• Nenhum resultado encontrado

Geografia Observe o mapa da América Central e assinale a alternativa Prova geral 9º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Geografia Observe o mapa da América Central e assinale a alternativa Prova geral 9º ano"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Geografia

01.

Formada por seis países – Venezuela, Colômbia, Equa-dor, Peru, Bolívia e Chile –, a América Andina possui uma população de mais de 154 milhões de habitantes. Com re-lação a essa região, é correto afirmar que:

a) esses países caracterizam-se pela alta mortalidade infan-til e analfabetismo, com exceção do Chile e da Venezuela.

b) a região possui um mercado consumidor de alto po-der aquisitivo, grande quantidade de capital, alto nível tecnológico e mão de obra não qualificada.

c) a infraestrutura de transportes desses países, que já foi caótica, é hoje organizada e muito bem desenvolvida.

d) nem todos os países andinos têm presença marcante de elementos indígenas e mestiços na composição de sua população.

e) apesar de o nome ser baseado na presença da cordi-lheira dos Andes, o Peru e o Equador não possuem a presença dessas montanhas em seu território.

02.

Observe o mapa da América Central e assinale a al-ternativa correta. Trópico de Câncer Equador BAHAMAS DOMINICA BARBADOS GRANADA JAMAICA SÃO CRISTÓVÃO E NÉVIS ANTÍGUA E BARBUDA TRINIDAD E TOBAGO SÃO VICENTE E GRANADINAS SANTA LÚCIA N N CUBA CUBA EL SALVADOR EL SALVADOR HAITI HAITI REPÚBLICA DOMINICANAREPÚBLICA PORTO RICO (EUA) BELIZE BELIZE HONDURAS HONDURAS GUATEMALA GUATEMALA NICARÁGUA NICARÁGUA COSTA RICA COSTA RICA PANAMÁ PANAMÁ

a) Apesar de ter vivido tempos difíceis, hoje a região des-tacada se mostra com um alto IDH, maior até do que de países europeus e asiáticos.

b) A região destacada no mapa é pouco povoada, com pequeno crescimento demográfico e população majo-ritariamente branca.

c) A economia dos países destacados é dependente do mercado e do capital estrangeiro, principalmente de países do Sudeste Asiático.

d) Quanto às condições climáticas, a parte insular do continente possui diversos desertos e algumas sava-nas, que contribuem para o cultivo de algodão.

e) O turismo é uma atividade econômica poderosa na re-gião, devido às belíssimas praias e aos incríveis sítios arqueológicos.

03.

N

A partir da análise do mapa, indique a alternativa correta.

a) O país em destaque são os Estados Unidos, que, entre outras características, apresentam vegetações típicas de altas latitudes, como a tundra e a floresta boreal, além de ser um país rico em recursos minerais.

b) O país em destaque é o Canadá, que, entre outras ca-racterísticas, apresenta vegetações típicas de altas la-titudes, como a savana e a floresta boreal, além de ser um país rico em recursos minerais.

c) O país em destaque é o Canadá, que, entre outras ca-racterísticas, apresenta vegetações típicas de altas la-titudes, como a tundra e a floresta boreal, além de ser um país pobre em recursos minerais.

d) O país em destaque são os Estados Unidos, que, entre outras características, apresentam vegetações típicas de altas latitudes, como a taiga e a floresta boreal, além de ser um país rico em recursos minerais.

e) O país em destaque é o Canadá, que, entre outras ca-racterísticas, apresenta vegetações típicas de altas latitudes, como a tundra e taiga, além de ser um país rico em recursos minerais.

04.

Novosibirsk Novosibirsk

portos

portos vias férreasvias férreas gasodutosgasodutos oleodutosoleodutos Murmansk

Murmansk

CEI _ SISTEMA DE TRANSPORTES

Moscou Moscou Kiev Kiev Odessa Odessa Baku Baku T ra nsc auca siana T ra nsc auca siana Transcaspiana Transcaspiana Transar aliana Transar aliana Transiberiana Transiberiana Novosibirsk Novosibirsk Irkutsk Irkutsk Vladivostok Vladivostok N N São Petersburgo São Petersburgo

(2)

A imagem anterior mostra o sistema de transportes da Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Assinale a alternativa correta.

a) Devido à alta tecnologia, o desenvolvimento dos trans-portes na CEI não obteve obstáculos ou dificuldades, sendo implantado com facilidade.

b) Como a CEI não possui um sistema hidrográfico gran-de, não houve necessidade de desenvolver possíveis hidrovias.

c) Por possuir um litoral muito alto e muito recortado, a Rússia dispõe de inúmeros e gigantescos portos marí-timos.

d) O porto marítimo de Vladivostok é um dos mais im-portantes da Rússia, pois é uma saída estratégica para o Oceano Pacífico.

e) O meio de transporte mais eficiente na Rússia são as hidrovias, que conseguem transportar grande quanti-dade de cargas.

05.

Observe o mapa abaixo.

Rio Nilo Rio Nilo Mar Mediterrâneo Alexandria Mar Mediterrâneo Alexandria LÍBIA LÍBIA CHADE CHADE Cairo Cairo EGITO EGITO Lago Nasser Lago Nasser Luxor Luxor Assuan Assuan Mar VermelhoMar Vermelho ERITREIA ERITREIA Lago Tana Lago Tana Cartum Cartum SUDÃO SUDÃO REPÚBLICA CENTRO-AFRICANAREPÚBLICA CENTRO-AFRICANA SUDÃO DO SULSUDÃO DO SUL N N REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO RUANDA BURUNDIRUANDA BURUNDI Lago AlbertLago Albert Rio Nilo Rio Nilo ETIÓPIA ETIÓPIA Rio Nilo Rio Nilo Juba Juba UGANDA UGANDA Jinja

Jinja Lago KyogaLago KyogaQUÊNIAQUÊNIA

Lago Vitória Lago Vitória Disponível em: <http://geoconceicao.

blogspot.com>.

Através da análise do mapa e de seus conhecimentos so-bre o rio Nilo, assinale a alternativa correta.

a) O rio Nilo nasce no lago Vitória e corre no sentido sul--norte. Sua importância econômica deve-se aos diver-sos cultivos feitos em sua várzea, com destaque para a produção de algodão e cereais no Sudão.

b) O rio Nilo nasce no lago Vitória e corre no sentido sul-norte. Apesar de sua grande extensão, o rio não possui importância econômica para o continente africano.

c) O rio Nilo nasce no mar Mediterrâneo e corre no sentido norte-sul. Sua importância econômica deve-se aos diver-sos cultivos feitos em sua várzea, com destaque para a produção de petróleo na cidade de Cartum, no Sudão.

d) O rio Nilo nasce no lago Vitória e corre no sentido sul--norte. Sua importância econômica deve-se aos diver-sos cultivos feitos em sua várzea, com destaque para a produção de petróleo na cidade de Cartum, no Sudão.

e) O rio Nilo nasce no mar Mediterrâneo e corre no senti-do norte-sul. Sua importância econômica deve-se aos diversos cultivos feitos em sua várzea, com destaque para a produção de algodão e cereais no Sudão.

06.

O nome já é bem conhecido quando se trata de tecno-logia. O Vale do Silício, na Califórnia, é ponto de referência em inovações tecnológicas e avanços na internet e foi onde grandes nomes como Mark Zuckerberg e Steve Jobs ergue-ram seus impérios, que hoje geergue-ram grandes fortunas. O lo-cal deixou de ser conhecido apenas como uma região ao Norte da Califórnia para se tornar um dos principais polos tecnológicos do mundo.

“Tudo que você precisa saber sobre o Vale do Silício”. Globo. Disponível em: <https://revistapegn.globo.com>. Acesso em: 9 mar. 2020.

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta.

a) O Vale do Silício está localizado na região econômica chamada de Oeste Americano, que conta com grande produção petrolífera e possui grande produção de mi-lho, na região do Corn Belt.

b) O Vale do Silício está localizado na região econômica chamada de Costa do Pacífico, que conta com grande produção petrolífera e é a principal região de fruticul-tura irrigada do mundo.

c) O Vale do Silício está localizado na região econômica chamada de Oeste Americano, que conta com grande produção petrolífera e é a principal região de fruticul-tura irrigada do mundo.

d) O Vale do Silício está localizado na região econômica chamada de Costa do Pacífico, que conta com grande produção petrolífera e possui grande produção de mi-lho, na região do Corn Belt.

e) O Vale do Silício está localizado na região econômi-ca chamada de Costa do Pacífico, onde se loeconômi-calizam o

Corn Belt e o Ranching Belt.

07.

A Itália segue o perfil de crescimento europeu com uma intensidade cada vez menor, e o mezzogiorno antecipa as fases de crise", diz Luca Bianchi, diretor da associação. Se-gundo ele, o PIB da Itália meridional está 10 pontos abaixo do nível de 2008, antes do início da crise no país, enquanto o do centro-norte é 2,4 pontos menor que a cifra de 10 anos atrás. Além disso, o estudo mostra que o sul precisaria criar 3 milhões de postos de trabalho para alcançar os níveis de ocupação do centro-norte. A diferença nas taxas de desem-prego entre essas duas partes do país subiu de 19,6% para 21,6% em uma década.

(3)

A partir da leitura do texto, marque a alternativa correta.

a) Essa região citada no texto corresponde ao Sul da Itá-lia, região considerada a mais avançada do país, com alto padrão de vida e alta industrialização.

b) O mezzogiorno corresponde ao Sul da Itália,

conside-rado uma região de baixo padrão de vida, agrícola e atrasada em relação ao norte.

c) Esse nome não é mais utilizado para designar nenhu-ma região dentro da Itália.

d) A Itália pode ser dividida em mezzogiorno e mazzogiorno,

correspondendo às duas regiões industriais do país eu-ropeu.

e) O mezzogiorno corresponde ao Norte da Itália,

consi-derado uma região de baixo padrão de vida, agrícola e atrasada em relação ao norte.

08.

Observe o mapa da Europa e responda ao que se pede.

1 2

N N

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome da região circulada, os nomes dos países 1 e 2 e as carac-terísticas econômicas principais da região.

a) A região circulada corresponde à Europa Nórdica, sendo o país de número 1 a Suécia, e o de número 2, a Finlândia. A economia da região é voltada para a alta produção de energia nuclear e a plantação de soja.

b) A região circulada corresponde à Europa Setentrio-nal, sendo o país de número 1 a Noruega, e o de nú-mero 2, a Finlândia. A economia da região é voltada para a alta produção de energia nuclear e a planta-ção de soja.

c) A região circulada corresponde à Europa Meridional, sendo o país de número 1 a Suécia, e o de número 2, a Finlândia. A economia da região é voltada para os recursos naturais, como madeira, fontes de energia e pesca.

d) A região circulada corresponde à Europa Setentrio-nal, sendo o país de número 1 a Suécia, e o de núme-ro 2, a Noruega. A economia da região é voltada para a alta produção de energia nuclear e a plantação de soja.

e) A região circulada corresponde à Europa Nórdica, sendo o país de número 1 a Noruega, e o de número 2, a Finlândia. A economia da região é voltada para os recursos naturais, como madeira, fontes de energia e pesca.

(4)

Química

09.

Observe as equações químicas listadas a seguir.

I. Reação entre gás nitrogênio (N2) e gás hidrogênio (H2), formando amônia (NH3):

N2 + 3 H2 2 NH3

II. Reação entre gás eteno (C2H2) e gás hidrogênio (H2), formando gás etano (C2H6):

C2H2 + 2 H2 C2H6

III. Reação entre gás hidrogênio (H2) e gás oxigênio (O2), formando água (H2O):

2 H2 + O2 2 H2O

Baseado nas reações anteriores e nos seus conhecimen-tos, assinale a alternativa em que há a interpretação cor-reta da reação.

a) Na equação I, dois mols de nitrogênio reagem com seis mols de hidrogênio.

b) Na equação II, há um total de oito moléculas de produto.

c) Na equação III, há um total de quatro moléculas rea-gindo.

d) Nas equações II e III, há duas moléculas de gás hidro-gênio na reação.

e) Nas equações I e II, há dois mols de hidrogênio que participam da reação.

10.

Hoje em dia, os seres humanos são muito dependen-tes do petróleo, que é a fonte de vários combustíveis usa-dos no dia a dia.

O petróleo bruto não é utilizado: ele passa por um proces-so conhecido como destilação fracionada que separa em frações, de acordo com seus pontos de ebulição.

A tabela a seguir lista alguns dos derivados do petróleo e o uso de cada um deles.

Derivado Utilização

X Gás utilizado em fogões industriais e domésticos. Gasolina Usado em automóveis.

Y Combustível de aviões.

Z Combustível de caminhões e ônibus. Asfalto Resíduo obtido da destilação do petróleo. Qual alternativa substitui X, Y e Z preenchendo, correta-mente, a tabela acima?

a) X-Óleo diesel; Y-Gás liquefeito de petróleo (GLP); Z-Querosene.

b) X-Gás Liquefeito de petróleo (GLP); Y-Oléo diesel; Z-Querosene.

c) X-Querosene; Y-Óleo diesel; Z-Gás liquefeito de petróleo (GLP).

d) X-Gás liquefeito de petróleo (GLP); Y-Querosene; Z-Óleo diesel.

e) X-Óleo diesel; Y-Querosene; Z-Gás liquefeito de petróleo (GLP).

(5)

11.

O ouro, a prata e a platina são os metais preciosos mais populares do mundo. O mais valioso, entretanto, é praticamente um desconhecido: o ródio [...]. O ródio é usado, principalmente, nos catalisadores automotivos, para diminuir as emissões de gases tóxicos. Como o controle de poluentes é uma tendência em alta, a indústria automobilística "o demanda cada vez mais para cumprir suas metas ambientais", afirma David Holmes, vice- -presidente de comércio da Heraeus Metals, empresa que trabalha com venda de metais.

Disponível em: <www.bbc.com/portuguese/geral-45177764>.

A análise de uma amostra contendo ródio mostrou que haviam 1,2 $ 1022 átomos de ródio. Sabendo que a massa molar desse metal é 103 g/mol e o número de Avogadro é 6 $ 1023 partículas/mol, qual é a massa dessa amostra?

a) 0,0206 g

b) 0,206 g

c) 2,06 g

d) 20,6 g

e) 206 g

12.

Os carboidratos são a fonte de energia para muitos seres vivos que não fazem fotossíntese, sendo encontra-dos em pães, batatas, castanhas, entre muitos outros ali-mentos.

Essas moléculas, por meio de reações específicas, produ-zem a glicose, que, por sua vez, é utilizada como princi-pal fonte de energia das células do corpo humano, o que mostra a sua grande importância para realização de to-das atividades diárias.

A reação balanceada que gera energia a partir da glicose está apresentada a seguir:

C6H12O6 + 6 O2 6 CO2 + 6 H2O

Considerando apenas a reação química dada anterior-mente, qual a massa de CO2 (massa molar = 44 g/mol) formada a partir de 45 g de glicose (C6H12O6, massa molar = 180 g/mol)? a) 0,66 g b) 1,1 g c) 6,6 g d) 11 g e) 66 g

(6)

Português

13.

Texto para a questão.

É o humor de quem a olha que dá a forma à cidade de Zemrude. Quem passa assobiando, com o nariz empina-do por causa empina-do assobio, conhece-a de baixo para cima: pa-rapeitos, cortinas ao vento, esguichos. Quem caminha com o queixo no peito, com as unhas fincadas nas palmas das mãos, cravará os olhos à altura do chão, dos córregos, das fossas, das redes de pesca, da papelada. Não se pode dizer que um aspecto da cidade seja mais verdadeiro do que o outro, porém ouve-se falar da Zemrude de cima sobretudo por parte de quem se recorda dela ao penetrar na Zemrude de baixo, percorrendo todos os dias as mesmas ruas e reen-contrando de manhã o mau humor do dia anterior incrus-tado ao pé dos muros. Cedo ou tarde chega o dia em que abaixamos o olhar para os tubos dos beirais e não conse-guimos mais distingui-los da calçada. O caso inverso não é impossível, mas é mais raro: por isso, continuamos a andar pelas ruas de Zemrude com os olhos que agora escavam até as adegas, os alicerces, os poços.

Ítalo Calvino. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

O estilo predominante na descrição do espaço urbano no texto, particularmente quanto ao contraste entre a parte in-ferior e a parte superior da cidade, pode ser definido como:

a) científico

b) caricatural

c) explicativo

d) satírico

e) metalinguístico

14.

Tirinha para a questão.

EU GOSTARIA QUE VOCÊ TRATASSE A LIZ COMO UM MEMBRO DA FAMÍLIA

MAS EU PENSEI QUE VOCÊ QUISESSE QUE EU FOSSE

LEGAL COM ELA

OK...

Disponível em: <www.nanoverso.com>.

Na fala do último quadrinho, subentende-se que Garfield:

a) não sabe quem é Liz.

b) está feliz com a escolha do dono.

c) gosta apenas de seu dono.

d) gosta da Liz.

e) não é legal com sua família.

15.

Leia o texto a seguir.

Você tem memória fraca? Custa para se adaptar às regras? Preocupa-se demais ou é um sonhador? Se algo dis-so ocorre com você, parabéns. A sabedoria popular diz que uma desvantagem ou um mau hábito é algo a ser evita-do; no entanto, as descobertas mais recentes mostram que uma desvantagem é uma "dificuldade desejável". [ ... ] Todos temos desvantagens em nossa forma de ser, e nosso desafio é transformar nossas dificuldades em algo desejável. Para isso, não podemos ficar de braços cruzados, lamentando o que somos. Temos de mudar o ponto de vista, evitar com-parações e procurar a área onde possamos aproveitar o que nos faz diferentes. Por isso, se você é um desastre em algo, já sabe: tire proveito disso.

Pilar Jericó. El País Brasil, 10 mar. 2019.

O texto defende a ideia de que as pessoas podem encon-trar um lado positivo em suas dificuldades. Segundo a autora, essa transformação depende do(a):

a) treino da memória fraca, para que ela se torne mais eficiente.

b) comparação cotidiana com os defeitos de outras pes-soas.

c) aceitação das desvantagens como qualidades indivi-duais.

d) estudo aprofundado da sabedoria popular.

e) equilíbrio entre a preocupação e o sonho.

16.

Leia o poema a seguir.

Biografia do Orvalho 11

A maior riqueza do homem é a sua incompletude. Nesse ponto sou abastado.

Palavras que me aceitam como sou – eu não aceito. Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que compra pão às 6 da tarde, que vai lá fora, que aponta lápis, que vê a uva etc. etc. Perdoai.

Mas eu preciso ser Outros.

Eu penso renovar o homem usando borboletas. Manoel de Barros. Poesia completa. 2010.

(7)

Os versos "Não aguento ser apenas um sujeito que abre / portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que / compra pão às 6 da tarde [...] etc. etc.", no contexto do poema, po-dem ser descritos como:

a) desejo de ascensão social do eu lírico, cansado de exe-cutar essas tarefas.

b) visão egoísta, uma vez que ele se recusa a prestar fa-vores para outras pessoas.

c) afirmação de que não é possível mudar o homem a partir de pequenas ações.

d) retrato do comportamento de um indivíduo muito rico, abastado.

e) busca por uma vida criativa, que vai além de interes-ses práticos ou materiais.

17.

Leia a tirinha a seguir.

O efeito de humor da tirinha decorre principalmente:

a) da ambiguidade contida no segundo quadrinho.

b) da polissemia do termo “falta”.

c) da linguagem não verbal.

d) das exclamações nas falas das personagens.

e) do duplo sentido do termo “educação”.

18.

Leia o texto a seguir.

Eu tinha catorze anos. Um dia, na casa dele [Okoloma, um dos meus melhores amigos de infância], discutíamos – metralhávamos opiniões imaturas sobre livros que havíamos lido. Não lembro exatamente o teor da conversa. Mas eu estava no meio de uma argumentação quando Okoloma olhou para mim e disse: "Sabe de uma coisa? Você é feminista!" Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele – era como se dissesse: "Você apoia o terrorismo!". Não sabia o que a palavra "feminista" significava. E não queria que Okoloma soubesse que eu

não sabia. Então disfarcei e continuei argumentando. A primeira coisa que faria ao chegar em casa seria procurar a palavra no dicionário.

Chimamanda Ngozi Adiche. Sejamos todos feministas. Companhia das Letras, p. 11-12. 2014.

O texto baseia-se em uma conferência realizada pela autora no TEDxEuston (acrônimo de Tecnologia, Entretenimento, Planejamento), uma série de conferências que visam à disseminação de ideias sobre a África. Nela, Chimamanda narra uma situação vivida por ela na infância, a fim de revelar uma questão mais abrangente, que é o(a):

a) julgamento de alguns homens acerca das opiniões das mulheres.

b) aceitação inquestionável pela mulher da palavra mas-culina.

c) desconhecimento sobre o termo “feminismo”.

d) associação do feminismo a outras militâncias, como o terrorismo.

e) falta de conhecimento da mulher, se comparada ao homem.

19.

Leia o poema a seguir.

Convite Poesia

é brincar com palavras como se brinca

com bola, papagaio, pião. Só que

bola, papagaio, pião de tanto brincar se gastam. As palavras não: quanto mais se brinca com elas

mais novas ficam. Como a água do rio que é água sempre nova. Como cada dia

que é sempre um novo dia. Vamos brincar de poesia? José Paulo Paes. Disponível em: <www.revista.agulha.com.br>.

A água do rio é sempre nova, pois:

a) existe um sistema de tratamento dessa água.

b) é água corrente, logo suas águas sempre se renovam.

c) ela está lá há muito tempo.

d) não se deve interferir em seu curso.

(8)

20.

Leia o gráfico a seguir. leite de soja e alternativas vegetais legumes, verduras, raízes, tubérculos 60 minutos de atividade física por dia ômega 3 vitamina B12 vitamina D grãos e cereais feijões e similares

beba de 6 a 8 copos de água por dia limite ingestão de óleo e açúcar

frutas

Pirâmide alimentar vegetariana (vegan)

Disponível em: <https://vegetarianismoveganismo. wordpress.com>.

Analisando a pirâmide alimentar vegetariana, podemos inferir que:

a) um dos tipos de alimentos não consumidos por quem segue essa alimentação é a carne.

b) apenas esse tipo de alimentação garante uma vida mais saudável.

c) as frutas são a parte mais importante dessa dieta.

d) esses alimentos auxiliam a prática da atividade física.

e) se você seguir essa alimentação, não é preciso contro-lar a ingestão de óleo e açúcar.

21.

Leia o poema a seguir.

Eu queria trazer-te uns versos muito lindos

Eu queria trazer-te uns versos muito lindos colhidos no mais íntimo de mim...

Suas palavras

seriam as mais simples do mundo, porém não sei que luz as iluminaria

que terias de fechar teus olhos para as ouvir... Sim! Uma luz que viria de dentro delas, como essa que acende inesperadas cores nas lanternas chinesas de papel!

Trago-te palavras, apenas... e que estão escritas

do lado de fora do papel... Não sei, eu nunca soube o que [dizer-te

e este poema vai morrendo, ardente e puro, ao vento da Poesia...

como

uma pobre lanterna que incendiou!

Mário Quintana. Apontamentos de história sobrenatural. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2012.

A palavra "ardente", nesse contexto, significa aquilo que:

a) machuca

b) se engrandece

c) se expande

d) queima

e) surge

22.

Veja a tirinha a seguir.

NUNCA DEIXO PARA AMANHÃ O QUE POSSO FAZER HOJE...

A NÃO SER QUANDO SE TRATA DE TOMAR BANHO OU VISITAR MINHA SOGRA!

Correio do Estado, 2003. Disponível em: <http://interpretahq.blogspot.com.br>. O humor da tirinha decorre da(o):

a) flexibilidade de sentido do advérbio "nunca".

b) ambiguidade do termo "sogra".

c) contradição de Hagar após ser desmentido por seu amigo.

d) pressuposto de que Hagar prefere visitar a sogra a to-mar banho.

e) atitude de Hagar beber cerveja, o que demonstra a fal-ta de seriedade de sua fala.

Texto para as questões 23 e 24 Ingredientes

250 mL Leite

50 g Açúcar refinado

3 gemas

(9)

Modo de preparo

Despejar metade do açúcar sobre o leite. Ferver. Bater as ge-mas com a outra metade do açúcar até branquear. Assim que o leite ferver, despejar metade na tigela com as gemas batidas, misture bem. Transfira a preparação para dentro da panela com o resto do leite. Levar ao fogo brando e me-xer sem parar. Cozinhar o creme até atingir a temperatura de 85 oC. Verificar a textura passando o dedo sobre uma colher, devem ficar 2 linhas paralelas marcadas sem que o creme escorra. As costas da colher devem ficar cobertas. Passar o creme por uma peneira e colocar em um banho--maria invertido. Mexer até esfriar.

Disponível em: <https://gshow.globo.com>.

23.

O fragmento dado anteriormente é uma receita de doce. Tendo isso em vista, é comum encontrar nesse tipo de texto:

a) narração, a fim de explicar como se executa a receita.

b) enumeração de alimentos e uma série de verbos no imperativo ou infinitivo.

c) termos técnicos, como “2 linhas paralelas”.

d) enumeração de alimentos e uma série de verbos no pretérito perfeito.

e) linguagem científica, como em “até atingir a tempera-tura de 85 oC”.

24.

Leia com atenção:

“Despejar metade do açúcar sobre o leite. Ferver. Bater as gemas com a outra metade do açúcar até branquear.” A alternativa em que as ideias anteriores estão melhor reproduzidas é:

a) Despejar metade do açúcar no leite, mas levar para ferver; portanto, bater as gemas com a outra metade do açúcar até branqueá-las.

b) Despejar o açúcar e levar para ferver; enquanto isso, bater as gemas com a outra metade do açúcar até branqueá-lo.

c) Despejar metade do açúcar no leite até ferver para ba-ter as gemas com a outra metade do açúcar até bran-queá-las.

d) Despejar metade do açúcar no leite e levar para ferver; enquanto isso, bater as gemas com a outra metade do açúcar até branqueá-las.

e) Despejar metade do leite no açúcar e levar tudo para ferver; ao mesmo tempo, bater as gemas com a outra metade do açucar até branqueá-las.

(10)

Biologia

25.

Nas plantas, há um tecido vegetal formado por célu-las vivas, de paredes não muito espessas, indiferenciadas e com intensa atividade mitótica, que é:

a) o floema

b) o meristema

c) o colênquima

d) o parênquima

e) o esclerênquima

26.

No processo de formação da urina, nosso corpo é ca-paz de filtrar de 110 a 125 mL de sangue por minuto. As-sim sendo, todo o sangue do corpo humano é submetido ao processo de filtração, de 30 a 60 vezes ao dia, gerando, aproximadamente, 180 litros de filtrado, que vai resultar em 1,5 litro de urina.

Assinale a alternativa que contém as informações corre-tas a respeito do sistema excretor e do processo de redu-ção de volume entre o filtrado e a urina.

a) Os rins contam com a ajuda dos ureteres para a reab-sorção do filtrado.

b) A reabsorção do filtrado ocorre ao longo do néfron.

c) Toda água do filtrado forma a urina, enquanto os mi-nerais e a glicose retornam para a corrente sanguínea.

d) Cada rim é formado por um néfron, que filtra o sangue e produz a urina.

e) Através da urina, toda a glicose do corpo é eliminada.

27.

O esquema abaixo representa o ciclo menstrual femi-nino. Na parte inferior, é possível identificar a variação na espessura do endométrio, mucosa do útero.

FSH LH progesterona estrógeno folículos em crescimento út er o ov ár ios hipófise 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 corpo--lúteo corpo--lúteo

Analisando o gráfico, assinale a alternativa que contém um acontecimento o qual ocorre no 14o dia deste ciclo.

a) Ovulação

b) Nidação

c) Implantação

d) Menstruação

e) Fecundação

28.

(UEL) Analise a figura a seguir.

Michelangelo Buonarroti, A Criação do Homem. Vaticano, 1508-1512. Os fisiologistas Barreto e Oliveira (2004) identificam, na obra Criação de Michelangelo, o contorno do formato do cérebro humano. O cérebro e a medula espinhal são cen-tros nervosos.

G. Barreto; M. G. Oliveira. A Arte Secreta de Michelangelo. São Paulo: ARX, 2004.

Considerando a origem do impulso nervoso no arco reflexo, assinale a alternativa que apresenta, correta-mente, o percurso da condução nos neurônios senso-rial e motor.

a) No neurônio sensorial, o estímulo se propaga na dire-ção do axônio para o corpo celular e deste para o den-drito, do mesmo modo que no neurônio motor.

b) No neurônio sensorial, o estímulo se propaga na dire-ção do axônio para o corpo celular e deste para o den-drito, sendo o inverso no neurônio motor.

c) No neurônio sensorial, o estímulo se propaga na di-reção do dendrito para o axônio e deste para o corpo celular, sendo o inverso no neurônio motor.

d) No neurônio sensorial, o estímulo se propaga na di-reção do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio, sendo o inverso no neurônio motor.

e) No neurônio sensorial, o estímulo se propaga na di-reção do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio, do mesmo modo que no neurônio motor.

(11)

Inglês

29.

Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho da canção “If it hadn’t been for love”, de Adele.

Never I ... seen the trouble that I'm in If it hadn't been for love

If it hadn't been for love

Would’ve been gone like a wayward wind If it hadn't been for love

Disponível em: <https://www.vagalume.com.br>. a) am

b) was c) d) werewould’ve e) would Texto para as questões de 30 a 32.

One of Darwin’s Evolutionary Theories has been proved by scientists: “we are standing on the

shoulders of giants”

(I) “We have proven one of Charles Darwin’s theories right”, said scientists.

Researchers investigated whether or not subspecies may be an early step towards the formation of a new species — a process known as speciation. Their results suggest that yes, it can — supporting arguments put forward by Darwin in his 1859 work.

Darwin's observations led him to believe that the more species present in a genus, the more variation within those species there will be, writing: "From looking at species as only strongly-marked and well-defined varieties, I was led to anticipate that the species of the larger genera in each country would oftener present varieties, than the species of the smaller genera; for wherever many closely related species (i.e., species of the same genus) have been formed, many varieties or incipient species ought, as a general rule, to be now forming”.

(II) A species is defined as a set of animals or plants with similar characteristics.

We as humans, or Homo sapiens, are an example and a subspecies, on the other hand, describe populations within a particular species that may look slightly different and have their own separate breeding ground.

Adaptado de: <https://www.newsweek.com>.

30.

Assinale a alternativa que corresponde ao discurso indireto da frase I, em destaque no texto.

a) Scientists have said that they have proven one of Charles Darwin’s theories right.

b) Scientists said that they had proven one of Charles Darwin’s theories right.

c) Scientists said: “We had proven one of Charles Darwin’s theories right”.

d) Scientists said that they have proven one of Charles Darwin’s theories right.

e) Scientists say that they proved one of Charles Darwin’s theories right.

31.

De acordo com o texto, as observações de Darwin o levaram a acreditar que:

a) apenas espécies de variedades bem definidas de um determinado país apresentam variações.

b) apenas subespécies apresentam variações, pois são incipientes de outras espécies sendo formadas.

c) quanto mais espécies existirem em um gênero, maior será a variação dentro dessas espécies.

d) espécies são grupos de animais, apenas, que podem procriar entre si gerando subespécies.

e) grandes gêneros sempre originam subespécies, mas o contrário nunca pode acontecer.

32.

Assinale a alternativa que corresponde à voz ativa da frase II, em destaque no texto.

a) A set of animals or plants with similar characteristics defines a species.

b) Similar characteristics is what defines a species of a set of animals or plants.

c) If a set of animals or plants can have similar characteristics, this will define a species.

d) Animals or plants with a set of similar characteristics have defined a species.

e) Characteristics that are similar for a set of animals or plants have been defining a species.

Texto para as questões 33 e 34.

“A broken mirror will give you seven years of bad luck.”, people said.

In ancient Greece, it was common for people to consult “mirror seers”, who told their fortunes by analyzing their reflections. As the historian Milton Goldsmith explained in his book Signs, Omens and Superstitions (1918), “divination was performed by means of water and a looking glass. This was called catoptromancy. The mirror was dipped into the water and a sick person was asked to look into the glass. If his image ... distorted, he would probably die; if clear, he would live.”

In the first century A.D., the Romans added a warning to the superstition. At that time, it was believed that peoples' health changed in seven year cycles. A distorted image resulting from a broken mirror therefore meant seven years of ill-health and misfortune, rather than outright death.

Disponível em: <https://www.livescience.com>.

33.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto: a) appeared b) appears c) had appeared d) will appear e) appear

(12)

34.

Assinale a alternativa que corresponde ao discurso indireto do título do texto.

a) People say: “A broken mirror will give you seven years of bad luck”.

b) People said that a broken mirror will give you seven years of bad luck.

c) People said that a broken mirror would give you seven years of bad luck.

d) People have said that a broken mirror would’ve brought you bad luck.

e) People say that a broken mirror brings seven years of bad luck.

Leia o texto e responda às questões a seguir.

Disponível em: <https://www.gocomics.com>.

35.

O verbo frasal “pull off” presente no terceiro quadro da tira significa:

a) trazer benefício, financeiro ou não, e quitar dívidas.

b) postergar ou adiar um prazo, reunião ou outro com-promisso.

c) melhorar determinado aspecto do próprio conheci-mento.

d) fazer pouco progresso ou ter menos êxito em algo.

e) executar ou realizar algo apesar de dificuldades ou obstáculos.

36.

O efeito cômico da tira:

a) é devido ao uso do verbo frasal “pull off” no terceiro quadro.

b) está no fato de a personagem trabalhar no mercado e não gostar disso.

c) vem da representação de fala vinda do computador, como se este gritasse.

d) se apresenta na tentativa da cliente de burlar o siste-ma de caixa rápido.

e) se encontra na reação dos pais da personagem em re-lação ao emprego.

(13)

Matemática

37.

O valor de m ! R, para o qual a equação m(mx + 2x - 2) = 15x + 10 apresenta conjunto verdade

vazio, em U = R, é: a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) 4

38.

Em uma sala de aula com 80 alunos, 55% são meninas e sabe-se que 25% dos meninos usam óculos. Nessa sala de aula, a quantidade de meninos que usam óculos é:

a) 4

b) 7

c) 9

d) 10

e) 12

39.

A maior diagonal de um paralelogramo mede 13 cm. Se um de seus ângulos internos mede 60o e um de seus lados mede 8 cm, o outro lado mede, em cm:

a) 7

b) 8

c) 9

d) 10

e) 12

40.

A maior raiz real da equação |x2 - 4| = 3x + 6, em U = R, é: a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

41.

Considerando os números reais não nulos a, b e c, o

quociente da divisão (10a-3b-2c3) | (4a3b-2c1) é: a) abc 2 5 2 b) a b c 5 2 6 2 4 c) a c 2 5 -6 2 d) a c 5 2 -3 2 e) b c 2 5 -4 4

42.

De uma circunferência de raio 9 cm é retirado um se-tor circular de área 9π cm2. A medida angular do arco cor-respondente a esse setor é:

a) 35o

b) 40o

c) 45o

d) 50o

(14)

43.

A soma de um número inteiro positivo com a sua ter-ça parte está entre 6 e 14. A quantidade de possíveis valo-res para este número é:

a) 2

b) 3

c) 4

d) 5

e) 6

44.

Joana decidiu andar de bicicleta nas férias e seu trei-nador aconselhou a pedalar 5 000 vezes a cada dia. Como a roda da bicicleta tem diâmetro de 40 cm e uma volta no pedal equivale a uma volta da roda da bicicleta, então Joana deve percorrer por dia, aproximadamente:

Dado: π , 3. a) 6 km b) 7 km c) 8 km d) 9 km e) 10 km

45.

Nelson está desenvolvendo um aplicativo que simu-la uma calcusimu-ladora científica em celusimu-lares. No primeiro teste do módulo que faz as operações em bases diferen-tes da decimal, ele detectou um problema: a operação “(2)4 + (3)4” resultou em “(101)4”. Após uma inspeção no código do aplicativo, ele corrigiu o erro e fez um novo tes-te. A operação “(2)4 + (3)4” resultou no valor correto para a base 4. Nessas condições, o resultado obtido foi:

a) (12)4

b) (11)4

c) (20)4

d) (21)4

e) (22)4

46.

Quantos números naturais de três algarismos dis-tintos, divisíveis por 9, podemos formar com os algaris-mos 2, 3, 4, 7 e 9? a) 12 b) 15 c) 18 d) 20 e) 24

47.

Na figura a seguir, ABCDEF é um hexágono regular de

lado 6 cm. O retângulo ACDF tem área, em cm2, de:

B C D E F A 6 cm a) 18

3

b) 48 c) 24

3

d) 54 e) 36

3

(15)

48.

Carol estava em Londres a passeio e resolveu visitar um de seus mais famosos pontos turísticos: Elizabeth Tower, a torre do Relógio de Londres onde fica o conhecido sino Big Ben. Carol tem 1,5 m de altura, e, quando estava a 55 m do pé da torre, conseguia avistar o topo inclinando sua cabeça com um ângulo de 60o. Usando a aproximação

3 , 1,7, a altura aproximada da torre é:

55 m 60°

a) 55 m b) 60 m c) 73 m d) 95 m e) 115 m

História

49.

A passagem do monopólio à concorrência talvez te-nha sido o fator isolado mais importante na preparação da mentalidade propícia ao empreendimento industrial e comercial europeu. Crescimento econômico também era luta econômica – luta que servia para separar os fortes dos fracos, para desencorajar alguns e endurecer outros, para favorecer as nações novas e famintas à custa das antigas. O otimismo em relação a um futuro de progresso indefinido cedeu lugar à incerteza e a um sentimento de agonia, no sentido clássico do termo. Tudo isso, por sua vez, reforçan-do e senreforçan-do reforçareforçan-do pelo acirramento das rivalidades polí-ticas, as duas formas de concorrência que surgiam.

Eric J. Hobsbawm. Era dos Impérios. Paz & Terra, 2014. p. 481.

Assinale a alternativa que apresenta o momento a que o texto se refere.

a) Segunda Guerra Mundial.

b) Paz Armada.

c) Guerra Fria.

d) Revolução Russa.

e) Guerras Napoleônicas.

50.

O primeiro momento se caracteriza pela formação do conflito, encabeçado por homens de destaque no cenário rio-grandense, como grandes estancieiros, charqueadores, comerciantes e representantes da cúpula militar. Primeira-mente, buscou-se uma negociação com o governo brasilei-ro. Com a perpetuação da política centralista da regência imperial, a revolta culminou com a proclamação da Repú-blica Rio-Grandense. De início, muitos dos líderes [...] não eram nem republicanos nem separatistas, mas a impossi-bilidade de negociação com a governança regencial aca-bou por conduzir ao desfecho de uma República.

Laura de Leão Dornelles. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS.

Assinale a alternativa que apresenta a que revolta o texto se refere e as suas motivações.

a) Cabanagem: rebelião contra o governador nomeado pelo imperador D. Pedro II e contra os altos impostos cobrados sobre o charque produzido na região.

b) Revolta dos Malês: a mais ampla e organizada revol-ta de escravos no Brasil, que envolvia a liberrevol-tação dos negros e o massacre de cristãos, negros não muçulma-nos e mulatos.

c) Sabinada: tinha o propósito de proclamar a República Rio-Grandense, que ficaria separada do Império até a maioridade de D. Pedro II, por discordar das medidas impostas pelo governo central.

d) Balaiada: rebelião de caráter popular motivada pela situação precária da população e pelo aumento dos impostos cobrados pelo governo central.

e) Revolução Farroupilha: iniciou-se como um movi-mento contra a nomeação do presidente de província pelo governo central e contra os altos impostos cobra-dos pelo governo, especialmente sobre o charque.

51.

Assinale a alternativa que apresenta a importância da Revolução Mexicana.

a) Movimento de independência do país contra a domi-nação da Espanha, que resultou na criação da monar-quia mexicana.

b) Movimento de implantação da república, que abando-nou todas as estruturas coloniais, tanto econômicas como sociais.

c) Luta contra o poder dos caudilhos no México, que pro-vocou a intervenção na estrutura agrária do país.

d) Movimento de implantação do socialismo, que con-verteu o México em potência mundial.

e) Luta contra o poder da monarquia espanhola, que de-monstrou que a submissão de um povo ao outro não era natural.

(16)

52.

Em parte, como resultado dos problemas militares que nos assoberbaram, e do que parecia ser a desesperada situação em que se achava a república [...]. Cometemos equí-voco de resolver entrar diretamente no sistema comunista de produção e distribuição [...]. Um breve período de experiência convenceu-nos do erro que houve nisso [...]. Contradizendo o que antes escrevemos sobre a transição do capitalismo para o socialismo – ou seja, da impossibilidade de alcançar sequer a etapa mais baixa do comunismo sem uma fase intermediária de contabilização e controle socialista […]. Sofremos uma dura derrota no setor econômico.

Lênin. “1921”. In: Christopher Hill. Lênin e a Revolução Russa. 2. ed. Zahar Editores, 1967. p. 141.

Após a análise do texto, assinale a alternativa que apre-senta o sistema econômico que viria a ser implantado posteriormente no Governo Soviético.

a) Nova Política Econômica: coletivização forçada dos meios de produção, exigindo que todos trabalhassem para a construção do socialismo e punindo severa-mente os desvios.

b) Plano Quinquenal: planificação centralizada da eco-nomia visando ao crescimento da URSS através dos planos de prioridades e estipulação da produção, obe-decendo às leis de mercado.

c) Nova Política Econômica: adoção de medidas de eco-nomia de mercado com liviniciativa, visando re-construir o país e diminuir as tensões geradas pelo Comunismo de Guerra.

d) Comunismo de Guerra: mobilização compulsória dos recursos da nação, colocados à disposição do Ministé-rio da Guerra, recuperando a economia e diminuindo as tensões com o controle absoluto.

e) Comunismo de Guerra: adoção da economia central-mente planificada, visando à reconstrução do país e à diminuição das tensões geradas pela Nova Política Econômica.

53.

Em vários setores da vida nacional, um conjunto de crises levou à perda de autoridade da monarquia, o que possibilitou sua derrubada e a subsequente implantação da república. Assinale a alternativa que apresenta corre-tamente uma dessas crises.

a) A Questão Religiosa foi um conjunto de incidentes en-volvendo bispos de Belém e de Olinda e o governo, que chegou a decretar a prisão dos bispos, criando descon-forto e colocando a opinião católica e a própria Igreja contra a monarquia.

b) A Questão Militar envolveu a derrota do Brasil na Guerra do Paraguai e a transferência de responsabi-lidade da monarquia pelas perdas econômicas e pelas inúmeras baixas civis diretamente para o Exército.

c) A Questão da Sucessão do Trono tratou-se da anteci-pação da maioridade de D. Pedro II, que dividiu o par-lamento entre os favoráveis e aqueles que eram con-tra, enfraquecendo a monarquia.

d) Os Republicanos de 14 de Maio constituíram o grupo de interessados no fim da escravidão e no republica-nismo por convicção; os inúmeros atritos pela manu-tenção da escravidão retiraram o apoio dos grandes proprietários à monarquia.

e) A Revolta da Vacina foi um levante da população con-tra as medidas impostas pelo monarca em meio a uma grave epidemia; o péssimo gerenciamento frente à crise acabou enfraquecendo a figura de D. Pedro II.

54.

Observe a charge e responda ao que se pede a seguir.

<https://guiadoestudante.abril.com.br>

Sobre a crítica apresentada pela charge, é correto o que se afirma em:

a) O voto na Primeira República era universal, ou seja, todo cidadão tinha o direito de votar e ser votado, além de o voto ser secreto e direto.

b) A maior parte da população vivia na zona urbana e era facilmente manipulada pelo discurso dos políticos, ao contrário da população rural, protegida pelos coronéis.

c) A República instaurou o voto censitário, o que levou ao alargamento do número de eleitores em relação ao Período Monárquico.

d) O período inicial da República foi marcado por eleições justas e sem manipulação graças à ação dos grandes fazendeiros, que asseguravam o voto livre e secreto.

e) O voto aberto permitia o controle dos resultados por parte dos coronéis, que buscavam garantir que fosse eleito o candidato por eles escolhido.

55.

Entusiasmados com os lucros, os cafeicultores inves-tiam mais nas plantações. Porém, a produção acabou ul-trapassando as necessidades de consumo do mercado. A partir do início do século XX, a economia cafeeira come-çou a enfrentar crises de superprodução (oferta maior do que a procura), ocasionando queda dos preços e acúmulo de estoques invendáveis. Em 1905, esses estoques chega-ram a quase 11 milhões de sacas de 60 kg, que representa-vam 70% do consumo mundial de um ano.

Gilberto Cotrim. História Global, Brasil e Geral. 5. ed. Saraiva, 1999. p. 373.

(17)

Com o apoio dos políticos do Congresso Nacional, os ca-feicultores realizaram, em 1906, uma reunião para en-contrar soluções para o problema apresentado no texto. Assinale a alternativa que apresenta como ficou conheci-da essa reunião e o que foi estabelecido nela.

a) Convênio de Taubaté, em que foi proposto que o go-verno comprasse a produção de café que ultrapassas-se a procura do mercado.

b) Convênio do Vale do Paraíba, em que foi proposto pelo governo que o café excedente fosse queimado, dimi-nuindo a oferta no mercado para valorizar o preço das sacas.

c) Congresso de São Paulo, em que foram propostas a di-minuição da produção do café e a intervenção do Esta-do para regular o que seria produziEsta-do.

d) Política do Café com Leite, em que foi proposto pelo governo que o café fosse produzido de forma reveza-da entre São Paulo e Minas Gerais, evitando super-produção.

e) Encilhamento, em que o governo declarou que a pro-dução de café passaria a ser estatal, coletivizando as terras e realizando reforma agrária.

56.

[...] Ofuscados pelo otimismo dos suculentos retornos dos anos precedentes, centenas de milhares de norte-ame-ricanos haviam embarcado em uma espiral especulativa, comprando ações desenfreadamente e se endividando para isso, se fosse preciso. O valor total dos empréstimos dos corretores da Bolsa superou o total do dinheiro em cir-culação no país. Nesse dia, a bolha estourou.

Joaquín Barañao. História Universal Freak. Planeta, 2019. p. 291.

Assinale a alternativa que apresenta a crise a qual o texto se refere e o que a teria desencadeado.

a) Crise de 1929: desencadeada por uma superprodução e pelo aumento da especulação financeira.

b) Crise de 1917: desencadeada pela falência dos regimes de dissenso e pelo fortalecimento dos regimes de con-senso.

c) Crise de 1930: desencadeada pela intervenção do Estado na economia, que elevou os preços e desvalorizou o dólar.

d) Crise de 1939: desencadeada pela especulação imobi-liária nos Estados Unidos, causada por um aumento abusivo no preço dos imóveis.

e) Crise de 1945: desencadeada pelo aumento do poder de compra dos americanos após a vitória na Segunda Guerra Mundial.

(18)

Física

57.

Em uma aula de laboratório, um aluno recebe um ímã e deve colocá-lo sobre uma folha de papel, para desenhar em volta dele como o aluno acredita que seria a orienta-ção de uma bússola nos pontos 1, 2, 3 e 4. A figura a seguir mostra os desenhos elaborados pelo aluno.

1 S N 3 S N folha de papel 2 S S N N 4 S N

Após a elaboração dos desenhos, o aluno recebe uma bússola e coloca o instrumento nas posições 1, 2, 3 e 4. Com isso, o aluno pode concluir que ele havia desenhado corretamente a bússola apenas nas posições:

Dado: considere desprezível o campo magnético da Terra.

a) 1 e 2.

b) 1 e 3.

c) 2 e 3.

d) 2 e 4.

e) 3 e 4.

58.

A resistência equivalente entre os pontos A e B do circuito abaixo é: 3  10  1  4  A B 6  3  a) 8 Ω b) 10 Ω c) 12 Ω d) 17 Ω e) 27 Ω

(19)

59.

Um motor elétrico de potência 60 W é ligado a uma d.d.p. de 12 V. A corrente elétrica que percorre esse motor é de: a) 0,2 A b) 1,0 A c) 2,5 A d) 3,0 A e) 5,0 A

60.

Um aparelho elétrico é percorrido por uma corrente elétrica de 8 A durante 30 minutos. Qual o número de elé-trons que passam pelo aparelho nesse intervalo de tempo? Dados: e = 1,6 # 10-19 C; 30 min = 1 800 s. a) 3 # 1022 elétrons. b) 6 # 1020 elétrons. c) 6 # 1022 elétrons. d) 9 # 1020 elétrons. e) 9 # 1022 elétrons.

Referências

Documentos relacionados

Sublinhando que os hábitos alimen- tares são o factor de risco que mais contribui para o total de anos de vida saudável perdidos pela popu- lação, o Ministério da Saúde recor- da

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

 Todos fazemos falta na escola: os meninos e meninas, os professores, os educadores, os colaboradores, os padres, os salesianos,… todos são precisos para as muitas tarefas aqui

8 – A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à

Esse estudo evidenciou: (i) importante influência de heranças estruturais do embasamento nas suas construções, (ii) inversões locais de orientações de campos de tensão em