• Nenhum resultado encontrado

Concurso Prêmio Universitário - Design Minuano Salvatore

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso Prêmio Universitário - Design Minuano Salvatore"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Concurso Prêmio Universitário - Design Minuano Salvatore

O concurso Prêmio Universitário - Design Minuano e Salvatore vem valorizar novos

talentos e aproximar os alunos dos cursos de Design de Interiores, Design e Arquitetura e Urbanismo ao mercado de trabalho, através de elaboração de um projeto para mobiliário ou objeto que melhor identifique-se com a proposta da empresa.

Inspiração, conforto, inovação e qualidade aliados para proporcionar beleza e estilo ao seu ambiente traduzem o que nós pensamos ao elaborar os produtos Minuano e Salvatore.

Localizadas no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Lindolfo Collor, Minuano e Salvatore fazem parte do Grupo Milu, um complexo empresarial fundado há mais de 40 anos e atuante na produção de couros, calçados, estofados e tapetes. A manufatura do próprio couro, uma exclusividade Minuano e Salvatore possibilita o constante desenvolvimento de novos artigos, assim como variedades de cores, texturas e acabamentos.

A certificação ISO 9001 e ISO/TS 16949 garantem o controle dos processos desde o recebimento de materiais até a expedição dos produtos acabados. Além disso, possuímos laboratório próprio para testes em couros e espumas, o que garante padrão e alto controle de qualidade aos nossos processos e produtos.

Pensando no futuro, Minuano e Salvatore investem em ações de responsabilidade social e preservação do meio ambiente. Toda a madeira utilizada em nossos processos de fabricação é proveniente de reflorestamento e possuímos um rígido controle de geração, destinação e reciclagem de resíduos industriais, tratando efluentes e buscando constantes melhorias nos processos a fim de minimizar impactos ambientais.

1. FINALIDADE DO CONCURSO:

Concurso Cultural Universitário de ideias e projeto para mobiliário e/ou tapete a ser desenvolvido pela empresa Minuano Salvatore. Cada acadêmico pode escolher se inscrever em duas categorias de produtos são elas: poltrona, sofá, pufe, chaise, cadeira, tapete. Os produtos propostos devem utilizar o couro trabalhado como matéria prima.

2. OBJETIVO GERAL:

Desenvolver um produto (poltrona, sofá, pufe, chaise, cadeira, e/ou tapete) que identifique a empresa enquanto conceito e esteja adequado à nossa realidade social, cultural e tecnológica.

3. PARTICIPANTES:

Acadêmicos regularmente matriculados na Universidade Feevale num dos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Design, Design de Interiores e Design Gráfico.

(2)

4. INSCRIÇÃO – não há taxa de inscrição:

De 06/06/2013 à 29/07/2013 (inscrições e projetos primeira etapa).

Das 08h30 às 11h30 e das 13h15 às 22h, na coordenação do curso de Design de Interiores – no 3° andar do Prédio Lilás do Campus II da Universidade Feevale.

5. REGULAMENTO:

O concurso se desenvolve em 2 etapas, conforme explicitado nos itens 5.1 e 5.2. Os acadêmicos inscritos devem ter um professor orientador da Universidade Feevale. Cada acadêmico pode participar de quantas categorias desejar.

5.1 Primeira etapa: aberta a todos inscritos

Desenvolver um anteprojeto de um produto (poltrona, sofá, pufe, chaise, cadeira, e/ou tapete) que se utilize de couro Minuano como matéria prima principal, agregado a técnicas construtivas sustentáveis, bom uso da forma, função, ergonomia.

5.1.1 O anteprojeto deve ser entregue em, no máximo, três pranchas formato A3, não havendo a necessidade de estarem coladas em base rígida.

5.1.2 A prancha 1 deve apresentar o conceito ou justificativa utilizada na proposta.

5.1.3 As pranchas 2 e 3 devem apresentar três vistas do produto + renders + memorial ou especificações técnicas. O desenho das três vistas deve estar em escala 1:20 e cotado em suas 3 dimensões principais.

5.1.4 As pranchas não podem contar nenhum nome ou logo que possa identificar o autor. Devem estar numeradas e devem ser entregues em um envelope lacrado. O envelope deve conter um selo que conste:

NOME DO AUTOR, NOME DO ORIENTADOR, CATEGORIA INSCRITA (poltrona, sofá, pufe, chaise, cadeira, ou tapete), e NOME DO PROJETO. Cada envelope somente pode conter um projeto.

5.2 Segunda etapa: apenas para os selecionados na 1ª etapa do concurso

Desenvolver o projeto executivo do mobiliário ou objeto a partir do anteprojeto e que busque contemplar os aspectos levantados no anteprojeto. Nesta fase os alunos continuam sendo orientados por seus professores orientadores com supervisão do professor coordenador do concurso, delegado pela Universidade Feevale e pelo coordenador do concurso da MINUANO-SALVATORE.

5.2.1 O projeto deve ser entregue em, no máximo, quatro pranchas formato A2, havendo necessidade de estarem coladas em base rígida (foan ou pluma).

(3)

5.2.2 A prancha 1 deve apresentar o conceito ou justificativa utilizado na proposta no anteprojeto (um resumo do anteprojeto).

5.2.3 As pranchas seguintes devem apresentar o projeto técnico + renders + memorial ou especificações técnicas detalhadas.

5.2.4 O ganhador do concurso deve acompanhar o desenvolvimento do produto junto à empresa promotora do concurso.

5.2.5. As pranchas deverão ser entregues em envelope fechado. O envelope deve conter um selo que conste:

NOME DO AUTOR, NOME DO ORIENTADOR, CATEGORIA INSCRITA (poltrona, sofá, pufe, chaise, cadeira, ou tapete), e NOME DO PROJETO.

6. COMISSÃO JULGADORA, SELEÇÃO DE PROJETOS E PREMIAÇÃO

O concurso ao propor o desenvolvimento em 2 etapas, busca qualificar o projeto e possibilitar a reflexão ao aluno e pertinência do tema às necessidades da empresa. 6.1 Primeira etapa:

Os selecionados da primeira etapa, receberão um Atestado de 30 horas complementares para desenvolvimento do produto, acompanhados em ambiente da Feevale.

A comissão julgadora será constituída na primeira etapa por: 1 membro da comissão organizadora representante da Feevale e 1 membro representante da empresa MINUANO-SALVATORE; além de 3 professores cada um representando um dos cursos envolvidos: Design de Interiores, Design e Arquitetura e Urbanismo.

Somente os alunos aprovados na primeira etapa, poderão participar na segunda etapa.

Caso a empresa promotora do concurso, não identificar os projetos apresentados, como propostas promissoras e cabíveis de produção, essa se dá o direito de não premiar nenhum participante.

6.2 Segunda etapa:

O vencedor da segunda etapa receberá como prêmio O PRODUTO DESENVOLVIDO, além de ter o mesmo divulgado no catálogo da marca a partir da coleção 2014, mencionada a autoria do design. Os demais participantes da segunda etapa receberão um kit Salvatore Minuano.

Ao professor orientador do primeiro colocado será outorgado um vale móvel no valor de R$ 800,00 (válido por 1 ano). A combinar detalhes de retirada/compra do produto. Frete para entrega ficará a cargo do professor.

(4)

Este acompanhamento reverterá em um atestado de 40 horas. Podendo ser usado para as horas complementares.

A comissão julgadora desta etapa será constituída por: 1 membro da comissão organizadora representante da Feevale e 1 membro representante da empresa MINUANO-SALVATORE; além de 1 profissional renomado na área do design de produto a escolha da comissão organizadora.

Os projetos vencedores, se considerados viáveis industrialmente e comercialmente, farão parte da linha de produtos da MINUANO-SALVATORE, a partir do Catálogo 2014.

Sempre que possível será creditada a autoria como produto de “design assinado” pelo vencedor do concurso.

O júri terá a faculdade de decidir pela premiação ou não dos projetos, caso não sejam apresentadas propostas que atendam aos pré-requisitos mínimos do tema. Todos os participantes (professores e alunos) receberão ATESTADOS de participação emitidos pela Universidade Feevale em parceria com a MINUANO-SALVATORE. Poderão ser concedidas Menções Honrosas aos trabalhos que não ficaram entre os vencedores, mas que tiveram uma boa avaliação do júri.

Se a qualidade dos trabalhos superar as expectativas da comissão organizadora, a Universidade Feevale e a MINUANO - SALVATORE poderão premiar o segundo colocado, a premiação se dará nos termos da cláusula 6 supra.

7. CRONOGRAMA

06 de junho de 2013 - Início das inscrições para o concurso - Design Minuano Salvatore Prêmio Universitário

29 de julho de 2013 - Data limite para inscrição e envio do projeto

Data limite : 10 de agosto de 2013

- Avaliação do Júri

- Divulgação do nome dos finalistas da Primeira etapa, juntamente com o evento da inauguração da Cidade dos Containers

31 de agosto de 2013 - Data limite para envio da Segunda Etapa

18 de setembro de 2013 - Avaliação do Júri

- Divulgação do nome dos finalistas da Segunda etapa

(5)

8. PROPRIEDADE INDUSTRIAL

8.1 Para garantia da preservação da autoria dos modelos industriais criados pelos

participantes deste concurso e formalização de sua titularidade, recomenda-se que os concorrentes recorram ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em seu próprio nome para o devido registro conforme legislação vigente. Consultas técnicas poderão ser feitas através do site www.inpi.gov.br .

8.2 A Universidade Feevale e a Minuano Salvatore não assumem qualquer

responsabilidade perante terceiros em face de eventual violação de direitos ou interesses por parte dos participantes.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 A Universidade Feevale e a Minuano Salvatore se reservam ao direito de

utilizarem as imagens e os protótipos dos projetos selecionados para fins culturais, publicitários e promocionais.

9.2. O proponente do projeto, assim como, o orientador do mesmo, não receberá royalties ou participação nas vendas dos produtos. Da mesma forma, que a premiação será realizada conforme consta na cláusula 6 deste regulamento.

9.2 A participação no concurso implica no conhecimento e na plena aceitação deste

regulamento.

9.3 Os casos omissos deste Regulamento serão resolvidos pela Comissão

Referências

Documentos relacionados

3.34 - Membro de comissão organizadora de eventos científicos ou artísticos culturais internacionais 3.35 - Membro de comissão organizadora de eventos científicos ou

Ganhe 10% quando um empreendedor indicado por você renovar seu Barril em Crédito combustível e até 50% dos pontos equivalentes. Barril Basic Barril Advanced Barril Professional

O Dadaísmo é um movimento caracteriza- do pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, e encerra um exercício extremo de negação, que re- jeita inclusivamente a sua acção,

Foram identificados seis pacientes pediátricos com anatomia cardíaca normal e que apresentaram episó- dios de síncope associados com bloqueio AV paroxístico durante o período

3.34 - Membro de comissão organizadora de eventos científicos ou artísticos culturais internacionais 3.35 - Membro de comissão organizadora de eventos científicos ou

Em sua obra, Holismo e Evolução (1926), Jan Chiristian Snuts salientava que, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, os componentes

3.34 - Membro de comissão organizadora de eventos científicos ou artísticos culturais internacionais 3.35 - Membro de comissão organizadora de eventos científicos ou

Avaliamos em 26 meninas com pubarca precoce (PP) e 14 controles (7,3±1,0 x 7,0±2,0 anos) os efeitos dos androgênios adrenais e periféricos na modulação dos níveis