• Nenhum resultado encontrado

03 PlanoDeGarantiaDaQualidade PGQ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "03 PlanoDeGarantiaDaQualidade PGQ"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GDS

Plano de Garantia de Qualidade

Versão 1.0

(2)

Histórico de Revisões

Data Versão Descrição Autor

(3)

Conteúdo

1. Introdução 4

1.1 Propósito 4

1.2 Escopo 4

1.3 Definições, Acrônimos e Abreviações 4

1.4 Referências 4 1.5 Visão Geral 5 2. Objetivos de Qualidade 5 3. Gerenciamento 6 3.1 Organização 6 3.2 Tarefas e Responsabilidades 8 4. Documentação 9 5. Métricas 9

6. Plano de Revisão e Auditoria 9

7. Testes e Validação 9

8. Gerenciamento de Configuração 10

9. Treinamento 10

(4)

Plano de Garantia de Qualidade

1.

Introdução

Esse documento tem o propósito delinear um Plano de Garantia de Qualidade para o Software do Projeto ITA-ECO-SAT, para um conjunto de Itens de Unidades de Software de Computador (USC) necessários para implementar as funcionalidades de Gerenciamento de Sensores (GDS) a ser utilizado pela Plataforma de Coleta de Dados.

As definições, acrônimos e abreviaturas encontram-se definidos no documento ITA-ECO-SAT – Glossário. Para facilitar a leitura o significado de alguns acrônimos, definições, e abreviaturas importantes serão colocados entre parênteses após sua primeira aparição neste documento. As referências encontram-se na seção1.4 deste documento.

1.1 Propósito

Esse plano de Garantia de Qualidade tem o propósito de garantir que o software gerado estará de acordo com as Normas e requisitos do usuário.

1.2 Escopo

A Garantia de Qualidade é um conjunto de atividades planejadas e sistemáticas, implementadas no sistema da qualidade e demonstradas como necessárias, para prover confiança adequada de que uma entidade atenderá os requisitos para a qualidade. Nesse documento será abordada a Garantia de Qualidade para o software a ser desenvolvido para a Unidade de Software de Computador (USC).

A garantia da qualidade visa, simultaneamente, aos objetivos internos e externos:

a) Garantia da qualidade interna: dentro de uma organização, a garantia da qualidade provê confiança à administração;

b) Garantia da qualidade externa: em situações contratuais ou outras, a garantia da qualidade provê confiança aos clientes ou a outros.

Algumas ações do controle da qualidade e da garantia da qualidade são inter-relacionadas. Se os requisitos para a qualidade não refletirem inteiramente as necessidades do usuário, a garantia da qualidade pode não prover a confiança adequada.

1.3 Definições, Acrônimos e Abreviações

As definições de todos os termos, acrônimos e abreviações necessárias para a interpretação desse plano encontram-se no documento ITA-ECO-SAT – Glossário (03_Glossário(GLO).doc) [1].

(5)

[5] Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – Norma: NBR ISO/IEC 12207.

1.5 Visão Geral

Este Plano de Garantia da Qualidade apresenta: na seção 2, os objetivos da qualidade; na seção 3, a estrutura da organização, as tarefas e responsabilidades para a garantia da qualidade; na seção 4, a listagem da documentação base do plano de garantia da qualidade; na seção 5, as métricas que serão utilizadas; na seção 6, a especificação do plano de revisão e auditoria; na seção 7, considerações sobre testes e validação; na seção 8, as diretrizes para o gerenciamento de configuração, na seção 9, o plano de treinamento, e na seção 10, considerações sobre o gerenciamento de riscos.

2.

Objetivos de Qualidade

O Plano de Garantia da Qualidade do CSC GDS tem por objetivo satisfazer os requisitos dos demais CSCs do Projeto ITA-ECO-SAT e eliminar os erros por meio da prevenção antes da necessidade de correção. O cumprimento dessas finalidades será fundamentado na responsabilidade dos integradores dos componentes, itens de configuração e do Sistema de Software de Computador ITA-ECO-SAT, em prover as informações necessárias e na aplicação da melhoria contínua nas iterações de desenvolvimento.

De acordo com a certificação ISO 9001:2000 a Qualidade do Software deve atender: 1) Melhor planejamento e controle das rotinas de trabalho, eliminando passos desnecessários; 2) Padronização das tarefas e definição de responsabilidades, para maior segurança e agilidade aos trabalhos; 3) Criação de um Sistema de Controle para identificação e tratamento das anomalias verificadas durante o processo, evitando retrabalhos; e 4) Realização dos trabalhos buscando melhorias na qualidade e aumento da satisfação dos clientes.

Os objetivos de um Plano de Garantia da Qualidade é o reconhecimento da importância de:

1. Satisfação do cliente. Entendimento, avaliação, definição e gerenciamento de expectativas de forma a atender às necessidades do cliente. Isso exige uma combinação de conformidade com os requisitos (o projeto deve produzir o que afirmou que produziria) e adaptação ao uso (o produto ou serviço deve satisfazer as necessidades reais);

2. Prevenção sobre inspeção. O custo de prevenção de erros em geral é muito menor que o custo de corrigi-los, conforme revelado pela inspeção.

3. Responsabilidade da gerência. O sucesso exige a participação de todos os membros da equipe, mas é sempre responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários para que exista sucesso.

(6)

4. Melhoria contínua. O ciclo PDCA (ver [1] seção 1.3) é à base da melhoria da qualidade (conforme definido por Shewhart e modificado por Deming, no ASQ Handbook, páginas 13 e 14, American Society for Quality, 1999). Além disso, as iniciativas de melhoria da qualidade realizadas pela organização executora, como GQT (ver [3] seção 1.3) e Seis Sigma, podem melhorar a qualidade do gerenciamento do projeto e também a qualidade do produto do projeto. Os modelos de melhoria de processos incluem

Malcolm Baldrige, CMM® e CMMiSM.

Na política do Software são estabelecidos os seguintes objetivos:

• Garantir o comprometimento da Direção;

• Garantir um processo de comunicação interna adequado;

• Satisfazer as necessidades e expectativas do cliente;

• Investir na qualificação profissional dos servidores;

• Manter infra-estrutura adequada às atividades do escopo;

• Manter ambiente de trabalho adequado à realização das atividades;

• Buscar a celeridade dos serviços e a eficácia da realização do produto;

• Manter fornecedores adequados;

• Realizar adequadamente os serviços associados; e

• Assegurar a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ.

3.

Gerenciamento

3.1 Organização

Devido ao porte do projeto não há um departamento específico para o Gerenciamento de Qualidade do Projeto ITA-ECO-SAT. Entretanto, serão seguidos todos os passos para garantir a qualidade do software desenvolvido.

O Gerenciamento da Qualidade do software será executado em três fases:

Planejamento da qualidade – identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e

determinação de como satisfazê-los;

Realizar a garantia da qualidade – aplicação das atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para

garantir que o projeto emprega todos os processos necessários para atender aos requisitos; e

Realizar o controle da qualidade – monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de

(7)
(8)
(9)

• Implementação do processo;

• Garantia do produto;

• Garantia do processo; e

• Sistema de Garantia e Qualidade.

Cada equipe ficará responsável pela supervisão do processo de auditoria do Item de Configuração de Software de Computador (ICSC) que a referida equipe está responsável. É desejável que os desenvolvedores que irão efetuar os testes não sejam os responsáveis pela geração do código.

Cada processo de auditoria será revisado. É desejável que os revisores não sejam os desenvolvedores responsáveis pelos testes.

A tabela abaixo apresenta uma lista dos envolvidos ou interessados, suas descrições e responsabilidades. Esses envolvidos ou interessados.

4.

Documentação

Está seção lista a documentação mínima que servirá de base para este plano. O conjunto mínimo de artefatos neste caso são os citados abaixo:

• Plano de Desenvolvimento de Software; e

• Plano de Testes.

5.

Métricas

As métricas de produto, projeto e processo, que serão utilizadas, deverão ser coletadas ao longo do ciclo de desenvolvimento. Tipicamente serão as métricas que estão disponíveis no IBM-Rational Test RealTime e no IBM – Rational Quality Architect.

6.

Plano de Revisão e Auditoria

Descreve sucintamente cada tipo de revisão e auditoria a serem realizadas no projeto. Para cada tipo, devem ser identificados os artefatos que serão auditados ou revistos.

O Cronograma do projeto está sendo atualizado. No que estiver aprovado pela coordenação geral do projeto será incorporado neste documento.

Cada equipe de desenvolvedores ficará responsável pela organização e responsabilidades de seus ICSC, bem como a resolução e o gerenciamento dos eventuais problemas identificados e as ações corretivas que façam necessárias.

7.

Testes e Validação

Dentre as ferramentas, técnicas e metodologias a serem utilizadas no desenvolvimento do SSC ITA-ECO-SAT, poderão serem utilizadas as listadas abaixo:

(10)

• Diagramas de Causa e Efeito; • Gráficos de controle; • Fluxogramas; • Histogramas; • Diagrama de Pareto; • Gráfico de Execução; • Diagrama de Dispersão; • Amostragem Estatística; • Inspeção; e

• Revisão de Reparo de Defeito.

O desenvolvimento do SSC será efetuado de acordo com a metodologia RUP (Rational Unified Process) que envolve a confecção dos artefatos abaixo e sugere um conjunto mínimo de revisões:

• Revisão de Requisitos;

• Revisão da Arquitetura; e

• Revisão do Projeto.

8.

Gerenciamento de Configuração

Os testes de validação de software são tratados no artefato RUP – Plano de Testes (PDT).

9.

Treinamento

Cada membro da equipe será responsável por adquirir os conhecimentos, mínimos, suficientes e necessários para a realização das atividades propostas no Plano da Garantia de Qualidade.

10.

Gerenciamento de Riscos

O Gerenciamento de Riscos deve seguir as recomendações dos artefatos: Plano de Desenvolvimento de Software e Lista de Riscos.

Referências

Documentos relacionados

A orientação da prática de Ensino Supervisionada é realizada por um docente da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, adiante denominado orientador

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

Resumo Na Embrapa-Agrobiologia, Seropédica –RJ, Brasil, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob condições de campo se realizou um ensaio para determinar o efeito de doses

Neste capítulo foi apresentada a análise dos resultados obtidos através de uma pesquisa, realizada através de entrevistas com a equipe de implantação do projeto, e que

The aim of this paper is to verify if Second Life‟s development may be considered a remix of the chasing of American dream by understanding how users are taking advantage of

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Although a relation between pitch accent types and gesture types was observed, sentence type or pragmatic meaning constrain this relation: visual cues

Este trabalho tem como objetivo o estudo numérico/paramétrico do comportamento e capacidade resistente de ligações do tipo “T” compostas por perfis tubulares de paredes