• Nenhum resultado encontrado

Manual do Gestor das Salas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Gestor das Salas"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia da

Universidade do Porto

Licenciatura Informática e Computação

Laboratório de Informática Avançada

Automatização de Horários

Manual do Gestor das Salas

João Braga

http://www.fe.up.pt/~ei97027/lia.html

ei97027@fe.up.pt

Teresa Ribeiro

http://www.fe.up.pt/~ei97013/lia.html

ei97013@fe.up.pt

P o r t o , 2 5 d e M a i o 2 0 0 1

(2)

Índice

Configurações Iniciais ... 1

Autorização de Acessos ... 2

Registo Anterior - Botão ... 3

Apagar Registo - Botão ... 4

Guardar Registo - Botão ... 4

Novo Registo - Botão ... 5

Próximo Registo – Botão ... 7

Selecção de Critério – Botão ... 8

Alteração da Password – Botão ... 10

Visualização do Horário – Botão ... 13

Gestão das Distâncias – Botão ... 15

(3)

Configurações Iniciais

Este Manual destina-se ao Gestor das Salas, que tem a seu cargo gerir os dados associados às Salas, assim como gerir o seu próprio Agente.

Relativamente à Gestão do seu próprio Agente, compete-lhe garantir que ele é posto a correr, de tal modo que o próprio possa efectuar a gestão dos seus próprios dados, esteja disponível para eventuais Negociações e para que também possa possibilitar a consulta dos dados a qualquer Cibernauta.

Antes de executar o comando que lhe permite aceder ao sistema de que é responsável, torna-se necessário que indique, no ficheiro Config.txt, que se encontra no mesmo directório com os ficheiros do código desenvolvido e dos ficheiros previamente compilados, o endereço IP do computador em que vai pôr a correr o seu sub-sistema.

Para tal, deverá substituir o endereço IP que se encontra na linha 10 do referido ficheiro, a seguir à primeira vírgula, pelo endereço IP do computador em que o sistema vai correr, como por exemplo, o endereço 169.254.37.65, devendo esse mesmo valor ser colocado na mesma posição na linha 12.

Em alternativa, poderá colocar nos dois locais acima referidos o nome do computador em que se encontra, em vez do endereço IP.

Deverá abrir uma janela de MS-DOS e colocar-se na directoria onde está instalado o JATLite (por exemplo, c:\aulas00_01\lia\jatlite) e executar a seguinte sequência de comandos:

set classpath=.;c:\aulas00_01\lia\jatlite

java RouterLayer.Router.RouterAction RouterLayer\Resource\routerscript

Em seguida, abra outra janela do MS-DOS e coloque-se na directoria que lhe foi entregue com o código desenvolvido e compilado. Execute então o comando:

set classpath=.;c:\aulas00_01\lia\jatlite

Caso o utilizador apenas pretenda deixar o programa à escuta de pedidos (quer de Negociação quer de disponibilização de informação), sem pretender efectuar a Gestão dos Dados relativos às Salas, deverá executar o comando:

java SalaR 1

Quando pretender dar por terminada esta funcionalidade deverá simplesmente executar o comando CTRL+C.

Caso o utilizador pretenda efectuar a Gestão dos Dados das Salas, deverá executar o comando que lhe permite aceder ao sistema de que é responsável. Para tal, execute o comando:

java SalaR

Ao executar este último comando, surgirá uma janela como a da Figura 1, que permite validar ou não o acesso ao sistema em questão.

(4)

Autorização de Acessos

Figura 1: Janela que permite controlar os acessos a este sistema

O login que este utilizador deverá utilizar é salas e a password que está inicialmente definida é salas.

Ø

Clicar neste botão na janela da Figura 1, equivale à intenção do utilizador de não pretender desempenhar as suas funções de Gestor e, como tal, não ter acesso às interfaces que o possibilitam.

Sendo assim, esta janela é fechada, tendo acção equivalente o botão com aspecto idêntico no canto superior direito da janela.

Ø

Ao clicar neste botão na janela da Figura 1, o login e a password introduzidos pelo utilizador são validados.

Se o login ou a password introduzidos não coincidirem com os que estão associados a este utilizador, aparece uma mensagem de erro, tal como se representa na Figura 2.

(5)

Caso o login e a password estejam correctos, o acesso a este sistema é autorizado ao utilizador, aparecendo uma janela como a que se representa na Figura 3.

Figura 3: Janela a partir da qual o utilizador pode efectuar a Gestão das Salas

Tal como se pode verificar, os únicos dados relativos às Salas que o utilizador pode manipular são: o seu nome, o seu tipo, a sua capacidade, a cor do quadro, e o seu telefone/extensão.

Relativamente ao tipo da Sala, o utilizador apenas pode seleccionar um valor do conjunto de possibilidades que lhe são dadas, assim como para a cor do quadro.

Quanto ao telefone/extensão, caso ele exista, deverá ser colocado o seu número; caso contrário, deverá ser colocado o texto “Não Tem” tal como se pode verificar a partir da Janela da Figura 3.

Tal como se verá quando nos referirmos ao botão o utilizador

também pode efectuar a gestão das distâncias (em minutos), que demora a deslocação de uma sala de origem para as restantes (eventuais salas de destino).

Vejamos então qual a funcionalidade de cada um dos botões presentes na Janela da Figura 3.

Registo Anterior - Botão

Este botão permite ao utilizador passar para o registo imediatamente anterior àquele em que se encontra.

Caso o registo actual seja o primeiro, quando o utilizador clicar neste botão, o registo que irá visualizar será o último existente, de modo que possa continuar a sua navegação pelos registos existentes utilizando este botão. No entanto, antes de se passar para o último registo, aparecerá uma mensagem que alerta o utilizador para esse facto, podendo este prosseguir a sua navegação como pretender.

(6)

Figura 4: Janela que avisa o utilizar de que vai passar para o último registo

Apagar Registo - Botão

Ao clicar neste botão, o utilizador vai apagar o registo da Sala que está a visualizar.

Uma vez que o registo da Sala é apagado, também é implicitamente eliminado o seu horário, assim como todas as distâncias que estavam configuradas, tendo por base esta sala de origem. Além disso, a Sala em questão também deixará de constar da configuração das distâncias das outras Salas, como Sala de destino.

Para ter a certeza de que o registo foi efectivamente apagado, é mostrada uma mensagem que confirma a eliminação do registo, tal como se representa na Figura 5.

Figura 5: Janela que confirma que o registo foi eliminado

Em seguida, o utilizador passará a visualizar o registo imediatamente anterior àquele que foi eliminado.

Guardar Registo - Botão

Ao clicar neste botão, o utilizador está a guardar as alterações efectuadas ao registo actual.

Caso se trate de guardar alterações efectuadas ao registo actual, verifica-se se estas são válidas e, se tal acontecer, a mensagem que surge é a que se representa na Figura 6.

(7)

Essas validações coincidem com as que são efectuadas para a introdução de um novo registo e, como tal, serão analisadas no ponto seguinte.

Figura 6: Janela que indica que a alteração aos dados foi efectuada

Novo Registo - Botão

Ao clicar neste botão, o utilizador está a pretender introduzir um novo registo referente a uma Sala, aparecendo uma janela como a que se representa na Figura 7.

Figura 7: Janela com os campos preparados para a introdução do novo registo

Tal como se pode verificar, o campo relativo ao nome, à capacidade e ao telefone/extensão estão limpos, de tal modo que o utilizador possa simplesmente introduzir a nova informação pretendida. Relativamente ao tipo da Sala, assim como à cor do quadro, uma vez que os valores possíveis para estes campos já estão predefinidos, o utilizador apenas necessita de seleccionar o valor pretendido para a nova sala que vai inserir.

(8)

Para que o novo registo seja inserido, torna-se necessário clicar no botão referido no ponto anterior, sendo então efectuadas as validações que aí foram referenciadas.

As mensagens de erro aqui contempladas são as seguintes:

Não introduziu o nome!

Esta mensagem será visualizada pelo utilizador caso não tenha introduzido o nome da Sala que pretende inserir.

Não introduziu a capacidade!

Esta mensagem será visualizada pelo utilizador caso não tenha introduzido a capacidade da Sala.

A capacidade tem de ser um número!

Esta mensagem será visualizada pelo utilizador caso tenha introduzido um valor para a capacidade da Sala que não seja um número.

A capacidade tem de ser maior do que zero!

Esta mensagem será visualizada pelo utilizador caso tenha introduzido um valor para a capacidade da Sala que não seja positivo.

Não introduziu o telefone/extensão!

Esta mensagem será visualizada pelo utilizador caso não tenha introduzido o telefone/extensão da Sala em questão.

Tal como já foi referido anteriormente, se a Sala não tiver telefone/extensão, deverá ser colocado neste campo o valor “Não Tem”.

Se o telefone/extensão existe tem de ser um número!

Esta mensagem será visualizada pelo utilizador caso a Sala tenha telefone/extensão e o valor introduzido não seja numérico.

Se o telefone/extensão existe tem de ser um número!

Esta mensagem será visualizada pelo utilizador caso a Sala tenha telefone/extensão e o valor introduzido não seja numérico.

O telefone não pode ser negativo!

Esta mensagem será visualizada pelo utilizador caso o número introduzido para o telefone/extensão seja um número menor do que zero.

(9)

O Nome já está atribuído!

Esta mensagem será visualizada pelo utilizador caso tenha introduzido um nome para a Sala que já existe.

A título de exemplo podemos visualizar uma janela que informa o utilizador do primeiro erro aqui apontado, tal como se representa na Figura7.

Figura 7: Janela que indica o motivo pelo qual não é possível inserir o novo registo

Caso o novo registo seja introduzido, será mostrada ao utilizador uma mensagem indicativa disso mesmo, tal como se representa na Figura 8.

Figura 8: Janela que confirma a introdução do novo registo

Próximo Registo – Botão

Este botão permite ao utilizador passar para o registo imediatamente a seguir àquele em que se encontra.

Analogamente ao que foi referido anteriormente no botão que permite passar para o registo imediatamente anterior, se o utilizador se encontrar no último registo quando clicar neste botão, ser-lhe-á mostrada uma mensagem como a que se ilustra na Figura 9, informando-o de que a sua navegação vai ser retomada a partir do primeiro registo.

(10)

Figura 9: Janela que avisa o utilizar de que vai passar para o primeiro registo

Selecção de Critério – Botão

Ao clicar neste botão, o utilizador tem a possibilidade de seleccionar na janela que se representa na Figura 10 o critério que pretende utilizar para efectuar a sua navegação.

Figura 10: Janela que permite ao utilizador seleccionar o filtro que pretende usar Tal como se pode verificar, o utilizador pode introduzir um conjunto de condições (uma para cada campo), as quais serão respeitadas na navegação, caso existam registos que cumpram essas mesmas condições.

Caso o utilizador mantenha os campos exactamente como se representa

na Figura 10, ao clicar no botão , uma vez que não foi introduzido

nenhum filtro para navegação, isso será equivalente a se ter clicado no botão ou no do canto superior direito da janela cujo aspecto também é idêntico. Perante esta situação, a janela da Figura 10 será fechada, regressando-se à janela da Figura 3 onde, tal como já foi referido, a navegação se continuará a processar sem estar sujeita a nenhuma condição.

Caso o utilizador tenha introduzido algum filtro, como por exemplo, apenas pretender visualizar os registos de Salas do tipo Computadores, tal

como se representa na Figura 11, ao clicar no botão , a janela da

(11)

existe nenhum registo que verifique as condições impostas ou existe um ou mais registos que verificam as condições impostas.

É de notar que se o utilizador não introduzir nenhum valor para o nome ou para a capacidade ou para o telefone/extensão da Sala, estes campos podem tomar quaisquer valores. Além disso, se o valor seleccionado para o tipo ou para a cor do quadro corresponder à opção “-“, isso equivale a que estes campos possam tomar quaisquer valores.

É também de referir que, se o utilizador pretender introduzir um valor para a capacidade, caso existam Salas que verifiquem o filtro pretendido, as suas capacidades serão pelo menos iguais à pretendida pelo utilizador (pois subentende-se que, se se pretender obter uma Sala que possa suportar X pessoas, se se der como solução uma Sala que ainda tem maior capacidade ela serve para realizar os objectivos do utilizador).

Figura 11: Janela que mostra o filtro seleccionado pelo utilizador

Caso se verifique a primeira possibilidade, aparecerá uma mensagem que indica ao utilizador que a navegação vai prosseguir a partir do primeiro registo (uma vez que nenhum registo verificou as condições impostas), tal como está representado na Figura 9, seguindo-se uma outra mensagem que indica que não existe nenhum registo que verifique a condição, tal como se representa na Figura 12.

(12)

Caso se verifique a segunda possibilidade, a janela representada anteriormente na Figura 3 aparece ligeiramente modificada, tal como se pode verificar na Figura 13, em que o botão que permite aceder à janela onde se escolhe o filtro que se pretende utilizar (Figura 10), indica que existe um filtro activo e, por este motivo, as navegações efectuadas respeitam as condições impostas.

Figura 13: Janela em cuja navegação respeita um determinado filtro

Tal como se pode verificar, este é o registo imediatamente a seguir ao que se visualizava na janela da Figura 3 e que respeita o filtro escolhido na janela da Figura 11.

É de salientar que enquanto o botão de filtro estiver activo, os botões que permitem ir para o registo imediatamente anterior e a seguir, respeitam a condição imposta pelo filtro.

Quando o botão for desactivado, a navegação é retomada a partir do registo actual, independentemente de qualquer condição de navegação imposta.

Alteração da Password – Botão

Ao clicar neste botão na janela da Figura 3, aparece uma janela que permite ao utilizador alterar a sua password, tal como se representa na Figura 14.

(13)

Figura 14: Janela que permite alterar a password do Gestor das Salas

Tal como se pode verificar, o utilizador deverá começar por introduzir a sua password antiga, devendo em seguida indicar qual a nova password que pretende passar a utilizar, assim como a sua confirmação.

Ø Botão

Se clicar neste botão na janela da Figura 14, é efectuada a validação para a alteração da password.

Se esta operação de validação detectar algum erro, este será reportado ao utilizador, sendo que a mensagem enviada apenas fará referência ao primeiro erro detectado. As mensagens de erro aqui contempladas são as seguintes:

Não introduziu a password antiga!

Esta é mensagem será visualizada pelo utilizador, caso não tenha introduzido no primeiro campo a sua password antiga.

A password antiga está incorrecta!

Esta é mensagem será visualizada pelo utilizador, caso a password antiga que introduziu não coincida com a password que efectivamente utilizava até ao momento em que decidiu efectuar a sua alteração.

Não introduziu a password nova!

Esta é mensagem será visualizada pelo utilizador, caso não tenha introduzido no segundo campo a nova password que pretende passar a utilizar.

(14)

Não introduziu a confirmação da password nova!

Esta é mensagem será visualizada pelo utilizador, caso não tenha introduzido no terceiro campo a confirmação para a nova password que pretende passar a utilizar.

A confirmação não coincide com a password nova!

Esta é mensagem será visualizada pelo utilizador, caso a password introduzida no terceiro campo não coincida com a password introduzida no segundo campo.

A título de exemplo, podemos apresentar a janela de erro que aparecerá se, por exemplo, for reportada a primeira mensagem acima referida, tal como se representa na Figura 15.

Figura 15: Exemplo de uma Janela de Erro associada à Alteração da Password

Caso o utilizador tenha introduzido a password antiga correctamente, assim como a password nova e a sua confirmação, sendo estas duas últimas iguais, a sua password é alterada para aquela que introduziu, sendo a janela da Figura 14 fechada, regressando o utilizador à janela da Figura 3.

Ø Botão

Se clicar neste botão na janela da Figura 14, significa que não pretende alterar a sua password, mantendo-se esta com o valor que vinha sendo usado pelo utilizador. A janela da Figura 14 é então fechada, regressando o utilizador à janela da Figura 3.

Igual acção tem o botão com aspecto idêntico no canto superior direito da janela.

(15)

Visualização do Horário – Botão

Ao clicar neste botão na janela da Figura 3, aparece uma janela que mostra ao utilizador o horário actual da Sala cuja informação está a ser visualizada, tal como se representa na Figura 16.

Figura 16: Janela que mostra o Horário da Sala B006

Tal como se pode verificar, cada rectângulo amarelo representa uma aula que tem lugar na Sala B006, estando indicado em cada um deles a sigla da Disciplina, se se trata de uma aula teórica (T) ou prática (P) e a sigla do Professor que lecciona essa Disciplina.

Se se der um duplo clique no rectângulo correspondente à aula de Sexta às 8:00, aparece uma Janela como a que se representa na Figura 17 que, tal como se pode verificar, fornece a informação detalhada do que está visível a partir da grelha do horário.

(16)

Figura 17: Janela com os pormenores de uma aula

Tal como se pode verificar, a Janela da Figura 17 mostra o nome da Disciplina (enquanto que no Horário só é possível ver a sua sigla), o nome do Professor que lecciona a aula em questão (enquanto que no Horário só é possível ver a sua sigla), as Turmas que estão envolvidas nessa mesma aula (informação que não é visível a partir do Horário), assim como o tipo da aula (por extenso e não por uma única letra que o simboliza).

Ø Fechar Janela - Botão

Ao clicar neste botão na Janela da Figura 17, o utilizador fecha a janela em questão, regressando à janela da Figura 16.

A mesma funcionalidade tem o botão do canto superior direito desta mesma janela.

Ø Fechar Janela - Botão

Ao clicar neste botão na Janela da Figura 16, o utilizador fecha a janela em questão, regressando à janela da Figura 3.

A mesma funcionalidade tem o botão do canto superior direito desta mesma janela.

(17)

Gestão das Distâncias – Botão

Ao clicar neste botão na janela da Figura 3, aparece uma janela que permite ao utilizador efectuar a gestão da distância (em tempo) da sala que está a visualizar num determinado instante até cada uma das restantes salas existentes , tal como se representa na Figura 18.

Figura 18: Janela que permite configurar as distâncias a partir de uma sala de origem

Tal como se pode verificar, as distâncias que podem ser configuradas a partir desta janela são as que têm como ponto de partida a sala B006 (que pelo facto de não se poder alterar está destacada de modo diferente).

Na caixa com os tempos de deslocação, encontram-se tempo entre 30 segundos e 10 minutos, com incrementos de 30 minutos entre o anterior e o próximo.

Neste caso, todas as salas possíveis de destino a partir da Sala B006 requerem um tempo de deslocação de 5 minutos.

Tal como poderá ser comprovado através da manipulação desta Janela, sempre que o utilizador seleccionar um determinado valor para o tempo de deslocação, automaticamente aparecerão seleccionadas todas as salas de destino que se encontram a essa distância.

Convém também referir que, se o utilizador pretender alterar o tempo de deslocação para uma determinada sala de destino, se essa sala de destino já tiver definido um outro tempo de deslocação, este é automaticamente alterado, passando a valer o novo valor introduzido.

(18)

Ø Gravar Alterações - Botão

Ao clicar neste botão na Janela da Figura 18, o utilizador vai guardar as alterações efectuadas relativamente aos tempos de deslocação a partir da Sala de origem em questão.

Para que o utilizador possa obter a confirmação de que as alterações efectuadas foram efectivamente guardadas, aparece uma mensagem como a que se representa na Figura 19.

Figura 19: Janela que confirma a alteração dos dados

Ø Fechar Janela - Botão

Ao clicar neste botão na Janela da Figura 18, o utilizador fecha a janela em questão, regressando à janela da Figura 3.

A mesma funcionalidade tem o botão do canto superior direito desta mesma janela.

Terminar Gestão das Salas – Botão

Ao clicar neste botão o utilizador fecha a janela da Figura 3, dando por terminada a sua tarefa de Gestor das Salas. O mesmo sucede se se clicar no botão do canto superior direito da janela da Figura 3.

Referências

Documentos relacionados

4.º – «comunhão a todos os níveis», cons- truir uma história de amor que cresce pela co- munhão, não só de ideais e valores, mas onde todos os bens, sejam materiais,

Nesse cenário as despesas com alimentação foram os reais, o que muda nessa simulação é a fonte de renda, que vem da venda dos animais para frigorífico e não para o

Diabetes is a chronic progressive metabolic disease characterized by hyperglycemia due mainly to absolute insulin insufficiency (type 1 diabetes) or relative

• São chamadas RMAVs - Redes Metropolitanas de Alta Velocidade • Entende-se por rede metropolitana de alta velocidade uma estrutura de. rede de computadores que, tipicamente,

C - No caso de diagnóstico de hiperplasia ductal atípica em uma biópsia percutânea, é indicada a ressecção cirúrgica de lesão pelo risco de subestimação

CEP 05445-040, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (“CNPJ/MF”) sob o nº 12.139.922/0001-63, com seu Estatuto Social registrado na

En France, PSA 2 veut aussi donner plus d’autonomie aux véhicules pour plus de sécurité et plus de confort, notamment dans les bouchons.. Les travaux du constructeur

The multiple impacts of soybean expansion on biodiversity and other development considerations ha ve several implications for policy: (1) protected areas need to