• Nenhum resultado encontrado

Lista 1 FT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista 1 FT"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Física Térmica 3º quadrimestre - 2019

Lista 1 – Data de entrega: 4 de novembro

1) Considere o diagrama abaixo, que ilustra quatro processos quase estáticos realizados em certo sistema entre os estados A e B: ADB, ACB, AB linear, AB através da curva adiabática cuja equação é p 3 V 5 = constante

a) Calcule o trabalho realizado pelo sistema em cada um dos quatro processos. b) Qual a variação da energia interna do sistema entre os estados A e B? c) Calcule o calor envolvido em cada um dos quatro processos.

d) Se a variação na energia interna do sistema para as transformações isocóricas (a volume constante) é U = (3/2)Vp, determine as quantidades de calor envolvidas nas etapas AC, AD, DB e CB.

2) A resistência elétrica de um cristal de germânio dopado obedece à equação: logR = 4,697 – 3,917 log

R é a resistência dada em  e  é a temperatura em kelvin.

a) Em um criostato de hélio líquido, a resistência medida desse cristal é de 218. Qual é a temperatura do hélio contido no criostato?

b) Trace um gráfico de logR em função de log no intervalo de resistências de 200 a 30000 exibidas pelo cristal e determine o intervalo de temperaturas que poderiam ser medidas por ele.

3) Considere um gás ideal executando um ciclo de Carnot. Lembre-se que para um gás ideal pV = NR, que num processo adiabático de um gás ideal pV 

= constante e que numa transformação isotérmica a variação da energia interna do gás ideal é nula.

a) Mostre que a razão entre o calor liberado para a fonte fria e o calor absorvido da fonte quente é igual à razão entre as temperaturas empíricas das respectivas fontes, ou seja, mostre que:

b) Mostre que o rendimento do ciclo é:

Esses resultados ilustram a equivalência entre a temperatura empírica do gás ideal e a temperatura absoluta (termodinâmica), conforme proposto por Kelvin.

q f q f Q Q    q f T T e1

(2)

4) A figura a seguir ilustra um ciclo realizado por um mol de certo gás ideal monoatômico para o qual cV = (3/2)R, onde R é a constante universal dos gases igual a 8,31J/molK. A pressão

inicial no estado 1 é 1atm (1,013.105 N/m2) e cp –cV = R para o gás ideal.

a) Qual o volume e a pressão em cada um dos três estados representados?

b) Calcule o calor trocado pelo gás, o trabalho realizado por ele e sua variação de energia interna em cada um dos três processos. Dica: U = N cV  para o gás ideal.

c) Qual a eficiência do ciclo? Compare essa eficiência com a de um ciclo de Carnot operando entre as mesmas temperaturas extremas T1 e T2.

5) O calor específico cV de sólidos a baixas temperaturas é dado pela equação

3         T A cV

A grandeza “A” é uma constante igual a 19,4.105 J/quilomol.K e  é um parâmetro denominado

temperatura de Debye, que para o NaCl é igual a 320K. Quanto calor é necessário para elevar a temperatura de 2 quilomoles de NaCl de 10K para 50K, a volume constante?

6) Sabe-se que tanto a pressão atmosférica quanto a temperatura diminuem com a altitude. Uma camada inferior de ar deve sustentar o peso das camadas superiores, de modo que o equilíbrio mecânico da atmosfera requer que a pressão diminua com a altitude de acordo com g

dy

dp

  , onde “” denota a densidade do ar, “g” a aceleração da gravidade (suposta constante) e “y”a altitude a partir do nível do mar.

a) Mostre que dy RT Mg p dp

onde “M” é a massa molar do ar atmosférico, “R” é a constante dos gases e “T” é a temperatura do ar na altura “y”.

A absorção de luz solar na superfície da Terra aquece a atmosfera a partir da parte inferior, de maneira que as correntes de convecção estão continuamente misturando o ar. À medida que uma parcela de ar sobe, sua pressão cai e ela se expande. Essa parcela de ar realiza trabalho e consequentemente a sua energia interna e temperatura diminuem. Considere que a mistura vertical de ar seja rápida o suficiente para ser considerada adiabática. Seja “” a razão entre os calores específicos do ar.

b) Mostre que    1 ) .( p

T tem valor constante nas camadas da atmosfera. c) Derivando em relação a “y”, mostre que:

R Mg dy dT           1 1

d) Estime essa taxa de diminuição da temperatura com a altitude supondo que para o ar atmosférico seco  = 1,40 e M = 28,9 g/mol. Adote g = 9,8 m/s2

(3)

7) Um calorímetro de cobre de 750g contém 200g de água na temperatura de 20oC. Coloca-se 30g de gelo a 0oC no calorímetro e fecha-se o mesmo com um isolante térmico. Considere o calor específico do cobre 0,418 J/g oC, o calor específico da água 4,18 J/g oC e o calor latente de fusão do gelo 333 J/g.

a) Qual será a temperatura de equilíbrio térmico do sistema? b) Qual a variação de entropia total no processo?

8) Mostre que a variação de entropia de N moles de um gás ideal em um processo reversível qualquer entre os estados de equilíbrio inicial e final pode ser escrita como:

Dica: utilize a primeira lei da termodinâmica e dU = N cV dT .

9) Considere o ciclo Diesel esquematizado abaixo, constituído por duas adiabáticas, uma isocórica e uma isobárica. Seja a taxa de compressão definida como r = V1/V2 e a taxa de

admissão a = V3/V2. Mostre que, sendo a substância de trabalho um gás ideal, o rendimento do

ciclo Diesel percorrido no sentido horário pode ser escrito como:

1 ) 1 ( 1 1     

r a a

10) Considere a quantidade infinitesimal

dF

(

x

2

y

)

dx

xdy

a) É uma diferencial exata? Justifique.

b) Calcule a integral de dF entre os pontos (1,1) e (2,2) do plano cartesiano, ao longo dos seguintes caminhos retos:

I)

(

1

,

1

)

(

1

,

2

)

(

2

,

2

)

II)

(

1

,

1

)

(

2

,

1

)

(

2

,

2

)

III)

(

1

,

1

)

(

2

,

2

)

c) Refaça os itens anteriores para a quantidade definida como 2

x

dF

dG

.

11) Uma substância tem coeficiente de compressão isotérmica  = aT3/p2 e coeficiente de expansão volumétrica  = bT2/p, onde “a” e “b” são constantes, “T” é temperatura e “p” a pressão. Obtenha a equação de estado no sistema pVT para essa substância e a razão a/b.

i f V i f i f T T Nc V V NR S S S    ln  ln 

(4)

12) Um metal com coeficiente de expansão térmica  = 5.10 - 5 K-1 e compressibilidade isotérmica T = 1,2.10

- 11

Pa-1 está na pressão de 10 5 Pa e temperatura de 20oC.

a) Se o metal estiver completamente recoberto, sem folgas, por outro material com coeficiente de expansão e compressibilidade nulos, qual será a pressão final se a temperatura for elevada para 32oC? Se o material que o recobre suporta uma pressão máxima de 1,2.10 8 Pa, qual é a máxima temperatura a que o sistema pode ser aquecido?

b) Suponha agora que o metal não esteja envolto pelo outro material. Se seu volume inicial é 5 litros e a temperatura inicial de 20oC é novamente elevada para 32oC, provocando uma variação em seu volume de 0,5 cm3, qual será a pressão final?

13) a) Deduza a expressão geral para o trabalho realizado por um gás de van der Walls em uma expansão isotérmica reversível na temperatura T, a partir de um volume específico v1 para um

volume específico v2. Encontre uma expressão para o trabalho realizado por um gás ideal nessa

mesma expansão.

b) As constantes da equação de van der Walls para o vapor d’água são a = 580 J/m3quilomol2 e b = 0,0319 m3/quilomol. Calcule o trabalho realizado por 2 quilomoles de vapor d’água que se expandem de um volume de 30 m3 para um volume de 60 m3 a uma temperatura de 100oC, considerando-o um gás de van der Walls e, em seguida, considerando-o um gás ideal.

14) Encontre a relação fundamental na representação de entropia para um sistema com N fixo que obedece as seguintes relações: U = pV e p = BT2 , onde B é constante.

15) A relação fundamental para certo sistema na representação de energia é

onde b e c são constantes positivas e R é a constante universal dos gases. a) Mostre que U é extensiva.

b) Mostre que U é uma função convexa em relação à S.

c) Determine as equações de estado do sistema na representação de energia.

d) Determine a relação fundamental para esse sistema na representação de entropia.

16) Considere um gás ideal definido pela equação de estado pV = NRT.

a) Utilizando a representação de Gibbs, mostre que G = NRTln(p) + G0(T,N) para o gás ideal,

sendo G0 uma função somente da temperatura e do número de moles.

b) Pela propriedade da extensividade pode-se escrever G0(T,N) = N(T), onde (T) é função

apenas da temperatura. Determine as expressões para o potencial químico e para a entropia do gás ideal na representação de Gibbs.

c) Encontre a função (T) sabendo que para um gás ideal a capacidade térmica a pressão constante p p T S T C          é constante. Dica:

lnxdxxlnxxC               N V c R Nc S bN U exp ln

(5)

17) A função de Helmholtz molar de certo gás é dada por:

(

)

ln

v

b

T

RT

v

a

f

onde “a” e “b” são constantes e (T) é uma função somente da temperatura. a) Obtenha a equação de estado do gás no sistema pvT.

b) Encontre as expressões para as seguintes grandezas molares do gás: entropia, energia interna, entalpia e energia de Gibbs.

c) Sabendo que a capacidade térmica molar a volume constante

V V T s T c          é constante para esse gás, encontre a função(T). Dica:

lnxdxxlnxxC

18) Calcule a variação da energia de Gibbs molar para os seguintes sistemas quando, em ambos os casos, a pressão é elevada isotermicamente de 1atm para 2atm na temperatura de 298K: a) água líquida, considerada um fluido incompressível com volume molar independente da pressão e igual a 18cm3 por mol;

b) vapor da água, considerado um gás ideal com R = 8,31J/molK.

19) A capacidade térmica molar à pressão constante da maioria das substâncias, em temperaturas não muito baixas, pode ser expressa pela fórmula empírica:

2

2

a

bT

cT

c

p

onde “a”, “b” e “c” são constantes e T é a temperatura em kelvin. Para o magnésio, as constantes valem a = 25,7.103; b = 3,13; c = 3,27.108 quando cp é dado em J/quilomol.K.

Calcule as variações da entalpia e da entropia molares do magnésio, quando aquecido de 300K a 500K à pressão constante.

20) Na formação de um mol de amoníaco gasoso na temperatura de 27oC e à pressão constante, de acordo com a equação 3H2(g) + N2(g) 2NH3(g), medições calorimétricas indicam que a

variação na entalpia é H = - 46,1 kJ. Considerando as substâncias envolvidas como gases ideais (R = 8,31J/molK), determine para essa reação a variação:

a) da energia interna, b) da entropia,

Referências

Documentos relacionados

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma