• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: PROPOSTA DE UMA APLICAÇÃO WEB PARA OFERTA E PROCURA DE EMPREGOS E SERVIÇOS

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ÁREA:

SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): FELIPE APARECIDO DE LIMA, RODRIGO ANTONIO MENDES MELO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): NEY CÂNDIDO DA SILVA RIBEIRO ORIENTADOR(ES):

(2)

Resumo

O objetivo deste estudo é propor a criação de um canal web de oferta e procura de empregos e serviços, voltada para as cidades da microrregião de Itajubá, sul de Minas Gerais. Neste projeto, foram sugeridas algumas ferramentas para o desenvolvimento do website, e foram levantados dados quanto a abrangência de sistemas correlatos nessas cidades. Serão apresentados alguns diagramas que especificam as funcionalidades do programa, e seus relacionamentos. Espera-se que este projeto seja uma plataforma de fácil usabilidade e de baixo custo, para que dessa forma possa haver a aproximação entre empregador e empregado, em cidades onde o método de procura e oferta de trabalho ainda é feita de modo obsoleto.

Palavras-chave: site, empregos, currículos, serviços.

Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciência da Computação. Introdução

A busca por emprego em cidades da microrregião de Itajubá, sul de Minas Gerais, ainda é feita de forma obsoleta, com as pessoas entregando seus currículos impressos diretamente nas micro e pequenas empresas. A procura por meio de currículos impressos e cartões de terceiros é um trabalho lento, pois os arquivos são excessivos e desorganizados e, em muitas vezes, o resultado não é satisfatório, por possuir dados desatualizados.

Segundo (Estadão, 2017) nos últimos três anos o número de desempregados triplicou no Brasil, chegando hoje a quase 13,5 milhões de brasileiros nessa situação. No estado de Minas gerais o número de desocupados é próximo a 2,39 milhões de pessoas (EM, 2016).

A proposta desse projeto surgiu em meio às dificuldades de uma pequena empresa em encontrar, de forma rápida, mão de obra qualificada para o preenchimento de vagas de trabalho e contratação de prestadores de serviços autônomos. Considerando que os principais sites de oferta de emprego são utilizados por empresas e centros de maior porte, o objetivo desde projeto é propor para cidades de pequeno porte o desenvolvimento de uma aplicação web

(3)

para oferta e procura de empregos, que seja de fácil usabilidade e que possa ajudar tanto microempresas, como pessoas que buscam por vagas.

Objetivo

Este estudo tem como objetivo propor o desenvolvimento de um website para oferta e procura de empregos nos municípios da microrregião de Itajubá, analisando as ferramentas e meios necessários, assim como, o atual cenário que se encontra nosso publico alvo.

Metodologia

Conforme pesquisa realizada nos seguintes sistemas correlatos: LINKEDIN, CURRICULUM, INFOJOBS, VAGAS, CATHO e CVENGENHARIA, identificou-se que para as pequenas cidades esses sistemas não possuem relevância. Eles são pouco ou quase nunca utilizados, e não há um amplo conhecimento da população sobre essas ferramentas.

Para a proposta do sistema, foram utilizados conceitos e padrões da Engenharia de Software. Segundo Sommerville (2007), a engenharia de software está relacionada a todos os aspectos da produção de um software, desde o levantamento de requisitos até sua manutenção, assim que o projeto estiver em operação.

Processos, métodos de gerenciamento e desenvolvimento e ferramentas compõe a engenharia de software, que é fundamentada pelo foco da qualidade (PRESSMAN, 2011).

1. Ferramentas

O sistema proposto nesse artigo foi projetado com foco na linguagem Personal Home Page (PHP) e bancos de dados MySQL, tendo em vista o desempenho, segurança, popularidade e, não menos importante, a questão de serem recursos livres. No entanto, o leitor poderá desenvolver a proposta utilizando outra linguagem de programação e/ou outro sistema gerenciador de Banco de Dados, de acordo com suas necessidades. É válido ressaltar,

(4)

entretanto, que pequenos ajustes podem ser necessários na proposta nesse caso.

- A linguagem PHP foi criada para o desenvolvimento web com páginas dinâmicas. Suas principais características são: conexão com diversos banco de dados; código aberto, por manter uma conexão estável; coletar dados com formulários e enviar ou receber cookies (SOARES, 2007).

- MySQL: sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), compatível com PHP, estável, com alta segurança e uma grande comunidade e suporte (SEHRING, 2002).

- HTML: é uma linguagem de texto para desenvolvimento web, por meio de marcações. Pode ser utilizada junto ao PHP para estruturação do website. (SILVA, 2011)

- CSS: permite estilizar todas as funções de apresentação de um documento web, como fontes, cores, espaçamentos e todos os aspectos visuais que não são funções originais da HTML. Isso implica em um melhor design e uma interface mais amigável ao usuário (SILVA, 2012).

- JavaScript: trata-se de uma linguagem de programação orientada a objetos, que pode ser usada dentro de programas com outras linguagens, como o PHP. Será utilizado para melhorar interações com o usuário diretamente em seu navegador, eliminando a necessidade de recarregar a página no servidor a todo momento (SILVA, 2010).

-UML: este é o padrão utilizado para representar o software em diversos estágios de desenvolvimento, por meio de diagramas para elaboração da estrutura do sistema. Diagramas como: diagrama de caso de uso, MER e diagrama de classes (MEDEIROS, 2008).

-Diagram Editor: uma ferramenta de criação utilizada para modelar os diagramas gerados com a UML.

2. Desenvolvimento

Em um ano o Brasil perdeu 1,788 milhões de postos de trabalho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), o número de brasileiros desempregados atingiu o patamar recorde de 13,5 milhões de cidadãos,

(5)

somente nos primeiros meses de 2017. Até novembro de 2016, no estado de Minas Gerais, faltava emprego para 2,39 milhões de pessoas. Até então isso somava 20,6% da força de trabalho subutilizada no país. Esse nível alto de desemprego entre os mineiros tinha relação com as dispensas de trabalhadores da indústria e do setor de serviços.

Existem websites que possibilitam a procura por vagas de trabalhos, mas em cidades com poucos habitantes, esses sistemas não possuem grande relevância, pois não abrangem um grande número de usuários.

Analisando a microrregião de Itajubá nos sistemas correlatos, identificou-se que Brasópolis, Consolação, Delfim Moreira, Dom Viçoso, Maria da fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Piranguçu, Virgínia e Wenceslau Braz não possuem vagas de emprego. Cristina e Piranguinho possuem uma e duas vagas, respectivamente, e Itajubá apresenta vinte e cinco vagas únicas (a mesma vaga pode estar ofertada em mais de um website). Ou seja, quase 73% das cidades não utilizam dessas ferramentas, enquanto os outros 27% não contêm números significativos de vagas. Entretanto, uma análise mais detalhada do nível de escolaridade exigido, deixa claro que a busca por trabalhadores graduandos ou já graduados em curso superior é muito maior que os de nível técnico e de ensino médio e fundamental somados.

Com base nesses dados foram levantados os requisitos necessários para um bom funcionamento do sistema e uma melhor aceitação do público alvo. Logo, para que isso ocorra as funcionalidades básicas do sistema são:

- Uma interface limpa e inteligível;

- O usuário escolherá se cadastrar como pessoa física ou jurídica;

- O usuário-Físico poderá cadastrar seus currículos, atualizar seus dados, buscar por vagas e serviços e enviar currículos à vagas especificas;

- Usuário-Físico prestador de serviço, que não trabalha sob um CNPJ, terá a opção de cadastrar as informações sobre sua função e atualizar o mesmo;

- Usuário-Jurídico terá a opção de criar vagas para oferta-las publicamente no sistema, esses dados poderão ser atualizados somente por quem criou o anúncio e excluídos quando a mesma for preenchida. A busca por currículos e serviços será possível a estes usuários.

(6)

- Um alerta via e-mail e/ou SMS será enviado à pessoa que criou um anuncio toda vez que um currículo for enviado em relação ao mesmo.

- Banco de dados seguro e estável, acesso rápido e fácil a um sistema coerente.

Resultados

A partir das pesquisas realizadas foram obtidos os seguintes dados.

Tabela 1- Vagas por cidade e nível de conhecimento. Cidade Ensino Superior Ensino Médio Ensino Fundamental Técnico Total de Vagas Brasópolis 0 0 0 0 0 Consolação 0 0 0 0 0 Cristina 0 1 0 0 1 Delfim Moreira 0 0 0 0 0 Dom Viçoso 0 0 0 0 0 Itajubá 15 7 1 2 25 Maria da Fé 0 0 0 0 0 Marmelópolis 0 0 0 0 0 Paraisópolis 0 0 0 0 0 Piranguçu 0 0 0 0 0 Piranguinho 2 0 0 0 2 Virgínia 0 0 0 0 0 Wenceslau Braz 0 0 0 0 0 Fonte: o autor(2017).

Na Tabela 1 pode-se identificar que, com a consulta realizada nos sistemas correlatos foi possível verificar a irrelevância desses sistemas nas cidades da microrregião de Itajubá, já que a maioria destes municípios não dispõe de uma única vaga ofertada, e naquelas em que há anúncios o número desses é inexpressivo. Verificou-se também o nível de escolaridade exigido nas vagas

(7)

anunciadas, já que, exceto em Itajubá, nenhuma das outras cidades contém instituições de ensino superior.

Com base nos requisitos levantados no desenvolvimento foi possível estruturar o diagrama de classes (Figura 1). Este representa a comunicação entre as classes, bem como seus atributos.

Figura 1- Diagrama de classes

Fonte: o autor (2017).

A partir do Diagrama de classes (Figura 1), foi gerado o Modelo Entidade Relacionamento (MER) ilustrado na Figura 2. Neste podemos identificar a relação entre as entidades e, visualizar e estruturar base do banco de dados do sistema.

(8)

Figura 2- MER

Fonte: o autor (2017). Conclusão

Levando em conta a pouca abrangência que grandes sistemas de busca de empregos possuem na microrregião de Itajubá, conclui-se que uma aplicação web, que seja de baixo custo e que possua um foco regionalizado, poderia contribuir na procura e oferta de empregos e serviços em cidades com um menor número de habitantes. Esta ferramenta será proveitosa para a população. Irá aproximar o empregador do empregado, e assim resolver esta problemática.

Referências

AMORIM, D. Desemprego atinge patamar recorde de 13,5 milhões de pessoas.

Disponível em: <

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,taxa-de-desemprego-fica-em-13-2-no-trimestre-ate-fevereiro,70001721489>. Acesso em 29 ago.2017.

(9)

CURRICULUM. Disponível em: <http://www.curriculum.com.br/candidatos>. Acesso em 28 ago.2017.

CVENGENHARIA. Disponível em: <http://www.cvengenharia.com.br/>. Acesso

em 28 ago.2017.

EM. Em Minas, falta trabalho para 2,39 milhões; na grande BH o déficit é de 691 mil vagas. Disponível

em:<http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2016/11/23/internas_economi

a,826042/em-minas-falta-trabalho-para-2-39-milhoes.shtml>. Acesso em 29 ago.2017.

INFOJOBS. Disponível em: <https://www.infojobs.com.br/>. Acesso em 28 ago.2017.

LINKEDIN. Disponível em: <https://br.linkedin.com>. Acesso em 28 ago.2017.

MEDEIROS, E. Desenvolvendo software com UML definitivo 2.0. 1, ed. São Paulo: Pearson Education, 2008.

PRESSMAN, R, S. Engenharia de software: Uma Abordagem Profissional. 7, ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.

SILVA, M, S. CSS3: Desenvolva Aplicações Web Profissionais com uso dos Poderosos Recursos de Estilização das CSS3. 1, ed. São Paulo: Novatec, 2012.

SILVA, M, S. HTML 5: A Linguagem de Marcação que Revolucionou a Web. 1, ed. São Paulo: Novatec, 2011.

SILVA, M, S. JavaScript: Guia do Programador. 1, ed. São Paulo: Novatec, 2010.

(10)

SOARES, B, A, L. Aprendendo a Linguagem PHP. 1, ed. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 2007.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: Pearson Addison-Wesley, 2007.

SUEHRING, S. MySQL a Bíblia. 1, ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

As cadeias laterais variam em certo nível entre as diferentes formas de clorofila encontradas em diferentes organismos, mas todas possuem uma cadeia fitol (um terpeno ) ligada

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

A mãe do Roberto, antes de sair – tem sempre alguma coisa para fazer, o seu curso de Italiano, a inauguração de uma exposição, um encontro no clube de ténis –, faz- -lhe

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

A principal modalidade a ser estudada será a coleta seletiva de material reciclável, e o desenvolvimento das empresas sociais dentro da cadeia de logística reversa

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São