• Nenhum resultado encontrado

Análise dos constituintes utilizados em dermocosméticos que promovem efeito tensor (lifting), disponíveis no mercado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise dos constituintes utilizados em dermocosméticos que promovem efeito tensor (lifting), disponíveis no mercado"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DCVida – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ESTÉTICA E SAÚDE

ANÁLISE DOS CONSTITUINTES UTILIZADOS EM

DERMOCOSMÉTICOS QUE PROMOVEM EFEITO TENSOR

(LIFTING), DISPONÍVEIS NO MERCADO

DAIANE DA SILVA GUMA STEGLICH

Ijuí – RS 2017

(2)

DAIANE DA SILVA GUMA STEGLICH

ANÁLISE DOS CONSTITUINTES UTILIZADOS EM

DERMOCOSMÉTICOS QUE PROMOVEM EFEITO TENSOR

(LIFTING), DISPONÍVEIS NO MERCADO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Estética e Saúde, do Departamento de Ciências da Vida –

DCVida da Universidade Regional do

Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, como requisito para obtenção do título de pós-graduada em Estética e Saúde. Orientadora: Christiane de Fátima Colet

Ijuí – RS 2017

(3)

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus pais, José Carlos e Maria Daisi, por terem cuidado do meu bem mais precioso, meu filho Matheus, nos finais de semanas das aulas da Pós-Graduação.

A minha irmã Michele que sempre me motivou a escolher a área da estética, onde eu realmente me identifiquei, obrigada pelo carinho.

Ao meu esposo Aurélio pelo auxílio nos momentos difíceis, onde a distância foi um obstáculo vencido nesse período.

A minha orientadora, Christiane de Fátima Colet, pela dedicação e pela excelente orientação para que pudesse realizar esse trabalho.

A todas as minhas colegas de curso e em especial a professora Luana, que sempre me acolheram nas aulas. A Deus por ter me dado sabedoria nas horas difíceis e serenidade para seguir em frente.

(4)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

AA aminoácidos

AHP acetil hexapeptídeo-3

CAT catalase DMAE dimetilaminoetanol FROP-3 fucose GAGs glicosaminoglicanas GPX glutationa peroxidase GSH glutationa HA ácido hialurônico

HAS2 síntese de ácido hialurônico

HAS3 hyaluronase

JDE ou EDJ junção dermo-epidérmica

Ki67 queratinócitos

LO1 lavandula angustifólia

LO2 lavandula hybrida

MCE matriz dérmica extracelular

MDA malondialdeído indicador da peroxidação lipídica

PCR proteína C reativa

RROP-3 rhamnose oligossacarídeos

SCO escopolamina

SOD superóxido dismutase

TEWL perda transepidermal de água

(5)

LISTA DE QUADROS

Quadro 1: Produtos com efeito tensor e seus constituintes ... 10

Quadro 2: Artigo encontrado com o ativo Spilanthes Acmella, com ação antioxidante ... 11

Quadro 3: Artigos encontrados com ativo Lavandula Stoechas, com ação antioxidante... 11

Quadro 4: Artigos encontrados com o ativo Argireline, com ação tensora ... 13

Quadro 5: Artigos encontrados com ativo DMAE, com ação tensora ... 16

Quadro 6: Artigos encontrados com ativo Matrixyl Syntle 6, com ação tensora ... 17

Quadro 7: Artigo encontrado com ativo Rhamnose, com ação antioxidante ... 19

Quadro 8: Artigos encontrados com ativo LR2412, com ação tensora ... 19

(6)

SUMÁRIO RESUMO ... 6 INTRODUÇÃO ... 7 METODOLOGIA ... 9 DISCUSSÃO ... 10 CONCLUSÃO ... 24 REFERÊNCIAS ... 25

(7)

ANÁLISE DOS CONSTITUINTES UTILIZADOS EM DERMOCOSMÉTICOS QUE PROMOVEM EFEITO TENSOR (LIFTING), DISPONÍVEIS NO MERCADO

Daiane da Silva Guma Steglich E-mail: (daianeguma1@hotmail.com)

Christiane Fátima Colet

E-mail: (christiane.colet@unjui.edu.br)

RESUMO

O envelhecimento cutâneo intrínseco é um processo cronológico, inevitável, esperado e progressivo. Para combater os efeitos por ele causados como: a flacidez, as rugas, a perda do tônus da pele e melhorar a aparência, a população investe em tratamentos cosméticos capazes de reduzir esses sinais e atenuar as linhas de expressão. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficácia de ativos tensores, nas bases de dados Bireme e Pubmed, utilizados nos dermocosméticos disponíveis no mercado internacional e nacional. Foram selecionados 8 marcas e 10 produtos cosméticos, os ativos tensores pesquisados foram: Spilanthes Acmella, Lavandula Stoechas, Argireline, Dimetilaminoetanol (DMAE), Matrixyl Syntle 6, Rhamnose, LR2412, Tetrahydroxypropyl etilenodiamina (THPE) e Bugrane, Fitoendorfina, Ascofilline e MOHA. Foram incluídos 7 produtos na pesquisa, sendo 3 excluídos porque não encontram-se artigos nas bases de dados pesquisadas. Os estudos mostraram que todos os constituintes pesquisados têm um grande potencial antienvelhecimento e antioxidante. Como muitos estudos encontrados foram realizados in vitro, em animais ou em fragmentos de pele, dificultaram a avaliação quanto a eficácia do efeito tensor, como no caso dos ativos: Lavandula Stoechas, DMAE e Rhamonse. A maior parte dos artigos encontrados in vivo relacionaram-se aos ativos: Spilanthes Acmella, Argireline, LR2412, Matrixyl Syntle 6 e THPE e Brugrane. Esses apresentaram melhora quanto a densidade, o tônus e a rugosidade da pele – exceto o ativo Spilanthes Acmella que comprovou somente atividade antioxidante. Com as investigações realizadas neste trabalho estima-se que dos 7 produtos analisados, 4 deles apresentaram efeito lifting comprovado, dentre os quais cita-se LR2412, Argireline, Matrixyl Syntle 6 e THPE e Bugrane. Apenas o produto que utilizou THPE e Bugrane comprovou efeito tensor imediato após a primeira aplicação. No entanto todos os ativos incluídos nesta pesquisa mostraram que a aplicação diária é capaz de induzir o efeito tensor a longo prazo.

(8)

INTRODUÇÃO

A pele, juntamente com os anexos cutâneos (folículos pilosos, unhas, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas), faz parte do sistema epitelial, cuja principal função é de delimitar, isolando todas as estruturas internas do ambiente externo. Ela é composta por três partes, denominadas de fora para dentro: epiderme, derme e hipoderme, sendo as duas primeiras as que mais se modificam, com o envelhecimento cutâneo (HARRIS, 2016).

O envelhecimento começa a se manifestar a partir dos 30 anos de idade, podendo ser classificado de duas formas básicas, dependendo de como ocorre: o envelhecimento intrínseco (ou cronológico) e o envelhecimento extrínseco (ou fotoenvelhecimento). Fatores como radiação ultravioleta, radicais livres, temperatura, tabaco, poluição, genética e cor da pele contribuem para este processo (RIBEIRO, 2006).

Os fatores genéticos, endócrino metabólicos, imunológicos e outros elementos intrínsecos, fazem com que a suscetibilidade do tecido cutâneo aos eventos relacionados ao envelhecimento seja mais característica e demasiadamente evidente. Dentre eles destacam-se a formação ou ativação de radicais livres, oxidação proteica, alterações na matriz dérmica, danos ao DNA celular, envolvimento de telomerases e outras enzimas de degradação (metaloproteinases), diminuição da produção de derivados POMC, aumento considerável do grau de sensibilidade da pele e, mais recentemente, o grande envolvimento do especializado sistema imunológico da pele (LUGER, 2002; MAUCH et al., 2001).

À medida que os indivíduos envelhecem, a pele perde uma de suas grandes propriedades: a elasticidade. Associado a isto, também ocorre perda de colágeno e redução da hidratação, tornando-a seca devido a diminuição da capacidade funcional das glândulas sudoríparas e sebáceas (STRUTZEL et al., 2007).

As mudanças na pele relacionadas à idade são inevitáveis e incluem flacidez, rugas, perda de elasticidade, áreas de desidratação e um turnover reverso da proporção de colágeno tipo I/III na pele que apresenta síntese reduzida do colágeno tipo I, mas a produção acima do regulamentado de Colágeno tipo III (LIU et al., 2014).

A síntese de colágeno I e III são reduzidas em pele cronologicamente envelhecida, uma característica que é realçada no envelhecimento. Colágeno VII e colágeno IV são grandes componentes de ancoragem fibrilas, sendo produzidos tanto pelos queratinócitos como fibroblastos. Juntos, ambos, interagem com outras proteínas fornecendo um quadro molecular que confere força mecânica ao queratinócitos. Outro fator que o envelhecimento da

(9)

pele acarreta é a síntese dos queratinócitos e fibroblastos, que diminuem com o passar da idade (MONDON et al., 2015).

Assim, o processo de envelhecimento provoca mudanças graduais e duradouras na pele, caracterizadas por uma perda dramática e⁄ ou degradação de macromoléculas extracelulares levando à atrofia cutânea global, essa atrofia epidérmica altera a estrutura da junção dermo-epidérmica (JDE) e a matriz celular dérmica (MEC), resultando na perda das papilas dérmicas, tornando-a fina e perdendo progressivamente a sua capacidade de renovação (MICHELET et al., 2012).

Outro destaque sobre o envelhecimento cutâneo refere-se a sua ligação à proliferação epidérmica reduzida, à rápida diferenciação celular e descamação de corneócitos lenta, assim, a pele torna-se menos espessa e, consequentemente, mais suscetível ao envelhecimento extrínseco, tendo aparência grosseira e textura mais áspera. Os fibroblastos presentes na derme ficam embutidos em uma espécie de matriz, dotada de proteínas fibrosas como o colágeno, elastina e glicosaminoglicanas, sendo o colágeno o suporte físico e mecânico para os fibroblastos de forma a esticá-los, conferindo resiliência à pele. Já a elastina possui principal função de oferecer elasticidade adequada à pele. A derme da pele envelhecida contém menor número de fibroblastos, sendo os existentes debilitados com capacidade de produção de proteínas reduzida, tendo em vista que a principal função das proteínas é o enrijecimento da pele, o decaimento de sua produção acarreta na formação acelerada de rugas e da flacidez (BEAULIEU et al., 2013; COSTA, 2012). Com o envelhecimento, uma das mudanças mais significativas na aparência facial, juntamente com rugas, é a flacidez da pele. Esta pode afetar negativamente o auto percepção e consequentemente, a qualidade de vida das pessoas (ROURE et al., 2013).

Várias teorias avançadas buscam explicar o processo envelhecimento, como o encurtamento dos telômeros, envelhecimento mitocondrial, defeitos genéticos, efeitos ambientais, doenças degenerativas, expressão de gerontogenes e radicais livres. Os fibroblastos, as células principais na derme, são responsáveis pela produção de matriz extracelular em associação com vários fatores, células e reguladores sinais deste processo. Estas células são responsáveis por o aspecto firme e elástico da pele jovem, que é perdido com o envelhecimento devido à diminuição ou destruição de estruturas encontradas na matriz extracelular (GRAGNANI et al., 2007).

As necessidades de reduzir os sinais visíveis de envelhecimento estão crescendo com o aumento da expectativa de vida. Mulheres e homens buscam melhorar a aparência através de tratamentos cosméticos que melhorem os sinais da idade e atenuem as linhas de expressão.

(10)

Muitas pessoas optam por tratamentos não invasivos com o uso de dermocosméticos com efeito lifting (tensor), de aplicação tópica, oferecendo segurança e conforto na aplicação, mantendo a naturalidade da expressão da face, além de restaurar o tônus cutâneo.

Para combater a flacidez facial, diferentes ingredientes ativos foram investigados. Entre eles, polímeros de alto peso molecular, tais como proteínas e polissacarídeos que agem como agentes de contração imediato da pele. Esses polímeros formam um filme sobre a pele, levando a retração do estrato córneo. No entanto, esta reação não mostra qualquer eficácia a longo prazo (ROURE et al., 2013).

Em busca de prevenção e/ou rejuvenescimento para controle desse declínio cutâneo diversas alternativas estão sendo estudadas, no presente trabalho realizou-se uma investigação dos constituintes utilizados nos cosméticos, bem como seus efeitos e eficácia a longo prazo. Já que estudos que comprovam efeitos imediatos, buscou-se investigar se esses ativos podem prevenir a formação de novas linhas de expressão, pela paralisia muscular suave (ação

dermorelax) e rejuvenescer a pele, quando usados diariamente por períodos prolongados.

Diante do exposto, o objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre os constituintes tensores, com efeito lifting, utilizados nos dermocosméticos disponíveis no mercado internacional e nacional, avaliando efeitos tensores desses ativos, bem como seu efeito a longo prazo.

METODOLOGIA

A primeira etapa pesquisou-se produtos com marcas renomadas na área de cosméticos, em sites da internet. Dentre estas citadas: ADCOS, Bio Age, Jeunesse, Cliniqué, Vichy, Anna Pegôva, ROC, Dermage, Lancôme, Ada Tina, La Roche-Posay, Clarins, Avène, e Extratos da Terra. Após definir as marcas, selecionou-se os produtos com efeito tensor, lifting facial, dermorelaxante, fornecidos por cada marca e analisou-se seus constituintes de acordo com o que estava descrito no site oficial de cada marca. Descartou-se 6 marcas das 14 pesquisadas: 3 delas por não disponibilizar os constituintes nos seus sites e as outras 3, por não conter artigos tensores na sua composição. Foram incluídos na pesquisa 10 produtos de 8 marcas. Esses produtos juntamente com seus constituintes estão relacionados no quadro a seguir, enumerados de A a J, cujos nomes foram suprimidos por questões éticas.

Os artigos científicos foram pesquisados nas bases de Pubmed e Bireme, as palavras chaves e/ou termos utilizados para pesquisa foram os ativos constituintes, que estão descritos

(11)

em negrito no Quadro 1. Os idiomas dos artigos foram em Inglês e em Português, os anos de publicação entre 2007 e 2017, foram selecionados estudos in vivo e in vitro.

Os resultados foram organizados em nove quadros, e as mesmas abordaram os seguintes temas: Produtos com efeito tensor e seus Constituintes; Artigo encontrado com o ativo Spilanthes Acmella com ação antioxidante; Artigos encontrados com ativo Lavandula Stoechas, com ação antioxidante; Artigos encontrados com o ativo Argireline, com ação tensora; Artigos encontrados com ativo DMAE, com ação tensora; Artigos encontrados com ativo Matrixyl Syntle 6, com ação tensora; Artigo encontrado com ativo Rhamnose, com ação antioxidante; Artigos encontrados com ativo LR2412, com ação tensora; e Artigo encontrado com ativos THPE e Bugrane, com ação tensora.

Quadro 1: Produtos com efeito tensor e seus constituintes

Produto Constituintes

A Ácido hialurônico desidratado, 3 extratos vegetais concentrados (ação dermorrelante): extrato de Zanthoxylum

Bungeanum, extrato de Jambú (Spilanthes Acmella) e extrato de Lavendula Stoechas, partículas difusoras de luz.

B Água, proteínas, Sodium Silicate, Magnesium Aluminium Silicate, Acetyl hexapeptídeo-8 (Argireline), Phenoxyethanol, Ethylexyglycerin, Yelow5 (Cl 19140), Red 40 (Cl 16035).

C

Aqua, Dimethyl MEA, Methyl Gluceth – 20, Fructooligosaccharides, Hydroxyethyl Cellulose, Polyquaternium 10, Phenoxyethanol, Glycerin, Hydrolyzed Gelatin, Glutamylamidoethyl Imidazole, Porphyridium Cruentum Extract, Silanetriol, Polysorbate 20, Sodium acetate, Caprylhydroxamic Acid, Phenoxyethanol, Disodium EDTA, Parfum, Imidazolidinyl Urea, Methylpropanediol, Cellulose, Sodium Chloride, Sodium Acetate, DMDM Hydantoin, Imidazolidinyl Urea, Methylparaben. D Antiox 3D, OPC (polifenóis de uva), Ácido Ferúlico, Matrixyl Syntle6. 6 elementos: colágeno I, III, IV, HSP47, laminina 5,

ácido hialurônico, fibronectina e elastina.

E Rhamnose 10% (alta concentração), Ácido hialurônico fragmentado, LHA, E Adenosina.

F Retinol Puro, LR 2412 (molécula de ação redensificadora).

G Ativos THPE e Bugrane, Glicina de Soja, Manteiga de Karité, Gluconato de Zinco, Alantoína, Tocoferol Acetato (Vitamina E), Ácido Glicólico. H Akinésine (Glicoproteína) que renova a matriz celular, ácido hialurônico puro e nanotecnológico, fitoendorfina (extraída de

planta chinesa) ação relaxante, neuropeptídios NGF-like (Nerve Growth Factor) contratantes.

I

Ação do ascofilline TM, MOHA e do retinaldeído (estimula a síntese de ácido hialurônico fisiológico da pele). Avene thermal spring water (avene aqua). Isohexadecane. Dimethicone. Caprylic/capric triglyceride. Cetyl alcohol. Glycerin. Cetearyl alcohol. Pentylene glycol. Glyceryl stearate. Peg-100 stearate. 1,2-hexanediol. Tocopheryl acetate. Ascophyllum nodosum extract. Bht. Ceteareth-33. Dimethicone crosspolymer. Disodium edta. Fragrance (parfum). Hesperidin methyl chalcone. Methyldihydrojasmonate. Pvp. Red 33 (ci 17200). Retinal. Sodium hyaluronate. Water (aqua). Xanthan gum.

J

Ascofilline TM e o MOHA, pre-tocoferil. Avene thermal spring water (avene aqua). Isododecane. Isodecyl neopentanoate.

Caprylic/capric triglyceride. Propylene glycol. Glycerin. Dimethicone. Glyceryl stearate. Peg-100 stearate. Polymethyl methacrylate. 1,2-hexanediol. Arachidyl alcohol. Arachidyl glucoside. Ascophyllum nodosum extract. Behenyl alcohol. Caprylyl glycol. Carbomer. Dimethicone crosspolymer. Disodium edta. Fragrance (parfum). Mica. Pvp. Silica. Sodium hyaluronate. Sodium hydroxide. Titanium dioxide (ci 77891). Tocopheryl glucoside. Water (aqua).

DISCUSSÃO

O Produto A utilizou 3 extratos vegetais concentrados (ação dermorrelaxante): extrato de Zanthoxylum Bungeanum, extrato de Jambú (Spilanthes Acmella) e extrato de Lavendula

Stoechas. De acordo com a teoria da medicina tradicional chinesa, Zanthoxylum Bungeanum,

possui funções para aliviar a dor e matar parasitas para aliviar a coceira. Também é eficaz para dor epigástrica, eczema, prurido, infecção fúngica, diarreia e disenteria (WEI et al., 2011). Os estudos encontrados que utilizaram o Zanthoxylum Bungeanum tiveram relação com doenças e não com finalidade antienvelhecimento, por isso não foram incluídos.

(12)

Spilanthes Acmella é uma planta pertencente à família Asteraceae, que é usado em

cosmetologia para um efeito antirrugas, inibindo as contrações dos músculos subcutâneos, reorganizando e fortalecendo a rede do colágeno (MOLDOVAN et al., 2017). O artigo encontrado acerca deste ativo está descrito no Quadro 2.

Os óleos de Lavandula, extraído em 39 espécies, são usados em cosméticos, fragrância e, além disso, tem grande valor econômico, destacando-se por sua potente atividade antioxidante e biológica contra o crescimento de microrganismos (BAPTISTA et al., 2015). Estudos encontrados sobre os óleos de Lavandula Stoechas estão relacionados no Quadro 3.

Quadro 2: Artigo encontrado com o ativo Spilanthes Acmella, com ação antioxidante Autores Título Local Amostra Tempo de

uso Método Resultados

Moldovan M., Lahmar A., Bogdan C., Parauan S., Tomutá J. e Crisan M. Formulação e avaliação de um creme de água-em-óleo contendo ingredientes à base de plantas e ácido ferúlico. Clínica de Dermatologia, Universidade de Iuliu Hatieganu, Cluj- Napoca, Romênia. 10 voluntárias com idades entre 30 a 57 anos, com fototipos Fitzpatrick classe II e III. Foi aplicado na área zigomática, 1 vez a noite. Durante 8 semanas. Os ingredientes ativos foram óleo de Centella asiática, óleo de Spilanthes acmella, extrato de Zingiber officinale e ácido ferúlico. Foram realizadas 2 formulações: F1 avaliou: viscosidade, tamanho de gota de óleo, índice de poli dispersão; F2: analisou textura e efeito antienvelhecimento que foi avaliado através da avaliação da densidade cutânea antes e depois da aplicação de cremes usando o scanner DUB-cutis®. O estudo in vivo revelou que os valores médios da densidade cutânea aumentaram de 9,21 ± 1,39% para 12,50 ± 1,44% após 8 semanas de aplicação de creme. Os ingredientes à base de plantas incorporados na base de creme O / W para a atividade antioxidante e efeito antirrugas, induziram mudanças na densidade cutânea, um parâmetro importante que quantifica o processo de regeneração da pele.

Quadro 3: Artigos encontrados com ativo Lavandula Stoechas, com ação antioxidante

Autores Título Local Amostra Tempo

de uso Método Resultados

Baptista R., Madureira A.M., Jorge R., Adão R., Duarte A., Duarte N., Lopes M.M., Teixeira G. Atividades antioxidantes e antimicóticas de duas Espécies nativas de Lavandula de Portugal. Universidade de Lisboa. Ensaio in vitro lavandulas stoechas subsp. luisieri e lavandula pedunculata.

Não tem. Foram avaliados o teor total de fenólicos (método Singleton), teor total de flavonoides (técnica de Zhislen). Avaliação do potencial antioxidante (DPPH radical - eliminação da atividade inibição da peroxidação lipídica, proteção do DNA in vitro e atividade antifúngica. Ambas as espécies exibiram alto teor de fenol e de flavonoides, que contribuem para atividade antioxidante, mostrando alta correlação com os resultados obtidos do DPPH de limpeza e inibição de ensaios de perioxidação de lipídios. As amostras também protegeram o DNA induzido por radicais de hidroxila. Concluindo que esses extratos podem ser utilizados como antioxidantes e antienvelhecimento em produtos

(13)

Autores Título Local Amostra Tempo

de uso Método Resultados

Hiancianu M., Cioanca O., Mihasan M., Hritcu L. Efeitos neuroprotetores do óleo de lavanda inalado em escopolamina induzida à demência através de atividades antioxidativas em ratos. Universidade de Iasi, Romênia. 50 ratos machos.

7 dias. Os ratos foram divididos em 5 grupos (10 animais por grupo): (1) controle grupo recebeu tratamento salino (0,9% Na Cl); (2) escopolamina (SCO)-grupo tratado recebeu Silexan, como controle positivo. (3)

escopolamina (SCO) grupo tratado sozinho; 4) grupo tratado escopolamina recebeu Lavandula angustifolia essencial óleo (LO1 + SCO); e (5) o grupo tratado de

escopolamina recebeu Lavandula hybrida óleo essencial (LO2 + SCO). Foram avaliadas a determinação do SOD, do GPX, do CAT, Conteúdo total do GSH, do MDA e apoptose. Análises bioquímicas mostraram um aumento significativo das principais defesas antioxidantes enzimáticos (SOD, GPX e CAT) estimado no lóbulo temporal de grupos tratados com escopolamina expostos a LO1 e LO2, sugerindo que estes óleos essenciais possuem forte propriedade

antioxidante. Os ratos nos grupos da lavanda exibiram a atenuação em lipídios peroxidação, indicada por uma diminuição significativa do nível de MDA. Padrões de clivagem de DNA estavam ausentes nos grupos de lavanda, sugerindo que os que óleos essenciais protegem contra a neurotoxicidade e este efeito poderia estar relacionada com a capacidade de eliminação de radicais livres.

O estudo indicou que várias exposições para óleos de lavanda poderia conferir a neuroproteção devido à diminuição da oxidação danos induzidos pela escopolamina. A inalação do óleo de lavanda pode ser uma boa terapêutica na prevenção e no tratamento de condições de demência.

No produto A, O estudo que utilizou o Spilanthes Acmella na composição da formulação do creme induziu um aumento da densidade cutânea, um parâmetro importante, que quantifica o processo de regeneração e firmeza da pele, comprovando atividade antioxidante e efeito antirrugas.

Os dois estudos que utilizaram a Lavendula Stoechas, não foram de aplicação cutânea. O primeiro realizou uma investigação sobre o teor de fenol e de flavonoides contidos no óleo, o que se constatou alto teor de ambos componentes, concluindo que esses extratos podem ser utilizados como antioxidantes de antienvelhecimento em produtos dermocosméticos. O outro estudo foi realizado em ratos, através de inalação de vapores do óleo de Lavandula controlado por 60 minutos durante 7 dias. Como os ratos foram envelhecidos por escopolamina induzidos

(14)

a demência, foram coletadas análises bioquímicas através de processos enzimáticos defensores do estresse oxidativo, como: SOD (superóxido dismutase), GPX (glutationa peroxidase) e CAT (catalase). Esses mostraram aumento nos grupos que utilizaram a inalação dos óleos de Lavandula, comprovando forte propriedade antioxidante. Além disso, padrões de clivagem de DNA estavam ausentes no grupo que usou Lanvandula, sugerindo que esses óleos essenciais protegem contra a neurotoxicidade e esse efeito pode estar relacionado com a eliminação de radicais livres.

Com esses estudos podemos afirmar que esses extratos tem um poder antioxidante, antienvelhecimento e de regeneração da pele. Componentes antioxidantes atuam na inibição dos radicais livres que estamos expostos. As fontes de radicais livres são diversas, podem ser endógenas: através de reações metabólicas e processos inflamatórios; ou exógenas: exposição ao ozônio, as radiações gama e UV, especialmente o UVA. O estilo de vida também exerce forte influência, como: a exposição ao álcool, ao cigarro, às drogas e aos medicamentos. Esses componentes não são considerados tensores, não exercem lifting facial. Seriam necessários estudos e pesquisas in vivo com aplicação tópica, para comprovação científica do efeito tensor.

O Produto B utilizou Argireline como tensor, este é um ativo peptídeo modulador de neurotransmissores e apresenta o mecanismo de ação parecido com a de neurotoxinas botulínicas, quando aplicado topicamente. É um peptídeo acetil-glutamil-metoxil-glutaminil-arginil-arginilamida que age aumentando a atividade muscular mínima, sendo necessário um maior estímulo para a movimentação do músculo, como consequência há uma diminuição das rugas e linhas de expressão (LUPO; COLE, 2009). Os estudos relacionados estão esquematizados no Quadro 4.

Quadro 4: Artigos encontrados com o ativo Argireline, com ação tensora

Autor Título Local Amostra Tempo

de uso Método Resultados

Wang Y., Wang M., Xiao X. S., Huo J. e Zhang W. D. A eficácia antirrugas da Argireline. Hospital da Xi’ an Jiaotong University, Xi’ an, China.

Ratos envelhecidos com D-galactose. 2 vezes ao dia, durante 6 semanas. As alterações no tecido da pele foram avaliadas utilizando manchas de polarização de hematoxilina-eosina (HE) e picrosirinus (PSP). A quantidade de fibras de colágeno tipo I e III também foi comparada através do software ImageProPlus.

Houve melhora da estrutura histológica da pele dos ratos envelhecidos. A quantidade de fibras de colágeno do tipo I aumentou (P < 0,01), enquanto as fibras de colágeno tipo III diminuiu P < 0,05). Concluindo que Argireline poderia melhorar a estrutura histológica e rejuvenescer a pele.

(15)

Autor Título Local Amostra Tempo

de uso Método Resultados

Wang Y., Wang M., Xiao S., Pan-P, Li P., Huo J. A eficácia antirrugas da Argireline, um hexapeptídeo sintético, em indivíduos chineses: um estudo randomizado e controlado por placebo. Hospital da Xi’ an Jiaotong University, Xi’ an, China.

60 indivíduos receberam o tratamento randomizado de argireline ou placebo na proporção de 3:1. 2 vezes ao dia, durante 4 semanas. A Argireline ou placebo foram aplicadas nas rugas peri-orbitais. A avaliação subjetiva da mudança da aparência das linhas peri-orbitais foi aplicada a classificação Danielle e o padrão de Seeman. A avaliação objetiva: réplicas de silicone da pele da área foram feitas antes e após o tratamento, foram analisadas por um aparelho de análise de rugas. Na avaliação subjetiva, a eficácia total antirrugas no grupo argireline foi de 48,9%, em comparação com 0% no grupo placebo. Na avaliação objetiva, os parâmetros de rugosidade foram todos diminuídos no grupo argireline (p < 0,01), enquanto que nenhuma diminuição foi obtida no grupo placebo (p > 0,05). Argireline tem um efeito antirrugas significativo. Ruiz M.A., Clares B., Morales M.E., e Gallardo V. Avaliação da eficácia antirrugas das formulações cosméticas com um peptídeo antienvelhecim ento (Argireline). Departamento de Farmácia e Tecnologia Farmacêutica, Faculdade de Farmácia, Universidade de Granada, Espanha. 20 mulheres entre 40 e 57 anos de idade. 50% tinham pele seca e 50% pele mista. 2 vezes ao dia, durante 30 dias de aplicação. Foram aplicados diferentes tipos de formulações contendo Argireline: gel e creme aplicados

respectivamente em peles oleosas e secas. Antes da aplicação foram avaliados grau de hidratação e largura e a profundidade das rugas através de um aparelho (Clinipro

antienvelhecimento SD). Além destes fatores foi medida a quantidade de água presente nas camadas superficiais da pele. Foi estudado o quanto essas formulações poderiam afetar o teor aquoso da pele e evolução das rugas, a curto e a longo prazo.

De acordo com as análises visuais das fotografias e dos estudos de profundidade e largura, verificou-se que havia uma notável redução nas dimensões das rugas estudadas em cada paciente durante o mês de tratamento. Os resultados demonstram que, no decurso do tratamento, houve um aumento progressivo no nível de hidratação, bem como uma redução progressiva na profundidade e largura da ruga em relação ao dia 0. Tadini K. A. Desenvolvi-mento e avaliação clínica dos efeitos de formulações dermocosméti-cas contendo dimetilani-moetanol ou acetil hexapeptídeo-3. Faculdade de Ciências Farmacêuti-cas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. 80 voluntárias idade entre 35 a 55 anos, para etapa de análise sensorial das formulações, 10 voluntárias para efeito imediato, 40 voluntárias para estudo a longo prazo. Aplicação imediata, 2 e 4 semanas. Foram preparadas 4 formulações: estas acrescidas ou não de veículo de 10% de uma solução a 0,05% de AHP e/ou de 9% de DMAE e submetidas a testes de estabilidade. Os efeitos a longo prazo, as voluntárias aplicaram as formulações diariamente nos antebraços e na face. Foram medidos o grau de hidratação, as propriedades visco elásticas, o micro- relevo da pele e as

características anisotrópicas.

De acordo com os dados obtidos, conclui-se que as formulações

desenvolvidas

apresentaram-se estáveis, seguras e eficazes e, não sofreram alterações em suas propriedades e não causaram irritação na pele. Além disso, as

formulações que continham AHP e DMAE apresentaram efeitos imediatos na diminuição da TEWL e as

formulações acrescidas de AHP reduziram a anisotropia da pele após 4 semanas de aplicação, melhorando o tônus e a firmeza da pele. Assim o AHP pode ser considerado eficaz para aplicação em dermocosméticos com finalidade

(16)

O primeiro estudo foi realizado em ratos, este obteve melhora histológica, a quantidade de fibras de colágeno do tipo I aumentou enquanto, as fibras de colágeno do tipo III diminuiu, comprovando que Argireline rejuvenesce a pele.

Os outros 3 artigos que foram realizados in vivo, apresentados no Quadro 4, obtiveram melhora da estrutura histológica, efeito rejuvenescedor e antirrugas significativo, aumento da hidratação, redução da largura e profundidade das rugas, mostrando sua ação progressiva, assim confirmando a eficácia de seu uso a longo prazo. O último estudo teve melhor resultado quanto ao tônus e firmeza a pele, porém foi aplicado acetil hexapeptídeo-3 (AHP) com Dimetilaminoetanol (DMAE). Todos os estudos consideraram eficaz o uso de Argireline a longo prazo, com finalidade antienvelhecimento e efeito tensor.

Os efeitos do Argireline podem ser comparados com os estudos que utilizaram somente o DMAE (Dimetilaminoetanol), no caso do Produto C. Este produto tem sido usado contra as rugas e flacidez na região de cervicofacial. A ação firme de DMAE é explicado pelo fato de que sua molécula, considerada um precursor da acetilcolina, altera a contração muscular. No entanto, nenhum estudo experimental encontrado confirma esta teoria (GRAGNANI et al., 2007).

Um artigo foi desenvolvido em ratos através da mesoterapia, percebeu aumento da espessura epidérmica e dérmica, densidade da fibra de colágeno, melhorando a estrutura da pele, não obteve diferença significativa quanto ao teor de água em ambos os grupos, mostrando efeito limitado para hidratação. Já o outro estudo, usou fragmentos de pele, através de análise celular constatando diminuição do número de fibroblastos, aumentando a apoptose celular, bem como a síntese/mitose celular em comparação com o grupo controle. Ambos têm efeito potencial benigno, já que a apoptose celular, determina a morte natural das células envelhecidas ainda aderidas à pele e o aumento de mitose e síntese nos fibroblastos, bem como, síntese da matriz extracelular, como fibronectina, fibras de colágeno e glicosaminoglicanas (GAGs), importante para reestruturação da pele. Os estudos encontrados com DMAE foram realizados in vitro, o que dificulta a afirmação do efeito tensor cutâneo. Estes resultados são apresentados no Quadro 5.

(17)

Quadro 5: Artigos encontrados com ativo DMAE, com ação tensora

Autores Título Local Amostra Tempo de uso Método Resultados

Gragnani A., Giannoccaro F. B., Sobral C. S., França J. P., e Ferreira L. M. Dimetilaminoetanol afeta a viabilidade de fibroblastos cultura humana. Universidade de São Paulo (UNIFESP), SP, Brasil. 10 fragmentos da pele retirados de procedimentos cirúrgicos. Projeto piloto – 6 meses. Os 10 os doadores de ambos os sexos eram brancos e 32 a 53 anos idade (média, 43,1 anos). Foram adicionados nos fragmentos de pele diferentes concentrações de DMAE. Pontos analisados: taxa de proliferação celular, níveis de cálcio citosólico e ciclo celular (apoptose e mitose). Não foi adicionado DMAE no grupo controle. A análise estatística foi realizada utilizando a análise de variância (ANOVA) seguida de teste de Keuls para comparações múltiplas. Diminuição do número de fibroblastos correspondente ao aumento da concentração de DMAE. Os fibroblastos estimulados por DMAE tiveram aumento dos níveis de cálcio citosólico, em comparação ao grupo controle. A apoptose celular aumentou e mitose celular/síntese quando estimulada por DMAE foi maior em comparação ao grupo controle. Liu S., Chen Z., Cai X. , Sun Y., Zhao C. , Liu F., e Liu D. Efeitos do composto Dimetilaminoetanol e Aminoácido em Pele de Rato Induzida com D- Galactose. Qingdao, China. 80 ratos machos. 4 semanas (uma aplicação semanal).

Os ratos foram divididos aleatoriamente em cada grupo experimental, com exceção do grupo controle foram envelhecidos com injeção subcutânea com D-galactose (D-gal) por 6 semanas. Aos 18 dias após a injeção de D-gal, uma área de tatuagem redonda de 3 cm foi pré-fabricada em cada lado do quadril do rato e depois tratada com microinjeção intradérmica de solução salina (NS), AA, 0,1% de DMAE, 0,2% de DMAE, 0,1% de DMAE + AA, Ou 0,2% de DMAE + AA, respectivamente. Grupos de controle simulado receberam exatamente o mesmo procedimento cirúrgico, mas sem qualquer tratamento em estudo. Aos 42 dias após o tratamento, todos os animais foram eutanasiados e as feridas cutâneas foram

comparadas por histologia, medição do teor de água, teor de hidroxiprolina e testes quantitativos de PCR em tempo real. O uso de DMAE e AA mostraram que a espessura epidérmica e dérmica e a densidade da fibra de colágeno foram significativamente elevadas em relação ao grupo controle de. Não houve diferenças significativas no teor de água em todos os grupos, mostrando efeito limitado para hidratação. O teor de hidroxiprolina aumentou na pele tratada com DMAE e AA se comparado com os outros grupos.

Se compararmos Argireline com DMAE ambos reestruturam a pele através do aumento das fibras de colágeno, conferindo a longo prazo melhor textura e firmeza. Porém, Argireline mostrou melhor grau de hidratação em relação ao DMAE que obteve efeito limitado. Os dois últimos artigos do Quadro 4 comprovam que Argireline melhora a hidratação e efeitos imediatos a perda transepidermal de água (TEWL). Além disso,

(18)

encontramos mais artigos sobre Argireline realizados in vivo do que DMAE, mostrando que Argireline tem melhores evidências científicas quanto aos benefícios em relação ao efeito tensor e antirrugas.

O Produto D utilizou o Matrixyl Syntle 6 que é um pentapeptídeo (Lys-Thr-Thr-Lys-Ser ligado a um radical Palmitoil) que atua como mensageiro para as células da derme estimulando-as a aumentar a produção de proteínas da matriz extracelular, como o colágeno tipo I e III e fibronectina (IWAMOTO et al., 2016). No artigo descrito no Quadro 6, as avaliações de moléculas em processo de antienvelhecimento foram realizadas com uma mistura de palmitoil oligopeptídeos e palmitoil tetrapeptídeos-7.

Quadro 6: Artigos encontrados com ativo Matrixyl Syntle 6, com ação tensora

Autores Título Local Amostra Tempo de uso Método Resultados

Mondon P., Hillion M., Peschard O., Andre N., Marchant T., Doridot E., Feuilloley M.GJ., Pionneau C., & Chardonnet S. Avaliação da matriz extracelular dérmica e modificações na junção dermoepidérmica usando dessorção do laser por matriz assistida/imagem de ionização espectrometria de massa, reflexão confocal microscópica, ecografia e histologia, in vivo: efeito da idade e aplicações de peptídeos. França A e B) 10 amostras de pele da região abdominal, (n = 5 entre 36 ± 6 anos), (n = 5 entre 61 ± 5 anos). C) 2 estudos: 1) 22 voluntários; 2) 28 voluntários. A e B) 5 dias de aplicação diária tópica; C) 2 meses de aplicação diária tópica. A) As 10 amostras foram retiradas de mulheres caucasianas idade entre 30 a 66. Aplicação do creme contendo 4,7 µl de palmitoil oligopeptídeos e 2,2 µl palmitoyl tetrapeptídeo-7, um creme placebo foi aplicado como controle. Amostras congeladas e seccionadas. Foram avaliados 2 parâmetros de JDE: número de ondulações e amplitude angular.

B) o laser foi aplicado nas mesmas amostras do estudo A, (Laser Optibeam, EUA). Usado um software (Matrix Science Ldt, Londres, UK) para identificação dos peptídeos. C) O 1º estudo os voluntários tinham idade entre 3 a 72 anos), a aplicação foi no antebraço para avaliar o efeito da idade na JDE. O 2º estudo os voluntários eram do gênero feminino e tinham idade entre 51 a 72 anos. A aplicação em antebraço e meia face, creme placebo foi aplicado em antebraço e meia face oposta. Em ambos estudos a análise foi realizada através de ultrassom 50 MHz. Após as imagens das fibras foram analisadas pelo software ConfoScan (Orion – Concept, França).

A) Pontos estudados como colágeno IV, VII e XVII, nidogen I, todas as proteínas foram reduzidas com a idade. A análise da JDE indicou que o No de ondulações diminuiu em 21% (P < 0,1) entre o grupo envelhecido versus amostra de pele jovem. O ângulo médio das ondulações aumentou 30% (P < 0,1) entre os grupos. A avaliação do colágeno I do grupo envelhecido mostrou diminuição não significativa em relação ao grupo jovem. B) quanto a localização das proteínas observou-se mais intensidade do sinal no grupo de pele envelhecida do que no jovem.

C) 1º estudo mostrou que a JDE diminuiu significativamente de 3 a 72 anos, a

profundidade da derme papilar foi reduzida de 108 a 63 µM (R2 = 0,517). Isto indicou uma redução na amplitude de ondulação da JDE com a idade.

2º estudo o grupo que usou os peptídeos melhorou as estruturas de fibras dérmicas, bem como espessura e densidade da pele em relação ao grupo placebo.

(19)

Nesse artigo foram realizados 2 estudos com diferentes amostras, mas aplicaram a mesma formulação de creme contendo: palmitoil oligopeptídeos e palmitoyl tetrapeptídeo-7.

Um deles usou amostras de pele da região abdominal, avaliando quanto a Imunohistoquímica e Ionização de Laser Assistida. Os resultados obtidos foram a redução de proteínas como: colágeno tipo IV, VII e XVII, Nidogen I. Mudanças ocorreram na junção dermo- epidérmica, o número de ondulações diminuiu entre o grupo envelhecido em relação ao grupo jovem. Através da avaliação do Laser observou-se maior intensidade do sinal na pele envelhecida do que no grupo de pele jovem.

O outro estudo utilizou 2 amostras: uma heterogenia (com ambos os gêneros e diferentes idades) e outra amostra de mulheres maduras. Os resultados foram semelhantes ao primeiro estudo, o grupo que utilizou a amostra heterogenia, a junção dermo-epidérmica diminuiu significativamente, a profundidade da derme papilar foi reduzida, que indica uma redução da amplitude de ondulação da JDE com a idade. No grupo de mulheres maduras houve melhora das estruturas de fibras dérmicas, bem como espessura e densidade da pele em relação ao grupo placebo, mostrando potencial antirrugas e antienvelhecimento importante com uso a longo prazo.

No Produto E, o componente tensor foi a Rhamnose em alta concentração, que caracteriza-se como açúcar de planta, extraído em sua fórmula mais pura. Algumas das propriedades biológicas destes oligo-polissacarídeos são: ação sobre a proliferação de células, biossíntese de colágeno e elastina, limpeza de radicais livres e algumas outras propriedades foram descritas (para fucose: Fodil- Bourahla et al., 2003; Péterszegi et al., 2003 a,b,c; Robert et al., 2004; para ramnose: Andrès et al., 2006; Ravelojaona et al., 2006, 2008, 2009; Faury et al., 2008).

O artigo encontrado (descrito no Quadro 7) refere-se a um estudo in vitro em cultura de células, utilizando amostras de fibroblastos dérmicos humanos, essas células foram tratadas com rhamnose e fucose, avaliando o potencial de inibição desses produtos antienvelhecimento que atuam no processo de glicação avançada. Observou-se que os dois componentes inibiram a regulamentação dependente da atividade do fibroblasto tipo elastase endopeptidase com o passar da idade. Rhamnose também inibiu a ação citotóxica nos fibroblastos, conferindo ação antienvelhecimento e antioxidante.

Entretanto seriam necessários mais estudos in vivo para que pudesse comprovar cientificamente que esse oligo-polissacarídeo exerce um efeito tensor na pele humana.

(20)

Quadro 7: Artigo encontrado com ativo Rhamnose, com ação antioxidante

Autores Título Local Amostra Tempo de uso Métodos Resultados

Robert L., Molinari J., Ravelojaona V., Andrès E., Robert A.M. Idade e regulamentação dependente da atividade do fibroblasto tipo-elastase endopeptidase. Papel dos produtos finais na glicação avançada, inibição por fucose-e ricos em rhamnose oligossacarídeos. França Fibroblastos dérmicos humanos normais cultivados em série de 4x104 células/ml.

Não possuí Os fibroblastos foram semeados no meio de cultura completa em 24- placas de cultura (1 ml de suspensão celular) para todos experiências. Os sobrenadantes da cultura foram removidos e mantidos em -40C para zimografia. A atividade elastase foi quantificada por

espectrofotometria usando N-Succinil-(ala) 3-pNA como substrato. Zimografia para detecção de proteases foi realizada como descrito por Kleiner e Stetler-Stevenson (1994). A fim de normalizar as atividades nas diferentes amostras, os volumes de as amostras descartadas foram ajustadas à mesma quanti Densitometria com a avaliação assistida por computador (software Visiolab) foi usada para quantificação de células de cada série de experiências.

Todos os quatro preparativos de idade testados aumentaram significativamente a atividade tipo- elastase endopeptidase. RROP- 3, bem como um FROP-3 mostraram-se significativos para inibir a regulamentação dependente da atividade do fibroblasto tipo-elastase endopeptidase em relação a passagem de idade. Ramnose também inibiu a ação citotóxica com passagem da idade em fibroblastos.

O Produto F utilizou o LR2412, derivado sintético do ácido jasmônico. Este é um hormônio vegetal derivado de ácido linolênico conhecido por estar envolvido em regulação de estresse vegetal, reparação de feridas e defesa, importante para reparação tecidual (TRAN et al., 2014). Os estudos envolvidos estão descritos no Quadro 8.

Quadro 8: Artigos encontrados com ativo LR2412, com ação tensora

Autor Título Local Amostra Tempo de

uso Método Resultados

Bouloc A. MD, PhD, Vergnanini A. L. MD, Issa M. C. MD, PhD. Um estudo randomizado duplo-cego comparando a associação de Retinol e LR2412 com tretinoína 0,025% em pele fotoenvelhecida. Estudo realizado no Brasil. 120 mulheres foram randomizadas para um dos 2 produtos. Cem mulheres completaram o estudo. Estas entre 45 a 65 anos de idade, Pontuação de II e III para escala de Glogau, e fototipos I a IV na escala de Fitzpatrick.

84 dias Foram distribuídos na proporção de 1:1 as formulações de Retinol/LR2412 (Retinol 0,2%, LR2412 2%) ou tretinoína 0,025%. Aplicados em todo rosto à noite, após limpeza. As avaliações foram realizadas no dia 0 e depois no dia 28, dia 56 e dia 84. As medidas tridimensionais (rugas, linhas finas e textura da pele) foram realizadas usando um Dispositivo de Medição de Pele 3D Óptico PRIMOS Compact 5.075 (GFMesstechnik GmbH, Teltow, Alemanha). Um total de 66 indivíduos, 33 em cada grupo, tiveram medições instrumentais realizadas.

A melhoria foi mais importante para rugas, poros e pigmentação supralabial. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os 2 grupos, exceto as rugas glabelares a favor da associação de Retinol/R2412. Observou-se melhora significativa para rugosidade, profundidade e textura da pele nos 2 grupos já no dia 28. Dia 84 em comparação ao dia 0, a diferença média desses 3 parâmetros foi (P < 0,03). O Retinol/LR2412 causou menos sensação de desconforto na pele em relação a tretinoína.

(21)

Autor Título Local Amostra Tempo de

uso Método Resultados

Tran C., Michelet J. F., Simonetti L., Fiat F., Garrigues A., Potter A., Segot E., Watson C. E. M., Lacharrière O. Estudos in vitro e in

vivo com ácido

Tetra-Hidro-Jasmônico (LR2412) revelam o seu potencial para corrigir sinais de envelhecimento da pele. Chevilly- Larue, França Estudo A – pele humana extraída de cirurgia plástica abdominal Estudo B- piloto randomizado e controlado 32 indivíduos saudáveis com idade entre 23 a 45 anos Estudo C- 9 voluntários saudáveis, clinicamente fotoenvelhecidos (masculino: 2, feminino: 7; idade entre 41 e 65 anos). Estudo D- estudo piloto randomizado e controlado, 42 mulheres com idade entre 52 a 65 anos. A- 24h B-2 semanas C- 12 dias D- 3 meses A- Estudo da Penetração: foi aplicado topicamente a formulação LR2412 (4%), mantido por 24 h e após lavado com solução sulfato de éter a 5%. O estrato córneo, epiderme, derme superficial foram avaliados por análises de cromatografia utilizando um hp1200 sistema de série (Waldbronn, Alemanha) com um API3200TM LC – MS/MS System (biossistemas aplicados, cidade adotiva, CA, EUA) por uma interface Turbo VTM equipada com uma sonda ESI.

B- Inversão da atrofia de pele induzida por esteroides tópicos: corticosteroides foram aplicados na região do antebraço por 4 semanas para induzir o

envelhecimento, após o antebraço foi tratado com LR2412 a 2% por 2 semanas. As seções foram examinadas um microscópio Leica DMBR, medições de espessura epidérmica foram analisadas por Software analisador de imagem (Leica Microsystems, Wetzlar, Alemanha). C- Estudo do teste do retalho: a formulação utilizada foi LR2412 2%, retinol a 0,07%, foram aplicadas separadamente nos dias 1, 4 e 8 do ensaio. Como controle a área foi obstruída durante o estudo. Biópsias foram embutidas em tecido- Tek, snap congelado em nitrogênio líquido e armazenado a 70 ° c antes das análises. As seções foram aleatórias, cego e examinado em um microscópio OPTIPHOT Nikon (Tóquio, Japão). D- Aplicação facial por 3 meses: o veículo LR2412 a 2% foi utilizado em meia face (randomizado), na outra foi utilizado placebo. Avaliação das rugas foi executada usando o método Shadow, descrito por Corcuff, seguido por um teste Dunett comparando D28 e D84 para D0. A - após 24 h de tratamento 0,93% da aplicação LR2412 estava presente no estrato córneo, 0,74% na epiderme, 0,27% na derme superficial. LR2412 tem um perfil de penetração decrescente desde o extrato córneo à derme superficial. B- Atrofia nos diferentes grupos varia significativamente com o tempo (p < 0,0001), aumentando de D28 para D56 e diminuindo de D56 a D67 significativamente (p = 0,0012). Em D56, LR2412 áreas tratadas mostram uma atrofia significativamente reduzida em comparação com áreas tratadas com placebo e não tratada (p = 0,0274 e 0,0009, respectivamente. C- LR2412 foi aplicada à pele envelhecida e comparada com retinol e ácido trans retinol; LR2412 aumentou significativamente a deposição de fibrilina-Rich microfibrilas na derme papilar proximal para a DEJ, a acumulação a um nível semelhante ao observado com o retinol. D- Em sujeitos tratados com LR2412 em comparação com o veículo, o total a superfície da ruga diminuiu em D28 e D84 (p < 0,05). Observou-se também uma diferença significativa em D28 e D84 (p < 0,05) para a superfície do enrugamento total, e uma tendência para o comprimento do enrugamento, (p < 0,06 em D84 para rugas comprimento), que diminuiu.

(22)

Autor Título Local Amostra Tempo de

uso Método Resultados

Michelet J. F., Olive C., Rieux E., Fagot D., Simonetti L., Galey J. B., Dalko-Csiba M., Bernard B.A. e Pereira R. O potencial antienvelhecimento de um novo derivado de ácido jasmônico (LR2412): Avaliação in vitro utilizando a epiderme reconstruída EpiskinTM L´Oréal Research & Innovation, Clichy, França 4 amostras de pele reconstruída Episkin TM

48h As amostras foram tratadas com LR2412 a 1 µM ou 10 µM para 48 h. Os RNAs foram extraídos usando reagente de isolamento tripuro (Roche aplicada ciência, Meylan, França). Após incubação por 5 dias na presença de LR2412, as amostras EpiskinTM foram manchadas com hematoxilina-eosina-Safran (HES)e espessura epidérmica foi medida usando análise de imagem com Software axiovision (Zeiss, Sartrouville, França). As percentagens de células Ki67 positivas foram determinadas mais de 10 000 queratinócitos contados por condição. HA foi detectado após 7 dias de tratamento via biotinilado hialurônico proteína ácido-obrigatória (400763-1a, 1 ⁄ 250; Seikagaku UK).

Os resultados mostraram aumento do HAS2 e HAS3 acima do regulamentado (p < 0,05, ANOVA uma forma corrigida com um teste Dunnett) por LR2412 nas concentrações de 1µM e 10 µM. A estimulação da transcrição HAS3 foi confirmada e correlacionada com um aumento da deposição de HA nas camadas basal e supra basais da epiderme, houve um aumento da síntese e produção de HA após o tratamento LR2412 resultando no aumento da espessura epidérmica. Além disso, a proliferação de queratinócitos basais foi ativada por LR2412 porque a percentagem de Ki67-queratinócitos positivo aumentou após o tratamento (+ 18%, P < 0,05 e + 27%, p < 0,05, em 1 µM e 10 µM LR2412-tratados amostras, respectivamente). Os resultados aqui apresentados indicam que o tratamento LR2412 induz a hiperplasia da epiderme in vitro reconstruída, mostrado pelo aumento Ki67. LR2412 também estimula HAS2 e HAS3, estes se depositam, sugerindo o papel importante contra o envelhecimento epidérmico. Alexiades M., MD PhD Avaliação Clínica de um Novel Jasmonate Cosmecêutico, LR2412 -Cx, para o Tratamento do Envelhecimento da Pele. Centro de Dermatologia e Cirurgia a Laser, Nova York, NY Quinze voluntários saudáveis com fototipos de I a VI

6 semanas LR2412-Cx foi aplicado 2 vezes ao dia, foi avaliado em um ensaio clínico prospectivo aberto, para o tratamento da aparência, textura e poros finos das rugas. Os sujeitos foram avaliados por um investigador na linha de base, dia 1, dia 3 e semana 6, com a escala abrangente Alexiades de

envelhecimento da pele e introdução de uma nova escala de classificação de poros e avaliações de qualidade de vida do sujeito. As diferenças em todas as 3 categorias em todos os intervalos de seguimento foram estatisticamente significantes (P <0,005). A porcentagem de melhoria nas notas avaliadas pelo investigador em relação à linha de base no dia 1, dia 3 e semana 6 foram: 2,3%, 4,9% e 7,4% para o aparecimento de rugas, 5,7%, 9,4% e 12,4% para a textura, E 14,2%, 21,6% e 25,2% para os poros, respectivamente. Não foram relatados efeitos adversos

significativos. Concluindo que LR2412-Cx é um novo composto contendo jasmono que é seguro e eficaz para o tratamento cosmético da aparência, textura, E poros da pele facial.

(23)

Os quatro estudos relacionados no Quadro 8, três deles realizaram a pesquisa in vivo e dois em amostra de pele reconstruída in vitro. O artigo que relacionou o uso de LR2412 e retinol versus tretinoína, o grupo de mulheres que usou LR2412 apresentou melhorias importantes para rugas, poros e pigmentação supralabial, além de melhorar as rugas glabelares, causando menos sensação de desconforto e ardência na pele, do que o grupo de mulheres que usaram tretinonína.

Nos estudos in vitro foi possível avaliar que LR2412, tem uma boa permeação que passa da barreira córnea e atinge estruturas subjacente, incluindo a derme, induzindo uma hiperplasia da epiderme através do aumento da síntese de ácido hialurônico e proliferação de queratinócitos, reforçando a estrutura da pele a longo prazo.

A deposição de microfibrilas, fibrilina - Rich, na derme proximal para a junção dermo-epidérmica também foi observada em vitro. Aumento da síntese e hyaluronase também mostrou-se acima do regulamentado com uso de LR2412, promovendo aumento da deposição de ácido hialurônico nas camadas basais e supra basais da epiderme, aumentando a espessura epidérmica, além disso, proliferação de queratinócitos basais, determinando papel importante contra o envelhecimento epidérmico.

Resultados de estudos in vitro e in vivo mostram que LR2412 tem capacidade de segmentar compartimentos diferentes da pele envelhecida por processos intrínsecos, portanto, tem potencial para corrigir parcialmente os sinais de envelhecimento cutâneo da pele. Observou-se mudanças no comprimento e largura das rugas com a aplicação do produto, comprovando seu efeito duradouro. Todos os estudos in vivo mostraram melhora da pele, quanto a aparência, textura e poros, justificando também seu efeito tensor.

O Produto G utilizou Tetrahydroxypropyl Etilenodiamina (THPE) e Ononís Spinosa (Bugrane) e Glicerina, descrito no Quadro 9. A eficácia da THPE, a nível celular, que atua induzindo a contração dos queratinócitos, diminuindo assim as áreas da superfície celular. Este efeito contrátil pode explicar o efeito de elevação da pele imediata, foi previamente descrita em estudos in vitro e in vivo. A glicerina, também conhecida como glicerol, é amplamente incorporada na preparação cosméticos devido às suas propriedades hidratantes. Ononís Spinosa (ou Bugrane) é usado em produtos de cuidados da pele como um adstringente (ROURE et al., 2013).

(24)

Quadro 9: Artigo encontrado com ativos THPE e Bugrane, com ação tensora

Autor Título Local Amostra Tempo de uso Método Resultados

Roure R., Lanctin M., Nkengne A., Nollent V., Dayan L., Bertin C. Efeito lifting cosmético de uma fórmula que combina Tetrahydroxypropyl etilenodiamina, Ononís Spinosa e Glicerina como mostrado por um novo método de imagem 2-D. Paris, France 30 mulheres com idade superior a 45 anos, classificação de Fitzpatrick tipos I a IV. Aplicação diária por 8 semanas O produto testado continha 3 ativos: THPE 2,5%, bugrane (ononís spinosa) 0,1%, e glicerina 5%. Avaliação dos efeitos imediatos e

duradouros foi através do método de imagem 2-D, que mediu o efeito lifting da pálpebra superior, usando fotos de uma câmera Canon Power Shot, Essas medidas foram realizadas antes da aplicação (T0, linha de base), após 7h da 1o aplicação (T7h), após 4 (T4) e 8 semanas (T8). Todas as avaliações clínicas foram visuais pelo mesmo perito, exceto a firmeza que teve avaliação tátil. A análise estatística foi realizada pela teste de Student. O produto testado mostrou efeitos significativos após a 1o aplicação. Após 8 semanas a melhoria observada nas rugas finas e dobra de pálpebra foram de 43,1% e 34,2% respectivamente, versus T0. O método de avaliação imagem 2-D parece simples, preciso e confiável. Combinado com avaliação clínica pode mostrar os benefícios dos 3 ingredientes, confirmando efeito imediato e duradouro tanto para flacidez, quanto para rugas.

O estudo descrito no Quadro 9 mostrou efeitos significativos rugas finas e dobra de pálpebra. O efeito imediato foi provado tanto para flacidez como para rugas e estes benefícios persistiram sete horas após a aplicação. Também foi realizada avaliação clínica quanto a firmeza da pele o que observou um levantamento facial, os parâmetros de firmeza da pele facial aumentaram após quatro semanas de aplicação do produto, sugerindo que possui efeitos duradouros, tanto para flacidez quanto para rugas, podendo ser muito eficaz no envelhecimento cutâneo.

Os Produtos H, I, J, que utilizaram os artigos: Fitoendorfina, Ascofilline TM e MOHA, não foram encontrados estudos sobre esses constituintes nas bases de dados pesquisados.

Os artigos científicos que analisaram os constituintes com comprovação do efeito

lifting são recentes, publicados de 2012 a 2017. Parte das análises foi realizada em pele,

estudos in vivo, o tempo de análise dos artigos constituintes foi em média 8 semanas. A metodologia de análise da pele foi diversificada: avaliação da densidade cutânea com auxílio de Scanner, avaliação subjetiva acompanhada de objetiva através de réplicas de silicone, antes e pós-tratamento, análise do efeito da idade na JDE, através de ultrassom, avaliação de medidas tridimensionais das rugas, por meio de microscopia, imagens fotográficas com câmera 2 D, avaliação clínica visual e tátil, através de um avaliador.

(25)

Outra parte dos estudos realizadas in vitro, obtiveram semelhanças quanto a inibição da ação citotóxica, proteção do DNA celular, eliminação de radicais livres, através da ação antioxidante. A metodologia das análises histológicas e dos ciclos celulares foram diversificadas, as avaliações das mudanças causadas pelos ativos nos tecidos epiteliais foram realizadas através de medidas de taxa de proliferação celular, ciclo celular (mitose e apoptose), síntese de ácido hialurônico, síntese de colágeno, recrutamento de peptídeos, atividade da elastase, grau de hidratação.

Atualmente o mercado de cosméticos oferece uma gama produtos com grande variabilidade de ativos utilizados. Muitos destes produtos com resultados positivos e comprovados por estudos publicados e outros produtos que não apresentam os resultados desejados. Neste caso, a maioria dos produtos são comercializados com descrições como: efeito tensor, efeito lifting, dermorelaxante, entre outros. Entretanto, os constituintes que compõem as formulações desses cosméticos, muitas vezes, não estão causados com o efeito desejado, porque não possuem eficácia do efeito tensor comprovada por estudo publicado.

CONCLUSÃO

Os estudos mostraram que os constituintes Lavendula Stoechas, Spilanthes Acmella, Rhamnose têm um grande potencial antienvelhecimento e antioxidante, entretanto, não possuem eficácia do efeito tensor. Maior parte dos estudos encontrados acerca desses constituintes foram realizados in vitro, em animais ou em fragmentos de pele, o que dificultou a avaliação quanto à eficácia desse efeito lifting, incluindo o ativo DMAE, que apesar da sua ação ser comparada com a da toxina butolínica, não apresentou estudos eficazes para esse efeito tensor, nas bases pesquisadas. Seriam necessários mais estudos in vivo para a comprovar esse efeito.

Os artigos realizados in vivo, mostraram que a densidade, o tônus, a rugosidade da pele melhoraram com efeito duradouro de acordo com a aplicação a longo prazo. Estes utilizaram os constituintes: Argireline, LR2412, Matrixyl Syntle 6 e THPE e Brugrane.

Argireline e LR2412 foram os ativos que disponibilizaram mais estudos publicados. Estes conferiram melhora do tônus da pele, bem como firmeza e redução das rugas e ainda prolongaram esses benefícios, com aplicabilidade dermocosmética a longo prazo. Além disso, Argireline promoveu um aumento imediato do nível de hidratação mostrando-se melhor que o DMAE, que obteve efeito limitado no aumento do teor de água.

(26)

O único produto que comprovou ação tensora imediata foi THPE e Bugrane, que apresentou melhora da firmeza da pele após a primeira aplicação, conforme os estudos pesquisados.

Com as investigações realizadas neste trabalho estima-se que dos sete produtos analisados, quatro deles apresentaram efeito lifting eficaz tais como: LR2412, Argireline, Matrixyl Syntle 6 e THPE e Bugrane, os demais possuem ação antioxidante e antienvelhecimento. Desses os quatro produtos analisados, apenas um comprovou efeito tensor imediato após a primeira aplicação, utilizou os constituintes THPE e Bugrane, a avaliação foi realizada 2 horas após a aplicação. No entanto, todos mostraram que a aplicação diária é capaz de induzir o efeito tensor a longo prazo.

REFERÊNCIAS

ADA TINA. Disponível em: www.http://loja.adatina.com/sustent-blur-p81/. Acesso em: 07/04/17.

ADCOS. Disponível em: www.http://www.lojaadcos.com.br/dense-filler-3d/p. Acesso em: 03/04/17.

ALEXIADES, M. Clinical Assessment of a Novel Jasmonate Cosmeceutical Lr2412- Cx, For the Treatment of Skin Aging. Journal of Drugs in Dermatology. New York, NY, v. 15, n. 2, p. 209-215, 2016.

ANNA PEGÔVA. Disponível em: www.http://www.annapegova.com.br/anti-idade-e-firma dor-acido-hialuronico-puro-anna-pegova--creme-akinesine-happyskin/p7073. Acesso em: 07/04/17.

BAPTISTA, R.; MADUREIRA, A.M.; JORGE, R.; ADÃO, R.; DUARTE, A.; DUARTE, N.; LOPES, M.M.; TEIXEIRA, G. Antioxidant and Antimycotic Activities of Two Native Lavandula Species from Portugal. Hindawi Publishing Corporation Evidence- Based Complementary And Alternative Medicine. Lisboa, Portugal, Article Id 570521, p.10, 2015.

BELEZA NA WEB. Disponível em: www.https://www.belezanaweb.com.br/clarins-double-serum-serum-anti-idade-30ml/. Acesso em: 16/04/17.

BIOAGE. Disponível em: www.http//www.bioage.com.br/renovage-effect-lifting-fps-30-40g. Acesso em: 03/04/17.

BOULOC, A.; VERGNANINI, A. L.; e ISSA, M. C. A Double- Blind Randomized Study Comparing The Association Of Retinol And Lr2412 With Tretinoin 0.025% In Photoaged Skin. Journal of Cosmetic Dermatology. Asnières, France, Volume 14, Issue:1, p.40–46, 2015.

(27)

Cliniqué. Disponível em: www.http://www.clinique.com.br/product/1687/20932/skin-care/ hidratantes/repairwear-uplifting-firming-cream. Acesso em: 03/04/17.

Dermage. Disponível em: www.http://www.dermage.com.br/news/rosto/revox-intense.html. Acesso em: 03/04/17.

EAU Thermale Avène. Disponível em: www.http://www.eau-thermale-avene.com.br/ rosto/anti-idade/anti-idade-redefine-a-estrutura-da-pele/physiolift-dia-emulsao-reestruturante. Acesso em: 16/04/17.

ÉPOCA Cosméticos e Perfumaria. Disponível em: www.http://www.epocacosmeticos. com.br/liftactiv-retinol-ha-advanced-vichy-rejuvenescedor-facial/p?ranking=3&p=lifting%2 0facial&typeclick=3&busca=ne&ac_pos=header&origem=ac#. Acesso em 07/04/17.

Extratos da Terra Cosmetologia Avançada. Disponível em: www.https://extratos daterra.com.br/produto/dermosoft-day-serum-tensor-facial-30-ml/364/. Acesso em: 16/04/17. FURASTÉ, P. A. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das normas da ABNT. 17. ed. Porto Alegre: Dáctilo-Plus, 2014.

GRAGNANI, A.; GIANNOCCARO F. B.; SOBRAL, C. S.; MORAES, A. A. F.; FRANÇA J. P.; FERREIRA, A.T.; e FERREIRA L. M. Dimethylaminoethanol Affects The Viability Of Human Cultured Fibroblasts. Aesthetic Plastic Surgery, v. 31, Issue: 6, p. 711-718, 2007. HANCIANU, M.; CIOANCA, O.; MIHASAN, M.; e HRITCU, L. Neuroprotective Effects of Inhaled Lavender Oil on Scopolamine-Induced Dementia via Anti-Oxidative Activities in Rats. Phytomedicine. Romania, v. 20 (5), p. 446-452, 2013.

IWAMOTO, J. D. R.; AMORIM, T. C.; PAULA, A. C. V. de; GOMES, J. P. C.; MORAES, C. A. P. Neurocosméticos: A Cosmetologia A Favor Do Bem- Estar Na Terceira Idade. Interfacehs – Saúde, Meio Ambiente E Sustentabilidade, São Paulo, SP, V. 11, n. 2, p. 16-29, 2016.

JEUNESSE. Disponível em: www.https://mizumoto.jeunesseglobal.com/pt-BR/instantly-ageless. Acesso em: 10/04/17.

LA ROCHE- POSAY. Disponível em: www.http://www.laroche-posay.com.br/anti-idade-redermic-hyalu-c-uv/p. Acesso em: 07/04/17.

LAN, Y.; LI, H.; CHEN, Y.; ZHANG, Y.; LIU, N.; ZHANG, Q.; WU, Q. Essential Oil From Zanthoxylum Bungeanum Maxim And Its Main Components Used As Transdermal Penetration Enhancers: A Comparative Study. Journal of Zhejiang University- Science B (Biomedicine & Biotechnology), Beijing, China, v. 15, n. 11, p. 940-952, 2014.

Lancôme. Disponível em: www.http://www.lancome.com.br/renergie-eclat-multi-lift/p. Acesso em: 10/04/17.

LIU, S.; CHEN, Z.; CAI, X.; SUN, Y.; ZHAO, C.; LIU, F.; e LIU, D. Effects of Dimethylaminoethanol and Compound Amino Acid on D-Galactose Induced Skin Aging Model of Rat. The Scientific World Journal. Qingdao, China, Id 507351, p. 7, 2014.

(28)

MICHELET, J. F.; OLIVE, C.; RIEUX, E.; FAGOT, D.; SIMONETTI, L.; GALEY, J. B.; DALKO-CSIBA, M.; BERNARD, B. A.; e PEREIRA, R. The Anti-Ageing Potential of a New Jasmonic Acid Derivative (Lr2412): In Vitro Evaluation Using Reconstructed Epidermis EpiskinTM. Experimental Dermatology. Clichy, France, v. 21, Issue: 5 p. 398- 400, 2012. MOLDOVAN, M.; LAHMAR, A.; BOGDAN, C.; PARAUAN, S.; TOMUTA, I.; e CRISAN, M. Formulation and Evaluation of a Water-In-Oil Cream Containing Herbal Active Ingredients And Ferulic Acid. Clujul Medical. Cluj- Napoca, Romania, V. 90, . 2, p. 212-219, 2017.

MONDON, P.; HILLLION, M.; PESCHARD, O.; ANDRE, N.; MARCHAND, T.; DORIDOT, E.; FEUILLOLEY, M. G. J.; PIONNEAU, C.; e CHARDONNET, S. Evaluation Of Dermal Extracellular Matrix And Epidermal–Dermal Junction Modifications Using Matrix-Assisted Laser Desorption/ Ionization Mass Spectrometric Imaging, In Vivo Reflectance Confocal Microscopy, Echography, And Histology: Effect Of Age And Peptide Applications. Journal of Cosmetic Dermatology. Paris, France, v.14, Issue: 2, p.152-160, 2015.

ROBERT, L; MOLINARI, J; RAVELOJAONA, V; ANDRÈS, E; ROBERT, A. M. Age- And Passage-Dependent Upregulation Of Fobroblast Elastase-Type Endopeptidase Activity. Role of Advanced Glycation Endproducts, Inhibiton by Fucose- And Rhamnose- Rich Oligosaccharides. Archives of Gerontology and Geriatrics. France, v.50, Issue: 3, p. 327-331, 2010.

ROC. Disponível em: www.https://www.roc.com.br/creme-antirrugas-pro-define-concentra do. Acesso em: 16/04/17.

ROC. Disponível em: www.https://www.roc.com.br/creme-para-rugas-nos-olhos-pro-define. Acesso em: 16/04/17.

ROURE, R.; LANCTIN M.; NKENGNE, A.; NOLLENT, V.; DAYAN, L.; e BERTIN, C. Cosmetic Lifting Of a Formula Combining Tretahydroxypropyl Ethylenediamine, Ononis Spinosa and Glycerin As Shown By a New 2-D Imaging Method. Journal of Cosmetics, Dermatological Sciences and Applications. Paris, France, v. 3, p. 209-215, 2013.

RUIZ, M.A; CLARES, B; MORALES, M. E; GALLARDO, V. Evaluation of the Anti-Wrinkle Efficacy of Cosmetic Formulations with an Anti-Aging Peptide (Argireline®). Ars Pharm. Granada, Spain, v. 50, n. 4, p. 168-176, 2010.

TADINI, Kassandra Azevedo. Desenvolvimento E Avaliação Clínica Dos Efeitos De Formulações Dermocosméticas Contendo Dimetilanimoetanol Ou Acetil Hexapeptídeo-3. 2009. 171 F. Tese (Doutorado Em Ciências Farmacêuticas) – Faculdade De Ciências Farmacêuticas De Ribeirão Preto, Universidade De São Paulo, Ribeirão Preto, SP.

TESTON, A. P.; NARDINO, D.; PIVATO, L. Envelhecimento Cutâneo: Teoria dos Radicais Livres e Tratamentos Visando a Prevenção e o Rejuvenescimento. Uningá Review. Maringá, SC, v.1, n. 1, p. 71-84, 2010.

Referências

Documentos relacionados

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Mãos para fora, protegendo uma escrita seca de corpo molhado Anfíbio esse lugar.. Ela não obedece a gravidade sobe e toma todo o corpo folhas e

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação