• Nenhum resultado encontrado

Quaresma: O outro é um dom. importante que nos vai levar à grande festa da Páscoa: a Quaresma. Mas o que é a quaresma?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quaresma: O outro é um dom. importante que nos vai levar à grande festa da Páscoa: a Quaresma. Mas o que é a quaresma?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INICIAMOS UM TEMPO IMPORTANTE- QUARESMA

Bom dia.

E bom recomeço após umas mini férias. E nestas mini férias iniciou um tempo, algo muito importante que nos vai levar à grande festa da Páscoa: a Quaresma. Mas o que é a quaresma?

Texto

Dizem que é um período de tempo, 40 dias, de preparação para a festa da Páscoa. E o que se faz neste período de tempo? O Papa Francisco, logo todas as comunidades cristãs, diz que é um tempo muito especial. Começou na passada 4ª feira, chamada 4ª feira de cinzas.

Como entender isto? Um jogo de futebol importante para ser bem jogado, a equipa tem um período de tempo de preparação. E todos sabemos que os jogadores têm os treinos mas também um modo de vida muito rigoroso. Têm momentos de paragem, de relaxamento, de encontros para escutarem as estratégias e táticas de jogo, têm momentos de silêncio de interiorização.

O tempo da quaresma é algo semelhante, é um tempo de preparação em que podemos treinar algumas táticas para sermos melhores e ajudarmos outros a serem melhores. E temos o exemplo de Jesus. O Papa Francisco quando escreveu a mensagem para este tempo da quaresma, disse que os outros são um dom para nós. E isto aprendemos com Jesus. Saber acolher os outros como um bem, é uma das táticas mais fantásticas do nosso jogo para que este tenha sucesso. Se conseguirmos jogar bem, chegaremos à Páscoa muito felizes e festejaremos com muita alegria.

Por isso, ao longo deste tempo, temos algumas táticas: temos uma semanal e outra diária:

Eis a primeira: durante esta semana tenta não chegar atrasado. Será a SEMANA SEM ATRASOS. Sê pontual

(de manhã para o bom dia, depois dos intervalos, para as atividades)

A segunda tática e para hoje: SORRIR- um cristão está sempre alegre. A felicidade de um cristão é uma

bênção para os outros. Por isso usa muito esta tática.

Desperta/ Reflexão

Então qual é a tática da semana? E qual é a tática de hoje? No fim da semana vamos fazer uma avaliação para ver quem conseguiu viver estas táticas.

Deixa-te Iluminar/Oração

Hoje o texto do Evangelho fala-nos em ajudarmos quem precisa e vou ler para vós a oração do livrinho «Rezar a Quaresma»- Oração página 13.

(2)

O TAMANHO DE DEUS

Bom dia

. Então estão recordados da tática desta semana? SEMANA SEM ATRASOS.

Esta tática é boa para sermos mais responsáveis.

Hoje trago-vos uma pequena história de alguém que gostava de saber o tamanho de Deus. O tempo da quaresma é um tempo em que somos convidados a olhar para o nosso coração, a aproximarmo-nos de Deus, de Jesus, a mudar o que nos afasta do verdadeiro bem e dos outros. Diz-nos assim a história:

Texto

O Martim perguntou ao pai: - Pia, qual o tamanho de Deus?

O pai gostou da pergunta, mas ficou um pouco inquieto. Como poderia responder de modo a transmitir a verdade, garantindo que ele entendesse? Nesse momento o pai reparou que, ao longe, estava a passar um barco e perguntou ao filho:

- Que tamanho tem aquele barco? O Martim disse:

- Pequeno, muito pequeno, quase não dá para ver.

Houve um breve silêncio. Sem mais explicações, o pai levou-o a um porto e perto de um barco perguntou: - E agora, qual o tamanho deste barco?

O menino, estupefacto, respondeu: - Caramba, pai, este é enorme! E o pai continuou:

- Assim é Deus na tua vida. O tamanho vai depender da distância a que estiveres d'Ele. Quanto mais perto estás d'Ele, maior Ele será na tua vida!

Desperta/ Reflexão

Há tanta coisa que podemos fazer para nos aproximar de Deus, e não falamos só em rezar ou ir à missa: podemos estar com amigos, visitar alguém doente, aconselhar, perdoar quem nos ofende, … tanta coisa que, se for feita com o coração, leva-nos a ser mais felizes.

E hoje damos-te a segunda tática para te aproximares de Deus e dos outros: AGRADECER. Receber tudo como um presente e agradecer sempre. Dizer OBRIGADO.

(3)

ASAS PARA VOAR- NUNCA DESISTIR

Bom dia.

Espero que se encontrem bem. Hoje começamos com um vídeo que vai muito de encontro à nossa caminhada da quaresma com as suas táticas. Ainda se recordam qual a tática da semana? SEM ATRASOS.

Vamos ver o vídeo e depois dialogamos.

Texto / Vídeo

https://youtu.be/UUlaseGrkLc

Desperta/ Reflexão

A pequena menina não queria por nada atrasar-se para a competição. Ainda bem que encontrou alguém que a ajudou a recuperar o seu pequeno avião. Foi difícil não foi arranjá-lo, mas desistiram? Claro que não. Neste tempo da quaresma Jesus também nos diz que não devemos desistir de fazer o bem e o que é

melhor para nós, apesar das dificuldades.

A tática de hoje é: LEMBRAR. Recordar aos outros que gostamos deles. E nos momentos de dificuldade e de alegria manifestamos isso com um abraço, uma brincadeira, uma ajuda, uma palavra amiga. Hoje vamos pôr esta tática em prática e sem medo. Todos precisamos de ouvir uma boa palavra.

Deixa-te Iluminar/Oração

Hoje rezamos as duas primeiras frases do livrinho «Rezar a Quaresma» pág. 17 (as três primeiras linhas.

(4)

A COR ROXA DA QUARESMA

Bom dia.

Um dos sinais visíveis da Quaresma é a cor roxa. Podemos encontra-la nas vestes dos sacerdotes na missa e em algumas decorações das igrejas durante este tempo importante. Vamos perceber hoje o seu significado.

Texto

Na simbologia das cores, a cor roxa está associada à espiritualidade. Ao contrário de outras cores mais vivas como o vermelho ou o amarelo, o roxo é uma cor mais escura, calma, misteriosa ou mística. No Cristianismo, durante a Quaresma e o Advento, os sacerdotes vestem os paramentos (nome que se dá às vestes que os padres usam) de cor roxa. Isso significa que é um tempo forte de interiorização, de preparação para uma festa importante.

Façamos a seguinte comparação: imaginem alguém que trabalha no campo todos os dias. Que tipo de roupa usará para remexer a terra? Vai usar roupas novas e claras? Provavelmente não, porque vai sujá-las ou estragá-las. Certamente escolherá roupas velhas e escuras, para que possa sujar-se à vontade. Comparando com os paramentos dos sacerdotes na Quaresma, podemos pensar que eles vão trabalhar o nosso coração, como alguém que trabalha a terra. É como se o nosso coração fosse um terreno em que o sacerdote está a cavar e semear nele a Palavra de Deus, para que dê fruto abundante.

A tática de hoje, não tem a ver com a cor roxa, mas leva-nos a fazer algo que às vezes pode-nos custar: CUMPRIMENTAR- e cumprimentar com alegria as pessoas que passam ao teu lado. Dizer bom dia, boa tarde, olá… não custa nada e dá felicidade.

Deixa-te Iluminar/Oração

E por falar em Palavra de Deus e em cumprimentar, temos pra ti um momento muito especial. Durante este tempo da quaresma, todas as 5ª feiras haverá adoração na capela da escola, das 16h00 às 17h00. É um momento de oração diferente; estará lá alguém para te ajudar, mas não será para brincares, entrar e sair. Será para fazeres a tua oração, falares com Jesus sem incomodar ninguém. Será um momento aberto para pais, professores, funcionários, alunos, irmãs que queiram lá ir rezar. Por isso, é preciso silêncio.

(5)

PEQUENAS COISAS

Bom dia

. Estamos a chegar ao final da semana. Foste convidado a viver uma semana a ser pontual, a não

chegares atrasado. Será que foste capaz de fazer isso? São pequenas coisas que vale a pena apostar. Uma pequena história diz-nos isso mesmo:

Texto

Um jovem estudante tinha grandes desejos em fazer coisas boas pelo bem das pessoas, queria colaborar na construção da paz mundial. Com estes desejos e propósitos, apresentou-se um dia no gabinete do seu professor e disse-lhe:

- O que devo fazer para conseguir a paz em todo o mundo?

O professor olhou para o jovem estudante e respondeu com docilidade e um sorriso: - Quando saíres procura não fazer barulho ao fechares a porta.

Desperta/ Reflexão

Uma pequena história para dizer que se queremos fazer e chegar às coisas grandes temos de começar a fazer bem as pequeninas coisas que às vezes não damos importância, como fechar bem uma porta, não entrar a correr numa sala, não gritar, arrumar a mesa, a cadeira… até escutar um amigo, uma amiga. Esta é a tática de hoje: ESCUTAR. Escutar o outro com atenção.

Deixa-te Iluminar/Oração

Hoje rezamos a oração da pág 21 do livro «Rezar a quaresma».

Referências

Documentos relacionados

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

Visando a este cenário, o Ministério da Saúde criou o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), regulamentado pela Portaria Interministerial

15.6 - Os pedidos de esclarecimentos referentes a este processo licitatório deverão ser enviados ao pregoeiro, até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da

Diferentemente do prazo fixado para pagamento dos precató- rios, as RPVs são depositadas pelos Tribunais Regionais Federais nos bancos ofi- ciais, mensalmente, obedecido o prazo de

Em nosso espaço de coworking, localizado no Brooklin, você encontrá uma variedade de pensadores inovadores, focados em seus trabalhos e em metas para alcançar o sucesso.. Com

Todos os dados coletados serão excluídos de nossos servidores quando você assim requisitar ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para oferecermos

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Assim, com o aprofundamento e a apreciação das perspectivas educacionais, esta estratégia não apenas vai contribuir para uma estruturação inter-pessoal