UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL

Texto

(1)

4° ENCONTRO JESUS, ENVIADO DO PAI 4° ENCONTRO JESUS, ENVIADO DO PAI 4° ENCONTRO JESUS, ENVIADO DO PAI

(Ilustração 4-K)

PREPARAÇÃO DO ENCONTRO PELO(A) CATEQUISTA

Objetivo do encontro: Reconhecer Jesus como enviado do Pai.

Preparação do ambiente:

Ÿ

material para o encontro: círio pascal, velas para cada participante, ambão com Bíblia, flores naturais, uma cruz, jarra com água, bacia, toalha, óleo, algodão, vestes brancas, se possível, e gravação das músicas sugeridas (CD ou link de acesso).

Ÿ

ambientação: Todos os participantes devem estar em círculo. No centro, em destaque, círio aceso, ambão com Bíblia, flores, cruz, velas, jarra com água, bacia, toalha, óleo, algodão, vestes brancas.

Ÿ

Pôr fundo musical com a música do cancioneiro popular sugerido abaixo.

ACOLHIDA

Amado irmão e irmã em Jesus Cristo! No encontro anterior refletimos Pecado – infidelidade ao amor de Deus. Reconhecemos que o pecado fere a natureza do ser humano, ofende a solidariedade humana e nos afasta do amor de Deus. RECORDAR Durante a semana que passou, como foi a acolhida a nossos irmãos revelando a misericórdia de Deus? (pausa)

DINÂMICA: a) Pôr fundo musical; b) catequistas, munidos de uma jarra com água, molham as mãos dos participantes (simpatizantes), derramando o excesso na bacia, e enxugando com a toalha, para introduzir o tema:

batismo de Jesus; c) catequistas, munidos de óleo aromatizado, pedem aos participantes (simpatizantes) para untarem o polegar direito e fazerem o sinal da cruz na própria testa; d) limpar num algodão ou papel o dedo untado.

ORAÇÃO INICIAL

No encontro de hoje, vamos refletir o tema Jesus, enviado do Pai. Ao ser batizado, o Senhor é ungido com o Espírito, proclamado Filho amado de Deus e assume publicamente a missão evangelizadora (pausa) Este encontro nos ajude a realizar em tudo a vontade do Pai, a fim de o honrarmos como seus filhos e filhas amados, em nome do Pai...

11

1

(2)

LECTIO DIVINA LEITURA (escuta)

CÍRIO PASCAL ACESO. FAZER A LEITURA NO AMBÃO. PROCLAMAR UMA, DUAS OU TRÊS LEITURAS, CONFORME NÍVEL DA TURMA.

Preparemo-nos para acolher a Palavra de Deus refletindo o sentido do versículo:

Tu és o meu Filho amado; em ti, eu me agrado. (Mc 1,11b).

Vamos ler e meditar as passagens bíblicas:

Ÿ

Leitura: Isaías 42,1-7 (Cântico do Servo do Senhor)

Ÿ

Salmo 29(28) (A grandiosa voz de Deus)

Ÿ

Evangelho: Marcos 1,9-11 (Batismo-Investidura de Jesus) MEDITAÇÃO

PISTAS PARA REFLEXÃO DO(A) CATEQUISTA

REFLETIR APENAS AS LEITURAS FEITAS NESTE ENCONTRO.

Ÿ

O que dizem os textos para mim? para nós?

Deus nunca deixou de comunicar ao ser humano a salvação e de lhe mostrar sinais de seu amor, pois, mesmo que o ser humano esqueça ou rejeite a Deus, este, de sua parte, não interrompe o chamado a todo ser humano, para que tenha vida e encontre a verdadeira felicidade. Na leitura observamos que a grande inovação de Javé é a preparação do servo, missionário escolhido.

Graças ao Espírito de Javé, o servo recebe a missão de promover o surgimento de uma sociedade que nasça do amor e do serviço, da ternura e do compromisso com as pessoas enfraquecidas. Ele não submeterá os fracos ao seu domínio, mas a sua ação acabará produzindo uma absoluta transformação, pois sua missão é a realização da justiça e a promoção do direito entre as nações.

Ÿ

Como podemos promover o surgimento de uma sociedade que nasça do amor e do serviço, da ternura e do compromisso com as pessoas enfraquecidas? (pausa)

Cantando a glória e o poder do Criador, o salmista experimenta a

transcendência de Deus, que está acima da tempestade, exercendo sua

realeza. Celebra a grandiosidade da criação, quando Deus manifesta glória

e poder durante uma tempestade, diante da qual sente-se pequeno o povo

reunido. A surpresa da tempestade produz uma experiência de mistério. Ao

mergulhar no mistério de Deus, presente no trovão, o ser humano reconhece

(3)

Núcleo de Iniciação à Vida Cristã Arquidiocesano Núcleo de Iniciação à Vida Cristã Arquidiocesano

PRIMEIRO TEMPO: ANÚNCIO QUERIGMÁTICO OU PRÉ-CATECUMENATO PRIMEIRO TEMPO: ANÚNCIO QUERIGMÁTICO OU PRÉ-CATECUMENATO

Núcleo de Iniciação à Vida Cristã Arquidiocesano

PRIMEIRO TEMPO: ANÚNCIO QUERIGMÁTICO OU PRÉ-CATECUMENATO

Neste primeiro período da catequese com inspiração catecumenal, são sugeridas dez reflexões bíblicas, litúrgicas, catequéticas e missionárias, cuja finalidade é proporcionar o Encontro com Jesus Cristo. O ponto de partida é o anúncio da Boa-Nova de Cristo, que veio noticiar a mensagem de salvação e proclamar o Reino de Deus.

Os encontros apresentam Jesus e, através do itinerário produzido pela CNBB Nacional, permitem reconhecer o amor de Deus sempre atual na história da humanidade.

O querigma é o primeiro anúncio da Boa-Nova de Cristo e, segundo o Papa Bento XVI, em sua Encíclica Deus Caritas Est, nos recorda que “a natureza íntima da Igreja se exprime num tríplice dever: anúncio da Palavra de Deus, celebração dos Sacramentos e serviço da caridade. Estes são deveres que se reclamam mutuamente, não podendo um ser separado dos outros” (DCE, 25).

Embora o querigma seja o eixo central da missão, da evangelização, da catequese e da pregação para tornar conhecido o Nome e o Rosto de Jesus de Nazaré, não podemos deixar de reconhecer que, em muitos lugares, tudo ainda gira em torno da primeira conversão, ao chamado novo nascimento, o primeiro amor.

Cada encontro proposto é guiado pela Palavra de Deus que deve ser proclamada, rezada e vivida, conduzindo a um encontro pessoal com Jesus, a segui-lo e ao amadurecimento na fé, assim como, proporcionar, a partir da Sagrada Tradição, da Sagrada Escritura e dos documentos da Igreja, a oportunidade de reconhecer a ação de Deus na vida do cristão, para que se torne discípulo missionário de Jesus Cristo nos ambientes em que vive e convive.

Neste período o participante é denominado simpatizante.

3

3

3

(4)

Ÿ

Em que momento da vida reconhecemos a voz de Deus? (pausa)

A identidade de Jesus é revelada no momento do batismo. O servo de Javé é aquele que vai estabelecer o Reino de Deus através do serviço. O céu se rasgou e o isolamento existente entre Deus e o ser humano se rompeu na pessoa de Jesus. Mas o entendimento adequado de quem ele é depende da compreensão do sentido de sua ação discreta e solidária. A voz apresenta o mistério do Homem de Nazaré, o Messias-Rei. Ele é o Filho de Deus.

Constatamos que a vida de Jesus Cristo é a perfeita Revelação do Pai, pois os mínimos traços de seus mistérios nos manifestam o amor de Deus. Entrar em comunhão com Jesus e segui-lo, através de suas palavras e seus atos, seu silêncio e seu sofrimento, sua maneira de ser e de falar, confere a plenitude e verdade à vida humana.

Ÿ

Como e quando reconhecemos Jesus como enviado do Pai? (pausa) ORAÇÃO

CADA PARTICIPANTE, MUNIDO DE UMA VELA, DEVE ACENDÊ-LA NO CÍRIO PASCAL.

Batizados e ungidos pelo Espírito Santo, somos servos de Deus a serviço do reino que Jesus veio instaurar por amor à humanidade.

Façamos um momento de silêncio. (pausa)

Quem ainda não foi batizado, pense no significado do batismo para sua vida. (pausa)

Quem já foi batizado, imagine o dia de seu batismo. (pausa)

Ÿ

O que os textos me fazem dizer a Deus? (pausa)

CADA PARTICIPANTE DEVE APAGAR A VELA E COLOCÁ-LA NO BANCO EM QUE SE ENCONTRA.

CONTEMPLAÇÃO

MOMENTO DE INTERIORIZAÇÃO, DE ORAÇÃO PESSOAL. SABOREAR A RIQUEZA DOS TEXTOS BÍBLICOS. AGRADECIMENTO PELA CONFIANÇA DE DEUS EM NÓS, SERES HUMANOS.

Alegria de poder testemunhar Deus. Que a vela acesa neste encontro possa nos inspirar para o sentido do batismo em nossa vida.

Ÿ

·O que os textos me levam a experimentar? (pausa) COMPROMISSO DE VIDA

Durante esta semana, valorizando a ação de Deus em nossa vida, pensemos

numa maneira possível de realizar o compromisso de vida (pessoal).

(5)

Ÿ

Que atitude propomos tomar para que tenhamos uma sociedade nascida do amor e do serviço, da ternura e do compromisso com as pessoas enfraquecidas? (pausa)

AVALIANDO O ENCONTRO

Ÿ

Como o encontro de hoje ajudou a reconhecer Jesus como enviado do Pai?

(pausa)

ORAÇÃO FINAL

Obrigado, Senhor, pelo envio de vosso Filho ao mundo. Ele nos revelou vosso imenso amor de Pai e salvou a humanidade. Ajudai-nos a reconhecer os valores da Palavra em nossa vida com a quebra do isolamento existente entre Deus e o ser humano na pessoa de Jesus. Amém.

BÊNÇÃO

Deus, fonte de graças e bênçãos, alimentai com vossa Palavra nossa caminhada de fé. Amém. Ajudai-nos a reconhecer Jesus na nossa vida e fortalecei-nos no seguimento. Amém. Iluminai nossas atitudes e dai-nos sabedoria para melhor lidarmos com as provações através do vosso Santo Espírito. Amém. Protegei-nos para que, durante a semana, sejamos a voz que apresenta o Projeto do Reino, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Pode terminar com a música do cancioneiro religioso sugerido abaixo.

PARA APROFUNDAMENTO E PESQUISA DO(A) CATEQUISTA

Sagrada Escritura: Ex 33,11; Jo 14,9; Jo 15,14-15; Lc 9,35; Ef 1,4-5; Cl 1,15; 1Tm 1,17

Magistério da Igreja: CIgC 422, 516-517, 535-537, 565: Compêndio 79,105;

Diretório para a catequese 11-16.

Cancioneiro popular:

VILA. Luiz Carlos da. Por um dia de graça. Youtube. 21.dez.2012. 4min42s.

Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=JOwS-yfdE6s >. Acesso em 14/10/2017.

Cancioneiro religioso:

HALFFTER. De Christobal. Anunciaremos teu Reino, Senhor. Youtube.

21.dez.2012. 3min36s. Disponível em:

< https://www.youtube.com/watch?v=pVG0VOxNMq0 >. Acesso em 14/10/2017.

5

5

5

(6)

WEBER, Pe. José. Eu vim para que todos tenham vida. Youtube.

21.dez.2012. 3min36s. < https://www.letras.mus.br/cnbb/199536/ >. Acesso em 20/08/2019.

Links sobre o tema:

ALETEIA. Que elementos são usados no batismo e o que significam? Youtube.

23.dez.2014. <https://pt.aleteia.org/2014/12/23/que-elementos-sao-usados- no-batismo-e-o-que-significam/>

BARBOSA. Dom Dimas Lara. Eu Creio, Senhor! - 015. Youtube.

20.12.2020.<https://www.youtube.com/watch?v=CmKj3UDWrps&t=7s>.

Acesso em 15/02/2021.

PARA SUAS ANOTAÇÕES

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

____________________

Imagem

temas relacionados :