• Nenhum resultado encontrado

PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

P

SICOLOGIA DA

C

OMUNICAÇÃO

CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

QUESTÕES DE PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE REFLEXÃO

INDIVIDUAL

Versão: 1.10 Publicada em 18 de setembro de 2014

INTRODUÇÃO

• PORQUÊ ESTUDAR

COMUNICAÇÃO? 1. Refira claramente e elabore uma reflexão desenvolvida e fundamentada sobre uma das razões que fazem com que

seja importante estudar a comunicação humana.

• A PSICOLOGIA DA

COMUNICAÇÃO HUMANA 2. A comunicação pode ser definida como um “processo de criação de significado entre duas ou mais pessoas”.

Desenvolva esta definição, tentando esclarecer o seu sentido e mostrando as respectivas implicações ao nível da

abordagem da comunicação humana.

• DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO HUMANA

MODELOS E PROCESSOS DE BASE

• MODELO TELEGRÁFICO E ORQUESTRAL DA

COMUNICAÇÃO

3. Discuta do ponto de vista teórico e das implicações práticas a diferença entre uma perspectiva linear e uma perspectiva circular da comunicação humana.

• MODELO DE LASSWELL • MODELO DE SHANNON E

WEAVER

• A PRAGMÁTICA DA

COMUNICAÇÃO HUMANA 4. Situando se no enquadramento teórico definido pela Pragmática da Comunicação Humana, caracterize de forma

detalhada a problemática inerente ao primeiro axioma da comunicação, não deixando de salientar a sua importância para a compreensão e alguns processos envolvidos na comunicação humana.

5. Situando se no enquadramento teórico definido pela

Pragmática da Comunicação Humana, caracterize de forma detalhada a problemática inerente ao segundo axioma da comunicação, não deixando de salientar a sua importância para a compreensão e alguns processos envolvidos na comunicação humana.

6. Caracterize um paradoxo e descreva as implicações ao nível da pragmática da comunicação.

(2)

a nível interpessoal, grupal, organizacional e até das relações internacionais.

8. Situando se no enquadramento teórico definido pela

Pragmática da Comunicação Humana, caracterize de forma detalhada a problemática inerente ao quarto axioma da comunicação, não deixando de salientar a sua importância para a compreensão e alguns processos envolvidos na comunicação humana.

9. Situando se no enquadramento teórico definido pela

Pragmática da Comunicação Humana, caracterize de forma detalhada a problemática inerente ao quinto axioma da comunicação, não deixando de salientar a sua importância para a compreensão e alguns processos envolvidos na comunicação humana.

10. Nesta disciplina a comunicação foi definida como sendo um “processo de criação de significado entre duas ou mais pessoas”. Desenvolva esta definição, tentando esclarecer o seu sentido e mostrando as respectivas implicações ao nível da abordagem da comunicação humana.

11. Numa fase inicial da apresentação dos conteúdos

programáticos abordámos dois modelos fundamentais em Psicologia da Comunicação, designados por Modelo Telegráfico e Modelo Orquestral. Centre-se no Modelo Orquestral, descreva os seus pressupostos básicos reflectindo em seguida de forma aprofundada sobre as implicações deste modelo para o estudo da comunicação humana.

FORMAS E TIPOS DE COMUNICAÇÃO

• COMUNICAÇÃO VERBAL 12. A linguagem verbal é um processo que assenta

essencialmente na utilização de um sistema estruturado de símbolos. Reflicta sobre este processo, procurando salientar as respectivas implicações ao nível da comunicação humana. 13. Desenvolva uma reflexão fundamentada, aprofundada e

pormenorizada sobre a relação entre linguagem e classificação.

14. Um dos autores que estudámos no campo da comunicação verbal foi o cientista de origem polaca Alfred Korzybski. Este autor esteve na origem de um sistema teórico que relaciona pensamento e linguagem a partir de leis fundamentais. Escolha uma dessas leis, descreva a e em seguida desenvolva uma reflexão fundamentada sobre as respectivas

implicações no campo da comunicação humana.

15. Desenvolva uma reflexão fundamentada, aprofundada e pormenorizada sobre a relação entre linguagem e pensamento. Utilize para a sua reflexão um dos três sistemas teóricos que estudámos (A. KORZYBSKI; Sapir & Whorf; H. Shands).

• COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL 16. Desenvolva uma reflexão circunstanciada e fundamentada

(3)

17. Mostre de forma reflectida, elaborada e fundamentada a importância do contacto visual no quadro da comunicação não verbal.

18. Os autores que se interessaram pelo estudo das expressões faciais têm defendido posições diversas relativamente à importância relativa dos factores culturais e instintivos para a expressão das emoções. Discuta esta questão de forma elaborada, aprofundada e reflectida procurando sempre fundamentar claramente as ideias expressas.

19. Recorrendo àquilo que aprendeu sobre comunicação não-verbal, discorra sobre a influência que podem ter as expressões faciais no processo de comunicação.

20. Apresente uma reflexão fundamentada, aprofundada e pormenorizada sobre as características dos emblemas enquanto movimentos corporais significativos no quadro da comunicação não verbal.

21. Apresente uma reflexão fundamentada, aprofundada e pormenorizada sobre as características dos ilustradores enquanto movimentos corporais significativos no quadro da comunicação não verbal.

22. Apresente uma reflexão fundamentada, aprofundada e pormenorizada sobre as características dos reguladores enquanto movimentos corporais significativos no quadro da comunicação não verbal.

23. Apresente uma reflexão fundamentada, aprofundada e pormenorizada sobre as características dos adaptadores enquanto movimentos corporais significativos no quadro da comunicação não verbal.

24. Apresente uma reflexão fundamentada, aprofundada e pormenorizada sobre as características dos movimentos e posturas enquanto movimentos corporais significativos no quadro da comunicação não verbal.

25. Reflicta de forma fundamentada, aprofundada e

pormenorizada sobre a importância da aparência pessoal nas sociedades modernas. Desenvolva a sua reflexão centrando se sobre as características naturais ou sobre as

características ornamentais, à sua escolha.

26. Apresente uma reflexão fundamentada, aprofundada e pormenorizada procurando mostrar a importância do toque e do contacto físico enquanto forma não verbal de expressão das emoções nas relações interpessoais.

27. Partindo do quadro conceptual definido pela proxémica, escolha um tema específico que lhe tenha chamado a atenção desenvolvendo em seguida uma reflexão,

elaborada, aprofundada e fundamentada a partir da qual possamos compreender algumas das formas como utilizamos o espaço enquanto elemento comunicativo não verbal. 28. Desenvolva uma reflexão, elaborada, aprofundada e

(4)

29. Desenvolva uma reflexão, elaborada, aprofundada e fundamentada que permita compreender a importância do espaço pessoal humano enquanto elemento de comunicação não verbal.

30. Situando se no âmbito do modelo proposto por E. T. Hall, escolha um dos tipos de distância pessoal que estudou, desenvolvendo em seguida uma reflexão, elaborada, aprofundada e fundamentada que permita compreender a relação entre a distância pessoal e o tipo de interacção em curso num dado momento.

31. Desenvolva uma reflexão, elaborada, aprofundada e fundamentada que permita compreender a importância do ambiente físico enquanto elemento condicionante da interacção humana.

32. Apresente de forma detalhada e claramente reflexiva alguma estratégias que poderão ser utilizadas para que se possa verificar uma utilização eficaz da comunicação não-verbal.

33. A comunicação não verbal é um aspecto muito importante da comunicação humana e pode até ter para cada um de nós um valor efectivo se a aprendermos a utilizar de forma eficaz. Reflicta sobre este processo mostrando os problemas que podem surgir neste âmbito assim como as precauções que poderemos tomar para os resolvermos ou contornarmos.

CONTEXTOS DE COMUNICAÇÃO

• COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 34. Discuta de forma elaborada, reflexiva e fundamentada

porque o estudo da psicologia da comunicação num contexto interpessoal nos conduz naturalmente à análise das relações interpessoais.

35. O estudo da comunicação humana mostrou nos que num sentido mais específico e elaborado nem todas as situações de interacção implicam a existência de uma relação

interpessoal. Discuta esta questão de forma elaborada, reflexiva e fundamentada procurando mostrar quais as condições e características que podem funcionar como critérios para a definição de uma relação interpessoal. 36. Sabemos que as relações interpessoais não acontecem num

vazio social, mas, pelo contrário, estão envolvidas por um enquadramento social. Discuta esta questão de forma elaborada, reflexiva e fundamentada mostrando a função que as normas sociais podem desempenhar no

funcionamento das relações interpessoais.

37. Sabemos que as relações interpessoais não acontecem num vazio social, mas, pelo contrário, estão envolvidas por um enquadramento social. Discuta esta questão de forma

elaborada, reflexiva e fundamentada procurando mostrar de que forma o papel e estatuto podem influenciar o

funcionamento das relações interpessoais.

(5)

39. A qualidade das relações interpessoais pode ser avaliada a partir de um conjunto de varáveis que tivemos oportunidade de estudar no âmbito desta unidade curricular. Escolha uma dessas variáveis e desenvolva uma reflexão elaborada e fundamentada procurando mostrar a relação entre essa variável e a qualidade da relação interpessoal.

40. Partindo do modelo da Janela de Johari desenvolva uma reflexão elaborada e fundamentada procurando mostrar tanto os aspectos estruturais como os aspectos dinâmicos que caracterizam este modelo.

41. Situando-se no âmbito da comunicação interpessoal, apresente o conceito de Efeito Diádico (Jourard, )

reflectindo em seguida sobre o papel que esse processo pode ter no desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis e satisfatórias.

42. Desenvolva uma reflexão elaborada e fundamentada sobre as condições que tendem a estimular o processo de auto revelação.

43. Desenvolva uma reflexão elaborada e fundamentada sobre as condições de adequação da auto revelação mo contexto da relação interpessoal.

44. As relações interpessoais de qualidade assentam sempre num certo grau de intimidade entre as pessoas envolvidas. Discuta esta questão de forma elaborada e fundamentada e assumindo claramente uma postura reflexiva.

45. Algumas formas de relação interpessoal estruturam se na base de processos como a dominância, estatuto e poder. Discuta detalhadamente esta questão salientando

naturalmente as respectivas implicações no processo de comunicação interpessoal.

46. Algumas formas de relação diádica estruturam se na base de processos como a dominância, estatuto e poder. Discuta detalhadamente esta questão salientando naturalmente as respectivas implicações no processo de comunicação interpessoal.

• COMUNICAÇÃO EM PEQUENOS

GRUPOS 47. O interesse pelo estudo dos grupos resulta da constatação que os indivíduos se comportam diferentemente consoante

se encontrem isolados ou integrados em qualquer tipo de grupo. Discuta esta questão de forma elaborada, reflectida e fundamentada, organizando a sua reflexão à volta dos

conceitos de coesão, socialização e normas grupais. 48. Discuta a problemática do conformismo, mostrando a sua

relevância em termos do processo comunicação grupal. 49. Os estudos realizados nesta área mostram que existem

alguns factores que estão relacionados com o conformismo. Apresente um desses factores à sua escolha, reflectindo em seguida sobre a influência que esse factor pode ter na comunicação grupal.

(6)

influência dos vários tipos de papéis no funcionamento do grupo.

51. Discuta de forma aprofundada e fundamentada a problemática da influência social, mostrando a sua relevância em termos do processo comunicação grupal. 52. Discuta de forma reflexiva, elaborada e fundamentada a

problemática da liderança no contexto da sua relação com o desempenho grupal.

53. Desenvolva uma reflexão elaborada e fundamentada sobre as vantagens do trabalho de grupo enquanto forma de resolução de problemas.

54. Desenvolva uma reflexão elaborada e fundamentada sobre as vantagens do trabalho de grupo enquanto forma de resolução de problemas.

55. Desenvolva uma reflexão elaborada e fundamentada sobre as desvantagens do trabalho de grupo enquanto forma de resolução de problemas.

COMUNICAÇÃO EM ACÇÃO

• COMPETÊNCIA COMUNICATIVA 56. Discuta de forma elaborada e fundamentada a questão da

competência comunicativa adoptando a abordagem e os conceitos que lhe parecerem mais adequados.

57. Apresente e desenvolva uma reflexão aprofundada, elaborada e fundamentada sobre um dos mitos sobre competência comunicativa.

58. Desenvolva uma reflexão aprofundada, elaborada e fundamentada acerca de uma das dimensões da competência comunicativa, à sua escolha.

59. Desenvolva uma reflexão aprofundada, elaborada e

fundamentada acerca de uma das características da relação competente, à sua escolha.

• COMUNICAÇÃO ASSERTIVA 60. Situando se no campo da comunicação interpessoal, produza

uma reflexão bem elaborada e fundamentada sobre os aspectos que lhe pareçam mais relevantes para mostrar a relação entre comunicação e assertividade.

Referências

Documentos relacionados

A título de exemplo, deve considerar-se que os cidadãos da UE que adquiriram o direito de residência permanente no Estado de acolhimento nos termos da

Neste artigo, procura-se analisar, sociologicamen- te, o papel do editor no processo de produção do livro. Para tanto, será examinada a materialização, por meio do

As teorias da comunicação 17 to os meios de que dispõem, embora façam parte da realidade concreta dos processos de interação comunicativa verificados em nosso tempo, só podem

Ou, dito de uma forma mais exacta, o «termo informação na teoria da comunicação não respeita tanto ao que de facto se diz, mas como ao que poderia ser dito.. Isto é, informação

19. Com base na análise da Comissão delineada no relatório e no documento de trabalho, bem como na sua avaliação do impacto do novo RIC, duas das quatro isenções constantes do

O presente artigo apresenta os resultados da análise de um estudo de caso sobre a construção de uma campanha de comunicação inclusiva para pessoas com deficiência,

otros lanzan encuestas a gran escala e invitan a miles de jugadores a hablar sobre diversos aspectos de sus experiencias de juego (Williams, Yee, & Caplan, 2008; Yee, 2008,

Pensando sobre as questões pontuadas, apresentamos uma primeira pista para tentar res- pondê-las: pensar o próprio acontecimento do golpe como uma construção formulada de