• Nenhum resultado encontrado

Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Disciplina Trabalho de Conclusão de Curso"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia

DMEC – Departamento de Matemática, Estatística e Computação Bacharelado em Ciência da Computação

Disciplina

Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento da Modalidade

Trabalho Acadêmico

Este Regimento disciplina a modalidade Trabalho Acadêmico (TA) de natureza cientifica, permitida pela disciplina Trabalho de Conclusão de Curso obrigatória no curso de Bacharelado em Ciência da Computação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) do Campus da UNESP de Presidente Prudente.

(2)

Capítulo 1: Da caracterização e finalidade do Trabalho Acadêmico (TA).

Artigo 1o: O Trabalho Acadêmico tem por objetivo permitir que os discentes possam aplicar metodologias e técnicas científicas num trabalho individual em nível de iniciação científica, de modo a potencializar sua formação como pesquisador e sua capacidade criativa na solução de problemas da área de Ciência da Computação.

Parágrafo Único – O objetivo da disciplina deverá ser alcançado através da execução de um trabalho individual teórico e prático, no qual deverão ser aplicados os conhecimentos adquiridos pelo discente no decorrer do curso.

Artigo 2o: O trabalho individual deverá:

I – Tratar de Análise Científica, Especificação e/ou Desenvolvimento de

Algoritmos, Metodologias, Técnicas, Ferramentas ou Sistemas de Software e/ou Hardware a serem empregadas pela Ciência da Computação, nas áreas

de interesse do DMEC - Departamento de Matemática, Estatística e Computação;

II – Ter seu assunto proposto por um docente do DMEC - FCT;

III – Ter seu plano de trabalho aprovado pela Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso, com parecer favorável da correspondente área;

IV - Desenvolver o assunto objeto especificado no Anteprojeto, atendendo aos objetivos constantes neste;

Artigo 3o: Estarão excluídos os projetos de sistemas aplicativos para empresas públicas ou privadas com exceção aos trabalhos que façam uso de metodologias e técnicas utilizando ferramentas experimentais, vindo, desta forma, o sistema, a ser um subproduto do trabalho apresentado, desde que tenha a Computação como área fim.

Capítulo 2: Da Coordenação, Orientação e Supervisão

Artigo 4o: A Coordenação dos trabalhos acadêmicos ficará a cargo da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso, composta por 3 (três) docentes indicados pelo Conselho de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Parágrafo 1o: O presidente da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso Obrigatório será indicado por seus pares e sua indicação homologada pelo Conselho de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Parágrafo 2o: O presidente da Comissão, Coordenador Geral de Trabalho de Conclusão de

Curso, ficará responsável pela disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, do elenco de disciplinas obrigatórias do curso de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

(3)

Artigo 5o: Cada discente terá a orientação de um docente do curso de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Parágrafo 1o: Compete a Comissão a aprovação do Orientador de cada trabalho acadêmico.

Parágrafo 2o: Excepcionalmente, o Docente Orientador poderá pertencer a outro Departamento da FCT, quando não houver docentes lotados no DMEC que atuem na área de interesse do trabalho acadêmico.

Capítulo 3: Da definição, matrícula, freqüência, período e da duração do trabalho

acadêmico

Artigo 6o: Poderá fazer o Trabalho Acadêmico o discente regularmente matriculado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso que tenha sido aprovado nas disciplinas de formação profissional básicas que sejam requeridas para a natureza das atividades a serem desenvolvidas no trabalho.

Parágrafo Único: São consideradas disciplinas de formação profissional básicas:

Estruturas de Dados, Sistemas Operacionais, Teoria da Computação, Engenharia de Software e Banco de Dados.

Artigo 7o: Trabalho de Conclusão de Curso é disciplina anual obrigatória do currículo

pleno do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com carga horária de carga horária de 240 horas.

Capítulo 4: Da avaliação dos Trabalhos Acadêmicos

Artigo 8o: A avaliação do rendimento escolar de cada discente será feita

quinzenalmente, pelo Docente Orientador.

Parágrafo 1o: A nota deverá ser registrada no relatório mensal de acompanhamento.

Parágrafo 2o: Para composição da Nota serão considerados freqüência, dedicação,

aproveitamento e iniciativa do discente no período;

Parágrafo 3o: A média aritmética destas notas terá peso 3.0 (três) e será utilizada para

compor a nota final do discente, a ser utilizado conforme Artigo 13º.

Artigo 9o: Além do disposto no Artigo 8º, o discente será avaliado (9ª Fase – Avaliação Final) por uma banca examinadora que considerará a abrangência, profundidade e complexidade do trabalho proposto, bem como a apresentação e defesa pública.

Parágrafo Único – Serão avaliados somente os discentes que cumprirem todas as fases anteriores estipulados nas Disposições Gerais. O discente que não participar da avaliação está automaticamente reprovado;

(4)

Artigo 10o: A banca examinadora de que trata o artigo anterior será composta por três membros, a saber: o Docente Orientador, o Docente Coordenador ou seu representante por ele indicado, e um docente convidado que atue na área de interesse do DMEC, a qual o trabalho esteja vinculado.

Parágrafo 1o: Excepcionalmente, a banca examinadora poderá ser composta por docentes

convidados, pertencentes ou não ao corpo docente do DMEC, conforme a natureza e a especificidade do trabalho, indicados pela coordenação da disciplina com a devida aprovação do Departamento;

Parágrafo 2o: Caberá ao Docente Coordenador, ou seu representante, a presidência da

banca examinadora.

Parágrafo 3o: A banca examinadora somente pode executar seus trabalhos com 3 (três)

membros presentes

Parágrafo 4o: O não comparecimento de algum dos docentes designados para a banca

examinadora, deve ser comunicado, por escrito, ao Docente Coordenador.

Parágrafo 5o: Não havendo o comparecimento do número mínimo de membros da banca

examinadora fixado neste artigo, deve ser marcada nova data para a defesa, sem prejuízo do cumprimento da determinação presente no parágrafo anterior.

Artigo 11o: Na data, horário e local estabelecidos, o discente deverá apresentar em sessão pública os documentos estabelecidos nas Disposições Gerais e atender aos questionamentos eventualmente apresentados pelos presentes.

Parágrafo Único – Na apresentação, o discente tem seu tempo de exposição limitado em 20 (vinte) minutos no mínimo e um máximo de 30 (trinta) minutos, ficando, em seguida, a seção aberta para a argüição.

Artigo 12o: Encerrada a sessão, a banca examinadora reunir-se-á para deliberar sobre a avaliação do trabalho apresentado, a qual será encaminhada a coordenação para as providências cabíveis.

Parágrafo 1o: Os integrantes da banca atribuirão notas de 0 (zero) a 10,0 (dez), devendo

considerar para compor esta nota: domínio sobre o assunto abordado, clareza e objetividade da exposição escrita e oral, o cumprimento dos prazos estabelecidos nas Disposições Transitórias, além do cumprimento das normas estabelecidas para a formulação dos documentos exigidos .

Parágrafo 2o: A nota da avaliação do discente é resultado da média aritmética das notas

atribuídas pelos membros da banca examinadora, terá peso 7.0 (sete) e será utilizada para compor a nota final do discente, a ser utilizado conforme Artigo 13º.

(5)

Parágrafo 3o: A banca examinadora pode, a seu critério, condicionar a nota atribuída à(s)

ressalva(s), o que obriga o discente a atender à(s) mesma(s) dentro de 07 (sete) dias contados a partir da data de apresentação. Findo o prazo, a banca examinadora se reunirá para julgar o atendimento das ressalvas, confirmando ou alterando a nota atribuída.

Artigo 13o: Será considerado aprovado no Trabalho Acadêmico, em conseqüência na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, o discente que obtiver Média Final igual ou superior a 5,0 (cinco), freqüência igual ou superior a 70% (setenta e cinco), e receber, na Avaliação Final, nota igual ou superior a 5,0 (cinco) dos 2 (dois) membros da banca que não tiverem participado de sua orientação.

Parágrafo 1o: A Média Final é obtida pela composição da nota de acompanhamento

quinzenal (peso 3.0) e nota da avaliação final (peso 7.0).

Parágrafo 2o: Não há recuperação da nota atribuída, sendo definitiva a reprovação nesta

disciplina.

Parágrafo 3o: O discente que não entregar os documentos exigidos para a Avaliação Final,

ou que não se apresentar para sua defesa oral sem motivo justificado na forma da legislação em vigor, está automaticamente reprovado.

Artigo 14o: O discente reprovado em seu trabalho acadêmico deverá cumprir uma nova programação, podendo ter ou não novo Orientador, a critério da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso.

Capítulo 5: Das competências:

Artigo 15o: Compete ao Presidente da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso: I. Exercer as funções que lhe forem pertinentes, como docente

responsável pela disciplina;

II. Divulgar todas as normas e critérios aos discentes e docentes, interessados e/ou envolvidos no trabalho;

III. Definir o cronograma para o cumprimento do trabalho acadêmico sob sua coordenação no período letivo em curso e no seguinte;

IV. Propor e submeter ao DMEC, as normas complementares a este regulamento, bem como os critérios de avaliação;

V. Definir formulários, instrumentos complementares e outras formas que auxiliem o controle sobre o desenvolvimento dos trabalhos;

VI. Manter um cadastro atualizado de proposta de trabalhos com o parecer da área de interesse da DMEC;

VII. Tomar as providências cabíveis e necessárias ao bom andamento da disciplina, pleiteando, inclusive, junto ao DMEC, os recursos que se fizerem necessários;

VIII. Cumprir e fazer cumprir o presente Regulamento, as normas complementares, critérios e cronogramas estabelecidos para o trabalho acadêmico;

(6)

IX. Constituir a banca examinadora para avaliação do trabalho de acordo com o Capítulo IV, Artigo 10º;

X. Controlar a freqüência dos discentes matriculados na disciplina;

XI. Convocar, sempre que necessárias reuniões com os Docentes Orientadores e discentes envolvidos no desenvolvimento do trabalho; Artigo 16o: O presidente convocará os discentes matriculados para uma reunião, que deve

acontecer na primeira semana de aula, em data, horário e local especificados na convocação, onde serão tomadas as seguintes providências:

I. Registro da presença discente;

II. Entrega de uma cópia de todas as normas e critérios que regem a disciplina, bem como o cronograma estabelecido para aquele período letivo ao discente;

III. Divulgação de um resumo de cada proposta de trabalho disponível para execução.

Artigo 17o: Compete ao Orientador:

I. tomar ciência deste Regimento;

II. atender às solicitações do Docente Coordenador da disciplina;

III. responder junto a Coordenação pelos encargos que lhe forem conferidos, como Docente Orientador.

IV. colaborar na elaboração do Plano do Trabalho Acadêmico;

V. orientar o discente nas distintas fases do desenvolvimento de atividades previstas no Plano do Trabalho, incluindo a elaboração de AnteProjeto e relatórios e a preparação de material para apresentação dos resultados em eventos de divulgação de trabalhos acadêmicos;

VI. avaliar o andamento do trabalho do seu orientando, através dos encontros semanais e da análise da documentação gerada pelo discente no decorrer do período letivo;

VII. responsabilizar-se pela apresentação dos relatórios parcial e final dos discentes sob sua orientação;

VIII. incluir o nome do discente nas publicações e trabalhos apresentados em eventos de divulgação cujos resultados tiveram sua participação efetiva; IX. responsabilizar-se pelo controle de freqüência do discente, enviando

mensalmente ao Coordenador o número de horas cumpridas pelo discente, especificando o número de horas efetivas de orientação; X. Fornecer ao Docente Coordenador, em datas estabelecidas, o relatório

de acompanhamento referente ao período, atribuindo a Nota de Acompanhamento, conforme Artigo 8º;

XI. Atender sempre que requisitado seus discentes orientandos, em horário compatível com seus planos de atividade;

XII. Assinar, juntamente com os demais membros da banca examinadora, as fichas de avaliação do trabalho apresentado e as atas finais da sessão de defesa.

Artigo 18o: Compete ao Discente:

I. tomar ciência deste Regimento;

(7)

III. desenvolver suas atividades, de acordo com o seu plano de trabalho (Anteprojeto)

IV. cumprir os compromissos semanais estabelecidos pelo Docente Orientador, dando o devido andamento ao trabalho, apresentando os resultados intermediários obtidos;

V. comunicar ao Docente Coordenador o(s) problema(s) que venha(m) a ocorrer;

VI. apresentar relatórios e documentação conforme estabelecido pelas Disposições Gerais

VII. a responsabilidade pelo desenvolvimento do trabalho proposto no Anteprojeto é integralmente do discente, o que não exime o Docente Orientador de desempenhar adequadamente, dentre das normas definidas neste Regulamento, as atribuições decorrentes da sua atividade de orientação.

VIII. Nos prazos estabelecidos o discente deverá entregar ao Docente Coordenador a documentação pertinente à fase desenvolvida correspondente ao seu trabalho, devidamente revisada e assinada pelo Docente Orientador.

Capítulo 6: Das disposições gerais.

Artigo 19o: Em caso de cancelamento ou suspensão do Trabalho Acadêmico, de

mudanças no conteúdo do projeto ou da ocorrência de mudanças eventuais, desde que devidamente justificadas, a Comissão Trabalho de Conclusão de Curso deve ser notificada imediatamente, para que em conjunto com o Conselho de Curso, tome as providências necessárias.

Artigo 20o: Não poderão ser consideradas como Trabalho Acadêmico as atividades que não preencherem os requisitos deste Regimento.

Artigo 21o: Os projetos vinculados a bolsas de Iniciação Científica poderão ser convertidos em Trabalho Acadêmico, mediante a aprovação da Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso.

Artigo 22o: Os casos não previstos por este Regimento serão resolvidos pelo Conselho de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Artigo 23o: A freqüência será coletada através dos relatórios semanais de acompanhamento entregues com o visto do orientador. A não entrega ou a entrega sem o visto do Docente Orientador, implicará em faltas na respectiva semana.

Artigo 24o: Ficam estabelecidas as seguintes fases a serem cumpridas pelos discentes que optarem em desenvolver o Trabalho Acadêmico:

(8)

FASE ATIVIDADE

Elaboração do Anteprojeto

O discente deve, junto com o Docente Orientador, estabelecer o Anteprojeto de pesquisa, formulando o problema alvo do trabalho, indicando quais os objetivos do referido trabalho, as justificativas para seu desenvolvimento e a metodologia de desenvolvimento, além dos demais dados identificados em modelo disponibilizado pela Coordenação. Esta proposta deverá ser apreciada pela Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso.

Apresentação e Apreciação do Anteprojeto

O discente deve apresentar o Anteprojeto para a coordenação, sendo questionado os objetivos, justificativas e metodologias para o desenvolvimento do projeto, objetivando verificar o domínio sobre os assuntos abordados.

Revisão Bibliográfica

O discente deve produzir um documento em forma de

monografia, dentro dos padrões estabelecidos para tal, relatando a fundamentação teórica necessária à solução do problema proposto, juntamente com as possíveis soluções por ele encontradas durante o levantamento bibliográfico. Desenvolvimento do

Projeto

O discente deve desenvolver o protótipo do projeto, de acordo com os objetivos propostos no Anteprojeto.

Avaliação I Avaliação da Revisão Bibliográfica e do Desenvolvimento do Projeto, objetivando verificar os resultados obtidos, baseados nos objetivos propostos no Anteprojeto.

Implementação

O discente deve fazer a implementação do assunto objeto do projeto, avaliando se os resultados obtidos estão de acordo com os objetivos inicialmente propostos.

Avaliação II

Avaliação da implementação, objetivando verificar os resultados obtidos, baseados nos objetivos propostos no Anteprojeto. Monografia O discente deve gerar um documento em forma de Monografia, dentro dos padrões estabelecidos para tal, relatando a

fundamentação teórica necessária à solução do problema proposto, descrevendo a sua proposta de solução, além dos resultados finais obtidos.

Avaliação Final Avaliação da Monografia e da implementação, objetivando verificar os resultados finais obtidos, baseados nos objetivos propostos no Anteprojeto.

(9)

Artigo 25o: As fases descritas no Artigo 24o deverão ser cumpridas conforme o seguinte cronograma:

Tabela 1 - Cronograma com períodos iniciais e finais associados a cada uma das fases.

Fases Período (2011) inicial final 01/março 31/março 21/março 21/abril 01/abril 21/maio 25/abril 30/junho 10/junho 21/julho 21/junho 09/outubro 19/setembro 21/outubro 01/agosto 26/novembro 21/novembro 16/dezembro

Observação: As tabelas abaixo ilustram (aproximadamente) a distribuição das atividades

associadas a cada uma das fases ao longo do ano. Tabela 2 – Atividades ao longo do primeiro semestre.

março abril maio junho julho Fases

Tabela 3 – Atividades ao longo do segundo semestre.

agosto setembro outubro novembro dezembro Fases

1a Fase – Elaboração do Anteprojeto de Pesquisa 2 a Fase – Apresentação e Apreciação do Anteprojeto 3 a Fase – Revisão Bibliográfica

4a Fase – Desenvolvimento do Projeto – protótipo 5a Fase – Avaliação I

6a Fase – Implementação 7a Fase – Avaliação II

8a Fase – Elaboração da Monografia

(10)

Artigo 26o: Este Regimento entrará em vigor a partir de sua aprovação pela Congregação, devendo ser aplicado aos discentes regularmente matriculados no curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Artigo 27o: Revogam-se as disposições em contrário.

Presidente Prudente, 21 de fevereiro de 2011.

Aprovado pelo Conselho do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação em 04 de março de 2011.

Aprovado pelo Conselho do Departamento de Matemática, Estatística e Computação em ...

Aprovado pela Congregação em ...

(11)

FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia

DMEC – Departamento de Matemática, Estatística e Computação Bacharelado em Ciência da Computação

Trabalho de Conclusão de Curso

(Modalidade Trabalho Acadêmico)

ANTEPROJETO DE PESQUISA

Título da Pesquisa: _________________________________________________

Orientador(es) : _________________________________________________

_________________________________________________

Autor : _________________________________________________

(12)

1.

IDENTIFICAÇÃO

1.1. TÍTULO DO PROJETO :

1.2. PARTICIPANTES:

Orientador: Co-orientador:

Pesquisador Principal (aluno):

1.3. ÁREA OU LINHA DE PESQUISA:

Nome : Código :

1.4. PALAVRAS CHAVES (pelo menos 03 palavras chaves):

... ... ... 1.5. DURAÇÃO : Início : Término :

2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

(13)

3. OBJETIVOS DO PROJETO

4. JUSTIFICATIVA DO PROJETO

5. METODOLOGIA E PLANO DE TRABALHO

6. EQUIPAMENTO E MATERIAL

7. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

8. BIBLIOGRAFIA

Referências

Documentos relacionados

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Embora a teoria da evolução represente um tema que explica a biodiversidade e o parentesco entre os seres vivos, há alguns temas que os jovens brasileiros apresentam dificuldades

B Boa respiração: aplique ventilação com pressão positiva C Circulação: aplique compressões torácicas C Confirme a presença de assistolia verdadeira?. D Deslibrilação:

Por fim, usamos o critério de Gibbs para a construção das curvas de transição envolvendo os modelos não lineares de Walecka e as parametrizações do modelo PNJL, mostrando assim

Na eventualidade de a ATRIUM vir a tratar os dados pessoais para outros fins que não aqueles para os quais os dados pessoais foram recolhidos, e caso o tratamento não seja