• Nenhum resultado encontrado

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola de Educação e Humanidades Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas - PPGDH

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola de Educação e Humanidades Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas - PPGDH"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Escola de Educação e Humanidades

Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas - PPGDH

EDITAL N.010/2018

Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas

Mestrado Acadêmico 2019

O Colegiado do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna pública a abertura do Processo de Seleção para Ingresso no Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (Mestrado) para o ano de 2019, primeiro semestre.

I - DO CALENDÁRIO

Artigo 1.º O processo de seleção regulado por este Edital terá as seguintes fases e observará o seguinte calendário:

a) INSCRIÇÃO: 28/08/2018 até 16/11/2018 b) PROVA ESCRITA: 21/11/2018

Local: Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Rua Imaculada Conceição, 1155 - Bairro Prado Velho - Curitiba/PR. Das 9h às 12h.

A indicação da sala da prova estará na secretaria da Escola de Educação e Humanidades.

c) DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA PROVA ESCRITA E DA ANÁLISE DO PROJETO: 26/11/2018 pelo site (www.pucpr.br/ppgdh) e/ou na Secretaria do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR às 17h. NÃO haverá divulgação de resultado por telefone e/ou por correio eletrônico.

d) CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTA: 26/11/2018 pelo site (www.pucpr.br/ppgdh) e/ou na Secretaria do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR às 17h. NÃO haverá divulgação de convocação por telefone e/ou por correio eletrônico.

e) ANÁLISE DE CURRÍCULO E ENTREVISTAS: para os candidatos ao MESTRADO, aprovados nas fases anteriores, as entrevistas serão realizadas no dia 27 e 28/11/2018 - Local: salas da Escola de Educação e Humanidades – Bloco Amarelo – Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho – Curitiba – Paraná, a serem divulgadas no dia 26/11/2018, 17h, junto ao edital de convocação para entrevista.

(2)

NÃO haverá divulgação do horário da entrevista por telefone e/ou por correio eletrônico.

f) O RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO será divulgado no dia 04/12/2018 às 17h no site (www.pucpr.br/ppgdh) e/ou na Secretaria do PPGDH. NÃO haverá divulgação de resultado por telefone e/ou por correio eletrônico. g) – QUADRO RESUMO DO CALENDÁRIO:

FASE DO PROCESSO SELETIVO DATA, HORÁRIO, LOCAL

Inscrições 28/08/2018 a 16/11/2018 das 08h às 18h

Prova Escrita 21/11/2018 das 9h às12h

PPGDH – Escola de Educação e Humanidades – Bloco Amarelo – Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho – Curitiba – Paraná.

Divulgação do Resultado da Prova Escrita e da Análise do Projeto

26/11/2018 – às 17h – Site do PPGDH.

Convocação para a Entrevista 26/11/2018 – às 17h – Site do PPGDH.

ENTREVISTA

27 e 28/11/2018 Escola de Educação e Humanidades – Bloco Amarelo – Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho – Curitiba – Paraná. Resultado Final do Processo Seletivo 04/12/2018 – às 17h – Site do PPGDH II - DAS INSCRIÇÕES

Artigo 2.º - O candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site do PPGDH (www.pucpr.br/ppgdh) e pagar a taxa de inscrição emitida eletronicamente, no valor de R$115,00 (cento e quinze reais).

PARÁGRAFO ÚNICO: Em nenhuma hipótese haverá devolução do valor da taxa de inscrição.

Artigo 3º. Ao efetuar a inscrição, o (a) candidato (a) deverá indicar: (i) a Linha de Pesquisa de sua escolha.

PARÁGRAFO ÚNICO: Poderão inscrever-se para o mestrado candidatos (as) graduados (as). Somente serão aceitos diplomas e certificados expedidos por Instituições credenciadas e Cursos autorizados pelo MEC.

III - DAS VAGAS

Artigo 4.º- Serão ofertadas até 40 (quarenta) vagas para o ingresso no Mestrado em março de 2019.

§ 1.º: O/A candidato/a deverá acessar, na página do PPGDH, o conteúdo descritivo das linhas de pesquisa para fazer sua escolha.

(3)

LINHAS DE PESQUISA E DOCENTES DO PPGDH:

Linha de Pesquisa: Teoria e História dos Direitos Humanos Prof Dr. Alex Villas Boas Oliveira Mariano

Prof.ª Dr.ª Amélia do Carmo Sampaio Rossi Prof. Dr. César Candiotto

Prof. Dr. Luis Alexandre Carta Winter

Prof.ª Dr.ª Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla Prof. Dr. Rodrigo Alvarenga

Prof.ª Dr.ª Samira Kauchakje

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Educação em Direitos Humanos Prof. Dr. Cezar Bueno de Lima

Prof.ª Dr.ª Jaci de Fátima Souza Candiotto Prof.ª Dr.ª Jucimeri Isolda Silveira

Prof. Dr. Lindomar Wessler Boneti

Prof.ª Dr.ª Mirian Célia Castellain Guebert Prof. ª Dr.ª Priscilla Placha Sá

Prof. ª Dr.ª Valquiria Renk

§ 2.º: O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas poderá não preencher todas as vagas oferecidas, caso não haja candidatos (as) considerados (as) aptos (as) para desenvolver pesquisa compatível com os objetivos propostos em suas áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos. As vagas não preenchidas serão consideradas ociosas e não haverá processo seletivo extraordinário para preenchê-las.

IV - DA ENTREGA DA DOCUMENTAÇAO

Artigo 5.º- Do (a) candidato (a) ao MESTRADO será exigido, no prazo que consta do Edital, a entrega na Secretaria do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, dos seguintes documentos:

A) Ficha de inscrição disponível no site (www.pucpr.br/ppgdh) B) Fotocópia AUTENTICADA do documento de identidade

C) Fotocópia AUTENTICADA do Diploma e Histórico Escolar de Curso de Graduação reconhecido pelo MEC

D) Currículo Lattes impresso dos últimos 03 anos E) Projeto de Pesquisa – 02 cópias

§ 1.º: A documentação poderá ser entregue na Secretaria do PPGDH no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira até o dia 16/11/2018. Ou, enviada pelo correio. No envio pelo correio será observada a data da postagem.

(4)

§ 2.º: Os (as) candidatos (as) não selecionados (as) deverão retirar seus documentos entregues no ato de inscrição, no prazo de 60 (sessenta) dias, após o período da matrícula. Os documentos não retirados neste prazo serão inutilizados.

V- DA BIBLIOGRAFIA INDICADA PARA O PROCESSO SELETIVO

Artigo 6.º- As obras e textos indicados para o processo seletivo de ingresso ao MESTRADO de que trata este Edital, são as seguintes:

LIVROS RECOMENDADOS:

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: anti-semitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 562 p

BONETI, Lindomar Wessler. Políticas Públicas Por Dentro, 4 ed. IjuÍ: Editora Unijui, 2018

HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. Tradução de Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

ARTIGOS E CAPÍTULOS DE LIVROS:

ESCRIVÃO FILHO, A.; SOUSA JUNIOR, J. G. D. Conceitos e Categorias para uma compreensão dos Direitos Humanos. In: ____. Para um debate teórico-conceitual e político sobre os direitos humanos. 1ª. ed. Belo Horizonte: D´Plácido, 2016. cap.1, p.13-49.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: _____. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais.

Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, 2015. Disponível em:<

http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sursur/20100624103322/12_Quijano.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. São Paulo: Saraiva, 2011. 12ed. pp.55-94.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. Revista Crítica de Ciências Sociais. São Paulo, n.48, pp.11-32, jun., 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ln/n39/a07n39.pdf.

VI - SELEÇÃO a) PROVA ESCRITA

(5)

Artigo 7º- A prova escrita será realizada nas dependências do PPGDH. Os (as) candidatos (as) deverão apresentar documento de identificação com foto.

§ 1.º: O resultado da prova escrita será divulgado no site (www.pucpr.br/ppgdh) e/ou na Secretaria do PPGDH, por meio de edital. Não haverá divulgação de resultado por telefone ou por e-mail.

§ 2.º: A prova escrita busca avaliar a capacidade de compreensão, reflexão, sistematização e síntese do (a) candidato (a) e consiste em questões elaboradas pela Comissão de Seleção a partir da bibliografia indicada neste Edital de acordo com a linha de pesquisa almejada pelo (a) candidato (a).

§ 3.º: A prova escrita terá duração máxima de 03 (três) horas. O ingresso do (a) candidato (a) não será permitido após o início da aplicação da prova.

§ 4.º: As provas não serão identificadas e serão corrigidas por docentes do PPGDH.

§ 5º. A correção da prova será realizada por uma Banca Examinadora composta por 03 (três) membros do Programa.

§ 6º. Considera-se a aprovação nessa fase do processo seletivo quando a nota seja igual ou superior a 7,0 (sete inteiros).

§ 7º A etapa da prova escrita é eliminatória e a aprovação constitui requisito essencial para a continuidade no processo seletivo.

b) ANÁLISE DO PROJETO DE PESQUISA

Artigo 8º- A análise dos projetos de pesquisa dos aprovados na prova escrita será realizada entre os dias 27/11/2018 e 28/11/2018

§ 1º O projeto de pesquisa será encaminhado para o (a) Docente indicado (a) no ato da inscrição que, ao fazer o juízo de admissibilidade, poderá considerá-lo: (a) APROVADO, quando for considerado adequado ao PPGDH e também preencher os itens indicados no § 3º desse Artigo 7º; (b) REPROVADO, quando for considerado inadequado ao PPGDH; ou quando não preencher os itens indicados no §3º desse Artigo 7º.

§ 2.º: O projeto de pesquisa será avaliado tendo em vista sua pertinência às linhas de pesquisa do Programa;

§ 3.º: O projeto deve conter os seguintes ítens:

Introdução: descrição do tema e suas implicações na área de Direitos Humanos e Políticas Públicas.

(6)

Objetivos: intencionalidade da pesquisa.

Justificativa do tema: relevância científica, explicitando a articulação entre a intenção de pesquisa e a linha de pesquisa indicada pelo/a candidato/a.

Fundamentação teórica: articulação coerente dos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa.

Referências: indicação das obras citadas, atendendo às normas da ABNT. § 4.º: O projeto deverá ter no máximo 10 (dez) laudas, formato em fonte Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5, com alinhamento justificado.

§ 5º A etapa da análise do projeto é eliminatória e a aprovação constitui requisito essencial para a continuidade no processo seletivo.

§ 6º Considera-se aprovado o projeto que obtiver nota igual ou superior a 7.0 c) ANÁLISE DO CURRÍCULO E ENTREVISTA

Artigo 9º: A análise do Currículo Lattes do (a) candidato (a) observará, preferencialmente:

a) experiência em pesquisa científica;

b) publicações de trabalhos em periódicos indexados no Qualis que revelem valor científico e originalidade, comprovados por fotocópias ou exemplares, e que demonstrem vínculo com o projeto de pesquisa ou com a linha de pesquisa indicada pelo (a) candidato (a);

c) autoria conjunta ou individual de livro científico;

d) produção científica em periódicos indexados, não incluídos no Qualis;

e) certificado de especialização, aperfeiçoamento ou equivalente, concedido por instituição pública ou privada de reconhecida idoneidade;

f) bolsas de estudo de pesquisas;

g) experiência profissional docente ou técnica; h) publicações em anais de eventos;

i) outras habilidades indicadas pelo (a) candidato (a).

Artigo 10. A entrevista e a análise do currículo será realizada por uma Banca Examinadora composta por 03 membros do Programa.

Artigo 11. A análise do currículo será classificatória VII- DO RESULTADO

(7)

Artigo 12 – Todas as etapas do processo seletivo não caberão recurso.

Artigo 13. O resultado final do processo seletivo será composto pela média aritmética entre as notas da prova escrita, o projeto e a entrevista e será divulgado após a homologação pelo Colegiado do Programa que o encaminhará para publicação no site do PPGDH.

§ Único: Havendo empate na última colocação, a análise do currículo será considerada como crietério de desempate.

VIII - DA MATRÍCULA E DO INVESTIMENTO

Artigo 14 A confirmação de matrícula consiste em assinatura de contrato a ser realizada no período de 18 a 20/02/2019.

§ 1.º: O (a) candidato (a) aprovado (a) deverá matricular-se no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas para início no primeiro semestre letivo de 2019, inexistindo reserva de vaga para ingressos futuros. § 2.º: Os valores do Curso de Mestrado podem ser obtidos no site

http://www.pucpr.br/siga/programas.php acessando o menu secretaria

investimento’; e/ou pelo email ppgdh@pucpr.br. IX – SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA

Artigo 15 – Os (as) candidatos (as) ao curso de Mestrado do PPGDH deverão comprovar suficiência em Língua Inglesa no prazo máximo de 1 (um) ano a contar a partir da data da matrícula do (a) candidato (a), sob pena de exclusão do Programa conforme Regulamento.

§1.º: Serão aceitos comprovantes de suficiência em Língua Inglesa emitidos pelo PUC Idiomas e por outras instituições credenciadas.

X - DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 16- Os casos omissos deverão ser resolvidos pela Coordenação do Programa, observadas as disposições regimentais do mesmo, ad referendum do Colegiado do Programa.

Curitiba, 20 de agosto de 2018.

Prof.ª Dr.ª Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas - Stricto Sensu

Referências

Documentos relacionados

A proposta feita pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) é a de que os processos de desenvolvimento e aprendizagem não sejam suspensos e, para tanto, toda

Portanto, o objetivo geral deste projeto de iniciação científica é analisar a prática pedagógica dos educadores que atuam no Sareh, junto ao Hospital do Trabalhador (HT), em

Ama, no sentido profundo da palavra, é ser leal, probo, consciencioso, para fazer aso outros o que se quereria para si mesmo; é procurar ao redor de si o sentido íntimo

Com a elevação do preço da matéria-prima, os industriais endividados, não renovaram os canaviais e optaram pela produção de açúcar, com preços mais atraentes, além

O acometimento renal ocorre na maior parte dos pacientes portadores do LES, sua evolução causa a nefrite lúpica (NL).. Disponível em: &lt;

1.3- O critério de seleção do presente Processo Seletivo consistirá em prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. 1.4- O prazo de validade do presente

WIRELESSDRIVES: Gravador de DVD SuperMulti; Digital Media Card Reader para cartões Secure; Digital e Multimedia; 3 USB 2.0; 1 porta HDMI; 1 VGA (15-pin); 1 RJ-45 (LAN); 1 saída

Caso seu pedido não seja feito na vaga de seu curso no período de inscrição, na fase de alteração esta prioridade é perdida para outro aluno, que mesmo de outro