• Nenhum resultado encontrado

Poder Judicário Federal Justiça Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Carta de Serviços da Justiça Eleitoral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Poder Judicário Federal Justiça Eleitoral Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. Carta de Serviços da Justiça Eleitoral"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

Poder Judicário Federal Justiça Eleitoral

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte

Carta de Serviços

da Justiça Eleitoral

(2)

© 2011 by Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte

Permitida a divulgação dos textos contidos nesta publicação, desde que citada a fonte.

Composição

Presidente

Desembargador Saraiva Sobrinho

Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral Desembargador Vivaldo Pinheiro

Juiz Federal

Jailsom Leandro de Sousa Juízes

Ricardo Augusto de Medeiros Moura Ricardo Procópio Bandeira de Mello Juristas

Marcos Antônio da Silveira Martins Duarte Nilo Ferreira Pinto Júnior

Procurador Regional Eleitoral Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes

Diretora Geral

Lígia Regina Carlos Limeira

Equipe Técnica:

Comissão designada: Carlos André de Azevedo Moura, Rosemeri Ricken Vanderlinde, Leandro Dias de Sousa Martins, Eraldo Morais de Macedo, Andressa Castro de Araújo, Jorge Antônio Costa e Silva, Jean de Paiva Nunes, Elisabeth Schuller Dias Fernandes Colaboradores: Membros da Corte - Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão (ASPLAN) - Seção de Publicacões Eletrônicas (SPE) - Seção de Editoração e Publica-ções (SEP)

Diagramação e capa: João Raimundo Leite Neto

Impressão e Acabamento: Centauro Gráfica e Editora LTDA. – Igarassu/PE Tiragem: 500 exemplares

(3)

Sumário

SUMÁRIO

1. Apresentação, 5 2. O TRE-RN, 6 3. Canais de Comunicação, 6 4. Compromissos de atendimento, 7 5. Unidades de atendimento, 7 Unidades de atendimento, 8 Unidades de atendimento,

9

Unidades de atendimento, 10 Unidades de atendimento,11 6. Serviços eleitorais, 12

6.1 - Alistamento eleitoral – Primeiro Título, 12 6.2 - Transferência eleitoral,13

6.3 - Revisão eleitoral, 15 6.4 Segunda via do Título,

16

6.5 Justificativa de ausência às urnas,

18

6.5.1 - No dia da eleição, 18

6.5.2 - Após a eleição,18 Serviços de quitação eleitoral,19

6.6 Quitação de multa por pagamento,19

6.7 Quitação de multa por dispensa do pagamento,20 6.8 Certidão de quitação,20

6.4 Restabelecimento de direitos políticos,21

(4)

Sumário

6.10 Certidão criminal (eleitoral), 22 6.11 Certidão de filiação partidária, 22

6.12 Certidão de quitação com prazo de validade indeterminado, 23 6.13 Certidão circunstanciada, 23

6.14 Declaração de comparecimento, 24

6.15 Comunicação de filiação/desfiliação partidária, 24 6.16 Cadastramento de administrador no Filiaweb, 25 6.17 Pedido de relação de filiados, 25

6.18 Pedido de dados estatísticos, 26

6.19 Pedido de composição de diretório partidário

,

26

(5)

Apresentação

5

1. APRESENTAÇÃO

E

sta Carta de Serviços foi elaborada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, visando informar ao cidadão sobre os serviços prestados pelos Cartórios Eleitorais, evidenciando como acessar e obter esses serviços e os compromissos da instituição quanto ao atendimento ao público.

A Carta de Serviços foi instituída através do Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009, o qual prevê que esta deve informar de forma clara e precisa ao cidadão sobre cada um dos serviços prestados, em especial no que concerne:

I - ao serviço oferecido;

II - aos requisitos, documentos e informações necessários para acessar o serviço; III - às principais etapas para processamento do serviço;

IV - ao prazo máximo para a prestação do serviço; V - à forma de prestação do serviço;

VI - à forma de comunicação com o solicitante do serviço; VII - aos locais e formas de acessar o serviço;

VIII – aos padrões de qualidade definidos pelo órgão público para o atendi-mento ao cidadão.

A Carta de Serviços consiste, portanto, em uma ferramenta importante dis-ponibilizada ao cidadão, na medida em que contém a identificação dos serviços oferecidos pela justiça eleitoral em primeira instância (por meio dos cartórios eleitorais), assim como dos requisitos necessários para obtê-los, os locais de aces-so, a forma e os prazos de prestação do serviço, os compromissos de atendimen-to assumidos pela instituição e, ainda, os meios posatendimen-tos à disposição do cidadão para elogiar ou reclamar acerca dos serviços prestados.

Esta Carta, também, consiste em uma importante ferramenta de gestão, na medida em que o cidadão, conhecendo os serviços e os compromissos assumi-dos, pode cobrar a prestação de um serviço eficiente e adequado às suas necessi-dades, fazendo com que a organização busque atingir cada vez mais padrões de excelência no atendi

mento ao público.

Direcionada ao eleitor (cidadão), principal destinatário dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral, esta Carta de Serviços deverá ser objeto de permanente di-vulgação à sociedade, podendo ser obtida, gratuitamente, nos cartórios eleitorais e nas centrais de atendimento, bem como disponibilizada para acesso no sítio eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-rn.gov.br).

Desembargador Saraiva Sobrinho, Presidente

Desembargador Vivaldo Pinheiro, Corregedor Regional Eleitoral

APRESENT

A

ÇÃ

(6)

O TRE-RN Canais de Comunica;ção

6

2. O TRE-RN

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte é um órgão do Poder Judiciário Federal e tem como principais atividades:

- na esfera jurisdicional, conduzir o processo eleitoral, julgando e tratando matérias referentes à legislação eleitoral;

- na esfera administrativa, gerenciar o cadastro de eleitores e realizar as elei-ções, de forma a exprimir a vontade política dos cidadãos.

2.1 MISSÃO DO TRE-RN

Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

2.2 VISÃO DE FUTURO

Promover a integração do ambiente interno, a excelência no atendimento à sociedade e a consolidação da credibilidade da justiça eleitoral.

3. CANAIS DE COMUNICAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte disponibiliza os se-guintes canais de comunicação com o cidadão:

• Cartórios Eleitorais:

O Eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral ou Central de Atendimento cor-respondente ao seu domicílio para tirar dúvidas, como por exemplo, a respeito de requisitos para a obtenção de um determinado serviço, como documentos ne-cessários, horário de atendimento e período em que o serviço pode ser oferecido.

• Ouvidoria

A Ouvidora tem como principal objetivo viabilizar a melhoria da qualidade do atendimento prestado ao jurisdicionado, bem como fomentar o acesso à in-formação pelos usuários, de modo a assegurar a transparência à gestão pública. Para concretizar seus objetivos, oferece canais permanentes de comunicação entre o cidadão e a Justiça Eleitoral para receber elogios, críticas, solicitações, pedidos de providências, sugestões, reclamações e denúncias relativos ao funcio-namento e aos serviços prestados no âmbito do TRE/RN:

• Fone/Fax: (84) 4006-5600

• Endereço da Sede: Praça André de Albuquerque, 534 – Centro – Natal/ RN – CEP 59025-580

• Sítio eletrônico: www.tre-rn.gov.br

• Fale conosco: formulário no sítio eletrônico do TRE/RN

O

(7)

Compromissos de Atendimento Unidades de Atendimento

7

Conforme o art. 5º, IV, da Constituição Federal, não serão aceitas manifes-tações anônimas.

4. COMPROMISSOS DE ATENDIMENTO

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte tem o compromisso de aperfeiçoar a gestão de seus serviços e garantir um atendimento de qualidade ao cidadão. Para tanto, estabelece:

• Atendimento Preferencial para pessoas maiores de sessenta anos de idade, portadores de necessidades especiais, gestantes, lactantes e pessoas com crian-ças de colo;

• Tempo de espera para atendimento estimado em 15 (quinze) minutos para as zonas eleitorais e centrais de atendimento. Observação: este prazo poderá não ser cumprido nos últimos meses antes do fechamento do cadastro eleito-ral (abril e maio do ano da eleição), considerando o aumento do número de eleitores que procuram atendimento;

• Garantia de agilidade no atendimento ao cidadão, observando os prazos previstos para cada serviço;

• Atendimento agendado para os serviços de alistamento eleitoral, transfe-rência e revisão de dados do eleitor por meio da internet - TítuloNet (www. tre-rn.gov.br);

• Expedição de certidões de quitação eleitoral e criminal pela internet, desde que o eleitor esteja quite com a justiça eleitoral;

• Entrega da maioria dos serviços de forma imediata, permitindo a satisfação do usuário;

• Empenho dos servidores no auxílio ao cidadão em suas necessidades, orien-tando-o e prestando atendimento com respeito e cortesia.

5. UNIDADES DE ATENDIMENTO

A Justiça Eleitoral, no Rio Grande do Norte, disponibiliza seus serviços na maioria dos municípios, através das Zonas Eleitorais, bem como das centrais de atendimento ao cidadão, conforme descrito a seguir:

C OMPR OMUSSOS DE A TENDIMENT O

(8)

Compromisso de Atendimento Unidades de Atendimento

8

UNIDADES DE A TENDIMENT O

(9)

Compromissos de Atendimento Unidades de Atendimento

9

UNIDADES DE A TENDIMENT O

(10)

Compromisso de Atendimento Unidades de Atendimento

10

UNIDADES DE A TENDIMENT O

(11)

Compromissos de Atendimento Unidades de Atendimento

11

UNIDADES DE A TENDIMENT O

(12)

12

6. SERVIÇOS ELEITORAIS

6.1 - ALISTAMENTO ELEITORAL – PRIMEIRO TÍTULO

Descrição:

Alistamento eleitoral é a ação que proporciona ao cidadão a sua inscrição no cadastro da Justiça Eleitoral, com a respectiva obtenção de seu título eleitoral, tornando-o apto para o exercício do voto.

É ato personalíssimo, exigindo, desta forma, a presença do eleitor, sua assina-tura ou aposição de digital, não sendo possível, portanto, o alistamento por procuração.

Requisitos necessários:

• Ser brasileiro, nato ou naturalizado;

• Ser maior de 16 anos (Em anos eleitorais, o eleitor pode se alistar com 15 anos, desde que complete 16 anos até o dia da eleição);

• Solicitação até o 151º dia antes da eleição;

• Apresentação do original de um dos seguintes documentos de identificação: carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, carteira de trabalho, certidão de nas-cimento/casamento;

• Apresentação de documento que comprove a regularidade com o serviço militar (obrigatório para eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos);

• Apresentação de comprovante de residência atualizado.

Não podem se alistar:

- os estrangeiros; - os conscritos;

- os que tenham perdido os direitos políticos; - os que tenham os direitos políticos suspensos.

Tempo de duração do atendimento: 10 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: IMEDIATO.

Serviços Eleitorais Alistamento Eleitoral – Primeiro Título

SER

VIÇ

OS

ELEIT

(13)

13

6.2 - TRANSFERÊNCIA ELEITORAL

Descrição:

A transferência eleitoral consiste na ação requerida pelo cidadão que almeja modificar o seu domicílio eleitoral, com mudança de município, na mesma ou em outra zona eleitoral.

É ato personalíssimo, exigindo, desta forma, a presença do eleitor, sua assina-tura ou aposição de digital, não sendo possível, portanto, a transferência por procuração.

A transferência eleitoral pode ocorrer nas hipóteses seguintes:

- de um local de votação para outro, em município diverso do seu, mesmo que dentro da mesma zona eleitoral;

- de um município para outro dentro do mesmo Estado; - de um estado para outro dentro do país;

- do exterior para o Brasil; - do Brasil para o exterior;

- de uma zona do exterior para outra também no exterior.

Requisitos necessários:

• Quitação com a Justiça Eleitoral;

• Solicitação até o 151º dia antes da eleição;

• Transcurso de, pelo menos, um ano do alistamento ou da última transfe-rência;

• Residência mínima de três meses no novo domicílio, declarada, sob as penas da lei, pelo próprio eleitor (Lei n. 6.996/1982, art. 8º);

• Apresentar um documento de identificação (de acordo com relação citada para o serviço de alistamento);

• Comprovação de domicílio feita mediante um ou mais documentos dos quais se infira ser o eleitor residente ou ter vínculo profissional, patrimonial ou comunitário no município.

Observações:

- Na transferência também pode ser feita a retificação de dados; Serviços Eleitorais Transferência Eleitoral SER VIÇ OS ELEIT ORAIS

(14)

14

- As exigências de residência mínima de 3 meses no novo domicílio e de transcurso de pelo menos 1 ano do alistamento ou da última transferência não se aplica à transferência de título eleitoral de servidor público, civil, mi-litar, autárquico, ou de membro de sua família, por motivo de remoção ou transferência;

- Ao requerer a transferência, o eleitor entregará ao servidor o título eleitoral e a prova de quitação com a Justiça Eleitoral;

- Não comprovada a quitação eleitoral, o juiz arbitrará o valor da multa a ser paga desde logo pelo requerente no local constante na guia de pagamento (ou requerer isenção mediante declaração de pobreza), sem o que não é possível a conclusão do atendimento.

Tempo de duração do atendimento: 10 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: IMEDIATO.

Serviços Eleitorais Transferência Eleitoral SER VIÇ OS ELEIT ORAIS

(15)

15

6.3 - REVISÃO ELEITORAL

Descrição:

A Revisão Eleitoral consiste na ação requerida pelo eleitor que deseja mo-dificar dados do seu cadastro eleitoral, alterar o local de votação no mesmo município, mesmo que haja mudança de Zona Eleitoral, ou regularizar sua inscrição cancelada, desde que o cancelamento não seja por sentença de au-toridade judiciária.

Requisitos necessários:

• Quitação com a Justiça Eleitoral;

• Solicitação até o 151º dia antes da eleição;

• Apresentar um documento de identificação (de acordo com relação citada para o serviço de alistamento);

• Apresentação de comprovante de residência atualizado.

Observações:

- Ao requerer a revisão, o eleitor entregará ao servidor o título eleitoral e a prova de quitação com a Justiça Eleitoral;

- Não comprovada a quitação eleitoral, o juiz arbitrará o valor da multa a ser paga desde logo pelo requerente no local constante na guia de pagamento (ou requerer isenção mediante declaração de pobreza), sem o que não é possível a conclusão do atendimento.

Tempo de duração do atendimento: 10 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: IMEDIATO. Serviços Eleitorais Revisão Eleitoral SER VIÇ OS ELEIT ORAIS

(16)

16

6.4 SEGUNDA VIA DO TÍTULO

Descrição:

A segunda via do título é requerida pelo cidadão quando houver perda, extra-vio ou inutilização do título original, sem necessidade de alteração nos seus dados cadastrais atuais.

Requisitos necessários:

• Quitação com a Justiça Eleitoral;

• Solicitação até o 11º dia antes da eleição;

• Apresentar um documento de identificação (de acordo com relação citada para o serviço de alistamento).

Tempo de duração do atendimento: 10 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: IMEDIATO.

Agendamento eletrônico:

Os serviços de alistamento, transferência e revisão eleitoral podem ser agen-dados pela internet no endereço http://www.tre-rn.gov.br (na aba: Eleitor / Diversos / TítuloNet / Novo requerimento) ou http://www.tse.gov.br/inter-net/servicos_eleitor/titulo_net_novoRequerimento.htm, devendo posterior-mente, o eleitor comparecer ao Cartório da respectiva Zona Eleitoral, no prazo estabelecido no atendimento on-line, com a documentação exigida, para concluir o alistamento e receber o título.

O requerimento iniciado eletronicamente somente se aperfeiçoará com o comparecimento do eleitor/alistando à unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, no prazo de 5 (cinco) dias após o pré-atendimento ou até a data por ele selecionada, a fim de apresentar os documentos que comprovem os dados informados e, quando for o caso, o recolhimento da multa devida.

Procedimento dos serviços de alistamento:

O requerimento de Alistamento, Transferência, Revisão e Segunda Via (RAE) é preenchido pelo servidor do Cartório Eleitoral em sistema informatizado, no ato da apresentação do eleitor ao local de atendimento. Em seguida, o RAE e o título eleitoral são impressos e assinados pelo eleitor (com aposição de impressão digital, se analfabeto), que fica, de IMEDIATO, de posse de seu novo título eleitoral.

Serviços Eleitorais Segunda Via do Título

SER

VIÇ

OS

ELEIT

(17)

17

Em relação à documentação exigida, além dos originais, o Juiz também po-derá exigir cópia (consultar canais de comunicação com o respectivo cartório eleitoral).

Importante:

Em caso de inoperância do sistema informatizado, os prazos constantes nesta carta poderão não ser cumpridos, sendo facultado ao cidadão preencher ma-nualmente e assinar o RAE pré-impresso (com aposição de impressão digital, se analfabeto), retornando ele ao Cartório Eleitoral no prazo de 24 horas (de preferência, após obter informação sobre a regularização do sistema informa-tizado, pelos meios de contato por ele disponibilizados), para recebimento de seu título eleitoral.

Serviços Eleitorais Segunda Via do Título

SER

VIÇ

OS

ELEIT

(18)

18

6.5 JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA ÀS URNAS

6.5.1 - NO DIA DA ELEIÇÃO

Descrição:

O eleitor que se encontrar fora do seu domicílio eleitoral poderá justificar-se, no dia da eleição, mediante preenchimento de formulário de justificação, a ser apresentado em qualquer seção de justificativa ou seção eleitoral do país.

CONSIDERAÇÕES:

I. a justificação será formalizada em impresso próprio fornecido pela Justiça Eleitoral ou, na falta do impresso, digitado ou manuscrito;

II. o encarregado do atendimento entregará ao eleitor o comprovante, que valerá como prova da justificação, para todos os efeitos legais;

III. os documentos de justificação preenchidos com dados insuficientes ou inexatos, que impossibilitem a identificação do eleitor no cadastro eleitoral, terão seu processamento rejeitado pelo sistema, o que importará débito para com a Justiça Eleitoral.

Se inexistir seção de justificativa, ou na impossibilidade de encontrar seção eleitoral operando com urna eletrônica, poderá o eleitor, excepcionalmente, apresentar o formulário de justificação em seção que esteja utilizando urna de lona.

6.5.2 - APÓS A ELEIÇÃO

Descrição:

Consiste na ação que possibilita ao eleitor habilitado ao voto justificar-se pe-rante o Juiz eleitoral, em virtude de não ter votado (ou justificado sua ausên-cia) no dia da eleição.

Requisitos necessários:

• Requerimento até 60 dias depois de cada pleito (turno); • Apresentação de documento de identificação;

• Preenchimento de formulário de justificativa, anexando comprovante do motivo;

• Requerimento até 30 dias da data da chegada ao Brasil (comprovada através de cópia do passaporte) para o eleitor que estava no exterior.

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: 10 dias

Serviços Eleitorais Justificativa de Ausência às Urnas No Dia da Eleição Após a Eleição SER VIÇ OS ELEIT ORAIS

(19)

19

SERVIÇOS DE QUITAÇÃO ELEITORAL:

O conceito de quitação eleitoral reúne a plenitude do gozo dos direitos polí-ticos, o regular exercício do voto, salvo quando facultativo, o atendimento a convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos ao pleito, a inexistência de multas aplicadas, em caráter definitivo, pela Justiça Elei-toral e não remitidas, excetuadas as anistias legais, e a regular prestação de contas de campanha eleitoral, quando se tratar de candidatos (Res.-TSE nº 21.823/2004).

A quitação eleitoral pode ocorrer por pagamento ou por dispensa do paga-mento:

6.6 QUITAÇÃO DE MULTA POR PAGAMENTO

Requisitos necessários:

• Documento de identificação ou título eleitoral;

• GRU – Guia de Recolhimento da União devidamente paga – Valor de R$ 3,50 por pleito ausente ou alistamento tardio – disponível no Cartório Eleitoral.

O pagamento da GRU pode ser feito em agência bancária, casa lotérica e agências dos Correios.

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: imediato Serviços de Quitação Eleitoral

Quitação de Multa por Pagamento

SER VIÇ OS DE Q UIT A ÇÃ O ELEIT ORAL

(20)

20

6.7 QUITAÇÃO DE MULTA POR DISPENSA DO PAGAMENTO

Descrição:

A dispensa do pagamento da multa se aplica ao eleitor que não possuir con-dições de arcar com essa despesa, o qual deverá solicitar isenção através de de-claração de insuficiência econômica a ser preenchida e assinada em qualquer local de atendimento ao eleitor.

Requisitos necessários:

• Documento de identificação ou título eleitoral;

• Preenchimento de requerimento de dispensa, justificando o motivo e ane-xando documento que justifique a dispensa.

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: 10 dias

6.8 CERTIDÃO DE QUITAÇÃO

Descrição:

Consiste em um documento no qual consta se o eleitor está quite com suas obrigações eleitorais.

Requisitos necessários:

Quitação com a Justiça Eleitoral; • Documento de identificação.

Importante: Pode ser expedida pela internet no endereço http://www.tre-rn. gov.br/ (na aba: Eleitor / Certidões / Quitação Eleitoral)

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema:imediato

Serviços de Quitação Eleitoral Quitação de Multa por dispensa de Pagamento Certidão de Quitação SER VIÇ OS DE Q UIT A ÇÃ O ELEIT ORAL

(21)

21

6.4 RESTABELECIMENTO DE DIREITOS POLÍTICOS

Direitos políticos ou direitos de cidadania consistem no conjunto dos direitos atribuídos ao cidadão, que lhe permite, através do voto, do exercício de cargos públicos ou da utilização de outros instrumentos constitucionais e legais, ter efetiva participação e influência nas atividades de governo.

Estar no gozo dos direitos políticos significa, pois, estar habilitado a alistar-se eleitoralmente, habilitar-se a candidaturas para cargos eletivos ou a nomea-ções para certos cargos públicos não eletivos, participar de sufrágios, votar em eleições, plebiscitos e referendos, apresentar projetos de lei pela via da iniciativa popular e propor ação popular.

Quem não está no gozo dos direitos políticos não poderá filiar-se a partido político e nem investir-se em qualquer cargo público, mesmo não eletivo.

Requisitos necessários:

• Preenchimento de requerimento de regularização; • Documento de identificação;

• Certificado de Reservista ou outro documento atestando o término do ser-viço militar obrigatório para eleitores com registro de conscrição, com idades entre 18 e 45 anos;

• Documento expedido pela Vara Criminal atestando a extinção da punibili-dade para eleitores com registro de condenação criminal;

• Documento expedido pela Vara Cível atestando o restabelecimento da ca-pacidade civil para eleitores com registro de incaca-pacidade civil absoluta.

Importante:

Os requerimentos apresentados no período entre 150 dias antes das eleições até o dia posterior ao pleito só serão registrados no sistema dez dias após o último turno de votação.

Tempo de duração do atendimento: 10 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: 10 dias Serviços de Quitação Eleitoral

Restabelecimento de Direitos Políticos

SER VIÇ OS DE Q UIT A ÇÃ O ELEIT ORAL

(22)

22

6.10 CERTIDÃO CRIMINAL (ELEITORAL)

Descrição:

Consiste em um documento no qual consta se o eleitor possui ou não conde-nação criminal relativa a assuntos eleitorais.

Requisitos necessários:

Quitação com a Justiça Eleitoral; • Documento de identificação.

Observação: Pode ser expedida pela internet no endereço http://www.tre-rn. gov.br/ (na aba: Eleitor/Certidões / Crimes Eleitorais).

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: imediato

6.11 CERTIDÃO DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA

Descrição:

É o documento no qual consta se o eleitor está ou não filiado a um partido político.

Requisitos necessários:

• Documento de identificação.

Atendimento virtual:

Pode ser expedida pela internet no endereço http://www.tre-rn.gov.br/ (na aba: Partidos/Sistemas/Filiação Partidária/Consulta de certidões de filiação) ou http://filiaweb.tse.gov.br/filiaweb/filiacao/certidao/consulta.seam

Observação:

A base de dados consiste na última relação oficial entregue pelo partido à Justiça Eleitoral.

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema:imediato

Serviços de Quitação Eleitoral Certdão Criminal (Eleitoral) Certidão de Filiação Partidária

SER VIÇ OS DE Q UIT A ÇÃ O ELEIT ORAL

(23)

23

6.12 CERTIDÃO DE QUITAÇÃO COM PRAZO DE VALIDADE

INDETERMINADO

Descrição:

É a certidão requerida ao juiz eleitoral que torna facultativo o voto da pessoa com deficiência (física, intelectual ou sensorial), para a qual não seja possí-vel ou considerapossí-velmente oneroso o cumprimento das obrigações relativas ao alistamento eleitoral e ao exercício do voto.

Requisitos necessários:

• Documento de identificação; • Título eleitoral;

• Preenchimento de requerimento;

• Documento que comprove/justifique a necessidade da quitação permanente (atestado, laudo, certidão, etc.).

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: 10 dias

6.13 CERTIDÃO CIRCUNSTANCIADA

Descrição:

É o documento fornecido pela Justiça eleitoral de acordo com dados especí-ficos solicitados pelo eleitor.

Requisitos necessários:

• Documento de identificação.

Tempo de duração do atendimento:5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: até 15 dias Serviços de Quitação Eleitoral

Certidão de Quitação com Prazo de Validade Indeterminado Certidão Circunstanciada SER VIÇ OS DE Q UIT A ÇÃ O ELEIT ORAL

(24)

24

6.14 DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO

Requisitos necessários:

• Documento de identificação

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: imediato

6.15 COMUNICAÇÃO DE FILIAÇÃO/DESFILIAÇÃO

PARTI-DÁRIA

Filiação:

A filiação partidária é realizada diretamente no diretório do partido político, a quem caberá, posteriormente, alimentar a base do sistema da Justiça Eleitoral com os dados de seus filiados.

Desfiliação:

Para desligar-se de um partido, o filiado deve fazer uma comunicação escrita ao mesmo, em 3 (três) vias, devendo o partido atestar (carimbar e assinar) o seu recebimento.

Uma via fica com o partido, outra com o eleitor e a terceira via deve ser en-tregue ao Cartório Eleitoral, onde será protocolada, sendo, posteriormente, efetuado o cancelamento da filiação no sistema próprio.

O eleitor que se filiar a outro partido deve fazer comunicação ao partido e ao juiz de sua respectiva Zona Eleitoral, para cancelar sua filiação. Se não o fizer no dia imediato ao da nova filiação, fica configurada dupla filiação, sendo ambas consideradas nulas para todos os efeitos

.

Requisitos necessários:

Comunicação escrita dirigida ao juiz eleitoral e comunicação escrita dirigida ao Partido Político solicitando a desfiliação, com o respectivo recibo

.

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: 10 dias

Serviços de Quitação Eleitoral Declaração de Comparecimento Comunicação de Filiação/Desfiliação Partidária

SER VIÇ OS DE Q UIT A ÇÃ O ELEIT ORAL

(25)

25

6.16 CADASTRAMENTO DE ADMINISTRADOR NO FILIAWEB

Descrição:

É o ato pelo qual o cartório eleitoral cadastra o representante legal do Partido Político (ou pessoa por ele indicada) para ter acesso ao Sistema de Filiação Partidária (Filiaweb), podendo incluir ou excluir filiados, bem como enca-minhar a relação de filiados para processamento. Depois de cadastrado, o responsável poderá cadastrar outras pessoas como usuárias do sistema.

Requisitos necessários:

• Ser presidente do diretório partidário municipal; • Documento de identificação;

• Número do título eleitoral; • Requerimento por escrito.

Observação: - O presidente do partido poderá autorizar formalmente outra pessoa à obtenção da senha de acesso, desde que indique o RG, data de nas-cimento e inscrição eleitoral do preposto.

- Este serviço só pode ser solicitado no cartório eleitoral.

Tempo de duração do atendimento: 10 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: 10 dias

Fundamento legal: Prov. 10/2009-CGE, art 3º, 3º-A e 3º-B e Res. TSE 23.117/2009

6.17 PEDIDO DE RELAÇÃO DE FILIADOS

Descrição:

É o documento no qual consta a relação de filiados a determinado partido político.

Requisitos necessários:

• Documento de Identificação;

• Requerimento fundamentado dirigido ao Juiz Eleitoral.

Observação: a relação de filiados pode ser expedida pela internet no endereço http://www.tre-rn.gov.br/ (na aba: Partidos / Sistemas / Filiação Partidária / Consulta de relação de filiados) ou http://filiaweb.tse.gov.br/filiaweb/filiacao/ relacao/consulta.seam

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: 10 dias Serviços de Quitação Eleitoral

Cadastramento de Administrador no Filiaweb Pedido de Relação de Filiados

SER VIÇ OS DE Q UIT A ÇÃ O ELEIT ORAL

(26)

26

6.18 PEDIDO DE DADOS ESTATÍSTICOS

Descrição:

É o documento que contém dados estatísticos das eleições realizadas pela Justiça Eleitoral, tais como: resultados, candidatos e eleitorado.

Requisitos necessários:

Documento de Identificação;

• Requerimento fundamentado dirigido ao Juiz Eleitoral.

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: 5 dias

6.19 PEDIDO DE COMPOSIÇÃO DE DIRETÓRIO

PARTIDÁ-RIO

Descrição:

É o documento no qual consta o nome e função dos dirigentes de determi-nadoórgão de partido político.

Requisitos necessários:

Requerimento verbal.

Observação: Pode ser consultado pela internet no endereço http://www.tre-rn. gov.br (na aba: Partidos / Informações Gerais / Partidos Políticos ou Sistemas / SGIP) ou http://www.tse.gov.br/internet/partidos/orgao_blank.htm

Tempo de duração do atendimento: 5 minutos

Prazo de entrega do serviço ou registro no sistema: imediato

Serviços de Quitação Eleitoral Pedido de Dados Estatísticos Pedido de Composição de Diretório Partidário

SER VIÇ OS DE Q UIT A ÇÃ O ELEIT ORAL

(27)
(28)
(29)
(30)
(31)
(32)

composta pela seção de editoração e publicações do tre-rn impressa pela centauro gráfica e editora – Igarassu/PE

Referências

Documentos relacionados

a) ao valor da totalidade dos proventos do servidor falecido, até o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o

Para a comunidade kaingang da Terra Indígena Foxá, a escolariza- ção das suas crianças deveria acontecer dentro da comunidade, em uma escola indígena, bilíngue, intercultural e

Imagem original • pelo algoritmo Chou: 17º Correção com ângulo obtido • Nosso algoritmo: 0º.. Resultados dos experimentos Resultados dos experimentos Resultados dos

Neste trabalho, devido o sucesso do uso da técnica de relaxação Lagrangeana na resolução do PAG-DC, e principalmente na resolução de problemas de projeto de redes no contexto

Nele são apresentados e discutidos dados geológicos, petrográficos e geoquímicos de três stocks: Propriá, Amparo do São Francisco e Fazenda Alvorada, localizados na parte

O trabalho apresenta uma aplicação do protocolo SNMP na gerência dos sistemas de supervisão e controle da Eletrosul para permitir a melhoria na disponibilidade

Dos 40 projetos de assentamentos presentes no Estado do Amapá, 30 estão sob jurisdição do Instituto de Colonização e Reforma Agrária, 8 estão sob jurisdição

ANÁLISE DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS (IAQI) INSTITUCIONALIZADOS SEGUNDO OS ENFERMEIROS - Você apresentou alguma dificuldade para aplicar o