• Nenhum resultado encontrado

EXERCÍCIO BLH, LACTÁRIO e ERGONOMIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXERCÍCIO BLH, LACTÁRIO e ERGONOMIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO COLETIVA II Professora: VIVIAN VIEIRA

EXERCÍCIO BLH, LACTÁRIO e ERGONOMIA 1. Marque V ou F nas questões abaixo, corrigindo as falsas:

1.1. As áreas básicas que compõe o lactário devem ser: sala de higienização e preparo.

1.2. A esterilização pelo Método de Milton é um processo de desinfecção a frio que envolve o monitoramento das fórmulas produzidas no lactário.

1.3. Bancos de leite de empresas o são aqueles que realizam coleta de LHO em domicílio e no próprio BLH. 1.4. A coleta é a primeira etapa de manipulação do LHO e pode ser caracterizado pelo processo de

ordenha.

1.5. A pasteurização é um procedimento básico aplicado ao LHO antes do congelamento e/ou liofilização. 1.6. A legislação sanitária brasileira permite que o lactário e a unidade de nutrição enteral compartilhem,

sem restrições, do mesmo espaço físico.

1.7. Considerando as três ações a seguir, é correto afirmar que as ações I e III apresentam falha no procedimento.

I. Recolhimento de mamadeiras nas enfermarias às 15 h e retirada dos resíduos às 17 h, deixando-as de molho em água à temperatura ambiente.

II. Lavagem das mamadeiras com água morna, detergente e escova exclusiva.

III. Esterilização do material em calor seco, utilizando-se autoclave à temperatura de 74°C por 15 minutos.

2. O lactário é um setor destinado ao preparo e distribuição de fórmulas infantis. Com base nesta afirmativa, responda:

a) Quais as principais características da área física deste local?

3. O processamento do LHO (leite humano ordenhado) envolve várias operações. Qual a diferença entre pré-estocagem e pré-estocagem do LHO? Defina e compare.

4. Após a seleção e classificação no Banco de leite, o LHO cru pode ser distribuído ou processado. Quando o produto cru vai ser processado, quais os tipos de tratamento que o LHO pode receber?

5. Para se ter um bom controle higiênico-sanitário de lactários, recomenda-se: a) Lavar bem as mãos com água e sabonete perfumado, antes de entrar no lactário; b) Após lavar bem as mãos com água e sabonete neutro, lavá-las rapidamente com éter;

c) Após lavar bem as mãos (inclusive anéis) com água e sabonete neutro, lavá-las rapidamente com clorofórmio;

d) Para quem faz o preparo de mamadeiras e use unhas grandes, levar obrigatoriamente no uniforme escovinha para higienizá-las quando necessário;

e) Para quem faz o preparo de mamadeiras, fazer uso de protetor de calçados e máscara. 6. Nos Lactários a autoclavagem deve atingir a temperatura de:

a) 110°C / 10’ b) 105°C / 10’ c) 100°C / 15’ d) 110°C / 15’ e) 105°C / 15’

(2)

7. No banco de leite humano, o termo leite de transição corresponde à: a) Secreção da glândula mamária, produzida antes do parto.

b) Secreção da glândula mamária, produzida entre 7 e 15 dias após o parto. c) Secreção da glândula mamária, produzida entre 7 e 10 dias após o parto. d) Secreção da glândula mamária, produzida no 5º dia após o parto.

e) Secreção de glândula mamária, produzida no 15º dia após o parto.

8. Durante a manipulação e transporte de fórmulas elaboradas em lactário, o tempo máximo de exposição à temperatura de risco (21 e 55°C) é de:

a) 30 minutos. b) 20 minutos. c) 60 minutos. d) 90 minutos.

9. Segundo a Resolução n.º 63, de 06/07/2000, da Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, o local de manipulação de nutrição enteral deve ser

a) Destinado apenas para este fim. b) O lactário.

c) A copa localizada próximo à Unidade de Terapia Intensiva. d) A cozinha dietética.

10. Sobre as instalações do lactário, assinale a alternativa incorreta. a) Não são recomendados ralos na sala de limpeza.

b) Não são aconselháveis armários de parede.

c) O sistema de ventilação deve ser independente dos outros sistemas de ventilação do hospital em todas as áreas do lactário.

d) A umidade relativa e a temperatura deverão ser constantes na sala de preparo.

e) A iluminação adequada para sala de limpeza e preparo é atingida com o uso de lâmpadas de 200Watts. 11. A localização do lactário deve levar em consideração os seguintes fatores:

a) Mais afastada possível das áreas infectocontagiosas, da circulação de pessoal, pacientes e visitantes. b) Próxima da Unidade de Alimentação e Nutrição.

c) Máxima proteção contra a contaminação do ar, através de filtros nos exaustores e no ar condicionado. d) Próxima do berçário e da pediatria.

e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

12. “Nas unidades de processamento de roupas, nutrição e dietética e central de esterilização de material, os materiais devem, obrigatoriamente, seguir determinados fluxos e, portanto, os ambientes destas

unidades devem se adequar a estes fluxos” (ANVISA, RDC 50/2002). É INCORRETO afirmar que: a) Fluxo do preparo de fórmulas lácteas e não lácteas: envase de mamadeiras - esterilização terminal de

mamadeiras (opcional) - distribuição.

b) Embora tenham exigências física e higiênico-sanitárias semelhantes, nenhuma das áreas do lactário poderá ser compartilhada para o preparo de nutrição enteral.

c) Fluxo de limpeza das mamadeiras: Recebimento - lavagem (enxaguar, escovar e lavar), desinfecção de alto nível.

d) A atividade de preparo deve estar obrigatoriamente em ambiente distinto ao de recepção e lavagem e requer paramentação. A passagem das mamadeiras entre os ambientes é feita por guichês.

e) Fluxo do preparo de nutrição enteral: Recebimento de prescrições - cozimento e/ou preparo de materiais "in natura" (quando houver) - manipulação da dieta enteral - envase - dispensação.

(3)

13. O lactário é um setor que deve existir nas unidades hospitalares que possuam atendimento pediátrico e/ou obstétrico. Sobre o lactário, qual das afirmativas abaixo é incorreta?

a) Coletar leite humano é uma atribuição do setor de lactário.

b) No lactário são preparadas fórmulas pediátricas lácteas e não lácteas.

c) O lactário deve estar localizado, preferentemente, próximo ao berçário ou unidade de interação pediátrica.

d) O lactário deve contar com um quadro de pessoal treinado e exclusivo do setor.

e) É atribuição do setor de lactário o envase e a distribuição de leite humano para pacientes internados. 14. Todas as maternidades e hospitais pediátricos devem ter um banco de leite humano. Qual das atividades

abaixo não faz parte das atividades de um banco de leite humano? a) Comercializar leite humano.

b) Fornecer leite humano ordenhado pasteurizado aos prematuros internados e recém-nascidos de baixo peso ou com alguma patologia.

c) Prestar assistência às mães doadoras ou com dificuldades na amamentação. d) Promover e incentivar o aleitamento materno.

e) Processar o leite humano doado para o banco de leite.

15. Segundo a Resolução RDC nº. 171, de 04 de setembro de 2006 (versão republicada – 26/09/2008), o Leite Humano Ordenhado Cru (LHOC) deve ser pasteurizado a:

a) 60,0°C por 30 minutos após o tempo de pré-aquecimento. b) 65,5°C por 20 minutos após o tempo de pré-aquecimento. c) 62,5°C por 30 minutos após o tempo de pré-aquecimento. d) 62,5°C por 20 minutos após o tempo de pré-aquecimento.

16. O leite humano ordenhado pasteurizado, uma vez descongelado para o consumo, poderá ser mantido: a) Sob refrigeração à temperatura máxima de 5°C por até 24 horas.

b) À temperatura ambiente por até 4 horas.

c) Sob refrigeração em temperatura entre 4°C e 8°C por até 36 horas. d) Sob refrigeração à 2°C por até 72 horas.

17. O Regulamento Técnico para Terapia de Nutrição Enteral (NE), que fixa requisitos mínimos exigidos para a Terapia de Nutrição Enteral (RDC nº 63, de 6 de julho de 2000) estabelece que num Hospital

a) Que possui Lactário este pode ser compartilhado apenas com a sala de envase de NE, sem restrição. b) Que possui Lactário este pode ser compartilhado integralmente com todos os ambiente que envolvem a

preparação da NE, sem restrições.

c) A sala de manipulação e envase de NE pode ser compartilhada com a área de preparo da cozinha se existirem procedimentos escritos definindo horários distintos de utilização.

d) Que possui Lactário este pode ser compartilhado com a sala de manipulação e envase de NE se existirem procedimentos escritos definindo horários distintos de utilização.

e) Mesmo que haja Lactário no Hospital o compartilhamento dos ambientes de preparo e envase de NE e de fórmulas infantis não podem ser permitidos, em nenhum aspecto.

18. Segundo a legislação vigente para Bancos de Leite Humano, a temperatura e o tempo adequado de pasteurização são respectivamente:

a) 55,3°C por 20 minutos. b) 55,3°C por 30 minutos. c) 56°C por 30 minutos.

(4)

d) 62,5°C por 40 minutos. e) 62,5°C por 30 minutos.

19. A definição básica de sub-área para o lactário consiste em:

a) Área de armazenamento, ante-sala, sala de preparo, sala de limpeza; b) Sala de limpeza, sala de preparo, ante-sala;

c) Sala de preparo, área de distribuição, sala de limpeza;

d) Sala de limpeza, sala de distribuição, sala de armazenamento; e) Sala de preparo, sala de armazenamento, sala de distribuição.

20. O nutricionista responsável por um lactário hospitalar solicitou a preparação de 10 fórmulas infantis de 200 mL cada, com a seguinte composição: 14% de leite em pó, 3% de amido e 5% de açúcar. Nessa situação hipotética, assinale a opção correta quanto à quantidade total necessária de produtos. a) 280 g de leite em pó, 40 g de amido e 100 g de açúcar

b) 320 g de leite em pó, 60 g de amido e 80 g de açúcar c) 280 g de leite em pó, 60 g de amido e 100 g de açúcar d) 320 g de leite em pó, 40 g de amido e 80 g de açúcar

21. Normalmente a estrutura física de lactários e bancos de leite são dotados de “guichê” para comunicação, com o objetivo de:

a) Diminuir a entrada de luz.

b) Facilitar a entrada de ar ambiente. c) Reduzir o risco de contaminação. d) Facilitar o envase de fórmulas lácteas. e) Facilitar a supervisão.

22. Nos lactários, a etapa de esterilização terminal permite a: a) Menor troca dos frascos

b) Maior durabilidade dos bicos c) Eliminação da "técnica limpa" d) Substituição do método Milton

23. A Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 171 de 4 de setembro de 2006 dispõe sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de Bancos de Leite Humano. Esse ato tem alcance Federal e é de suma importância para evitar riscos à saúde dos lactentes e lactantes. Baseado em seu conhecimento sobre essa resolução, marque a alternativa CORRETA.

a) São consideradas aptas para doação as nutrizes que atendem ao requisito de não fumar.

b) Os profissionais e as doadoras de leite humano podem ser orientados somente de forma oral quanto às práticas de higienização e antisepsia das mãos e antebraços durante os procedimentos de coleta e processamento de leite.

c) A paramentação da doadora de leite humano deve contemplar o uso de gorro, máscara e avental fenestrado, visando a garantir biossegurança.

d) O material usado na manipulação do leite humano deve ser previamente esterilizado, inclusive a paramentação.

e) O leite humano ordenhado cru e o leite humano ordenhado pasteurizado devem ser transportados de forma que a temperatura máxima não ultrapasse 8ºC (oito graus Celsius) para os produtos refrigerados. 24. A localização do lactário deve levar em consideração os seguintes fatores:

a) Mais afastada possível das áreas infectocontagiosas, da circulação de pessoal, pacientes e visitantes. b) Próxima da Unidade de Alimentação e Nutrição.

(5)

c) Máxima proteção contra a contaminação do ar, através de filtros nos exaustores e no ar condicionado. d) Próxima do berçário e da pediatria.

e) Todas as alternativas anteriores estão corretas. 25. De acordo com o fluxograma abaixo:

a. Verifique se as operações estão na ordem adequada e execute as devidas correções.

LIMPEZA

Recebimento  Maceração  Lavagem  Enxaguadura  Escoamento  Fervura dos bicos (optativo)

PREPARAÇÀO

Pesagem e mistura  Rotulagem 

Enchimento 

Colocação de bicos e protetores 

Esterilização na Solução de Milton 

Refrigeração

26. Defina Ergonomia.

27. Quais fatores podem interferir na ergonomia do trabalho? 28. Quais características da iluminação adequada numa UPR?

29. Quais são os valores de temperatura e umidade relativa do ar adequados numa UPR?

30. Qual orientação deve ser dada a um colaborador que passa muito tempo em pé, no seu trabalho em uma UPR, para evitar fadiga?

31. Qual a recomendação para levantar pesos numa UPR? 32. Defina trabalho estático e trabalho dinâmico.

33. Quais são as causas mais frequentes de acidente de trabalho? Como evitar? 34. Defina EPI e justifique a importância da utilização dos mesmos.

Referências

Documentos relacionados

Objetiva-se, nesse trabalho, analisar as condições de funcionamento das cooperativas de catadores de algumas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH),

TÉCNICA DE RECURSOS E DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS DE NULIDADE DE MARCAS (COTREMA) ASSISTENTE TÉCNICO ASSISTENTE TÉCNICO SEÇÃO DE APOIO TÉCNICO DE MARCAS SEATECMAR

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

que guiam a reabilitação neuropsicológica, sendo alguns deles: o terapeuta precisa conhecer a experiência subjetiva do paciente em relação a sua patologia; o quadro