• Nenhum resultado encontrado

Bio. Professores: Alexandre Bandeira Rubens Oda Monitor: Julio Junior. Bio.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bio. Professores: Alexandre Bandeira Rubens Oda Monitor: Julio Junior. Bio."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Bi

o.

Bio.

Semana 20

Professores: Alexandre Bandeira

Rubens Oda

(2)

Bi

o.

Tecido muscular e

contra-ção

26

jun

Tecido muscular é um tecido contráctil que garante o deslocamento do corpo, movi-mentar estruturas internas ou fluidos. As cé-lulas que compõem o tecido muscular são longas e são chamadas de célula muscular ou fibra muscular. Dentre as estruturas pre-sentes na célula encontramos alguns nomes diferentes para a célula muscular:

✓ Sarcoplasma: citoplasma da célula muscular

✓ Retículo sarcoplasmático: seme-lhante ao retículo endoplasmático liso, ele tem a função de armazenar cálcio para a contração

✓ Miofibrilas: semelhante ao citoes-queleto, desempenham o papel de susten-tação e contração muscular

✓ Sarcômero: unidade contráctil do músculo onde existirão os filamentos de ac-tina e miosina

Para que aconteça a contração muscular é necessário que os filamentos de actina des-lizem sobre o filamento de miosina. Para que isso ocorra é necessário um estímulo causado pela liberação de neurotransmisso-res do neurônio no músculo. Isso causa uma mudança na polaridade da célula muscular, liberando o cálcio do retículo sarcoplasmá-tico para o sarcoplasma. Este cálcio libe-rado ligará os filamentos de actina e miosina e assim permitindo a contração muscular. Para voltar ao estado de relaxamento existe um transporte ativo de cálcio para o retículo sarcoplasmático, ou seja, tanto na contra-ção, quanto no relaxamento muscular é en-volvido gasto de ATP.

Eles são divididos em:

✓ Músculo liso: presente nas vísceras e ór-gãos internos, não possuem estrias, com 1 núcleo,

são fusiformes, de contração lenta e involuntária, não possuem discos intercalares

(3)

Bi

o.

✓ Músculo estriado esquelético: presentes em nosso corpo se ligando ao esqueleto, possuem estrias, com diversos núcleos, são cilíndricas, de contração rápida e voluntária, não possuem dis-cos intercalares

✓ Músculo estriado cardíaco: presente no coração, possuem estrias, com 1 ou 2 núcleos, são cilíndricas, de contração rápida e involuntária, possuem discos intercalares

EXERCÍCIOS DE AULA

1.

(URGS) Considere as afirmações abaixo sobre o tecido muscular esquelético.

I. Para que ocorra contração muscular, há necessidade de uma ação conjunta dos íons cálcio e da energia liberada pelo ATP, o que promove um deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina na fibra muscular.

II. Exercícios físicos promovem um aumento no volume dos miócitos da musculatura esquelética, através da produção de novas miofibrilas.

III. Em caso de fadiga muscular, parte do ácido lático produzido através da fermentação lática passa para a corrente sanguínea e é convertida em aminoácidos pelo fígado.

Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas II. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

2.

A classificação das fibras musculares, em vermelhas ou brancas, faz-se de acordo com o metabo-lismo energético dominante, a velocidade de contração e a atividade enzimática. Considerando que a coloração das fibras determina a quantidade de glicogênio que será utilizado no exercício, bem como sua função fisiológica, avalie as afirmações a seguir.

I. As fibras de coloração vermelha têm essa característica devido ao elevado número de mioglobina e, por isso, apresentam capacidade oxidativa elevada. As fibras brancas, por sua vez, possuem força de contração elevada, contendo grandes quantidades de glicogênio e geram ATP principalmente por glicólise anaeróbica.

(4)

Bi

o.

II. As fibras de contração lenta possuem pequena quantidade de mitocôndrias, o que lhes confere menor resistência à fadiga. Por outro lado, as fibras de contração rápida possuem grandes quantida-des de mitocôndrias, o que promove aumento na velocidade de remoção do lactato sanguíneo e, consequentemente, produz maior resistência à fadiga.

III. Na prática dos exercícios físicos, as fibras vermelhas são mais recrutadas por maratonistas en-quanto as fibras brancas são mais recrutadas por velocistas.

É correto o que se afirma em: a) II, apenas.

b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

3.

(UESPI) Os atletas olímpicos geralmente possuem grande massa muscular devido aos exercícios físi-cos constantes. Sobre a contração dos músculos esqueléticos, é correto afirmar que: a) Os filamentos de miosina deslizam sobre os de actina, diminuindo o comprimento do miômero. b) A fonte de energia imediata para contração muscular é proveniente do fosfato de creatina e do glicogênio.

c) Na ausência de íons Ca2+, a miosina separa-se da actina provocando o relaxamento da fibra mus-cular.

d) A fadiga durante o exercício físico é resultado do consumo de oxigênio que ocorre na fermentação lática.

e) A ausência de estímulo nervoso em pessoas com lesão da coluna espinal não provoca diminuição do tônus muscular.

(5)

Bi

o.

a) Estreitamento da linha Z e banda M (representadas pelos números VII e III, respectivamente), que ocorre através da saída de actina (representada pelo número VI) da miofibrilas.

b) Estreitamento da banda H (representada pelo número I), que ocorre através do deslizamento de actina (representada pelo número VI) sobre a miosina (representada pelos números IV e V).

c) Aumento das bandas I (representadas pelo número II) e diminuição da linha Z (representada pelo número III) e da banda H (representada pelo número I).

d) Aumento da banda H (representada pelo número I) e diminuição das bandas I (representadas pelo número II), que ocorre através da saída de miosina (representada pelos números IV e V) da miofibrilas. e) Aumento da banda H (representada pelo número II) e diminuição das bandas I (representadas pelo número I) que ocorre devido ao deslizamento de actina (representada pelo número VI) sobre a miosina (representada pelos números IV e V).

5.

(UFJF) Na natureza, alguns animais podem sofrer auto-amputação de uma parte do corpo para esca-par do perigo, como as lagartixas, que possuem um mecanismo de perder a cauda (autotomia caudal). Quando elas fazem isso, o pedaço da cauda solto fica se mexendo de um lado para o outro por alguns segundos e esse movimento atrai a atenção do predador (Revista Ciência Hoje das Crianças 162 – outubro de 2005). Considerando que a musculatura da cauda é estriada esquelética, formada por fibras brancas conhecidas também como rápidas, glicolíticas ou do tipo II, é incorreto afirmar que: a) Essas fibras são também chamadas de brancas por terem pouca ou nenhuma mioglobina.

b) As fibras brancas são pobres em mitocôndrias e estão adaptadas a contrações bruscas e potentes. c) As fibras brancas atingem a capacidade máxima de contração mais rapidamente e com mais força que as vermelhas, embora a atividade seja mantida por tempo mais curto.

d) As fibras musculares brancas obtêm energia para contração quase que exclusivamente por fer-mentação, a partir de glicose e glicogênio.

e) As fibras brancas são ricas em mioglobina e mitocôndrias e estão adaptadas a movimentos lentos e duradouros.

(6)

Bi

o.

EXERCÍCIOS PARA CASA

1.

(IFSul) O tecido muscular permite os movimentos do esqueleto e de órgãos internos como coração, estômago, útero, artérias e outros, ao converter energia química em energia mecânica. Entre os tipos de tecido muscular, encontra-se o tecido muscular estriado esquelético, que apresenta como carac-terísticas:

a) Possuir um único núcleo, ter contração involuntária lenta, ser encontrado nos vasos sanguíneos e em órgãos do sistema digestório.

b) Possuir muitos núcleos, ter contração voluntária, ser encontrado ligado aos ossos por meio de ten-dões.

c) Possuir quase sempre um só núcleo, ter contração involuntária, apresentar discos intercalares, ser encontrado somente no coração.

d) Possuir muitos núcleos, ter contração voluntária, apresentar discos intercalares, ser encontrado em órgãos do sistema digestório.

2.

(UFLA) Analise as proposições abaixo referentes ao tecido muscular:

I. Os túbulos T estão presentes apenas nas fibras musculares estriadas. II. O tecido muscular liso está presente em órgãos viscerais.

III. As fibras musculares estriadas cardíacas e as fibras musculares lisas são multinucleadas. IV. O retículo sarcoplasmático é uma organela especializada na produção de estímulo elétrico no músculo estriado cardíaco.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as proposições I e II são corretas. b) Somente as proposições II e III são corretas. c) Somente as proposições III e IV são corretas. d) Somente as proposições I e IV são corretas.

3.

(UFSJ) Na canção “Curare”, composta por Bororo e eternizada na voz de Orlando Silva, a primeira es-trofe diz: Você tem boniteza

E a natureza Foi que agiu

Como esses óio de índia Curare no corpo é bem Brasil

Curare é um antagonista do mediador químico acetilcolina, responsável pela sinalização química na junção neuromuscular. O curare no corpo causa:

a) contrações involuntárias, pois, na presença de curare, os músculos têm suas fibras danificadas pela antagonização da acetilcolina e as contrações ficam descoordenadas.

b) flacidez muscular, pois, na presença de curare, os neurônios deixam de produzir acetilcolina e pa-ralisam suas atividades, causando morte neuronal.

c) flacidez muscular, pois, na presença de curare, os receptores de acetilcolina no músculo não res-pondem à sinalização neuronal e a informação nervosa não chega ao músculo.

d) contrações involuntárias, pois, na presença de curare, os neurônios cessam sua transmissão elé-trica por inibição da acetilcolina. Como o curare é antagonista da acetilcolina, impede sua atuação

(7)

Bi

o.

como desencadeador da contração muscular, deixando os músculos esqueléticos em estado de flaci-dez.

4.

(UECE) Analise as afirmações a seguir:

I. Os discos intercalares são as junções do tipo gap, apresentadas pelas células musculares estriadas cardíacas nas ramificações de conexão com as células vizinhas.

II. O tecido muscular cardíaco é de natureza lisa porque sua contração é involuntária.

III. A musculatura lisa é encontrada em órgãos viscerais como o estômago e o intestino, daí sua deno-minação de tecido muscular visceral.

É correto o que se afirma em: a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II e III.

5.

(UFU) Para que um velocista (atleta corredor de100 metros) e um maratonista (atleta que chega a correr10 km) tenham um bom desempenho em suas competições, é necessário que a fonte de energia para atividade muscular seja adequada. As células musculares esqueléticas do velocista e do mara-tonista utilizam como fonte de energia, respectivamente:

a) Reserva de ATP e fosfocreatinina. b) Reserva de ATP e sistema aeróbio. c) Sistema aeróbio e fosfocreatinina. d) Sistema aeróbio e reserva de ATP.

6.

(UFRRJ) Os músculos das pernas da galinha apresentam uma coloração escura e são de contração lenta. A coloração escura destas fibras musculares deve-se à presença de um pigmento chamado: a) Mioglobulina.

b) Mioglobina. c) Ferritina. d) Hemossiderina. e) Hemoglobina.

7.

(FGV) Em 16 de agosto de 2009, no Mundial de Atletismo de Berlim, o corredor jamaicano Usain Bolt quebrou o recorde mundial dos 100 m rasos com o tempo de 9s58. Usain acha que pode baixar o próprio recorde para 9s40, embora pesquisadores acreditem que, nessa prova, o limite humano seria de 9s48. Além da composição das fibras musculares das pernas e dos glúteos, há a limitação imposta pelas fontes de energia para a contração desses músculos. Para que Usain Bolt atinja seus objetivos, o mais viável é que:

a) Realize exercícios físicos que aumentem a taxa de divisões celulares no tecido muscular, de modo que, com novas e mais células, possa haver maior produção de miofibrilas e maior eficiência no pro-cesso de contração muscular.

b) Realize exercícios físicos que convertam as fibras musculares de suas pernas e glúteos em fibras do tipo vermelhas, ricas em mioglobina e mitocôndrias, conversão essa limitada pelas característi-cas genéticaracterísti-cas do atleta.

(8)

Bi

o.

c) Realize exercícios físicos que otimizem a obtenção de energia a partir de sistemas aeróbicos, uma vez que a reserva de ATP das células musculares é pouca e indisponível no início do processo de contração muscular.

d) Realize exercícios físicos que aumentem a proporção de fibras musculares com pouca mioglobina e mitocôndrias em relação às fibras com muita mioglobina e mitocôndrias, aumento esse limitado pelas características genéticas do atleta.

e) Realize exercícios físicos que aumentem a liberação de adrenalina, uma vez que esta age sobre o tecido adiposo aumentando o fornecimento de ácidos graxos para o sistema muscular, o que se constitui na principal fonte de ATP para esportes que exigem rápida resposta muscular.

8.

(PUCCAMP) As afirmações a seguir referem-se ao tecido muscular.

I. Encontra-se em órgãos viscerais e nas paredes dos vasos sanguíneos. II. Constitui a maior parte da musculatura dos vertebrados.

III. Apresenta miofilamentos de actina e de miosina. IV. Possui numerosas estrias transversais.

V. Contrai-se sempre involuntariamente.

Assinale a alternativa que classifica corretamente cada tipo de tecido muscular quanto a essas ca-racterísticas. a) ESTRIADO: I – IV CARDÍACO: I – III LISO: II – V b) ESTRIADO: I – IV CARDÍACO: I – III – V LISO: II – III – V c) ESTRIADO: I – III – IV CARDÍACO: III – IV LISO: II – IV – V d) ESTRIADO: II – III – IV CARDÍACO: III – IV – V LISO: I – III – V e) ESTRIADO: II – III – V CARDÍACO: I – IV – V LISO: I – III

(9)

Bi

o.

Podemos afirmar que, da situação A para B ocorreu: a) Relaxamento muscular com produção de ATP. b) Relaxamento muscular com consumo de íons cálcio.

c) Relaxamento muscular com formação do complexo actomiosínico. d) Contração muscular com formação do complexo actomiosínico. e) Contração muscular com consumo de creatina.

10.

(UFRS) No miócito esquelético, as miofibrilas são constituídas por filamentos de actina e miosina, na disposição apresentada no esquema.

O que acontece quando ocorre a contração muscular? a) Diminuem os filamentos de actina e miosina. b) Diminuem os filamentos de miosina.

c) Diminuem e se espessam os filamentos de miosina. d) Os filamentos de actina deslizam entre os de miosina.

(10)

Bi

o.

QUESTÃO CONTEXTO

Beneficios dos Exercícios Físicos

“Alguns dos beneficios da prática de exercícios incluem: o reforço da musculatura e do sistema cardiovascu-lar; o aperfeiçoamento das habilidades atléticas; a perda de peso e/ou a manutenção de alguma parte do corpo. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente esti-mulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (doencas cardíacas) moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depres-são.”

(fonte: http://www.uniaosaude.com.br/site/dicas-single/15-beneficios-dos-exercicios-fisicos.html)

Sabemos que os exercícios físicos são muito importantes para o nosso corpo. Explique como funciona o me-canismo de contração muscular necessário para a prática de exercícios.

GABARITO

Exercícios para aula

1. c

2. d

3. c

4. b

5. e

(11)

Bi

o.

Questão Contexto

A contração muscular acontece pela ação e movimento de proteínas contráteis presentes no sacorlema das células musculares e pode ser entendida como um encurtamento do tamanho do músculo. Nos músculos estriados (esquelético e cardíaco) isso ocorre quando as estriações se aproximam umas das outras, afas-tando-se no relaxamento, ou seja, é o encurtamento de cada sarcômero que ocasiona a contração do músculo como um todo, com maior ou menor intensidade. Existem dois fatores importantes para que a contração se inicie e permaneça: íons Ca2+ e moléculas de ATP (energia). O cálcio está armazenado no retículo sarcoplas-mático e o ATP é produzido pelas mitocôndrias em um metabolismo aeróbico, ou também no citoplasma através do metabolismo anaeróbico fermentativo ou por ação da enzima creatina cinase sobre a fosfocrea-tina.

Na contração muscular, a actina desliza sobre os filamentos da miosina, que conservam seus comprimentos originais. Isso irá resultar em um grande encurtamento do sarcômero. Assim quando os filamentos de actina e miosina interagem entre si, a célula se deforma não apenas longitudinalmente, como as células estriadas, mas também transversalmente.

Exercícios para casa

1.

b

2. a

3. c

4. b

5. b

6. b

7.

d

8. d

9. d

10. d

Referências

Documentos relacionados

Para crear y/o formatear la partición en el CIDE23U, puede usar la utilidad predeterminada de formato de Windows o el programa Swissknife, que encontrará en el CD- ROM que se

O RNA pode ser dividido em RNA mensageiro, que leva a mensagem da proteína que deverá ser sinte- tizada, o RNA ribossomal, que compõe os ribosso- mos, e o RNA transportador,

(ENEM) A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos

Os segmentos identificados, pelo Grupo, para o relato por segmentos, são assim consistentes com a forma como o Conselho de Administração analisa o seu negócio,

A aplicação de resíduos orgânicos em solos pode melhorar a disponibilidade de P de duas maneiras: pelo aumento da quantidade de P disponível, devido à presença do nutriente

Em outro modelo de isquemia de músculo esquelético por cinco horas e observação pós-isquemia por vinte horas, conseguiu-se estabelecer que quanto maior for a dose a

básicos do homem são o amor de si (interesse pelo próprio bem estar e conservação) e a piedade (repugnância natural pela morte ou sofrimento de qualquer ser

Artigo 39 - A SPPREV deverá estar instalada e em pleno funcionamento, tendo assumido a administração e execução de todas as atividades que lhe são conferidas nos termos desta