• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: VIABILIDADE NA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DO EPS PARA CONFORTO TÉRMICO TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ÁREA:

SUBÁREA: Engenharias SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE ENIAC - ENIAC INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): RENE FRANCISCO DE OLIVEIRA, FERNANDO CARLOS SILVA, ADALBERTO PIRES DOS SANTOS

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): DANIEL DE OLIVEIRA ORIENTADOR(ES):

(2)

...

ENGENHARIA CIVIL– N1CME

ADALBERTO PIRES DOS SANTOS – RA: 225822016

FERNANDO CARLOS SILVA – RA 206522015

RENE FRANCISCO DE OLIVEIRA – RA: 239762013

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA –

ESTUDO DA ARTE

P

ESQUISA SOBRE A VIABILIDADE NA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DO

EPS

PARA

C

ONFORTO

T

ÉRMICO

... Guarulhos

(3)

ADALBERTO PIRES DOS SANTOS

FERNANDO CARLOS SILVA

RENE FRANCISCO DE OLIVEIRA

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA –

ESTUDO DA ARTE

P

ESQUISA SOBRE A VIABILIDADE NA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DO

EPS

PARA

C

ONFORTO

T

ÉRMICO

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário ENIAC para a Iniciação Científica.

Prof. Daniel de Oliveira

Guarulhos 2018

(4)

...

ESTUDO DA ARTE

INTRODUÇÃO

O EPS, material conhecido popularmente como Isopor® foi descoberto em 1839, Eduard Simon destilou uma substância oleosa de storax, que é uma resina de âmbar liquido orientalis. Simon possuía um boticário, e os negócios o distraíam de seu experimento. Vários dias depois, ele percebeu que o styrol assumiu uma forma mais espessa e ele apelidou esse novo óxido de geleia de styry. Sem saber, ele criou uma substância que hoje assume a forma de isolamento de parede, pranchas de surfe, resfriadores moldados.

Seis anos depois, um químico inglês, John Blyth, e um químico alemão,

August Wilhelm Von Hofmann, demonstraram que o processo descoberto por

Simon poderia ser recriado na ausência de oxigênio. A dupla apelidou sua substância metastyrol. Seriam 80 anos antes que essa substância cotidiana desse um grande passo à frente.

A próxima parada de Metastyrol foi em 1866 quando a farmácia Macrelin Berthelot percebeu que o processo que a substância sofreu foi devido à polimerização.

Metastyrol então teve um novo nome: poliestireno. Na década de 1930, uma empresa alemã, I.G. Farben, percebeu que esta nova substância poderia substituir o zinco fundido, mais pesado e mais caro.

Após a fabricação de uma embarcação de reator, I.G. O Farben conseguiu extrair poliestireno através de um tubo aquecido com uma faca rotativa, o que o fez sob a forma de pellet (granulado).

(5)

Em 1941, a Dow Chemical inventou um processo de isopor.

Antes de 1949, o engenheiro químico Fritz Stastny (1908-1985) desenvolveu esferas PS pré-expandidas incorporando hidrocarbonetos alifáticos, como o pentano.

Essas pérolas são matérias-primas para moldar peças ou extrusar folhas. A BASF e a Stastny solicitaram uma patente emitida em 1949. O processo de moldagem foi demonstrado no Kunststoff Messe 1952 em Düsseldorf. Os produtos foram nomeados Styropor.

Em 1954, a Koppers Company em Pittsburgh, Pensilvânia, desenvolveu espuma de poliestireno expandido (EPS) sob o nome comercial Dylite.

Fronteiras em expansão

Quando o poliestireno é exposto a um agente de expansão gasoso, ele se expande em uma espuma, que é poliestireno expandido ou EPS. As

possibilidades são inúmeras, você usa este produto todos os dias – copos de

café, recipientes para viagem, refrigeradores – todos eles são feitos de EPS. O segredo para EPS é ter o ar preso entre suas moléculas, estes “vazios” dão ao EPS uma baixa condutividade térmica – o calor permanece quente e o frio permanece frio.

(6)

A composição química surgiu de polímeros e monômeros de estireno, um tipo de hidrocarboneto líquido fabricado a partir do petróleo que, ao serem misturados a gases, levaram à sua expansão e deram formato ao famoso e útil

POLIESTIRENO ou, se preferir, EPS. Antigamente, os gases usados nesse

processo eram os CFCs (clorofluorcarbonetos), que são destruidores da camada de ozônio, mas hoje já foram substituídos pelo pentano, que não causa nenhum dano.

Isopor® é o petróleo, que forma 2% do produto final, os outros 98% são composto de ar, portanto, a quantidade de matéria-prima é mínima e permite que o material seja 100% reciclado.

Com isso, o EPS passou a ser utilizado na guarda costeira dos Estados Unidos, em seus barcos e também durante a Segunda Guerra Mundial. Ao se tornar popular, sua função foi ampliada e hoje é comprado para auxiliar os segmentos de: caixas, construção civil, embalagens, serviços de inovação, automobilística, alimentos e bebidas, etc.

1.1. Suposição básica (para estudos qualitativos) ou hipótese (para

(7)

Com o passar dos anos, e o aumento do aquecimento da terra será vital e praticamente constante o processo de inovação e melhoria contínua na qualidade de vida com a diminuição de pontes térmicas nas edificações

1.1. Objetivo

O objetivo é ajudar os cidadãos a reduzir o seu consumo doméstico de energia e as suas emissões de gases com efeito estufa. Os edifícios são o setores onde as emissões de gases com efeito estufa mais aumentam em todo o planeta tendo subido 100 por cento desde 1990.

1.2. Delimitação do estudo

Os estudos serão focados em desafios na construção de encontrar um sistema que una excelente desempenho com a estética desejada, não necessário sacrificar ou priorizar um outro benefício , já que a combinação entre a forma e a função além de proporcionar diversos beneficios a edificação:

• Aumento da vida útil

• Redução de peso da construção em até 80%

• Eleminação de ponte térmica, proporcionando maior conforto, inclusive em regiões de climas extremos.

• Possibilidades de design ilimitadas

• Redução de custos com energia elétrica,com eficiência térmica de até 45%

• Eficiencia na proteção de qualquer tipo de substrato como placas OSB, Cimentícia, Glass Mat Gypsum ou alvenaria convencional.

1.4 Relevância do estudo

Este estudo é sem dúvidas de suma importância para todos as pessoas que queiram saber como o ambiente de trabalho ou de sua residência ou qualquer

(8)

espaço onde o conforto térmico é controlado e ao mesmo tempo agravel possa influir no comportamento das pessoas de modo positivo.

Em um mundo em que, embora não se tenha mais uma escravidão declarada, porém ainda se passa, normalmente, a maior parte da vida dentro do ambiente de trabalho, ou de alguma forma ligada a ele, justifica-se saber como o ambiente de trabalho pode ou não influenciar no comportamento das pessoas. Neste mundo no século XXI onde a globalização, a informação e, por conseguinte a interação planetária, é ao mesmo tempo uma maravilha do mundo moderno, é também um causador de deveras preocupações e estresse cotidiano, assim a necessidade de se estar informado é um paradoxo, pois da mesma maneira que é uma fonte de enriquecimento em todos os sentidos e especificamente profissional, trás uma carga de preocupações. Então o ambiente deve procurar minimizar e adequar esta situação.

2. MÉTODO DE TRABALHO

Num mercado cada vez mais competitivo, a busca por redução de riscos também precisa ser levado em o “retrabalho” Métodos tradicionais de “ Chapisco, emboço, reboco e acabamento’, como forma de revestimentos de fachadas traz alto risco, afinal são camadas rígidas para estruturas cada vez mais deformavéis.no caso da construção seca ,ainda mais deformavel e devido ao baixo conhecimento do mercado , também convive com fissuras, trincas e até mesmo infiltrações. O uso dos sistemas em EPS , uma vez aplicadas conforme manual de instalação , mão de obra credenciada e seguindo o manual de manutenção e conservação, oferecem mais de 50 anos de vida útíl de projeto e garantia conforme NRB 15575.

3. RESULTADOS ESPERADOS

Espero com esses resultados, trazer um novo conceito que ainda é pouco conhecido e utilizado em paises de climas extremos, com viabilidade técnica e econômica para as próximas gerações trazendo opções satisfatórias e qualidade de vida utilizando materiais com sustentabilidade e construindo com consciência

(9)

Links de pesquisa

https://www.google.com.br/amp/s/modenapakembalagem.wordpress . cm/2017/12/09/voce-sabe-a-origem-do-eps-isopor/amp/

https://www.mundoisopor.com.br/conheca-a-historia-do-isopor

Referências

Documentos relacionados

Assim também as estratégias centradas na emoção envolvem esforços para regular o estado emocional associado ao estresse, ou seja, utiliza-se este tipo de enfrentamento para

[r]

dunnii, nas concentrações utilizadas, apresentou baixa e média eficácia contra teleóginas do carrapato bovino, apresentando maior interferência na eclodibilidade das larvas do que

O ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas), tem como objetivo desenvolver estudos sobre autismo e desenvolver uma ferramenta computacional para apoio à

O Projeto de Apoio às Iniciativas de Diversificação Econômi- ca e Agregação de Valor do Território Sul do RS, executado pelo CAPA com o apoio da Secretaria da Agricultura Familiar

Assista ao vídeo em nosso canal e descubra por que faz muito mais sentido você trazer os seus recursos para uma Entidade com mais de 50 anos de experiência no assunto.. Você

A presença de atmosferas oxidantes durante o processo de tratamento térmico de aços planos reduz a atividade química do carbono na superfície do aço e favorece a perda de

Os objectivos do presente estudo são, assim, verificar: (i) se as crianças na mesma idade (2 anos) adquirindo o PE identificam a informação morfofonológica relativa a número da