• Nenhum resultado encontrado

Uma década de trabalhos sobre ISO 14001: caracterização das pesquisas e sua relevância científica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uma década de trabalhos sobre ISO 14001: caracterização das pesquisas e sua relevância científica"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Uma década de trabalhos sobre ISO 14001: caracterização das

pesquisas e sua relevância científica

Resumo

A norma ISO 14001 especifica uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelo sistema de gestão ambiental de uma empresa. A certificação ISO 14001 tem atingido altos níveis de popularidade e isso tem despertado interesse acadêmico em analisar as contingências que explicam a adoção da norma e as consequências deste ato. A cienciometria é o estudo quantitativo da produção científica. Entre as ferramentas da cienciometria, encontram-se os indicadores de publicação, que medem a quantidade e o impacto das publicações. Existem também os indicadores de citação, que medem o impacto dos artigos e as relações entreas publicações. A pesquisa objetivou analisar e caracterizar os artigos publicados sobre a ISO 14001, no período de 2002 a 2012. Utilizando “ISO 14001” como título da pesquisa no sítio do “Thomson ISI” (ISI Web of Knowledge, 2012), foram encontrados 124 artigos, distribuídos em 76 revistas científicas, nacionais e internacionais. Os pesquisadores que mais publicaram sobre ISO 14001 são da América do Norte. Já o país que mais publicou foi os Estados Unidos. Oito artigos foram publicados por pesquisadores brasileiros. Os artigos receberam um total de mil cento e quarenta e quatro citações, resultando numa média de aproximadamente nove citações por artigo. A maioria dos artigos foi publicada em periódicos classificados como Qualis A1 pelo Qualis/Capes, o que mostra a importância do tema e o interesse científico mundial sobre o assunto, resultando em publicações em periódicos de excelência.

Palavras-chave: Cienciometria, Certificação, Gestão ambiental, Fator de impacto

Abstract

The ISO 14001 standard is a serie of requiriments that must be met by the environmental management system of a company. The ISO 14001 certification has achieved high levels of popularity and it has attracted academic interest at analyzing the contigencies that explain the adoption of the standard and the consequences of this act. Scientometrics is the quantitative study of scientif production. Among the tools os scientometrics, are the publication indicators, which measures the amount and impact of publications. The research aimed to analyze and characterize the papers publisheds about the ISO 14001 standard, between 2002 and 2012. Using “ISO 14001” as a title search at “Thomson ISI” (ISI Web of Knowledge, 2012) site, 124 papers were found, divided into 76 scientific journals, nationals and internationals. The researchers that most published about ISO 14001 are from North America. USA was the country the published more papers. Eight papers were published by brazilians researchers. The papers received a total of a hundred forty four quotes, resulting in a average of about nine quotes per paper. Most articles were published in periodics classified as Qualis A1 by Qualis/Capes, which shows the theme‟s importance and the worldwide scientific interest about the subject, resulting in publications in journals of excellence.

Keywords: Scientometrics, certification, environmental management, impact fator

1 Introdução

A norma ISO 14001 especifica uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelo sistema de gestão ambiental (SGM) de uma empresa, isto é, pelo sistema usado para organizar

(2)

e coordenar todos as atividades e iniciativas ambientais que a empresa desenvolve. Este padrão é destinado a ser útil para aquelas empresas que desejam desenvolver uma gestão ambiental mais proativa. Sua implementação permite que o empresa obtenha um certificado de conformidade que reconhece que o SGM cumpre as exigências mínimas estabelecidas e esperadas (GONZALEZ-BENITO & GONZALEZ-BENITO, 2008).

Um dos principais méritos da ISO 14001 é a padronização dos sistemas de rotinas e procedimentos necessários para a certificação ambiental, devido ao cumprimento de uma lista de demandas padrão reconhecida internacionalmente (VALLE,2002).

A certificação ISO 14001 tem atingido altos níveis de popularidade e o número de empresas certificadas cresceu muito acentuadamente desde seu aparecimento em 1996 (VIADIU et al., 2006). Este fenômeno tem despertado interesse acadêmico em analisar as contingências que explicam a adopção da norma ISO 14001 e as consequências dele derivadas (CHRISTMANN & TAYLOR, 2001; DELMAS, 2001, 2002). Sendo assim, torna-se importante abordar, por meio de uma análise quantitativa e qualitativa, o desenvolvimento dos estudos com ISO14001 e identificar seus possíveis paradigmas.

As técnicas quantitativas, segundo Vanti (2002) podem ser divididas em cienciometria, bibliometria e informetria. A ciência pode ser retratada por meio dessas técnicas que tem por base a noção de que a essência da pesquisa científica é a produção do conhecimento e que a literatura científica é um componente desse conhecimento (MACIAS-CHAPULA, 1998).

A cienciometria é o estudo quantitativo da produção cientifica. Sua origem, segundo Spinak (1998), se deu na década de 1960, quando a Unesco e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) desenvolveram metodologias para a avaliação da atividade científica e tecnológica. O termo tornou-se mais conhecido com a publicação da revista “Scienciometrics”, na Hungria.

Entre as ferramentas da Cienciometria, encontram-se os indicadores de publicação, que medem a quantidade e o impacto das publicações. Existem também os indicadores de

citação, que medem o impacto dos artigos e as relações entre as publicações (GARRIDO e

RODRIGUES, 2005). Segundo Vanti, 2002 os acadêmicos começaram a ter mais interesse pela cienciometria na década de 1980 devido ao surgimento de um banco de dados fornecido para as universidades pelo antigo “Institute for Scientific Information” (ISI, hoje Thomsom ISI). A missão básica do ISI (Institute for Scientific Information) é oferecer uma cobertura abrangente da mais importante e influente pesquisa realizada em todo o mundo (GARFIELD, 1990).

A técnica de cienciometria possibilita avaliar qual é a importância de um determinado assunto, autor ou trabalho, podendo também evidenciar quais são as tendências e as contribuições de uma determinada disciplina, pesquisador ou grupo de pesquisadores, país ou instituição em relação ao avanço tecnológico e cientifico mundial (STREHL e SANTOS, 2002).

Desta forma, o objetivo deste trabalho é fazer uma analise cienciométrica, a fim de demonstrar a importância e as tendências dos estudos sobre ISO 14001 na última década, além de identificar o perfil dos trabalhos, das áreas de estudo e dos autores que têm publicado sobre esse assunto.

(3)

A análise quantitativa dos artigos publicados sobre ISO 14001 foi feita no dia 15 de maio por meio de um levantamento realizado no banco de dados publicado no sítio do “Thomson ISI” (ISI Web of Knowledge, 2012), utilizando como título “ISO 14001” e selecionando os artigos publicados no período entre 2002 a 2012.

De cada artigo encontrado, foram analisadas as seguintes informações: 1- Ano de publicação do artigo

2- Periódico em que o artigo foi publicado 3- Fator de impacto do periódico no ano de 2011 4- Classificação Qualis do periódico

5- Continente do primeiro autor do artigo. 6- País do primeiro autor do artigo.

7- Número de citações recebidas por cada artigo

Os periódicos, pela classificação Qualis, estão distribuídos em oito estratos, a saber: A1 - o mais elevado com Fator de Impacto igual ou superior a 3,800

A2 - Fator de Impacto entre 3,799 e 2,500 B1 - Fator de Impacto entre 2,499 e 1,300 B2 - Fator de Impacto entre 1,299 e 0,001

B3, B4 e B5 São indexados em bases MEDLINE, SCIELO, LILACS etc, mas sem Fator de Impacto

C – irrelevante, com peso zero.

3 Resultados e Discussões

Foram encontrados 124 artigos publicados entre os anos de 2002 e 2012. Na figura 1 é possível perceber a ascensão de publicações ao passar dos anos, o que mostra o aumento do interesse dos pesquisadores em desenvolver estudos nessa área.

Figura 1 Número de artigos sobre ISO14001 publicados por ano (2002-2011) encontrados em busca no ISI. 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 Número de Artigos Publicados

(4)

O ano de 2008 foi o que teve maior número de artigos publicados. Isso foi possível devido a uma edição especial da revista “Cleaner of prodution”, onde vários artigos foram publicados sobre ISO 14001. Em 2012, até a data da busca, 3 artigos tinham sido publicados.

Os artigos estão distribuídos em 76 revistas diferentes como mostra a figura 2. A revista com maior publicação foi o “Journal Cleaner of Prodution”, com 27 artigos que correspondem a aproximadamente 22% do total.

Figura 2 Relação das revistas e os seu respectivos números de publicações constantes no ISI sobre ISO14001.

Muitas revistas tiveram apenas um artigo publicado, são elas: Abstracts Of Papers Of The American Chemical Society, Aircraft Engineering And Aerospace Technology, Architect, Canadian Mining Journal, Chemical Week , Cim Bulletin, Clinical Chemistry, Control Solutions International, Cuadernos De Economia Y Direccion De La Empresa, Desalination, Ecological Economics, Energy, Engenharia Sanitaria E Ambiental, Environment And Planning C-Government And Policy, Environmental & Resource Economics, European Journal Of Wood And Wood Products, Food Australia , Forestry Chronicle, Fresenius Environmental Bulletin, Global Environmental Politics, Health Physics, Ieee Transactions On Engineering Management, Industrial Lubrication And Tribology, International Journal Of Production Economics, International Journal Of Sustainable Development And World Ecology, International Studies Quarterly, Issues & Studies, Journal Of Business Ethics, Journal Of Canadian Petroleum Technology, Journal Of

0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28

Journal of Cleaner Prodution Business Strategy and the Environment Journal of Environmental Management Corporative Social Responsability Environmental Science and Techlonogy Int. J. of Contemporany Hospitaly Management Production and Operations Management Academy of Management Journal American Journal of Political Science Business Ethics Quarterly Environmental and Planning A Environmental Management International Journal of Prodution Reserch J. of Construction Engineering and Management J. of Environmental Economics and Management Law and Society eview Polish Journal of Environmental Studies

(5)

Coastal Research, Journal Of Coatings Technology, Journal Of Environmental Planning And Management, Journal Of Management Studies, Journal Of Policy Analysis And Management, Journal Of Politics, Long Range Planning, Metalurgia International, Mitteilungen Der Osterreichischen Geographischen Gesellschaft, Ocean & Coastal Management, Organization & Environment , Organization Science, Pacific Economic Review , Perspectives On Politics, Policy Sciences, Policy Studies Journal, Pollution Engineering , Power, Proceedings Of The Institution Of Mechanical Engineers Part D-Journal Of Automobile Engineering, Quality Progress, Rem-Revista Escola De Minas , Resource And Energy Economics , Revista Arvore, Sampe Journal, South African Journal Of Industrial Engineering, Tourism Management .

O soma das citações recebidas por todos esses artigos foi de 1.144. A média é de 9,22 citações por artigo. As citações representam vínculos semânticos que se estabelecem com as idéias, pensamentos, conceitos, metodologias, resultados, etc., expressando o grau de contribuição e relevância de trabalhos existentes com os que estão sendo desenvolvidos. É um tipo de „metabolismo humanístico‟, onde é preciso digerir tudo o que já foi produzido, amadurecer o conhecimento adquirido para então se produzir novos textos (VANS e CAREGNATO, 2003).

O número de citações recebidas por um artigo é um indicador da influência ou impacto que o seu conteúdo produziu na comunidade científica da área. Os avanços que abrem novas linhas de pesquisa, teóricos ou técnicos, usualmente despertam interesse entre os cientistas e são frequentemente referenciados em trabalhos posteriores publicados na literatura internacional (TAUBES, 1993). Este número depende obviamente de sua qualidade, mas também de outras variáveis como o prestígio do(s) autor(es), de sua instituição de trabalho, atualidade do tema investigado, idioma utilizado e a difusão oferecida a revista ou periódico em que foi publicado. Em resumo, o número de citações de um trabalho científico deve ser considerado como um indicador parcial de sua qualidade (STRATA, 1995).

O número de citações é uma das variáveis utilizadas para medir o fator de impacto de uma determinada revista. Este fator consiste na medida da relevância de um periódico diante da comunidade científica por meio da quantidade de citações que o periódico possui em relação ao número de artigos publicados. Medidas de impacto como o fator de impacto (conhecido do jornal (SE) introduzido por Eugene Garfield e publicado pelo instituto para a informação científica (ISI)) é provavelmente o indicador bibliométrico mais intensivo usado nos diferentes setores do sistema da ciência (GARFIELD, 1979).

As revistas foram analisadas quanto ao seu fator de impacto. Alguns artigos foram publicados em revistas com o FI (fator de impacto) bastante elevado, como é o caso das revistas Academy Management Review, Academy of Management Journal, Environmental Science & Tecnology e Journal of Energy, que possuem FI de 6,72, 5,25, 4,827 e 3,597 respectivamente.

De acordo com alguns critérios, incluindo o fator de impacto, a Capes estabelece uma classificação dos periódicos conhecidos como “Qualis”. O Qualis possui oito classificações diferentes que definem parcialmente a qualidade da revista.

Foram encontradas revistas pertencentes a todas as classificações Qualis/Capes. A classificação Qualis que enquadrou o maior número de revistas com publicações sobre ISO 14001 foi a A1, seguida por B2, B1, A2, C, B4, B3 e B5, como é possível observar na Figura 3.

(6)

Figura 3 Classificação Qualis das revistas com mais de uma publicação sobre ISO 14001.

Esses dados mostram que os trabalhos relacionados com ISO 14001 possuem uma grande importância cientifica, sendo considerados de grande relevância pelos pesquisadores e são publicados, muitas vezes, em revistas de excelência.

Existem trabalhos sobre ISO 14001 desenvolvidos por pesquisadores de todos os continentes (Figura 4). No entanto, a grande maioria foi publicada por pesquisadores da América do Norte.

Figura 4 Número de publicações sobre ISO 14001 por continente. 0 5 10 15 20 25 A1 AE B1 B2 B3 B4 B5 C

Número de Artigos Publicados

0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 América do Norte

Europa Ásia América do Sul/Central

Oceania África

(7)

A América do Norte, mesmo sendo o Continente que mais publica sobre ISO 14001, é um dos que menos possui certificações ISO 14001 concedidas. Até 2011, foram concedidas apenas 6.302 certificações, ganhando apenas da Oceania com 1642. O continente com maior número de certificações é a Ásia, seguida pela Europa, África e América do Sul/Central (ISO, 2011)

Na América do Sul foram publicados apenas nove trabalhos e, exceto por um artigo publicado por pesquisadores chilenos, todos foram desenvolvidos por pesquisadores brasileiros. Na figura 5 é possível ver o número de artigos publicados por país.

Figura 5 Número de artigos sobre ISO 14001 publicados por país.

Sendo a América do Norte o continente com maior número de publicações, é esperado o resultado indicando os Estados Unidos como o país que mais publicou sobre ISO 14001.

A maioria dos países relacionados contribuiu apenas com um artigo sobre ISO 14001. O Brasil, com oito artigos, alcançou o quinto lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, Espanha, Canadá e China.

De forma geral, mais de 70% da produção mundial pertence ao eixo Estados Unidos/Comunidade Européia/Japão. Porém, é válido ressaltar que em algum países é possível identificar um crescimento no numero de publicações (em especial China e Irlanda) e um declínio e em outros (Grã-Bretanha, por exemplo). Na América Latina, dados recentes mostram que a produção da ciência brasileira se destaca uma vez que teve um crescimento de 8% e ocupa o 17º lugar na lista de países mais ativos (GLANZEU, 2006).

0 5 10 15 20 25 30 Es ta d o s U n id o s Es p an h a Can ad á Chin a Bras il In glat erra Jap ão Is ra el Su écia Ma lás ia It ália Po lôn ia Au strá lia Tu rq u ia Egito Líb an o Român ia Ira n Pa ís es Baixo s N o va Zel ân d ia Af rica d o Su l Taiew an Bé lgi ca G ré cia Po rtu gal Es tô n ia Chile Singa p u ra Au stria Coré ia

(8)

4 Conclusões

ISO 14001 é um assunto que pode ser considerado de grande importância para os cientistas mundiais, o que explica o aumento gradual no número de publicações, principalmente em 2008 e 2011.

Cientistas de todos os continentes se interessam e publicaram sobre o assunto, principalmente os que pertencem a América do Norte.

O Brasil ainda possui uma participação discreta no número de publicações, mesmo assim é o quinto país que mais publica.

A qualidade das revistas em que esses artigos são publicados, bem como a média de número de citações que eles receberam, mostrou que se trata de um assunto de grande relevância para a comunidade científica, garantindo assim publicações em revistas de excelência.

Devido à relevância do tema e da importância ambiental que o mesmo carrega, é valido ressaltar que novas pesquisas precisam e devem ser feitas, visando analisar o perfil dos pesquisadores e a tendência das publicações sobre ISO 14001, despertando ainda mais o interesse de cientistas sobre o assunto e a disseminação de novos conhecimentos.

5 Referências Bibliográficas

CHRISTMANN, P., TAYLOR, G., Globalization and theenvironment: Determinants of firm self-regulation inChina. Journal of International Business Studies. v32, n 3, pg 439–458, 2001.

DELMAs, M. The diffusion of environmental management standards in Europe and in the United States: An institutional perspective. Policy Sciences v 35, n 1, pg 91–119, 2002. GARFIELD, E. Citation analysis as a tool in journal evaluation, Science, v 178, pg 471–479, 1972

Garfield, E. Citation Indexing and its Applications in Science, Technology and

Humanities, 1° ed. , New York, Wiley,1979.

GARFIELD, E. How ISI selects journals for coverage: quantitative and qualitative considerations. Current Contents, 1990.

GARRIDO, R. G. RODRIGUES, F. S. Os rumso da ciência brasileira sob a ótica dos indices cienciométricos. Revista do Biomédico, v12, n65, pg 20-23, 2005.

GLANZEL W, LETA J, THIJS B. Science in Brazil. Part 1: a macro-level comparative study.

Scientometrics. v 67, pg 67-86, 2006.

GONZÁLEZ-BENITO, J.; GONZÁLEZ-BENITO, O., A study of determinant factors of stakeholder environmental pressure perceived by industrial companies. Business Strategy

and the Environment. v 19, n 3, pg 164–181, 2010.

ISO, The ISO survey of ISO 9000 and ISO 14000 Certifications: 17th cycle. ISO, Geneva, 2011.

MACIAS-CHAPULA, C.A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, 1998.

(9)

SPINAK, E. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 141-148, 1998.

STRATA, P. Citation analysis. Nature, 375, 624,1995.

STREHL, L.; SANTOS, C.A. Indicadores de qualidade da atividade científica. Cienc. Hoje, v. 31, n. 186, p. 34-39, 2002.

TAUBES, G. Measures for measure in science. Science, v 260, pg 884-886, 1993. VALLE CE. Qualidade ambiental: ISO 14000. 4° ed. São Paulo, SENAC, 2002.

VANZ, S. A. S.; CAREGNATO, S. E. Estudos de citação: uma ferramenta para entender a comunicação científica. Em questão: Revista da Faculdade de Biblioteconomia e

Comunicação da UFRGS v. 9, n. 2, p. 295-307, 2003.

VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da

Informação v. 31, n.2, 2002.

VIADIU, F.M., FA, M.C., SAIZARBITORIA, I.H., ISO 9000 and ISO 14000 standards: An international diffusion model. International Journal of Operations and Production

Referências

Documentos relacionados

T able 1 (Continued ) 1st author Countr y Objecti v e P eriod of the data Decentr alization indicator Main results Cantar er o (2008 C.) Spain Impact of fiscal decentr alization

Compositions of electrolytes using MES buffer pH 6,5 with different concentrations and various contents of ACN were tested in CEC (Table 8). Table 8- Composition of electrolytes

The probability of attending school four our group of interest in this region increased by 6.5 percentage points after the expansion of the Bolsa Família program in 2007 and

observed a marked decrease on platelet levels after surgery which persisted until the 3 rd postoperative day 142. starting to increase afterwards, albeit not reaching the

This log must identify the roles of any sub-investigator and the person(s) who will be delegated other study- related tasks; such as CRF/EDC entry. Any changes to

ex Tanaka]; TSKC, common 'Sunki' mandarin (C. sunki); TR, trifoliate orange [Poncirus trifoliata (L.) Raf.]; LCR, Rangpur lime (C. limonia Osbeck); CTSW, 'Swingle' citrumelo

In a subsequent study, it was observed that dental biofilm formed in the presence of sucrose exhibited significantly higher IP concentration and higher