• Nenhum resultado encontrado

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO AMAZONAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO AMAZONAS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

Página

2

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO AMAZONAS

Presidente Antonio Carlos da Silva

1º Vice-Presidente Nelson Azevedo dos Santos 2º Vice-Presidente Tereza Cristina Calderaro Corrêa Vice-Presidente Roberto de Lima Caminha Filho Vice-Presidente Aldimar José Diger Paes

Vice-Presidente Wilson Luiz Buzato Périco Vice-Presidente Carlos Alberto Rosas Monteiro Vice-Presidente Eduardo Jorge de Oliveira Lopes Vice-Presidente Amauri Carlos Blanco

Vice-Presidente Sócrates Bomfim Neto

Vice-Presidente Agostinho de Oliveira Freitas Junior Vice-Presidente Ana Paula Franssinetti Sarubi Perrone Vice-presidente Renato de Paula Simões

1º Secretário Orlando Gualberto Cidade Filho 2º Secretário Roberto Benedito de Almeida 1º Tesoureiro Jonas Martins Neves

2º Tesoureiro Augusto César Costa da Silva DIRETORES

Sebastião Montefusco Cavalcante Junior Sebastião Nascimento Guerreiro

Luiz Carvalho Cruz

Mateus de Oliveira Araújo Frank Benzecry

Williams Teixeira Barbosa Antonio Julião de Souza

Sandro Augusto Lima dos Santos Paulo Shuiti Takeuchi

Francisco Rita Bernardino Joaquim Auzier de Almeida Mario Jorge Medeiros de Moraes Genoir Pierosan

José Miguel da Silva Nasser Pedro de Faria e Cunha Monteiro Frank Lopes Pereira

CONSELHO FISCAL TITULARES

José Nasser Celso Zilves

Carlos Alberto Marques de Azevedo SUPLENTES

Alcy Hagge Cavalcante

Carlos Alberto Souto Maior Conde

DELEGADOS REPRESENTANTES JUNTO AO CONSELHO DA CNI TITULARES

(3)
(4)

4

2018 – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO AMAZONAS

Qualquer parte desta obra poderá ser reproduzida, desde que citada a fonte.

F452c

Federação das Indústrias do Estado do Amazonas.

Código de Ética / Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. – Manaus: FIEAM, 2018.

20p.

1. Sistema FIEAM – Código de Ética 2. Sistema FI-EAM – Princípios éticos – Aplicação 3. Sistema FIE-AM – Condutas éticas – Aplicação I. Título.

CDU: 174:658

FIEAM

Federação das Indústrias do Estado do Amazonas Av. Joaquim Nabuco, 1919, Centro

Manaus – Amazonas – CEP: 69020-031. Fone: (92) 3186-6500.

SAC - Serviços de atendimento ao cliente (92)3234-0610

(5)

5

SUMÁRIO

PALAVRA DO PRESIDENTE

1

INTRODUÇÃO

2

DIRECIONADORES ORGANIZACIONAIS

3

PRINCÍPIOS E CONDUTAS NOS RELACIONAMENTOS COM OS

PÚBLICOS DE INTERESSE

4

COMITÊ DE ÉTICA

5

CANAIS DE MANIFESTAÇÃO

(6)

6

PALAVRA DO PRESIDENTE

Caros empregados e parceiros das entidades do Sistema FIEAM, ciente da sua importante missão perante a indústria e o desenvolvimento do Amazonas e do País, o Sistema FIEAM – FIEAM, SESI, SENAI e IEL – lança o seu Código de Ética, estruturado de acordo com os valores mais amplamente reconhecidos pela sociedade.

O documento foi construído para atender uma sociedade democrática, e res-peitosa da lei e dos deveres de todos, conforme princípios universais da ges-tão pública e privada, e cultuando a liberdade econômica e política sob uma ética de responsabilidade.

Destaco aos empregados e parceiros sobre a importância do Código de Ética, para que seus princípios e orientações atuem como motivadores e balizado-res para exemplos de conduta.

As entidades que integram o Sistema FIEAM têm exercido papel relevante para o fortalecimento do segmento industrial da sociedade amazonense, com o propósito de atender as aspirações dos empresários e dos trabalhadores, principais atores do motor da economia do Amazonas.

O Sistema FIEAM espera que este Código de Ética oriente e contribua para o comportamento ético dos empregados, parceiros e também seja inspirador de boas práticas para sociedade que busca ser aprimorada.

(7)

7

Os princípios e as condutas estabelecidos neste Código devem ser respeitados e seguidos, no que couber, pelos integrantes das entidades e órgãos nacionais do Sistema Indústria, e representantes designados, sendo indicativos para as demais entidades e Departamentos Regionais que compõem esse Sistema.

1 INTRODUÇÃO

O Código de Ética das entidades do Sistema FIEAM reúne princípios e condu-tas que norteiam a instituição.

As entidades do Sistema FIEAM integram as ações realizadas pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), pelo Serviço Social da Indús-tria (SESI), Serviço de Nacional de Aprendizagem IndusIndús-trial (SENAI) e Institu-to Euvaldo Lodi (IEL) e adotam os princípios e as condutas estabelecidas no Código de Ética da Confederação Nacional das Indústrias – CNI:

As entidades do Sistema FIEAM têm como pressuposto a possibilidade de evoluir em seus níveis de maturidade ética, razão pela qual estimula o diálo-go constante em torno dos temas que compõe o Códidiálo-go de Ética, podendo seus empregados apresentar contribuições e questionamentos que permi-tam seu aprimoramento.

Os gestores devem incentivar a observância do Código de Ética. Conflitos, di-lemas e dúvidas que possam surgir quanto à aplicação ou interpretação do código devem ser encaminhados pelos canais de manifestação disponíveis.

(8)

8

2 DIRECIONADORES ORGANIZACIONAIS

As condutas das entidades do Sistema FIEAM devem ser pautadas por prin-cípios, valores e diretrizes que constam deste Código de Ética.

São alicerces do Sistema FIEAM:

2.1 MISSÃO

DEFENDER a livre iniciativa, sobretudo os interesses do segmento

empresarial industrial do Estado do Amazonas, contribuindo para o seu desenvolvimento, em condições sustentáveis, sob os aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais.

FORTALECER o princípio de união e integração entre todos os seus

Sindicatos Filiados, estimulando o companheirismo e a colaboração recíproca.

COLABORAR com os poderes públicos, como órgão consultivo, no

es-tudo e solução de todos os assuntos que direta ou indiretamente possam afetar as empresas e o fortalecimento da economia.

PROPUGNAR pelo tratamento humanitário aos trabalhadores,

esti-mulando a educação profissional, tecnológica e a inovação, o bem-estar social, qualidade de vida, educação, saúde e lazer, capacitação empresarial, aperfeiçoamento da gestão e suporte a inovação de produtos e processos e buscando mantê-los em constante processo de adaptação às transformações sociais e econômicas.

2.2 VALORES

(9)

9

Livre iniciativa:

atuar com visão e atitude empresarial, for-talecendo, promovendo e defendendo a livre iniciativa, a livre concorrência e a propriedade em todas as suas manifestações. 

ÉTICA:

agir de forma íntegra no relacionamento interno e

ex-terno, com respeito às políticas e normas de conduta estabeleci-das pela instituição, pela Indústria e pela sociedade.

TRANSPARÊNCIA:

compartilhar sistematicamente informa-ções sobre o uso de seus recursos, ainforma-ções e contribuiinforma-ções para a Indústria, os trabalhadores e a sociedade.

SATISFAÇÃO DOS CLIENTES:

compreender as necessidades dos clientes internos e externos, atuais e futuras, a fim de desen-volver soluções que atendam às suas expectativas.

ALTA PERFORMANCE:

ter sempre a meta de superar as ex-pectativas de desempenho da instituição, da Indústria e do país, buscando alcançar padrões de excelência na realização de suas atividades.

(10)

10

3 PRINCÍPIOS E CONDUTAS NOS

RELACIONAMENTOS COM OS PÚBLICOS

DE INTERESSE

Este capítulo descreve princípios e condutas que deverão ser observados nas relações das entidades do Sistema FIEAM com todos os seus públicos de inte-resse.

PRINCÍPIOS GERAIS

Atuação das entidades do Sistema Indústria no Estado do Amazonas

 Todas as práticas das entidades do Sistema FIEAM devem pautar-se pelos princípios éticos e pelo cumprimento das normas legais e diretrizes organi-zacionais;

 O Sistema FIEAM, no cumprimento de sua missão, orienta seus programas e projetos pelos princípios da eficiência, economicidade e eficácia. Tem como objetivo promover ações integradas, pautadas na qualidade, definidas por critérios profissionais e técnicos, que busquem a unidade sistêmica e que reduzam custos.

PRINCÍPIOS RELACIONAMENTOS INSTITUCIONAIS E AÇÕES

DE REPRESENTAÇÃO E DE INFLUÊNCIA

 As entidades do Sistema FIEAM se comprometem a manter um diálogo aber-to, transparente, verdadeiro e acessível, disponibilizando, por suas lideran-ças e empregados autorizados, informações de interesse público;

 As entidades do Sistema FIEAM devem exercer sua ação de representação e influência perante os órgãos públicos e organizações da sociedade civil, na-cionais e internana-cionais, visando a alcançar objetivos e interesses da Indús-tria, em sintonia com seus trabalhadores e com a sociedade brasileira;  Os integrantes e representantes designados do Sistema FIEAM não poderão

assumir posições contrárias aos valores contidos neste Código de Ética;  Os integrantes e representantes designados deverão comunicar

(11)

11

 Os integrantes e representantes designados das entidades do Sistema FIEAM não poderão fazer uso de informações privilegiadas, em benefício próprio ou de terceiros.

 Os integrantes e representantes designados não poderão assumir em nome das entidades do Sistema FIEAM responsabilidades para as quais não este-jam devidamente autorizados;

 Os integrantes e representantes designados pelas entidades do Sistema FIE-AM não poderão exigir, aceitar, receber e oferecer favores, doações, em-préstimos, serviços e tratamentos especiais de qualquer espécie, pagamen-tos indevidos ou irregulares, que possam configurar propina, suborno ou corrupção;

 Os presentes e brindes somente poderão ser aceitos ou oferecidos pelos in-tegrantes e representantes designados pelas entidades do Sistema FIEAM quando puderem ser revelados publicamente sem causar constrangimentos à instituição e ao profissional;

 As entidades do Sistema FIEAM não podem realizar doações financeiras a partidos políticos, a candidatos a cargos eletivos ou utilizar seus espaços e imagem para interesses partidários.

RESPEITO À DIVERSIDADE

 O Sistema FIEAM respeita a diversidade e a dignidade da pessoa humana;  O Sistema FIEAM é contra qualquer atitude de discriminação,

desqualifica-ção, intimidação e constrangimento em função de gênero, raça ou etnia, ori-entação sexual, idade, religião, aparência física, origem geográfica, condição socioeconômica e deficiência.

TRABALHO INFANTIL E FORÇADO (ANÁLOGO A TRABALHO

ES-CRAVO)

(12)

12

RELACIONAMENTO ENTRE AS ENTIDADES E ÓRGÃOS DO SISTEMA

FIEAM

 O Sistema FIEAM busca atuar de forma coordenada e sinérgica, conside-rando a autonomia das entidades e órgãos que o compõem e perseguindo o aperfeiçoamento contínuo de suas práticas de governança.

 As entidades do Sistema FIEAM devem se relacionar com as entidades da CNI de forma equânime, considerando suas necessidades e particularida-des.

RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO INTERNO

O Sistema FIEAM valoriza o seu público interno, pois reconhece que seus resultados são frutos do esforço, da criatividade, do talento, da capacida-de e da capacida-dedicação das pessoas que nele trabalham.

RESPEITO, ASSÉDIOS E ABUSO DE PODER

 As entidades do Sistema FIEAM têm como compromisso oferecer um am-biente de trabalho pautado pela cordialidade, transparência e respeito mú-tuo, que devem ser observados pelo público interno, inclusive no seu rela-cionamento com o público externo;

 As entidades do Sistema FIEAM valorizam opiniões e atitudes colaborati-vas, incentivando um ambiente de trabalho participativo;

 Os gestores devem manter diálogo transparente e acessível com todos os empregados;

 As entidades do Sistema FIEAM respeitam as crenças religiosas e as posi-ções político-partidárias de seus empregados, porém não aceitam manifes-tações, no ambiente de trabalho, com o objetivo de influenciar pessoas;  As entidades do Sistema FIEAM não aceitam comportamento que possa

criar ambiente de trabalho ofensivo, intimidador ou hostil, que caracterize assédio moral, sexual ou religioso;

(13)

13

CONFLITO DE INTERESSES

 As entidades do Sistema FIEAM têm por princípio a impessoalidade no de-senvolvimento de suas ações.

 O nome, a marca ou a imagem das entidades do Sistema FIEAM só podem ser utilizados quando em benefício da instituição e do trabalho;

 Os recursos das entidades do Sistema FIEAM só podem ser utilizados para interesses da instituição.

SEGURANÇA E SAÚDE

 As entidades do Sistema FIEAM têm como valor proporcionar a todos um ambiente de trabalho seguro e saudável;

 As entidades do Sistema FIEAM cultivam valores de vida saudável em seu ambiente de trabalho. O uso do cigarro é permitido apenas nos locais des-tinados a este fim e o de bebidas alcoólicas tolerado em eventos sociais e institucionais, observada a moderação de consumo.

RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO EXTERNO

Relacionamento com a Indústria e seus Trabalhadores

O segmento empresarial industrial do Amazonas é a razão maior da existência do Sistema FIEAM que, por intermédio das ações e serviços prestados pela FIE-AM, SESI, SENAI e IEL, contribui para a criação de um ambiente favorável aos negócios, à competitividade, ao desenvolvimento dos trabalhadores da Indús-tria do Estado do Amazonas.

 Os integrantes e representantes designados pelas entidades do Sistema FIE-AM devem tratar de forma equânime todos os segmentos industriais, em-presas e seus trabalhadores, em prol do progresso empresarial.

RELACIONAMENTO COM OS SINDICATOS LABORAIS

 As entidades do Sistema FIEAM defendem o processo de negociação coletiva como o instrumento mais adequado para o aprimoramento das relações trabalhistas e para a construção de relacionamentos cada vez mais dignos, colaborativos e respeitosos entre empregadores e empregados.

(14)

emprega-14

 As entidades do Sistema FIEAM respeitam o direito à livre sindicalização dos seus empregados, reprovando qualquer tipo de discriminação àqueles sindi-calizados.

RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES

As entidades do Sistema FIEAM relacionam-se com seus fornecedores a partir de práticas legais, profissionais e eficientes, buscando excelência de resultados.

 As entidades do Sistema FIEAM valorizam práticas empresariais sustentáveis e responsáveis por parte de seus fornecedores;

 Os integrantes das entidades do Sistema FIEAM devem selecionar e contra-tar fornecedores tendo como base as necessidades da instituição, utilizando critérios de preço e qualidade;

 Os integrantes das entidades do Sistema FIEAM devem pautar suas relações com fornecedores pelo respeito, cordialidade e transparência, não aceitando qualquer tipo de favorecimento indevido;

 As entidades do Sistema FIEAM não permitem que seus integrantes e repre-sentantes designados participem do processo de contratação de empresas em que tenham participação societária, individual ou familiar ou onde traba-lhem parentes com influência nos processos de negociação.

RELACIONAMENTO COM AS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

 As entidades do Sistema FIEAM acreditam que o seu relacionamento com instituições parceiras fortalece e potencializa sua atuação institucional.  As entidades do Sistema FIEAM devem, no processo de construção das

par-cerias, considerar a sintonia de valores, objetivos institucionais, finalidades estratégicas e competências técnicas dos parceiros;

(15)

15

RELACIONAMENTO COM O PODER PÚBLICO

O Sistema FIEAM compartilha com o Poder Público o objetivo de construir um estado próspero, justo e sustentável, por meio da promoção da com-petitividade da Indústria no Estado do Amazonas, num ambiente que es-timule o pleno desenvolvimento da sociedade.

 As entidades do Sistema FIEAM são organizações apartidárias que defendem o regime democrático e o pluralismo político;

 As entidades do Sistema FIEAM defendem perante o governo e as autorida-des constituídas os interesses legítimos da Indústria no Estado do Amazonas, suas necessidades, especificidades e circunstâncias, com vistas ao bem co-mum;

 As entidades do Sistema FIEAM contribuem para o debate político, defen-dendo propostas que tenham afinidade com seus valores e objetivos;

 As entidades do Sistema FIEAM têm como compromisso disponibilizar in-formações que possam contribuir para o debate, a formulação de políticas públicas e ampliar a compreensão das necessidades legítimas do setor in-dustrial no Estado do Amazonas;

 Os integrantes e representantes designados pelas entidades do Sistema FIE-AM deverão manter com o Poder Público, na defesa dos legítimos interesses industriais no Estado do Amazonas, uma postura pautada pelo diálogo ético, aberto, altivo, consistente e transparente;

 Os integrantes e representantes designados pelas entidades do Sistema FIE-AM em órgãos do poder público, que tenham a função julgadora de proces-sos administrativos, deverão atuar com autonomia, imparcialidade e inde-pendência, e observar, sem prejuízo deste Código de Ética e das normas le-gais, os princípios e regras do órgão em que tiver assento.

 Os integrantes e representantes designados pelas entidades do Sistema FIE-AM não poderão fazer uso das relações com o Poder Público, no exercício de suas atribuições, com a finalidade de obter benefícios pessoais.

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

(16)

Página

16

 As informações das entidades do Sistema FIEAM serão prestadas por seus dirigentes e, quando autorizados, por empregados e representantes desig-nados.

RELACIONAMENTO COM A SOCIEDADE

 As entidades do Sistema FIEAM defendem, realizam e apoiam ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas, com foco no cres-cimento econômico, na melhoria da qualidade de vida, na redução das desi-gualdades regionais e sociais, na erradicação da pobreza e na promoção da cidadania.

 As entidades do Sistema FIEAM atuam para promover o desenvolvimento, o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da sociedade;

 As entidades do Sistema FIEAM participam ativamente de fóruns de discus-são, como parte de suas responsabilidades, contribuindo com suas posições e informações sobre as dimensões econômicas, política, social, ambiental, educacional e cultural do Estado do Amazonas;

 As entidades do Sistema FIEAM estimulam práticas de responsabilidade so-cial por acreditar na sua eficácia como instrumento de transformação e in-clusão social.

RELACIONAMENTO COM AS REDES SOCIAIS

As entidades do Sistema FIEAM participam das redes sociais, sendo um importante canal de sua comunicação com a sociedade.

 As informações estratégicas do Sistema FIEAM também serão prestadas por seus dirigentes e, quando autorizados, por empregados e representantes designados.

 Os integrantes e representantes designados quando se referirem ao Sistema FIEAM, inclusive em suas redes sociais, deverão observar o presente Código de Ética.

RELACIONAMENTO COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS

(17)

de-17

preendimentos econômicos quanto a regulação ambiental são indispensá-veis à melhoria da qualidade de vida, emprego e renda da sociedade.

 As entidades do Sistema FIEAM preconizam a atuação em conformidade com a legislação ambiental, mas defende o aperfeiçoamento permanente da ordem normativa;

(18)

18

4 COMITÊ DE ÉTICA

O Comitê de Ética será composto por cinco pessoas, designadas pelos dirigen-tes das entidades do Sistema FIEAM, que também indicará, entre seus mem-bros, o coordenador e aquele que exercerá a função de ouvidor.

Compete ao Comitê de Ética analisar as contribuições, propor a atualização pe-riódica do Código de Ética e esclarecer dúvidas de interpretação

Compete também ao comitê receber e averiguar comunicações sobre condutas de empregados e representantes designados que configurem situação de des-respeito ao Código de Ética e recomendar ao detentor da alçada, de forma fun-damentada, as seguintes medidas:

 Ações de esclarecimento, educação e treinamento;  Ajustes de processos, situações ou condutas;

 Advertência verbal, advertência por escrito, suspensão ou demissão;  Destituição do representante designado.

 Não serão aceitas comunicações sobre condutas de empregados e re-presentantes designados que configurem desrespeito ao código feito de forma anônima ou em que não se possa verificar a identidade do comu-nicante. O comitê, considerando a natureza e gravidade do fato, mante-rá em sigilo a identidade do comunicante.

As averiguações de condutas de empregados e representantes designados se-rão realizadas em segredo, somente tendo acesso a elas os membros do comitê e a pessoa eventualmente averiguada, que terá amplo direito de defesa.

Comunicações relacionadas à conduta de dirigentes observarão exclusivamente as regras e competências previstas nos Estatutos, Regimento ou Regulamento das entidades do Sistema FIEAM (FIEAM / SESI / SENAI / IEL).

As entidades do Sistema FIEAM incentivam e valorizam comunicações feitas com responsabilidade e consistência, baseadas em fatos e dados reais e que descrevam situações que possam prejudicar a organização, empregados ou demais partes interessadas, e repudia denúncias vazias, falsas ou vingativas.

OUVIDORIA INTERNA

(19)

19

(20)

20

5 CANAIS DE MANIFESTAÇÃO

Os empregados e representantes designados do Sistema FIEAM, se quiserem apresentar contribuição, esclarecer dúvida ou comunicar fato que, a seu juízo, esteja em desacordo com o Código de Ética, poderão:

 Procurar sua liderança imediata, ou;  Dirigir-se ao Ouvidor, ou;

(21)

21

GLOSSÁRIO

Este glossário tem como objetivo esclarecer termos utilizados no Código de Éti-ca das entidades do Sistema FIEAM.

ASSÉDIO MORAL –

expor empregados a situações humilhantes e constran-gedoras durante a jornada de trabalho, sobretudo quando se valendo de condi-ção hierárquica superior ou de ascendência no trabalho. Será caracterizado as-sédio moral quando houver continuidade, de maneira reiterada e prolongada.

ASSÉDIO RELIGIOSO –

constranger alguém com o intuito de impor a própria crença religiosa, durante a jornada de trabalho, se valendo de condição hierár-quica superior ou de ascendência no trabalho. Será caracterizado assédio reli-gioso quando houver continuidade, de maneira reiterada e prolongada.

ASSÉDIO SEXUAL –

constranger alguém com o intuito de obter favor sexual, se valendo de condição hierárquica superior ou ascendência no trabalho. Será caracterizado assédio sexual quando houver continuidade, de maneira reitera-da e prolongareitera-da.

EMPREGADO –

empregados e estagiários.

CONFLITO DE INTERESSES –

circunstância em que alguém, por razões pes-soais, profissionais, políticas, impedimentos ou incompatibilidades, entre ou-tras, não é ou não se sente independente em relação à determinada matéria, podendo influenciar ou tomar decisões motivadas por interesses distintos aos das entidades do Sistema FIEAM ou a seus princípios, valores, objetivos e nor-mas.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL –

é o modelo de desenvolvimento capaz de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacida-de das gerações futuras garantirem suas próprias necessidacapacida-des.

DIRIGENTES –

membros dos Conselhos superiores das entidades do Sistema FIEAM, e das suas diretorias, que não sejam empregados.

EQUÂNIME –

atitudes que dão tratamento igual e imparcial, ponderadas as diferenças substantivas entre os entes em questão.

ÉTICA –

é o conjunto de valores morais, princípios e atitudes que norteiam a conduta humana na sociedade, tendo como ideal o bem comum.

(22)

22

FORNECEDORES –

pessoas físicas e jurídicas contratadas para fornecimento de bens e serviços de qualquer natureza.

GESTORES –

aqueles que exercem função de confiança de gestão – diretores, superintendentes, gerentes executivos e gerentes.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS –

aquelas com as quais o Sistema FIEAM man-tém relações com o objetivo de realizar ações conjuntas de cooperação, moti-vadas pela existência de interesses e objetivos comuns, na qual cada parte aporta e mobiliza os recursos de que dispõe para atingir objetivos e resultados desejados.

INTEGRANTE –

dirigentes e empregados do Sistema FIEAM.

PARTES INTERESSADAS –

indivíduos ou grupos com interesses em decisões ou atividades de uma organização.

PROPRIEDADE INTELECTUAL –

constitui-se na soma de todos os direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios econômico, industrial, científico, literário e artístico.

PÚBLICO INTERNO –

conjunto de indivíduos que trabalham para o Sistema FIEAM.

REPRESENTANTE DESIGNADO –

pessoa não integrante do Sistema FIEAM, indicada ou designada para atuar em nome de entidade que o integra, em or-ganismos públicos ou privados, nacionais ou internacionais.

RESPONSABILIDADE SOCIAL –

responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, vi-sando ao desenvolvimento sustentável.

TRABALHO FORÇADO (OU ANÁLOGO A ESCRAVO) –

todo tipo de tra-balho ou serviço exigido de uma pessoa sob qualquer forma de ameaça, para o qual a mesma não tenha se oferecido espontaneamente ou que, durante o mesmo, se caracterize como privação da liberdade.

(23)

23

APÊNDICE - TERMO DE COMPROMISSO

Declaro que recebi o Código de Ética das entidades do Sistema FIEAM e me comprometo a cumpri-lo.

Nome (letra de forma):

_______________________________________________________

Entidade / Unidade Organizacional:

_______________________________________________________

Cargo / Ocupação / Função:

_______________________________________________________

________________________________________________

(24)

Referências

Documentos relacionados

Não por acaso, as abordagens bem sucedidas de solução para redes grandes são baseadas em heurísticas, onde se abandona a pretensão de garantir a obtenção de soluções

Assim, com a finalidade de fornecer informações aos melhoristas, neste trabalho foram analisadas 21 linhagens de feijão (Phaseolus vulgaris L.), quanto à composição

Diante da afirmação de Cunha (2013), que o aluno com transtorno do espectro autista aprende, pode-se afirmar que a escola regular é um dos ambientes

Na tentativa de compreender algumas questões a respeito desta nova proposta, está em desenvolvimento o projeto de pesquisa “Formação discente, formação e trabalho docente na

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Pela leitura da coluna das unidades simples dos números sorteados na Loteria Federal do Brasil, do 1º prêmio ao 5º prêmio, lidos de cima para baixo.. A identificação da

T EM - SE ESPECIALIZADO ENQUANTO INVESTIGADOR INDEPENDENTE NA ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA ETNODEMOANTROPOLÓGICA , CRIAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA E PROMOÇÃO TERRITORIAL

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local