• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa

6º Ano do Mestrado Integrado em Medicina

Ano lectivo de 2014/2015

Bruna Raquel Maciel Meira, N.º Aluno 2009136

(2)

2

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136 ÍNDICE

Página

Introdução 3

Descrição das Actividades

I. Pediatria 4

II. Ginecologia-Obstetrícia 4

III. Saúde Mental 5

IV. Medicina Geral e Familiar 5

V. Medicina Interna 6

VI. Cirurgia Geral 7

VII. Onco-Hematologia (Estágio Opcional) 8

VIII. Actividades Formativas 8

Reflexão Crítica 9

(3)

3

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136 INTRODUÇÃO

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) consiste num estágio profissionalizante, composto por seis estágios parcelares – Pediatria, Ginecologia-Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna e Cirurgia Geral –, uma unidade curricular (UC) opcional, no meu caso Onco-Hematologia e uma UC integradora. Este ano propõe-se a preparar o aluno para o ingresso na carreira médica através da integração dos ciclos básico, pré-clínico e clínico que constituem o MIM. Se durante os primeiros cinco anos de curso recebemos formação médica, sobretudo teórica e teórico-prática, complementada com alguns estágios, este ano é esperado um papel mais activo na abordagem e seguimento dos doentes, de modo a chegarmos o mais preparados possível ao futuro já tão próximo, como médicos confiantes, responsáveis e autónomos.

Os meus objectivos principais são a aquisição de competências, quer do ponto de vista médico, quer do ponto de vista humano, que me permitam crescer como profissional de saúde. Deste modo, estabeleço como objectivos: 1) Adquirir e consolidar conhecimento teórico científico, bem como de prática de gestos semiológicos. 2) Desenvolver aptidões como empatia, comunicação e técnicas de condução da entrevista clínica, indispensáveis para uma boa relação médico-doente. 3) Desenvolver a abordagem clínica centrada na pessoa com vista ao bem-estar físico e psicológico do doente, valorizando as suas preocupações e expectativas. 4) Adquirir capacidade de colocação e discussão de hipóteses de diagnóstico, com pedido ponderado e interpretação de exames complementares de diagnóstico (ECD’s), instituição de terapêutica e avaliação do prognóstico. 4) Saber referenciar correctamente um doente. 5) Integrar-me em enfermaria ou centro de saúde, compreendendo a sua dinâmica e rotina e aprendendo a trabalhar em equipa.

O presente relatório encontra-se estruturado em três secções: Introdução - onde é feita uma breve descrição inicial e se define os objectivos gerais do estágio do 6ºano; Actividades Desenvolvidas – onde se apresenta uma descrição sumária do percurso efectuado, incluindo

(4)

4

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

as actividades por mim desenvolvidas ao longo deste ano, não consignadas ao plano de estudos da Faculdade Ciências Médicas; e Reflexão Crítica de todo o trabalho realizado.

DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES

I. Pediatria

O estágio parcelar de Pediatria foi realizado no Hospital de D.ª Estefânia, de 15 de Setembro a 10 de Outubro de 2014, sob a tutela da Dra. Catarina Gouveia, no Serviço de Infecciologia. Participei nas actividades de enfermaria de infecciologia, consulta externa de infecciologia, serviço de urgência de pediatria médica e assisti à consulta externa de imunoalergologia. Pude realizar de forma autónoma notas de entrada, notas de alta e uma

história clínica de um caso de Gastroenterite aguda. Fez, também, parte do estágio, um

componente científico com reuniões clínicas, sessões clínicas, aulas teórico-práticas de imunoalergologia e participação no Seminário dos alunos de 6ºano com uma Comunicação Oral com o tema “Síndrome Rubéola Congénita”. Os objectivos definidos para este estágio passavam pelo reconhecimento das patologias mais frequentes em idade pediátrica e pela aquisição de competências na relação médico doente com as crianças e com os seus pais.

II. Ginecologia-Obstetrícia

O estágio parcelar de Ginecologia-Obstetrícia foi realizado no Hospital Beatriz Ângelo, de 13 de Outubro a 7 de Novembro de 2014, sob a tutela do Dr. José Reis. Participei nas várias actividades da área de Ginecologia – consulta externa de ginecologia, consulta de senologia, consulta multidisciplinar de oncologia ginecológica, ecografias, histeroscopias, colpocitologia e bloco operatório – e da área de Obstetrícia – consulta materno-fetal, consulta de diagnóstico pré-natal, sala de partos e cesarianas e enfermaria de obstetrícia, participando, também, um dia por semana no serviço de urgência. De destacar a realização autónoma de exame objectivo tanto obstétrico como ginecológico e participação como 2ª ajudante em duas intervenções cirúrgicas electivas. Assisti a reuniões clínicas de obstetrícia e ginecologia e no

(5)

5

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

final realizei uma comunicação oral com o tema “Classificação das Malformações Congénitas

Uterinas”. Os objectivos definidos para este estágio passavam pelo reconhecimento das

patologias mais frequentes na saúde da mulher, saber acompanhar uma grávida a nível de consultas, rastreios e ecografias, saber reconhecer os sinais de trabalho de parto e realizar autonomamente citologias.

III. Saúde Mental

O estágio parcelar de Saúde Mental foi realizado no Hospital Júlio de Matos – Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, de 10 de Novembro a 5 de Dezembro de 2014, sob a tutela da Dra. Filipa Moutinho. O estágio teve início com dois dias de seminários teóricos, ministrados pelo Professor Doutor Miguel Xavier. Nos restantes dias a maioria das manhãs de estágio decorreu na clínica 6, especializada no internamento de doentes psiquiátricos agudos com esquizofrenia e perturbação esquizoafectiva. O estágio decorreu, também, na estrutura comunitária de Sintra – CINTRA, onde assisti a consultas externas de psiquiatria. Tive, ainda, contacto com o serviço de urgênica no Hospital São José. Durante a minha passagem pelo internamento, realizei uma história clínica de um caso de Esquizofrenia e assisti, também, à Consulta Comunitária. Assisti a reuniões clínicas do serviço e sessões de formação para internos. Este estágio tinha como objectivos consolidar conhecimentos e capacidades de diagnóstico, aprendendo a identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los do funcionamento psicológico normal do individuo.

IV. Medicina Geral e Familiar

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar foi realizado de 9 a 19 de Dezembro de 2014 e de 5 a 16 de Janeiro de 2015. Optei por realizar o estágio rural na USF Lusitânia em Évora sob a tutela da Dra. Cristina Pereira. Durante o estágio, participei nas consultas de Adultos, hipertensos e diabéticos, Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Consultas de Inter-substituição, onde assumi uma atitude interventiva, e participei de forma activa e oportunamente na tomada de decisões e marchas diagnóstica e terapêutica, na

(6)

6

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

prescrição e renovação do receituário. Tive, ainda, oportunidade de realizar algumas consultas de forma autónoma e realizei várias citologias de rastreio. Realizei, também, uma revisão teórica da temática “Gestão de Conflitos”, juntamente com a Dra. Mónica Santos. No final do estágio realizei o “Diário de Exercício Orientado”, que foi objecto de avaliação oral. Destaco como objectivos para este estágio: reconhecer a importância da abordagem centrada na pessoa, reforçando o impacto das interacções biopsicossocio-culturais para a saúde do doente e da família; adquirir autonomia na abordagem das doenças mais prevalentes, como hipertensão arterial, diabetes e dislipidémia; adquirir competências na promoção da saúde e estilo de vida saudável e na correcta referenciação.

V. Medicina Interna

O estágio parcelar de Medicina Interna foi realizado na Unidade Funcional de Medicina Interna 4 do Hospital de Santa Marta, de 26 de Janeiro a 20 de Março de 2015, sob a tutela da Dra. Rita Barata Moura. A maior parte do estágio foi passada na enfermaria, onde pude observar doentes de forma autónoma, redigir diários clínicos e notas de alta, proceder ao pedido e interpretação de MCDT, comunicar com familiares e contactar com outras especialidades do hospital, com a equipa de enfermagem, assistente social e equipa de fisioterapia. Diariamente era-me atribuído um ou dois doentes, tendo participado no seguimento de um total de 21 doentes, sendo que um deles se tratou de um reinternamento. Cada doente era depois discutido com a equipa médica ao final da manhã, permitindo-me acompanhar de forma geral grande parte dos doentes da nossa equipa, contactar com um grande número de casos clínicos e, por outro lado, treinar a minha capacidade de sumarizar e apresentar informação clínica. A temática das consultas a que assisti era variada, nomeadamente consultas de Diabetologia, de Medicina Interna e de HTA e Dislipidémia. Semanalmente integrei a equipa do Serviço de Urgência, sendo que a minha actividade foi maioritariamente circunscrita ao balcão de medicina. Foi igualmente parte integrante do estágio, uma componente científica, com reuniões clínicas, sessões clínicas e seminários. Apresentei

(7)

7

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

oralmente umas das sessões clínicas do serviço com o tema “Abordagem ao doente com

síncope”. Os objectivos definidos para este estágio passavam por consolidar os conhecimentos

teóricos já abordados, adquirir as competências práticas e raciocínio clínico essenciais para um médico recém-formado e obter maior autonomia na observação do doente tanto na enfermaria como no serviço de urgência.

VI. Cirurgia Geral

O estágio parcelar de Cirurgia Geral foi realizado no Hospital Beatriz Ângelo, de 23 de Abril a 22 de Maio de 2015, dividindo-se numa primeira semana de aulas teóricas e teórico-práticas, 5 semanas na especialidade de cirurgia geral sob a tutela da Dra. Susana Ôuro, 1 semana de serviço de urgência e 2 semanas na especialidade opcional, no meu caso Unidade Cuidados Intensivos (UCI). Tive possibilidade de assistir e ajudar em diversas cirurgias, quer electivas quer de urgência, de acompanhar os doentes internados e assistir a consultas externas. Semanalmente participei na visita clínica do serviço e integrei a equipa de urgência externa. Tive ainda oportunidade de assistir à consulta multidisciplinar de oncologia. Optei pela opcional UCI, onde pude familiarizar-me com a monitorização e terapêutica intensiva de doentes com disfunções de órgãos, com o objectivo de suportar, prevenir e reverter falências com implicações vitais. No final do estágio participámos num mini-congresso de cirurgia com o intuito formativo e de avaliação e onde, juntamente com outras duas colegas, fiz uma exposição oral com o tema “Colite Ulcerosa – the great dictator”. Os meus objectivos específicos para o estágio de Cirurgia foram: alargar os meus conhecimentos quanto a procedimentos cirúrgicos e adquirir competências na limpeza e desinfecção de feridas cirúrgicas e técnicas de sutura.

VII. Onco-Hematologia (Estágio Opcional)

A UC opcional foi realizada no Serviço de Onco-hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, de 25 de Maio a 5 de Junho de 2015, sob a tutela da Dra. Maria Gomes da Silva. Escolhi Onco-hematologia visto ser uma especialidade pouco desenvolvida no curso

(8)

8

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

de Medicina e que tem uma aplicação prática muito abrangente desde crianças a idosos. Durante o 4º ano do MIM apenas cerca de 25% dos alunos puderam ter contacto prático com esta especialidade sendo que, no meu caso, não tive essa oportunidade e como tal, juntamente com o facto de ser uma área que gosto particularmente, optei por realizar o meu estágio opcional neste serviço. Os objectivos pessoais para este estágio passavam pelo conhecimento das actividades diárias de um hematologista e aprofundamento dos conhecimentos teóricos previamente adquiridos. Realizei actividades em enfermaria, consultas externas, consultas de decisão terapêutica de Linfomas e Mielomas Múltiplos, visita médica e sessões clínicas. Assisti a técnicas diagnósticas nomeadamente medulogramas e realizei uma história clínica de um

caso de Linfoma primário do mediastino.

VIII. Actividades Formativas

De modo a chegarmos o mais preparados possível ao futuro já tão próximo, como médicos confiantes, responsáveis e autónomos e, de modo a puder escolher a minha área de especialização procurei ter um contacto mais próximo com áreas que gosto particularmente. Assim, quero realçar a realização de estágios de verão no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Braga e no Serviço de Neurologia no Hospital de Viana do Castelo, que me permitiram melhor conhecer as actividades diárias destas especialidades. Realizei, também, um estágio de observação no INEM, no meio VMER onde pude assistir e conhecer a actuação do Sistema Integrado de Emergência Médica e onde contactei, também, com o meio CODU. Participei ainda como ouvinte no Congresso iMed 6.0 – Innovating Medicine, onde realizei, também, um Workshop de cateterismo vascular, no 1º Curso de Gastrenterologia Oncológica.

REFLEXÃO CRÍTICA

Concluindo o 6º ano faço um balanço muito positivo dos estágios e actividades desenvolvidas, tendo sido um ano extremamente importante para a minha formação profissional e humana. Durante os primeiros 5 anos de curso fomos assimilando conhecimento

(9)

9

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

teórico e teórico-prático que neste último ano podemos pôr em prática de forma cada vez mais autónoma e mais confiante, fazendo frente a todos os medos inerentes ao início da prática médica. Nos últimos anos, a doença foi estudada em todos os seus aspectos, desde a epidemiologia, etiologia, fisiopatologia, manifestações clínicas, laboratoriais e imagiológicas e terapêutica. Com o ingresso na actividade hospitalar e de centro de saúde de forma mais integrada e activa, houve uma mudança de mentalidade: o doente deixou de ser a doença para ser um visto como todo, com todos os seus aspectos biopsicossocio-culturais que em muito influenciam a sua a doença.

Sem dúvida este ano foi indispensável para a minha formação. Considero ter sido essencial a frequência dos estágios profissionalizantes na consolidação do conhecimento, aquisição de raciocínio clínico na abordagem preventiva, diagnóstica e terapêutica das patologias mais prevalentes, para exercer medicina de modo mais autónomo, seguro e responsável.

Após ter feito uma breve descrição das actividades realizadas farei uma análise global dando ênfase a aspectos negativos e positivos do meu percurso na FCM. Considero que os objectivo gerais foral globalmente atingidos. Considero igualmente que os objectivos definidos e específicos de cada estágio parcelar foram conseguidos. Faço um balanço positivo dos estágios parcelares de Pediatria e Ginecologia-Obstetrícia contudo embora tenha abundado a variedade de situações que pude presenciar, tendo sido muito enriquecedor, foram estágios sobretudo observacionais. Destaco deste ano lectivo, o estágio de Saúde Mental, que foi um dos estágios que mais me surpreendeu. Havia já desenvolvido um grande interesse pela área durante a frequência da UC de psiquiatria no 5º ano e a minha passagem pelo internamento foi muito enriquecedora. Sendo a Esquizofrenia é uma doença complexa pude acompanhar a evolução clínica de diversos doentes e pude melhorar largamente os meus conhecimentos nesta área. Penso que é de extrema importância este estágio parcelar devido ao impacto clínico, social e económico das perturbações psiquiátricas, além do impacto que os factores

(10)

10

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

psicológicos têm nas doenças somáticas. Destaco em seguida o estágio de Medicina Geral e

Familiar que ultrapassou as minhas expectativas. A MGF, com a enorme vertente humana e o

abrangente espectro de patologias, integrada numa abordagem holística do doente, constitui a grande oportunidade para o estudante de Medicina evoluir como clínico e como ser humano. Reconheço que o Médico de Família é, assim, o principal determinante da saúde das populações, sobretudo pelo papel de primeira linha que representa na promoção da saúde e prevenção primária, secundária e terciária da doença. O estágio que mais se destacou pela aquisição de autonomia na prática médica foi sem dúvida o de Medicina Interna. Tendo sido completamente integrada na equipa médica foi possível desenvolver enormemente as competências de observação do doente tanto na enfermaria como no serviço de urgência. A atitude de grande autonomia que este estágio exigiu desde o início permitiu-me por em prática os meus conhecimentos e procurar saber sempre mais de forma a fazer um melhor trabalho de dia para dia. Relativamente ao estágio de Cirurgia Geral faço também um balanço positivo. Como aspectos negativos do estágio gostaria de salientar a quantidade de alunos para assistir às cirurgias, limitando não só as oportunidades de participar nas mesmas como inclusivamente a observação. Apesar deste aspecto mesmo positivo foi possível notar que o doente é visto como a pessoa que é para além da sua patologia e ver o mesmo doente em diversas fases de evolução ajudou a perceber a cirurgia como serviço ao ser humano.

Após este percurso não posso deixar de agradecer a todos os professores, assistentes, orientadores, profissionais e colegas que me ajudaram e acompanharam durante estes 6 anos e um especial agradecimento a todos os tutores de estágio de 6º ano que me acompanharam, procurando transmitir-me conhecimentos desde anatomia, fisiopatologia, diagnósticos, exames e terapêuticas bem como conhecimentos nas mais diversas áreas e pelo interesse no doente enquanto pessoa. E agradecer o interesse por nós enquanto alunos, no esforço em que pudéssemos assistir e participar nas actividades, cuidando ainda do nosso estudo e aproveitamento do tempo.

(11)

11

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136 ANEXOS

(12)

12

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

(13)

13

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

(14)

14

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

(15)

15

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

(16)

16

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

(17)

17

Relatório Final 6º Ano MIM FCM-UNL, Bruna Meira, nº aluna 2009136

Referências

Documentos relacionados

Keywords: Bursaphelenchus xylophilus, Catalase, Endophyte, Reactive oxygen species, OxyR, Serratia, Oxidative stress, Pine wilt disease, Plant defenses.. *

O trabalho está sendo realizado em paralelo ao projeto de Lean Seis Sigma que está em andamento no Complexo de Café da empresa em estudo, o qual está embasado na

Como apenas os colaboradores da área de gestão de processos dominavam o conteúdo e os demais colaboradores não tinham conhecimento deste tipo de projeto, o

Os EUA coagiram os japoneses a abrir o país ao exterior, foram Aliados do Japão na Primeira Guerra Mundial, inimigos durante a Segunda Guerra Mundial, ocuparam o país e

Several limitations of this study should be considered when interpreting the results. Multiple measurements of exhaustion and organizational commitment over time would provide a

Tetralogia de Fallot é uma patologia cardíaca com uma má formação congênita composta por quatro elementos: comunicação interventricular, desalinhamento da artéria aorta para

73 observarmos nos outros tipos de narrativas, principalmente nas não cómicas, as personagens partem de um determinado ponto, e ao longo da história vão mudando os