• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 010/2018 DPI / Campus Belém. Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 010/2018 DPI / Campus Belém. Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

EDITAL 010/2018– DPI / Campus Belém

Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais

na Amazônia.

Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização Lato

Sensu em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia no Instituto Federal

de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém, de acordo com a Portaria nº1255/2017/GAB– CONSUP, de 24/05/2017; o Art. 7.o da Lei nº11.892, de 29/12/2008 e a Resolução n.º 233/2017 – CONSUP, de 24/05/2017.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém, por intermédio da Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação – DPI, torna público o processo seletivo e as normas que regem o processo de Ingresso ao Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia.

1. Das Disposições Preliminares

1.1. O Processo Seletivo será regido por este Edital.

1.2. Nenhum(a) candidato(a), em qualquer fase do processo de seleção, poderá alegar desconhecimento das normas e condições estabelecidas neste Edital para eximir-se de quaisquer responsabilidades inerentes a ele.

1.3. As informações sobre as inscrições, bem como toda e qualquer alteração deste Edital, serão publicadas no endereço eletrônico http://belem.ifpa.edu.br/

1.4. A Comissão do Processo Seletivo será responsável pela realização desta seleção em todas as suas fases, e pela divulgação das datas, locais, horários de realização da prova, bem como pela prestação das demais informações relacionadas ao Processo, além de providenciar e coordenar todas as ações concernentes à sua efetivação.

2. Dos Objetivos do Curso:

2.1 Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, especialistas em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia para atuarem no mercado de trabalho de forma interdisciplinar.

2.2 Fomentar práticas de pesquisa nas linhas estudadas na Especialização, visando ao desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar no IFPA.

2.3 Favorecer a experimentação de métodos e técnicas de ensino-aprendizagem que movimentem abordagens interdisciplinares contemporâneas de ensino e pesquisa, visando à criação de um núcleo de pesquisa.

2.4 Aprimorar a formação docente, integrando as práticas educacionais às reflexões teóricas relativas ao contexto cultural amazônico, promovendo práticas inovadoras de ensino.

2.5 Promover a reflexão teórica, integrando o conhecimento das linguagens, saberes e práticas educacionais em uma perspectiva cultural de diversidade amazônica.

3. Do Regime Didático, Período, Horário e Local de Realização do Curso

3.1. O curso será oferecido de forma gratuita, em regime semestral, na modalidade PRESENCIAL, com carga horária de 400(quatrocentas) horas, sendo 360(trezentos e

(2)

sessenta) horas dedicadas às disciplinas e 40(quarenta) horas para a elaboração da Monografia de Conclusão de Curso.

3.2. O curso terá duração mínima de 18(dezoito) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, com aulas noturnas, de segunda a sexta feira, das 19h às 22h, nas instalações do IFPA Campus Belém, sendo os últimos quatro meses dedicados apenas à elaboração e à defesa da Monografia de Conclusão de Curso.

3.3. Ao término do período regular do curso, o(a) aluno(a) que não defender a Monografia de Conclusão de Curso poderá solicitar prorrogação de prazo pelo período máximo de 6(seis) meses, desde que com anuência do orientador. Ao término desse prazo, o(a) aluno(a) que desejar concluir o curso deverá aguardar nova edição e solicitar créditos das disciplinas cursadas.

4. Do Público-Alvo

O curso destina-se, preferencialmente, a graduados em licenciatura nas áreas de Letras, Artes e Pedagogia, não excluindo a participação de outros profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente registrado no MEC.

5. Do Número de Vagas:

5.1. O número total de vagas ofertadas neste Edital é de 30 (trinta) vagas, distribuídas de acordo com o QUADRO 1.

5.2. Nos casos de vagas reservadas às ações afirmativas, este Edital leva em consideração a Resolução n° 173/2016- CONSUP, de 09 de dezembro de 2016 e a Portaria Normativa MEC n° 13, de 11 de maio de 2016.

5.3. A autodeclaração para as vagas de ações afirmativas é de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) QUADRO 1: NÚMERO DE VAGAS SEM RESERVA NÚMERO DE VAGAS RESERVADAS PARA AÇÕES AFIRMATIVAS TOTAL DE VAGAS 24

06 vagas (pretos, pardos e indígenas ou pessoas com

deficiência)

30

5.4. Em caso de não preenchimento das vagas destinadas às ações afirmativas, as mesmas serão redistribuídas para as de ampla concorrência.

6. Das Disposições Gerais

6.1. O ingresso no Curso será realizado mediante processo seletivo nos termos deste Edital.

6.2. O Edital e seus anexos encontram-se disponíveis no endereço eletrônico

http://belem.ifpa.edu.br/ ou na Coordenação do Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia.

6.3. A divulgação dos resultados do Processo seletivo será feita no site

http://belem.ifpa.edu.br/

6.4. O Calendário de Matrícula será divulgado no endereço eletrônico

http://belem.ifpa.edu.br/, após o resultado do Processo Seletivo.

6.5. O(a) candidato(a) que não efetivar a matrícula no período informado será considerado desistente e haverá uma segunda chamada para o preenchimento da vaga, de acordo com a ordem de classificação.

(3)

6.6. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) a procura pelas informações referentes ao andamento do Processo Seletivo nos locais indicados neste Edital.

6.7. Cumpridas todas as etapas definidas no Projeto Pedagógico do Curso, será outorgado ao concluinte o Certificado de Especialista em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia.

7. Dos Procedimentos para a Inscrição

7.1. As inscrições serão realizadas exclusivamente via formulário online do IFPA/Campus Belém, disponível no endereço eletrônico http://belem.ifpa.edu.br/. 7.2. As solicitações de inscrição poderão ser feitas conforme as datas previstas no Cronograma constante no Anexo II do presente Edital.

7.3. As inscrições serão gratuitas e o deferimento destas dependerá do atendimento às exigências quanto ao preenchimento de todos os dados solicitados.

7.4. A divulgação dos inscritos dar-se-á conforme o Cronograma constante no Anexo II do presente Edital, pelo site http://belem.ifpa.edu.br/

7.5. O(A) candidato(a) deverá possuir RG e CPF próprios, que serão utilizados como referência para a inscrição e o cadastro de dados acadêmicos.

7.6. O comprovante de inscrição impresso será o documento de confirmação do(a) candidato(a).

7.7. No ato de inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher a Ficha de Inscrição online e anexar em formato PDF cópia dos seguintes documentos:

I) Documento de identificação oficial com foto; II) CPF;

III) Diploma de Graduação ou documento equivalente, legalmente reconhecido pelo MEC;

IV) Histórico da Graduação;

V) Documento comprobatório de quitação com o Serviço Militar, obrigatório para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos, sendo facultado aos indígenas nos termos da Portaria MD/EME nº020, de 02 de abril de 2003;

VI) Título de Eleitor e certidão de quitação com a Justiça Eleitoral, obrigatório para os maiores de 18 anos;

VII) Currículo Lattes

VIII) Comprovações do Currículo lattes em arquivo único em formato PDF.

IX) Autodeclaração para pretos, pardos e indígenas, conforme o que dispõe a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012.

X) Autodeclaração para deficientes, nos termos da legislação.

7.8 São de inteira responsabilidade do(a)candidato(a) as informações prestadas no Formulário de Inscrição.

8. Das Fases do Processo de Seleção:

8.1. A seleção será operacionalizada pela Comissão de Processo Seletivo, designada através da Portaria nº675/2017-Campus Belém, de 26 de dezembro de 2017.

8.2. O processo seletivo, aplicável apenas aos(às) candidato(a)s com inscrição aceita, constará de uma prova dissertativa (eliminatória e classificatória) e análise de currículo (apenas para os casos de desempate).

8.2.1 A Prova Dissertativa (eliminatória e classificatória) - compreenderá questão dissertativa, em única etapa, abrangendo temática relacionada à bibliografia básica indicada no Anexo III deste Edital.

(4)

8.2.2. Será considerado(a) aprovado(a) o(a) candidato(a) que obtiver nota mínima 7 (sete) na prova dissertativa.

8.2.3. A prova será realizada nas dependências do IFPA Campus Belém, em data e hora prevista no Anexo II deste Edital.

8.2.4. A Prova constará de 1 (uma) única questão dissertativa que deverá ser respondida em, no mínimo, uma lauda e, no máximo, três laudas.

8.2.5 A prova dissertativa terá duração de 3(três) horas.

8.2.6. No dia de realização da Prova, o(a)s candidato(a)s deverão apresentar-se 30 (trinta) minutos antes do início previsto no Anexo II deste Edital.

8.2.7. No dia da Prova, o(a) candidato(a) deverá apresentar-se no local e horário determinados munido de:

a) Carteira de Identidade ou documento equivalente com foto expedida por órgão oficial, sem o qual o(a) candidato(a) não poderá realizar a prova; para candidato(a)s estrangeiro(a)s, passaporte ou registro nacional de estrangeiro(a);

b) Caneta esferográfica de tinta azul ou preta. c) Comprovante de inscrição impresso.

8.2.8. Não será permitido ao(à) candidato(a) durante a realização da prova:

a) Uso de aparelhos eletrônicos, tais como walkie-talkie, telefone celular, pagers, walkman, agenda eletrônica, notebook, handheld, receptor, gravador, máquina fotográfica, relógios, computador de qualquer tipo e outros similares que venham comprometer o processo;

b) Uso de boné, de touca ou de qualquer tipo de chapéu e óculos escuros; c) Comunicar-se com outro(a) candidato(a);

d) Deixar a sala sem entregar a folha da prova.

8.2.9. O descumprimento do item 8.2.7, alíneas a, b ou c e do item 8.2.8, alíneas a, b, c ou d implicará a ELIMINAÇÃO sumária do(a) candidato(a).

8.2.10. Por motivo de segurança, o(a)s candidato(a)s somente poderão se retirar do local da prova após decorrida 1 (uma) hora de seu início.

8.2.11. Será ELIMINADO(A) do processo seletivo o(a) candidato(a) que: a) Não comparecer à prova;

b) Chegar após o horário de início da prova;

c) Não apresentar documento de identidade ou documento equivalente com foto expedido por Órgão Oficial;

d) Desrespeitar as normas, os fiscais e outros prepostos designados pela Comissão do Processo Seletivo;

e) Tentar utilizar meios ilícitos e irregulares para a realização da prova;

f) For apanhado em atitude de fraude ou conduta que comprometa a lisura do certame; g) Permanecer nas imediações do local da prova, após a entrega do caderno de prova. 8.2.12. O(A) candidato(a) poderá entrar com recurso dirigido à Comissão do Processo Seletivo em primeira e única instância, devendo o requerimento ser encaminhado via protocolo online através do endereço http://belem.ifpa.edu.br/ no período definido no Anexo II deste Edital.

8.2.13. Não serão aceitos recursos coletivos.

8.2.14. Serão rejeitados, liminarmente, os recursos que não estiverem devidamente fundamentados ou ainda aqueles protocolados fora do prazo estipulado ou interpostos por terceiros.

(5)

8.2.15. A lista com o(a)s candidato(a)s aprovado(a)s do processo seletivo será divulgada no site http://belem.ifpa.edu.br/ de acordo com o cronograma especificado no Anexo II deste Edital.

8.3. A pontuação do Currículo Lattes do(a) candidato(a) será considerada apenas para casos de desempate, de acordo com a pontuação especificada no Anexo IV deste Edital. 8.3.1. O(A)candidato(a) deverá anexar, no ato da inscrição, o currículo lattes obtido diretamente da Plataforma Lattes do CNPq no endereço http://lattes.cnpq.br/com as devidas comprovações anexadas em arquivo único em formato PDF.

8.3.2. Os resultados dos recursos serão divulgados no site http://belem.ifpa.edu.br/

conforme o Cronograma do Anexo II.

8.3.3. Em caso de empate, os critérios de desempate para a classificação serão os seguintes:

a) maior nota no Currículo Lattes; b) maior idade.

8.3.4. O resultado final será divulgado no site http://belem.ifpa.edu.br/ e nos quadros de aviso do Bloco H do IFPA - Campus Belém.

8.3.5. O(A)s candidato(a)s serão organizado(a)s em ordem decrescente de pontuação da Nota Final e o(a)s primeiro(a)s 30 (trinta) candidato(a)s, APROVADO(A)S e CLASSIFICADO(A)S, serão chamado(a)s para a matrícula.

9. Da Matrícula

9.1. O(a)s candidato(a)s classificado(a)s deverão efetuar sua matrícula na sala da Seção de Linguagens e suas Tecnologias, sala 02, Bloco H, altos, do Campus Belém, no período estipulado no Cronograma constante no Anexo II do presente Edital. A falta de efetivação da matrícula, no prazo fixado, implicará a desistência do(a) candidato(a). Após a efetivação da matrícula, a Coordenação do Curso enviará a documentação dos novos alunos à Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação – DPI para o registro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA – IFPA).

9.2. O Trancamento Total ou Parcial do curso obedecerá ao que dispõem os Artigos 60 a 67 da Resolução nº 329/2017/CONSUP

9.3. Por ocasião da matrícula, o(a)s candidato(a)s aprovado(a)s e classificado(a)s deverão apresentar originais e cópias dos seguintes documentos:

I) Requerimento de matrícula fornecido pelo IFPA, devidamente preenchido;

II) Autodeclaração para pretos, pardos e indígenas, conforme o que dispõe a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012.

III) Autodeclaração para deficientes, nos termos da legislação. IV) Certidão de nascimento ou casamento;

V) Documento de identificação oficial com foto; VI) CPF;

VII) Diploma de Graduação ou documento equivalente, legalmente reconhecido pelo MEC;

VIII) Histórico da Graduação;

IX) Documento comprobatório de quitação com o Serviço Militar, obrigatório para os estudantes do sexo masculino maiores de 18 anos, sendo facultado aos indígenas nos termos da Portaria MD/EME nº020, de 02 de abril de 2003;

X) Título de Eleitor e certidão de quitação com a Justiça Eleitoral, obrigatório para os maiores de 18 anos;

(6)

XII) Uma foto 3x4 colorida e recente.

9.4. A falta de efetivação da matrícula no prazo fixado implicará a ELIMINAÇÃO do(a) candidato(a), sendo convocado(a) o(a)próximo(a)da lista final de classificação.

10. Disposições Finais

10.1. Este Edital está sujeito às demais normas que regulamentam os cursos de Pós-graduação do IFPA.

10.2. Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos e recursos de recursos.

10.3. A inscrição do(a) candidato(a) implicará a aceitação das normas para o Processo Seletivo contidas neste Edital e demais comunicados a serem publicados.

10.4.O(A) candidato(a) deverá acompanhar o evento, observando rigorosamente as publicações referentes a este Processo Seletivo no endereço eletrônico

http://belem.ifpa.edu.br/.

10.5. O IFPA Campus Belém poderá modificar o presente Edital, visando ao melhor êxito do Processo Seletivo. As modificações, se necessárias, serão divulgadas e estarão de acordo com a legislação vigente.

10.6. Não serão aceitos documentos que apresentem emendas, rasuras ou outras irregularidades.

10.7. O(A) candidato(a) que deixar de atender a quaisquer dos prazos previstos neste Edital perderá automaticamente o direito à vaga.

10.8. O IFPA, através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, somente expedirá Certificado do Curso após a integralização curricular, considerando a conclusão de todas as disciplinas e o cumprimento das atividades previstas no Projeto Pedagógico do Curso.

10.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção deste Edital.

11. Dos Anexos

Anexo I-Formulário de Solicitação de Inscrição (Modelo a ser preenchido online) Anexo II - Cronograma do Processo Seletivo

Anexo III-Bibliografia de Referência da prova dissertativa

Anexo IV-Ficha de Avaliação de Currículos (Para casos em que haja empate) Anexo V -Formulário de Recurso (Modelo a ser preenchido online)

MANOEL ANTÔNIO QUARESMA RODRIGUES Diretor Geral do IFPA–Campus Belém

Port.603/2015 –Gab. Reitor

RAIDSON GENNER NEGREIROS DE ALENCAR Diretor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica Port. 709/2015 – GAB

LARA MUCCI POENARU Comissão Organizadora

(7)

REGINA COELI MORAES KRELLING Comissão Organizadora

Port. 675/2017 – Campus Belém

THAIS DO SOCORRO PEREIRA POMPEU Comissão Organizadora

Port. 675/2017 – Campus Belém

WELLERTH MENDES RIBEIRO Comissão Organizadora

(8)

EDITAL 010/2018- DPI - Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia

ANEXO I

FORMULÁRIO DE SOLICTAÇÃO DE INSCRIÇÃO À Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (DPI)

1. IDENTIFICAÇÃO Nome: Nacionalidade: Naturalidade: CPF: Data de Nascimento: RG: Órgão Expedidor: Telefone: Celular: Endereço: CEP: E-mail:

Endereço Eletrônico do Currículo Lattes:

VAGAS RESERVADAS PARA AÇÕES AFIRMATIVAS (...) SIM (...)NÃO

2. ESCOLARIDADE

Graduação em: ____________________________________________________________ Instituição: _______________________________________________________________ Cidade: _______________________ UF: ______ Data de Conclusão:____ /____/______

Solicito minha inscrição como candidato(a) ao curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia. Declaro que, ao submeter minha inscrição ao presente Edital, assumo estar ciente de todos os requisitos deste e, ainda, assumo inteira responsabilidade pelas informações prestadas, de acordo com o Art. 299 do Código Penal Brasileiro.

Local:

Data:

(9)

EDITAL 010/2018- DPI - Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia

ANEXO II

Cronograma do Processo Seletivo

ATIVIDADES PERÍODO HORÁRIO

Publicação do Edital 16/07/2018 -

Inscrição De 20/07 a 05/08/2018 -

Publicação da Lista de Inscrições e divulgação do local da Prova

09/08/2018 -

Aplicação da Prova 12/08/2018 De 9h as 12h

Resultado preliminar 20/08/2018 -

Interposição de Recursos 21e 22/08/2018 -

Avaliação dos recursos 23/08/2018 -

Resultado da avaliação dos recursos 24/08/2018 -

Resultado Final 24/08/2018

Matrícula 27 e 28/08/2018 -

Chamada para preenchimento de vagas desistentes

29 e 30/08/2018 -

Início das aulas - primeiro semestre letivo

(10)

EDITAL 010/2018- DPI - Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia

ANEXO IIl

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA- PROVA DISSERTATIVA

CANCLINI, Néstor. Culturas Visuais: entre arte e patrimônio. In: CANCLINI, Néstor. A sociedade sem relato: Antropologia e Estética da Iminência. São Paulo: Edusp, 2016. p.67-98.

CONTRERAS, José. As novas políticas educativas e a autonomia de professores. In: CONTRERAS, José. A autonomia de Professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.p.227-275.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica. In: Cultura amazônica uma

poética do imaginário - Obras reunidas. São Paulo: Escrituras, 2001. V.4.p. 57-106.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: Uma literatura

(11)

EDITAL 010/2018- DPI - Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia

ANEXO IV

FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO CURRICULAR Nome do Candidato(a): ITEM DE AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO PONTUAÇÃO DO ITEM PONTUAÇÃO DO TÓPICO

POR ITEM MÁXIMA OBTIDA MÁXIMA OBTIDA

FORMAÇÃO ACADÊMICA (não cumulativos itens 1 e 2)

1. Doutorado concluído 2,0 2,0

3,5

2. Mestrado concluído 1,5 1,5

3. Especialização concluída 1,0 1,0 4. Curso de Aperfeiçoamento com carga horária

superior ou equivalente a 180h (exceto cursos

de idiomas) 0,5 0,5

PRODUÇÃO ACADÊMICA E TÉCNICA EM ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPq 5. Livro publicado com corpo editorial. 1,0 3,0

3,0 6. Artigo publicado em periódico ou capitulo de

livro 0,5 2,5

7. Trabalho completo publicado em Anais de evento científico e/ou cultural nacional e/ou

internacional. 0,5 2,5

8. Resumo expandido publicado em evento científico e/ou cultural nacional e/ou

internacional. 0,2 1,0

9. Participação em Comissão Organizadora de evento científico, tecnológico ou

artístico-cultural. 0,2 1,0

10. Participação em evento científico e/ou cultural nacional e/ou internacional com apresentação de trabalho nas modalidades; palestra, mesa redonda, comunicação oral, ministração de

oficina ou minicurso. 0,2 1,0

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (Pontos por ano ou fração superior a 6 meses) 11. Experiência profissional não acadêmica na

área do curso. 0,2 2,0

3,5 12. Docência na educação básica, técnica ou

tecnológica ou na educação superior. 0,3 3,5 13. Atuação como bolsista em projeto de

iniciação científica, tecnológica ou de inovação.

0,5 1,0 14. Atuação como bolsista em projeto de

extensão. 0,5 1,0

15. Atuação como bolsista em projeto de

monitoria ou iniciação à docência. 0,5 1,0

(12)

EDITAL 010/2018- DPI - Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Saberes, Linguagens e Práticas Educacionais na Amazônia

ANEXO V

FORMULÁRIO DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

NOME DO(A) CANDIDATO(A) RG: CPF: OBJETO DO RECURSO/FASE JUSTIFICATIVA DO RECURSO: LOCAL: DATA: ______________________________________ ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A)

Referências

Documentos relacionados

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará torna público que, no

1.1 O processo seletivo de que trata este Edital tem por finalidade selecionar e classificar os candidatos para ingresso no curso de Especialização em Ensino

de sua folha de pagamento, utilizando-se para cálculo o salário base de cada empregado, a título de beneficio adicional para desenvolvimento de competência profissional,

Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós- graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança, como

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Belém, por intermédio da Diretoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação – DPI,

Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização Lato Sensu em Educação para Relações Etnicorraciais no Instituto Federal de Educação, Ciência e

Para se inscrever no processo seletivo para ingresso no curso de especialização ofertado pelo presente edital, o candidato deverá respeitar o cronograma constante

Este Edital contém as normas do processo seletivo 2018 para 5 (cinco) vagas do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (ingresso