• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO PARCIAL DE

AUTOAVALIAÇÃO

INSTITUCIONAL

FACULDADE DE SANTOS DUMONT - FSD

.

(2)

Sumário

1. Introdução ... 2

1.1 Composição da CPA ... 2

1.3 Histórico da Instituição ... 2

1.4 Natureza jurídica e atos de legislação de funcionamento ... 4

1.5 Missão Institucional ... 4

1.6 Objetivos e Metas ... 5

1.6.1 Objetivo geral ... 5

1.6.2 Objetivo institucionais ... 5

1.7 Aspectos indicadores de qualidade ... 6

1.8 Justificativa ... 6 1.9 Objetivos da Avaliação ... 7 1.9.1 Objetivo geral ... 7 1.9.2 Objetivo específicos ... 7 2. Metodologia ... 8 3. Desenvolvimento ... 9

4. Análise dos resultados e das informações ... 11

4.1 Tabulação da autoavaliação I (paper): 1º semestre 2015 ... 11

5. Ações – com base na análise – previstas e realizadas no 2º semestre de 2015 e propostas para 2016 ... 21

6. Tabulação da autoavaliação II(Sistema Virtual Gennera): 2º semestre de 2015 ... 28

6.1 Autoavaliação II: Corpo Discente ... 28

6.2 Autoavaliação II: Corpo Docente ... 30

6.3 Autoavaliação II: Técnico-Administrativo ... 33

7. Resultados ... 37

8. Considerações finais ... 37

(3)

Página 2 de 39

1. INTRODUÇÃO 1.1 Dados da Instituição

Faculdade de Santos Dumont – FSD

Mantenedora: Fundação Educacional São José – FESJ Instituição Privada (Faculdade) – sem fins lucrativos Santos Dumont – Minas Gerais

1.2 Composição da CPA

NOME SEGMENTO QUE REPRESENTA

Dejair Frank Barroso* Docente

Flávia Aparecida do Nascimento Docente

Sérgio Dias Melchiades Docente

Renata Lúcia de Sá Técnico-Administrativo

François Mendonça de Assis Discente

Alana Grillo Costa Discente

Jandar Maira Aparecida da Silva Discente Jaime José Bergamaschi Silva Discente

Antônio Allan Ferreira Sociedade Civil

Gilmar Paiva da Costa Sociedade Civil

* Coordenador da CPA

1.3 Histórico da Instituição

A Fundação Educacional São José - FESJ, situada na avenida presidente Getúlio Vargas, nª 547, centro, no município de Santos Dumont, foi criada pela Lei Municipal nº 2.733, de 13/02/95 e instituída pelo Decreto Municipal nº 1323, de 17/03/95. A FESJ deu início às suas atividades, com a criação da Faculdade de Turismo, na época a única na região e segunda em todo o estado de Minas Gerais. O objetivo da mesma era oferecer uma perspectiva de estudo aos jovens sandumonenses, dando oportunidade de qualificação profissional em nível de graduação superior. Com o crescimento da demanda de cursos e o momento propício na região, outras faculdades foram criadas:

(4)

 Faculdade de Ciências Gerenciais: Curso de Administração de Empresas iniciando suas atividades em fevereiro de 2001; Curso de Sistemas de Informação em fevereiro de 2002; Ciências Contábeis em 2005.

 Instituto Superior de Educação: Curso Normal Superior com início das atividades em fevereiro de 2001 e transformado em Curso de Pedagogia em 2006; Cursos de Letras em 2005.

 Faculdade de Ciências Jurídicas: Curso de Direito com início das atividades em 2007. Até o mês de abril de 2007, as faculdades eram credenciadas e os cursos autorizados e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Atualmente a Instituição conta em seu quadro de pessoal com 46 professores; 342 alunos na graduação; 22 alunos na pós-graduação e 23 alunos na extensão.

No âmbito da pós-graduação lato senso as Faculdades mencionadas ofereceram os seguintes cursos: Sistemas Computacionais com ênfase em Redes e Banco de Dados; Gestão Empresarial; Gestão Educacional; Psicopedagogia; Libras e Braille; Educação Infantil com ênfase em Psicomotricidade; Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar. A implantação desses cursos trouxe importantes contribuições para a capacitação, especialização e inserção dos profissionais, no mercado de trabalho. Até o mês de abril de 2007, os cursos funcionaram com a autorização do Conselho Estadual de Educação (CEE). A implantação desses cursos e, num futuro, de novos cursos de graduação e pós- graduação, em função das demandas sociais, trouxe e vai trazer importantes benefícios para o processo de desenvolvimento da educação e da cultura sandumonense, além de ser fator de transformação, crescimento social e progresso da cidade de Santos Dumont, M.G.. Deve-se destacar que também serão beneficiados os municípios que se localizam em seu entorno e sobre os quais o município exerce sua influência geográfica.

No presente momento encontra-se em funcionamento a Pós-Graduação em Supervisão, Orientação Educacional e Inspeção Escolar.

O programa de pesquisa e extensão encontra-se em processo de implantação, com a criação de uma coordenação própria para gerenciamento dos trabalhos, com regimento aprovado pelo CONSUP. Atualmente, encontra-se aberto edital para submissão de projetos de extensão; e já foram ministrados os cursos de extensão Educação Financeira e Consumo, para alunos do 3º ano de uma Escola Pública; A prática psicomotora em dificuldades de

(5)

Página 4 de 39 aprendizagem, atualização do Código Civil e o projeto Seja Dorense em parceria coma Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santos Dumont.

Em relação ao programa de iniciação científica a Coordenação de pós-graduação, pesquisa e extensão vêm articulando com a Direção Pedagógica a adequação do programa para pesquisa da Faculdade de Santos Dumont. Para tanto, está sendo implementada uma proposta de incentivo à pesquisa e a iniciação científica contemplando a participação do aluno nas seguintes modalidades: a) facultativa, com a oferta de bolsa; b) facultativa, sem a oferta de bolsa; e c) obrigatória, sem oferta de bolsa.

A divulgação da produção acadêmica é realizada por meio de Seminários, Semana da Administração e Ciências Contábeis, do Direito e da Pedagogia. Outro meio utilizado pela IES é a revista digital, a qual se encontra na 10ª edição e no momento está sendo reformulada para atender as normas vigentes da academia.

Nesse quinquênio (2014 - 2018) a FESJ – Fundação Educacional São José, instituição mantenedora, objetiva proceder a transformação das Faculdades isoladas em Faculdades unificadas, para ao final, consolidar esse processo através do reconhecimento de uma única instituição mantida, a Faculdade de Santos Dumont. Para tanto, os objetivos, as metas e as ações previstos no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, voltam- se para todos os quatro cursos atualmente mantidos pela FESJ.

1.4 Natureza jurídica e atos de legislação de funcionamento

A Fundação Educacional São José, entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Conforme art. 1º de seu Estatuto, é dotada de personalidade jurídica própria, autonomia econômico-financeira, administrativa e disciplinar, autorizada pela Lei Municipal nº 2.733, de 13 de fevereiro de 1995 e instituída pelo Decreto Municipal nº1.323, de 17 de março de 1995, cujo estatuto se encontra registrado no Cartório do 2º Ofício de Notas e Registro de Títulos e Documentos, sob PRTOCOLO nº A-02, às fls. 209 v., sob nº 5.355, REGISTRADO no livro A-07, às fls. 20/22, sob nº 1.023.

1.5 Missão Institucional

Transmissão e construção de conhecimentos, nos diversos campos do saber, que propiciem competências humanísticas, técnicas, críticas e reflexivas, colaborando para o desenvolvimento social, econômico e político de Santos Dumont e região.

(6)

1.6 Objetivos e Metas

Nesse quinquênio a FESJ – Fundação Educacional São José, instituição mantenedora, objetiva proceder a transformação das Faculdades isoladas em Faculdades unificadas, para ao final, consolidar esse processo através do reconhecimento de uma única instituição mantida, a Faculdade de Santos Dumont. Para tanto, os objetivos, as metas e as ações previstos nesse PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, voltam- se para todos os quatro cursos atualmente mantidos pela FESJ.

1.6.1 Objetivo geral

Promover, desenvolver e difundir a educação, a ciência e a cultura em prol da sociedade, integrando as diferentes áreas do conhecimento, na oferta de cursos de graduação e de pós-graduação, de resultados de pesquisas e de ações extencionistas.

1.6.2 Objetivos institucionais

A Faculdade de Santos Dumont tem como objetivos:

 Propiciar condições adequadas para a formação de profissionais, habilitando-os e qualificando-habilitando-os, de modo a torná-lhabilitando-os apthabilitando-os a inserirem-se no mercado de trabalho e participar, de forma efetiva e eficiente, no processo de desenvolvimento da sociedade.

 Promover o trabalho científico de pesquisa e investigação, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

 Prestar serviços especializados à comunidade, procurando construir uma relação efetiva e eficiente de reciprocidade.

 Promover a extensão, pela divulgação do conhecimento científico produzido.

 Assegurar condições adequadas ao cumprimento das normas legais quanto ao trabalho docente e discente.

 Contribuir para o desenvolvimento humanizador da sociedade.

 Estimular a produção cultural, o empreendedorismo, o desenvolvimento científico e tecnológico e o pensamento reflexivo.

(7)

Página 6 de 39

 Desenvolver o entendimento sobre o homem e o meio em que vive.

 Prever um processo permanente de reavaliação dos objetivos institucionalizados.

1.7 Aspectos indicadores de qualidade

Conceitos obtidos pela IES nas avaliações externas institucionais e de curso

Curso ENADE CC CPC Administração 3 (2012) 3 (2012) 3 (2012) Administração 3 (2009) 2 (2009) 3 (2012) Ciências Contábeis 3 (2009) SC 3 (2011) Direito 3 (2012) SC 4 (2011) Pedagogia 2 (2011) 3 (2008) 3 (2010)

Fonte: Dados coletados – INEP/MEC – 2015

IES CI

Faculdade de Ciências Gerenciais 3

Faculdade de Ciências Jurídicas 3

Instituto Superior de Educação 3

Fonte: Dados coletados – INEP/MEC – 2015

1.8 Justificativa

A autoaavaliação ora apresentada foi desenvolvida na Faculdade de Santos Dumont - FSD, que é mantida pela Fundação Educacional São José - FESJ. Refere-se ao período do ano de 2015 - relatório parcial 2016.

Em um contexto de gerenciamento de uma Instituição de Ensino Superior se faz necessária a implementação de um processo de Autoavaliação Institucional. Nesse sentido, o conhecimento que a avaliação produz deve ter uma finalidade clara e explícita de fornecer subsídio para o planejamento de ações destinadas à superação as dificuldades e o aprimoramento institucional. De acordo com Dias Sobrinho (1995, p. 55) a avaliação ultrapassa meramente a mensuração ou quantificação, mas se configura em um instrumento de compreensão de “significados das redes e relações cuja tessitura se constitui a Universidade”.

Ciente da importância da Autoavaliação Institucional como ferramenta de gestão estratégica, visando à melhoria contínua da qualidade da IES, a Faculdade de Santos Dumont, não meramente em atendimento a uma exigência legal, desenvolve a avaliação

(8)

interna e externa na perspectiva de reconstrução de um projeto pedagógico sustentado por princípios como a gestão democrática e a autonomia, visando consolidar a responsabilidade social e o compromisso científico-cultural da FSD. Seu resultado, além de subsidiar as ações internas e a reformulação do projeto de desenvolvimento da IES, formará a base para a implementação de políticas educacionais e de ações correspondentes no que se refere à regulação do sistema de educação superior e de adequação às normas legais.

A melhoria da qualidade e da relevância dos cursos e serviços oferecidos pela FSD à comunidade regional passa necessariamente pela identificação das potencialidades e das insuficiências vigentes na instituição, para que se possa trabalhar sobre base concreta da realidade institucional.

Enfim, o processo de autoavaliação na FSD possibilita à instituição consolidar uma cultura de consultas e respostas que muito auxilie na permanente renovação e difusão de sua missão e de suas finalidades acadêmicas e sociais.

1.9 Objetivos da Autoavaliação 1.9.1 Objetivo Geral

Avaliar a FSD como uma totalidade integrada que permite a autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e ao desenvolvimento institucional e regional.

1.9.2 Objetivos Específicos

 Produzir conhecimentos para compreender os significados do conjunto das atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social;

 Identificar as potencialidades e fragilidades;

 Identificar oportunidades de melhoria da qualidade nos processos administrativos e acadêmicos;

 Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;

 Enfatizar a importância da consciência pedagógica e da capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;

(9)

Página 8 de 39

 Conhecer a relevância científica e social de suas atividades e produtos;

 Fornecer subsídios para identificação das demandas para o ensino, pesquisa, extensão.

 Fornecer subsídios para a gestão administrativa da IES.

2. Metodologia

Para o desenvolvimento deste estudo, optou-se por uma abordagem quantitativa, onde o interesse está em fatos detectados e observáveis, assegurando-se a objetividade e credibilidade dos relatórios apresentados.

Primeiramente foi aplicado em junho de 2015 um questionário em paper, estruturado com a participação dos representantes do Corpo Docente, Discente, Administrativo e da Sociedade Civil. Em dezembro de 2015, foi estruturado um segundo questionário e inserido no Sistema Virtual Gennera com o objetivo da informatização do processo e obtenção dos dados. O sistema para resposta às perguntas do questionário ficou disponível para preenchimento do mês de dezembro de 2015 a janeiro de 2016. A análise quantitativa dos dados dos dois questionários resultou-se na elaboração do plano de ação apresentados no item “4”. A técnica utilizada para evidência das forças e fraquezas obtidas através da análise dos resultados, foi o confronto dos indicadores quantitativos dos atores envolvidos.

Essa escolha permitiu realizar a autoavaliação de 2015 da Faculdade de Santos Dumont - FSD, em acordo com as 10 dimensões previstas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, na consideração que a autoavaliação é um importante instrumento para a tomada de decisões, cujos resultados foram sintetizados nesse relatório que considerou análises, críticas e sugestões de todos os atores participantes.

Este relatório priorizou fazer uma análise das fragilidades apontadas na autoavaliação de 2015, as ações executadas em 2015 e as ações propostas para este ano, 2016 – novo ciclo de autoavaliação.

Assim, os resultados dessa autoavaliação, além de subsidiarem as ações internas e a reformulação do projeto de desenvolvimento da IES em estudo, formarão a base para a implementação de políticas educacionais e de ações correspondentes no que se refere à regulação do sistema de educação superior.

(10)

3. Desenvolvimento

Uma vez designada a CPA, com representantes de todos os segmentos conforme no art. 11 da Lei 10.861/2004, instalaram-se os trabalhos do processo de autoavaliação institucional, com vistas à identificação de suas fragilidades e potencialidades, nas dez dimensões previstas em lei, para subsidiar a tomada de decisões nas ações corretivas e nos processos de melhorias apoiados em informações qualificadas, buscando a ampliação da excelência de seus cursos de graduação.

A Avaliação Interna é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.

A Autoavaliação da FSD, tal como apresentada à comunidade acadêmica quando da sua concepção, através do seu Projeto inicial, está sendo desenvolvida em três etapas: sensibilização da comunidade acadêmica, implementação da autoavaliação e consolidação e divulgação de resultados. A sensibilização constitui em um processo contínuo, quem permeia todo o processo da avaliação, de modo a desenvolver e consolidar a cultura avaliativa nos diversos segmentos da FSD. A segunda etapa refere-se especificamente à definição e construção dos instrumentos de coleta de dados e ao período de coleta propriamente dito. Já a terceira e última etapa – consolidação e divulgação de resultados – fornece insumos para que a IES defina objetivos e metas, possibilitando a elaboração do Plano de Gestão que norteará as ações no âmbito da IES. Por sua vez, as ações decorrentes geram de modo cíclico e contínuo, uma nova avaliação.

Mais do que uma simples medida de desempenho quantitativo, a avaliação tem de ser entendida como um processo que requer a articulação de diferentes etapas e muitos procedimentos, como um processo formal e intencional, exigindo a definição prévia de critérios, normas e referências bem explícitas. (CARBONARI NETTO, 2009, p . 193 - 194).

Para tanto, o questionário aplicado aos docentes, discente e técnico-administrativos, que configura como um dos instrumentos de avaliação interna da CPA, foi estruturado, visando a atingir os pontos chaves do processo avaliativo, com mais objetividade e clareza.

Na Avaliação 2016 – ano referência 2015 – f o i aplicado um questionário estruturado nos cinco eixos e em sintonia com o PDI, de acordo com a nota técnica INEP/DAES/CONAES Nº 65, de 09 de outubro de 2014. A Avaliação começa na

(11)

Página 10 de 39 sensibilização da comunidade acadêmica quanto à importância de se avaliar e ao peso da sua participação no processo avaliativo que norteará as tomadas de decisão, para transformação da realidade institucional.

A Comissão Própria de Avaliação da FSD pauta-se em três pressupostos que, conforme CARBONARI NETTO (2009) favorecem a sustentabilidade do processo avaliativo. São eles a transparência, participação coletiva e o empoderamento. Esses fatores estão intrinsecamente relacionados à credibilidade, à co-responsabilidade e ao fortalecimento dos atores envolvidos no processo avaliativo, respectivamente, sobretudo dos avaliadores.

No estudo foi apresentada a caracterização da IES, com seu relatório de autoavaliação analisados a partir de cinco eixos que contemplam as dez dimensões do SINAES:

EIXO 1: Planejamento e Avaliação Institucional

D8 - Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da avaliação institucional.

EIXO 2: Desenvolvimento Institucional

D1 - A missão e o plano de desenvolvimento institucional.

D3 - A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à

Consolidação

- Relatório Consolidado -Balanço crítico - Divulgação dos resultados

Desenvolvimento:

- Ações (Plano de trabalho/ Cronograma/Divulgação

- Levanamento de dados e informações -Análise das Informações - relatórios

parciais.

Preparação

-Constituição da CPA -Elaboração do projeto/Revisão -Planejamento - Sensibilização

(12)

sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

EIXO 3: Políticas Acadêmicas

D2 - A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica.

D4 - A comunicação com a sociedade. D9 - Políticas de atendimento aos estudantes.

EIXO 4: Políticas de Gestão

D5 - As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

D6 - Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação da comunidade acadêmica nos processos decisórios.

D10 - Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da comunidade dos compromissos na oferta da educação superior.

EIXO 5: Infraestrutura Física

D7 - Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

4. Análise dos Dados e das Informações

As dez dimensões dos SINAES, representadas por perguntas específicas e objetivas, foram analisadas pelos diversos atores da IES: Corpo Discente, Corpo Docente e Corpo Técni co -Administrativo (Funcionários). Através do Planejamento das ações com base na análise das informações apresentadas, estabeleceu-se o diagnóstico ressaltando os avanços e os desafios a serem enfrentados.

4.1 Tabulação da Autoavaliação I (paper): 1º Semestre de 2015 Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional

DIMENSÃO 8: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

1 -É necessário que haja um sistema de avaliação das ações da

Faculdade de Santos Dumont (FSD)?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sim 96% 100% 100%

Não 4% 0% 0%

(13)

Página 12 de 39

2 - Há interesse em conhecer o resultado deste processo avaliativo?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 77% 100% 100% Quase sempre 13% 0% 0% Ás vezes 6% 0% 0% Nunca 2% 0% 0% Não se Aplica 2% 0% 0% Total 100,00% (321) 100,00% (34) 100,00% (18)

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional

DIMENSÃO 1: A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI)

3 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional da FSD?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sim 27% 100% 77%

Não 73% 0% 23%

Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

4 - Existe coerência entre as ações praticadas pela FSD e o proposto em sua missão?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 21% 7% 64% Quase sempre 29% 45% 27% Às vezes 43% 48% 0% Nunca 0% 0% 0% Não se Plica 7% 0% 9% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

5 -Existe uma formulação clara dos objetivos e finalidades da FSD?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 18% 32% 74% Quase sempre 43% 47% 25% Às vezes 32% 21% 1% Nunca 7% 0% 0% Não se Plica 0% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

6 - As ações praticadas pela FSD favorecem a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 14% 10% 28% Quase sempre 39% 21% 27% Às vezes 47% 69% 45% Nunca 0% 0% 0% Não se Plica 0% 0% 0% Total 100% (311) 100% (34) 100% (18)

DIMENSÃO 3: RESPONSABILIDADE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO

7 - Existem ações que favoreçam a inclusão e permanência de discentes em situação econômica desfavorecida na FSD?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 6% 30% 54% Quase sempre 30% 45% 46% Às vezes 47% 25% 0% Nunca 6% 0% 0% Não se Plica 11% 0% 0% Total 100% (318) 100% (34) 100% (18)

(14)

8 - A política institucional favorece a inclusão de pessoas portadoras de necessidades?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 36% 42% 54% Quase sempre 20% 32% 33% Às vezes 29% 26% 13% Nunca 4% 0% 0% Não se Plica 11% 0% 0% Total 100% (320) 100% (34) 100% (18)

9 - Existem ações que promovam e aderem campanhas solidárias?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 28% 55% 68% Quase sempre 28% 45% 32% Às vezes 41% 0% 0% Nunca 2% 0% 0% Não se Plica 1% 0% 0% Total 100% (319) 100% (34) 100% (18)

10 - Existem ações que desenvolvam projetos sociais e ambientais?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 19% 29% 42% Quase sempre 27% 38% 41% Às vezes 39% 33% 17% Nunca 7% 0% 0% Não se Plica 8% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

11 - Existem ações que desenvolvam projetos relativos à memória cultural, artística e do patrimônio cultural?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 24% 39% 43% Quase sempre 28% 34% 42% Às vezes 38% 27% 15% Nunca 0% 0% 0% Não se Plica 0% 0% 0% Total 100% (315) 100% (34) 100% (18)

Eixo 3: Políticas Acadêmicas

DIMENSÃO 2: POLÍTICAS PARA O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSAÕ

RESPONDERAM: O CORPO DOCENTE E DISCENTE

ENSINO

12 - O coordenador do curso está empenhado no desenvolvimento e na qualidade do curso?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 19% 86% Quase sempre 24% 14% Às vezes 40% 0% Nunca 6% 0% Não se Plica 11% 0% Total 100% (321) 100% (34)

13 - Encaminha soluções para os problemas surgidos no Curso?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 25% 89% Quase sempre 17% 11% Às vezes 37% 0% Nunca 8% 0% Não se Plica 13% 0% Total 100% (321) 100% (34)

(15)

Página 14 de 39

14 - O curso está correspondendo ás suas expectativas?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 41% 83% Quase sempre 36% 17% Às vezes 20% 0% Nunca 3% 0% Não se Plica 0% 0% Total 100% (321) 100% (34)

15 - Você conhece o Projeto Pedagógico do Curso?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

SIM 44% 88%

Não 56% 12%

Total 100% (316) 100% (34)

16 - O Projeto Pedagógico do Curso está sendo devidamente desenvolvido?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 29% 91% Quase sempre 19% 9% Às vezes 37% 0% Nunca 7% 0% Não se Plica 8% 0% Total 100% (313) 100% (34)

17 - O Curso oferece atividades de prática profissional ou acadêmica compatíveis com o

proposto no Projeto Pedagógico do Curso?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 27% 83% Quase sempre 21% 17% Às vezes 33% 0% Nunca 10% 0% Não se Plica 9% 0% Total 100% (317) 100% (34)

18 - Você conhece os membros do Colegiado do Curso?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

SIM 36% 84%

Não 64% 16%

Total 100% (314) 100% (34)

19 - Você conhece o conceito do Curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

SIM 44% 100%

Não 56% 0%

Total 100% (321) 100% (34)

20 - O professor apresenta o plano de ensino da disciplina no início do semestre?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 44% 90% Quase sempre 32% 5% Às vezes 22% 5% Nunca 1% 0% Não se Plica 1% 0% Total 100% (321) 100% (34)

21 - O professor domina o conteúdo e está atualizado?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 53% 95% Quase sempre 32% 5% Às vezes 14% 0% Nunca 1% 0% Não se Plica 0% 0% Total 100% (321) 100% (34)

(16)

22 - O professor é pontual em suas funções?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 58% 94% Quase sempre 34% 6% Às vezes 8% 0% Nunca 0% 0% Não se Plica 0% 0% Total 100% (321) 100% (34)

23 - O professor domina o conteúdo e está atualizado?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 53% 95% Quase sempre 32% 5% Às vezes 14% 0% Nunca 1% 0% Não se Plica 0% 0% Total 100% (321) 100% (34)

24 - A didática do professor contribui para a aprendizagem?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 36% 78% Quase sempre 45% 22% Às vezes 19% 0% Nunca 0% 0% Não se Plica 0% 0% Total 100% (321) 100% (34)

25 - Os recursos didáticos utilizados na disciplina são de boa qualidade?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 35% 74% Quase sempre 46% 26% Às vezes 16% 0% Nunca 2% 0% Não se Plica 1% 0% Total 100% (321) 100% (34) 26 - Há compatibilidade da avaliação da aprendizagem com o conteúdo trabalhado?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 42% 100% Quase sempre 41% 0% Às vezes 15% 0% Nunca 1% 0% Não se Plica 1% 0% Total 100% (319) 100% (34)

27 - Há diversidade de instrumentos de avaliação (provas, trabalhos, etc.)?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 51% 87% Quase sempre 34% 13% Às vezes 13% 0% Nunca 1% 0% Não se Plica 1% 0% Total 100% (316) 100% (34)

28 - Como você avalia o acesso, o contato, a disponibilidade e o acompanhamento do professor orientador da monografia ou trabalho

de conclusão de curso?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Ótimo 32% 89% Regular 21% 11% Ruim 4% 0% Péssimo 2% 0% Sem condições de responder 41% 0% Total 100% (317) 100% (34)

(17)

Página 16 de 39

PESQUISA E EXTENSÃO

29 - Existem ações para estimular o desenvolvimento de projetos de iniciação

científica?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 7% 0% Quase sempre 23% 10% Às vezes 40% 90% Nunca 12% 0% Não se Plica 18% 0% Total 100% (303) 100% (34)

30 - Há projetos de parcerias com a comunidade conforme as demandas regionais?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 8% 0% Quase sempre 17% 8% Às vezes 53% 92% Nunca 10% 0% Não se Plica 12% 0% Total 100% (311) 100% (34)

31 - Há ações para apoiar os discentes na participação de eventos científicos?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE

Sempre 7% 8% Quase sempre 19% 26% Às vezes 50% 66% Nunca 11% 0% Não se Plica 13% 0% Total 100% (321) 100% (34)

DIMENSÃO 4: COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE

32 - A comunidade externa tem conhecimento das atividades desenvolvidas pela FSD?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 13% 29% 45% Quase sempre 31% 58% 55% Às vezes 46% 13% 0% Nunca 5% 0% 0% Não se Plica 5% 0% 0% Total 100% (318) 100% (34) 100% (18)

33 - Os meios de comunicação locais (jornal, rádio, etc) incluem aspectos que dizem respeito às atividades da FSD?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 11% 21% 80% Quase sempre 30% 69% 20% Às vezes 35% 10% 0% Nunca 12% 0% 0% Não se Plica 12% 0% 0% Total 100% (320) 100% (34) 100% (18)

34 - A ouvidoria funciona segundo a demanda da Instituição, dispondo de pessoal e infraestrutura adequada?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 28% 26% 62% Quase sempre 29% 74% 38% Às vezes 24% 0% 0% Nunca 8% 0% 0% Não se Plica 11% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

(18)

DIMENSÃO 9: POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES

35 - Há ações de ambientação para os calouros?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 27% 24% 36% Quase sempre 30% 34% 41% Às vezes 26% 42% 23% Nunca 8% 0% 0% Não se Plica 9% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

36 - Há oferta de disciplinas de nivelamento?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 21% 32% 41% Quase sempre 27% 36% 44% Às vezes 34% 32% 15% Nunca 12% 0% 0% Não se Plica 6% 0% 0% Total 100% (315) 100% (34) 100% (18)

37 - Existe programa de monitoria?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 9% 0% 0% Quase sempre 23% 0% 0% Às vezes 49% 80% 90% Nunca 13% 0% 0% Não se Plica 11% 20% 10% Total 100% (312) 100% (34) 100% (18)

38 - Os discentes têm atendimento psicopedagógico?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 16% 5% 12% Quase sempre 18% 13% 16% Às vezes 39% 54% 71% Nunca 12% 0% 0% Não se Plica 15% 28% 1% Total 100% (319) 100% (34) 100% (18)

39 - O programa de estágio funciona adequadamente?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 31% 39% 84% Quase sempre 37% 58% 16% Às vezes 27% 3% 0% Nunca 3% 0% 0% Não se Plica 4% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

Eixo 4: Políticas de Gestão

DIMENSÃO 6: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO

40 - Você conhece os procedimentos administrativos da FSD?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sim 74% 100% 100%

Não 26% 0% 0%

Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

41 - As informações sobre os procedimentos administrativos são de simples localização?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 31% 88% 100% Quase sempre 33% 12% 0% Às vezes 25% 0% 0% Nunca 5% 0% 0% Não se Plica 6% 0% 0% Total 100% (318) 100% (34) 100% (18)

(19)

Página 18 de 39

42 - As informações sobre os procedimentos administrativos estão organizados em forma de manual?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 21% 16% 61% Quase sempre 27% 19% 37% Às vezes 30% 55% 2% Nunca 11% 5% 0% Não se Plica 11% 5% 0% Total 100% (320) 100% (34) 100% (18)

DIMENSÃO 10: SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA 43 - Há compatibilidade entre cursos oferecidos e os recursos

disponíveis?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 35% 98% 95% Quase sempre 31% 2% 5% Às vezes 21% 0% 0% Nunca 6% 0% 0% Não se Plica 7% 0% 0% Total 100% (301) 100% (34) 100% (18)

44 - Fundação de apoio contribui, satisfatoriamente, para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Sempre 35% 37% 44% Quase sempre 29% 41% 46% Às vezes 24% 22% 10% Nunca 7% 0% 0% Não se Plica 5% 0% 0% Total 100% (317) 100% (34) 100% (18)

Eixo 5: Infraestrutura Física

DIMENSÃO 7: INFRAESTRUTURA FÍSICA EM RELAÇÃO AO AMBIENTE FÍSICO E RECURSOS

45 - Como você avalia os recursos computacionais (laboratórios, equipamentos)?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 19% 86% 95% Regular 57% 14% 5% Ruim 17% 0% 0% Péssimo 0% 0% 0% Sem condições de responder 5% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

46 - Como você avalia o conjunto das instalações de sua sala de aula (conforto das cadeiras, qualidade da lousa, pincéis, projetor,

computador, ventiladores, claridade, ventilação, espaço, etc.)?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 29% 90% 94% Regular 64% 10% 6% Ruim 2% 0% 0% Péssimo 0% 0% 0% Sem condições de responder 5% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

47 - Como você avalia o site e as informações divulgadas no mesmo?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 43% 73% 81% Regular 44% 27% 0% Ruim 13% 0% 0% Péssimo 0% 0% 0% Sem condições de responder 0% 0% 19% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

(20)

EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DA BIBLIOTECA 48 - Tamanho do espaço físico.

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 44% 74% 88% Regular 47% 26% 12% Ruim 1% 0% 0% Péssimo 0% 0% 0% Sem condições de responder 8% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

49 - Qualidade do acervo em sua área de interesse.

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 36% 44% 35% Regular 47% 56% 30% Ruim 7% 0% 0% Péssimo 1% 0% 0% Sem condições de responder 10% 0% 35% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18) 50 - Ao silêncio

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 44% 48% 61% Regular 40% 36% 7% Ruim 10% 0% 0% Péssimo 4% 0% 0% Sem condições de responder 2% 16% 32% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18) 51 - Higiene do ambiente

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 70% 94% 100% Regular 25% 0% 0% Ruim 3% 0% 0% Péssimo 0% 0% 0% Sem condições de responder 2% 6% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

52 - Iluminação e instalações elétricas

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 58% 88% 94% Regular 37% 12% 0% Ruim 3% 0% 0% Péssimo 0% 0% 0% Sem condições de responder 2% 0% 6% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

53 - Qualidade dos móveis.

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 49% 87% 97% Regular 47% 13% 3% Ruim 2% 0% 0% Péssimo 0% 0% 0% Sem condições de responder 2% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

54 - Como você avalia o atendimento da Biblioteca?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 61% 100% 86% Regular 29% 0% 0% Ruim 1% 0% 0% Péssimo 1% 0% 0% Sem condições de responder 8% 0% 14% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

(21)

Página 20 de 39

EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DA SECRETARIA 55 - Como você avalia o atendimento a secretaria?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 60% 100% 100% Regular 35% 0% 0% Ruim 0% 0% 0% Péssimo 0% 0% 0% Sem condições de responder 5% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

56 - Como você avalia a eficiência da secretaria?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 62% 100% 100% Regular 36% 0% 0% Ruim 1% 0% 0% Péssimo 1% 0% 0% Sem condições de responder 0% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DA TESOURARIA 57 - Como você avalia o atendimento da Tesouraria?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 59% 100% 100% Regular 34% 0% 0% Ruim 3% 0% 0% Péssimo 1% 0% 0% Sem condições de responder 3% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

58 - Como você avalia a eficiência da tesouraria?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 55% 100% 100% Regular 37% 0% 0% Ruim 3% 0% 0% Péssimo 1% 0% 0% Sem condições de responder 4% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO PREDIAL 59 - Como você avalia o atendimento da cantina?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 62% 75% 50% Regular 35% 5% 10% Ruim 1% 0% 0% Péssimo 0% 0% 0% Sem condições de responder 2% 20% 40% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

60 - Como você avalia a eficiência da limpeza?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 75% 100% 100% Regular 25% 0% 0% Ruim 0% 0% 0% Péssimo 0% 0% 0% Sem condições de responder 0% 0% 0% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

(22)

61 - Como você avalia o atendimento da xerox?

ALTERNATIVA DISCENTE DOCENTE FUNCIONÁRIOS

Ótimo 54% 66% 36% Regular 41% 20% 0% Ruim 4% 0% 0% Péssimo 0% 0% 0% Sem condições de responder 1% 14% 64% Total 100% (321) 100% (34) 100% (18)

5. Ações - com base na análise - previstas e realizadas no 2º semestre 2015 e propostas para 2016

A IES preocupa-se em utilizar os resultados obtidos nas avaliações externas (de curso, IES, desempenho dos estudantes) como instrumentos de Gestão e composição do Plano de Melhorias da FSD. Assim, segue abaixo o levantamento de pontos a serem desenvolvidos e potencialidades verificadas in loco, além das ações realizadas no 2º semestre de 2015, pela IES, para saneamento das fragilidades apontadas. Cabe ressaltar que as ações realizadas, aqui destacadas, foram efetivadas tendo em vista os relatórios de Autoavaliação Institucional de 2014 e Autoavaliação dos Cursos da IES, realizado semestralmente pela Equipe da CPA - Comissão Própria de Avaliação - em parceria com as Coordenações dos Cursos e, também, com apoio das Diretorias da IES.

(23)

Página 22 de 39

DADOS DO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DE 2015 E AÇÕES PROPOSTAS PARA 2016

DIMENSÕES SINAES FRAGILIDADES

IDENTIFICADAS EM 2015 (1º SEMESTRE)

POTENCIALIDADES AÇÕES REALIZADAS EM

2015 (2º SEMESTRE)

AÇÕES PROPOSTAS PARA 2016

1 - A MISSÃO E O PDI Número significativo de

respostas pelos discentes de que não conhecem a Missão, o PPC e PDI da IES.

A Instituição realiza

atividades além das previstas no PDI e PPC's dos diversos Cursos. Precisa - através de uma comunicação eficaz, divulgá-las.

Foram colocados banners com a missão da IES em todas as Unidades em locais estratégicos.

Houve o fortalecimento

do Núcleo Docente Estruturante (NDE), atuando, entre outros, na disseminação, entre os demais estudantes, das informações institucionais, como PDI e Missão da IES. Reformulação do site com as informações atualizadas sobre a IES.

Criação de manuais - pela Diretoria Acadêmica e Administrativa - com todas as

informações para o corpo Docente e Discente.

Criar o espaço na Biblioteca: Sua

Instituição em destaque (com todos os documentos Institucionais: relatórios CPA, Manuais do corpo

Docente/Discente/Funcionários, PPC dos Cursos e PDI da IES).

Utilizar textos integrantes do PDI para discussão na Disciplina Leitura e Interpretação de Textos / Português.

2 - A POLÍTICA PARA O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO

Necessidade de implementar um cronograma para realização das atividades extra-classe (visitas técnicas, jornadas, seminários).

Necessidade de implementar o programa de iniciação científica proposto no PDI.

Destaca-se a articulação entre ensino e extensão.

As políticas de extensão estão implantadas e consolidadas. As metodologias de ensino valorizam bastante a articulação entre teoria e prática e,

nesse ponto, fica clara a existência de uma ponte entre as atividades de ensino e extensão.

A política de ensino está orientada de acordo com o PDI. Foram apresentados vários documentos sobre visitas técnicas, seminários, palestras e projetos sociais, com envolvimentos de alunos, professores e comunidade externa.

Fortalecimento do Programa de

capacitação para professores

orientadores do Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso – NTCC.

Revitalizar a política de

benefícios/incentivos aos docentes que publicam textos científicos em revistas Qualis/Capes.

Revitalizar a política de

benefícios/incentivos aos discentes que participam do programa de iniciação científica.

(24)

3- RESPONSABILIDADE

SOCIAL DA IES Discentes conhecem pouco sobre os convênios e parcerias da IES.

Número significativo do corpo de Discentes

reconhecem que deveriam ter uma maior participação nos Projetos Sociais da IES.

A IES mantém convênio para atividades de Extensão com o município de Santos Dumont.

A IES possui adesão ao FIES, para todos os seus cursos. A Instituição mantém

programas próprios de bolsas ao estudante em situação econômica menos favorecida.

Convênio com a Polícia

Militar, Prefeitura Municipal e Militar do Exército.

A IES – com a participação do Núcleo de Prática Jurídica e seus acadêmicos da área de Direito – atende nas diversas especialidades a comunidade local em situação econômica menos favorecida.

Maior utilização dos meios de comunicação que a IES dispõe para divulgação das ações de Responsabilidade Social. Manutenção da Política de oferta de bolsas de estudos. Ampliação dos

atendimentos no Núcleo de Prática Jurídica – NPJ,

com atendimento gratuito À população de baixa renda.

a população de baixa renda.

Lançamento do Edital da Coordenação de Extensão para os diversos Cursos da IES.

Da Coordenação de Extensão para os diversos cursos da IES.

Otimizar a política de comunicação através de uma melhor divulgação no site da FSD, em salas de aula, nos murais e informativos internos.

Ampliar os eventos de atendimento à comunidade carente, através da

potencialização de atividades

complementares e interdisciplinares dos cursos da IES.

Participar ativamente nos eventos sociais de apoio as comunidades carentes – como

parceiros – promovidos por outras

Instituições: Exércitos, Polícia Militar,

(25)

Página 24 de 39 4 - A COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE 5 - POLÍTICAS DE PESSOAL, DE CARREIRA DO CORPO DOCENTE E CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Grande parte do corpo discente evidenciou a necessidade da melhoria na comunicação interna (quadros, jornal, mural de salas etc) e comunicação externa (rádios, jornais locais, outdoor etc).

Um número significativo de participantes do corpo docente, funcionários e do corpo discente evidenciou a necessidade de melhorias no sistema de internet e ouvidoria da IES - para melhoria da imagem interna e externa.

Sem ocorrências.

A IES tem disponibilidade para o diálogo e a busca de soluções para atender as reclamações e sugestões advindas da comunidade acadêmica e Sociedade em geral.

O Plano de Cargo, Carreira e Salário dos docentes está protocolado no DRT-MG com número 462450038042010 e do corpo administrativo com número 2450038042010. Foram bem avaliados pelos docentes e corpo técnico-administrativo, a qualidade e o comprometimento da

Presidência, Direção Executiva e Direção Pedagógica. A IES dispõe de Programas de Incentivo à qualificação docente e do pessoal técnico-administrativo, conforme PDI.

Reestruturação do Site da IES.

Ampliação dos links de acesso à internet nas unidades, melhorando assim o acesso à internet no laboratório de Informática, biblioteca e setores de atendimento ao estudante. Reestruturação da ouvidoria. As políticas de carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, aperfeiçoamento, desenvolvimento

profissional e as condições de trabalho praticadas pela IES estão coerentes com o PDI.

Reestruturação da Ouvidoria da IES implementando as Urnas físicas e criação das Urnas digitais. – Modernização da Ouvidoria. Sistematizar a publicação semanal de notícias enviadas pelos Coordenadores dos Cursos - no site, Jornal externo: do Povo e Mensagem.

Continuidade nas atividades de

reestruturação, implementação e divulgação dos Planos de Cargos e Salários Docente e Técnico-administrativos.

Continuidade dos Programas de

Desenvolvimento Docente, Coordenadores e de Gestores de IES.

(26)

6 - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA

INSTITUIÇÃO

Pouco conhecimento Sobre a Estrutura

Organizacional da IES - pelo corpo Discente. Os Docentes Avaliaram a necessidade de melhorias na reserva dos equipamentos audiovisuais: aspectos de organização e aspectos quantitativos.

Maior parte dos discentes

considera regular ou satisfatória a atuação do Coordenador de seu curso.

Os discentes que conhecem o trabalho das coordenações às consideraram de bom a ótimo. O clima de trabalho na IES foi avaliado como ótimo.

Houve reengenharia dos processos Institucionais nos diversos setores da IES: Secretaria, POPEX, etc. Readequação do

Organograma da IES de modo a otimizar as atividades. Apresentação do Organograma para o NDE – Núcleo Docente

Estruturante, Coordenadores e Funcionários.

A unificação das IES mantidas pela Fundação Educacional São José (mantenedora).

Tornar obrigatória a discussão do Manual do Acadêmico para todos os calouros no início do período. Disponibilizá-lo também no Site da IES.

Plano de ação para atendimento às reivindicações apresentadas nos

questionários da CPA e Avaliação Interna de Cursos – discussão das prioridades. Aquisição sistemática de novos

equipamentos, em função da demanda da IES.

7- INFRAESTRUTURA

FÍSICA Algumas considerações significativas sobre a quantidade/qualidade do acervo da biblioteca, sobre iluminação e ventilação dos espaços, sobre o

atendimento na Cantina, sobre o serviço terceirizado de reprodução. Todos esses itens foram de avaliação do corpo Discente e alguns itens foram de avaliação do corpo docente.

As avaliações Renovação de Reconhecimento - de todos os Cursos da IES - tem confirmado uma nota satisfatória para a dimensão Infraestrutura. Readequação do espaço da Secretaria Acadêmica, incluindo atendimento. Instalação de elevador na IES. Ampliação do acervo da biblioteca. Instalação do sistema gerenciador INFOISIS na biblioteca. Instalação de computador com o software DOSVOX para pessoa com deficiência visual. Instalação em

Todos os setores da IES com cobertura do sistema wireless.

Reparo de piso e pintura

Ampliação do acervo da biblioteca.

Elaboração, aprovação e implementação de projeto para remodelação do Auditório. Aquisição de licença de softwares da Microsoft.

(27)

Página 26 de 39

em algumas salas de aula; sala de professores; Direção Pedagógica. 8 - PLANEJAMENTO E

AVALIAÇÃO Parte dos estudantes tem pouco conhecimento sobre a CPA e a divulgação dos seus resultados.

A maioria dos estudantes diz conhecer o trabalho da CPA e considera bom a ótimo, assim como a

divulgação dos resultados. Foi feita uma grande

sensibilização com o

Corpo Docente, Discente e

Funcionários.

Questionários de

autoavaliação aplicados aos Docentes, discentes e técnicos-administrativos foram atualizados.

Introduzir o tema “Avaliação” em todos os eventos da Faculdade.

Participação de membros da CPA em todas as reuniões de NDE, CONSUP e CONSEC, para enfatizar a importância da autoavaliação

institucional e apresentar algum dado

novo à comunidade acadêmica.

Reformulação do questionário da CPA - conforme novo instrumento do MEC - e da Avaliação interna de Cursos e, também, da seleção da amostra dos representantes

do corpo docente, discentes e

funcionários, para feedback. 9 - POLÍTICAS DE

ATENDIMENTO AOS DISCENTES

Parte dos Discentes tem pouco conhecimento sobre a política de atendimento dos Egressos e a política de inserção no Mercado de Trabalho - estágios. A IES vêm - de forma sistemática – implementando a política de atendimento ao acadêmico, através de capacitações e contratações de novos funcionários. Formulação/aprovação da Política de Atendimento aos Egressos.

Criação de um link no site da IES para cadastro e acompanhamento do crescimento profissional do ex-aluno, entre outros. Acompanhamento Pedagógico, por meio do Núcleo de Apoio

psicopedagógico – NAP. Oferecimento de bolsas de estudo da própria IES, denominado de Bolsas Fundação e Bolsa de Pontualidade.

Participação da IES no programa de

Implementação da política do programa de iniciação científica com Monitoria que pode ser voluntária ou contemplada a possibilidade de bolsas de estudo.

Implantação do projeto ambientação de calouros.

Fortalecimento de convênios com o setor público e privado para realização de estágios.

(28)

financiamento Estudantil – FIES.

10- SUSTENTABILIDADE

FINANCEIRA Uma parcela significativa dos estudantes desconhece os investimentos realizados pela IES em melhorias na

estrutura física

manutenção - e acadêmica

- recursos para a

Biblioteca.

A IES possui capacidade

orçamentária para atender as ações previstas no PDI, para investimentos em infraestrutura física, equipamentos, laboratórios e biblioteca. Implementação de um planejamento estratégico para nortear as ações financeiras da IES. Reestruturação dos processos da Diretoria Administrativa em relação ao controle dos custos, setor de compras, controle orçamentário e folha de pagamento.

Continuidade no Planejamento Estratégico financeiro.

(29)

Página 28 de 39

6. Tabulação da Autoavaliação II (Sistema Virtual Gennera): 2º Semestre de 2015

Para atender à limitação do espaço de armazenamento no Sistema Virtual Gennera, os questionários I de cada segmento acadêmico (corpo docente, discente e técnico-administrativo) foram totalmente reformulados. Esta reestruturação permitiu enxugar o número de questões, adequando-as de acordo com a demanda apontada na autoavaliação I.

Este norteamento agilizou o processo de sondagem e corroborou para que a comunidade acadêmica pudesse responder com tranquilidade ao questionário on-line. A seguir apresentamos a tabulação de cada segmento acadêmico separadamente, visto que as perguntas foram elaboradas distintamente para cada um dos mesmos, e sem citar as dimensões, mas atendendo aos cinco eixos que comtemplam as dez dimensões do SINAES.

6.1 Autoavaliação II (Sistema Gennera: on-line) do Corpo Discente – 2º semestre de 2015

1 - O curso atende aquilo que você esperava, quando ingressou na FSD?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 0,31% 0% 0% 0,76% 2 – Raramente/Regular 2,20% 0% 4,24% 0% 3 – Às vezes/Médio 10,70% 8,57% 10,17% 12,21% 4 – Quase Sempre/Bom 49,22% 35,71% 54,24% 51,91% 5 – Sempre/Excelente 37,57% 55,71% 31,36% 35,11% Total 100% (319) 100% 100% (70) 100% (118) 100% (131)

2 - Os serviços da biblioteca permitem atendimento adequado às suas necessidades?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 1,55% 1,45% 0,84% 2,24% 2 – Raramente/Regular 3,72% 0% 3,36% 5,22% 3 – Às vezes/Médio 16,15% 15,94% 15,13% 17,16% 4 – Quase Sempre/Bom 39,75% 26,09% 47,06% 40,30% 5 – Sempre/Excelente 38,83% 56,52% 33,61% 35,07% Total 100% (322) 100% 100% (69) 100% (119) 100% (134)

3 - Os laboratórios específicos utilizados no curso atendem às necessidades pedagógicas das disciplinas?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 3,13% 5,80% 0% 4,55% 2 – Raramente/Regular 7,21% 7,25% 8,47% 6,06% 3 – Às vezes/Médio 23,51% 11,59% 27,97% 25,76% 4 – Quase Sempre/Bom 40,12% 30,43% 45,76% 40,15% 5 – Sempre/Excelente 26,03% 44,93% 17,80% 23,48% Total 100% (319) 100% 100% (69) 100% (118) 100% (132)

4 - O coordenador do curso é presente, ativo e conduz as relações com os alunos?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 5,92% 0% 9,17% 4,48% 2 – Raramente/Regular 10,90% 0% 20,83% 7,46% 3 – Às vezes/Médio 21,80% 2,90% 31,67% 22,39% 4 – Quase Sempre/Bom 23,99% 8,70% 30,83% 25,37% 5 – Sempre/Excelente 37,39% 88,41% 7,50% 40,30% Total 100% (321) 100% 100% (69) 100% (120) 100% (134)

(30)

5 - Minha participação nas aulas é boa e interessada?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 1,88% 0% 0,85% 0,76% 2 – Raramente/Regular 0,63% 0% 1,71% 0% 3 – Às vezes/Médio 6,92% 5,80% 7,69% 6,82% 4 – Quase Sempre/Bom 42,14% 27,54% 47,86% 44,70% 5 – Sempre/Excelente 48,43% 66,67% 41,88% 47,73% Total 100% (318) 100% 100% (69) 100% (117) 100% (132)

6 - Que nota você daria ao atendimento prestado pela secretaria acadêmica?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 0,93% 0% 0% 1,52% 2 – Raramente/Regular 1,25% 1,45% 1,69% 0,76% 3 – Às vezes/Médio 3,11% 1,45% 5,08% 2,27% 4 – Quase Sempre/Bom 27,42% 14,49% 33,90% 28,79% 5 – Sempre/Excelente 67,29% 82,61% 59,32% 66,67% Total 100% (321) 100% 100% (69) 100% (118) 100% (132)

7- Os professores indicam textos condizentes com os conteúdos das disciplinas?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 0,62% 0% 0,620%% 0% 1,50% 2 – Raramente/Regular 0,62% 0% 0,624% 1,71% 0% 3 – Às vezes/Médio 9,37% 4,28% 13,68% 8,27% 4 – Quase Sempre/Bom 39,06% 32,86% 40,17% 41,35% 5 – Sempre/Excelente 50,33% 62,86% 44,44% 48,87% Total 100% (320) 100% 100% (70) 100% (117) 100% (133)

8 - Frequento a biblioteca com regularidade, para estudar/ler sobre assuntos relacionados às disciplinas?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 1,23% 0% 1,232,90%% 0,85% 2,24% 2 – Raramente/Regular 6,19% 2,90% 6,19% 5,98% 8,21% 3 – Às vezes/Médio 29,10% 27,54% 33,33% 26,87% 4 – Quase Sempre/Bom 37,15% 30,43% 38,46% 40,30% 5 – Sempre/Excelente 26,33% 39,13% 21,37% 22,39% Total 100% (320) 100% 100% (69) 100% (117) 100% (134)

9 - Os professores demonstram possuir domínio do conteúdo ministrado?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 0,62% 0% 0,62%)5 0,83% 0,75% 2 – Raramente/Regular 0,62% 0% 0,83% 0,75% 3 – Às vezes/Médio 7,52% 5,8% 6,61% 9,02% 4 – Quase Sempre/Bom 36,05% 28,99% 35,54% 39,10% 5 – Sempre/Excelente 55,19% 65,22% 56,20% 50,38% Total 100% (323) 100% 100% (70) 100% (121) 100% (133)

10 - Os conteúdos das disciplinas são coerentes e mantém uma atualização adequada ao mercado de trabalho?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 0,62% 0% 0,85% 0,76% 2 – Raramente/Regular 0,93% 1,43% 0,85% 0,76% 3 – Às vezes/Médio 7,52% 5,71% 8,47% 7,63% 4 – Quase Sempre/Bom 41,69% 31,43% 50,00% 39,69% 5 – Sempre/Excelente 49,55% 61,43% 39,83% 51,15% Total 100% (319) 100% 100% (70) 100% (118) 100% (131)

(31)

Página 30 de 39

11 - O curso desenvolve ações (estágios, convênios, projetos, etc.) que contribuem para promoção da cidadania e responsabilidade social?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 1,56% 0% 2,54% 1,50% 2 – Raramente/Regular 4,06% 0% 8,47% 2,26% 3 – Às vezes/Médio 17,18% 14,49% 20,34% 15,79% 4 – Quase Sempre/Bom 38,75% 20,29% 45,76% 42,11% 5 – Sempre/Excelente 38,45% 65,22% 22.88% 38,55% Total 100% (320) 100% 100% (69) 100% (118) 100% (133)

12 - Os professores tornam as aulas atraentes e dinâmicas?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 0,31% 0% 0% 0,76% 2 – Raramente/Regular 4,04% 0% 5,93% 4,55% 3 – Às vezes/Médio 17,81% 17,14% 22,03% 17,42% 4 – Quase Sempre/Bom 48,12% 44,29% 46,61% 51,52% 5 – Sempre/Excelente 20,72% 38,57% 25,42% 25,76% Total 100% (320) 100% 100% (70) 100% (118) 100% (132)

13 - Você busca no site www.fsd.edu.br as informações que precisa?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 9,03% 2,82% 10,26% 11,28% 2 – Raramente/Regular 16,51% 15,49% 20,51% 13,53% 3 – Às vezes/Médio 27,41% 25,35% 31,62% 24,81% 4 – Quase Sempre/Bom 26,79% 28,17% 21,37% 30,88% 5 – Sempre/Excelente 20,26% 28,17% 16,24% 19,55% Total 100% (321) 100% 100% (71) 100% (117) 100% (133)

14 - Você conhece a política de bolsa de estudos da FESJ?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 25,77% 21,43% 27,50% 26,52% 2 – Raramente/Regular 14,90% 10,00% 18,33% 14,39% 3 – Às vezes/Médio 14,59% 14,29% 13,33% 15,91% 4 – Quase Sempre/Bom 24,53% 27,14% 20,83% 26,52% 5 – Sempre/Excelente 20,21% 27,14% 20,00% 16,67% Total 100% (322) 100% 100% (70) 100% (120) 100% (132)

15 - Você participa dos eventos (palestras, seminários, minicursos, etc.) promovidos pelos cursos?

ALTERNATIVA DISCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 0,31% 0% 0% 0,76% 2 – Raramente/Regular 2,18% 0% 4,17% 1,53% 3 – Às vezes/Médio 8,75% 1,45% 12,50% 9,16% 4 – Quase Sempre/Bom 21,87% 26,09% 43,33% 39,69% 5 – Sempre/Excelente 66,89% 72,46% 40,00% 48,55% Total 100% (320) 100% 100% (69) 100% (120) 100% (131)

6.2 Autoavaliação II (Sistema Gennera: on-line) do Corpo Docente – 2º semestre de 2015

1 - Os serviços da secretaria acadêmica atendem adequadamente a demanda (atestados médicos de alunos, trancamento de matrícula, desistências, solicitação de dispensa e outros) de sua disciplina?

ALTERNATIVA DOCENTE PEDAGOGIA ADM/CC DIREITO

1 – Nunca/Insuficiente 0% 0% 0% 0% 2 – Raramente/Regular 0% 0% 0% 0% 3 – Às vezes/Médio 0% 0% 0% 0% 4 – Quase Sempre/Bom 13,04% 15,38% 12,50% 11,76 5 – Sempre/Excelente 86,96% 84,62% 87,50% 88,24% Total 100% (46) 100% 100% (13) 100% (118) 100% (17)

Referências

Documentos relacionados

Aos sete dias do mês de janeiro do ano 2002, o Perito Dr. OSCAR LUIZ DE LIMA E CIRNE NETO, designado pelo MM Juiz de Direito da x.ª Vara Cível da Comarca do São Gonçalo, para proceder

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores