• Nenhum resultado encontrado

Apresentação Instituição Origem e aplicação dos recursos Aplicação dos recursos segundo os objetivos...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentação Instituição Origem e aplicação dos recursos Aplicação dos recursos segundo os objetivos..."

Copied!
61
0
0

Texto

(1)

Governo do Estado do Maranhão

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia,

Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico

Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento

Científico e Tecnológico do Maranhão

(2)
(3)

Governo do Estado do Maranhão

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia,

Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico

Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento

Científico e Tecnológico do Maranhão

(4)

Sumário

Apresentação...4

1. Instituição...6

1.1 Gestão...6

1..2 Origem e aplicação dos recursos...6

1.3 Capitação de recursos...9

2. Aplicação dos recursos segundo os objetivos...13

2.1 Fomento a formação de recursos humanos...13

2.2 Fomento a Pesquisa...16

3. Inovação e empreendedorismo...22

4.Divulgação Científica e popularização da ciência...25

5.Conclusões...31

6.Perspectivas para 2011...32

(5)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA tem a satisfação de compartilhar com a sociedade as informações que demonstram seu compromisso com o avanço científico e tecnológico do Estado do Maranhão e do Brasil. Desta forma, o presente relatório é uma prestação de contas sobre a aplicação de recursos recebidos no exercício de 2010.

Planejar ações; definir resultados e metas e estabelecer a concorrência pública, baseada em mérito acadêmico-científico e tecnológico, possibilitaram melhor utilização de recursos e a regularização das contrapartidas. Iniciativas que se refletiram no aumento de concessões de bolsas e auxílios e no aumento quanto à captação de recursos externos.

O cumprimento das diretrizes estabelecidas no plano plurianual (2008-2011) da FAPEMA resultou em 2010, em ações de fomento que foram traduzidas em 32 editais publicados, dos quais 27 foram concluídos (julgados e pagos) e os 5 editais restantes serão apreciados e concluídos até junho do presente ano, visando a concessão de bolsas e auxílios e possibilitando assim o acesso democrático e meritório aos recursos públicos.

Com base nos resultados dos editais concluídos, foram aplicados recursos em 443 auxílios (atividades e/ou projetos de pesquisa) e foram executadas financeiramente 6590 bolsas. Desta forma, no biênio 2009 – 2010 a FAPEMA atingiu, quanto aos seus principais indicadores, os mais altos valores registrados até o momento em sua história, tanto em relação ao número de auxílios à pesquisa e de bolsas concedidas por mérito técnico-científico, bem como na captação de recursos externos e no campo da inovação.

Importante mencionar o significativo crescimento nas ações voltadas à divulgação e popularização da ciência que se traduziram no aumento de eventos realizados com apoio da FAPEMA, bem como o pioneirismo quanto ao fomento voltado para feiras de ciências e atividades científicas em escolas de ensino fundamental e ensino médio, localizadas fora do município de São Luis. Ao longo de 2010 foram expressivos os quantitativos de eventos, oficinas e palestras organizados e realizados pela FAPEMA, ou realizados com o apoio da instituição.

Além da pesquisa e da formação de recursos humanos e da divulgação e popularização da ciência, a FAPEMA fomenta também as ações de inovação e empreendedorismo.

Em 2010 a FAPEMA estimulou e apoiou a estruturação de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) nas Universidades, impulsionou a inovação nas empresas, contribuiu para formação de recursos humanos em inovação e investe agora na instalação e consolidação de incubadoras de empresas. Todas estas iniciativas se traduziram no significativo aumento de depósitos de patentes e no aumento do fomento aos projetos de inovação e o empreendedorismo, como por exemplo, no Programa de Subvenção Econômica, destinado ao fomento de inovação em pequenas empresas (Convenio FAPEMA/FINEP) e o programa RHAE, destinado a inserção de pesquisadores nas empresas (RHAE – Convênio FAPEMA/CNPq).

Sobre inovação tecnológica ainda, ressaltamos que 2010 foi um ano de conquistas importantes para o Estado, tendo em vista que a Universidade Estadual do Maranhão instalou e estruturou, com a intermediação da FAPEMA, o seu Núcleo de Inovação Tecnológica. Em decorrência, foi também em 2010 que a UEMA depositou, pela primeira vez, um pedido de patente. A primeira patente foi seguida de uma outra, assim, ao final de 2010, verificamos que eram dois, os pedidos de patente da UEMA no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI.

(6)

No período entre 2009 e 2010, foram depositadas no Maranhão 40 (quarenta), segundo informes do INPI, ou seja, quase seis vezes o produzido nos anos anteriores. Na verdade se tomarmos como base o ano de 2008, quando nenhuma patente foi depositada no Estado, o crescimento mostra-se ainda maior.

Importante divulgar que em 2010, houve um incremento quanto à captação de recursos fora do Estado do Maranhão, quer seja na forma de convênios, quer seja na forma de acordos de cooperação com instituições nacionais e estaduais, como CNPq; CAPES, outras Fundações de Amparo a Pesquisa (FAPs) ou com instituições internacionais, como Instituto francês de Pesquisa em Informática e Automação – INRIA, . As cooperações e convênios viabilizaram aos pesquisadores maranhenses acesso a recursos da ordem de R$163.900.000,00 (Cento e sessenta e três milhões e novecentos mil de reais) em 2010. Aumentando, desta forma de 1/10 em 2009 para 1/25 em 2010 a captação de recursos. Investe, agora, na instalação e consolidação de incubadoras de empresas nas instituições de ensino e/ou pesquisa.

As ações empreendidas pela FAPEMA ultrapassaram a esfera estadual e nacional e tiveram repercussão internacional. Exemplos destas iniciativas incluem: - Projeto EQUINOX – Oficina e Atelier Urbano em suas fases I e II, que possibilitou, com o apoio da FAPEMA, o estágio de estudantres marenhenses na França; a realização do 1º Workshop de Engenharia Aeroespacial que viabilizou a vinda de pesquisadores estrangeiros e estágios de estudantes maranhenses no Instituto de Tecnologia Aeroespacial – ITA, em São José dos Campos e o já supracitado Edital conjunto com INRIA, destinado a missões conjuntas de pesquisadores maranhenses e franceses na área de automação, engenharia aeroespacial e informática. Vale ainda mencionar o acordo de cooperação firmado entre a FAPEMA e o INRIA, visando à mobilidade acadêmica de pesquisadores maranhenses e franceses.

As perspectivas para 2011, tendo em vista a ciência como principal agente propulsor de transformação e desenvolvimento, incluem a participação mais efetiva no processo de democratizar e popularizar as ações da ciência, mas, prevêem também: estímulo à formação de recursos humanos, a partir do aumento do número de bolsas concedidas e estímulo à ciência, tecnologia e inovação, por meio da concessão de auxílios. Investiremos também na formação de um número maior de redes de pesquisa e na iniciação cientifica júnior a partir do Programa Maranhão Faz Ciência, que visa estimular à inserção das ações de ciência e tecnologia, nas escolas de ensino médio, sempre tendo como premissa a resolução dos principais e mais urgentes problemas estaduais e a manutenção do acesso democrático e meritório aos recursos públicos.

Ainda em relação à projeção do futuro, trabalhamos para modernizar e aperfeiçoar o que já está em funcionamento, bem como para aumentar a inserção do Maranhão no cenário nacional e internacional da ciência, tecnologia e inovação. Estamos cientes que ainda há muito a ser realizado, pois a ciência e a vida se renovam a cada instante.

A arte e a ciência são as principais formas de expressão humana e por isso escolhemos para ilustrar este relatório fotografias das telas do pintor Péricles Rocha, artista de grande representatividade na cultura maranhense.

(7)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA foi instituída pela Lei Complementar nº060, de 31 de janeiro de 2003, regulamentada pelo Decreto nº 19.501, de 09 de abril de 2003, e de acordo com o dispositivo na Lei

nº 7.844. Com autonomia administrativa garantida por lei, a FAPEMA está vinculada à Secretaria de

Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Tecnológico e Ensino Superior do Estado do Maranhão – SECTEC.

A FAPEMA é a principal agência de fomento científico-tecnológico do Estado do Maranhão. Tem por finalidade constitucional fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos, como forma de contribuir para o desenvolvimento do Estado do Maranhão.

A estrutura funcional da FAPEMA compreende uma Diretoria Executiva, responsável pela gestão da instituição, e um Conselho Deliberativo, ainda em fase de implantação, responsável pelo delineamento da política institucional. A comunidade científica e tecnológica do Maranhão participa em sua gestão e política por meio dos Comitês de Julgamento e da Comissão de

Assessoramento Técnico-Científico.

A FAPEMA integra com as demais Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa – CONFAP. Ao tornar público os números relativos à concessão de bolsas e de auxílios, a Fundação presta contas à sociedade sobre a forma de aplicação dos recursos recebidos. O presente relatório sintetiza as ações da FAPEMA no período compreendido entre janeiro e dezembro de 2010.

1.1 Gestão

UNIDADE GESTORA: 240202 – FAPEMA ÓRGÃO: 24202

1.2 Origem e aplicação dos recursos

No Planejamento de Atividades do ano de 2010, a FAPEMA registrou cinco linhas de atuação ou atividades, como mostra a Tabela 1. Parte dos recursos destinados à formação de recursos humanos foi utilizado para honrar contrapartidas de convênios federais.

(8)

A Tabela 2 mostra que foram atingidas todas as metas previstas no Plano plurianual de aplicação de recursos (PPA) para 2010. Importante ressaltar que o cumprimento das metas atingiu, com base nos produtos, patamares nunca antes obtidos na história da FAPEMA e do Maranhão, quanto ao número de auxílios (446 projetos) e bolsas (6.590 bolsas). Embora estes números tenham sido expressivos, os recursos precisam ser ampliados como forma de atender a crescente demanda, sobretudo no que diz respeito à formação de recursos humanos na pós-graduação

Stricto sensu (anexo 2.3).

Tabela 1 - Distribuição dos recursos nas atividades regulamentares da FAPEMA em 2010, considerando a previsão orçamentária e o montante executado conforme a atividade

Tipo Projeto/sigla Valor executado

(R$)

A

tividades FIM

0100

4168 Apoio àpesquisa técnico-cientifica/ FOMPESQUISA 3.622.254,28

4169 Formação de recursoshumanos/ RECHUMANOS 7.232.500,80

4236 Elaboração de projetos estratégicos/ ELABPROS 0

4290 Divulgação e Popularização da Ciência/ DIVUCENTER 0

0199 1798 Telecentros –revisão em 2009Esta ação foi retirada do PPA após 0

A tividades MEIO 0320 2964 Funcionamento da unidade 596.042,61 4049 Manutenção da unidade 506.344,57 0410 0900 Previdência do Estado 13.963,08 0901 Previdência –INSS 89.443,31 Fon te 0.211.000.00

4169 Formação de recursos humanos/ RECHUMANOS –

PPSUS –Recursos Federais 185.799,00

Fon

te

3.101.000.00

4169 Formação de recursos humanos/ RECHUMANOS –

PPSUS –Recursos Estaduais 150.000,00

(9)

A execução das atividades finalísticas ocorreu, sempre, a partir da concessão de bolsas e auxílios a projetos de pesquisa, realização de eventos ou participação em eventos destinados a pesquisadores no Estado do Maranhão, publicação de periódicos, livros e catálogos como forma de promover o desenvolvimento das instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, em todas as áreas do conhecimento. O acesso democrático aos recursos deu-se por intermédio de editais públicos e utilizou o princípio do mérito científico-tecnológico.

O mérito técnico-científico foi auferido por assessores ad hoc, cientistas e tecnólogos, brasileiros e estrangeiros, de acordo com a natureza e a área de abrangência de cada projeto. Todos os consultores locais ou externos participaram voluntariamente do processo de julgamento.

Em 2010, foi instituído o comitê de assessoramento técnico e os comitês de julgamento. Os Comitês de Julgamento passaram a contar não só com a presença de pesquisadores locais, mas Tabela 2 - Atividades, programas e indicadores da FAPEMA em 2010.

Atividade/ Programa Objetivo Tipo de produto Produto (Nº) 2992 Produção Cientifica e Tecnológica

Desenvolver, apoiar e consolidar atividades de pesquisa em ciência e tecnologia, vinculadas à instituições públicas e privadas

Auxílios 397

Incentivar a formação de recursos humanos para

estimular a pesquisa e a inovação tecnológica Bolsas 6590 4170

Capacitação tecnológica

Promover e democratizar o acesso ao

conhecimento científico e tecnológico e seus benefícios

Auxílios 49

2964 Funcionamen to da Unidade

Garantir pagamento de pessoal Despesa Despesa

realizada 4049

Manutenção da Unidade

Prover a unidade de recursos destinados à gestão

administrativa dos seus programas Despesa

Despesa realizada

(10)

também com efetiva contribuição de pesquisadores de outros estados da federação. Tanto o comitê de assessoramento como os de julgamento foram formados com o intuito de dar maior visibilidade aos procedimentos e certames da FAPEMA, sempre com a preocupação de resguardar o direito e a qualidade da utilização dos recursos públicos.

No que concerne às despesas de manutenção do órgão, o orçamento executado foi cerca de 8% menor do que o executado nos anos de 2008 e 2009, sem haver prejuízo ao funcionamento. As maiores economias foram observadas nas despesas relativas à telefonia fixa e móvel e ao consumo de combustível (Tabela 3).

FORNECEDOR

TOTAL

Correios e Telégrafos - Serviços Postais 5.494,72 Locação de Máquina Copiadora 7.112,49

Recarga de Cartucho e Toner 2.000,00

Fornecimento de Energia Elétrica 61.710,71

Fornecimento de Água e Esgoto 2.081,28

Serviço de Monitoramento de Segurança a Distância 7.800,00

Assinatura Anual - Jornais 820,70

Telefonia Móvel e Internet móvel 15.821,62

Telefonia Fixa Embratel 31.020,43

Locação Imóvel - FAPEMA 96.000,00

Serviço de Mídia - Veiculação do Programa Rádio Inovação 6.000,00

ABIPTI - Mensalidade de Sócio 1.800,00

Fornecimento de Água Mineral e Gás 3.116,70

Fornecimento de Combustível 10.597,40

Manutenção de Ar Condicionado 7.386,00

Imposto Territorial Urbano - IPTU 3.430,94

DETRAN - DPVAT 187,02

TOTAL 262.380,01

1.3 Captação de Recursos:

A captação de recursos deu-se a partir de convênios (Tabela 4) e acordos de cooperação (Tabela 5), com órgãos públicos federais e estaduais, incluindo outras Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). Os principais órgãos com que a FAPEMA firmou ou manteve convênios na esfera federal, são: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – CNPq, Financiadora Tabela 4 - Captação de recursos a partir de convênios com instituições federais de fomento.

(11)

de Estudos e Projetos – FINEP e Banco do Nordeste - BNB. Na esfera estadual foram firmados acordos de cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas – FAPEAM, do Pará – FAPESPA e do Acre – FUNTAC.

Importante notar que junto à FINEP foram captados, por edital público, R$2.000.000,00 (dois milhões de reais), sem a necessidade de contrapartida estadual, para a execução do PAPPE Integração. Com os convênios foram captados R$ 6.123.000,00 (seis milhões e cento e vinte e três mil reais), para um investimento de R$ 1.421.000,00 (hum milhão e quatrocentos e vinte e um mil reais), equivalentes à proporção aproximada de 1/4. O saldo de convênios em 2010 é superior ao mostrado na Tabela 4, por conta de convênios firmados anteriormente e ainda vigentes ao longo do ano, como mostra o anexo 1.

CONVENIO/PROGRAMAa FAPEMA (R$) Outras fontes (R$) Valor total (R$) Programa Primeiros Projetos – PPP/ CNPq 150.000,00 450.000,00 600.000,00 Programa de apoio a grupos de excelência PRONEX / CNPq 141.000,00 423.000,00 564.000,00 Programa - Pesquisa do Sistema Único de Saúde – PPSUS/

MS/DECIT/ CNPq 300.000,00 900.000,00 1.200.000,00

Programa - Apoio a grupos emergentes PRONEM/ CNPq 300.000,00 600.000,00 900.000,00 Recursos Humanos nas Empresas – RHAE/ CNPq 250.000,00 750.000,00 1.000.000,00 Desenvolvimento Científico Regional – DCR/ CNPq 280.000,00 1.000.000,00 1.280.000,00 Programa de apoio à pesquisa nas empresas - PAPPE

INTEGRAÇÃO / FINEP 0 2.000.000,00 2.000.000,00

Os acordos de cooperação foram também considerados como atividade de captação tendo em vista que somente parte dos recursos, destinados aos projetos, tiveram origem no tesouro estadual. Vale assinalar que, nesse caso, os recursos não são depositados na conta da FAPEMA, mas transferidos diretamente aos pesquisadores.

Os principais acordos de cooperação estão listados na Tabela 5. Na maior parte das vezes, os acordos de cooperação ocorreram com o CNPq e com o Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT e tiveram como objetivo a formação de redes de pesquisa em temas relevantes não só para o Maranhão, mas para o Brasil. Assim, a FAPEMA participou do edital para formação da rede de estudos em Malária; Rede Dengue; Rede para formação e conservação de museus; Rede para o estudo da biodiversidade – SISBIOTA; Rede de estudos para pesquisa em agropecuária – REPENSA; Tabela 3 - Despesas realizadas em 2010 com a manutenção e funcionamento da FAPEMA.

(12)

Rede para o repatriamento de espécies vegetais – REFLORA; e a Rede para pesquisa em biotecnologia da Região Norte – BIONORTE (Tabela 5).

Em conjunto com as Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas – FAPEAM, Pará – FAPESPA e com a Fundação de Apoio Técnico do Acre – FUNTAC, propôs e organizou a Rede de pesquisa em biocosméticos da Amazônia – REDEBIO (Tabela 5).

Em relação à cooperação, é possível observar que a captação foi da ordem de 1/25, se considerarmos o valor total dos editais e o montante aportado pela FAPEMA. Pois neste caso, o valor geral destinado aos programas foi de R$163.900.000,00 (cento e sessenta e três milhões e novecentos mil reais), enquanto o montante de recursos comprometidos pela FAPEMA foi de R$6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais), a serem desembolsados entre 2009 – 2011 (Rede Malária, Rede Dengue, BIONORTE e REDEBIO) e entre 2010 a 2012 (REPENSA, SISBIOTA, REFLORA e Museus).

Tabela 5 - Captação de recursos via acordos de cooperação .

PROGRAMAa FAPEMA (R$) Outras fontes (R$) Valor total (R$) REDE MALÁRIA 600.000,00 9.600.000,00 10.200.000,00 REDE DENGUE 600.000,00 22.100.000,00 22.700.000,00 SISBIOTA 300.000,00 10.700.000,00 11.000.000,00 REDE MUSEUS 200.000,00 25.420.000,00 25.620.000,00 REFLORA 300.000,00 16.710.000,00 17.010.000,00 REPENSA 300.000,00 50.782.000 51.082.000,00 BIONORTE 2.100.000,00 17.088.000,00 19.088.000,00 REDEBIO 2.100.000,00 5.100.000,00 7.200.000,00 6.500.000,00 157.500.000,00 163.900.000,00

(13)
(14)

2.1- Fomento à formação de recursos humanos – RECHUMANOS – 4169

Período de execução – Janeiro a dezembro de 2010

Total previsto: R$9.002.000,00

Total executado: R$ 7.232.500,80 (sete milhões duzentos e trinta e dois mil e quinhentos reais e

oitenta centavos)

Objetivo: Contribuir para qualificação profissional e formação de recursos humanos voltados para

as atividades de ensino e pesquisa, por meio de várias modalidades de bolsas e auxílios.

Em relação à aplicação dos investimentos para formação de recursos humanos foram publicados, julgados e pagos 16 editais (Tabela 6). Também foram pagas bolsas concedidas em 2009 e bolsas decorrentes de editais conjuntos.

2. Aplicação dos recursos segundo os objetivos

Tabela 6 - Programas/editais destinados à formação de recursos humanos.

Nº edital PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

02/2010 Apoio a bolsistas de mestrado e doutorado no país e de doutorado no exterior

06/2010 Seleção de bolsistas de iniciação a extensão –BEX

09/2010 Iniciação Cientifica de estudantes do ensino médio-CNPq/FAPEMA –BICJr

11/2010 Seleção de bolsistas de apoio técnico –BATI

12/2010 Seleção de bolsistas de mestrado e doutorado no Maranhão –BM1 e BD1

16/2010 Seleção de bolsistas de desenvolvimento científico regional –CNPq/FAPEMA –DCR

17/2010 Seleção de bolsistas de iniciação cientifica para instituições privadas –BICP

18/2010 Apoio a bolsistas de pós-doutorado no país e no exterior –BPD

19/2010 Seleção de bolsistas de iniciação a inovação e transferência de tecnologia –BITI

20/2010 Seleção de bolsistas para ações e projetos da Secretaria de Indústria e Comércio -SINC

21/2010 Seleção de bolsistas para promoção de inovação nas empresas –RHAE –CNPq/FAPEMA

26/2010 Apoio à elaboração de dissertações e teses -TAXA DE BANCADA

31/2010 Apoio a excelência no desempenho acadêmico na Pós-graduação –Bolsista Destaque

Os resultados, quanto à formação de recursos humanos, mostram que 70,53% da execução orçamentário-financeira foram despendidos com a concessão de bolsas de iniciação científica (BIC, BEX e BITI), mestrado e doutorado, com foco nas ações de pesquisa e inovação. Foi também relevante o aumento no número de bolsas de pós-doutorado e de fixação de pesquisadores, o que permitiu uma melhor qualificação dos profissionais do Estado, bem como o repatriamento e a

(15)

atração de novos pesquisadores. Novas modalidades de bolsas passaram a vigorar em 2010, como

é o caso das bolsas de iniciação a extensão e as bolsas de iniciação a inovação tecnológica. (Tabela 7).

Os recursos desta atividade (4169) foram também utilizados para honrar as contrapartidas federais, detalhadas na Tabela 4, em convênios firmados com a FINEP e com o CNPq. Assim, o valor total executado com bolsas não corresponde somente ao total destinado à formação de recursos humanos mostrado na Tabela 1.

Tabela 7 - Formação de recursos humanos, segundo a modalidade de bolsas - 2010.

Modalidade Valor

Unitário (R$) Nº DE BOLSAS

Valor do dispêndio (R$)

Iniciação Científica Júnior (BICJr) 120,00 42 5.040,00

Bolsa Iniciação Técnica Júnior (BITIJr) 160,00 11 1.760,00 Iniciação Científica (BIC; BEX;BITI) 300,00 1352 405.600,00

360,00 1451 522.360,00

Mestrado (BM) 1.200,00 1326 1.591.200,00

Doutorado (BD) Exterior País 1.800,00 2.500,00 704 130 1.267.200,00325.000,00

Bolsa de Produtividade (BEPP) 1.254,00 158 198.132,00

Bolsa fixação de pesquisadores (BFP) PNPD 1b 1.200,00 21 25.200,00 PNPD 2c 1.700,00 8 13.600,00 BFP 1 2.218,56 32 70.993,92 BFP 2 3.169,00 34 107.746,00 Bolsa de Pós -doutorado (BPD) País 2.218,56 31 68.775,36 Exterior 3.169,00 16 50.704,00

Apoio Técnico (BATI) Médio 580,00 150 87.000,00

Superior 1072,00 120 128.640,00 Estimulo Institucional (BEI) BEI 1 580,00 110 75.400,00 BEI 2 724,52 191 138.383,32 BEI 3 1.072,00 181 194.032,00 BEI 4 1.230,00 65 79.950,00 BEI 5 1.532,70 238 364.782,60 BEI 6 1.838,23 59 108.471,50 BEI 7 2.186,86 26 56.858,36 BEI 8 2.630,00 75 197.293,50 BEI 9 3.169,37 60 190.159,20 Total Geral 6590 6.274.281,76

(16)

A Tabela 8 e a Figura 1 mostram a distribuição mensal, número de pessoas atendidas na atividade – Formação de Recursos Humanos - e o total de recursos financeiros despendidos nesta ação, em 2010. É possível observar que os gastos foram praticamente constantes ao longo do ano, com variações decorrentes do fim e início do semestre letivo, ou ainda de novas outorgas em decorrência de novos editais, como o edital de iniciação à extensão e do edital de iniciação à inovação tecnológica. Ocorreu também um aumento nos gastos com bolsas de iniciação cientifica a partir de agosto, quando os valores das bolsas foram reajustados de R$300,00 (trezentos reais) para R$360,00 (trezentos e sessenta reais), como forma de alinhar os valores estaduais aos praticados no país. Meses Nº de bolsas Valor (R$) Janeiro 508 500.540,50 Fevereiro 560 529.409,01 Março 468 455.467,45 Abril 473 451.103,95 Maio 606 610.794,77 Junho 497 481.875,77 Julho 412 432.080,73 Agosto 534 502.138,02 Setembro 634 606.198,56 Outubro 643 571.236,20 Novembro 675 582.688,27 Dezembro 580 550.748,53 TOTAL 6590 6.274.281,76

Tabela 8 - Distribuição mensal do número de bolsas e dos valores executados em 2010.

0 10 20 30 40 50 60 0 100 200 300 400 500 600 700

(17)

2.2 - Fomento à pesquisa – 4168 - FOMPESQ Período de execução - Janeiro a dezembro de 2010

Objetivo: Apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Maranhão, por meio de

varias modalidades de auxílio, com execução orçamentária em 2010, como o descrito a seguir na Tabela 9, relativa à publicação em 2009 e, na Tabela 10 relativa à publicação em 2010.

A Tabela 9 mostra os editais de 2009 e seus objetivos. Todos os seis editais tiveram sua execução orçamentária em 2010, porque o processo de julgamento se encerrou em março de 2010, e por isso foram incluídos neste relatório.

Tabela 9 - Editais de fomento à pesquisa publicados em 2009, com execução financeira em 2010.

Edital Nº NOME OBJETIVO

004/2009 REDEBIO - Rede amazônica de pesquisa e desenvolvimento de biocosméticos

Apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, com objetivo de promover a formação e o

fomento da Rede amazônica de pesquisa e desenvolvimento de biocosméticos.

006/2009 PRONEX - Programa de apoio a núcleos de excelência

Apoiar a execução de projetos e a estruturação de redes de pesquisa científica, tecnológica e de inovação para grupos consolidados ou de novos grupos.

008/2009 PPP - PROGRAMA PRIMEIROS PROJETOS

Fomento a modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica visando à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos.

009/2009 APUB - Programa de apoio à publicação

Incentivar a publicação científica e tecnológica, visando difundir conhecimentos, técnicas ou tecnologias relevantes. 010/2009 UNIVERSAL - Apoio a projeto

de pesquisa

Fomento a projetos de pesquisa científica e tecnológica nas varias áreas do conhecimento.

012/2009 PPSUS - Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde

Fomentar pesquisas que possam contribuir para resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde.

Na Tabela 10 estão listados os editais publicados em 2010 e os seus principais objetivos e a Tabela 11 mostra a execução financeira dos recursos destinados ao estímulo da produção cientifica e tecnológica em 2010, considerando inclusive o número de auxílios outorgados conforme cada um dos editais e/ou programas.

(18)

EDITAL Nº NOME OBJETIVO

001/2010 SEMU – Apoio à pesquisa de gênero e

vulnerabilidade feminina Apoio a projetos de pesquisa científica na área de gênero e vulnerabilidade feminina

003/2010 PAPPE - Programa de apoio à pesquisa em

empresas

Apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos inovadores realizados por empresas brasileiras sediadas no Maranhão.

004/2010 UNIVERSAL-Apoio a projetos de pesquisa Fomentar projetos de pesquisa científica e tecnológica, em instituições de pesquisa e desenvolvimento sediadas no Estado da Maranhão, nas diversas áreas do conhecimento.

005/2010 INFRA - Programa de apoio à infraestrutura de

laboratórios de pesquisa

Apoiar a manutenção da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica em instituições públicas de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Maranhão.

007/2010 PERIÓDICOS - Apoio à publicação de periódicos

científicos e tecnológicos institucionais

Fomentar a publicação de periódicos científicos e tecnológicos institucionais, impressos e/ou eletrônicos.

008/2010 ARTIGO - Programa de apoio a publicação de

artigos

Incentivar a publicação científica e tecnológica, visando difundir conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado da Maranhão.

010/2010 AEXT - Apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa

Apoiar projetos de extensão, em interface com a pesquisa científica e/ou

desenvolvimento tecnológico, a serem executados no Maranhão, com a finalidade de fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e estabelecer uma relação dialógica entre pesquisadores e sociedade.

013/2010 AREC - Apoio à realização de eventos científicos

Apoiar a realização, mediante a seleção de propostas, de Congressos, Seminários e Workshops, de âmbito Internacional, Nacional, Regional e Local, destinados exclusivamente às áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação que sejam realizados no Estado do Maranhão.

014/2010 APEC - Apoio à participação em eventos

científicos e/ou tecnológicos

Incentivar a participação de membros da comunidade científico-tecnológica do Estado do Maranhão a participar de eventos científicos e/ou tecnológicos como forma de divulgar a produção científica do Estado, e possibilitar a troca de experiências e o intercâmbio científico.

015/2010 NIT - Programa de apoio à criação e/ou

manutenção de núcleo de inovação tecnológica

Induzir e fomentar a criação, estruturação e manutenção, assim como a capacitação da equipe, dos “Núcleos de Inovação Tecnológica e de Proteção ao Conhecimento”.

022/2010 SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Fomentar a execução de projetos, organização de feiras, mostras cientificas e a execução de atividades científicas e/ou tecnológicas para atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado do Maranhão.

023/2010 PRÊMIO –PRÊMIO FAPEMA 2010 Estimular e reconhecer o trabalho de pesquisadores, alunos e professores no Maranhão.

024/2010 APUB -Programa de apoio à publicação

Incentivar a publicação científica e tecnológica, visando difundir conhecimentos, técnicas ou tecnologias que sejam relevantes para o desenvolvimento científico-cultural do Maranhão.

025/2010 PPSUS – Programa de Pesquisa para o SUS:

Gestão compartilhada em saúde

Apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que possam contribuir para resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira e para o fortalecimento da gestão do Sistema Único de Saúde.

027/2010 AREC - Apoio à realização de eventos científicos Apoiar a realização de Congressos, Seminários e Workshops, de âmbito Internacional, Nacional, Regional e Local, destinados exclusivamente às áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação que sejam realizados no Estado do Maranhão.

028/2010 INRIA -Cooperação Bilateral FAPEMA/ INRIA

Apoiar a execução de projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, no âmbito da colaboração científica e tecnológica entre os pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Estado e os pesquisadores do INRIA.

029/2010 INCUBADORA - Apoio às incubadoras de

empresas

Estimular a estruturação e consolidação de incubadoras nas Instituições de Ciência e Tecnologia públicas e privadas.

030/2010 UNIVERSAL – Fomento à projeto de pesquisa básica e aplicada em todas as áreas do

conhecimento

Financiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, em instituições de pesquisa e desenvolvimento sediadas no Estado da Maranhão, nas diversas áreas do conhecimento.

032/2010 REDEBAX - Formação da rede de pesquisa da

Baixada Maranhense

Projetos que visem fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos e a produção de conhecimentos, favorecendo o desenvolvimento sustentável da Baixada Maranhense.

(19)

Tabela 11 - R ecur sos financeir os ex ecut ados em 2010 e pr evisão de gas tos par a 2011, de ac or do com os edit ais de auxilio à pesquisa da FAPEMA oriundos de con vênios ou ac or do de cooper aç ão com ór gãos feder ais e es taduais. FAPEMA NOME A ÇÃ O/EDIT AL Nº de auxílios To tal apr ov ado Ex ecut ado em 2010 (R$) Pr evisão e xecuç ão em 2011 FAPEMA Conceden te/ P ar ceir o FAPEMA Conceden te/ P ar ceir o C ONVÊNIOS FEDERAIS 005/2009 DCR – Desen volvimen to Cien tí fic o R egional - CNP q 2 40.000,00 0 76.056,00 20.000,00 76.056,00 006/2009 PR ONEX – Apoio a Grupos de Ex cel ência 6 1.007.918,00 251 .979,5 382.142,00 0 373.796,50 008/2009 PPP – Pr ogr ama Primeir os Pr oje tos/ F APEMA/CNP q 15 268.030,49 67.077,62 182.769,72 0 18.253,15 0 12/2009 PPSUS – Pr ogr ama de P esquisa par a o SUS 9 335.798,93 83 .949,73 251.849,20 0 0 003/ 20 10 PAPPE – Pr ogr ama de apoio a pr oje

tos nas empr

esas 9 1.400.000,00 233.000,00 600 .234,00 0 566.766,00 A C ORDOS DE C OOPERA ÇÃ O 004/2009 REDEBIO - R ede de bioc osmé tic os da Amaz ônia/F AP s 3 4.166.536,66 192.817,00 3.587.199,10 38 6.520,56 0 CNP q/2009 BIONOR TE – R ede de Biot ecnologia da R egião Nort e - CNPQ /MC T/F APEMA 1 324.817,30 40.602,17 121 .806,4 9 40.602,17 121 .806,48 CNP q/2010 REPENS A – R ede de P esquisa em Agr onomia - CNPQ /MC T/F APEMA 1 0 0 0 99 .8 00,00 200 .000,00 CNP q/2010 MUSE US – R

ede de pesquisa par

a es trutur aç ão e conser vaç ão de museus CNPQ /MC T/F APEMA 3 200 .000,00 57.219,68 43. 000,00 56.780,32 43.000,00 SUB -T O TAL 1 31 7.743.101,38 926.645,7 0* 5.245.056,51 603.703,05 1.399.678,13 (*) V alor ex ecut ado com os recur sos da atividade 4169

(20)

A tabela 12 mostra o total de recursos financeiros executados em 2010, conforme o tipo de ação e/ou edital, bem como a previsão de gastos para 2011 nos programa desenvolvidos pela FAPEMA. Aqui os recursos aplicados foram exclusivamente oriundos do tesouro estadual sendo R$3.622.254,28 (três milhões seiscentos e vinte e dois mil e duzentos e cinquenta e quatro reais e vinte oito centavos) da atividade fomento à pesquisa e R$473.174,77 (quatrocentos e setenta e três mil e cento e setenta e quatro reais e setenta e sete centavos) oriundos da atividade formação de recursos humanos. A relação detalhada dos projetos aprovados está no anexo 2.

Tabela 12 - Recursos financeiros executados em 2010 e previsão de gastos para 2011, de acordo com os editais de auxilio à pesquisa da FAPEMA.

NOME AÇÃO/EDITAL Nº de auxílios Total aprovado Executado em 2010

09/2009 APUB 2009 – Apoio à Publicação 22 200.000,00 200.000,00 10/2009 UNIVERSAL/2009 – Fomento à pesquisa 134 1.839.860,83 1.367.382,06 11/2009 ARTIGO/2009 – Incentivo à publicação de

artigos 1 725,36 725,36

04/2010 UNIVERSAL/2010-1 – Fomento à pesquisa 82 1.332.396,94 600.032,00 05/2010 INFRA – Fomento à infraestrutura laboratorial 26 621.491,91 222.914,89 07/2010 PERÍODICOS – Programa de Apoio à periódicos 6 210.626,2 130.626,52 08/2010 ARTIGO/2010 – Incentivo à publicação de

artigos 1 5.000,00 0

10/2010 AEXT – Fomento aos projetos de extensão 17 251.411,38 100.705,69 13/2010 AREC – Fomento à realização de eventos

científicos 34 1.000.943,00 500.943,00 14/2010 APEC – Estímulo à participação em eventos 57 563.784,40 263.784,40 15/2010 NITS – Estruturação de Núcleos de Inovação 3 216.712,00 108.712,00 22/2010 SNCT – Semana Nacional de Ciência e

Tecnologia 14 276.399,00 126.399,00

(21)

Na Tabela 13 estão listados os editais lançados em 2010, cujo processo de julgamento se encerrará em 2011. A relação dos projetos aprovados está no anexo 3.

Tabela 13 - Previsão de gastos para 2011, conforme editais publicados em 2010, para programas de fomento à pesquisa desenvolvidos pela FAPEMA.

Edital Nº Nome Valor total

Valor a ser executado em 2011 (R$)

24/2010 APUB – Apoio à publicação de livros, catálogos e outros 200.000,00 100.000,00 25/2010 AREC - Fomento à realização de eventos científicos 500.000,00 500.000,00 26/2010 TAXA DE BANCADA – Auxílio à teses e dissertações 300.000,00 150.000,00 28/2010 INRIA – Cooperação internacional em informática 300.000,00 150.000,00 29/2010 INCUBADORAS – Estímulo a incubadoras de empresas 300.000,00 150.000,00 30/2010 UNIVERSAL/ 2010-2– Fomento à pesquisa 1.500.000,00 750.000,00 32/2010 REDEBAX – Rede de pesquisas da Baixada Maranhense 620.000,00 310.000,00

(22)

Inovação tecnológica, propriedade

intelectual e empreendedorismo

(23)

Na estrutura organizacional da FAPEMA, as ações de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica são desenvolvidas pela Coordenadoria de Inovação e Empreendedorismo (CIE) que tem por objetivo fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de inovação tecnológica e empreendedorismo.

As ações de inovação e empreendedorismo têm sido, desde 2009, desenvolvidas em parceria com a FIEMA, IEL e SEBRAE. Em 2009, estavam mais centradas no estímulo e criação de núcleos de inovação e, em 2010, foram mais focadas no estímulo ao desenvolvimento de ações voltadas para a inovação tecnológica dentro das instituições de ensino e pesquisa sediadas no Maranhão e na disseminação da cultura de inovação nas empresas. Com a finalidade de atingir seus objetivos, a FAPEMA desenvolveu as seguintes atividades:

- Editais

- Orientação para Registro da Propriedade Intelectual

3.1 Disseminação da cultura de inovação tecnológica

Durante 2010 foram recebidas e avaliadas propostas relativas a cinco editais de inovação lançados pela FAPEMA. Um deles em decorrência do convênio com a FINEP, os outros com o CNPq e o terceiro com recursos estritamente estaduais (Apoio à estruturação de núcleos de inovação e programa de concessão de bolsas de iniciação tecnológica).

3.2 Editais voltados para inovação e empreendedorismo

- Edital de apoio à estruturação e implantação de núcleos de inovação

- Edital RHAE - estímulo à inserção de pesquisadores na empresa, em parceria com o CNPq - Edital PAPPE subvenção econômica - destinado a promover a inovação nas empresas, em parceria com a FINEP

- Edital de bolsas de iniciação a inovação

- Edital de estimulo a implantação e consolidação de incubadoras de empresas

O PAPPE subvenção (Projeto de Apoio à Pesquisa nas Pequenas e Médias Empresas), decorrente do convenio com a FINEP, contratou pela primeira vez no Maranhão nove projetos. Já o RHAE – Pesquisador na Empresa, em sua primeira rodada, finalizada em dezembro de 2010, aprovou duas propostas para contratação.

(24)

3.3 Orientação de registros e pedidos de patentes

Durante o ano de 2010, ocorreram 32 orientações sobre propriedade intelectual que resultaram no depósito de 10 patentes. Deste total, há ainda 12 propostas em fase final de estruturação para posterior depósito. Do total de consultas, seis processos não foram concluídos, pois ou o interessado não retornou mais à FAPEMA, ou a sua invenção não era passível de proteção por patente.

A FAPEMA organizou e realizou quatro oficinas para suporte à estruturação de Núcleos de Inovação Tecnológica em universidades do Maranhão, 18 (dezoito) palestras sobre propriedade intelectual e inovação em Instituições de Ensino Superior e Escolas de Ensino Básico do Maranhão, com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a necessidade de proteger o conhecimento antes de divulgá-lo, e realizou sete workshops de inovação em conjunto com o SEBRAE – MA, sempre com o objetivo de sensibilizar empresários, docentes e discentes a respeito da importância e da necessidade de inserir a discussão sobre propriedade intelectual e inovação em seus ambientes de trabalho. Além das atividades que organizou, a FAPEMA participou, também, de cinco eventos organizados pela comunidade cientifica e empresarial, ministrando mini-cursos e palestras.

Em outubro de 2010, foi realizado o 2º Encontro Maranhense de Inovação, evento de dois dias com mini-cursos, palestras e mesa-redonda com convidados de renome regional e nacional na área de inovação e propriedade intelectual, com um público de 595 inscritos entre empresários, pesquisadores, inventores, estudantes de Ensino Médio e estudantes de Ensino Superior. A Figura 2 mostra o cartaz relativo ao evento. O segundo encontro de inovação foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão – FIEMA e durante o evento foi distribuído a cartilha educativa “Proteja sua ideia”, (anexo 4) produzida pela FAPEMA. Importante ressaltar a participação da FAPEMA na estruturação do núcleo de inovação da FIEMA, primeira federação do nordeste e sétima do país a instalar esta unidade.

(25)

Os resultados das iniciativas capitaneadas pela FAPEMA são evidentes na Figura 3, que mostra a evolução do número de pedidos de patente nos últimos vinte cinco anos, segundo dados do Instituto Nacional de Proteção Intelectual - INPI. Se compararmos somente o número de pedidos no biênio 2007-2008 com o que ocorreu em 2009-2010 é possível observar um aumento maior do que 200%, visto que em 2007-2008 foram depositadas quatro patentes, e em 2009-2010, o número de patentes depositadas subiu para 41. Insta asseverar que ocorreu também uma diversificação no tipo de solicitação, pois se antes a maioria de pedidos era proveniente de inventores independentes, no biênio 2009-2010 houve grande volume de pedidos oriundos das universidades públicas e a UEMA registrou o primeiro pedido de patente desde a sua criação.

Figura 3 - Evolução do número de patentes no Estado do Maranhão. Em destaque o número de depósitos entre 2009 e 2010.

3.3 Disseminação da cultura de inovação - Interação universidade empresa

Outra iniciativa importante se refere à realização, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi - IEL, de duas edições dos Encontros de Inovação. Os Encontros de Inovação reúnem pesquisadores de universidades e representantes de empresas do estado, com o objetivo de formar redes de inovação entre os dois setores.

As ações da FAPEMA relacionadas a inovação tecnológica e empreendedorismo durante os anos de 2009 e 2010 podem ser sumarizadas nos seguintes indicadores:

- organização de 32 eventos,

(26)

Público atingido: cerca de 2.000 (duas mil) pessoas e cerca de 100 instituições (empresas, entidades de representação e apoio empresarial, escolas de Ensino Superior e Médio).

Abrangência: 10 (dez) municípios maranhenses.

4. Divulgação científica e popularização da ciência - DIVCENTER Período de execução – janeiro a dezembro de 2010

Objetivo: Contribuir para divulgação da produção cientifica do Estado e difundir e socializar o

conhecimento gerado na academia com a população.

disponibilizou, a partir de maio de 2009, editais de fluxo contínuo para concessão de Auxílios para Participação em Evento Científico e Realização de Evento Científico, sempre utilizando o formulário eletrônico do Sistema especialmente desenvolvido para cada um dos editais – Sistema Patronage e cópia impressa dos documentos enviados para formalização de processo.

4.1 Editais

Durante todo o ano de 2010 foram concedidos 57 auxílios para maranhenses apresentarem trabalhos em congressos nacionais e internacionais e 27 auxílios para realização de eventos científicos no Maranhão. Foram lançados quatro editais voltados para divulgação cientifica e popularização da ciência.

4.2 PRÊMIO FAPEMA 2010

Objetivo: reconhecer a capacidade técnico-científica de estudantes e profissionais maranhenses. a

iniciativa visa maior divulgação da ciência e da tecnologia, na perspectiva de incentivar a inovação e o desenvolvimento do Estado. O tema do prêmio foi "Preservação ambiental e Planejamento urbano das cidades". Participaram do edital: estudantes, pesquisadores e professores oriundos de instituições de ensino e pesquisa públicas ou privadas, com endereço residencial e profissional no Estado do Maranhão. Os trabalhos premiados foram inovadores e relevantes para o progresso da ciência, da tecnologia e do conhecimento em geral. Neste ano, o prêmio foi atribuído em sete categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Divulgação Científica e Inovação Tecnológica, pois nesta edição não tivemos propostas contempladas na categoria “Desenvolvimento Humano”.

Em 2010, a premiação dos jovens pesquisadores e dos seus orientadores contou com apoio financeiro da ALUMAR (R$20.000,00 – vinte mil reais) e da Federação das Indústrias do Maranhão –

A Diretoria da FAPEMA, empenhada em divulgar a pesquisa produzida nas instituições maranhenses

(27)

FIEMA (R$15.000,00 – quinze mil reais). A FIGURA 4 mostra o material gráfico utilizado na divulgação do prêmio.

O tema do PRÊMIO FAPEMA 2010 foi escolhido por votação aberta no Portal FAPEMA (www.fapema.br), com aproximadamente 80% dos votos. A escolha de um tema para o prêmio tem como finalidade suscitar discussão sobre o assunto e promover ações voltadas para sensibilização da população.

Figura 4 - Material gráfico e produção relativa à edição do prêmio em 2010.

O Prêmio FAPEMA possui grande aclamação popular e destaque na imprensa local, com expressiva repercussão na mídia impressa e eletrônica. Contribui para divulgar as ações de ciência e tecnologia e popularizar a ciência produzida em nosso estado.

A última edição contabilizou mais de 50 matérias espontâneas publicadas em veículos de abrangência regional, como: os jornais O Estado do MA, O Imparcial, Jornal Pequeno, O Progresso de Imperatriz; os sites Imirante, Elo, Badauê, Central de Notícias, Portal da UEMA, Portal da UFMA, Portal do Governo do MA, Portal do IFMA, Site do Jornal Cazumbá e Agência SEBRAE de Notícias; e nas colunas sociais de jornalistas como Pergentino Holanda, Nedilson Machado, Kátia Persovisan, Zezé Arruda, Aquiles Emir e Orquídeas Santos.

Atendendo o tema da premiação neste ano, “Preservação Ambiental e Planejamento Urbano das Cidades”, foi desenvolvida tanto a identidade visual, como o site do Prêmio FAPEMA 2010. A premiação ocorreu no Teatro Arthur Azevedo, em 26 de novembro de 2010. Participaram financeiramente desta iniciativa: a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e a Alumar, por meio da concessão de prêmios às categorias pesquisador júnior e jovem pesquisador.

Os editais destinados ao fomento e a produção de periódicos científicos, livros e artigos (Tabela 16), também podem ser considerados como ação relacionada à difusão cientifica.

(28)

4.3 Outras ações de Difusão e Popularização da Ciência

As ações da FAPEMA relacionadas à difusão e popularização da ciência são realizadas através do Núcleo de Difusão Científica (NDC). A difusão e popularização da ciência ocorrem a partir da utilização de ferramentas de comunicação diversificadas como forma de promover o intercâmbio entre o conhecimento científico produzido nos centros de pesquisa do Estado e a sociedade, buscando aproximar a pesquisa e as descobertas científicas do cotidiano da população. As principais atividades incluem o programa Rádio Inovação, o projeto Colóquios FAPEMA, o

Portal FAPEMA, a Revista Inovação e o Prêmio FAPEMA.

4.3.1 Atualização e modernização do Portal FAPEMA

O portal disponível no endereço eletrônico www.fapema.br é uma das principais ferramentas de comunicação da instituição com a comunidade científica e com a sociedade em geral. A partir de maio de 2009, por solicitação da Diretoria, a Divisão de Informática da Fundação desenvolveu um novo projeto gráfico/visual do portal e instituiu novas ferramentas de acesso para facilitar a navegação.

O novo portal, posto no ar em julho de 2009, vem sendo aprimorado, para torná-lo mais ágil e assim facilitar o acesso às notícias, fotos, vídeos, programas de rádio, lançamento e resultados de editais. O Portal também permite o acesso ao sistema de gerenciamento de cadastro de pesquisadores, submissão e julgamento de Bolsas e Auxílios da FAPEMA. Além disso, o Sistema Patronage tem também como ferramenta um protocolo eletrônico e permite a geração e impressão de relatórios categorizados conforme os usuários e as demandas (Figura 5).

Figura 5 - Layout atual do portal da FAPEMA e do sistema

(29)

4.3.2 Divulgação cientifica no Portal FAPEMA

Atualizado em tempo real, o “Portal FAPEMA” é uma das principais ferramentas de difusão e divulgação cientifica, bem como de comunicação da instituição com a sociedade. O endereço eletrônico da Fundação consta na lista dos 50 domínios pioneiros da internet, segundo dados do Comitê Gestor da Internet Brasileira.

Em 2010 foram publicadas 440 matérias na seção Geral e 243 na seção São Luís. A tabela 14 mostra as cinco notícias mais acessadas no portal da FAPEMA em 2010.

Tabela 14 - Notícias mais consultadas no Portal FAPEMA em 2010.

Notícia Data da

Publicação

Nº de Acessos

SEMIC 2010: inscrições para o XXII SEMIC estão abertas 14/09/2010 935 FAPEMA divulga resultado final dos selecionados pelo edital da

SEDAGRO 28/01/2010 918

Resultado da bolsa estímulo à produtividade em pesquisa 05/02/2010 859 Edital seleciona propostas para capacitação de gestores em

recursos hídricos 28/06/2010 852

FAPEMA abre inscrição para a I Mostra Científica do Maranhão 14/09/2010 810

4.3.3 Rádio Inovação

O programa “Rádio Inovação” divulga as novidades do mundo da CT&I, por meio de reportagens e entrevistas acerca da produção científica e tecnológica produzida no Maranhão. O programa é veiculado todas as segundas-feiras, às 13h, na Rádio Universidade FM (frequência 106,9), vinculada à Universidade Federal do Maranhão. Em 2010 foram veiculadas as edições de Nº 70 até 116, o que totaliza 46 edições anuais. Todos os programas também são disponibilizados para

download no Portal FAPEMA, no endereço www.fapema.br .

4.3.4 Revista Inovação

Publicada trimestralmente, a revista está em seu quinto ano e na 13ª edição. A Revista Inovação tem caráter pluralista, não-doutrinário, multidisciplinar, com o objetivo maior de divulgar, discutir, promover e possibilitar o desenvolvimento da ciência em seus mais variados aspectos, com enfoque especial para a ciência produzida no Maranhão.

(30)

Para cada uma das edições foram produzidos dois mil exemplares distribuídos gratuitamente a escolas, universidades, instituições de pesquisa, Governo Federal, Estadual e Municipal e parceiros. O periódico traz artigos, agenda de eventos na área da Ciência, Tecnologia e Inovação, reportagens científicas especiais, resenhas, entrevistas e curiosidades.

A publicação ressalta o crescimento das pesquisas locais e reafirma a nova tendência dos trabalhos realizados no Estado: do pesquisador júnior ao sênior, projetos pautados na contribuição social. É dado especial destaque aos projetos fomentados pela FAPEMA. Em 2010 foram publicadas duas edições da Revista Inovação, Nº 11 e Nº 12, e uma edição está em fase de conclusão tendo como pauta os trabalhos vencedores do Prêmio FAPEMA 2010.

Todas estas ações resultaram em um incremento no número de acessos ao portal da FAPEMA como mostra a Figura 6. As maiores médias de acessos diários ocorreram nos períodos de publicação e de divulgação de resultados. Enquanto em 2009 foram observadas grandes oscilações, em 2010 os números de acessos foram aproximadamente constantes ao longo do ano e sempre maiores do que os observados em 2009.

(31)

4.4 Mostra Científica do Maranhão

A FAPEMA promoveu uma importante iniciativa em outubro, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a I Mostra Científica do Maranhão. Durante três dias, numa área de 600m², situada na Praça Maria Aragão. Cerca de 350 atividades integraram a programação oficial da Mostra, dentre elas: mais de 200 exposições de pôsteres; 30 palestras; cinco mini-cursos e oficinas; e oito exposições de protótipos de inovações maranhenses.

No espaço destinado a Mostra, a ciência e a tecnologia foram apresentadas de maneira lúdica e criativa. Ao entrar em contato com os experimentos, os participantes foram estimulados a perceber o quanto esses elementos estão impregnados no seu dia a dia. Um exemplo foi a instalação de um planetário dentro do espaço da Mostra, o que possibilitou aos participantes contato com experimentos e informações relativas à Astronomia.

A I Mostra foi resultante de uma parceria entre a FAPEMA e as secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTEC), Educação (SEDUC), Universidades Federal (UFMA) e Estadual do Maranhão (UEMA), Centro Universitário do Maranhão (UNICEUMA) e Vale.

A Figura 7 mostra o cartaz de divulgação do evento que aconteceu como uma das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A FAPEMA por meio do edital nº22/2010 fomentou a realização de atividades na semana em vários municípios do Maranhão.

Figura 7 - Cartaz de divulgação da 1ª Mostra Cientifica do Maranhão – Evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2010.

(32)

4.5 Outros eventos organizados e realizados pela FAPEMA em 2010:

- I Workshop em Engenharia Aeroespacial – Março/2010

- Lançamento do Pacote de Editais 2010/1º semestre – Março/2010 - I Seminário Interno da FAPEMA – maio/2010

- I Seminário de Avaliação do PPSUS – junho/2010 - Oficina de Prioridades do PPSUS – setembro/2010 - II Encontro Maranhense de Inovação – outubro/2010

4.6 Produção de um semanário enviado “on line” aos pesquisadores

Em 2010, por conta das restrições impostas pela justiça eleitoral os exemplares do “WebComCiência” só foram divulgados no primeiro semestre. O Semanário é enviado por e-mail a todos os pesquisadores cadastrados no banco de dados da FAPEMA, ou aos que expressarem vontade de recebê-lo.

5. Conclusões:

As atividade desenvolvidas pela FAPEMA ao longo do ano de 2010 estão em pleno acordo com a sua missão e com as suas finalidades previstas em lei: Estímulo a formação de recursos humanos e Fomento a pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Se considerarmos a programação descrita no PPA 2008-2011, é possível notar que apenas a atividade relativa à inclusão digital não foi contemplada. Os principais motivos para isso se respaldam no fato da FAPEMA não dispor no momento de condições estruturais e técnicas para desenvolver essa ação prevista no Programa. Em contrapartida, todas as demais linhas de ação foram executadas dentro do previsto além de algumas ações não previstas, sempre em consonância com a legislação e as diretrizes legais vigentes. Ressaltamos, mais uma vez, que em 2010, a FAPEMA atingiu, quanto aos seus principais indicadores, formação de recursos humanos e auxílios à pesquisa, os maiores números da sua história.

Ainda há um longo caminho a ser trilhado para que o Maranhão tenha destaque no cenário nacional e internacional no que tange a ciência e tecnologia, mas a semente já está plantada, agora

(33)

só precisa ser regada. Para tanto é necessário que os recursos sejam ininterruptos e que sempre sejam fomentadas as ações de pesquisa básica, de pesquisa aplicada, além das ações voltadas à formação de recursos humanos.

6. Perspectivas para 2011

Estamos trabalhando para que em 2011 um volume maior de recursos seja destinado a Ciência, Tecnologia e Inovação no Maranhão, como forma de consolidar a participação do Estado no cenário técnico-cientifico nacional e até mesmo internacional. Dessa forma, segue resumidamente algumas atividades já programadas para ocorrer no próximo ano.

6.1 Cronograma de ações para 2011

Mês ATIVIDADES

Janeiro Lançamento dos editais AREC, APEC, BEPP, Bolsas de Mestrado e Doutorado fora

do Estado, Bolsas de mestrado e doutorado na sede

Fevereiro Lançamento de editais e do Prêmio FAPEMA 2011

Julgamentos dos editais 2010 (AREC 1º semestre; APEC; Bolsista DESTAQUE )

Março

Seminário Interno de Avaliação

Julgamento de editais 2010 (TAXA DE BANCADA; BEPP; Bolsas de Mestrado e Doutorado fora da sede)

Abril 2º Workshop de Engenharia Aeroespacial

Reunião de julgamento do edital INRIA/FAPEMA

Maio

Seminário de avaliação do Edital Universal e APUB 2010 Lançamento do Edital do Prêmio FAPEMA 2011

Reunião de avaliação do Edital Incubadoras

Junho Reuniões de avaliação dos editais 2011

Seminário de resultados do Edital Universal

Julho Reunião de avaliação do edital Baixada

Agosto III Encontro Maranhense de Inovação

Setembro Julgamento do Prêmio FAPEMA

Outubro Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Novembro Cerimônia de entrega do Prêmio FAPEMA

Dezembro Seminário de avaliação interna

(34)

6.2 Propostas de projetos e programas para 2011

6.2.1 Fomento à criação do museu de Ciências Naturais do Maranhão

Espaço permanente destinado à realização de cursos, oficinas e exposições científicas.

Objetivo: Difusão e popularização da ciência no Estado.

Impactos esperados: Melhorar os indicadores educacionais do Maranhão.

6.2.2 Fomento à criação da Casa Itinerante de Ciências

Espaço destinado à realização de cursos, oficinas e exposições científicas de forma itinerante, devendo percorrer durante o ano, todos os municípios do Estado do Maranhão.

Objetivo: Difusão e popularização da ciência no Estado.

Impactos esperados: Melhorar os indicadores educacionais do Maranhão.

6.2.3 Programa Maranhão Faz Ciência

O Programa Maranhão Faz Ciência visa estimular a participação de professores e estudantes de escolas públicas do Maranhão em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

OBJETIVOS:

• Contribuir para a formação de estudantes, a partir do sexto ano da educação básica, para educação de jovens e adultos, de escolas públicas do Maranhão, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa na escola;

• Facilitar o acesso à informações científicas e tecnológicas aos diferentes atores participantes do programa;

• Desenvolver habilidades relacionadas à educação científica;

• Incentivar o envolvimento de professores da rede pública de ensino com o sistema de Ciência e Tecnologia;

• Contribuir para o processo de formação continuada dos professores;

• Despertar a vocação científica e incentivar talentos entre os estudantes de ensino público municipal e estadual do Maranhão.

(35)

METAS:

inserção de alunos e professores nas atividades de ciência e tecnologia;

• Mais ciência e tecnologia, maior desenvolvimento e melhores indicadores de IDH.

6.2.4 Implantação de Programas de demanda induzida:

a) Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Maranhão

Objetivo: Estimular projetos de pesquisa multidisciplinares, em áreas relevantes e estratégicas

para o Estado, com foco no estudo e na elucidação de problemas em temas relevantes e estratégicos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das diversas regiões do estado.

b) Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia - Promoção de iniciativas que versem sobre a

temática de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, visando democratizar a informação sobre a produção de conhecimento, cujos resultados possam ser operacionalizados em políticas e medidas a serem adotadas pelo Governo do Estado do Maranhão e pelo poder público em geral.

c) Melhoria do Ensino de Ciências em Escolas Públicas - Apoiar iniciativas que propiciem a

melhoria do ensino em escolas públicas dos níveis fundamental e médio, por meio de projetos que abordem temas relevantes ao processo de ensino-aprendizagem, com a finalidade de contribuir para:

• Fomentar a realização de feiras de ciências nas escolas públicas do Estado; • Organizar e promover a realização de Olimpíadas de Ciência;

• Contribuir para capacitação e a atualização de professores; • Estimular a melhoria da infra-estrutura das escolas públicas;

• Intermediar o intercâmbio de instituições de ensino superior e pesquisa com escolas públicas de nível fundamental e básico sediadas no Maranhão.

(36)

Anexos

(37)

Anexo 1 - relação de convênios federais – fapema/2010.

OBJETO VALOR DO CONVÊNIO

NOME OBJETO CONCEDENTE CONVENETE TOTAL

PP-SUS III / FAPEMA Implantar o Programa de Pesquisa para o SUS: gestão

compartilhada em saúde - PPSUS 600.000,00 300.000,00 900.000,00

FINEP/ITA/ FAPEMA

Execução do projeto "Intercambio Científico e tecnológico; Estudos Aeroespaciais no Estado do

Maranhão.

405.892,36 0 405.892,36

FINEP/ FAPEMA/ PAPPE SUBVENÇÃO

Operar recursos, sob a forma de subvenção econômica, destinados à empresas nacionais, p/ o desenvolvimento de atividades de micro e pequenas

empresas (MPEs) no Maranhão.

1.000.000,00 334.000,00 1.334.000,00

PRONEX-III/FAPEMA Implementação do Programa de Apoio a Nucleos de

Excelencia -PRONEX no MA. 1.323.000,00 441.000,00 1.764.000,00

FINEP/CEFET/FAPEMA Aquisição de Equipamento e Ampliação da

Infa-Estrutura p/ esquisa em materiais no MA. 671.997,00 100.000,00 771.997,00

CNPQ/FAPEMA - PPP III

Implementação do Programa de Infra-Estrutura para Jovens Pesquisadores (Programa Primeiros

Projetos-PPP) no Maranhão.

200.000,00 70.000,00 270.000,00

PRONEX-II/FAPEMA Implementação do Programa de Apoio a Nucleos de

Excelencia -PRONEX no MA. 360.000,00 180.000,00 540.000,00

CNPQ/FAPEMA/IC-JUNIOR

Programa de Bolsas de Iniciação Científica -IC Jr. no

MA. 480.000,00 0 480.000,00

BNB/FAPEMA Programa Estadual de Biodiesel do Maranhão -Estrutura do Laboratório de Biodiesel Infra- 228.058,00 0 228.058,00

PAPPE INTEGRAÇÃO/ FAPEMA

Operar recursos, sob a forma de subvenção econômica, destinados à empresas, p/ o desenvolvimento de atividade inovadora no

Maranhão.

2.000.000,00 0 2.000.000,00

PRONEM/

FAPEMA Programa de Apoio a Núcleos Emergentes de Pesquisa 1.200.000,00 400.000,00 1.600.000,00

Anexo 1

(38)

Anexos

Relação dos projetos contemplados nos

editais da FAPEMA em 2010

(39)

Anexo 2.1 - editais publicados e executados integral ou parcialmente em 2010.

Anexo 2

Relação dos projetos contemplados nos editais da FAPEMA em 2010

Nº edital PROGRAMA/EDITAL

02/2010 Apoio a bolsistas de mestrado e doutorado fora no Maranhão e de doutorado no exterior – Bm2, BD2 e BD3 03/2010 PAPPE - Programa de apoio à pesquisa em empresas

04/2010 UNIVERSAL-Apoio a projetos de pesquisa

05/2010 INFRA -Programa de apoio à infraestrutura de laboratórios de pesquisa 06/2010 Seleção de bolsistas de iniciaçãoa extensão –BEX

07/2010 PERIÓDICOS -Apoio à publicação de periódicos científicos e tecnológicos institucionais 08/2010 ARTIGO-Programa de apoio a publicação de artigos

09/2010 Iniciação Cientifica de estudantes do ensino médio–bolsistas de iniciação cientifica júnior –CNPq/FAPEMA - BICJr 10/2010 AEXT -PROJETOS DE EXTENSÃO -Apoio a projetos de extensão em interface com a pesquisa

11/2010 Seleção de bolsistas de apoio técnico –BATI

12/2010 Seleção de bolsistas de mestrado e doutorado no Maranhã o -BM1 e BD1 13/2010 AREC -Apoio à realização de eventos científicos

14/2010 APEC -Apoio à participação em eventos científicos e/ou tecnológicos

15/2010 NIT -Programa de apoio à criação e/ou manutenção de núcleo de inovação tecnológica e de proteçã o ao conhecimento 16/2010 Seleção de bolsistas de desenvolvimento cientifico regional –CNPq/FAPEMA -DCR

17/2010 Seleção de bolsistas de iniciação cientifica para instituições privadas -BICP 18/2010 Apoio a bolsistas de pós-doutorado no país e no exterior -BPD

19/2010 Seleção de bolsistas de iniciação a inovação e transferência de tecnologia -BITI 21/2010 Seleção de bolsistas para promoção de inovação nas empresas – RHAE – CNPq/FAPEMA 22/2010 SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

23/2010 PREMIO – PRÊMIO FAPEMA 2010

Os Seguintes editais tem os resultados apresentados graficamente de acordo com o número de bolsas vigentes durante o ano 02/2010; 06/2010; 11/201; 11/2010; 12/2010; 17/2010; 19/2010

Anexo 2.2 - editais publicados em 2010 com execução financeira para 2011/2012

Nº edital PROGRAMA/EDITAL

24/2010 APUB - Programa de apoio a publicação

25/2010 PPSUS –Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde

26/2010 Apoio a elaboração de dissertações de mestrado eteses de doutorado-TAXA DE BANCADA 26/2010 BANCADA -Programa de apoio a elaboração de dissertação ou tese

27/2010 AREC -Apoio à realização de eventos científicos 28/2010 INRIA -Cooperação Bilateral FAPEMA/INRIA 29/2010 INCUBADORA -Apoio às incubadoras de empresas

30/2010 UNIVERSAL –Fomento a projeto de pesquisa básica e aplicada em todas as áreas do conhecimento 31/2010 Apoio a excelência no desempenho acadêmico na Pós-graduação ––Bolsista Destaque

31/2010 PROGRAMA BOLSISTA DESTAQUE - PBD

(40)

Anexo 2.3 - detalhamento da demanda total e número de propostas aprovadas nos editais executados em 2010

Anexo 2

Relação dos projetos contemplados nos editais da FAPEMA em 2010

Detalhamento editais 2010 com execução financeira para 2010 e 2011

Edital Demanda Total Aprovados Demanda Atendida (%) 004/2009 REDEBIO 7 3 43 005/2009 DCR 9 2 22 006/2009 PRONEX 9 6 67 008/2009 PPP 97 15 15 009/2009 APUB 34 22 65 010/2009 UNIVERSAL 185 134 72 011/2009 ARTIGO 7 1 14 012/2009 PPSUS 25 9 36 373 192 51 Edital Demanda Total Aprovados Demanda Atendida (%) 003/10 PAPPE 34 9 26 004/10 UNIVERSAL 133 82 62 005/10 INFRAESTRUTURA 33 26 79 007/10 PERIODICOS 7 6 86 008/10 ARTIGO 3 0 0 010/10 AEXT 50 17 34 013/10 AREC 68 34 50 014/10 APEC 128 57 45 015/10 NIT 4 3 75 022/10 SNCT 19 14 74 479 248 52

Referências

Documentos relacionados

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Indica os recursos expressivos presentes nas seguintes frases, retiradas da obra “A noite de natal” de Sophia de Mello Breyner

Tipicamente, o efeito da mudança de uso do solo, tanto nos cenários de desmatamento total, regeneração total e regeneração sobre áreas de pastagem (Cenários 1, 0 e 2,

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

Os estoques de serapilheira indicaram que a mata possui o maior acúmulo de matéria orgânica sobre o solo, sendo o controle positivo do processo de ciclagem

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e

O objetivo deste estudo quase-experimental foi avaliar o impacto de um curso EAD de Estomatologia associado ao uso da rede social Facebook™ como ferramenta de facilitação no