• Nenhum resultado encontrado

Análise de um caso de chuva intensa sobre Pernambuco (PE) e Paraíba (PB) ocorrido entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2009.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise de um caso de chuva intensa sobre Pernambuco (PE) e Paraíba (PB) ocorrido entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2009."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Análise de um caso de chuva intensa sobre Pernambuco (PE) e Paraíba (PB) ocorrido entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2009.

Entre os dias 21 e 23 de fevereiro forte instabilidade atingiu áreas do leste da Região Nordeste entre os Estados do Rio Grande do Norte (RN) e de Pernambuco (PE). Este padrão de instabilidade provocou chuva forte e acumulado significativo em algumas localidades destes Estados causando transtornos e prejuízos à população e foi favorecido pela forte convergência de umidade associada ao fluxo de leste/nordeste bastante intenso, pelas altas temperaturas e pela presença de um cavado na alta e média troposfera cujo eixo atuava sobre esta parte do Brasil. As ferramentas, utilizadas pelo Grupo de Previsão de Tempo (GPT) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), reunem diversas variáveis meteorológicas como forma de sintetizar em poucas cartas e de forma rápida e eficiente a condição atmosférica mais adversa para um ambiente operacional que necessita, dentro de suas atividades, tomar decisões em curto espaço de tempo para atender clientes e população. Estas ferramentas auxiliaram ao GPT realizar, após uma análise minunciosa da condição atual da atmosfera, um prognóstico mais detalhado e com elevado grau de confiabilidade para a região em questão, possibilitando o envio de alertas, com, pelo menos, 48 horas de antecedência, às entidades que trabalham na mitigação dos efeitos causados por condição de tempo severo.

Análise

Nas cartas que serão mostradas a seguir pode-se notar uma atmosfera bastante instável, com condição de muita nebulosidade, chuva e com potencial elevado para a ocorrência de tempo severo em parte do Nordeste do Brasil. Na carta de altitude (Figura 01) observa-se no leste da Região Nordeste entre o litoral norte de AL ao litoral norte do RN uma área de forte difluência que está sendo favorecida pela presença de um padrão ciclônico de circulação cujo núcleo pode ser notado sobre o Atlântico a leste do extremo sul da BA. Esta difluência provoca divergência que induz a convecção na camada mais baixa da troposfera fazendo com que as nuvens tenham maior desenvolvimento vertical.

Figura 01 – Análise de linha de corrente, jato e divergência no nível de 250 hPa em às 12z.

(2)

No campo de 500 hPa (Figura 02) percebe-se candição favorável ao levantamento indicada por significativos valores de ômega, principalmente entre AL e PB. Na mesma figura, nota-se a presença de um cavado invertido com eixo estendendo-se desde o nordeste da BA, oeste de SE, PE, PB, RN estendendo-seguindo em direção ao Atlântico Norte. Este padrão indicava uma atmosfera bastante instável sobre o leste da Região Nordeste do Brasil.

Na Figura 03, nota-se que os valores de temperatura do ar (T) variam entre 24 e 28C em grande parte do leste da Região Nordeste, no mesmo instante, percebem-se, neste horário, valores de temperaturas do ponto de orvalho (Td) na casa dos 20 a 24C em grande parte desta área, chegando a 32 em algumas localidades. Este comportamento indica um forte padrão termodinâmico atuando sobre a região.

Figura 02 – Análise de linha de corrente, ômega e temperatura no nível de 250 hPa em às 12z.

Figura 03 – Análise de PNMM, temperatura no nível de 1000 hPa em às 12z.

(3)

Na figura 04, nota-se um escoamento de leste/nordeste sobre o litoral norte e leste da Região Nordeste. Este padrão de vento contribui para a advecção de umidade e massa alimentando, desta forma, a instabilidade sobre a área em estudo. Embebidos neste escoamento de leste notam-se cavados que auliliam o levantamento neste nível, contribuindo para a atividade convectiva sobre algumas áreas do norte e do leste desta Região contribuindo de forma significativa para os valores de água precipitável também observados sobre estas áreas.

Nos campos de análise descritos acima verificava-se forte condição para instabilidade associada ao alto teor de umidade, calor, cavados ao longo do perfil atmosférico, que reforçavam o levantamento e favoreciam a difluência. Todo este comportamento indicava forte potencial para a ocorrência de tempo severo sobre parte da Região Nordeste, em especial nas áreas próximas ao oceano. A partir desta condição observada, buscou-se nos modelos numéricos de previsão de tempo a persistência destas condições e/ou novos indícios pelos quais o meteorologista previsor prognosticasse com maior confiabilidade a chance de chuva forte sobre estas áreas, neste caso, foram utilizados mapas elaborados pelo GPT que associam diversas variáveis meteorológicas no intúito de otimizar e agilizar a tomada de decisão dos profissionais que trabalham na área operacional, afim de elaborar um prognóstico com maior grau de confiabilidade e de forma bastante rápida e antecipada às instituições que trabalham na mitigação dos efeitos causados por sistemas meteorológicos que provocam condição de tempo severa sobre o país. Por isso, observa-se nas Figuras 05A a 05F os mapas previstos pelo modelo GFS.

Nota-se no mapa 05A alto teor de umidadena camada média e baixa da troposfera. Este padrão é favorecido pelo fluxo de leste observado pelos vetores de vento tanto no litoral leste como no litoral norte da Região Nordeste do Brasil. O Mapa 05B observa-se índice K superior a 30 e Total Totals acima de 45. Nota-se também vento superior a 10 m/s na camada de 8250 hPa. Este padrão indica uma forte advecção de umidade e massa para a área em estudo e mostra também índices elevados indicando uma atmosfera com potencial para atividade convectiva significativa em parte desta Região. No mapa 05C observa-se que o modelo de previsão ainda mostra condição para chuva indicada, neste caso, pelos valores significativos de ômega inferiores a -2, pelos

Figura 04 – Análise de PNMM, APrec e LC em 850 hPa em às 12z.

(4)

valores de umidade acima de 60% na camada 1000/850 hPa. O modelo também indica, nesta carta, a permanência do cavado invertido, embebido no fludo de leste em 500 hPa, com eixo entre o RN e o nordeste da BA. No Mapa 05D mostra-se valores de K > 30, Total Totals superiores a 45, ômega abaixo de -2, além de umidade acima de 60% na camada 1000/850 hPa e na camada 850/700/500 hPa e divergência significativa na alta troposfera (250 hPa). As informações contidas neste mapa indicam forte instabilidade com chance para chuva forte, com descargas elétricas e rajadas de vento. Ventos de leste superiores a 6 m/s em 850 hPa e umidade superior a 60% na camada 1000/850 hPa também podem ser observado no mapa de previsão 5E. Forte condição para levantamento pode ser observada no mapa 5F. este levantamento é indicado pelos valores significativos de ômega (< -3), observado sobre o centro-leste da PB e de PE. Este padrão, associado as demais condições descritas anteriormente indica ao meteorologista uma condição para a ocorrência de tempo severo em algumas áreas do leste e do norte da região Nordeste.

Diante das análises feitas e do que foi prognosticado nos mapas de previsão, que já vinha sendo monitorado em dias anteriores, foi possível elaborar um prognóstico mais detalhado e com elevado grau de confiabiliade que proporcionou ao GPT a elaboração de um Aviso Meteorológico em que a área citada pode ser incluída. Este aviso foi elaborado e enviado, com cerca de 48 horas de antecedência, às instituições competentes, para auxiliá-los na tomada de decisão diante da enorme chance de chuvas intensas que poderiam causar transtornos e danos à população das áreas atingidas. O aviso meteorológico foi realmente confirmado com o registro de chuvas significativas acima dos 100 mm em Recife-PE e em João Pessoa-PB durante estes dias. Em outras áreas foram registradas chuvas significativas, porém, abaixo de 100 mm, como em Ceará Mirin-RN e Acaraú-CE. Estas chuvas tiveram impactos significativos à população destas áreas.

Figura 05 – Análise de PNMM, APrec e LC em 850 hPa em às 12z.

A B C

E

(5)

Diante de todo o exposto, infere-se dizer que, diante de um amplo e detalhado estudo da condição sinótica observada e a boa análise das ferramentas operacionais que utilizam informações previstas pelos modelos numéricos de previsão de tempo e que permitam, ao meteorologista previsor, identificar uma situação mais crítica com certa rapidez, pode-se buscar outras informações adicionais que possibilitem a identificação de áreas sujeitas a condição de tempo severo com certo grau de confiabilidade, o que permitirá adiantar informações que auxiliem a tomada de decisão por parte das instituições que trabalham no intuito de mitigar os transtornos e danos que a condição de tempo severo poderá causar à população.

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator