• Nenhum resultado encontrado

Açúcar Relatório de Mercado Dezembro de 2015 MERCADO INDUSTRIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Açúcar Relatório de Mercado Dezembro de 2015 MERCADO INDUSTRIAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Açúcar

Relatório de Mercado

Dezembro de 2015

MERCADO INDUSTRIAL

Resultado de moagem até 15 de novembro 2015

O volume de cana-de-açúcar processado pelas empresas da região centro-sul alcançou 25,61 milhões de toneladas nos primeiros 15 dias de novembro, superando em 10,71% o resultado observado na mesma quinzena de 2014 (23,14 milhões de toneladas).

No acumulado desde o início da safra 2015/2016 até 15 de novembro, a moagem somou 544,53 milhões de toneladas, ante 538,46 milhões de toneladas registradas em igual período do ciclo anterior.

O diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, destaca que “neste ano apenas 26 unidades produtoras haviam encerrado a moagem até o dia 15 de novembro, contra 78 unidades com safra finalizada até a mesma data de 2014”. Como era esperada, a maior disponibilidade de cana para moagem deve alongar o período de processamento nesta safra, com um número expressivo de usinas operando em dezembro, acrescentou.

Produção de açúcar e etanol

A proporção de cana-de-açúcar direcionada à fabricação de etanol na primeira quinzena de novembro continua superior ao índice registrado em igual período do último ano: 61,76% no atual ciclo agrícola, contra 59,99% na safra 2014/2015.

Com isso, a produção de açúcar na primeira metade de novembro atingiu 1,20 milhão de toneladas.

No acumulado desde o início da atual safra até 15 de novembro, a fabricação de açúcar totalizou 28,72 milhões de toneladas, expressivo recuo de 6,40% em relação a igual período de 2014. A produção de etanol somou 24,91 bilhões de litros (15,41 bilhões de litros de etanol hidratado e 9,49 bilhões de litros de etanol anidro), 2,14% maior do que o índice registrado até a mesma data de 2014 (24,38 bilhões de litros).

“Como era esperado, a fabricação de açúcar neste ano deve ficar aquém da quantidade registrada na safra 2014/2015, já que as chuvas e a baixa concentração de ATR na matéria-prima dificultam qualquer reação na produção”, explicou o diretor da UNICA.

Fonte: Adaptado de UNICADATA (16/11/2015)

UNICA - Estimativa Safra e Produção Acumulada

1º Q Nov

2014/15

2015/16

Variação

Cana (mln t)

538,5

544,5

1,1%

Açúcar (mln t)

30,7

28,7

-6,4%

Etanol Total

24,4

24,9

2,1%

Anidro (mln m3)

10,3

9,5

-7,8%

Hidratado (mln m3)

14,1

15,4

9,4%

ATR (kg/ton)

137,1

133,1

-3,98

Mix (% açúcar)

43,6%

41,6%

-2,0%

(2)

Preços e Paridades

No mês de novembro, o preço do açúcar bruto #11 se sustentou no patamar de 14 – 15ct$/lb porém, começou a evoluir com muita volatilidade nas ultimas semanas. O preço do Cristal Esalq continuou o rally iniciado em outubro para atingir um novo recorde de 78,41R$/sc nesta semana. Essa alta de preço é devido à escassez do produto no mercado interno decorrente do excesso de chuvas observado nas regiões produtoras.

O açúcar continua a apresentar melhor retorno que o etanol hidratado até outubro 2016, no entanto, as usinas não tem conseguido maximizar a produção deste produto, pois o volume de cana no campo é muito elevado, o que leva as usinas a maximizar a moagem e não a produção de um produto ou outro. Além disso, a chuva dificulta a produção de açúcar, mais um

Fonte: CEPEA, ICE, LIFFE

AÇÚCAR

Relatório de Mercado

Dezembro de 2015

PREÇOS E FUNDAMENTOS

(3)

Açúcar/Índia: Governo aprova incentivo financeiro a produtores de cana

O governo da Índia aprovou na quarta-feira (18/11) um projeto para oferecer incentivos a produtores de cana-de-açúcar, em uma tentativa de reduzir o encargo financeiro a usinas que operam com prejuízos e de incentivar as exportações.

O governo deve pagar um subsídio de 45 rupias (US$ 0,68) por tonelada de cana produzida, afirmou Piyush Goyal, chefe do Ministério de Energia, Carvão e Energias Renováveis, que participou de decisão.

Esta será a primeira vez em que a Índia, maior consumidor mundial de açúcar e segundo maior produtor, vai pagar parte da safra diretamente aos milhões de produtores de cana-de-açúcar. A decisão deve ajudar as usinas de açúcar a reduzir os custos.

"As unidades produtoras agora podem descontar o pagamento realizado pelo governo do valor que será pago aos agricultores", afirmou um representante do governo.

Em setembro, o governo da Índia estipulou uma meta ambiciosa de exportar 4 milhões de toneladas de açúcar refinado durante a safra atual, que teve início em 1º de outubro, na tentativa de reduzir os amplos estoques domésticos e estabilizar os preços internos da commodity.

O aumento das exportações deve ajudar as usinas a gerar mais caixa e a pagar as dívidas junto aos agricultores. O volume armazenado de açúcar no país é estimado em 9,6 milhões de toneladas. O custo de produção de açúcar na Índia é maior que o preço internacional da commodity, o que torna o produto indiano pouco atrativo para importadores de outros países.

Fonte: Dow Jones Newswires – 18/11/2015

Açúcar: Clima adverso no Brasil deve manter mercado sustentado

O mercado futuro de açúcar demerara deu sequência ontem aos ganhos da semana passada. Na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) os contratos mostram inclinação positiva, diante de possíveis atrasos na moagem de cana-de-açúcar provocados pelo clima chuvoso no centro-sul do Brasil.

O clima adverso no centro-sul, principal centro produtor de cana do mundo, provoca incertezas com relação ao avanço da moagem da matéria-prima. A expectativa é de colheita entre 595 milhões e 600 milhões de toneladas. "Previsões climáticas dão conta de que a região terá muita chuva no fim do ano. Isso quer dizer que aquele volume de cana que muita gente aposta que ainda será moído pode não se concretizar", informa o diretor da consultoria Archer Consulting, Arnaldo Luiz Corrêa, acrescentando que essa situação deve manter o mercado volátil.

Fonte: Agência Estado - 24/11/2015

Açúcar: Futuros na ICE devem ter mais uma semana de volatilidade

A semana tende a ser mais uma vez de volatilidade para os futuros de açúcar demerara na Bolsa de Nova York (ICE Futures US). Na sexta-feira (27/11), analistas foram novamente surpreendidos pela movimentação dos contratos. Os preços dispararam mais de 2%, romperam a resistência de 15,20 cents e agora têm teto nos psicológicos 15,50 cents por libra-peso. Michael McDougall, diretor do Société Générale, explicou que a valorização da última sessão deveu-se, em boa medida, a especulações em torno da produção de açúcar pela Índia na atual temporada, iniciada em outubro. "O mercado está falando em 25 milhões de toneladas, mas a Isma (Associação de Usinas do país) ainda projeta 27 milhões de toneladas", disse. Vale lembrar que a nação asiática é a segunda maior produtora mundial, atrás apenas do Brasil.

É também a Índia, porém, que pressiona as cotações. Na semana entre os dias 16 a 20 de novembro, a confirmação de subsídios para produtores locais jogou os futuros para uma mínima de 14,26 cents/lb. Considerando a máxima de 15,45 cents/lb registrada na sexta, tem-se um intervalo de 119 pontos para o período de 16 a 20 de novembro, o que dimensiona bem a volatilidade.

Fonte: Agência Estado - 23/11/2015

AÇÚCAR

Relatório de Mercado

Dezembro de 2015

NOTÍCIAS DO SETOR

(4)

AÇÚCAR

Relatório de Mercado

Dezembro de 2015

CONDIÇÕES CLIMÁTICAS

Regime de chuvas em Novembro e previsão para Dezembro

Novembro: A chuva deve ser ainda mais intensa e frequente acontecendo tanto na primeira como na segunda quinzena do mês em toda a região centro-sul (CS). Entrando no período do verão, a região CS vai encontrar dificuldades para evitar a chuva e conseguir moer toda a cana disponível nos canaviais.

Dezembro: De acordo com a média das últimas dez rodadas da simulação americana CFSv2, espera-se chuva acima da média em São Paulo, dentro da média no centro, oeste e sul de Minas Gerais. Isto implicará em acumulado entre 200 e 300 milímetros em São Paulo e no centro, oeste e sul de Minas Gerais. A tendência é de que a segunda quinzena seja mais úmida que a primeira, embora não exista a expectativa de nenhum grande extremo durante as quatro semanas do mês.

Fonte: Somar Meteorologia

.

NOVEMBRO/2015

Precipitação mensal acumulada (mm)

NOVEMBRO/2015

(5)

Novidades da Raízen

Raízen lança Relatório de Sustentabilidade 2014/2015

Fruto do trabalho da área de Relações Externas e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com todas as linhas de negócio da companhia, este é um importante instrumento para a comunicação do desempenho socioeconômico e ambiental da empresa.

Com uma abordagem institucional e o mapeamento de ações relacionadas ao tema, este documento é uma forma de prestar contas aos diversos públicos de interesse da empresa.

Acesse o Relatório de Sustentabilidade 2014/2015 clicando aqui e fique por dentro da empresa e das ações realizadas.

Átila Abreu será piloto da Shell Racing em 2016

A temporada 2015 da Stock Car só tem mais uma corrida para seu término, mas a equipe Shell Racing já tem novidade para 2016: o sorocabano de 28 anos, Átila Abreu, formará dupla com Ricardo Zonta em busca do título da mais disputada categoria de automobilismo do Brasil no ano que vem. A chegada do Átila será um grande impulso no objetivo de reforçar cada vez mais a presença da marca Shell na Stock Car.

Átila iniciou sua carreira no kart, e tem passagens vitoriosas pela F-3 na Europa, onde travou intensos duelos com o hoje tetracampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel. Na Stock Car, o piloto tem seis vitórias, nove pole positions e 23 pódios. "Estou muito feliz em ter a oportunidade de competir em uma equipe de ponta como a Shell Racing e tenho certeza de que formaremos um conjunto forte para brigar por vitórias e também pelo campeonato já em 2016. Este é um projeto vencedor e tenho confiança em seu potencial, bem como na ajuda que terei com a experiência dos engenheiros da equipe e também de meu companheiro (Ricardo Zonta)", diz Átila.

Raízen fecha parceria com FGV e oferece curso de capacitação para fornecedores de cana

A Raízen firmou convênio com a instituição de ensino Fundação Getulio Vargas (FGV) e oferecerá, pela primeira vez, aos seus parceiros produtores de cana, um curso focado na gestão empresarial de fazendas canavieiras. A parceria faz parte de um dos pilares do Programa Cultivar que visa desenvolver o fornecedor de cana-de-açúcar, por meio de treinamentos relacionados à área agrícola, à gestão empresarial e à sustentabilidade.

Com aulas aos sábados, das 8hs às 16h10, totalizando aproximadamente 180 horas, a primeira turma conta com a participação de 35 parceiros, de diferentes regiões do estado de São Paulo, que tiveram interesse em participar do curso. Ministrado por diferentes docentes da Fundação Getúlio Vargas, o programa do curso contempla desde a inserção internacional do agronegócio brasileiro até a elaboração de um projeto de negócios e tem duração de 1 ano.

Esse é o primeiro curso oferecido pela Raízen em parceria com a FGV e o objetivo é expandi-lo a outros fornecedores que tiverem interesse. "Essa parceria reforça nosso compromisso com o desenvolvimento e capacitação de nossos parceiros. Além de promover uma experiência diferenciada, a iniciativa fortalece ainda mais os laços da companhia com a sustentabilidade dos elos da cadeia produtiva", afirma Carlos Martins, diretor de negócios agrícolas da Raízen.

AÇÚCAR

Relatório de Mercado

Dezembro de 2015

INSTITUCIONAL

Referências

Documentos relacionados

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

O critério de exigência nula, onde se supõe que toda a energia na entrada é consumida apenas na obtenção do biocombustível, apresentou valores maiores para o etanol de

Nesse sentido, as SE possibilitam a contextualização dos conteúdos escolares, tornando-os mais significativos para os estudantes, pois “[...] busca a articulação

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

Para Carvalho e Nascimento (1999), as organizações fazem com que os colaboradores acreditem que o treinamento é realmente algo de utilidade para exercer suas funções de

 O exame radiográfico é realizado para verificar se a lesão da qual o usuário é portador possui relação com o tecido ósseo subjacente e, neste caso, suas

Hence, the interactions of two chloroquine-TP10 conjugates, and of their parent building blocks, with lipid model membranes (liposomes) simulating both healthy (zwitterionic

This dissertation addresses the problem of identifying tweet profiles by analysing multiple types of data: spatial, temporal, social and content. The goals are: 1) to develop