• Nenhum resultado encontrado

UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2° ENCONTRO: O SER HUMANO NO PROJETO DO AMOR DIVINO 2° ENCONTRO: O SER HUMANO NO PROJETO DO AMOR DIVINO

ORAÇÃO INICIAL ORAÇÃO INICIAL

LECTIO DIVINA LECTIO DIVINA LEITURA (escuta) LEITURA (escuta)

2° ENCONTRO: O SER HUMANO NO PROJETO DO AMOR DIVINO

(Ilustração 2-K)

PREPARAÇÃO DO ENCONTRO PELO(A) CATEQUISTA

Objetivo do encontro: Compreender a criação do ser humano no projeto do amor divino.

Preparação do ambiente:

Ÿ material para o encontro: ambão, Bíblia, vela grande ou círio, flores, variedade de fotos ou imagens de jornais e revistas, cola, fita adesiva, painel grande e gravação das músicas sugeridas (CD ou link de acesso).

Ÿ ambientação: Todos os participantes devem estar em círculo. No centro, em destaque, o ambão com a Bíblia, vela grande ou círio aceso e flores.

Preparar um painel grande para afixar fotos ou imagens de revistas.

ACOLHIDA

Amado irmão e irmã em Jesus Cristo! No encontro anterior refletimos o Amor de Deus.RECORDAR O compromisso de vida proposto, iluminado pelo tema anterior, foi realizado? (pausa) A razão, a verdade, a consciência correta, o amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo são sinais visíveis do amor? (pausa)

DINÂMICA: a) Alguns participantes (simpatizantes) podem responder espontaneamente à pergunta acima; b) No chão, visível a todos da turma de catequese, colocar recortes de jornais e revistas com fotos ou imagens; c) Pôr fundo musical. Pode ser executada a música do cancioneiro popular sugerido abaixo; d) Enquanto isso cada participante (simpatizante) vai escolher uma figura que lembre elementos da criação divina; e) Convidar cada participante (simpatizante) a colar no painel grande a figura escolhida.

ORAÇÃO INICIAL

CATEQUISTA, APONTANDO PARA O PAINEL Agradecidos a Deus que nos criou, nos ama, nos protege e nos inseriu no seu projeto de amor, vamos invocá-lo para que nos ilumine neste encontro para melhor conhecê-lo e fortalecer nossa fé, em nome do Pai...

LECTIO DIVINA LEITURA (escuta)

(2)

VELA GRANDE OU CÍRIO ACESO NO INÍCIO DO ENCONTRO. FAZER A VELA GRANDE OU CÍRIO ACESO NO INÍCIO DO ENCONTRO. FAZER A LEITURA NO AMBÃO. PROCLAMAR UMA, DUAS OU AS TRÊS LEITURAS, LEITURA NO AMBÃO. PROCLAMAR UMA, DUAS OU AS TRÊS LEITURAS, CONFORME NÍVEL DA TURMA. É IMPORTANTE CRIAR A FAMILIARIDADE CONFORME NÍVEL DA TURMA. É IMPORTANTE CRIAR A FAMILIARIDADE COM A PALAVRA.

COM A PALAVRA.

MEDITAÇÃO MEDITAÇÃO

VELA GRANDE OU CÍRIO ACESO NO INÍCIO DO ENCONTRO. FAZER A LEITURA NO AMBÃO. PROCLAMAR UMA, DUAS OU AS TRÊS LEITURAS, CONFORME NÍVEL DA TURMA. É IMPORTANTE CRIAR A FAMILIARIDADE COM A PALAVRA.

Preparemo-nos para acolher a Palavra de Deus meditando:

Guardai-vos de tudo o que é injusto! (Eclo 17,12).

Vamos ler e meditar as passagens bíblicas:

Ÿ Leitura: Eclesiástico 17,1-12 (A criação do ser humano).

Ÿ Salmo 8,4-10 (O ser humano na criação).

Ÿ Evangelho: Marcos 10,13-16 (Abençoando as crianças) MEDITAÇÃO

PISTAS PARA REFLEXÃO DO(A) CATEQUISTA.

REFLETIR APENAS AS LEITURAS FEITAS NESTE ENCONTRO.

Ÿ O que dizem os textos para mim? para nós?

O ser humano está inserido no projeto do amor divino e a vontade de Deus está registrada no coração do ser humano, que foi criado por Deus e para Deus. E somente em Deus, que cultiva a intimidade, o ser humano descobre a verdade e a felicidade. A lucidez da dignidade humana está na espiritualidade à comunhão com Deus, que conduz ao ser humano o apelo de dialogar sempre. A existência do ser humano está alicerçada no amor de Deus criador que, por amor, não interrompe a vida. O ser humano vive plenamente, segundo a verdade, quando reconhece livremente este amor e se entrega ao Criador. Na leitura bíblica observamos que o projeto inicial de Deus é homem e mulher viverem o amor e o bem-querer, pois a sabedoria é manifestada por meio da criação.

Os seres humanos foram criados para viverem em harmonia uns com os outros, por isso é celebrada a grandeza do ser humano, chamado a administrar toda a criação e dotado de inteligência para reconhecer a soberania de Deus.

Ÿ Como observamos a vontade de Deus em nossa vida? (pausa)

Neste hino de louvor, convidado a ser imagem e semelhança de Deus, o ser humano é chamado a participar do projeto do amor divino, cantando a responsabilidade para com a manutenção e preservação da natureza.

(3)

Núcleo de Iniciação à Vida Cristã Arquidiocesano Núcleo de Iniciação à Vida Cristã Arquidiocesano

PRIMEIRO TEMPO: ANÚNCIO QUERIGMÁTICO OU PRÉ-CATECUMENATO PRIMEIRO TEMPO: ANÚNCIO QUERIGMÁTICO OU PRÉ-CATECUMENATO

Núcleo de Iniciação à Vida Cristã Arquidiocesano

PRIMEIRO TEMPO: ANÚNCIO QUERIGMÁTICO OU PRÉ-CATECUMENATO

Neste primeiro período da catequese com inspiração catecumenal, são sugeridas dez reflexões bíblicas, litúrgicas, catequéticas e missionárias, cuja finalidade é proporcionar o Encontro com Jesus Cristo. O ponto de partida é o anúncio da Boa-Nova de Cristo, que veio noticiar a mensagem de salvação e proclamar o Reino de Deus.

Os encontros apresentam Jesus e, através do itinerário produzido pela CNBB Nacional, permitem reconhecer o amor de Deus sempre atual na história da humanidade.

O querigma é o primeiro anúncio da Boa-Nova de Cristo e, segundo o Papa Bento XVI, em sua Encíclica Deus Caritas Est, nos recorda que “a natureza íntima da Igreja se exprime num tríplice dever: anúncio da Palavra de Deus, celebração dos Sacramentos e serviço da caridade. Estes são deveres que se reclamam mutuamente, não podendo um ser separado dos outros” (DCE, 25).

Embora o querigma seja o eixo central da missão, da evangelização, da catequese e da pregação para tornar conhecido o Nome e o Rosto de Jesus de Nazaré, não podemos deixar de reconhecer que, em muitos lugares, tudo ainda gira em torno da primeira conversão, ao chamado novo nascimento, o primeiro amor.

Cada encontro proposto é guiado pela Palavra de Deus que deve ser proclamada, rezada e vivida, conduzindo a um encontro pessoal com Jesus, a segui-lo e ao amadurecimento na fé, assim como, proporcionar, a partir da Sagrada Tradição, da Sagrada Escritura e dos documentos da Igreja, a oportunidade de reconhecer a ação de Deus na vida do cristão, para que se torne discípulo missionário de Jesus Cristo nos ambientes em que vive e convive.

Neste período o participante é denominado simpatizante.

(4)

ORAÇÃO ORAÇÃO

CONTEMPLAÇÃO CONTEMPLAÇÃO

COMPROMISSO DE VIDA COMPROMISSO DE VIDA

AVALIANDO O ENCONTRO AVALIANDO O ENCONTRO

Ÿ Quem é o ser humano diante da grandeza da criação? (pausa)

Na época de Jesus, a criança era desvalorizada, excluída de qualquer representatividade social. Ressaltamos que a criança serve de modelo não de inocência ou perfeição moral, mas de simplicidade, sem poder e ambição. Portanto, a criança é o símbolo do pobre marginalizado, vazio de si mesmo, pronto para receber o Reino. O amor de Deus não tem limites. A bênção de Deus está sempre presente em nós, mesmo que não a mereçamos. Deus não nos ama por sermos bons, mas porque Ele é bom e nos reconhece como filhos. Deus sempre toma a iniciativa, pois estamos no projeto do amor divino.

Ÿ O que precisamos fazer para entender o ser humano no projeto do amor divino? (pausa)

ORAÇÃO

Reze os textos, atualizando a experiência dos personagens nos textos bíblicos.

Juntos, agradeçamos a Deus por nos ter criado e proporcionado este momento de convivência comunitária.

Ÿ O que os textos me fazem dizer a Deus? (pausa)

Escreva suas intenções, com as suas palavras, em “PARA SUAS ANOTAÇÕES”, e compartilhe com quem tiver vontade.

CONTEMPLAÇÃO

MOMENTO DE SILÊNCIO INTERIOR. O QUE A EXPERIÊNCIA DOS PERSONAGENS BÍBLICOS NOS FAZEM PENSAR?... AGRADECIDOS PELO DOM DA VIDA, PELA CONFIANÇA DE DEUS EM NÓS, SUAS CRIATURAS, E POR ESTARMOS PRESENTES NO PROJETO DO AMOR DIVINO.

Ÿ Olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. (pausa)

Ÿ O que os textos me levam a experimentar? (pausa) COMPROMISSO DE VIDA

Durante esta semana, valorizando a criação do ser humano e sua corresponsabilidade na preservação da natureza, somos convocados a sermos bênção de Deus nos ambientes em que estivermos. Pense numa maneira possível de realizar este compromisso de vida, sendo simplicidade, serviço e humildade (pessoal).

Ÿ O que a Palavra de Deus me leva a fazer? (pausa) AVALIANDO O ENCONTRO

Tudo na nossa vida deve ser avaliado para melhor prepararmos os próximos encontros.

(5)

ORAÇÃO FINAL ORAÇÃO FINAL

BÊNÇÃO BÊNÇÃO

Ÿ Como o encontro de hoje pode ajudar a valorizar mais a vida, sabendo que fazemos parte do projeto de amor divino? (pausa)

ORAÇÃO FINAL

Obrigado Senhor, por nos ajudar neste encontro a compreender o valor da vida que nos destes. Ajudai-nos para que superemos o nosso egoísmo e, com fidelidade a Vós, tenhamos melhor convivência com as pessoas e saibamos construir a verdadeira vida em comunidade. Amém.

BÊNÇÃO

Ó Deus, alimentados pela vossa Palavra neste encontro, possa o nosso coração crescer e fortalecer no caminho da fraternidade. Amém. O Espírito de Deus permaneça em cada um de nós para que procuremos conhecer o projeto de Deus e testemunhar Jesus Cristo. Amém. Deus uno e trino ilumine a caminhada de filhos amados de Deus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Pode terminar o encontro com a música sugerida abaixo, do cancioneiro religioso.

PARA APROFUNDAMENTO E PESQUISA DO(A) CATEQUISTA

Sagrada Escritura: Gên 2,7.15.21-22; Eclo 17,1-12; Mt 5,18; Mt 13,44-46; Lc 18,18- 23; Atos 8,26-40; Ef 3,20; Rm 8,16.

Magistério da Igreja: CIgC 282-289, 315; Compêndio 51; Diretório para a catequese 30; 91; 106; 157-158; 217.

Cancioneiro popular:

ARMANDINHO. Desenho de Deus (acústico). Youtube. 5.nov.2019. 4min23s.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GDac6Lxy5uY>.

Acesso em 18/12/2019.

Cancioneiro religioso:

ZEZINHO, Pe. SCJ, Continua Senhor; Missa Fazedores da Paz. Youtube.

11.set.2016. 2min13s. Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=3Q9EPV5zPKE>. Acesso em 18/06/2019

Links sobre o tema:

AQUINO, Prof. Felipe. Catequese sobre a criação. Youtube. 7.dez.2017.

1h04min07s. Disponível em:

(6)

BARBOSA. Dom Dimas Lara. Eu Creio, Senhor! - 112. Youtube.

20.12.2020.<https://www.youtube.com/watch?v=VKjfIr0MLWk&t=2s>.

Acesso em 15/02/2021.

BARBOSA. Dom Dimas Lara. Eu Creio, Senhor! - 113. Youtube.

20.12.2020.<https://www.youtube.com/watch?v=i1lCP6kfXZ4>. Acesso em 15/02/2021.

PARA SUAS ANOTAÇÕES

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

______________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

4) Têm consciência das suas responsabilidades e da relação existente entre as suas obrigações e a operação do balão no seu todo. e) O operador deve prever

Cada encontro proposto é guiado pela Palavra de Deus que deve ser proclamada, rezada e vivida, conduzindo a um encontro pessoal com Jesus, a segui-lo e ao amadurecimento na fé,

Afirmam que Deus fala aos homens mediante a Bíblia, porém, dizem que a Bíblia torna-se a palavra de Deus quando há um encontro pessoal entre o homem e Deus.. Assim como as outras

Infelizmente, os produtos residuais transportados são frequentemente tóxicos, e sua presença pode degradar seriamente o ambiente do rio, lago ou riacho receptor

[r]

O pecado já existia antes do Éden. Nós só sabemos que o pecado, no homem, começou no Éden. Além de ser a violação de certa ordem moral e social é, antes de tudo, uma ruptura

Cada encontro proposto é guiado pela Palavra de Deus que deve ser proclamada, rezada e vivida, conduzindo a um encontro pessoal com Jesus, a segui-lo e ao amadurecimento na fé,