• Nenhum resultado encontrado

LedBackup - Gerenciador de Backup.: Transmissão :.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LedBackup - Gerenciador de Backup.: Transmissão :."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

LedBackup - Gerenciador de Backup

.: Transmissão :.

1 - INTRODUÇÃO

A partir da versão 3.34.2 a Ledware reformulou o envio de backups para a análise. O cliente ao enviar o backup, receberá um protocolo por e-mail, e através do mesmo poderá acompanhar todo o processo de análise, através da funcionalidade HELP DESK, que ficará acessível na área de clientes do site.

Neste tutorial será explicado detalhadamente como será o funcionamento do envio de backup para a Ledware.

2 - BACKUP O que é?

Em informática, backup é a cópia de dados/segurança de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver exclusão acidental ou corrupção de dados. 3 - LED GERENCIADOR DE BACKUP

O software responsável por toda a parte de armazenamento de dados via backup junto ao sistema Ledwin tem a seguinte denominação - “LEDBackup”.

Figura 1 - Tela de Entrada

Figura 2 - Tela Principal

4 - MÉTODOS DE BACKUP a.) COMPLETO

Esse tipo de backup é o mais comumente utilizado, ele é simples, rápido e como o próprio nome diz, carrega consigo todas as informações do sistema sem nenhuma discriminação. Em contra-partida seu tamanho final de arquivo, dependendo da quantidade de lançamentos e registros da base de dados das empresas envolvidas,

(2)

poderá ter um tamanho bem maior se comparado ao backup modular da mesma empresa.

b.) MODULAR

Esse tipo de backup é pouco utilizado pois visa atender a um público reduzido, tal público se baseia naqueles contadores que fazem o controle de um módulo em local diferente dos demais, como por exemplo o “Módulo Fiscal” no “SERVIDOR A” e o “Módulo Pessoal” no “Servidor B”. Esse tipo de backup possibilita a total importação de um único módulo em um servidor distinto fazendo assim uma integração da contabilidade de uma empresa que possui seu gerenciamento alocado em localidades geográficas diferentes.

Exemplo:

Cliente XX.9999 deseja solicitar à Ledware que seu backup seja analisado por um técnico para a detecção e solução de um problema qualquer, esse arquivo deve ser transmitido a empresa para que o procedimento possa ser realizado. Tal arquivo não poderá ser enviado de outra forma que difira da que será demonstrada a seguir neste manual.

5 - ENVIO DE ARQUIVO – [ABERTURA DE CHAMADO]

Ao efetuar o envio de um arquivo de backup para análise o cliente estará colocando seu arquivo no datacenter da Ledware deixando-o assim a disposição de toda equipe técnica especializada para solução do referido problema. Abaixo seguirão as telas e procedimentos necessários para que seja aberto um novo chamado de análise de backup.

Figura 3 – Opções -> Transmitir Arquivo

Para acessar a tela de transmissão do arquivo, na tela principal do sistema basta acessar o menu “Opções” -> “Transmitir Arquivo”, ou simplesmente acessar pelas teclas de atalho “CTRL + T”.

(3)

Figura 4 - Tela de Transmissão de Arquivo

6 - PREENCHIMENTO

Arquivo: Ao clicar sobre o ícone de uma lupa o cliente terá a possibilidade de selecionar o arquivo que será enviado. Após selecionar o arquivo referido do backup ele ficará indicado neste campo como na imagem a seguir:

Figura 5 – Seleção de Arquivo

Código do Cliente: Campo auto-preenchido e inacessível ao cliente. Tal campo deve OBRIGATORIAMENTE estar preenchido de maneira correta pois o chamado de análise de backup será aberto em nome do cliente que possuir o referido código. Portanto se tal conteúdo não estiver corretamente preenchido na tela “Usuário Autorizado” do sistema “Ledwin” essa falta de informação impossibilitará a abertura do chamado. Para poder prosseguir deverá ser encerrado o software de backup e corrigido o problema no software “Ledwin” para aí sim dar continuidade ao procedimento.

(4)

preenchimento automático pelo software de backup.

Hora: Hora de abertura do chamado de análise de backup, campo também de preenchimento automático pelo software de backup.

Figura 6 – Informações Complementares I

Contato: Nome de quem está abrindo o chamado para uma melhor comunicação tanto por interações nos chamados como em um eventual contato telefônico para coleta de mais dados.

E-mail: E-mail utilizado pelo contato que está abrindo o chamado. É altamente aconselhável que o e-mail seja não só válido, como existente pois a cada interação em seu chamado o cliente receberá um e-mail de notificação dando assim mais comodidade ao cliente avisando-o sempre que houver andamento em sua solicitação.

Figura 7 – Informações Complementares II

Comentário: Campo onde o cliente irá descrever tudo o que ocorre para que o técnico responsável pela análise de seu arquivo de backup possa ajudar da melhor maneira possível. Lembrando que quanto mais detalhes o cliente informar na descrição do problema mais agilidade ele terá na solução de seu caso.

Figura 8 – Informações Complementares III

Após o preenchimento de todas as informações necessárias para a abertura do chamado de análise de backup o cliente deve clicar no botão “Enviar” para que todas as informações sejam transmitidas ao datacenter da “Ledware” e fiquem a disposição de nossos técnicos.

Caso o windows instalado na máquina utilizada seja a versão “Seven (7)” ou “Server 2008”, poderá ser exibida a seguinte mensagem:

(5)

Figura 9 – Liberação de Firewall

Basta clicar em “Permitir acesso” para que o processo seja finalizado. Ao final de tudo será exibida uma mensagem conforme mostrada abaixo:

Figura 10 – Conclusão de Envio

Observação: Verificar como realizar o acompanhamento do chamado no documento auxiliar que se encontra também em anexo na categoria tutoriais.

7 - ENVIO DE ARQUIVO – [INTERAÇÃO DE CHAMADO]

Essa funcionalidade de interagir com um chamado só poderá ser utilizada após todos os procedimentos acima citados tiverem sido executados sem erros.

Para efetuar uma interação de chamado via software de backup basta novamente acessar o menu “Opções” -> “Transmitir Arquivo” ou simplesmente pressionar “CTRL + T”. Deve-se atentar para o rodapé da tela onde existe um ícone de interação de chamados conforme mostrado abaixo:

(6)

Figura 11 – Ícone de interação de chamado

Quando este ícone é selecionado ele alterna de status e lista os chamados que se encontram abertos em nome do cliente para que ele possa fazer a interação com envio de novo arquivo ao datacenter da Ledware tal como ele havia feito anteriormente. A única diferenciação entre os dois métodos é que o segundo (interação) não consiste na abertura de chamado, somente na complementação de um pré-existente.

Figura 12 – Ícone de criação de chamado

Figura 13 – Seleção de chamado a interagir

Na imagem exibida é perceptível que existe somente um chamado com possibilidade de interação, após seleção do código do chamado a interagir clique em enviar e obterá a mesma tela de conclusão conforme já descrita nesse manual.

A cada abertura/interação de chamado o cliente receberá um e-mail (como mostrado a seguir) com um número do protocolo (chamado) para acompanhamento via web de tudo que está sendo feito.

(7)

LedBackup - Gerenciador de Backup

.: Help Desk :.

1- HELP DESK O que é?

Help Desk é um termo da língua inglesa que designa o serviço de apoio a usuários para suporte e resolução de problemas técnicos em informática, telefonia e tecnologias de informação. Este apoio pode ser tanto dentro de uma empresa (profissionais que cuidam da manutenção de equipamentos e instalações dentro da empresa), quanto externamente (prestação de serviços à usuários).

2 - VISUALIZANDO CHAMADOS

O sistema de chamados via HELP DESK será a ponte de comunicação entre a empresa e o cliente, onde este ficará ciente de todos os processos que estão sendo realizados com relação ao seu problema com total transparência. Essa funcionalidade poderá ser acessada através da área de cliente dentro do site da “Ledware” através do ícone abaixo:

Acessando o HELP DESK, o cliente será encaminhado para a tela mostrada abaixo:

Figura 1 - Tela de exibição de chamados

O cliente terá duas sessões disponíveis para navegação. A primeira sessão tem a denominação de “Novo Chamado”, nesta poderá efetuar a criação de chamados conforme é feito diretamente pelo software “Led Gerenciador de Backup”, tendo como diferença a possibilidade de envio de arquivo para análise, função esta que não existe na criação de chamado via web.

Já a segunda sessão é denominada “Meus Chamados”, aqui serão listados inicialmente todos os chamados que estão em nome do cliente e ainda com o status de “Aberto” ou qualquer outro que difira de “Encerrado”. No canto superior direito da tela é possível ainda utilizar um filtro para a busca conforme mostrado na imagem a seguir:

(8)

Figura 2 – Busca

Essa busca pode ser efetuada colocando-se um número de protocolo ou ainda o assunto indicado na criação do chamado. Como último recurso ainda é possível não preencher o campo com nenhum valor e clicar no botão “OK” isso acarretará em uma busca completa e sem nenhum filtro retornando assim todo o histórico de protocolos (chamados) do cliente na empresa.

Caso não exista nenhum registro de protocolo que atenda as suas buscas você terá o seguinte resultado:

Figura 3 – Busca sem retorno

Após ter listado seus protocolos com sucesso, podemos observar a seguinte linha abaixo de cada registro de protocolo:

Figura 3 – Busca sem retorno

Nesta linha temos os métodos de exportação da listagem de protocolos, o cliente pode a qualquer momento gerar um arquivo com tudo que existe em seu histórico, tal arquivo poderá ser feito em três formatos diferentes: CSV – Comma-separated values; Excel – Planilha (.xls); XML - eXtensible Markup Language

3 - CRIANDO UM CHAMADO

Na tela denominada “Novo Chamado”, teremos que fazer todo o preenchimento dos campos para que possamos enviar a solicitação de abertura do chamado. Conforme a imagem a seguir:

Figura 4 – Abertura de chamado

Informações Cliente: Essas informações são pré-preenchidas, ou seja, o sistema as completa automaticamente poupando assim tempo e dando mais agilidade ao cliente.

(9)

Informações do Chamado: Nesta sessão se encontram todas as informações relevantes para um trabalho específico em cima do chamado que está para ser aberto.

Assunto: Nesse campo deverá ser informado de forma simples e direta a qual assunto se refere o chamado que está sendo criado, por exemplo: “Departamento Pessoal”.

Sistema: Aqui o cliente indica a qual sistema junto a “Ledware” se enquadra seu chamado.

Banco de Dados: Informação que fará a composição final do sistema utilizado pelo cliente, pois para uma melhor análise é de extrema importância saber qual a plataforma de dados utilizada pelo cliente.

Contato: Nome do responsável pela abertura do chamado, facilitação de contato no caso de uma eventual ligação para coleta de mais informações sobre o caso relatado.

E-mail: E-mail do responsável pela abertura do chamado, lembrando que o e-mail deve obrigatoriamente ser válido, caso contrário o chamado não poderá ser aberto. Descrição: Aqui fica o espaço reservado ao cliente para que ele descreva detalhadamente sua dúvida e/ou problema para que possa assim ter um melhor atendimento.

Tipo de Chamado: Por último temos a definição de qual o tipo do chamado criado, essa separação faz com que a equipe especializada em determinado assunto fique responsável pelo chamado em questão dando mais agilidade ao processo.

Após o preenchimento corretamente de todos os dados acima listados, basta clicar sobre o botão “Gravar” para que o chamado seja criado e imediatamente deslocado ao time responsável.

Figura 5 – Chamado aberto

A tela acima mostrada será onde o cliente poderá ver todas as interações feitas no chamado, seja por ele ou por parte da “Ledware”. Ele também consegue visualizar

(10)

dados como “Status”, “Nível” e o “Responsável”.

Nessa tela temos dois links: “Nova Interação” e “Atualizar Interações”, lembrando que o item “Nova Interação” ficará indisponível após o encerramento do chamado. Abaixo temos a tela onde o cliente pode digitar o conteúdo de sua interação:

Figura 6 – Interagido no chamado

Figura 7 – Interação do cliente

Logo a seguir podemos ver um chamado que teve suas interações e finalização:

Figura 8 – Chamado encerrado

Como pode ser visto na última tela, quando é realizada um interação por parte da “Ledware”, enviando um arquivo de resposta ao cliente, este fica disponível via link “Download do Arquivo”. Clicando no link o cliente poderá baixar seu arquivo já corrigido se for o caso. Nas informações do chamado também é possível observar que houveram modificações, agora a data de encerramento foi devidamente preenchida e o status alterado para “Encerrado”. Após finalizado o chamado, um

(11)

e-mail será enviado para o contato que o abriu para que o mesmo possas acessar e ter a resposta, que como dito acima pode ser via texto ou contar ainda com ajuda do arquivo já resolvido.

Referências

Documentos relacionados

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

5: Análises das composições da alimentação e do eletrólito em diferentes tempos de eletrólise para os testes galvanostáticos empregando catodo de titânio e efluente

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Apesar da longa distância dos grandes centros urbanos do país, Bonito destaca- se, regionalmente, como uma área promissora dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. Bonito,