• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: RELAÇÃO DA DISMENORRÉIA PRIMÁRIA, SEDENTARISMO E DADOS ANTROPOMÉTRICOS. TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Biomedicina SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): GABRIELA ELIS BARACHO DE MOURA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): FLÁVIO ROSSI DE ALMEIDA ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): BIANCA SABRINA SILVA DOS SANTOS, CAMILLA PEREIRA SOUSA, DANIELA MARTHINS DA SILVA, EMILLY ALVES RIBEIRO, ISIS RAMOS BARBOSA DOS SANTOS, JESSICA SANT'ANA SANTOS, LETICIA LARA LOUREIRO, MARIANNA RIBEIRO SOBRAL, NATHALIA DOS SANTOS OLIVEIRA

(2)

CAMPUS: RANGEL PESTANA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE BIOMEDICINA

Projeto de Iniciação Científica

RELAÇÃO DA DISMENORRÉIA PRIMÁRIA, SEDENTARISMO E DADOS ANTROPOMÉTRICOS.

ALUNA:

GABRIELA ELIS BARACHO DE MOURA – RA: N106719

ORIENTADOR: Prof. Dr. FLÁVIO ROSSI DE ALMEIDA

SANTOS - SP 2018

(3)

Proposta de Projeto para o Programa de Iniciação Científica da Universidade Paulista - UNIP.

Prof. Dr. Flávio Rossi de Almeida

(4)

RESUMO

INTRODUÇÃO: A dismenorréia primária é atualmente considerada um problema de saúde pública, com potencial prejuízo social. Um distúrbio ginecológico abrangente, que acomete cerca de 65% a 80% das mulheres pós-menarca. Apontada como um dos maiores desconfortos que acometem mulheres em idade reprodutiva, caracterizada pela manifestação de dores crônicas cíclicas no baixo ventre acompanhados de outros sintomas, e associadas à menstruação. Alguns fatores têm sido relacionados: sedentarismo, elitismo, tabagismo, sobre peso e maus hábitos alimentares, sendo estes, apontados como possíveis desencadeadores. Contudo, são contraditórios e inconclusivos resultados oferecidos na literatura que apontem as reais relações entre esses fenômenos.

OBJETIVOS: Relacionar a dismenorréia primária com o quadro clínico das voluntárias e possíveis fatores de risco pesquisados, tais como: perfil lipídico, sedentarismo e dados antropométricos de mulheres em idade reprodutiva. MÉTODOS: Participarão da pesquisa mulheres maiores de 18 anos em idade reprodutiva que utilizam a clínica-escoa da UNIP- Santos, ao passar pela avaliação nutricional, serão convidadas à participarem da pesquisa, e submetidas ao TCLE. Logo após, serão interrogadas por meio de questionários de triagem que buscam avaliar a presença da dismenorréia primária, a intensidade da dor (EVA), a prática de atividade física (IPAQ) e dados antropométricos. Em seguida, serão divididas em dois grupos: dismenorreicas e eumenorreicas, com a finalidade de estabelecendo relações entre os fatores observados.

RESULTADOS ESPERADOS: Esperamos estabelecer uma relação entre os grupos avaliados de forma que, mulheres dismenorreicas serão na maioria dos casos sedentárias e com sobrepeso, IMC elevado, medidas antropométricas fora dos padrões, sugerindo acumulo de gordura no abdome e a presença de distúrbios dislipidêmicos mais freqüentes.

(5)

SUMÁRIO 1. RESUMO_________________________________________________3 1.1 INTRODUÇÃO____________________________________________5 2. JUSTIFICATIVA____________________________________________6 3. OBJETIVOS ______________________________________________6 3.1 Objetivos Gerais:___________________________________________6 3.2 Objetivos Específicos: ______________________________________7 4. MÉTODOS________________________________________________7 4.1 Delineamento_____________________________________________7 4.2 Participantes______________________________________________8 4.3 Procedimentos____________________________________________8 4.4 Estatística_______________________________________________10 5. RESULTADOS ESPERADOS________________________________11 6. CRONOGRAMA___________________________________________11 7. OBRIGATORIEDADES DE TORNAR PÚBLICO OS RESULTADOS, SEJAM ELES FAVORÁVEIS OUNÃO__________________________12 8. REFERENCIAS ___________________________________________12 ANEXOS 1____________________________________________________14 ANEXO 2 _____________________________________________________15

(6)

RELAÇÃO DA DISMENORRÉIA PRIMÁRIA, SEDENTARISMO E DADOS ANTROPOMÉTRICOS.

1. INTRODUÇÃO

1.1. REVISÃO DA LITERATURA

A dismenorréia é uma queixa bastante freqüente entre mulheres jovens, cerca de 60% a 80% das mulheres pós-menarca desenvolvem esta condição clínica1. Qualificada como um problema de saúde pública e manifesta-se pela presença de sinais e sintomas durante as primeiras 24 horas após a menstruação. Dentre as queixas mais freqüentes encontram-se: dores pélvicas, vômitos, fadiga, diarréia, tonturas e cefaléias2 .

Etiologicamente, classifica-se a dismenorréia como primária e secundária. A dismenorréia primária (DP) é apontada como uma dor pélvica associada à menstruação na ausência de qualquer outra patologia vinculada ao sistema reprodutor feminino, podendo variar seu grau de intensidade3(artigo6).Em média, 10% a 15% das mulheres, possuem uma sintomatologia tão severa capaz de gerar prejuizos economicos e sociais, provenientes da incapacidade momentanea ocasionada4.

Evidencias apontam que a sintomatologia presente na DP são conseqüências da produção aumentada de prostaglandinas uterina, originando hipercontratibilidade, diminuição do fluxo sanguíneo, causando dor por isquemia5. Já a dismenorréia secundária é caracterizada como a dor menstrual, acompanhada de doenças subjacentes, ligadas ao sistema reprodutor feminino, podendo manifestar-se em qualquer fase da vida reprodutiva6.

Recentemente vem-se relacionando a dieta alimentar, prática de atividades físicas, obesidade, tabagismo, estresse e consumo de álcool, com a gravidade e a maior ocorrência desta síndrome7,8. O papel do tecido adiposo em relação à dismenorréia ainda é incerto. O tecido adiposo deve potencializar os sintomas em decorrência do aumento de mediadores químicos inflamatório por produto de adipocinas inflamatórias9.

(7)

A atividade física é apontada como uma alternativa ao tratamento farmacológico, visto que em periodicidade trazem diversos benefícios à saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Espera-se uma significativa melhora no funcionamento dos órgãos pélvicos, metabolismo e o equilíbrio fisiológico do organismo, contudo, poucos são os resultados ofertados que apontem as causas reais da relação entre esses fenômenos10,11.

São inconclusivas e contraditórias as influências entre a relação da dismenorréia, sedentarismo, práticas de atividade física, composição corporal e o perfil lipídico das mulheres dismenorreicas, mostrando ser extremamente significativo o desenvolvimento de novas pesquisas nesta área. Portanto, este estudo visa investigar a DP e sua relação entre o perfil lipídico, perfil antropométrico, IMC, peso e os hábitos de saúde de mulheres em períodos reprodutivos, previamente enquadradas como portadoras de DP.

1. JUSTIFICATIVA

Trata-se de uma síndrome que acomete grande parte da população feminina, sua compreensão é de grande importância. Os sintomas manifestados de forma severa promovem diversos prejuízos sociais e econômicos. São inconclusivas e contraditórias as referências literárias ofertadas, demonstrando serem escassos os esforços realizados para compreender a relação dos mecanismos envolvidos na sua manifestação. Este estudo visa compreender os mecanismos envolvidos na manifestação da dismenorreia primária através da avaliação antropométrica, perfil lipídico e prática de atividade física, buscando entender a relação desses marcadores no metabolismo de mulheres dismenorreicas.

2. OBJETIVOS 3.1.Objetivos Gerais:

Analisar e estabelecer relações entre o perfil antropométrico, perfil lipídico e a pratica de atividade física em mulheres dismenorreicas. Comparando as variáveis em mulheres eumenorreicas, constatando assim, as possíveis diferenças entre os grupos.

(8)

 Avaliar o perfil lipídico, antropométrico e a pratica de atividade física em grupos de mulheres dismenorreicas e não dismenorreicas;

 Relacionar os dados obtidos do grupo de mulheres dismenorreicas que praticam atividade física e aquelas classificadas como sedentárias.  Relacionar o perfil lipídico, antropométrico e a pratica de atividade física

com a dismenorréia.

3. MÉTODOS 3.1 Delineamento

Trata-se de um estudo transversal, observacional, de caráter epidemiológico, com a finalidade de estabelecer correlações entre o quadro clínico e os fatores de risco envolvidos com a DP.

O estudo será realizado na clínica (laboratório escola) Universidade Paulista UNIP, localizada na cidade de Santos/SP. A fim de avaliar o maior número de participantes que previamente se enquadrem no perfil estudado, no decorrer do período de outubro de 2018 à março de 2019. Os laboratórios e rotinas dos cursos de Biomedicina e Nutrição estarão envolvidos. O acordo entre ambos já é preexistente e contribui positivamente para os esforços vivenciados, frente às atividades envolvidas na pesquisa.

As voluntárias que antecipadamente procurarem assistência nutricional, e possuírem o perfil de interesse, serão abordadas e convidadas a participar do projeto de iniciação científica, logo após passarem por avaliação nutricional. Em seguida, daremos andamento aos esclarecimentos quanto ao detalhamento do projeto. Em caso de concordância da participação, serão convidadas a assinar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), no qual estará descrito detalhadamente a linha de pesquisa, dirigindo de forma clara como serão utilizados os dados obtidos pela triagem e capitação resultados oriundos dos exames de sangue e também, informando a garantia do anonimato das participantes. Todos os aspectos éticos serão respeitados, levando-se em consideração a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde que regulamenta a pesquisa envolvendo seres humanos.

(9)

As voluntárias responderão ao fim da avaliação nutricional um questionário, constituído por sete questões que avaliam a Prevalência da Dismenorréia, Escala Visual Analógica (EVA), por fim, o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAC). Conforme os interesses clínicos por parte da nutrição, exames de sangue fazem parte das solicitações de rotina. Desta forma a voluntária cujo perfil se enquadrar no projeto, terá os resultados pertinentes ao perfil lipídico (HDL, LDL, colesterol total e frações) coletados e devidamente arquivados em banco de dados.

Após o termino da avaliação nutricional, as informações coletadas das voluntárias pelas estagiarias da nutrição, supervisionadas pela coordenadora de estágio, serão igualmente coletadas e armazenadas. Dentre as informações destacam-se: peso, altura, IMC, e antropometria. Os dados obtidos são de inteiro sigilo, e somente poderá se tornar público os dados estatísticos alcançados a partir dessas informações.

3.2 Participantes

As voluntárias serão mulheres maiores de 18 anos, que durante o período fértil que procurarem avaliação nutricional do laboratório-escola da Universidade Campus Rangel- Santos. Localizada na Avenida Ana Costa, 65 – Vila Matias, Santos.

Critérios de exclusão:

Serão excluídas mulheres com doenças ginecológicas subjacentes que podem comprometer a real prevalência da DP, assim como, mulheres já menopáusicas.

3.3 Procedimentos

As participantes serão divididas em 2 grupos:

A. Mulheres dismenorreicas, segundo a resolução da EVA, com idade superior a 18 anos.

B. Mulheres eumenorreicas, segundo a resolução da EVA,com idade superior a 18 anos.

(10)

Questionaremos as voluntárias:

 Prevalência da Dismenorréia

1. Como você considera o seu Ciclo Menstrual?

2. Durante o período menstrual você sente dores no baixo ventre?

3. Qual é o período em que a dor é maior? 4. Qual é a intensidade da dor no baixo ventre?

5. Você sente algum outro incomodo no período menstrual?

6. O que os incômodos e a dor durante o período menstrual ocasionam de prejuízo?

7. Tem problemas/patologias ginecológicas?

 Escala Visual Analógica (EVA).

 Questionário Internacional de Atividade Física (IPAC).

Composição corporal

As informações inerentes à composição corporal serão extraídas do prontuário dos voluntários participantes no departamento de nutrição, com autorização prévia estabelecida.

O peso corporal e a estatura serão mensurados e o IMC calculado (peso kg/estatura m2). As circunferências abdominal, do braço, cintura e quadril serão coletadas utilizando fita métrica com precisão de 1mm. Será calculada a relação cintura/quadril (cintura cm/quadril cm) e cintura/estatura (cintura cm/estatura cm). O percentual de gordura e massa magra será avaliado pela soma das quatro dobras cutâneas: tricipital (mm), bicipital (mm), subescapular (mm), supra ilíaca (mm). Para essa avaliação será utilizado um adipômetro.

(11)

A amostra sanguínea será coletada com os participantes em jejum de 12h para hemograma e dosagens bioquímicas. As coletas acontecerão no período da manhã. O sangue para exames bioquímicos será centrifugado e armazenado até o momento analisado. Para o hemograma será utilizado o tubo com EDTA a fim de evitar coagulação até o momento da análise. Ele é composto de eritrograma (contagem de hemácias, hemoglobina, hematócrito e índices hematimétricos), leucograma (contagem de leucócitos e diferencial) e plaquetas. Os bioquímicos serão: colesterol total e frações (HDL e LDL), triglicerídeos, glicose, hemoglobina glicada (Hb A1C) e proteína C reativa (PCR).

Coleta de sangue

O sangue será colhido pelo laboratório de biomedicina da mesma clínica em sala de coleta específica. A coleta é feita com o paciente sentado com o braço apoiado em local específico. O desconforto é mínimo e se dá apenas por conta da agulha.

Após a coleta, o sangue será encaminhado para analise, seguindo os procedimentos citados no tópico anterior.

Protoc olo:

 Dia 1: TCLE, Avaliação clínica, Antropometria e pedido de coleta de sangue.

 Dia 2: Extração e Coleta de sangue e análise do sangue.

3.4 Estatística:

Os dados colhidos a partir de um formulário elaborado no programa Microsoft® Office Infopath2007 versão 12.0(©Microsoft Corporation, Albuquerque, NM, EUA) serão codificados e armazenados em banco de dados usando o programa Microsoft® Office Excel2007 versão 12.0 (©Microsoft Corporation, Albuquerque, NM, EUA).

(12)

Os dados serão codificados e armazenados em banco de dados por meio do programa Microsoft® Office Excel 2007 (versão 12.0). Será realizada inicialmente, uma análise descritiva dos dados A análise estatística utilizará o software GraphPadPrism 7.0.

Primeiramente dividiremos os obesos em dois grupos: 1) DISMENORREICAS e 2) EUMENORREICAS. Para análise comparativa entre os grupos, utilizaremos o Teste T-student. Posteriormente, será testada a hipótese de associação entre a escala de dor e as demais vaiáveis de interesse, por meio da correlação linear de Pearson. Todas as análises estatísticas foram baseadas em um intervalo de confiança de 95% e a probabilidade de erro ≤ 5%.

4. RESULTADOS ESPERADOS

Esperamos encontrar os seguintes resultados:

 Mulheres dismenorreicas serão na maioria dos casos sedentárias e com sobrepeso.

 Mulheres com IMC elevado deverão ser mais propensas a DP

 Medidas antropométricas fora dos padrões, sugerindo mulheres com acumulo de gordura no abdome, deverão apresentar sintomas mais severos.

 Distúrbios dislipidêmicos serão mais freqüentes em mulheres dismenorreicas.

5. CRONOGRAMA

Descrição Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul

Pesquisa bibliográfica

e referencial X X X X X

Coleta dos Dados X X X X X X X

(13)

Dados

Análise dos Dados X X

Redação e Publicação X X X

6. OBRIGATORIEDADES DE TORNAR PÚBLICO OS RESULTADOS, SEJAM ELES FAVORÁVEIS OU NÃO.

Através dos resultados que serão obtidos pela pesquisa, será desenvolvido um artigo científico no qual será submetido à revista nacional ou internacional para sua divulgação, além da participação em congressos que abordam a respeito do assunto para expor os resultados obtidos.

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Sezeremeta DC, Carvalho MSS, Vrecchi MR, Marafon RGC, Crespilho LC, Pagotto JP, et. alDismenorreia: Ocorrência na Vida de Acadêmicas da Área de Saúde. UNOPAR CientCiêncBiol Saúde 2013;15(2):123-6

2. Johanna Sandra, Yánez Natalia, Andrés Raúl, Paola Irina. Prevalencia y factoresasociados a dismenorreaenestudiantes de laUniversidaddelRosario. Escuela de Medicina y Ciencias de laSalud, Especializaciónen Epidemiologia, UniversidaddelRosario, Bogotá D.C. Diciembre de 2009.

3. Nascimento Mayara. Efeito terapêutico da dança do ventre em mulheres com queixas sugestivas de dismenorréia primária. Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Biológicas e de Saúde, 2011.19 f.: il. Color.

4. Ana Cláudia Rodriguesetal, Dismenorreia em adolescentes e jovens adultas, Acta Med Port. 2011; 24(S2): 383-392.

(14)

5. Nunes JMO, Rodrigues JA, Moura MSF, Batista SRC, Coutinho SKSF, Hazime FA et al. Prevalência de dismenorréia em universitárias e sua relação com absenteísmo escolar, exercícios físicos e uso de medicamentos. RevBrasPromocSaude, Fortaleza, 26(3): 381-386, jul./set., 2013.

6. Cristina Juliana, Tomadon Aniele, Rodrigues Joseane. Prevalência da dismenorréia e seu efeito na qualidade de vida entre mulheres jovens. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano 12, nº 39, jan/mar 2014

7. Peruzzo BCT, Ramalho LS, Figueiredo MR, Alfieri FM;Benefícios sobre a intensidade da dor,qualidade de vida e incapacidade de mulheres com dismenorreia submetidas a exercícios gerais versus método de Pilates: estudo-piloto; ABCS Health Sci. 2015; 40(1):6-10

8. Carvalho, Lino. Dismenorréia primária: uma abordagem homeopática ambulatorial / Lino de Carvalho. – Rio de Janeiro: Instituto Hahnemanniano do Brasil, 2010. 72f.; il. 30 cm.

9. Prevalence of Primary Dysmenorrhea and Factors Associated withIts Intensity Among Undergraduate Students: A Cross-Sectional Study; Habibi et al. Pain Management Nursing, Vol 16, No 6 (December), 2015: pp 855-861

10. Ana Cláudia RODRIGUES et al, Dismenorreia em adolescentes e jovens adultas, Acta Med Port. 2011; 24(S2): 383-392

11. Martins Larissa, Nunes Leonardo, Andrews Leslie, Marcon Fábio. Influência do nível de atividade física na dismenorréia. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v15, n2, 2010.

(15)

ANEXOS 1

QUESTIONÁRIO PREVALENCIA DISMENORRÉIA E ESCALA VISUAL ANALÓGICA (EVA).

1. Como você considera o seu Ciclo Menstrual? Regular () Irregular ( )

2. Durante o período menstrual você sente dores no baixo ventre?( ) sim ( )Não 3. Qual é o período em que a dor é maior? Antes () Durante ( ) Depois ( ) da

menstruação

4. Qual é a intensidade da dor no baixo ventre? Marque com um risco na régua onde melhor se classificar o nível de sua dor.

a) Se não tiver dor, a classificação é zero.

b) Se a dor for moderada, seu nível de referência é cinco. c) Se for intensa, seu nível de referência é dez.

1. Você sente algum outro incomodo no período menstrual como: ( ) Náuseas ( ) Cefaleia ( ) Diarreia ( ) Vômito ( ) tonturas

( ) Desmaios ( ) dores na pernas ( ) Outros ...___________________

2. Os incômodos e a dor durante o período menstrual chegam a ponto de; () não interferem nas atividades habituais.

() interferir e pode durar todo o ciclo menstrual.

( ) não permitir um desempenho normal no primeiro dia do ciclo menstrual. () não permitir um desempenho normal por todo o ciclo menstrual.

3. Tem problemas/patologias ginecológicas? EX:Endometriose, Adenomiose, Miomas, Ovário polimicrocísticos. ( ) Sim ( ) Não.

(16)

ANEXO 2

IPAQ - QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA QUESTIONÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA – VERSÃO CURTA - Nome:_______________________________________________________ Data: ______/ _______ / ______ Idade : ______ Sexo: F ( ) M ( )

Nós estamos interessados em saber que tipos de atividade física as pessoas fazem como parte do seu dia a dia. Este projeto faz parte de um grande estudo que está sendo feito em diferentes países ao redor do mundo. Suas respostas nos ajudarão a entender que tão ativos nós somos em relação à pessoas de outros países. As perguntas estão relacionadas ao tempo que você gasta fazendo atividade física na ÚLTIMA semana. As perguntas incluem as atividades que você faz no trabalho, para ir de um lugar a outro, por lazer, por esporte, por exercício ou como parte das suas atividades em casa ou no jardim. Suas respostas são MUITO importantes. Por favor, responda cada questão mesmo que considere que não seja ativo. Obrigado pela sua participação! Para responder as questões lembre que: ¾ atividades físicas VIGOROSAS são aquelas que precisam de um grande esforço físico e que fazem respirar MUITO mais forte que o normal ¾ atividades físicas MODERADAS são aquelas que precisam de algum esforço físico e que fazem respirar UM POUCO mais forte que o normal Para responder as perguntas pense somente nas atividades que você realiza por pelo menos 10 minutos contínuos de cada vez.

1. Em quantos dias da última semana você CAMINHOU por pelo menos 10 minutos contínuos em casa ou no trabalho, como forma de transporte para ir de um lugar para outro, por lazer, por prazer ou como forma de exercício? dias _____ por SEMANA ( ) Nenhum

(17)

2. Nos dias em que você caminhou por pelo menos 10 minutos contínuos quanto tempo no total você gastou caminhando por dia? horas: ______ Minutos: _____

3. Em quantos dias da última semana, você realizou atividades MODERADAS por pelo menos 10 minutos contínuos, como por exemplo, pedalar leve na bicicleta, nadar, dançar, fazer ginástica aeróbica leve, jogar vôlei recreativo, carregar pesos leves, fazer serviços domésticos na casa, no quintal ou no jardim como varrer, aspirar, cuidar do jardim, ou qualquer atividade que fez aumentar moderadamente sua respiração ou batimentos do coração (POR FAVOR NÃO INCLUA CAMINHADA) dias _____ por SEMANA ( ) Nenhum

4. Nos dias em que você fez essas atividades moderadas por pelo menos 10 minutos contínuos, quanto tempo no total você gastou fazendo essas atividades por dia? horas: ______ Minutos: _____

5. Em quantos dias da última semana, você realizou atividades VIGOROSAS por pelo menos 10 minutos contínuos, como por exemplo correr, fazer ginástica aeróbica, jogar futebol, pedalar rápido na bicicleta, jogar basquete, fazer serviços domésticos pesados em casa, no quintal ou cavoucar no jardim, carregar pesos elevados ou qualquer atividade que fez aumentar MUITO sua respiração ou batimentos do coração. dias _____ por SEMANA ( ) Nenhum

Nos dias em que você fez essas atividades vigorosas por pelo menos 10 minutos contínuos quanto tempo no total você gastou fazendo essas atividades por dia? horas: ______ Minutos: _____ .

Estas últimas questões são sobre o tempo que você permanece sentado todo dia, no trabalho, na escola ou faculdade, em casa e durante seu tempo livre. Isto inclui o tempo sentado estudando, sentado enquanto descansa, fazendo lição de casa visitando um amigo, lendo, sentado ou deitado assistindo TV. Não inclua o tempo gasto sentando durante o transporte em ônibus, trem, metrô ou carro.

(18)

6. Quanto tempo no total você gasta sentado durante um dia de semana? ______horas ____minutos

7. . Quanto tempo no total você gasta sentado durante em um dia de final de semana? ______horas ____minutos

Referências

Documentos relacionados

Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva, pois do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que

democráticos (1979) y las posibilidades que proporciona la nueva situación política emanada de la Constitución de 1978, lleva a los municipios a “compensar las grandes

Este tema foi escolhido, essencialmente, pela importância que deve ser dada à arte na educação, como prática diferenciadora por parte do/a educador/a de infância dentro da sala e

Surface characterization showed that different types of micropatterned silica thin films were successfully produced reproducing faithfully the PDMS molds (Figure 3.1).. The

O consumo materno de S durante a lactação programou alterações benéficas na prole em relação a composição corporal e perfil lipídico, sendo observado aumento

hands of the judiciary, a sort of way to apply effectively regulated justice, not an extension of justice, it is not king acting through its apparatus of justice, the king is

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Nesse cenário, as políticas e as práticas educativas a serem construídas para o campo na Amazônia devem ajudar a recolocar o sentido do trabalho em suas