –

Argumenta-ções & experiências, no Auditório Machado de Assis, da FBN. Reuniu

representantes de 50 dos 84 comitês do programa. Cecília Bettolli, integrante do Centro de Documentação de Literatura Infantil e Juve-nil (CEDILIJ), de Córdoba, na Argentina, ministrou a palestra

De-senvolvimento de recursos para a promoção da leitura. Outra convidada

foi Silvia Castrillon, que dirige a Associação Colombiana de Leitura e Escrita (Asolectura) e ex-presidente do IBBY da Colômbia. Silvia apresentou as palestras Direito à cultura escrita e Políticas Públicas. Entre as palestrantes brasileiras, estavam Regina Zilberman e Marisa Lajolo. O evento foi aberto pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, que expressou o compromisso em reativar o PROLER. A FNLIJ foi convidada a organizar o evento e integra o Conselho Consultivo do PROLER, representada por sua Secretária-Geral, Elizabeth Serra. O Conselho Consultivo foi constituído em 2006, oficializado em 26 de abril, com a publicação da Decisão Exe-cutiva de nº 10, no Diário Oficial da União. Integram ainda o Con-selho, Nilma Lacerda, da UFRJ-UFF; Eliane Pszczol, da FBN; Ma-risa Lajolo, da Unicamp/Mackenzie; Emir Suaiden, da UnB/IBICT; Kátia de Carvalho, da UFBA; Jane Paiva e Iranilde Maciel, da UERJ; Elizabeth Serra, da FNLIJ, e Ilce Cavalcanti, da SNBP-BN.

20 Anos da APLIC

A FNLIJ participou das comemorações pelos 20 anos da Oficina da Palavra – APLIC. Entre as atividades, foi realizada a III Jornada

de Leitura, no dia 10 de maio, no Fundação Biblioteca Nacional. A

APLIC foi idealizada pela professora e votante da FNLIJ, Rosa Cuba Riche, que disponibiliza o acervo recebido dos editores de LIJ para os alunos da APLIC.

1ª Bienal de Poesia e Trovas de Paquetá

O Paquetá Iate Clube convidou a FNLIJ a participar do IV

Con-gresso Brasileiro de Poetas Trovadores, na 1ª Bienal de Poesia e Trovas,

no dia 13 de julho. A Secretária-Geral da FNLIJ, Elizabeth Serra, ministrou a palestra A literatura e a formação do leitor.

SESI

IV Momento Literário de Barra Mansa

Evento realizado em parceria com a Secretaria de Educação, no Sesi, de 23 a 25 de novembro, em Barra Mansa. Participaram do evento os escritores Sônia Rosa, Anna Claudia Ramos, Ninfa Par-reiras, Luciana Sandroni, Luciana Savaget e Bartolomeu Campos de Queirós, além dos ilustradores Maurício Veneza, Graça Lima, Rui de Oliveira e Guto Lins. A FNLIJ foi convidada a levar a sua expe-riência, já reconhecida nos Salões FNLIJ do Livro, para o evento em Barra Mansa, onde montou sua Biblioteca e o Espaço de Leitura para o desenvolvimento de atividades literárias com crianças e jovens.

DCL

A Editora DCL e a Fundação Biblioteca Nacional reali-zaram uma mesa-redonda para o lançamento do livro Nos

bastidores do imaginário: criação e literatura infantil e juvenil,

de autoria de Anna Claudia Ramos. O evento foi realizado no dia 4 de dezembro, às 16h, na Fundação Biblioteca Na-cional, no Rio. Participaram da mesa-redonda, os seguin-tes convidados: Elizabeth Serra, da FNLIJ; Luiz Antonio Aguiar, da AEI-LIJ; Rosa Gens, da UFRJ; Simone Montei-ro, da Secretaria Municipal de Educação; e Anna Claudia Ramos, autora do livro.

UERJ

Realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o evento Construção

da cidadania: brincar é coisa séria debateu o tema em

pales-tras e oficinas. A FNLIJ, representada pela Secretária-Geral, Elizabeth Serra, foi convidada pela coordenadora do Núcleo de Extensão do Centro de Ciências Sociais da UERJ, a pro-fessora e advogada Ana Sara Korenchendler, para apresentar a palestra A literatura infantil e a ludicidade, no dia 15 de dezembro.

A leitora atenta (acima) aproveita o

(10)

Notícias - Março 2007

Feira de Bolonha - 43ª Edição

Aproximadamente 1.200 expositores participaram da Feira de Bolonha 2006, realizada de 27 a 30 de março, sendo 1.100 expositores estrangeiros, provenientes de 62 países. Foram ocu-pados 17.700 metros quadrados, onde editores, autores, ilus-tradores, agentes literários, gráficos, distribuidores, emissoras de TV e produtores de cinema puderam conhecer os melhores livros internacionais e publicações multimídia, discutir as últi-mas tendências do mercado editorial, assim como conquistar novas oportunidades de negócios. Também foi realizada a Mos-tra de IlusMos-tradores da Feira de Bolonha, a maior e mais famosa exposição internacional de ilustração para crianças e o cartão de visita de maior destaque da Feira. Mais uma vez, a FNLIJ orga-nizou o estande brasileiro em Bolonha, que reuniu 12 editoras do segmento, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, do Sindicato Nacional de Editores de Livros e da Câmara Brasileira do Livro.

Catálogo editado pela FNLIJ faz sucesso

A FNLIJ, além de organizar o estande brasileiro, preparou o seu catálogo FNLIJ’s Selection, em inglês, trazendo os resumos e as capas escaneadas, em cores, de livros de 52 editoras, correspondentes a 192 títulos, de 277 escritores e ilustradores, na seleção das obras publicadas em 2005. O projeto gráfico foi de Christiane Mello, da Zero Produções.

Membro Honorário

Uma das fundadoras da FNLIJ, Laura Sandroni foi eleita Membro Honorário do IBBY. A homenagem foi recebida em 27 de abril, durante a Feira de Bolonha. Na entrega do Prêmio FNLIJ, em 2 de agos-to, a escritora leu o discurso proferido na cerimônia do IBBY e ganhou flores.

30º Congresso do IBBY

FNLIJ no Comitê Executivo do IBBY

A FNLIJ continua presente no Comi-tê Executivo do IBBY nos próximos dois anos, com a eleição de Elda Nogueira como vice-presidente do Comitê Executi-vo e ainda designada para mediar as ques-tões do IBBY Américas, além de presidir o júri do Prêmio Asahi e de participar em outros subcomitês. No biênio 2006-2008, as atividades do IBBY serão intensas, lideradas pela nova presidente, Patrícia Aldana, que já veio ao Brasil e conhece o trabalho da FNLIJ.

Delegação Brasileira vai à China

A FNLIJ participou do 30º Congresso do IBBY, em Macau, na China, de 20 a 24 de setembro. No evento que reuniu 354 participantes de mais de 50 países, foram debatidos o tema cen-tral Livros infantis e desenvolvimento social, além de assun-tos do IBBY e ações desenvolvidas por cada seção da entidade. A FNLIJ esteve representada no Congresso pela Presidente do Conselho Diretor, Gisela Zincone, e pela Secretária-Geral, Eli-zabeth Serra. Integraram ainda a Delegação Brasileira na China, Elda Nogueira e os escritores Rogério Andrade Barbosa e Lucia-na Savaget. Entre os momentos mais emocioLucia-nantes do Congres-so na China, destacaram-se a entrega do Prêmio Hans Christian Andersen à escritora Margaret Mahy, da Nova Zelândia, e ao ilustrador alemão Wolf Erlbruch. Foram homenageados tam-bém os vencedores do Prêmio IBBY-Asahi-Shimbun de Promo-ção de Leitura e os indicados da Lista de Honra do IBBY.

A cerimônia de entrega dos certificados aos indicados para a Lista de Honra do IBBY, no Congresso, contou com um to-tal de 164 escritores, ilustradores e tradutores, dos quais apenas 14 representantes da Albânia, Áustria, Egito Hungria, Irlanda, Lituânia, México, Moldávia, Mongólia, Nova Zelândia, Polô-nia, Rússia, Eslovênia e Uganda compareceram. A ilustradora Evangeline Barongo, da Uganda, agradeceu em nome de todos os indicados.

Ações Internacionais

Participação em eventos

internacionais

Membro Honorário do IBBY, Laura Sandroni é

(11)

Indicação de autores de Literatura

Infantil e Juvenil a prêmios

internacionais

Como Seção Brasileira do IBBY, a FNLIJ tem como com-promisso indicar os candidatos brasileiros – escritores e ilus-tradores – à participação oficial no Prêmio Hans Christian

Andersen e os livros indicados para compor a Lista de Honra

do IBBY.

Todos os indicados para a Lista de Honra do IBBY estão ci-tados no site do IBBY (www.ibby.org), na seção Honour List, em Activities, representando importante divulgação interna-cional dos autores e obras nomeados.

Indicação ao Prêmio Hans Christian

Andersen

A FNLIJ indicou o escritor Joel Rufino e o ilustrador Rui de Oliveira ao Prêmio Hans Christian Andersen, em 2006.

Indicação para a Lista de Honra do IBBY

A FNLIJ indicou para a Lista de Honra do IBBY o escritor Daniel Munduruku, com o livro: Você lembra, pai?, da Global; a ilustradora Mariana Massarani, com o livro: Cambalhota, da Companhia das Letrinhas, e a tradutora Hildegard Feist, com o livro: A filha do contador de histórias – uma jornada aos

con-fins do Afeganistão, da Companhia das Letras.

Indicação ao Prêmio ALMA

A FNLIJ indicou a escritora brasileira Ana Maria Machado para concorrer ao Prêmio ALMA, edição de 2006.

Anúncio dos vencedores de prêmios

internacionais

Premiados no Hans Christian Andersen

Os vencedores do Hans Christian Andersen 2006, a escritora Margaret Mahy, da Nova Zelândia, e o ilustrador alemão Wolf Erlbruch, ganharam registro na edição de número 12 do

Notí-cias, que enfocou o 30º Congresso do IBBY, na China, quando

foi realizada a entrega dos prêmios.

Prêmio ALMA – Astrid Lindgren Memorial

Award

A americana Katherine Paterson foi a vencedora do Prêmio

ALMA, um concurso internacional de literatura para crianças e jovens, promovido pelo Governo da Suécia em homenagem à es-critora Astrid Lindgren.

Vencedores do IBBY-Asahi

Concedido desde 1987, o Prêmio IBBY-Asahi para Progra-mas de Leitura, que inspirou a criação do Concurso FNLIJ Os

Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto a Crianças e Jovens de todo o Brasil era entregue anualmente durante a

programação da Feira de Bolonha, na Itália. Em parceria com o jornal japonês Asahi-Shimbun, o IBBY, a partir de 2006, vai eleger dois projetos de leitura, selecionados por um júri interna-cional, para premiação a cada dois anos durante o congresso da entidade. Entre os 11 projetos indicados em 2006 (publicamos a lista completa dos finalistas no Notícias 5), dois foram os grandes vencedores: o Projeto Biblioteca Infantil Ambulante da Mongólia (The Mongolian Children’s Mobile Library Project) e o Programa Toda a Polônia Lê para Crianças (The Foundation ABCXXI: All of Poland Reads to Kids).

Divulgação de prêmios internacionais

Prêmio Norma Fundalectura

A FNLIJ divulgou no Notícias 4 o Prêmio Norma Fundalectura, para leitores de 13 a 18 anos, promovido pelo Grupo Editorial Norma e pela Fundación para o Fomento de La Lectura – Fundalectura. Em 2006, o ganhador da premiação foi Silvia Schujer e a ilustradora foi Mónica Weiss.

Prêmio Ibero-americano

O II Prêmio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil foi anunciado no Notícias 6, tendo como objetivo incentivar a literatura infantil e juvenil em toda a América Latina e reconhecer os autores que desenvolveram sua car-reira nessa área. O concurso é promovido anualmente pelo ISME (Instituto SM para a Educação), em parceria com o CERLALC, IBBY, OEI e UNESCO. O regulamento ficou disponível no site da FNLIJ. A vencedora foi a escritora colombiana Gloria Cecilia Díaz.

(12)

Rua da Imprensa, 16 - 12ºandar cep: 20030-120 Rio de Janeiro - Brasil Tel.: (0XX)-21-2262-9130 Fax: (0XX)-21-2240-6649 E-mail: informacao@fnlij.org.br

EXPEDIENTE • Fotolito e Impressão: PricewaterhouseCoopers • Responsável: Elizabeth D’Angelo Serra • Redação: Kátia Thomas (Mtb:18.914) com colaboração de Elizabeth D’Angelo Serra • Revisão: Lucília Soares • Diagramação: Zero Produções

Gestão FNLIJ 2005-2008 • Conselho Diretor: Gisela Zincone (Presidente), Ísis Valéria, Lúcia Riff • Conselho

Curador: Carlos Augusto Lacerda, Laura Sandroni, Luiz Alves Júnior, Regina Lemos, Sonia Machado, Suzana Sanson • Conselho Fiscal: Henrique Luz, Marcos da Veiga Pereira, Terezinha Saraiva • Suplentes do Conselho Fiscal: Jefferson Alves, Mariana Zahar, Regina Bilac Pinto • Conselho Consultivo: Alfredo Weiszflog, Alexandre

Martins Fontes, Annete Baldi, Ana Ligia Medeiros, Cristina Warth, Eduardo Portella, Eny Maia, Evanildo Bechara, Ferdinando Bastos de Souza, Fernando Paixão, José Alencar Mayrink, Lilia Schwarcz, Lygia Bojunga, Maria Antonieta Antunes Cunha, Olavo Monteiro de Carvalho, Paulo Rocco, Propício Machado Alves, Rogério Andrade Barbosa, Silvia Gandelman, Wander Soares • Secretária Geral: Elizabeth D’Angelo Serra.

Associe-se à FNLIJ e receba mensalmente Notícias. Tel.: (0XX)-21-2262-9130 e-mail: informacao@fnlij.org.br

www.fnlij.org.br

Abrelivros, Agência Literária BMSR, Agir, Alis Editora, Artes e Ofícios, Ática, Brinque-Book, Callis, CBL, Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, Cia. das Letrinhas, Cortez Editora e Livraria, Cosac Naify, DCL, Dimensão, Doble Informática, Edelbra, Edições SM, Edições Escala Educacional, Ediouro, Editora Ave Maria, Editora 34, Editora Bertrand Brasil, Editora Biruta, Editora do Brasil, Editora Globo, Editora Guanabara Koogan, Editora Jovem, Editora Leitura, Editorial Mercuryo Jovem, Forense, Franco Editora, FTD, Fundação Casa Lygia Bojunga, Girafinha, Global, Gryphus Editora, IBEP - Companhia Editora Nacional, Jorge Zahar Editores, José Olympio, Larousse do Brasil, Lê, L&PM Editores, Lucerna, Maco Edições, Manati, Marcos da Veiga Pereira, Martins Fontes, Melhoramentos, Moderna, Nova Alexandria, Nova Fronteira, Objetiva, Pallas, Paulinas, Paulus, Pinakotheke Artes, PricewaterhouseCoopers, Projeto, Record, RHJ, Rocco, Roda Viva Editora, Salamandra, Saraiva, Scipione, Shinseken Brasil Editora, Siciliano, SNEL, Studio Nobel, SPVI Consultoria, Vieira & Lent Casa Editorial, ZIT Editoras.

MANTENEDORES DA FNLIJ

Apoio:

Vem aí o 9º Salão

FNLIJ do Livro

para Crianças e

Jovens, de 23 de

maio a 3 de junho,

no MAM, no Rio

de Janeiro.

Quem deixa

saudades

Wander Piroli

O escritor e jornalista mineiro Wander Piroli morreu no dia 4 de junho, aos 75 anos. Piroli

é autor de O menino e o pinto do menino, Nem

filho educa pai, A máquina de fazer amor e Os rios morrem de sede e conquistou o Prêmio Jabuti – Juvenil, em 1977.

Glória Pondé

Glória Pondé, ex-diretora executiva da FNLIJ, no período de 1985 a 1986, substituindo Laura Sandroni, era carioca e mestre e doutora em Letras pela UFRJ, com pós-doutorado em Paris. Foi uma das pioneiras na luta pelo direito de todas as crianças e jovens terem acesso à literatura infantil e juvenil no país. Glória faleceu no dia 6 de novembro, no Rio, e em dezembro de 2006 foi homenageada com Voto de Pesar pelo Senado Federal.

Glória Radino

Vencedora da categoria Relato Real, no Concurso FNLIJ Leia Comigo em 2005, a psicóloga Glória Radino faleceu no início de 2006.

Referências

Documentos relacionados

séricos normais de aminotransferases; (4) comprovação da mutação C282Y, com biopsia mostrando fígado estruturalmente normal, porém com depósitos de ferro em excesso em hepatócitos

- Prêmio de melhor poesia, FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil – Livro: Lampião e Lancelote). - Prêmio de melhor ilustração, FNLIJ (Fundação Nacional do

Esta exposição apresenta todos os livros que receberam o Prêmio FNLIJ ao longo de 40 anos e mostra a evolução do Prêmio e suas categorias desde sua criação em 1974 até a

Para se candidatar ao apoio o cidadão nacional tem de ter emigrado até dia 31 de dezembro de 2015, inclusive. No caso de ser familiar de emigrante para se candidatar não precisa de

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

Consultar a Secção 11 para obter informações pormenorizadas sobre sintomas e efeitos na saúde.. Classificação de acordo com o Regulamento (CE)

Encaminhando-nos para a finalização desse artigo, é importante destacar que o processo de renovação teórica e metodológica das investigações sobre o fenômeno urbano,

O empregador que descumprir as previsões desta convenção coletiva de trabalho especificamente em relação (a) salários normativos e reajustes normativos, (b) adicional de tempo