• Nenhum resultado encontrado

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA AULA 4 SISTEMAS DO CORPO HUMANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA AULA 4 SISTEMAS DO CORPO HUMANO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

1

AULA 4

SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Na aula passada aprendemos acerca das posições anatômicas e dos planos anatômicos.

Na aula de hoje iremos aprender sobre os sistemas do corpo humano, que será a partir de agora o conteúdo das nossas aulas de anatomia.

O corpo humano é formado por órgãos que não funcionam sozinhos e sim interligados e inter-relacionados no que chamamos de SISTEMAS.

Um sistema é um conjunto de órgãos e estruturas presentes no corpo humano que exercem uma ou mais funções no corpo para manter nossa vida e nossa saúde em equilíbrio.

Por exemplo, o sistema respiratório que estudaremos nas próximas aulas é composto de diversas estruturas que são responsáveis por receber e permitir passagem do ar e a chegada do ar até os pulmões, para que esses realizem a troca gasosa que é mandar o oxigênio para todo o corpo através do fluxo sanguíneo.

Cada estrutura tem sua importância, não podemos pensar somente nos pulmões como responsáveis pela respiração pois sem o nariz, a traqueia e o diafragma não haveria respiração nenhuma.

O que veremos nessa aula é uma breve explanação sobre cada sistema do corpo humano e a forma que estudaremos cada um, focado na necropsia e nos procedimentos realizados nos I.M.L e I.G.P.

O primeiro sistema que estudaremos recebe o nome de:

Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é composto pelo sangue, coração e vasos sanguíneos.

Para que o sangue possa atingir as células corporais ele deve ser constantemente impulsionado ao longo dos vasos sanguíneos. O coração é a bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos

(2)

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

2

Sistema respiratório

O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.

Sistema Digestório

O sistema digestório é o sistema responsável por algumas funções como mastigação, deglutição, metabolização e absorção dos alimentos. Além disso, tudo aquilo que não é aproveitado pelo nosso corpo é excretado ainda pelo sistema digestório

Sistema Endócrino

Dá-se o nome de sistema endócrino ao conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sanguínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função.

Sistema Musculoesquelético

O sistema locomotor tem a função de movimento, locomoção e deslocamento dos seres vivos. Faz parte desse sistema um conjunto de ossos, músculos e articulações.

O esqueleto sustenta a estrutura do corpo, protege os órgãos internos, armazena mineral e produz células sanguíneas.

Sistema Nervoso

O sistema nervoso é a parte do organismo que transmite sinais entre as suas diferentes partes e coordena as suas ações voluntárias e involuntárias.

O sistema central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas as partes do encéfalo e da medula estão envolvidas por três membranas de tecido conjuntivo que recebem o nome de meninges. O encéfalo, principal centro de controle, é constituído por cérebro, cerebelo, tálamo, hipotálamo e bulbo.

(3)

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

3

Vimos uma breve apresentação dos órgãos que compõem cada sistema do corpo humano, a partir de agora em nossas aulas passaremos a estudar de forma específica cada sistema do corpo humano. O estudo será dividido entre parte anatômica do sistema e do órgão, por exemplo, sua composição e tipo de tecido e a sua fisiologia, ou seja, a sua função no corpo e o seu funcionamento.

Durante o decorrer das aulas você perceberá que existem órgãos do corpo humano que serão estudados e mencionados em mais de um sistema.

Isso acontece porque o corpo humano tem um funcionamento sistêmico, ou seja, o corpo humano é como um jogo de engrenagens interligadas em que cada uma representa um papel essencial para o bom funcionamento do corpo todo.

Não há respiração pulmonar sem coração, nem sistema muscular sem sistema esquelético. Não há vida sem sistema endócrino e nem movimento algum sem sistema cerebral. O agrupamento dos órgãos do corpo humano em sistemas é uma forma de facilitar o estudo das partes do corpo. Após o estudo da anatomia estudaremos a fisiologia de cada sistema e como ele se relaciona com os demais órgãos do corpo humano e permitem a vida em equilíbrio.

Por exemplo: O estômago, que estudaremos no sistema digestório é um dos lugares pelo qual a comida que ingerimos todos os dias passa e permanece, com o objetivo de realizar o processo de nutrição. Nessa estrutura chamada estômago que fica na nossa barriga é que a comida vai para nutrir todas as partes do nosso corpo.

Quando a fome passa e estamos saciados, algumas terminações nervosas que vão do nosso cérebro até nossa barriga emitem impulsos ao nosso cérebro que nos diz que não precisamos mais comer, pois estamos satisfeitos.

Quer dizer também que pessoas que possuem algum tipo de compulsão por determinados alimentos podem na verdade ter um problema não na barriga, como a maioria das pessoas acreditam, mas sim no hipotálamo, uma estrutura que fica dentro do cérebro e veremos nas aulas aprofundadas sobre o sistema nervoso.

Mas antes de nos aprofundarmos nos estudos dos sistemas do corpo humano, quero passar a vocês um mapa das regiões externas do abdômen.

Como já expliquei a vocês, meus alunos, durante o trabalho no Instituto Médico Legal ou Instituto Geral de Perícia é muito importante descrever os ferimentos externos do cadáver. As regiões do corpo que possuem marcas de agressão, sejam ferimentos por projetis de arma de fogo ou ferimentos por arma branca.

(4)

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

4

O abdômen é uma região extensa do nosso corpo, cavidade responsável por acondicionar importantes órgãos como estômago, intestino, fígado, dentre vários outros que veremos nas próximas aulas.

Conhecer as regiões do abdômen é ter conhecimento para pressupor qual órgão foi ferido ou danificado com aquela agressão.

A parte superior do abdômen recebe o nome de hipocôndrio, e são divididas em duas metades sagitais, que como vimos na aula anterior, correspondem aos lados direito e esquerdo.

Nas nossas próximas aulas aprenderemos que é na parte superior esquerda do abdômen onde fica o baço, órgão responsável pela filtragem do sangue.

Ao iniciarmos a perícia de uma vítima de ferimento por arma branca que possui um único ferimento na parte superior esquerda do abdômen, aplicando essa forma lógica da anatomia é possível supor que a arma branca utilizada para cometer o crime possivelmente tenha lesionado o baço, o que ocasionou um derrame de sangue na cavidade abdominal, que é o que chamamos de hemoperitôneo.

Aplicar esse raciocínio lógico faz com que as necrópsias sejam mais eficazes, pois assim a equipe médico legal sabe ir diretamente na busca da “causa mortis”.

Nesse caso, bastará o médico legista abrir a cavidade abdominal e examinar o baço e os outros órgãos que estão anatomicamente alocados na parte superior esquerda do abdômen.

Se realmente for constatada a lesão de baço, estômago ou outras vísceras e a vítima não ter qualquer outro ferimento externo em nenhuma outra parte do corpo o legista poderá afirmar no laudo que foi dispensada a abertura de outras cavidades, como a torácica e craniana, pelo fato da necrópsia ter sido conclusiva.

Veremos agora a classificação das regiões externas do abdômen, a região do corpo que se inicia no diafragma, na linha inferior do osso esterno torácico e se estende até o início da pelve. Serve como eixo de sustentação do nosso tronco, possui músculos importantes para o processo de rotação do quadril e tórax e armazena nossas vísceras como estômago, intestino, baço, fígado, pâncreas e vários outros tecidos importantes.

No nosso material de apoio PDF você terá acesso a essa imagem e poderá imprimir ou copiar em seu caderno e utilizá-la no dia da nossa avaliação, pois esse tema é bem cobrado nas provas e provavelmente teremos uma questão sobre isso em nossa avaliação.

(5)

ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA

5

Referências

Documentos relacionados

membros, de acordo com escala por este organizada para o efeito. A Secretaria da Secção deve manter em devida ordem e sempre actualizados os livros de registo da entrada e da marcha

implementação de programas, serviços, projetos da proteção social básica operacionalizados na unidade; coordenar a execução, o monitoramento, o registro e a

O baixo nível de Literacia em Saúde Mental (LSM) é um fator determinante para a ausência de comportamentos de procura de ajuda. O conceito de LSM apresentado

Estudo e integração das funções dos vários órgãos e sistemas do corpo humano, com base nas inter-relações entre o funcionamento das células, dos órgãos e sistemas do corpo e

[H3] Website - Fashion, Cashback 2.0 Platform [H3] Web & Mobile - Factory Sourcing Network [H3] Website - Product Reviews & Deals Site Imagens Encontrámos 104 imagens

êsse incômodo serviço em que não se ganha.. dinhei ro e até, como f.icou provado, se arrisca

Ambas metodologias consistem em uma formulação de Petrov-Galerkin, porém uma faz uso de um método direto para solução do sistema de equações enquanto a outra consiste em um

Ainda que fosse possível manter a ideia de que Deus não reprova ninguém positivamente, mas apenas escolhe, de maneira misericordiosa, salvar alguns e deixar outros para sua